Conversion Hero

O que e um video viral e a importancia dos videoposts no futuro dos blogs.

Há relativamente pouco tempo, escrevi aqui um artigo sobre Videopost e o futuro dos blogs?, onde inclusivé coloquei uma votação automática, que gerou uma tendência para a resposta SIM, relativamente ao facto de os videoposts serem o futuro dos blogs.
O marketing Viral está a ficar na moda. No entanto, é importante perceber o que é marketing viral. Viral é uma palavra que tem descendência na palavra Virus. Significa algo que se propaga, embora neste caso seja algo positivo.

Os videocasts e os podcasts tornaram-se as ferramentas mais importantes e efectivas no mercado do marketing viral, muito por força do Youtube e de website com capacidade de resposta e propagação idênticos.

Os amadores criam videos com o intuito lúdico, enquanto os profissionais criam videos com o intuito de gerarem tráfego adicional para as suas páginas, cliques nas suas campanhas PPC, etc.

O que é um Video Viral?

De acordo com a Wikipédia, um Video Viral é todo e qualquer video que atinga uma grande popularidade, baseada na propagação através de redes sociais, IM, emails, etc.
Criar um video viral é daquelas experiências por vezes complexas. Um video viral é um video único, e que apela ao sentimento do leitor e incute a vontade de o dar a conhecer a outras pessoas. É um video que capta a total atenção de quem o vê!

Um dos melhores exemplos de um video viral, é a criação deste video por este jovem que resolveu colocar no Youtube um momento seu de lazer e pura diversão.
O que é certo é que a forma efusiva como o video foi criado, criou de tal forma um efeito Viral, que o video tem neste momento mais de 12 milhões de visualizações.
Já imaginou o que seria de si ou do seu website, se você tivesse criado um video com tanto impacto?

Uma das grandes vantagens dos tempos modernos, é que existe sempre a possibilidade de criar um video de grande impacto, sem que ele esteja directamente relacionado com aquilo que você faz. O importante é criar um produto que seja atractivo às massas, e que contenha informação suficiente para atrair os leitores até ao seu website.
Se você conseguir atrair esses leitores, é porque provavelmente eles estão interessados em saber um pouco mais sobre si e sobre aquilo que você faz. Nesse caso e mesmo navegando em páginas institucionais, esses leitores terão tendência para fica algum tempo no seu website e quem sabe clicarem nas publicidades e sistemas de afiliados presentes no seu website.

Uma das grandes ferramentas do momento é SMO (Social Media Optimization), que ao invés do SEO, tem o intuito de optimizar os seus conteúdos em redes sociais, com o objectivo de propagar mais facilmente este tipo de conteúdos.
Quando mais viral se tornar o seu conteúdo, mais tráfego você irá atrair!

Algumas dicas a ter em conta na criação de videos:

1- Os melhores videos são geralmente aqueles que não excedem os 3/5 minutos. Nas comunidades de videos geralmente são colocados milhares de novos videos a cada minuto, portanto, você terá pouco tempo para atrair a atenção do seu leitor alvo.
2- Se pretende criar um video viral, deverá ter em conta que ele necessita de ser provocador, descontraído, interessante e único.
3- Optimize os seus videos com tags e um título que seja facilmente encontrado pela maioria dos leitores que procuram videos dentro desse nicho.
4- Crie um video chocante!
5- O título do seu video é dos factores mais importantes para a sua propagação ou não. Crie um título atractivo e se necessário, troque de título no futuro de forma a abranger ainda mais cliques e visitantes.
6- Utilize a opção de thumbnail sempre que insere o seu video num website de videos.
7- Crie uma série de videos. Se o seu primeiro video for um sucesso, todos os leitores irão querer voltar para ver os restantes.
8- Submeta o seu video em diversos serviços de video online. Tem aqui uma lista de 450 websites relacionados com videos.

Se pretende criar um video e não sabe como fazê-lo, tenha em conta uma série de serviços interessantes.
Estes são alguns websites que o irão ajudar a criar os seus próprios videos:

• Instant Video Generator
• Jump Cut
• Blog TV
• UStream

Se pretende adicionar alguns efeitos engraçados ao seu video, tais como introduções, efeitos visuais, etc:

• Eye Spot
• Cuts
• Bubble Ply
• VMix
• Movie Masher

Acredito que o video é definitivamente o futuro dos blogs. O videopost terá uma certa tendência para substituir aos poucos o post em texto corrido.
Há no entanto vantagens e desvantagens em ambos os serviços. Considero que um videopost pode ser bastante interessante e intuitivo, embora ofereça uma grande carga de passividade ao leitor.
O ideal nesta altura, é introduzir um pouco de ambos os cenários. É importante também que os seus leitores se identifiquem com a sua pessoa e com a forma como escreve e como fala. Muitos deles irão rever-se em si e nos seus sonhos, e isso é certamente meio caminho andado para o sucesso!

Brevemente vou fazer o primeiro videocast do Fique-Rico.com. Fique atento!

Até Já.


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (13) Interações no Twitter (1)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Tárcio Zemel

    Muito boa a matéria! Como sempre, bem completa!

    Ainda tenho minhas dúvidas quanto aos vídeo-posts...

    De qualquer maneira, já tem até plugin para fazer comentários em vídeos (http://www.desenvolvimentoparaweb.com/wordpress/comentarios-em-video-em-blogs-wordpress-com-seesmic-wp-plugin/), confirmando sua frase "Acredito que o video é definitivamente o futuro dos blogs".

    28/04/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Tárcio. Obrigado pelo comentário amigo.

    Já tinha visto o plugin no DailyBlogTips, mas como ainda não testei, preferi não mencionar ainda neste fase. Além disso serão provavelmente poucos os que terão necessidade de responder aos comentários com videos. Ai já acho bastante menos provável ehehehe :D

    Até Já!

    28/04/2008

    Responder
  • Gustavo Cardial

    Vídeos são um diferencial bem legal.

    No entanto, não substituirão os posts. Você pode percorrer um post, ler os subtítulos, pescar algumas palavras e então decidir se você quer realmente ler. Você pode pular pra conclusão final, depois voltar um pouco, enfim...

    Com vídeos isso é muito mais difícil. Fora que dá mais trabalho pra fazer, geralmente exige mais elaboração que um texto... Acho que eles continuarão restritos para certos conteúdos especiais, ou quando se quer dar uma abordagem diferenciada a um assunto relativamente usual.

    Agora uma coisa é fato, eu realmente adoraria assistir alguns video-posts de certas pessoas que conheço... Tem gente que tem o dom da comunicação (carisma e mais um monte de fatores)!

    29/04/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Gustavo. Obrigado pelo comentário.

    Em certo ponto concordo. Principalmente com o facto de o utilizador não ter de visualizar o video todo para saber se ele era realmente bom ou não.
    Só discordo com o facto de serem mais complexos ou mais trabalhosos. Um video requer pouco tempo de criação. A única dificuldade poderá prender-se com o tipo de discurso e temática a abordar, embora isso aconteça também com os textos escritos.

    Até Já :D

    30/04/2008

    Responder
  • Dourado

    Esse é o video q produzi com o maior número de visitas, tá sem iluminação, meio mambembe mas...

    http://youtube.com/watch?v=GNAhoPZF3rk

    Dourado publicou um post sobre..Spam, 30 anos

    02/05/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Dourado. Obrigado pelo comentário e pela partilha do seu video.
    Não tenho feito grandes vídeos ultimamente, pelo que não tenho grande historial. Ainda assim o video mais visto que fiz até hoje tem cerca de 5000 visualizações.

    Até Já :D

    02/05/2008

    Responder
    • Sobre a temática dos virais, peço licênça para compartilhar um dos meus vídeos dando aulas de cavaquinho, precisamente, ensinando a batida de partido alto no samba.

      http://www.youtube.com/watch?v=7-duUumPzDg

      Este vídeo tem hoje mais de 352.672 mil visitas.

      Para um aprendiz de Internet e marketing viral... até que eu tô bem né..?! rss

      parabens pelo seu site... isto sim é conteúdo organizado e de qualidade

      Arthur Jr.
      Mr. Cavaco

      22/02/2011 Arthur Júnior

      Responder
  • Juliano

    Acho legal, vivo pra produzir vídeo é meu roby, gostaria q vc vesse esse meu vídeo e me respondesse por e-mail se é um padrão válido para tornar se viral http://www.youtube.com/watch?v=XI9cKhz77Ao
    Desde Ja agradeço a atenção!

    25/02/2010

    Responder
  • Sergio

    Interessante...

    Estou interessado em conteudo atualizado sobre videos em sites.

    10/04/2010

    Responder
  • Erick Monstavicius

    Olá Paulo,

    Sou produtor audiovisual no Brasil e venho acompanhando as tendências de produção de video on-line.

    Publiquei em meu site uma entrevista em português com David Hallerman sobre este assunto, acredito que seu post em 2008 estivesse atualizado, mas hoje, em 2010, não é mais esta a tendência:
    http://uly.me/10115

    David Hallerman é uma das maiores autoridades neste assunto. Em 2008 ainda se falava muito nas pessoas arregaçarem as mangas e fazerem seus próprios videos, mas esta fase já está sendo substituida por uma fase mais profissional.

    A produção de um video on-line eficiente, que traga resultado para uma empresa ou agência de comunicação, tem que ser feito por profissionais. É esta a nossa obrigação como especialistas em comunicação em vídeo.

    Aqui no Brasil venho notado uma crescente procura por vídeos on-line, sejam virais ou de conteúdo. Parece que o mercado finalmente amadureceu.

    25/06/2010

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *