15 Alunos Online  \\  
 
 
 
 

Hoje estou inclinado para as redes sociais, e como tal, vou passar a contar a minha experiência pessoal com a rede social Reddit.
Embora o Reddit seja uma das redes sociais mais utilizadas dos Estados Unidos, juntamente com o Digg, a sua expressão em países de língua portuguesa é ainda muito pequena.
O Reddit é simples de utilizar, mas neste momento atrai muito pouco tráfego a quem submete artigos.

Trabalho com o Reddit desde que iniciei o Fique-Rico, há precisamente 3 meses, e desde essa altura que o Reddit é uma rede social muito fraca em termos de retorno.
Submeti durante este tempo todo praticamente todos os conteúdos aqui publicados, e em 3 meses, os resultados foram os seguintes:

Como se não bastasse o facto de ser muito pouco rentável, o Reddit conta ainda com um suporte e uma moderação muito fracas. O egocentrismo e a forma como o projecto é liderado na língua portuguesa, deixa muito a desejar, por diversos motivos.

Há um mês atrás, sensivelmente, fui para submeter uma notícia no Reddit, como fazia até então (embora rendesse pouco, era um processo já quase automático), e deparo-me com a minha conta bloqueada, e uma mensagem na caixa de entrada:

Antes de mais, a mensagem é de um cariz extremamente simplista e com um português de qualidade muito discutível. Além disso, é-me totalmente incompreensível a mensagem que este moderador “tinha” me queria passar. Não percebi os motivos de ter sido banido, e fui então obrigado a enviar uma mensagem ao referido moderador.
Entretanto a minha conta continua bloqueada e com uma mensagem que supostamente deveria estar em Português. Por acaso até sei ser o que está escrito, mas e se não soubesse? Interessante…

Deixei passar alguns dias, porque uma vez que o sistema me dizia que não tinha permissão para executar o envio de um conteúdo, ainda equacionei que fosse algum erro de sistema.
Passados alguns dias, enviei uma mensagem privada a esse tal moderador “tinha”, perguntando qual a razão do meu banimento, e quais os motivos que levavam o Reddit a banir-me sem qualquer tipo de justificação.
A resposta demorou quase 15 dias a chegar, mas chegou:

Depreende-se então, que pelo facto de eu submeter conteúdos sobre o meu blog, no Reddit, eu estou fazendo Spam.
Então vamos tentar compreender para que serve o Reddit. Aos olhos da equipa do Reddit, eu devo submeter conteúdos de outras páginas e de outros utilizadores, dos quais não sou o proprietário? Qual é a lógica desse sistema?!?!?!?

Ainda assim, e ponderando bem a minha participação, porque longe de mim querer estar banido seja onde for, enviei uma mensagem ao mesmo moderador “tinha” dizendo que estava disposto a participar de uma outra forma qualquer (ainda a equacionar), e que desconhecia o facto de não ser possível submeter continuadamente artigos relacionados com sites eu próprio possuo ou administro.
Passados 12 dias, a resposta ainda não chegou, pelo que este post é quanto a mim um alerta para quem participa ou equaciona participar nesta rede social.

Gostaria de tentar compreender como é que uma rede social sobrevive, se os seus utilizadores não estão permitidos de submeter notícias da sua autoria.
Se isso acontece com outras redes sociais como o Digg ou o diHiTT, então é que era engraçado de ver, todos os bloggers e webmasters a desistirem das redes sociais em massa.

Actuação perfeitamente estúpida e muito pouco eloquente da equipa que gere o Reddit Brasil.
A partir de hoje fica riscada do mapa das minhas redes sociais, e é seguramente uma rede social a evitar!
Se os dados estatísticos já eram maus, então este tipo de regras muito pouco altruistas, são o melhor “cartão de visita” para afastar os poucos utilizadores que ainda utilizam o Reddit Brasil.

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Ebook Exercícios para Blogueiros

Autor: Paulo Faustino

Blog do Autor | Artigos do Autor: Paulo Faustino

Foi o fundador da Escola Dinheiro. É um empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs de Portugal e do Brasil.

Gostou deste artigo? Partilhe-o por favor!



Ajude-nos!

EUR


Comentários dos Alunos


  1. Julio
    14 05, 2008

    O pessoal que visita o reddit.com é bem diferente dos que frequentam o digg.com. São comunidades bem dinstintas com gostos bem diferentes.

    Julio publicou um post sobre..Zoho.com agora permite login com contas da Google e Yahoo!

    Responder


  2. Paulo Faustino
    14 05, 2008

    Olá Julio. Obrigado pelo comentário.
    Correcta a sua afirmação. Considero o Digg bastante mais interessante de todos os pontos de vista, mas isto é meramente uma opinião pessoal :D

    Até Já!

    Responder


  3. Cybelemeyer
    14 05, 2008

    Na era do conhecimento em que a criatividade e o poder das idéias são fundamentais você não pode utilizar sua obra, ou algo que você escreveu e que está sob sua responsabilidade haja vista que está ancorada em seu próprio blog e é por você assinada!!!

    Não dá para entender…
    Além do mais não enviam nenhum aviso sobre o corte!
    Tem mesmo que divulgar para que todos saibam e passem longe, afinal o tempo da ditadura já se foi…
    Abs

    Cybelemeyer publicou um post sobre..Vídeos pedagógicos

    Responder


  4. Raúl Pedro Santos
    14 05, 2008

    Paulo, não estou de modo algum a defender o moderador “tinha” nem estou a dizer que houve motivo para o bloqueio da conta mas há que ver as coisas de outro modo.

    O objectivo de redes sociais como o Reddit é que se espalhem notícias, artigos, eventos, etc., de várias fontes.

    Ou seja, eles encaram quem envia para lá entradas exclusivamente do seu próprio site como spammers, pois não estão a contribuir com conteúdo de origens diversificadas.

    Não faz muito sentido, pois os conteúdos submetidos até podem ser diversificados e adicionar valor ao Reddit, mas penso que eles vêm esse tipo de acções como que servindo única e exclusivamente para publicitar um site pessoal com o intuito de ganhar dinheiro e sentem-se “usados”, pois o objectivo da rede não é esse mas sim o que referi atrás.

    Ao submetermos conteúdos de um único site, estamos efectivamente a contribuir para o crescimento do Reddit com artigos que até podem ser diversificados mas o objectivo subjacente a essas submissões é o de ganhar dinheiro com as visitas que receberemos no nosso site.

    Portanto acho que se tratará de uma questão de princípios.

    Mas, novamente, não estou a querer defender o moderador nem o que foi feito, e concordo que é uma rede a evitar; estou simplesmente a tentar apaziguar os ânimos, pois não vale a pena chatearmo-nos com redes sociais – e muito menos com moderadores com nomes de doenças de cães… ;)

    Raúl Pedro Santos publicou um post sobre..Banner grátis no DinheiroOportunidade.com

    Responder


  5. Duarte Silva
    14 05, 2008

    Boa tarde Paulo,

    A minha opinião sobre as redes sociais tipo Digg, diHITT, etc e o seu caso:

    Na minha opinião, se os artigos que você insere são spam, não deve ser um moderador a decidi-lo, mas sim a comunidade (é essa a ideia deste género de portal). Se for spam, nem surgirá na primeira página por falta de votos. Sinceramente acho os seus posts de valor. Mas será que o Paulo apenas insere os artigos nos portais e não participa neles (lendo também artigos de outros utilizadores)? Acho que seria importante.

    Para finalizar, a gestão de um portal tipo Digg deve ser gerida como uma empresa. Mantendo uma boa relação empresa/cliente. A forma como o abordou foi no mínimo vergonhosa e sem o mínimo de educação.

    A minha humilde opinião.

    Fique(m) bem.

    DS

    Responder


  6. Nelson
    14 05, 2008

    Também não concordo com essa possibilidade de se apenas enviar-mos conteúdo de um site nosso ser considerado spam.
    Eu em qualquer rede social só envio material que tenho sido eu a fazer. Quando muito voto em material enviado por outros autores mas não vou eu colocar coisas que não fiz.
    E depois a assistência devia ser bem melhor.

    Nelson publicou um post sobre..Vamos lá experimentar uma coisa parte 2.

    Responder


  7. Paulo Faustino
    14 05, 2008

    @ Cybelemeyer
    Obrigado pelo comentário. Não consideraria uma ditadura, mas também não consigo concordar com a forma como a minha participação foi recusada. Pelo menos da forma que foi, porque revela muita falta de transparência e altruismo. O “cliente” deve estar sempre primeiro. É uma das regras básicas do marketing.

    @ Raúl Pedro Santos
    Obrigado pelo comentário colega. Partilha a sua opinião é sempre importante e agradeço por isso.
    Eu até concordava com isso, se os termos e condições do serviço não estivessem em inglês, como pode ver em http://reddit.com/help/useragreement
    Tendo em conta que estamos na página do Reddit Brasil, não faz muito sentido ter de ler as regras em Inglês.
    Além disso, era necessário que fosse feita uma chamada de atenção para esse principio, uma vez que em todas as redes sociais quem manda na qualidade dos conteúdos é a propria comunidade e não um moderador, como explica e bem o Duarte no comentário seguinte :D

    @ Duarte Silva
    Obrigado pelo comentário. Focou uma coisa que considero extremamente importante e que me esqueci de referir no artigo, é que as redes sociais são feitas pelos utilizadores e para os utilizadores.
    Ora, se o conteúdo que coloco não é o mais adequado, cabe à comunidade decidir isso.
    Felizmente tinha uma participação algo activa. Visitava e votava em outros artigos de outros utilizadores, que geralmente também são poucos, porque a rede do Brasil é pouco utilizada.
    O Digg é o exemplo de uma rede profissional e gerida como uma empresa, não esquecendo também o “cliente”.

    @ Nelson
    Obrigado pelo comentário. Concordo plenamente e era por ai que estava a tentar ir.
    Os conteúdos de uma rede social são sempre geridos e votados pela própria comunidade. Não irei deixar de colocar conteúdos meus, para colocar conteúdos que não fui eu que publiquei. Não porque o destinatário não o mereça, mas simplesmente por uma questão de ética profissional.

    Até Já. Debate muito interessante de ideias. Keep up :D

    Responder


  8. Duarte Silva
    14 05, 2008

    Não tem que agradecer. Sim, é essa a ideia de um portal como o Digg. Além disso Kevin Rose (DIgg.com) tem uma boa relação com os utilizadores, isso é muito importante.

    Não vejo mal nenhum em inserir artigos sobre algo do qual não é o autor. Se for sobre um site/conteúdo interessante, porque não? :)
    A ideia destes portais é simples: partilha!

    Fique(m) bem

    DS

    Responder


  9. Rui Augusto
    14 05, 2008

    concordo com o Raúl.

    Deves ter ganho uns backlinks.. e isso também conta.

    Rui Augusto publicou um post sobre..Há um ano tolnetwork

    Responder


  10. Raúl Pedro Santos
    14 05, 2008

    Paulo, também eu concordo a 100% que as redes sociais são feitas pelos próprios utilizadores.

    Aliás, pouco tempo depois de ter deixado o meu comentário vi o do Duarte e ainda comecei a escrever outro, só para dizer que concordava a 100% com ele neste ponto.

    No entanto, e mesmo tendo em conta tudo o resto (condições do serviço em Inglês, etc.), o motivo deles é provavelmente o que eu referi. Partindo desse pressuposto, é compreensível que não gostem do que fazemos (eu também o faço de vez em quando) – mas a atitude que teve lugar continua a não ser correcta.

    É por coisas destas que há websites da chamada “Web 2.0″ que vingam, outros morrem e outros, menos aforunados, ficam a flutuar no aether, sem direcção, sem evoluírem nem decaírem, para sempre presos no nada, qual cão raivoso que devia ser abatido.

    E neste caso concreto de redes sociais, um dos factores que marca a diferença é sem dúvida a contratação de bons líderes de comunidade. Não posso falar muito pois não conheço a pessoa em questão mas a julgar pela situação que estamos a discutir, não é um bom exemplo de pessoa para o cargo. ;)

    Raúl Pedro Santos publicou um post sobre..Cow vs Conn

    Responder


  11. Paulo Faustino
    14 05, 2008

    @ Duarte Silva
    Obrigado pelo comentário novamente. Sim Kevin Rose tem uma boa relação, também por ser um jovem, que compreende e respira a vivência da comunidade.
    Isso é fulcral numa comunidade, e os resultados de um bom lider, são sempre positivos. O Digg é um bom caso disso.

    @ Rui Augusto
    Obrigado pelo comentário amigo. Ganhei uns backlinks certamente. Era mais com esse objectivo que participava na rede do Reddit Brasil, porque na realidade as visitas eram muito poucas, como deu para perceber :D

    @ Raúl Pedro Santos
    Obrigado pelo comentário novamente. Como disse em cima, o Kevin é um bom exemplo de um lider no Digg, por ser um membro proactivo.
    Neste caso duvido que o “tinha” seja um líder. Parece-me mais um moderador, não sei. O projecto original é em Inglês portanto também não fica muito clara a participação dele na equipa. Até porque penso que não existe uma página com contactos e descrição da equipa, que é quanto a mim outro lapso.

    O que mais me chateia no meu disto tudo, nem é o facto de não se puder colocar conteúdos exclusivamente nossos, é a forma como o BAN é aplicado, a falta de informação e as respostas que são extremamente tardias, espelho da falta de suporte que o serviço tem. É por este conjunto de coisas que deixei de recomendar o Reddit Brasil.

    Não pretendo de alguma forma fazer disto um cavalo de batalha. Estou meramente a expressar a minha opinião pessoal e a dar a conhecer o meu caso especifico, que provavelmente será o caso de muitos outros utilizadores do serviço, que a ver pelos numeros, são cada vez menos.

    Até Já :D

    Responder


  12. Duarte Silva
    14 05, 2008

    Não tem que agradecer.

    A ideia é reunir conteúdo interessante, se sou ou não o autor do conteúdo acho isso irrelevante. Claro que se desconfia mais rapidamente da qualidade do conteúdo sendo o autor do conteúdo e editor do artigo, mas cabe aos utilizadores e visitantes essa apreciação.

    Um portal como um jornal online: você é o jornalista, o post a notícia e os visitantes/utilizadores os editores.

    Abraço!

    Fiquem bem

    DS

    Responder


  13. Pascoa
    14 05, 2008

    O mercado vai encarregar-se de tratar do redit…
    Como já se está a ver … Morte lenta…
    Quanto ao comentário, “eles não querem que os donos dos posts se autopromovam para ganhar dinheiro”, penso que todas as relações devem-se basear em relaçoes ganho, ganho.
    Entao eles ganham dinheiro com o conteudo dos outros e nós não podemos ganhar dinheiro com o nosso proprio conteudo?
    O resultado diz tudo… O pessoal vai para outras redes e pronto.

    Pascoa publicou um post sobre..Sabe como acompanhar os seus vendedores?

    Responder


  14. Paulo Faustino
    15 05, 2008

    Olá Pascoa. Obrigado pelo comentário.
    O Reddit dificilmente morre, porque é uma rede muito influente no que toca a artigos em Inglês. A directoria original em Reddit.com é muito utilizada e os artigos recebem imensos votos e comentários, ao contrário do que acontece com o Reddit Brasil. Esse sim é que é capaz de morrer.

    Concordo também com a parte dos ganhos. As redes sociais ganham milhões com os cliques e o tráfego que os utilizadores geram, mas depois esquecem-se que os utilizadores também têm de ganhar alguma coisa.

    Até Já :D

    Responder


  15. guru
    15 05, 2008

    Olhá eu mantenho uma lista de empresas que prometem pagar, e não pagam (scam) em meu website. Depois de ler essa matéria to pensando seriamente em adicionar essa reddit na minha lista negra. Visto que foi uma forma infantil como lidaram com sua situação.

    guru publicou um post sobre..Revenda Serverus

    Responder


  16. Dourado
    15 05, 2008

    Ainda bem q vc testa tudo isso pra gente, de graça, rsrs

    abraços

    Dourado publicou um post sobre..Another meme

    Responder


  17. Walmar Andrade
    15 05, 2008

    Aconteceu algo semelhante comigo no Ueba. Eu publico um post por dia, em média, e sempre publicava lá. Manualmente. Então tive e conta suspensa. Depois, voltou ao normal.

    Responder


  18. Raúl Pedro Santos
    15 05, 2008

    @Guru
    Isso seria misturar alhos com bugalhos. Se a lista é de empresas caloteiras, o que se está aqui a discutir não cai nessa categoria.

    Agora se fosse uma lista de redes sociais com maus moderadores e pouco sentido de comunidade… ;)

    Raúl Pedro Santos publicou um post sobre..Módulos importantes – autosave

    Responder


  19. casasbarlavento
    15 05, 2008

    Realmente algo complicado …

    Ainda agora passei a manhã no blogcatalog a vêr blogs e a deixar comentários.

    Ontem fiz o mesmo no digg.

    Mas não é facil faze-lo em todas as redos comunitárias todos os dias. Principalmente, se como eu, julgo e apenas opino nos blogs que acho que me interessam e captam a tenção.

    Bem, enfim, … complicado

    casasbarlavento publicou um post sobre..Photos and video from the Lagos V Medieval Faire, Algarve Portugal

    Responder


  20. Arthurius Maximus
    15 05, 2008

    A grande verdade, é que poucas redes são transparentes. Moderadores despreparados e exclusivamente centrados no “seu poder” banem usuários sem sequer dar um alerta. Mesmo quando elementos da comunidade marcam notícias como spam, deve-se dar a oportunidade de defesa e verificar-se, antes de banir, se realmente se caracteriza como tal. Caso contrário, corre-se o risco de desafetos e concorrentes mal intencionados denunciarem utilizadores apenas com o intuito de prejudicá-los.

    Não é a toa que essa rede foi abandonada pelos blogueiros mais experientes. Eu mesmo já usei muito e sai de lá, não por ser banido; mas porque o tráfego gerado era pífio.

    Responder


  21. Paulo Faustino
    15 05, 2008

    @ Guru
    Obrigado pelo comentário. Embora seja um acto menos próprio, creio que não vale a pena fazer dele um “cavalo de batalha”, até porque como disse e bem o colega Raúl mais bem baixo, essa acção não se iria enquadrar muito bem.

    @ Dourado
    Obrigado pelo comentário. Foi um infortunio profissional meramente.

    @ Walmar
    Obrigado pelo comentário. Infelizmente este tipo de situações acontecem, e na grande maioria dos casos o utilizador não é previamente avisado, para que possa alterar a sua conduta. No meio disto tudo ainda é o que considero piorzinho…

    @ Casas Barlavento
    Obrigado pelo comentário. É impossível seguir à risca tudo aquilo que gostamos. Eram precisas 24h por dia e provavelmente não chegaria.
    O melhor mesmo é centrar as atenções nas redes onde nos sentimos melhor, e também aquelas que nos trazem maiores dividendos.

    @ Arthurius
    Obrigado pelo comentário. De facto todo o seu comentário está correctissimo. Má gestão, falta de avisos, pouco tráfego e outras demais, fazem com que o Reddit Brasil aos poucos vá perdendo a sua expressão, se é que alguma vez teve alguma!

    Até Já :D

    Responder


  22. meh
    12 06, 2008

    Sou fã do Reddit em inglês, muitos artigos interessantes pra se ler lá, e agora com os sub-reddits ficou mais diversificado.

    O Reddit em português é morto. Lembro de ver por lá muitas submissões fracas de propaganda e como ganhar dinheiro. Cadê os bons artigos em português? Não estão na Internet pelo jeito…

    Quem sabe surge um site nacional com essa conotação.

    Responder


  23. Paulo Faustino
    13 06, 2008

    meh, obrigado pelo comentário. Existem boas redes sociais em Português. Na verdade muito melhores que o Reddit. Visite a secção de Redes Sociais aqui do blog e leia alguns artigos que já escrevi sobre elas:

    http://www.fique-rico.com/category/redes-sociais/

    Responder


  24. marcelo
    18 09, 2008

    mas é claro que ele vai banir você… tanto o reddit como o digg ou qqer outro site de relacionamento visa ser um site de notícias, não de ‘anúncios’ de sites, blogs, revistas, marcas e etc…

    acredito sim que é um site horrivel, mas… se eu fosse o moderador, baniria também!

    um abraço e sucesso no blog!!!

    Marcelo

    Responder


  25. Michel
    23 06, 2010

    O reddit tem uma equipe de 5 pessoas para gerir um dos sites mais visitados do mundo. Não foi criado para autopromoção, a ideia é indicar coisas interessantes, como informa a etiqueta do site na página inicial.

    Responder

Comente o Artigo!

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
21717

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:

Colmeia
<img src="http://metododinheiro.com/images/stories/md-screen-download.jpg">





bialto
netaffiliation Apostas Desportivas
criar sites Galeria de Blogs

Quer anunciar aqui por apenas 30EUR/mês?





Assine a Escola Dinheiro Assine a Newsletter da Escola Dinheiro Escola Dinheiro no Twitter Escola Dinheiro no Facebook Escola Dinheiro no Youtube Escola Dinheiro no Orkut Escola Dinheiro no Yahoo Meme Escola Dinheiro no Dihitt Escola Dinheiro no Google Buzz