Conversion Hero

O guia definitivo para mudar do Blogger para o WordPress sem perder trafego e pagerank!

Ontem ou anteontem um colega colocou aqui nos comentários do blog, que gostaria de ver um guia de como migrar do Blogger para o WordPress. Na realidade esta temática era algo que eu já queria ter abordado anteriormente, mas faltou-me o tempo e/ou entretanto surgiram temáticas que considerei prioritárias.
Entretanto o colega voltou a lembrar-me desse pequeno “problema” e hoje resolvi colocar as mãos à obra e explicar timtim por timtim, como mudar-se de malas e bagagens para o WordPress.

Se mudar do Blogger para o WordPress tornou-se extremamente simples com a ferramenta de importação de dados que existe no WordPress, há um grande problema que geralmente todo e qualquer blogger equaciona antes de mudar de “casa”: o tráfego.
Além do tráfego, é importante manter os mesmos permalinks, para que não se perca o tráfego vindo do Google, o pagerank que já tem, entre muitas outras coisas.

Existe uma forma de você migrar para o WordPress sem perder um gota de tráfego, seja ele directo ou indirecto, bem como manter os seus URL permanentes e o pagerank.
A migração de blog demora cerca de 20 minutos, excepto se você for novo no WordPress. Ai terá de primeiro identificar-se com o padrão da ferramenta e perceber o seu funcionalismo primeiro.

Razões para mudar do Blogger para o WordPress:

  • Melhor software de blogging sem sombra para dúvidas. O WordPress é um milhão de vezes superior ao Blogger, a todos os níveis;

  • Uma comunidade de milhões de pessoas, que lhe garantem milhares de themes, widgets, plugins e add-ons para os seus blogs;

  • Mais completo, mais interessante, mais fácil de utilizar, melhor sistema de comentário, filtros de spam com qualidade, etc, etc, etc.

Desvantagens de mudar do Blogger para o WordPress:

  • Na realidade só existe um problema. A migração de Blogger para WordPress não importa as fotografias que você utilizou nos seus artigos, uma vez que elas ficam alojadas internamente nos servidores do Google. A única forma de voltar a ter todas as suas fotografias é copiando-as manualmente para o seu novo serviço de alojamento, ou então, carregá-las num serviço qualquer gratuito, como o Flickr ou o ImageShack.

Tendo em conta que o mais provável é existirem muitas dúvidas na altura da migração, resolvi fazer um guia passo-a-passo para que não perca pitada da migração, e compreenda a utilização da nova ferramenta WordPress.
Ainda assim, e tendo em conta esse mesmo guia, vou assumir à partida 3 coisas:

- Assumo que você sabe como correr e instalar um blog WordPress. Se não souber, aconselho-o a ler detalhamente este tutorial da WordPress.org.
– Assumo também que você está a utilizar o serviço Blogger do Google.
– Assumo também que você está num domínio próprio, estilo “fique-rico.com”. No caso de estar num dominio.blogspot.com, mais à frente há conteúdo para si também.

O guia definitivo para mudar do Blogger para o WordPress sem perder trafego e pagerank!

1- Fazer uma instalação temporária do WordPress
Geralmente o processo inicia-se com uma instalação temporária do WordPress, que deve ser feita num directório qualquer do seu novo alojamento.
A ideia básica é instalar temporariamente o WordPress, migrar todos os dados necessários, eliminar o blog do blogger, criar uma instalação final do WordPress e depois migrar todos os dados da instalação temporária para a final. Aproveita-se também esta instalação temporária para fazer testes e confirmar que tudo funciona perfeitamente, como por exemplo os permalinks.

Depois de instalar o WordPress numa directoria provisória, comece por eliminar as coisas pré-feitas no WordPress. Vá à secção Manage/Gerir e apague a Blogroll, o post “Hello World” e o comentário também existente. Aproveite para apagar a página “About Us” que geralmente também está feita.
A única dificuldade no meio de todo o processo é mesmo manter os permalinks. Tudo o resto é bastante simples de executar.

2- Modificar o Blogger Importer incluido no WordPress
Não se preocupe com esta modificação, porque estamos a trabalhar num WordPress temporário e sem riscos. Faça download deste BloggerImport e substitua-o na directoria do seu WordPress, que estará localizada em wordpress/wp-admin/import/blogger.php

São recomendadas também algumas modificações nesse ficheiro. Abra o ficheiro blogger.php que acabou de modificar, e procure pela linha que inclui a string “wp_insert_post” que deve andar pela linha 520 do código, sensivelmente. Se não tem software de edição, sugiro que experimente o Notepad++, que além de ser gratuito é fantástico.
Agora insira o código seguinte logo a seguir à string wp_insert_post:

preg_match(“/([^/]+).html$/”, $entry->old_permalink ,$matches);$wpdb->query(“UPDATE $wpdb->posts SET post_name ='” . $matches[1] . “‘ WHERE ID = ‘$post_id'”);

NOTA: Este código é na realidade apenas 1 linha de código. Não faça várias linhas ou paragrafos entre o código.

3- Importar todos os comentários e posts a partir do Importer WordPress
Visite o menu Mange > Import > Blogger

Depois de autorizar o Google, ele vai pedir-lhe os seus dados de acesso Gmail ao Blogger. Faça login.
De seguida o serviço irá dizer que o seu site não está registado no Google e que para estabelecer uma ligação segura terá de aceitar o acesso. Faça-o!

No passo seguinte são apresentados todos os blogs Blogger que você tem. Se tiver vários terá de escolher qual o blog a import, clicando no botão Import.
Atenção que ao clicar ele irá começar a importar os seus comentários e posts. Depois do processo estar concluído, a status bar deverá aparecer toda numa cor única. Você pode inclusivé ir acompanhando o processo de importação.

No último passo irá aparecer uma lista dos utilizadores presentes no seu blog, e os atributos de cada um deles.
Escolha o seu, defina-o como Admin, e faça Guardar/Save.

4- Alterar o seu URL (Permalinks) para manter o seu Google Juice e o PageRank
Visite o menu Settings/Options > Permalinks

Nas opções disponíveis, seleccione a Custom para depois escrever o que lhe vou indicar.
No campo em baixo, onde pode escrever, coloque o seguinte código:

/%year%/%monthnum%/%postname%.html

E está feito!

5- Confirmar os seus URL e permalinks
A confirmação dos endereços é relativamente simples. Visite uma das suas páginas, e confirme que no endereço está incluido o ano, mês e o nome do artigo seguido da extensão .html.
Algo do tipo: http://www.o-seu-dominio.com/2006/10/o-seu-post-novo.html

6- Migrar tudo para a instalação permanente
Depois de fazer e testar tudo na sua instalação temporária do WordPress, é altura de migrar tudo para a instalação final. É possível também que entretanto tenha escolhido um Theme WordPress para o seu blog.
Agora vá ao menu Manage > Export e escolha todos os autores, e faça download do ficheiro XML que ele lhe vai dar. Guarde-o no seu ambiente de trabalho temporariamente.

Depois de ter confirmado que migrou tudo, inclusive as fotografias manualmente, e de que já não necessita mais do seu blog no Blogger, elimine o seu blog Blogger!
Depois de ter instalado o WordPress na raíz do seu endereço, tal como eu fiz aqui no Fique-Rico, vá ao menu Manage > Import > WordPress.
Seleccione então o ficheiro XML que lhe pedi para guardar no ambiente de trabalho, e faça o upload. Na caixa que lhe aparecer, escolha o Admin e execute a tarefa.

Agora repita o passo Nº4 relativo aos URL e permalinks do seu novo blog permanente. De seguida faça uma pesquisa no Google e confirme que todos os seus posts estão a funcionar perfeitamente.

7- Direccionar o tráfego de um dominio.blogspot.com
Para quem ainda está no serviço gratuito blogspot do Google, recomendo que execute as seguintes tarefas:

1- Compre o seu novo dominio;
2- Utilize a ferramenta de Custom Domain do Blogspot. Se não sabe utilizar leia este tutorial.
3- O seu blogspot irá passar a ser redireccionado para o novo dominio. Não irá perder nenhum conteúdo, nem mesmo o tráfego e visitas que recebia.
4- Aguarde alguns dias ou semanas até os motores de busca direccionarem todo o tráfego para o novo domínio, e re-indexarem todos os seus artigos.
5- Faça tudo o que expliquei desde o passo nº1 e parabéns, está no WordPress!

A migração de Blogger para WordPress é realmente simples e exequível. Não pondere demasiado aquilo que vai perder, porque isso daqui a 6 meses não lhe interessa para rigorosamente nada. Pense antes em tudo aquilo que vai ganhar estando agora perante uma plataforma muito mais flexível, onde inclusivé pode trabalhar as técnicas de search engine optimization que aqui falamos no blog.
No caso de ainda estar num subdominio .blogspot.com, terá então de começar por redireccionar todo o seu tráfego para um novo domínio, esperar pela re-indexação de todas as suas páginas, e então executar este tutorial de uma ponta à outra, e mudar-se completamente para o WordPress.

Se já utiliza o blogger através de um domínio próprio, então parabéns, está a poucos minutos de migrar para o WordPress de forma fácil e tranquila.
Se tiver alguma dúvida durante o processo deixe um comentário que terei muito gosto em ajudá-lo. Aproveito para lhe perguntar o que acha deste tutorial e se acha que está suficientemente bem explicado?

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.