WiNNER

Os locais de trabalho das melhores empresas web2.0 – crie objectivos e projecte a sua tambem!

Este post é um complemento ao que coloquei da parte da manhã sobre as vantagens de ser um Freelancer, um Blogger a tempo inteiro ou um empresário em nome individual.
Como provavelmente saberá, a grande maioria das empresas web2.0 da actualidade, foram fundadas por jovens, que como você, mantinham sonhos e expectativas.
Empresas como o Digg, Reddit, Mozilla e outros, são verdadeiras máquinas de conteúdos e de dinheiro. Todas elas são geridas actualmente pelos seus fundadores e por equipas de engenheiros especializados.

É importante que tenha em mente que nem sempre são necessários grandes investimentos, para criar grandes projectos. O Google por exemplo, foi criado com 100,000 dólares de investimento externo, financiado por uma empresa e co-apoiado pela SUN. Hoje o Google vale biliões de dólares.
O mesmo se passou com o Facebook, que começou a ser desenvolvido numa garagem, e em pouco tempo tornou-se na rede social mais influente do mundo, tendo a própria Microsoft comprado 1% das acções da empresa por mais de 200 milhões de dólares.

Mas afinal, o que é que diferencia as grandes empresas web2.0 de todas as outras?
Há uma série de factores que quanto a mim são extremamente importantes e que marcam a diferença entre uma gestão “há antiga” e uma gestão “moderna”.
O conceito Norte Americano é seguramente um exemplo ao nível da gestão. Tenho acompanhado muitas publicações e livros na área da gestão empresarial, e o conceito americano é de longe o melhor, seguido da gestão nos países nórdicos da europa, que são também extremamente eficientes, como o caso da Nokia por exemplo.

- Ambiente de Trabalho 2.0. Esta começa por ser uma das grandes vantagens de trabalhar numa empresa moderna e web2.0. O ambiente de trabalho é relaxado, não existem gabinetes e salas particulares. Trabalha-se em verdadeiros open-spaces (espaços abertos), em que é possível comunicar em tempo real e a qualquer altura, com qualquer outro desenvolvedor da empresa.

- Espirito de Grupo. Geralmente trabalhar em empresas web2.0 é o mesmo que dizer família. A coesão e o estilo de grupo é geralmente muito forte. É possível por exemplo transmitir a um programador uma dada ideia, e ele juntamente com mais 2 ou 3 colegas pensarem que seria possível desenvolver o programa X ou a funcionalidade Y. O grupo trabalha todo em função de metas e objectivos. Na realidade a empresa é de todos, mesmo não sendo.

- Flexibilidade. A gestão moderna tem como objectivo a flexibilidade, seja ela de horários ou de espaço. Penso que cada um deverá trabalhar ao seu ritmo e dentro do horário que desejar. O importante é que o trabalho apareça feito e de preferência bem feito.
É indiferente entrar às 9h ou às 10h da manhã, desde que o desenvolvimento cooperativo seja tido em conta e o trabalho seja realizado com precisão e qualidade.
Na gestão “há antiga” era impensável um trabalhador ou colaborador, chegar fora de horas.

- Espaços Abertos e Convidativos. Esta é também uma das grandes diferenças na gestão moderna, especialmente nas empresas que funcionam na internet e exclusivamente da internet. Os open-spaces são extremamente convidativos e alegres. Existe geralmente uma grande incidência de luz, muitas janelas, acesso visual ao exterior e tudo mais. A importância de trabalhar num espaço acolhedor é impressionante. Um trabalhador motivado é capaz de render 5 vezes mais do que um trabalhador não motivado.

Estes são quanto a mim os 4 pontos chave nas empresas modernas. Quantas vezes já sonhou em fundar a sua própria empresa, contratando 1 ou 2 colegas, abrindo um pequeno escritório e dedicando-se à gestão e criação de websites e blogs na internet? Alguma vez acreditou que isso era mesmo possível? Vá lá, levante-se da cadeira e vá tratar disso….!
Conheca os locais de trabalho das melhores empresas web2.0

Conhecer como os outros trabalham é a melhor forma de se motivar a si mesmo. Imagine que um dos espaços a seguir apresentados é seu. Que foi você que o criou enquanto freelancer, que o viu crescer desde bébe, que lutou por ele durante 3 ou 4 anos, e que sonho vive a bonança e a saúde empresarial, que lhe permitem dizer de pulmão cheio: EU FAÇO O QUE GOSTO!

O Twitter foi fundado em Março de 2006. Odiado por muitos e adorado por milhões de pessoas, tem-se tornado rapidamente num dos casos de sucesso mais virais de sempre da Internet. Hoje é uma referência no panorama mundial de micro-blogging.

escritorios twitter

escritorios do twitter

O Facebook tal como disse, foi criado numa garagem, Mark Zuckerberg. A Rede Social nasceu a 4 de Fevereiro de 2004, sendo que na altura era uma rede social para estudantes da universidade de Harvard. Rapidamente metade da faculdade se inscreveu na rede, e Zuckerberg teve de alargar a rede a mais 30 faculdades norte americanas.
Passado pouco tempo, Zuckerberg convidou dois colegas de faculdade a integrarem o projecto, falo de Dustin Moskowitz e Chris Hughes.
Devido ao crescente sucesso do Facebook, Zuckerberg, Moskowitz e Hughes mudaram-se da garagem para Pablo Alto e alugaram um escritório.
Poucas semanas depois, Zuckerberg teve um encontro com Sean Parker, co-fundador do Napster, que viria a mudar-se de malas e bagagens para o apartamento de Zuckerberg, onde trabalharam juntos durante algum tempo.
Parker viria a ser também a pessoa que introduzira o primeiro investidor privado do Facebook. Ele apresentou a Zuckerberg, Peter Thiel, um dos co-fundadores do Paypal, que pouco tempo mais tarde investia 500,000$ dólares no Facebook. E assim começou o gigante!

escritorios facebook 

escritorios do facebook

 

O Digg.com é provavelmente o agregador de notícias mais conhecido do mundo. No Outono de 2004, o fundador do projecto, Kevin Rose teve a ideia de criar esta rede social num formato em que o utilizador é que submete e vota em todos os conteúdos. Como bom Freelancer que é, procurou o programador Owen Bryne, e pagou-lhe 10$ dólares à hora, para desenvolver a ideia. Além de bom Freelancer, Rose é também um bom investidor, tendo investido 99$ dólares em alojamento e 1,200$ dólares na compra do domínio Digg.com, que na altura pertencia a algum parqueador.
Em Dezembro de 2004, nascia o Digg.com!

escritorios digg

escritorios do digg

 

O Flickr é uma rede social de partilha de fotografias, hoje parte integrante do Yahoo.
Os criadores do projecto foram os designers Stewart Butterfield e Caterina Fake, que tal como todos os outros projectos acima mencionados, abriram as portas ao mundo em 2004.
O Flickr começou por ser um serviço totalmente gratuito de partilha de fotografias, e mais tarde viria a tornar-se numa das maiores comunidades Premium de fotografia do mundo, tendo sido mesmo adquirido pelo Yahoo por 35 milhões de dólares em Março de 2005.

escritorios flickr

escritorios do flickr yahoo

 

 

Estes são apenas alguns dos muitos exemplos que poderia citar.
A ideia base deste post é motivá-lo para as grandes conquistas. Tudo o que estes colegas fizeram no passado, você também pode fazer no futuro.
Agarre num papel, escreva ideias, idealize uma ferramenta, um website ou um blog que seja capaz de servir as necessidade dos utilizadores. Por vezes não é necessário reinventar a roda, para se ter sucesso.
Todos estes projectos chegaram ao mercado depois de já existirem concorrentes directos. No entanto, todos eles trouxeram algo de novo ao mercado, pela sua simplicidade, automatização e estilo. É isso que você tem de fazer também.

Equacione bem o modelo de negócio que está prestes a adoptar e pense para si, se ele corresponde às expectativas da audiência. Se sim, porquê? Quais as suas mais-valias pertante os concorrentes directos?
Toda e qualquer pessoa é capaz de criar ou imaginar um modelo de negócio viável. Você também o é! Não tenha medo de arriscar e crie a sua empresa web2.0!

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (18) Interações no Twitter (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Diogo Pinto

    Ao ver este post admito que fiquei muito motivado em começar novos projectos... Os seus posts são realmente inspirantes!

    Um abraço ;)

    Diogo Pinto publicou um post sobre..Velho destemido e Sport TV em directo

    29/05/2008

    Responder
  • Dorly Neto

    Concordo plenamente, todos nós temos potencial, não podemos ficar parados!!!

    Sonhar pouco é apenas imaginar...

    Dorly Neto publicou um post sobre..Brincando com o Céu e a Terra: O mundo através de olhos geniais

    29/05/2008

    Responder
  • Código PT

    Boas!!

    Isso fez-me lembrar umas imagens dos escritórios da Google. Totalmente abertos com muitos sofás, etc...

    Assim eu gostava de estar todo o dia no trabalho! XD

    Código PT publicou um post sobre..Firefox 3 pode entrar no Guiness. Quer ajudar?

    29/05/2008

    Responder
  • Rafael

    Paulo, excelente post! Quem dera eu conseguisse montar uma empresa assim! hehe
    Outra coisa? vc sabe o que aconteceu com o Custodio? Tentei entrar no site dele soh me aparece uma mensagem que a conta dele foi desabilitada por falta de pagamento. :S

    29/05/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Diogo Pinto
    Obrigado pelo comentário. Este post deu-me imenso gozo escrever, porque eu próprio também vibro com estas empresas e com estes estilos de vida. Foi mais uma forma de motivar e de dar a conhecer projectos que começaram provavelmente como você já começou.

    @ Dorly Neto
    Obrigado pelo comentário colega. Sonhar é sempre bom, porque ajuda a reflectir e a traçar objectivos. Depois disso é necessário por mãos à obra e procurar atingir as metas!

    @ Código PT
    Obrigado pelo comentário colega. Geralmente este tipo de open-spaces são muito mais atractivos que qualquer outro emprego ou empresa. São espaços em que o trabalhador está relaxado e despreocupado, e normalmente rende mais.
    É por causa de comentários como o seu, que estes espaços existem e são um sucesso :D

    @ Rafael
    Obrigado pelo comentário colega. Montar uma empresa é bastante fácil. O mais díficil é conseguir trabalhá-la com eficiência e qualidade.
    Relativamente ao colega Custódio, pelo que sei, houve um problema de overloading no servidor, relacionado com o excesso de consumo no processador da máquina. Penso que em pouco tempo estará novamente online.


    Até Já! :D

    29/05/2008

    Responder
  • Marcos Elias

    Interessante o artigo, e as fotos... Realmente ambiente de trabalho dos sonhos de muita gente :)

    Um dia chego lá hehehe.

    Marcos Elias publicou um post sobre..Livro Kurumin 7 - Guia Prático - Disponível para leitura grátis online

    30/05/2008

    Responder
  • Fernando (Mestre Zen)

    Começar é fácil, o duro é persistir e chegar onde estes chegaram. Seu post mais uma vez inspirador. Assim como a maior parte do conteúdo aqui do fique-rico, é educativo, esclarecedor e inspirador. O sistema de gestão americano para internet é realmente exemplar e deveria ser adotado em todas as áreas empresariais.
    E suas dicas deveriam ser adotadas por todos os blogs ;]
    Obrigado pelos posts de hoje, que apesar de grandes foram divertidos e educadores.

    30/05/2008

    Responder
  • Tico Esteves

    Paulo,

    Primeiro, obrigado pela visita e o comentário (vou continuar te "importunando" sim).

    Quanto ao post,

    Realmente, os locais mostrados são inspiradores. O problema é depois de ver as fotos, olhar para o meu quarto (de onde escrevo os blogs), deu vontade de bater a cabeça na parede. :)

    Quem sabe um dia né!

    Mais uma vez, parabéns! A qualidade de seus textos é realmente algo que impressiona! Um abraço!

    Tico Esteves publicou um post sobre..Músicas com duplo sentido - Lulu Santos (Lindão)

    30/05/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Marcos Elias
    Obrigado pelo comentário. Estes trabalhos de "sonho" estão ao alcance de qualquer um. É tudo uma questão de objectivos e dedicações.

    @ Fernando
    Obrigado pelo comentário. Fico feliz com o seu feedback amigo. De facto a gestão americana parece quanto a mim a mais evoluida neste momento. Nos Estados Unidos já se trabalha de uma forma extremamente eficiente e onde o "empregado" é o cerne do negócio. Na Europa infelizmente ainda não se trabalha assim. Explicar a muito gestor ou administrador que o empregado deve vir em primeiro lugar, é complicado....

    @ Tico Esteves
    Obrigado pelo comentário colega. Não se reveja nos ambientes de trabalho destas empresas. Procure adaptar o seu estilo conforme a sua necessidade e bem-estar. Você próprio pode construir um ambiente de trabalho relaxante e descontraído. É tudo uma questão de prioridades e investimento :D



    Até Já! :D

    30/05/2008

    Responder
  • Fabio Santos

    Vi um post muito semelhante a este em destes "superblogs" (mashable, tech crunch... bem não lembro onde foi). De toda forma, muito bom o texto... parabéns

    Fabio Santos publicou um post sobre..Reverse Links: Venda links no seu blog

    30/05/2008

    Responder
  • Felipe Nunes Mourão

    Paulo, já pensou em montar uma empresa web 2.0?

    30/05/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Fabio Santos
    Obrigado pelo comentário. Se tiver como conseguir a fonte seria bastante interessante depois fazer um segundo artigo sobre esta temática. Se encontrar envie-me por email que depois coloco um link seu de agradecimento, no artigo.

    @ Felipe Mourão
    Obrigado pelo comentário colega. Já tenho a minha: www.web-ind.com


    Até Já! :D

    31/05/2008

    Responder
  • Nelson

    Criar uma empresa ainda não pensei nisso até porque não acho que seja muito o meu genero. Mas quem sabe as vezes.
    Das fotos que vi (neste e noutros textos que li em vários lados e que recebi por email) a empresa que liga a este aspecto é o google.

    02/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Nelson. Obrigado pelo comentário.
    O Google foi a primeira empresa a introduzir um conceito web2.0 dentro da própria empresa, com a introdução de parques infantis, ginásios, sofás e muita descontracção. Mas há mais bons exemplos.
    A Microsoft Portugal por exemplo, oferece o pequeno-almoço a todos os empregados que cheguem a horas ao trabalho. Logicamente toda a gente chega a horas, goza de um bom pequeno almoço e ainda aproveita para criar amizades com os colegas de trabalho.

    Nunca digas que não tens perfil para uma determinada acção. Nunca se sabe as voltas que a vida dá :D

    Até já!

    02/06/2008

    Responder
  • Nelson

    Foi o que disse: "quem sabe". Pelo menos por agora não me vejo a criar a empresa daqui a uns tempos logo se vê.
    Essa da Microsoft Portugal não sabia.

    Nelson publicou um post sobre..De volta.

    02/06/2008

    Responder
  • Joaquim Espinhara

    Está mais que provado, basta investir no bem-estar do funcionário que a empresa vai para frente, funcionário motivado = Inovações.

    Joaquim Espinhara publicou um post sobre..Acelerando o Windows Vista

    03/06/2008

    Responder
  • Susana Ferreira

    Está muito bem apurado, porque tem uma boa organização... Continuem assim...

    12/11/2008

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *