Conversion Hero

Tentar e Falhar. Qual o segredo para o sucesso de um blog?

É comum na Internet lerem-se relatos de utilizadores que tentaram por diversas vezes vingar na internet, mas não conseguiram. Por razões difentes e dispares, é possível não obter sucesso, um infindável número de vezes.
Na realidade e de acordo com dados estatísticos do Technorati, cerca de 50% dos blogs que são iniciados hoje, nunca chegarão a atingir 3 meses de vida.
Para ter noção, por dia são criados cerca de 175 mil blogs, o que significa que à partida, metade do que está a ser iniciado hoje, não irá passar de um mero teste ou erro de percurso.
Provavelmente o leitor já viveu experiências deste tipo, em que começou e encerrou um ou mais blogs, que visavam o rendimento na internet.
Eu próprio já vivi essa experiência, e pelas minhas contas, já encerrei cerca de 3 projectos que tive em mente, e que acabei por não desenvolver da forma que queria.

Qual é então o segredo para o sucesso?

Existem várias condicionantes que o podem levar a tentar e falhar por diversas vezes. No entanto, existem uma regra de 3 ensinamentos, que irá marcar a diferença na hora de vingar no mercado online e em especial na blogosfera.

  • 1- Construir um plano de Marketing sólido


    “Sucesso” - Imagem por icopythat

    A primeira regra de ouro é o plano de marketing e divulgação do projecto que tem agora em mãos. É necessário estruturar uma série de ideias, e colocá-las no papel antes sequer de se iniciar no desenvolvimento do projecto.

    Definir objectivos começa por ser uma grande prioridade. Qual é o objectivo principal que tem em mente, com a criação do seu novo blog?
    Faça uma listagem dos objectivos que pretende atingir, e trace metas temporais também. É importante ter prazos para atingir metas.

    Definição das Actividades é o passo seguinte para atingir os objectivos anteriormente propostos. Se já sabe quais os objectivos que pretende atingir, faça agora uma listagem das ferramentas e actividades que pretende exercer para atingir esses mesmos objectivos.
    Se não tiver bem definido o veículo que o ajudará a atingir os objectivos propostos, o mais provável é ficar sem rumo e ideias a meio do projecto.

    Análise Métrica e Estatística é o terceiro passo para uma campanha de Marketing interno de sucesso. Faça uma medição separada de todos os indicadores do seu blog ou website, e procure analisar com frieza e qualidade, os dados que ai recebendo. Crie, se necessário, novas estratégias dentro das suas actuais estratégias, com vista à implementação dos recursos e feedbacks que recebe. Faça uma análise cuidada da performance e resultados, e necessário faça ajustes e volte a re-analisar tudo de novo.

  • 2- Não espere resultados em demasia


    “Luxo” - Imagem por QTR

    Este é provavelmente um dos maiores (senão o maior) erros que um blogger ou webmaster pode cometer. Metas utópicas e muito pouco definidas, são o caminho para o insucesso claro e transparente.
    Tanto na Internet como fora dela, é comum ver-se casos e histórias, de bloggers com piscinas fantásticas, casas de férias, carros de luxo e tudo, e tudo e tudo.
    Na verdade alguns desses exemplos existem, mas não foram com toda a certeza, construídos em poucos meses de dedicação.
    Comece por definir as metas exequíveis e viva cada cêntimo de lucro que produz diariamente com o seu projecto. Só assim conseguirá uma satisfação plena sobre aquilo que realiza.
    Retire da sua cabeça pensamentos exagerados e baseados no sucesso dos outros. Esqueça que vai andar de Ferrari ou de Porsche rapidamente, porque isso não existe.
    Concentre-se única e exclusivamente nos seus objectivos (exequíveis claro), e dedique-se de corpo e alma ao seu projecto.

  • Não desista do seu sonho


    “Fraqueza” - Imagem por Evelyn Arthur Richman

    Como disse no ínicio deste artigo, somente 50% dos blogs que são criados diariamente é que resistem a mais de 3 meses de vida. Isso significa que muita gente fica pelo caminho, pelas mais variadas razões.
    Geralmente o insucesso está directamente relacionado com vários factores, nomeadamente ao incumprimento dos objectivos, ao número de visitantes diminuto, ao escasso feedback, aos rendimentos baixos, etc, etc etc.
    Existem muitas razões para se desistir de um blog ou website, mas só existe uma que contraria tudo isso: o sonho.

    É importante então sonhar, criar, investir e acima de tudo ter paciência….muita paciência. Os grandes ProBloggers demoraram entre 1 e 2 anos a atingirem um nível satisfatório de rendimentos, que lhe permitiria abdicar de trabalhos em part-time para se dedicarem a full-time aos seus blogs. Você tem de construir dentro de si uma auto-disciplina e uma lógica que o faça perceber que o caminho é longo, díficil e muitas vezes solitário.
    Acima de tudo, não desista dos seus sonhos.

Referi no ínicio do artigo, que já por três vezes desisti de projectos que havia começado. Na realidade a falta de tempo e a desmotivação para a produção dos conteúdos fizeram com que tivesse de abandonar esses projectos, e focar-me obrigatoriamente noutros, incluindo o Fique-Rico.
Já experienciei também, criar um blog em Inglês, mas na realidade não correu lá muito bem. Os blogs em Inglês exigem muito mais atenção e dedicação, especialmente ao nível gramatical e de construção frásica. Os Americanos e Ingleses levam muito a sério quem escreve artigos importantes, com um Inglês pouco apurado.
Ainda tenho 1 ou 2 projectos para começar no futuro, e espero que você também!

Como diria o Português António Gedeão, ” O sonho comanda a vida”.

Lanço então o debate sobre o “Tentar e Falhar” na Internet. Quantas vezes já começou um projecto (blog, website ou outro) e deixou-o o meio por não seguir o seu sonho?

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (28) Interações no Twitter (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • leo

    ''somente 50% dos blogs que são criados diariamente é que resistem a mais de 3 meses de vida.''
    isso realmente é verdade,e porisso me assusta,o meu blog é novo,nem tem 1 mes,mas tem bons post
    taekwondo,heroes,canhotos,filmes,series de tv.......

    leo publicou um post sobre..Parkour

    03/06/2008

    Responder
  • edson vilela

    Paulo parabens pelas palavras incrivel como seu ponto de vista se apresenta cabivel para nos beta bloggers, rs

    03/06/2008

    Responder
  • Tárcio Zemel

    Ei, Paulo!

    Certa vez iniciei um projeto, juntamente com um amigo, de um blog sobre a assuntos da cidade onde vivo; finalizamos por falta de tempo e de assunto... A cidade não é lá tão atrativa ao ponto de ter posts diários.

    Fora isso, continuo com o desenvolvimento para web, ao longo do tempo sempre conseguindo mais visitas e agradando mais aos leitores (acredito eu, já que as visitações e assinantes de feed aumentam).

    Com certeza não vou ser um dos que ficarão para trás; vou continuar firme e forte!

    Tenho certeza de que você também, vai! Abraços!

    Tárcio Zemel publicou um post sobre..Tenha um blog gratuito no WebSapiens

    03/06/2008

    Responder
  • Joaquim Espinhara

    Cara realmente muito boa essas "dicas" para não dizer metodologia.

    Joaquim Espinhara publicou um post sobre..Como Baixar Torrents!

    03/06/2008

    Responder
  • Muhammad

    Gostei deste post. Há que contar com os riscos SEMPRE em qualquer projecto, e temos que contar sempre com um "falhanço" e prever antecipadamente as perdas, monetárias mas também pessoais (tempo é dinheiro, podia estar a fazer outra coisa, mas não faço porque estou a investir neste). É a tal lenga lenga do Custo de Oportunidade, mas é uma "lenga...lenga", que revela a sua importância quando se perde....... :(

    Abraço!

    03/06/2008

    Responder
  • Código PT

    Boas!!

    Felizmente o meu site já não se enquadra nos 50% de falhas! Já tem mais de 3 meses!

    Voltando ao post, muito boas dicas!

    Código PT publicou um post sobre..Foto do Dia - Faca Hi-Tech

    03/06/2008

    Responder
  • Vieira

    Boa tarde Paulo !! Esse índice de morte ou abandono dos projetos realmente é alto.
    Acredito que muitos fatores devam ser causadores. Os principais quando se quer ter rendimentos
    com o projeto começa com a inexperiência, seguida da falta de paciência. Muitos acreditam que
    escrever e esperar cair dinheiro na conta será rápido e suficiente para o $uce$$o. Ter em
    mente que estudar , aprender, paciência, perseverança, estratégias e objetivos definidos, são
    apenas o começo da longa caminhada. Eu estou começando um projeto, e tenho a convicção que
    trocando experiências com outros editores posso crescer. Seus textos vão de encontro as necessidades
    primárias de editores leigos no assunto. E o fator que já conversamos é que sem ter prazer no
    que estamos fazendo, em qualquer atividade na vida é desgastante.
    Parabéns e sucesso !!!

    PS. Acredito que uma maneira de baixar essa taxa de abandonos é mais editores conhecerem o
    teu site !!

    Vieira publicou um post sobre..Pingar seu blog em muitos indexadores.

    03/06/2008

    Responder
  • Rúben M.

    Eu posso dizer que devo ser uma excepcao :), o meu ultimo blog durou 2 anos :P, e este vai a caminho do 3 com um bom crescimento, mas noto que sou o unico com grande vontade para apostar nele.

    Os meus editores estão a começar a ganhar amor por ele :), como podes ler o ultimo post ( soutien ecológico) eu adorei o texto que a minha editora fez :P e espero que continue assim!

    Mas posso dizer que este mes que passou consegui atingir mais de 1000 visitas, e perto de 500 visitantes, não é nada de outro mundo, mas sinto me satisfeito com os resultados :)

    Rúben M. publicou um post sobre..High Noon futurista

    03/06/2008

    Responder
  • Nuno

    Mais um post interessante
    Ora eu tenho 15 blogs, quase todos parados, penso que o 1º ano de blogger deve ser passado em aprendizagem, definição de ideias e desenvolvimento de técnicas! Logo é normal que muitos destes blogs venham à vida.

    03/06/2008

    Responder
  • tekatun

    Cada vez aprendo mais com suas dicas, estou começando a uma semana e vejo que além do dinheiro e muito importante passar bom conteúdo, parabéns

    tekatun publicou um post sobre..Olá mamãe

    03/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ leo
    Obrigado pelo comentário. A primeira dica que lhe posso dar, e tendo em conta que é um blogger bastante jovem, é: não utilize os comentários dos outros blogs de forma unicamente comercial. Você não precisa de promover o seu blog dessa forma exagerada, para que as atenções recaiam sobre si. Seja mais moderado e adicione ao seu comentário algo de importante e rico. Dessa forma será bastante mais valorizado.

    @ edson vilela
    Obrigado pelo comentário colega. O ponto de vista é na realidade muito simple de compreender.

    @ Tárcio Zemel
    Obrigado pelo comentário amigo. Penso que estás no bom caminho para te tornares um verdadeiro PROBlogger. Com tempo, calma e paciência, irás seguramente atingir todos os objectivos a que te tens proposto.
    Sobre o blog da cidade foi de facto pena. Penso que blogs sobre turismo são excelentes na rentabilização directa com afiliados.

    @ Joaquim Espinhara
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Muhammad
    Obrigado pelo comentário colega. É importante calcular todos os riscos e problemas que possam existir no futuro. Só com segurança é que geralmente a grande maioria das pessoas se entrega de corpo e alma.
    Uma das grandes regras para se tornar full-time blogger, é ter a certeza de que os rendimentos como Freelancer são cerca do dobro do que você ganha no seu emprego, por exemplo.

    @ Código PT
    Obrigado pelo comentário colega. Imaginar que o seu blog já tem 3 meses... Parece que foi ontem que abriu.
    Agora é trabalhar com mais motivação ainda e ser persistente na conquista dos sonhos.

    @ Vieira
    Obrigado pelo comentário colega. A regra de ouro é mesmo fazer o que se gosta. Depois é ter em conta essas dicas que escrevi em cima, para evitar cometer erros que geralmente são cometidos por bloggers menos experientes.
    O dinheiro fácil geralmente resulta na desistência por falta de incumprimento dos objectivos. Neste caso, ganhar dinheiro.

    @ Rúben M.
    Obrigado pelo comentário. É preciso coragem para desistir de um blog com 2 anos.
    Ainda assim penso que está a fazer um bom trabalho e acima de tudo está motivado para o que faz, que é o mais importante.

    @ Nuno
    Obrigado pelo comentário. 15 blogs penso ser um número um pouco exagerado, a não ser que haja tempo para os administrar convenientemente a todos.
    É importante sectorizar e trabalhar um máximo de 2 ou 3 blogs, mas com qualidade e com dedicação. Ter muitos projectos mediocres, não é o mesmo que ter um projecto muito bom! :D

    @ tekatun
    Obrigado pelo comentário colega. O conteúdo é o mais importante SEMPRE. O dinheiro é um resultado desse trabalho, quando é um trabalho bem feito.


    Até Já! :D

    04/06/2008

    Responder
  • Roberta Mix

    Adorei o post e me identifiquei muito com a frase "Não desista do seu sonho". Eu não desisti, tô na luta. Este é o primeiro passo para conseguir o sucesso.

    Roberta Mix publicou um post sobre..Inclusão Digital - Solução ou Maldição?

    04/06/2008

    Responder
  • Marcos Rezende

    Eu já comecei e parei diversas vezes na minha vida, mas desde quando pintou a idéia do Insistimento, venho insistindo, insistindo com base em um plano sólido e tenho obtido grandes resultados. Já se passou quase um ano e meus negócios crescem a cada dia devido a minha aplicação de energia focada em meus sonhos, tão somente.

    Abraços e grande artigo (mais uma vez).

    Marcos Rezende publicou um post sobre..Criando uma empresa do zero

    04/06/2008

    Responder
  • Fernando (Mestre Zen)

    Nota-se que sua cabeça está sempre no lugar certo. Suas palavras inspiram muitos blogueiros de lingua portuguesa (brasileiros, portugueses e afins). Vi até a Roberta do Mix que eu gosto e acompanho as vezes. É legal ver frutos de nossas redes sociais, e colegas blogueiros persisitindo. Meu blog é novo, mas já quebrou a barreira dos 3 meses e ao invés de desistir com alguns revezes, estou mais empolgado ainda.
    Acho que uma boa parte disso devo a você Paulo. Continue escrevendo e nós (leitores fiéis) continuaremos lendo.

    Aproveitando algumas de suas dicas, mudei toalmente o layout do meu blog, se puder me dar algum feedback a respeito, ficaria grato =]

    04/06/2008

    Responder
  • Silvia

    Suas dicas são muito úteis como sempre!!
    Queria te sugerir que vc aborde no seu blog sobre como eleger temáticas para blog. O que vc acha melhor: um blog monotemático ou mais abrangente? Qual opção tem mais possibilidade de dar certo, que temas devemos evitar ou abordar?
    Seria muito útil ter a sua visão sobre esse assunto!
    Abraços

    Silvia publicou um post sobre..Programa Para Restaurar Fotos Antigas

    04/06/2008

    Responder
  • Helena

    Mais uma vez acho que é um erro as pessoas desistirem de um blog só porque não é possivel colocar posts diários.

    Eu penso que um blog deve ser em 1º lugar algo sobre que gostamos, em 2º lugar algo que podemos usar como informativo e em 3º lugar uma possivel fonte de rendimentos.

    Mas se realmente criamos um blog com o unico objectivo de obter rendimentos, então sim torna-se complicado.

    Eu penso que os blogs pararem ou terem desistências deve-se a falta de informação de quem os crias, a falta de interesse e muitas vezes a falta de disponibilidade.

    Bem, mas isto sou eu que não me vejo a viver de rendimentos de blogs ... e talvez por isso nem deva opinar sobre quem tem esse objectivo.

    Helena publicou um post sobre..Como entrou um Pastor Australiano na minha vida

    04/06/2008

    Responder
  • Helena

    Esqueci-me ...

    O meu blog tem a vertente inglesa e portuguesa.

    Obviamente que tenho imenso cuidado para não fazer erros em inglês e evito usar termos muito técnicos.

    Mas não há duvida que a audiência que tem subido no meu caso tem sido maioritariamente Americana e Brasileira, sendo portanto um investimento que acho muito bom da minha parte.

    Por fim, só escrevendo em inglês podemos realmente esperar atingir pessoas de outros paises e isso para mim é muito importante e dá-me grande satisfação ... imaginem o meu blog visto no Japão ...

    Helena publicou um post sobre..Como entrou um Pastor Australiano na minha vida

    04/06/2008

    Responder
  • Wallace

    Belo artigo, Paulo.
    Acho que 50% são poucos, vejo na blogsfera muitos blogs desistentes.
    Eu também tive um blog em 2006 e com três meses de vida eu desistir, devido ao tempo e outros motivos.

    Abraços

    Wallace publicou um post sobre..Publicidade da Nike - Tipografia

    04/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Roberta Mix
    Obrigado pelo comentário. O sonho comanda a vida colega.

    @ Marcos Rezende
    Obrigado pelo comentário colega. De facto é importante ser persistente. Desistir é geralmente o caminho mais fácil a tomar. Há que saber contrariar as dificuldades e procurar investir mais tempo e paciência, na procura de um sonho, ou da realização profissional.

    @ Fernando
    Obrigado pelo comentário colega. Agora sim, penso que o seu blog ganhou uma nova imagem e uma nova auto-estima. O tema ficou muito bom e a configuração geral também.
    Agora é produzir conteúdos de qualidade e rentabilizar o blog ao máximo.
    Obrigado pelas palavras de apreço também.

    @ Silvia
    Obrigado pelo comentário e pela dica. Na verdade já tenho um artigo mais ou menos na calha para sair, que vai abordar alguns desses problemas. Fique atenta colega.

    @ Helena
    Obrigado pelo comentário. Escrever em Inglês é estar em contacto com praticamente todo o mundo. Tanto os Japoneses como os Chinês compreendem e falam Inglês, mas só com marketing é que provavelmente conseguirá lá chegar.
    Foque-se principalmente no conteúdos e nas palavras-chave que escolhe para os seus artigos, e faça o que faz, por gosto. O resto são extras :D

    @ Wallace
    Obrigado pelo comentário colega. 50% eu considero um número bastante elevado, tendo em conta que 3 meses é 1/4 de um ano.
    O mais chato no meio disto tudo, é que geralmente as pessoas não encerram os blogs, ou seja, desistem deles, mas deixam-nos a flutuar na internet como se fossem lixo electrónico...


    Até Já! :D

    04/06/2008

    Responder
  • Helena

    Tirei agora as estatisticas do meu blog em inglês:

    USA – 78
    Portugal – 65
    UK – 5
    Finlândia – 4
    Japão – 4
    França – 3
    Índia – 3
    Austrália – 3
    Alemanha – 3
    Polónia – 2
    Espanha – 2
    Canadá – 2
    Jamaica – 2
    Turquia – 1
    Arábia Saudita – 1
    Itália – 1
    Suécia - 1
    Nova Zelândia – 1
    Filipinas – 1
    Suiça – 1
    Irlanda – 1
    Noruega – 1
    Brasil - 1

    Ok, para muitos pode parecer pouco, mas para mim atingir paises (nem qe seja uma pessoa ) como Japão e Noruega é algo espantoso.

    Ainda não percebi bem é porque tenho 65 portugueses a vêr o meu blog em inglês, mas prontos.

    Helena publicou um post sobre..Como entrou um Pastor Australiano na minha vida

    05/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Helena. Obrigado pela partilha dos dados.
    Embora os valores ainda sejam baixos, revelam que é possível atingir outros países e culturas, e o mais importante está mesmo ai.
    É importante agora fazer uma divulgação eficiente em redes sociais em Inglês. Penso que a colega poderia explorar isso muito melhor, e rapidamente quadriplicar esses dados.

    Até Já.

    05/06/2008

    Responder
  • Paulo Frexinho

    Olá Paulo!
    Por acaso, tenho a impressão que não faltará muito para acabar com alguns blogues que não atingiram os resultados esperados a nível de visitas.
    Destaco, pela negativa, o No Smoking, dedicado a todos os que pretendem deixar de fumar. Apenas conseguiu ter um aumento significativo de visitas no início do ano com a nova Lei do Tabaco, mas baixou rapidamente para as decepcionantes 20 visitas diárias (média). Foi o meu terceiro blogue, ainda como Teorias, tem mais de um ano, mas não consegui grande coisa com ele, e depois, lá está, embora tenha sido um projecto honesto, não é um tema que consiga desenvolver convenientemente, não é a minha área!

    Um abraço,
    Paulo Freixinho

    Paulo Frexinho publicou um post sobre..Dia Mundial Sem Tabaco

    05/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Paulo. Obrigado pelo comentário.
    Se achares que o blog em questão não cumpre os requesitos aos quais te propuseste, então acaba com ele. Arrastar situações pouco rentáveis ou que te dão pouco prazer, não resolvem nada.
    A ideia de facto parece interessante, mas se não resultou, bola prá frente!

    Até Já! :D

    06/06/2008

    Responder
  • Pedro Rebelo

    Pois que não desistir do sonho me parece muito bem mas efectivamente acho que o essencial é (pelo menos no que toca a blogs) escrever o que queremos escrever por querer escrever... A não ser que a intenção seja mesmo só ganhar dinheiro. O problema é que muito boa gente começa um blog sem ter uma verdadeira razão para tal e depois pensa "bem, já agora vou ganhar uns cobres...". Rapidamente se desapontam e esquecem a escrita...

    09/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Pedro. Obrigado pelo comentário.
    De facto escrever pode dar um enorme gozo, especialmente se escrevermos sobre algo que dominamos e/ou se aproveitamos para relatar algo que aconteceu ou que vivemos.
    Escrever um blog por vontade própria e gosto naquilo que se faz, é meio caminho andado para se obter sucesso.

    Até Já.

    09/06/2008

    Responder
  • xanguinho

    Três passos importante, recetemente publiquei um pot sobre blog que abandonam suas tarefas.Se você quiser visitar estare i esperando é seráuma grande honra.

    13/07/2009

    Responder
  • Solange de Paula

    Olá Paulo, gostei desse post esclarecedor e incentivador. Parabéns por dividir seus conhecimentos. Abraços, Solange

    17/02/2010

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.