Conversion Hero

Sabe que tipo de conteudo escolher para o seu blog? Conheca as armadilhas a evitar!

Ultimamente tenho pensado bastante sobre qual o próximo passo que irei dar no sentido da rentabilização. O Fique-Rico está bem e de saúde, pelo que provavelmente seria interessante começar um outro blog paralelo. No entanto, e embora ainda não passe tudo de ideias, há graves erros que geralmente se cometem quando se inicia um blog, pelo que achei interessante e pertinente falar deles.
Já aqui falei de vários em diversos outros artigos, e hoje vou focar conteúdos e erros que não deverá ter no seu blog, sob o risco de não ter sucesso online.
Por vezes comete-se o erro de “copiar” ou de tentar ter sucesso numa área onde alguém já teve sucesso, esquecendo que o mais importante é que você entre numa área que goste e que domina relativamente bem. Por vezes o que parece seguro, não é.

armadilha
“Por vezes o que parece seguro, não é!” – Imagem por blmurch

Ao longo dos últimos anos, tenho passado algum do meu tempo a analisar muitos blogs, de várias áreas e nichos, e cheguei a algumas conclusões que hoje gostava de partilhar consigo.
Tenho aprendido também com a experiência pessoal, e pelos diversos projectos que já fui começando e fechando, de que existem na realidade algumas armadilhas que é importante evitar.

  • Não ensinar a ganhar dinheiro ou a fazer SEO…
    Na verdade parece paradoxal aquilo que vou tentando aqui fazer no blog, mas de facto ensinar a ganhar dinheiro na internet, seja de que forma for, é hoje em dia um mau negócio. Já existem vários blogs bem estabelecidos e credíveis que abordam a temática, que em pouco tempo será visto como mais um no mercado.
    A grande importância nesta área, é agora conseguir ser diferente de quem já cá anda. Ou se implementa uma estratégia de grande diferenciação, ou então terá de trazer na bagagem muita credibilidade construída, e um bom role de utilizadores fieis ao seu estilo.

    Não quero com isto dizer dizer que ensinar a ganhar dinheiro na internet, ou ensinar práticas de SEO não é uma boa política. Quero no entanto clarificar, que a cada dia que passa, a concorrência no nicho é maior, e o mercado aos poucos vai-se saturando e aglomerando nos blogs mais credíveis e sólidos.
    É muito mais importante procurar um nicho de mercado que lhe traga realização pessoal e o qual domine confortavelmente, do que entrar num nicho que teoricamente é muito frutifero, mas que na realidade não é.

  • Nichos de mercado indirectos.
    Ter sucesso na internet é relativamente simples, principalmente quando se entra num nicho de mercado que não está directamente relacionado com a internet, ou seja, um mercado virgem e pouco ou nada explorado.
    É este tipo de mercado que você deverá procurar para tentar ter o sucesso que tanto deseja. Faça estudos de mercado, equacione várias temáticas e procure algo que não esteja directamente relacionado com a internet. Por exemplo, quem escreve sobre programação, CMS’s, plugins e coisas afins, está em mercados completamente saturados e extremamente exigentes e concorrênciais. Ao invés disso, quem escreve sobre cremes de beleza ou sandálias de verão por exemplo, já não corre tanto esse risco, porque é um mercado indirecto, que não necessita da internet para ser produzido e vendido.

    Outra das grandes vantagens, é que se você conseguir desplotar num nicho de mercado virgem, você terá sempre a vantagem de ter sido o primeiro a chegar ao mercado, e de ter sido o explorador e o mentor da área, na internet. As pessoas terão tendência para lhe reconhecer esse mérito, e isso é meio caminho andado para o sucesso a médio e longo prazo.

  • Não construa a pensar no dinheiro que vai ganhar.
    Esta é daquelas regras em que tenho vindo a batalhar ultimamente e desde sempre. Embora ganhar dinheiro, ou ficar rico seja um objectivo de vida para muitos, não deve ser o único. Ganhar dinheiro não é um atributo ou uma profissão – é o resultado de um trabalho contínuo.
    Eu próprio gosto de ganhar dinheiro com o que faço, mas isso é o resultado da dedicação e dos objectivos a que me tenho proposto em tudo o que faço. Portanto, o principal quando se inicia um blog é: A qualidade do mercado e o potencial que ele tem, e criar algo que domine e que o realize profissional e pessoalmente.

  • Não entre nos mercados de massas.
    Construir um blog sobre informática ou sobre o iphone, é hoje suícidio. Aquilo que na realidade parece ser um mercado vasto e cheio de oportunidades, é um mercado muito restrito e concorrencial. Os mercados de massas são geralmente liderados por grandes grupos, e caso não sejam, o que não faltam são centenas ou milhares de blogs e websites a estudar e a aprofundar o tema.
    Esqueça aquilo que todos querem, e procure algo realmente diferente e que tenha um potencial de crescimento elevado. Este tipo de mercados de massas, actualmente, têm um potencial de crescimento muito baixo.

  • Procure mercados com rendibilidade.
    Se um dos seus objectivos é conseguir ganhar algum dinheiro com o seu blog ou website, então procure um mercado com alguma rendibilidade.
    Há pouco tempo, num debate que começou no blog do colega Custódio, o colega Rui do TolNetwork disse e bem, que o nicho de mercado sobre Ganhar Dinheiro Online, SEO, Adsense e etc., é um nicho com muito pouca rendibilidade em termos de publicidade contextual, seja ela Google Adsense ou outra.
    Na verdade é de facto um mercado pouco interessado em clicar na publicidade, uma vez que a grande maioria dos utilizadores não está interessado e/ou é “cego” relativamente ao Adsense. Eu próprio clico pouco no Adsense quando visito blogs, porque o que na realidade o que procuro são os conteúdos.

    É importante então procurar nichos de mercado onde o valor por clique seja mais elevado, e o CTR também.
    Existem nichos de mercado com CTR’s de 50% ou mais, e é por ai que deve direccionar o seu blog. Se pretende ganhar dinheiro com o seu blog, escreva sobre sistemas electricos, sobre hoteis no Dubai, ou sobre qualquer outro nicho restrito, que não seja amplamente explorado por pessoas com conhecimento de causa relativamente à publicidade contextualizada. O que vejo mais regularmente, é que as pessoas que trabalham com o Adsense, geralmente, tornam-se imunes ao próprio Adsense, sempre que realizam pesquisas na internet.

  • A noção das limitações.
    Uma das maiores armadilhas dos negócios online e da internet, é apresentarem-se como fáceis e exequíveis a vários níveis. Tudo é aprendível e tudo é fácil de criar e fazer.
    Na realidade as coisas estão bem longe de serem assim. Eu próprio considero-me um mediano em muitas das coisas que faço no dia-a-dia. Todo o conhecimento que tenho foi 95% adquirido de forma auto-didacta, mas também através da experiência de outros utilizadores, de testes e de muita força de vontade.
    É importante no entanto, ter conhecimento das limitações. Há algum tempo iniciei-me num blog em Inglês, dentro de um nicho que eu na realidade não domino. Passado pouco tempo tomei consciência de dois erros: Blogs em Inglês necessitam de muita dedicação e cultura gramatical, e o nicho onde eu estava, nada tinha a ver comigo ou com o meu conhecimento.

    Muitas vezes um empreendedor online, coloca na cabeça que tem de ser ele a fazer tudo. Mesmo não percebendo de programação, ele programa. Não percebendo de design, ele dá uns toques e retoques. E por ai adiante.
    Na verdade o que acontece é que se perde muito valor e tempo pelo caminho. Se você é bom a programar, então programe, que alguém há-de ter qualidades para desenhar.
    Se você é bom a escrever artigos de opinião, então foque-se nisso, e contrate alguém para programar e desenhar.
    Conhecer as suas limitações, leva-o a recuperar tempo, e ao mesmo tempo a recuperar investimento.

Se neste momento se sentir um pouco perdido quanto ao passo seguinte que deve dar, não se culpe, muito menos tenha pena de si próprio.
A única coisa que deverá fazer, é centrar-se naquilo que realmente sabe fazer, e naquilo que realmente lhe dá gozo fazer. Tudo o resto são pormenores e detalhes.
Conheço blogs em nichos de mercado que não lembram nem ao menino Jesus, e que são verdadeiros casos de sucesso.
Quando se inicia um novo blog, seja ele o primeiro, o segundo ou o terceiro, é importante não cometer o erro de se achar o maior e o melhor naquilo que faz. Isso vai trazer-lhe directamente dois problemas: 1- Você na realidade está errado, 2- Você está a conviver com o seu ego, ao invés de com a sua audiência.

Resumo:

É importante reflectir um pouco sobre o que escrevi, e tentar então perceber o que é realmente importante e o que é, a meu ver, fútil.
O dinheiro quanto a mim não deverá estar nos principais objectivos, a não ser que seja um blog para escrever reviews ou ter uma loja BANS, portanto, o que é o mais importante a ter em conta?

Vou deixar a resposta para si. Quem responder com clareza e qualidade, terá direito a um link no post com referência ao que considera mais importante quando se inicia um blog. Depois podemos inclusivamente debater as questões de forma aberta e objectiva. Venham dai opiniões!

Nuno disse…
a meu ver, quando se inicia um blog a monetização deve ser sempre um aspecto secundário – aliás, sou até a favor da corrente de que só se devem colocar anúncios passados 1-2 meses do estabelecimento do blog. Neste contexto, a meu ver, o principal factor quando se começa um blog é o ‘Conteúdo’ – Fazer dos posts iniciais pilares que sirvam de suporte do fio condutor que o Blog seguirá.

Vieira disse…
Todo projeto deve ter seus critérios pré-estabelecidos. Qual meta a ser atingida e
que ferramenta ( conhecimento ) utilizar para tornar isso possível.

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.