Conversion Hero

Sabe que tipo de conteudo escolher para o seu blog? Conheca as armadilhas a evitar!

Ultimamente tenho pensado bastante sobre qual o próximo passo que irei dar no sentido da rentabilização. O Fique-Rico está bem e de saúde, pelo que provavelmente seria interessante começar um outro blog paralelo. No entanto, e embora ainda não passe tudo de ideias, há graves erros que geralmente se cometem quando se inicia um blog, pelo que achei interessante e pertinente falar deles.
Já aqui falei de vários em diversos outros artigos, e hoje vou focar conteúdos e erros que não deverá ter no seu blog, sob o risco de não ter sucesso online.
Por vezes comete-se o erro de “copiar” ou de tentar ter sucesso numa área onde alguém já teve sucesso, esquecendo que o mais importante é que você entre numa área que goste e que domina relativamente bem. Por vezes o que parece seguro, não é.

armadilha
“Por vezes o que parece seguro, não é!” – Imagem por blmurch

Ao longo dos últimos anos, tenho passado algum do meu tempo a analisar muitos blogs, de várias áreas e nichos, e cheguei a algumas conclusões que hoje gostava de partilhar consigo.
Tenho aprendido também com a experiência pessoal, e pelos diversos projectos que já fui começando e fechando, de que existem na realidade algumas armadilhas que é importante evitar.

  • Não ensinar a ganhar dinheiro ou a fazer SEO…
    Na verdade parece paradoxal aquilo que vou tentando aqui fazer no blog, mas de facto ensinar a ganhar dinheiro na internet, seja de que forma for, é hoje em dia um mau negócio. Já existem vários blogs bem estabelecidos e credíveis que abordam a temática, que em pouco tempo será visto como mais um no mercado.
    A grande importância nesta área, é agora conseguir ser diferente de quem já cá anda. Ou se implementa uma estratégia de grande diferenciação, ou então terá de trazer na bagagem muita credibilidade construída, e um bom role de utilizadores fieis ao seu estilo.

    Não quero com isto dizer dizer que ensinar a ganhar dinheiro na internet, ou ensinar práticas de SEO não é uma boa política. Quero no entanto clarificar, que a cada dia que passa, a concorrência no nicho é maior, e o mercado aos poucos vai-se saturando e aglomerando nos blogs mais credíveis e sólidos.
    É muito mais importante procurar um nicho de mercado que lhe traga realização pessoal e o qual domine confortavelmente, do que entrar num nicho que teoricamente é muito frutifero, mas que na realidade não é.

  • Nichos de mercado indirectos.
    Ter sucesso na internet é relativamente simples, principalmente quando se entra num nicho de mercado que não está directamente relacionado com a internet, ou seja, um mercado virgem e pouco ou nada explorado.
    É este tipo de mercado que você deverá procurar para tentar ter o sucesso que tanto deseja. Faça estudos de mercado, equacione várias temáticas e procure algo que não esteja directamente relacionado com a internet. Por exemplo, quem escreve sobre programação, CMS’s, plugins e coisas afins, está em mercados completamente saturados e extremamente exigentes e concorrênciais. Ao invés disso, quem escreve sobre cremes de beleza ou sandálias de verão por exemplo, já não corre tanto esse risco, porque é um mercado indirecto, que não necessita da internet para ser produzido e vendido.

    Outra das grandes vantagens, é que se você conseguir desplotar num nicho de mercado virgem, você terá sempre a vantagem de ter sido o primeiro a chegar ao mercado, e de ter sido o explorador e o mentor da área, na internet. As pessoas terão tendência para lhe reconhecer esse mérito, e isso é meio caminho andado para o sucesso a médio e longo prazo.

  • Não construa a pensar no dinheiro que vai ganhar.
    Esta é daquelas regras em que tenho vindo a batalhar ultimamente e desde sempre. Embora ganhar dinheiro, ou ficar rico seja um objectivo de vida para muitos, não deve ser o único. Ganhar dinheiro não é um atributo ou uma profissão – é o resultado de um trabalho contínuo.
    Eu próprio gosto de ganhar dinheiro com o que faço, mas isso é o resultado da dedicação e dos objectivos a que me tenho proposto em tudo o que faço. Portanto, o principal quando se inicia um blog é: A qualidade do mercado e o potencial que ele tem, e criar algo que domine e que o realize profissional e pessoalmente.

  • Não entre nos mercados de massas.
    Construir um blog sobre informática ou sobre o iphone, é hoje suícidio. Aquilo que na realidade parece ser um mercado vasto e cheio de oportunidades, é um mercado muito restrito e concorrencial. Os mercados de massas são geralmente liderados por grandes grupos, e caso não sejam, o que não faltam são centenas ou milhares de blogs e websites a estudar e a aprofundar o tema.
    Esqueça aquilo que todos querem, e procure algo realmente diferente e que tenha um potencial de crescimento elevado. Este tipo de mercados de massas, actualmente, têm um potencial de crescimento muito baixo.

  • Procure mercados com rendibilidade.
    Se um dos seus objectivos é conseguir ganhar algum dinheiro com o seu blog ou website, então procure um mercado com alguma rendibilidade.
    Há pouco tempo, num debate que começou no blog do colega Custódio, o colega Rui do TolNetwork disse e bem, que o nicho de mercado sobre Ganhar Dinheiro Online, SEO, Adsense e etc., é um nicho com muito pouca rendibilidade em termos de publicidade contextual, seja ela Google Adsense ou outra.
    Na verdade é de facto um mercado pouco interessado em clicar na publicidade, uma vez que a grande maioria dos utilizadores não está interessado e/ou é “cego” relativamente ao Adsense. Eu próprio clico pouco no Adsense quando visito blogs, porque o que na realidade o que procuro são os conteúdos.

    É importante então procurar nichos de mercado onde o valor por clique seja mais elevado, e o CTR também.
    Existem nichos de mercado com CTR’s de 50% ou mais, e é por ai que deve direccionar o seu blog. Se pretende ganhar dinheiro com o seu blog, escreva sobre sistemas electricos, sobre hoteis no Dubai, ou sobre qualquer outro nicho restrito, que não seja amplamente explorado por pessoas com conhecimento de causa relativamente à publicidade contextualizada. O que vejo mais regularmente, é que as pessoas que trabalham com o Adsense, geralmente, tornam-se imunes ao próprio Adsense, sempre que realizam pesquisas na internet.

  • A noção das limitações.
    Uma das maiores armadilhas dos negócios online e da internet, é apresentarem-se como fáceis e exequíveis a vários níveis. Tudo é aprendível e tudo é fácil de criar e fazer.
    Na realidade as coisas estão bem longe de serem assim. Eu próprio considero-me um mediano em muitas das coisas que faço no dia-a-dia. Todo o conhecimento que tenho foi 95% adquirido de forma auto-didacta, mas também através da experiência de outros utilizadores, de testes e de muita força de vontade.
    É importante no entanto, ter conhecimento das limitações. Há algum tempo iniciei-me num blog em Inglês, dentro de um nicho que eu na realidade não domino. Passado pouco tempo tomei consciência de dois erros: Blogs em Inglês necessitam de muita dedicação e cultura gramatical, e o nicho onde eu estava, nada tinha a ver comigo ou com o meu conhecimento.

    Muitas vezes um empreendedor online, coloca na cabeça que tem de ser ele a fazer tudo. Mesmo não percebendo de programação, ele programa. Não percebendo de design, ele dá uns toques e retoques. E por ai adiante.
    Na verdade o que acontece é que se perde muito valor e tempo pelo caminho. Se você é bom a programar, então programe, que alguém há-de ter qualidades para desenhar.
    Se você é bom a escrever artigos de opinião, então foque-se nisso, e contrate alguém para programar e desenhar.
    Conhecer as suas limitações, leva-o a recuperar tempo, e ao mesmo tempo a recuperar investimento.

Se neste momento se sentir um pouco perdido quanto ao passo seguinte que deve dar, não se culpe, muito menos tenha pena de si próprio.
A única coisa que deverá fazer, é centrar-se naquilo que realmente sabe fazer, e naquilo que realmente lhe dá gozo fazer. Tudo o resto são pormenores e detalhes.
Conheço blogs em nichos de mercado que não lembram nem ao menino Jesus, e que são verdadeiros casos de sucesso.
Quando se inicia um novo blog, seja ele o primeiro, o segundo ou o terceiro, é importante não cometer o erro de se achar o maior e o melhor naquilo que faz. Isso vai trazer-lhe directamente dois problemas: 1- Você na realidade está errado, 2- Você está a conviver com o seu ego, ao invés de com a sua audiência.

Resumo:

É importante reflectir um pouco sobre o que escrevi, e tentar então perceber o que é realmente importante e o que é, a meu ver, fútil.
O dinheiro quanto a mim não deverá estar nos principais objectivos, a não ser que seja um blog para escrever reviews ou ter uma loja BANS, portanto, o que é o mais importante a ter em conta?

Vou deixar a resposta para si. Quem responder com clareza e qualidade, terá direito a um link no post com referência ao que considera mais importante quando se inicia um blog. Depois podemos inclusivamente debater as questões de forma aberta e objectiva. Venham dai opiniões!

Nuno disse…
a meu ver, quando se inicia um blog a monetização deve ser sempre um aspecto secundário – aliás, sou até a favor da corrente de que só se devem colocar anúncios passados 1-2 meses do estabelecimento do blog. Neste contexto, a meu ver, o principal factor quando se começa um blog é o ‘Conteúdo’ – Fazer dos posts iniciais pilares que sirvam de suporte do fio condutor que o Blog seguirá.

Vieira disse…
Todo projeto deve ter seus critérios pré-estabelecidos. Qual meta a ser atingida e
que ferramenta ( conhecimento ) utilizar para tornar isso possível.

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (29)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Diogo Pinto

    Excelente post mais uma vez Paulo. Já li e já me deu umas ideias para um novo projecto... Obrigado! :D

    Um abraço ;)

    Diogo Pinto publicou um post sobre..Rémi Gaillard 5 - O ginasta olímpico

    05/06/2008

    Responder
  • Rúben M.

    Por essas razoes nao tenho nicho :P, o meu blog é 100% livre, mas claro que isso irá diminuir os leitores ganhos, mas poderá interessar outros, que poderam gostar de diversidade.

    O fique-rico conseguiu safar se neste nicho, porque felizmente é diferente, mais pessoal, boas explicações, sempre boas fotos :P, e felizmente há comentários tantos da tua parte, como destes leitores todos, a maioria excelente comentadores.

    Abraço

    Rúben M. publicou um post sobre..The web starts here

    05/06/2008

    Responder
  • Rui Augusto

    hoje em dia não considero que ter um blog suficiente. Como a audiencia deste blog se centra em ganhar dinheiro e rentabilizar cada um dos projectos...acho que te contradizes com a conclusão final e o nome do blog...

    fique rico... ok pode-se ficar rico sem ganhar dinheiro, por ex ganhando reconhecimento, credibilidade e amigos...

    Actualmente mantenho o tolnetwork, sem qualquer objectivo de rentabilização...porque? pelas razões que disseste...eu que sou utilizador avançado de internet e sei o que é publicidade e a informação que procuro...não encontro nada de relevante aqui nos teus anúncios Adsense...por isso eventualmente nunca terás um click meu aqui... Da mesmo forma outros utilizadore frequentes.

    Há muitos assuntos que estão pouco divulgados...gastem 8 horas por mês nesses assuntos, com o que aprenderam já e vão ver que mais facilmente vão ganhar dinheiro com outro tipo de nichos...

    Dos teus headlines reforço:

    Procure mercados com rendibilidade
    Não entre nos mercados de massas

    questiono e digo o contrario desta:

    Não construa a pensar no dinheiro que vai ganhar

    Obviamente poderão ter como eu projectos em que o dinheiro não é importante e que possam obter outros beneficios e gosto por partilhar informação...porque terão sempre outros projectos que vos cobrem os custos.

    Rui Augusto publicou um post sobre..BANS a escolha do nicho - parte II

    05/06/2008

    Responder
  • Nuno

    Mais um post brilhante! Parabéns!

    Quanto à tua pergunta... a meu ver, quando se inicia um blog a monetização deve ser sempre um aspecto secundário - aliás, sou até a favor da corrente de que só se devem colocar anúncios passados 1-2 meses do estabelecimento do blog. Neste contexto, a meu ver, o principal factor quando se começa um blog é o 'Conteúdo' - Fazer dos posts iniciais pilares que sirvam de suporte do fio condutor que o Blog seguirá. Paralelamente ao Conteúdo há também que apostar na 'Publicidade' - neste aspecto as redes sociais como o dihitt, linkto e o Via6 são simplesmente brilhantes!
    São assim estes dois factores que eu acho importantíssimos no começo de um Blog - Um Bom Conteúdo, dentro do nicho em que se integra, e uma forma de Publicita-lo a um público alvo.

    Cumprimentos

    Nuno publicou um post sobre..Conto Popular - “A Maravilha do RSS” - Leitor Google Reader

    05/06/2008

    Responder
  • Cid R Andrade

    Paulo,
    Este artigo veio em um excelente momento, pois estou começando o projeto de um novo blog. Já até comprei o domínio.
    Creio ser se fundamental importância a empatia do editor com o foco de seu site, pois escrever e conviver com uma área do conhecimento da qual você não goste, mesmo ganhando muito dinheiro, não é agradável.
    Mas tenho uma dúvida que talvez você possa esclarecer em algum artigo: como avaliar quais nichos tem bom CTR e CPM?

    05/06/2008

    Responder
  • jack remela

    Gostei do artigo e tambémme veio a cabeça a mesma dúvida do sabichão ai em cima. Como avaliar quais nichos tem bom CTR e CPM?

    jack remela publicou um post sobre..Traveco do caso Ronaldo em mais um barraco

    05/06/2008

    Responder
  • Ricardo Ramos

    Caro Paulo,

    aproveitei este post para fazer o meu primeiro comentário a sério por aqui, apesar de leitor desde os primeiros posts.

    O meu blog é um exemplo de um mercado não tech, mais físico e afastado dos computadores não pode haver, eu escrevo sobre vinhos. O blog começou como piada para juntar um grupo de amigos que tem como hobbie explorar o mundo do vinho.

    Durante os 2 primeiros anos do blog não houve qualquer tipo de publicidade, por altura do segundo aniversário resolvemos fazer uma revolução no template e passar a incluir publicidade para financiar um projecto que iniciámos na mesma altura (não interessa agora descreve-lo, podem ver no blog).

    Resultado, pouco ou nada mudou, ou seja o income é quase o mesmo, o número de visitas não mexe muito e a adesão dos leitores é a mesma, porque os leitores são basicamente o mesmo.

    Já me perguntei várias vezes se o problema é mesmo nosso. Eu sei de alguns dos problemas do blog em termos de optimização, não tem domínio próprio, o SEO ainda vai no início, e a publicidade ainda está a ser estudada. Mas a resposta é quase sempre não, o problema está no nicho, ou seja, com tudo isto nós continuamos a ser um dos 3 maiores sites de vinhos em Portugal (que não produtores e distribuidores), somos claramente dos blogs com mais visitantes no nicho.O problema coloca-se também com os restantes bloggers do nicho, com quem falamos frequentemente.

    Tenho acompanhada com alguma frequência alguns blogs internacionais e o que é certo é que a realidade é completamente diferente, havendo alguns muito rentáveis.

    Qual poderá ser a solução aqui? Alguém tem ideias? Sugestões?

    Ricardo Ramos publicou um post sobre..VinhoaCopo Convida / 29mai – Notas de Prova

    05/06/2008

    Responder
  • Vieira

    Boa tarde Paulo ! Todo projeto deve ter seus critérios pré-estabelecidos. Qual meta a ser atingida e
    que ferramenta ( conhecimento ) utilizar para tornar isso possível. Ao longo do caminho podem
    surgir obstáculos, mas para quem já traçou objetivos, está focado onde realmente quer chegar e
    sabe que tudo é conquistado em etapas e com muita dedicação. Dificilmente ira desistir.
    A cada sucesso, mais motivação.Isso tudo aliado ao prazer de executar o projeto escolhido as
    conquistas diárias tornam-se imensuráveis. Parabéns e sucesso!

    Vieira publicou um post sobre..Como aumentar o tráfego no site ou blog.

    05/06/2008

    Responder
  • Glauber Bandeira

    Passei um tempinho sem net, e voltei, agore que eu vim ver que está de cara nova. Parabéns pelo trabalho.

    Glauber Bandeira publicou um post sobre..Sessão Pergunta : O que você acha da iniciativa da Naná Hayne em criar bijuteria como lixo tecnologico?

    05/06/2008

    Responder
  • Lord Franke

    Muito boa as dicas. ;D
    Abraços.

    Lord Franke publicou um post sobre..Acordo entre Microsoft-Yahoo pode ser concluído.

    05/06/2008

    Responder
  • jonatas

    Eu estou trabalhando na reformulação do meu blog e seu texto veio muito a calhar! Obrigado pela dica!

    jonatas publicou um post sobre..As Isabellas e os Nardonis

    05/06/2008

    Responder
  • Dav7

    1 pouco off-topic:

    depois de ter criado alguns blogs no blogger, decidi experimentar o wordpress mas...


    não consigo alterar a template nem outras definições

    será que só quem paga é que o pode fazer???!!!

    Dav7 publicou um post sobre..Glossário sobre Ganhar Dinheiro na Net

    05/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Diogo Pinto
    Obrigado pelo comentário. Criar novos projectos é sempre interessante. Depois deixe um comentário com a ideia que criou.

    @ Ruben M.
    Obrigado pelo comentário. Quanto mais generalista um blog for, menos especifico é, ou seja, as temáticas abordadas serão sempre abordadas pela rama, se é que me entende, e depois o público alvo será também mais disperso.
    Bem trabalhado, um blog generalista pode atrair milhares de visitantes todos os dias. É preciso é ser persistente e lutador.

    @ Rui Augusto
    Obrigado pelo comentário amigo. Fique-Rico é um nome subjectivo e que neste caso pode não representar directamente aquilo que parece. O objectivo é funcionar mais como uma marca ou um elemento atractivo.

    Quanto ao resto penso que concordo. Há projectos que não devem ser criados com o intuito do dinheiro, caso contrário irão sofrer de falta de motivação e qualidade de conteúdos. É extremamente importante fazer e escrever por gosto.
    Para ganhar dinheiro há os dominios parqueados, as BANS, os afiliados e tudo mais. Nesses não é preciso gostar ou não gostar. É preciso é que rendam dinheiro :D

    @ Nuno
    Obrigado pelo comentário. Vou aproveitar parte dele para colocar no post.
    Concordo com a parte da rentabilização à posteriori. Eu próprio já disse que por exemplo o John Chow esteve 1 ano sem publicidade no blog, e só depois é que começou a monetizá-lo, portanto, é mais importante cativar o leitor para o conteúdo, do que propriamente para a publicidade.
    A publicidade é um meio para atingir um fim. Neste caso a rentabilização.

    @ Cid Andrade
    Obrigado pelo comentário colega. Uma das melhores formas de analisar nichos de mercado já existentes, é analisando propostas concorrentes. Estudar o comportamento dos mercados, dos leitores, e se necessário contactar o blogger ou webmaster no sentido de saber qual a rendibilidade do nicho.
    Pode também aproveitar o Adwords, criar uma pequena campanha com 50EUR e testar diferentes nichos de mercado, ver quais pagam melhor, e fazer um estudo.
    Geralmente os mercados que pagam bem, são aqueles que estão menos explorados ou que a sua audiência é menor.

    @ jack remela
    Obrigado pelo comentário. Leia a resposta em cima por favor.

    @ Ricardo Ramos
    Obrigado pelo comentário. Já conhecia o seu blog e de facto é um nicho com qualidades emergentes.
    É importante saber algumas coisas sobre a tentativa de rentabilização que o Ricardo tem feito. Que programas tem utilizado para tentar rentabilizar o blog? Que niveis de rentabilização tem conseguido?
    Que tipo de utilizadores visitam o blog?

    @ Vieira
    Obrigado pelo comentário colega. Vou aproveitar parte do seu comentário e citá-lo no artigo.

    @ Glauber Bandeira
    Obrigado pelo comentário colega. Faz algum tempo que lavámos a cara. Ficou engraçado a meu ver :D

    @ Dav7
    Obrigado pelo comentário colega.
    Se está a utilizar um subdomínio dentro do Wordpress.com então pode esquecer, porque só pagando é que conseguirá manusear o sistema com qualidade.
    Sugiro a compra de um dominio e de um alojamento, para instalar o seu blog Wordpress. A partir dai é possível fazer tudo, de forma gratuita.


    Até Já! :D

    05/06/2008

    Responder
  • Rui Augusto

    Ricardo Ramos, em 5 min podes por o blog a render mais....simplesmente, e desculpa a expressão, a integração do Adsense na template está uma merd*....

    Está fixe a integração da loja Amazon...

    Rui Augusto publicou um post sobre..BANS a escolha do nicho - parte II

    05/06/2008

    Responder
  • Paulo Frexinho

    Olá Paulo!

    Quando criei o meu primeiro blogue, como Teorias, nem sequer sabia o que era o Adsense.
    À medida que ia conhecendo melhor este meio fui criando mais blogues.
    Acho fascinante poder partilhar com o mundo os meus gostos e as minhas ideias.
    Vou conseguindo ser mais ou menos original nos conteúdos que partilho e já há muito que vi que é a única forma de conseguir algo mais positivo.
    Desde que comecei a criar blogues em nome próprio as responsabilidades obviamente aumentaram mas aumentou também o prazer de escrever para os outros.
    Obviamente que os blogues que merecem uma dedicação especial são aqueles que utilizo para divulgar as minhas actividades de autor de Palavras Cruzadas e Pintor.

    Não seria sincero se dissesse que não me preocupo com a parte monetária, mas em primeiro lugar está mesmo o gosto em editar conteúdos que podem ser vistos por milhares de pessoas!

    Um abraço,
    Paulo Freixinho

    Paulo Frexinho publicou um post sobre..Dia Mundial do Ambiente

    05/06/2008

    Responder
  • Ricardo Ramos

    @Paulo Faustino
    Já tentei algumas redes de publicidade: bidvertiser, netaffiliation e agora adsense. Em cada um dos testes coloquei sempre os 2 blocos da mesma rede.
    Os rendimentos até agora foram:
    Bidvertiser, 1 semana, 0,5€;
    Netaffiliation, 1 semana, 0€;
    Adsense, 3 meses, 40€;
    Amazon (através da loja), 3,5 meses, 2€.

    @Rui Augusto
    Eu também já cheguei a essa conclusão, e estou a pensar em mudar o aspecto dos blocos, no superior estou a pensar em colocar sob a forma de links e o lateral estou a pensar colocar com o mesmo fundo da caixa onde está inserido.

    @Paulo Faustino e Rui Augusto
    Se me puderem dar alguns conselhos agradeço imenso, o meu email é itsricardo (arroba) gmail (ponto) com

    Ricardo Ramos publicou um post sobre..Provas Vinho 2008/1T - Descrições RC

    06/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Paulo Freixinho
    Obrigado pelo comentário amigo. O auto-didatismo é fantástico não é?
    Ao ler e ao investigar aprende-se coisas realmente fantásticas. Na verdade sempre que pesquisamos e lemos, estamos a aprender.
    A tua originalidade irá trazer-te os frutos que tanto desejas, mais tarde ou mais cedo.
    Estás num nicho de mercado muito especifico. Como já havia dito no passado, umas palavras cruzadas interactivas, programadas por alguém, era capaz de ser bem interessante!

    @ Ricardo Ramos
    Obrigado pelo comentário colega. De facto o Adsense está bastante mal integrado no tema do blog. Há muita melhoria que pode ser feita ai nesse blog.
    Se necessitar de ajuda, contacte-me pelo formulário de contacto.


    Até Já! :D

    06/06/2008

    Responder
  • Vieira

    Boa tarde Paulo ! Grato pela referência e link !!!!

    Vieira publicou um post sobre..Como aumentar o tráfego no site ou blog.

    06/06/2008

    Responder
  • Marcos Elias

    Interessante o artigo. Não tenho site de ganhar dinheiro ou SEO, mas tenho de informática :P

    Comecei em 2005, ainda tinham poucos (que realmente eram atualizados e traziam bons conteúdos, feitos por bloggers e não por grandes grupos). Fico surpreendido com a quantidade de blogs de informática hoje em dia. Sei que o meu está aí e não pretendo parar nunca. Minha idéia é mantê-lo mesmo que eu não ganhe nada. Comecei sem ganhar nada, conquistei leitores sem ganhar nada, e só depois "aprendi" a ganhar dinheiro com ele. Então se um dia eu deixar de ganhar, posso até ficar desanimado, mas abandonar o site, nunca!

    Claro que não ganhando nada eu fico restrito quanto a tempo e recursos para investir no site, logo ganhar algo com propagandas é muito melhor :D

    Os poucos sites e blogs que montei para ganhar dinheiro, seja sozinho ou com amigos, definitivamente não foram pra frente. Não foi tempo perdido: serviu para aprender.

    Pretendo agora manter minha rede de blogs e minisites crescente, e monetizar todos (ainda há alguns sem monetização, por incrível que pareça).

    Marcos Elias publicou um post sobre..Goosh: Interface de linha de comando para o Google

    06/06/2008

    Responder
  • Fernando (Mestre Zen)

    Eu criei um método para minha vida pessoal que se tornou sucesso, apliquei com amigos e família e tem sido extraordinário e eu acredito que deva aplicar com meu(s) blog(s) (estou trabalhando na formação de um outro projeto, lentamente). Basicamente consiste em ter um objetivo muito nítido e fazer da jornada até esse objetivo algo divertido.

    Primeiramente porque de acordo com a neurolinguísitca o cérebro só registra subconscientemente informações simples e objetivas. Por isso o motivo das marcas de maiores sucesso serem simples e objetivas. Então seus objetivos tem que ser simples e bem descritos. Segundo porque aprendi com uma pessoa de muito sucesso que "se não for divertido não vale a pena". Portanto juntando essas duas premissas em qualquer novo empreendimento, até hoje tem sido sinônimo de sucesso para mim... talvez não imediato, mas de sucesso inevitavelmente.

    Espero que minha empreitada no mundo dos blogs também seja um sucesso, enquanto isso estou me divertindo para valer a pena =]

    06/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Marcos Elias
    Obrigado pelo comentário colega. É compreensível que alguns projectos seus não estejam a ser monetizados. Na verdade não há tempo pra tudo e é sempre preciso definir prioridades.
    O importante é você sentir-se bem com o que faz, e se conseguir rentabilizar os espaços, tanto melhor.
    Até porque como disse e bem, quanto maior a rentabilização, maior será o fundo maneio para puder contra investir.

    @ Fernando
    Obrigado pelo comentário colega. Duas grandes regras não haja dúvida. Simplicidade e Gosto Pessoal. Na verdade as duas devem sempre trabalhar lado-a-lado.
    Porque é que se vê tanto website Norte Americano, sem design, esteticamente muito pobre, mas cheio de pessoas e comentários? Porque na realidade é simples, e as pessoas adoram o que é simples.
    Excesso de design e ferramentas por vezes afasta o público. Já diziam os Americanos: "Keep it Simple".
    Eu geralmente a filosofia que utilizo é: "Faça para "burros", para que qualquer pessoa possa compreender".


    Até Já :D

    07/06/2008

    Responder
  • greven

    Muito bom artigo Sr. Paulo. Descubri o seu site há pouco tempo e estou a gostar bastante. Sou administrador e co-fundador de um forum de Artes Digitais português, possivelmente o maior em Portugal, o CGartdomain. Nunca me interessei muito por SEO, mas recentemente criei um Blog/Website. http://www.paintbits.com

    Criei um blog mais como blog pessoal, acaba por ser generalista mas como reflecte os meus gostos é mais virado para customização de Desktop e Arte Digital. Tenho tido algum sucesso relativo com alguns posts, só comecei a postar mais regularmente desde Maio e tenho tido agora cerca de 5 - 7 Mil visitas constantes por dia, atngindo um pouco mais quando crio posts com conteúdo interessante para "as massas".

    Bem... basicamente só quis dizzer que não criei o blog a pensar em lucros, mas sim em escrever sobre o que gosto, ter um espaço na internet mesmo meu, onde possa mostrar o que faço de momento, o que já fiz e o que pretendo fazer, partilhando os meus gostos e tentando captar os gostos dos outros. Acabei por por alguma publicidade ligeira com o Adsense, qualquer lucro que possa tirar será agradável mas não é isso que me motiva. Adoro a Internet, adoro comunicação (não fosse eu aluno de telecomunicações... :p) e por isso continuarei sempre a escrever... por gosto. Escrevo em inglês como forma de melhorar exactamente a minha fluência nessa lingua. Sei que apresento limitações na escrita dessa forma, mas ao mesmo tempo serve como exercicio para melhorar.

    Bem, outra vez, obrigado pelos excelentes artigos inspiradores. Por certo ajudarão muitas pessoas. :)

    Estou a pensar implementar um sistema de troca de links entre blogs que sejam interessantes, mas tenho de pensar nisso, não sei se isso é bem visto ou não, se resulta ou traz algum beneficio.

    Nuno Alexandre.

    greven publicou um post sobre..Another 38 Amazing Wallpapers

    13/06/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Greven. Obrigado pelo comentário.
    Há algum tempo que sigo o seu trabalho também. Evite de me chamar Senhor, porque o Senhor está no céu :D Além de que ainda sou um rapaz jovem :D

    5 a 7k por dia é muita visita já. Penso que apenas o número de subscritores RSS é que não tem acompanhado esse crescimento.
    Em termos visuais está espantoso, como tudo o que vem sendo feito no CGartDomain.

    Troca de links pode não apresentar grandes resultados neste momento. É sempre mais vantajoso receber um link de alguém unicamente. No entanto, com boas páginas de áreas idênticas, pode ser também vantajoso em termos de SEO.
    Se trocar links com websites fora da sua área, ai já não deverá haver lugar às vantagens.

    Até Já.

    15/06/2008

    Responder
  • Oto

    Legal! Bom post! Abraço!

    18/06/2008

    Responder
  • Braw

    Como disse no post alguns nichos já estão saturados e muitos visitantes não irão clicar nos anuncios do adsense por exemplo, para complementar o conteudo que ele leu, porque pode faze-lo pesquizando diretamente no google e encontrar um numero muito grande de outros blogs falando sobre o mesmo assunto.

    Outros visitantes ao encontrar posts sem conteudo algum e varios anuncios do adsense são mais atraidos a clicar e encontrar de fato uma pagina que tenha o conteudo que ele não encontrou ali. O negocio e fazer um site sem conteudo ter um bom page rank

    E uma verdade. Sites que tenham conteudo restrito podem ter visitantes que cliquem nos anuncios mais vezes, pois, o assunto é bem menos explorado e ao ver os anuncios do adsense de sites onde eles podem encontrar mais detalhes a respeito, eles irão clicar.

    01/11/2008

    Responder
  • Sandra - Info-Macross

    Pois é...
    Estou pensando em começar um novo blog, mas sinto-me perdida, a ponto de nao saber sobre qual assunto escolher...
    Seu artigo deve abrir-me um pouco a mente para pensar bem sobre o assunto...
    Um abraço

    17/02/2009

    Responder
  • Internetador

    Penso que o mais importante para o sucesso de um blogueiro seja o prazer do trabalho que realiza e conhecimento sobre o assunto. O dinheiro é consequência de um trabalho bem feito.

    05/08/2010

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.