Conversion Hero

Utilize o WordPress de 32 maneiras diferentes e crie o seu proximo blog de sucesso!

Ultimamente tenho utilizado o WordPress como ferramenta para praticamente tudo. Na verdade não sei utilizar convenientemente mais nenhum CMS além do WordPress. Já tentei explorar outras plataformas, mas está é sem sombra para dúvidas a que mais gozo e prazer me dá.
Na verdade o WordPress é muito mais do que uma plataforma para bloggers. É um verdadeiro CMS, capaz de produzir e reproduzir praticamente tudo e de tudo.
Há quem o utilize para blog, para loja online, para BANS, para criação de comunidades de video, para website corporativo, etc, etc, etc.

Ultimamente tenho tido alguns pedidos de leitores aqui do blog, interessados em saber o que poderão fazer ou como construir um blog novo, utilizando o WordPress.
Existem muitos leitores aqui no blog que ainda estão “presos” aos seus blogs no Blogger.com, e na verdade poderão e deverão continuar por lá, uma vez que é possível ter e gerir dois blogs. Correcto?
Portanto, a minha ideia é lançar algumas ideias e formas de utilizar o WordPress para criar mais do que um simples blog cheio de conteúdos, imagens e tudo aquilo a que já meio milhão de pessoas está habituada a ver. Seja original e utilize o WordPress para muitas outras coisas!

Ideias e Formas de utilizar o WordPress. Crie o seu proximo blog de sucesso!

[1] Utilize o WordPress para um blog tradicional ou uma magazine online. Utilizar o WordPress em formato Magazine tem-se tornado nos últimos tempos extremamente usual. Os posts deixam de ser obrigatoriamente cronológicos, e na verdade o que interessa mesmo é a lógica da estrutura do website.
Há quem faça projectos corporativos de alta qualidade, como o website Twist’n’Shout por exemplo, que é feito a partir da plataforma WordPress e mais parece um site institucional criado com um outro CMS qualquer.
O Rui do Bloguite revelou recentemente também, uma lista de 45 Temas WordPress em estilo Magazine originalmente publicado pelos colegas da WP-Zoom.

[2] Utilize o WordPress para criar uma linha do tempo / cronologia. As Timelines estão bastante na moda e a mais recente que vi aplicada com bastante qualidade, foi a timeline do SEO-PT, um projecto do António Dias. A Timeline do MIT é um widget de visualização em tempo real.
O Freshlabs tem um Plugin para criar com o WordPress uma timeline SIMILE, que na verdade são pequenas janelas dentro dos seus posts. Você pode utilizar isso juntamente com outras coisas dentro do seu blog, como imagens, videos, artigos, recortes e outra informação complementar. As barras cronológicas podem servir para muita coisa, nomeadamente para blogs sobre história, como por exemplo as grandes guerras, evolução humano, dinossauros ou espécies de animais, etc. A imaginação é sua.

[3] Utilize o WordPress para criar um photoblog ou uma galeria de imagens. Esta ideia pode ser bem interessante para explorar um blog de wallpapers por exemplo. Recentemente vi abrirem projectos relacionados com wallpapers e ao invés de criar um photoblog com fotografias suas, pode criar um espaço com fotografias de alguém ou wallpapers. É provavelmente aconselhável também, escolher um nicho, ao invés de documentar tudo. Faça um site com fotografias ou wallpapers de automóveis, desporto, mulheres, casas, paisagens, etc. Quanto mais específico, melhor.
Para esta tarefa, poderá utilizar a Photo Gallery Theme a pagar, ou a Photopress Theme gratuita. Em termos de plugins, estão disponíveis os lightbox e gallery.
Para criar um Photoblog pode utilizar também o tema Monotone, que é gratuito.

[4] Utilize o WordPress para criar um blog sobre séries, trailers ou cinema. Embora já existam alguns projectos interessantes na blogosfera, que são necessários ter em conta, como o Grande-Ecrã ou o SériesTelevisivas, existem boas oportunidades ao nível de themes para construir blogs nestes nichos. Sugiro sempre que não copie ideias já existentes, mas procure introduzir-se em nichos de nichos já existentes, ou seja, em vez de falar de séries de televisão, fale somente de PrisonBreak ou de Lost por exemplo.
O tema VideoFlick e o VideoElements custam-lhe 25$ cada, enquanto o TvElements custa-lhe 50$.

[5] Utilize o WordPress para criar um Agregador de Notícias ou de RSS Feeds. Muitas vezes os bloggers são detentores de diversos projectos online, e na grande maioria das vezes, acabam por construir redes ou sites primários que agregem toda a informação da rede. Há também quem utilize esse tipo de agregadores para construir websites ou blogs baseados nos conteúdos de outros websites. Isso pode ser feito facilmente em WordPress com o plugin WP-o-matic por exemplo.

[6] Utilize o WordPress para criar um site de Venda e/ou Apresentação de Imóveis. Existem dois temas para WordPress muito interessantes para construir um modelo de negócio deste tipo. Ambos são a pagar, mas apresentam qualidades emergentes que dificilmente se encontram noutros tema. Falo do tema real estate WP theme e do tema Revolution Real Estate Theme. Estas são também excelentes opções para agentes imboliários que pretende mostrar o seu portfolio e comércio na internet.

[7] Utilize o WordPress para criar um agregador social, ou uma cópia do Popurls. Para quem não conhece, o Popurls é um website extremamente conhecido, que funciona como um agregador mediático, capaz de reproduzir conteúdos de diversas fontes, como o Youtube, o StumbleUpon, Digg, etc. No entanto, os colegas do Ericulous fizeram um tema para WordPress baseado no Popurls, que na verdade é um clone do Popurls. Os plugins de funcionamento estão dentro da pasta do tema. Basta carregá-los e activá-los, para ter o seu Popurl pronto a funcionar.

[8] Utilize o WordPress para criar um clone do Twitter. O Twitter está cada vez mais na moda pela sua versatilidade e simplicidade. Esta rede de micro-blogging é na verdade um espaço, uma rede social, onde é possível partilhar tudo, desde que tenha um máximo de 140 caracteres. Felizmente para quem utiliza WordPress, já existe um tema capaz de reproduzir um clone do Twitter. Estou a falar da Prologue theme, desenvolvida por Matt e Automattic, os criadores do WordPress. O tema suporta pequenos gravatars e cria RSS Feeds para cada um dos intervenientes. Para descarregar visite a Sizlopedia.

[9] Utilize o WordPress para criar uma página de Classificados. Com o plugin Edgeio Classfieds é extremamente simples criar um sistema de Classificados a partir do seu website ou blog em WordPress. Você pode inclusivé escolher se pretende colocar os classificados gratuitos ou a pagar.

[10] Utilize o WordPress para criar uma página de gestão de contactos. Se pretende criar um espaço dedicado aos seus contactos ou aos contactos da sua rede, isso é extremamente simples através do tema Contact Manager. Crie uma ficha personalizada e se necessário, crie um cartão de visita seu, personalizado, que inclua depois o link para a sua página de contacto. Uma forma simples e discreta de estar presente online. O espaço pode ainda ser preenchido com links para currículo e outro tipo de coisas. A imaginação agora é sua.

[11] Utilize o WordPress para criar uma galeria de trabalhos CSS. Se você se dedica a criar plugins ou temas para WordPress ou outros CMS’s, então ter uma galeria para apresentar o seu portfolio, poderá ser bastante pertinente. Na verdade as galerias de CSS são também utilizadas para apresentar trabalhos de outros designers. Inclusivé é possível você montar uma galeria para tentar vender alguns temas WordPress pagos, como os Revolution.
Para construir uma galeria desse tipo em WordPress, utilize um destes dois temas: CSS Gallery WP-based e/ou CSS Gallery theme. Se quiser algo mais profissional, o WPDesigner oferece a CSS Gallery, um tema a pagar, mas de qualidade.

[12] Utilize o WordPress para criar uma Loja de e-Commerce. Na verdade o WordPress funciona praticamente para tudo, inclusivé para criar lojas online, gerindo pagamentos com o Paypal ou o Google Checkout. Existem dois temas muito poderosos e completos, mas que provavelmente irão custar-lhe alguns dólares. Refiro-me ao WP e-Commerce da Instinct.cz e ao WP-Market. Alguns exemplos de lojas online fantásticas: Seek and Destroy (Roupa), Table Talk (Mobiliário) e o Image Cubes (Imagens).

Como pode facilmente constatar, o WordPress funciona para praticamente tudo. Na verdade a única limitação que existe é mesmo a imaginação.
Existem ainda série de outros tipos e modelos de negócio que poderá aplicar no seu blog. Para estes não tenho fontes, plugins ou temas, mas ficam as ideias, que já é meio caminho andado.

- Criar um Guia Turistico;
– Criar uma Intranet com o sistema de clone Twitter bloqueando o acesso externo;
– Criar um sistema de Petições e/ou Votações Online;
– Criar um serviço de Chat ou Messenger em Directo;
– Criar uma estação de Rádio Online;
– Criar um agregador de artigos diversos ou seus;
– Criar um confessionário;
– Criar um agregador de Livros ou temas;
– Criar um sistema de lembranças e tarefas estilo Moleskine;
– Criar um calendário interactivo em que os utilizadores marcam as datas e eventos;
– Criar um micro-Forum em WP para debater pequenas ideias;
– Criar um agregador de empregos e ofertas profissionais (RecruitPress)
– Criar um arquivador de música;
– Criar um sistema de gestão de projectos;
– Criar uma página de criação e validação de currículos;
– Criar uma página de Vendas;
– Criar uma rede social;
– Criar uma página dedicada a festivais de música, arte ou espectáculos;
– Criar um sistema de partilha de videos: Clone do Youtube
– Criar uma directoria de Sites e/ou blogs;
– etc.

Na verdade o WordPress pode servir para praticamente tudo. É um sistema extremamente versátil e capaz de responder às mais exigentes tarefas de produção online.
Para qualquer um dos casos apresentados, sugiro sempre que compre um domínio e um alojamento próprio. Isso é extremamente importante e existem várias empresas de qualidade na área, como a PTServidor por exemplo.
As primeiras doze incluem as ferramentas necessárias para você começar o seu próximo blog de sucesso, portanto, não perca tempo e vá em frente!

Pretendo também actualizar este post com alguma regularidade e incluir novas ideias que me vão surgindo ou que são recomendadas por si e por outros leitores.
Se conhece algum plugin ou algum tema capaz de transformar o WordPress em alguma coisa que não esteja já listada, por favor indique nos comentários.
Se tiver alguma ideia de negócio ou algo que gostaria de ver feito em WordPress, sugira também a ideia, para que se possa adicionar à listagem.

Se quiser desenvolver algum tema profissional para WordPress, uma página corporativa, uma loja de e-Commerce, ou outra, considere subscrever os serviços da Web Industries.

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.