Conversion Hero

13 tipos de paginas estaticas que o seu blog deve ter!

Há medida que vou navegando na internet e aprofundando o meu conhecimento acerca do blogging e dos diversos nichos de mercado absorvidos por bloggers, vou compreendendo também determinadas necessidades que a grande maioria dos bloggers tem ou deverá ter. Eu próprio tenho uma série de coisas para desenvolver ainda aqui no Fique-Rico, nomeadamente uma FAQ com uma série de perguntas e respostas standards acerca do blog e também de alguns nichos de mercado e dúvidas que são frequentemente colocadas por email.

Muitos bloggers quando começam a desenvolver as suas aplicações web e os seus blogs, acabam por se esquecer de uma série de páginas que são cruciais e obrigatórias de ter, para que a interacção com o leitor seja mais eficiente e ao mesmo tempo, mais profissional.
Escolhi algumas páginas que a meu ver são extremamente importantes de ter tanto em blogs como websites, embora algumas possam ser opcionais conforme os gostos e necessidades do blogger em questão.

contacto
“Contacto” – Imagem por Mr. Mark

[1] Página Sobre ou Acerca
A página sobre é quanto a mim uma das mais importantes de um blog. É através dela que os novos leitores ficam a conhecer um pouco melhor sobre quem escreve, e onde é também possível ver uma fotografia ou um video de apresentação.
Geralmente esta página deve estar carregada com a informação ou histórico sobre o autor do blog, sobre a sua formação profissional, estilo de vida, hobbies e tudo aquilo que for considerado importante e interessante de revelar. Quanto maior a informação, mais credível ela se torna aos olhos dos novos leitores.
Eu geralmente quando entro num blog novo que até me parece interessante, uma das primeiras coisas que faço é ler um pouco mais sobre o autor.

[2] Página de Contacto
A página de contacto parece aos olhos de praticamente toda a gente, uma página básica e que geralmente toda a gente tem. No entanto, é impressionante o número de blogs que já encontrei, sem qualquer forma de contactar o autor. Uma das razões que pode levar um autor a não querer ser contactado, é o excesso de spam que por vezes poderá receber. No entanto, é através desta secção de contactos que surgem muitas oportunidades de negócio, questões, recomendações, contratos de publicidade e muito mais. Utilize um formulário de contacto como o Contact Form Plugin (WordPress).

[3] Página de Testemunhos
Esta é uma das páginas que ainda não construi aqui no blog, mas que é extremamente importante do ponto de vista da credibilidade e do negócio. Construir uma página com testemunhos e excertos do que outros bloggers escreveram de positivo sobre si, é meio caminho andado para conseguir construir uma credibilidade ainda maior, e também conseguir algumas entrevistas ou negócios com empresas.

[4] Página de FAQ (frequently asked questions)
Esta é seguramente uma página que irei escrever brevemente aqui para o blog, porque será através dela que a grande maioria dos utilizadores novos no blog, poderão ter acesso a informação que é geralmente perguntada frequentemente através de comentários, emails ou IM’s. Nesta página deverá colocar-se algumas perguntas básicas sobre quem é você, o que faz online, que projectos tem, quanto ganha por mês, etc., mas também perguntas relacionadas com o seu nicho de mercado: quais os melhores programas de afiliados, como se faz dinheiro online, etc.

[5] Página sobre Subscrições
Esta é outra página que ainda não desenvolvi aqui no blog, mas para a qual tenho umas ideias bem interessantes. Ter uma página sobre as subscrições do blog pode ser extremamente importante quanto maior a sua riqueza. Coloque nessa página informação relativa aos RSS Feeds, o que são, como se utilizam, que leitores estão disponíves gratuitamente, etc. Ajude o leitor a conhecer o meio, para que ele possa fazer uso da ferramenta e subscrever o seu blog comodamente.
O mesmo se aplica às subscrições por email. Explique ao leitor que ele irá receber um email de 24 em 24 horas, com a informação do dia anterior.
A promoção desta página, pode ser feita no menu do seu blog, através da sidebar ou através de artigos que escreva pontualmente sobre as subscrições ou método de subscrever.

[6] Página de Publicidade
Se vende ou pretende vender publicidade no seu blog, crie uma página dedicada somente à publicidade.
Fotografe os sectores do seu website ou blog que estão disponíveis para publicidade, e se necessário faça uma tabela com as localizações, tamanhos, média de impressões mensais e preços.
Há muito blogger que tem uma página de publicidade fraca, apenas com uma fórmula de contacto para pedir mais informações. Penso que isso traz poucos beneficios. O mesmo se passa com o esconder os preços para que a concorrência não saiba os valores que pratica. Acho que isso  tem também pouco interesse e vantagens na verdade, não vejo nenhumas.
Portanto, abra o jogo e crie uma página aliciante para os seus anunciantes.

[7] Página de Serviços
Se prestas serviços em áreas ou nichos de mercado específicos, porque não dar a conhecer isso aos seus leitores? Geralmente os bloggers que actuam na área do webdesign, criam uma página “Contracte-me”, onde expõem o tipo de serviços que praticam e um endereço de contacto. O mesmo acontece com os bloggers que prestam serviços de consultoria, SEO, gestão de serviços e marketing, etc.
Se você presta algum serviço, dê-o a conhecer aos seus leitores também.

[8] Páginas de Aterragem (landing pages)
As páginas de aterragem são efectivamente uma das melhores formas de conseguir cativar o leitor a subscrever um serviço ou a comprar um produto. É através delas que você consegue reter a informação crucial, e dar a conhecer todas as mais valias de um serviço ou produto, aliciando o leitor a adquiri-lo.
Se você promove serviços de subscrição, programas de afiliados ou outros, é importante criar algumas páginas de aterragem, que lhe garantam rendimentos passivos e ao longo do tempo.
Uma estratégia interessante, é criar algumas páginas para esses serviços dentro do seu blog, e depois utilizar um plugin WordPress como aLinks para promover esses mesmas páginas sempre que alguma keyword apareça nos seus artigos.

[9] Página de artigos Populares
Criar uma página dedicada a um conceito pode ser extremamente interessante e lucrativo para si. Imagine que você tem um blog sobre webdesign, e que agora constroi uma página com as melhores ferramentas e tutoriais para se tornar um webdesigner profissional. Você cita artigos que já escreveu e tutoriais também,  compila toda a informação numa única página. Sempre que alguém procurar por ferramentas ou como se tornar um webdesigner, você irá estar na linha da frente com a compilação dos artigos populares que escolheu.
Quem diz para um blog de webdesign, diz para qualquer tipo de blog. Compilar a informação é geralmente aquilo que o leitor mais gosta, por evita ter de ser ele a fazer esse trabalho.

[10] Página de Erro 404
A página de erro 404 é também uma das mais importantes do seu blog. Quando um leitor novo ou um paraquedista chega até ao seu blog e dá de caras com um erro 404, você deverá ter disponível toda a informação e simpatia necessária para cativar o leitor a voltar à homepage ou a procurar novamente por algo parecido. Portanto, construa uma página de erro 404 fantástica e assegure-se de que não perde leitores de forma infantil e negligente.

[11] Página de Arquivos
A página de arquivos é também um dos standards do WordPress. Eu por exemplo não faça uso da página de arquivos no menu superior do blog, mas contenho essa mesma informação na sidebar, disponível com uma categorização mensal, para que o utilizador possa fazer uma navegação mais aprofundada.
Há medida que o seu blog vai crescendo, a necessidade de remover os arquivos da sidebar começa a ser maior, e a página dedicada aos arquivos passa a ser uma realidade exequível.

[12] Página de Recursos/Ferramentas
Uma das páginas que criei logo no ínicio do blog, foi a página com Ferramentas SEO, onde compilei uma série de informação acerca de ferramentas geralmente utilizadas por bloggers e webmasters. Você poderá e deverá fazer o mesmo para o seu blog. Crie uma página com recursos, ferramentas ou downloads, onde fiquem disponíveis todos aqueles recursos que você geralmente promove nos seus artigos.

[13] Página da Política de Privacidade
Depois do Google ter anunciado que passa a ser obrigatório ter uma página com a Política de Privacidade do blog, essa passa a ser também uma página obrigatória e indispensável em qualquer blog.
Saiba como fazer uma Política de Privacidade para o seu blog, coloque um link para ela no footer do seu blog ou website.

Conclusão

Existem mais páginas que considero importantes num blog. No caso de não se utilizar blogroll na sidebar, criar uma página com links amigos ou outros projectos recomendados pode ser interessante também.
A FAQ é quanto a mim uma das páginas mais interessantes e importantes de ter num blog. Brevemente vou fazer a minha aqui no blog, com uma série de informação importante acerca de mim e do blog, e também acerca do nicho de mercado onde o Fique-Rico actua. Existem sempre milhares de perguntas e respostas para colocar numa página desse tipo.

Aproveito também para questioná-lo sobre que páginas considera mais importantes enquanto leitor, e quais as páginas que ainda não tem no seu blog mas pretende ter?

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.