Conversion Hero

Como retirar o máximo potencial dos seus Guest-Posts?

Na última semana tenho feito alguns convites a ilustrados comentadores do Fique Rico para participarem da actividade dos Guest-Posts. O primeiro a responder ao desafio foi o Tárcio com o seu artigo sobre a importância dos relacionamentos online e mais se seguirão nos próximos dias e conforme o blog for crescendo também. O critério base para a selecção dos candidatos é seguramente a qualidade da sua escrita e o nível de conhecimento para escrever sobre um determinado tema. Nem todos têm obrigatoriamente de saber falar sobre rentabilização de blogs ou como ganhar dinheiro na internet. Há outras áreas muito interessantes para explorar, e uma delas será explorada já durante esta semana.

Enquanto Guest-Poster, muito blogger sente na pele a dificuldade em maximizar todo o potencial daquilo que acaba de publicar num outro blog que não o seu. Embora a prática leva a um enrriquecimento do número de links internos e externos e também algum tráfego, o potencial de um guest-post é muito maior do que isso.
Vamos então analisar como é possível retirar o máximo rendimento de um guest-post, analisando o blog onde o iremos publicar, e também o tipo de audiência com que vamos interagir.

muppets

Imagem por cmpalmer

INVESTIGAÇÃO
———

Tudo começa na investigação. Todo e qualquer artigo deverá ser precedido de uma análise cuidada e de uma investigação profunda, seja qual for o tema em debate. A investigação ajuda a melhorar e a retocar certos pormenores que poderiam ser deixados ao acaso. Além da investigação em termos técnicos, é necessário fazer também uma investigação em termos territoriais, e analisar quem está por detrás de um determinado blog, como actua, como funciona o sistema de guest-posts, etc.

Analise bem a forma como os guest-posts são publicados.
Se o blog onde pretende publicar o seu artigo, não dá o devido destaque ao autor, então o melhor será procurar um outro local onde publicar o seu trabalho. Já vi blogs a publicarem guest-post sem darem o devido crédito e destaque ao autor. Faça uma investigação antes de se submeter a uma inconformidade desse tipo.

Analise bem os artigos populares e o porquê do seu sucesso.
Para entrar bem no seio de uma comunidade ou de um blog, nada melhor que apelar ao popularismo e escrever um daqueles artigos de arromba. Analise bem os artigos já publicados no blog em questão, e tente perceber quais tiveram sucesso e o porquê desse mesmo sucesso. Por vezes coisas simples são mais eficazes que artigos complexos e extensos. Dicas, listas ou pontos de vista simplificados, funcionam bastante bem por norma.

O sentido de oportunidade marca a diferença.
Saber analisar contextos e oportunidades é seguramente uma das formas mais eficientes de procurar preencher lacunas ou informação ainda pouco explorada. Analise bem o blog onde irá submeter o seu artigo, e procure por falhas ou secções que tenham sido pouco exploradas até à data, e que apresentam uma enorme potencialidade e explore-a.
Saber analisar a oportunidade e explorá-la com a introdução de um novo conceito, ou de um artigo único e completo, poderá ser a sua porta de entrada para o sucesso na blogosfera.

PRODUÇÃO
———

Quando se escreve um guest-post geralmente fica muita coisa por dizer e a expectativa sobre o feedback dos leitores é muito grande. Todos os que escrevem regularmente para outros blogs sentem a necessidade de ter sucesso, para que isso os ajude de alguma forma a projectarem-se enquanto profissionais e bloggers, seja em regime de part-time ou full-time. O sucesso, como tudo na vida, depende de muitos factores.
Vou dar-lhe então algumas dicas para escrever guest-posts de qualidade e maximizar ao máximo o seu potencial.

Dedique-se ao máximo para escrever um artigo de sucesso.
Muitos não compreendem o poder que os guest-posts têm, e provavelmente por causa disso é que se vêem tão poucos na blogosfera de Portugal e do Brasil. Um guest-post é um bilhete de entrada numa nova realidade e num sucesso que poderá não mais parar. Tudo depende da dedicação que você colocar na construção desse artigo milagroso.
Faça-o como se fosse para si ou para algo realmente importante e de grande prestígio. Dê o melhor e aplique todos os seus conhecimentos em prol do guest-post, que ele irá com toda a certeza, devolver-lhe essa dedicação em visitas e tráfego.

Links no artigo devem ser relevantes.
Nunca aproveite um guest-post para se auto-valorizar ou auto-promover. Um guest-post é sempre um tiro no escuro e muitas vezes poderá funcionar como uma porta de entrada para o sucesso da sua carreira enquanto profissional e blogger. Linkar em artigos é importante e uma mais-valia tanto para o leitor, que absorve informação adicional de qualidade, como para o blog em si, que envia links relevantes para outros blogs ou websites.
Se por ventura tiver no seu blog 1 ou 2 artigos de muita qualidade, que possam servir de base a links adicionais de conteúdos, questione o blogger sobre a possibilidade de os utilizar, e a fazê-lo, faça-o sempre com o máximo de relevância possível, caso contrário estará a auto promover-se de uma forma exagerada.

Dê uma ajuda na divulgação.
As redes sociais são invariavelmente uma grande força da “natureza” enquanto locais de culto para a publicação e proliferação de conteúdos. Se esceveu um guest-post num determinado blog, ajude-o a divulgar esse mesmo artigo, através de redes sociais e contactos que tenha em diversos locais.
Quanto mais pessoas visualizarem o guest-post, maior será a probabilidade de ele ser adicionado a redes como o Del.icio.us, StumbleUpon e outros, o que irá indirectamente resultar em mais tráfego para o seu blog. Além do mais, você estará sempre a construir o seu perfil e o seu profissionalismo, o que já é uma grande vantagem.

Ajude o número de comentários a aumentar.
O sucesso de um artigo mede-se normalmente, pelo seu número de comentários. Você, juntamente com o autor do blog, poderão ajudar esse número a crescer, entrando num debate de ideias com os leitores, fazendo perguntas, oferecendo respostas e acima de tudo, interagindo!
Aplique-se nos comentários do seu guest-post também, e ajude-o a tornar-se ainda mais popular. Geralmente os artigos com mais comentários, são aqueles que atraiem ainda mais comentários. O chamado efeito bola de neve.

CONCLUSÃO
———

Geralmente os guest-post são concluidos com as chamadas “byline”, ou seja, “by alguém”. A assinatura que aparece no final (e também no ínicio de alguns) de cada guest-post, é o seu tiro de sorte para maximizar ao máximo o direccionamento de tráfego e visitantes para o seu blog, pelo que é importante não descurar a sua aplicação e dedicar-lhe algum do seu preciosismo.
Regra geral é você quem define o que pretende apresentar nessa linha de creditação, pelo que deverá chegar a um acordo com o blogger para aplicar a sua vontade e poder de escolha.

Captando novos subscritores para o seu RSS FEED.
Se a sua ideia é atrair novos subscritores para o seu RSS Feed, ou simplesmente aumentar o volume de fidelizações, considere colocar nos créditos um link para o seu RSS Feed completo, ao invés de um link directo para o seu blog. Se por ventura pretende atrair tráfego e também subscrições, considere colocar um link no seu nome de autor direccionado ao seu blog, e depois um segundo link direccionado exclusivamente para o seu Feed.

Captando a atenção dos leitores do seu nicho.
Uma das formas mais eficientes de captar a atenção do seu nicho de mercado, é assinando os créditos com informação sobre aquilo que você faz. Algo do tipo:”Paulo Faustino escreve sobre SEO e Rentabilização de Blogs. Para saber mais….” sugeria de imediato a selecção de um grupo de leitores que se interessam exclusivamente pela temática do SEO e Rentabilização de blogs, aumentando o poder de conversão do link. Se por ventura pretende apelar a outros nichos, procure ser creativo e dar-lhes a entender sobre o que você escreve.

RESUMO
———

  • faça uma investigação sobre o blog antes de se submeter a escritor;
  • analise os contextos e as diferentes temáticas abordadas, e encontre uma lacuna;
  • dê o seu melhor e escreva um artigo direccionado para um grupo específico;
  • escreva um artigo de enorme qualidade, para que este se torne popular;
  • ajude na divulgação do artigo;
  • assine o artigo de forma inteligente e atraia todo o potencial que nele existe.

É possível que existam alguns guest-posters aqui no blog. Se por ventura existirem, deixem as suas experiências e compartilhem os seus conhecimentos.

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso
RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (35) Interações no Twitter (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Tárcio Zemel

    Ótimo artigo com dicas para guest-posters! Creio que segui a maioria das dicas no artigo sobre networking.

    Da próxima vez procuro caprichar mais ainda! :wink:

    Abraços!

    29/07/2008

    Responder
  • Artur

    Ola a todos, :lol:
    Paulo, td bem?

    Amigo, esse artigo veio em boa hora. Só foi pena não ter saído à uns dias atrás (sabes o porquê). Foi elucidativo. Todos os que se querem candidatar a um guest post, devem ler o teu artigo primeiro. Uma boa fonte de informação e optimas dicas.

    Comentando:

    Quando dizes devemos "Fazer investigação sobre o blog antes de submeter o post", acrescento, devemos fazer uma investigação sobre o blog, sobre o tema, sobre a sua aceitação noutros blogs, sobre as keys, sobre a concorrência, e outras investigações.

    Na parte do "analise os contextos e as diferentes temáticas abordadas, e encontre uma lacuna", ... é uma óptima dica. Não me tinha ocorrido tal ideia. Fabuloso.

    Em "dê o seu melhor e escreva um artigo direccionado para um grupo específico", ... concordo contigo.

    "escreva um artigo de enorme qualidade, para que este se torne popular", ... sem dúvida, se queremos ter sucesso, o guest post deve ser muito rabuscado e elaborado.

    "ajude na divulgação do artigo", ... fundamental ! Todos deviam fazê-lo. Não basta escrever, e ficar à espera dos resultados. À que promover o post em redes sociais, sites de noticias, foruns, listas ou grupos de discussão, etc ...

    Por último: "assine o artigo de forma inteligente e atraia todo o potencial que nele existe", ... podes exemplificar ? Entendi que, devemos deixar links para o nosso site, página quem somos, Feed, portfolio, contacto, etc ... Era isto que querias dizer ?
    :?:

    Um candidato, além de ter que saber escrever, tem de saber onde e como buscar a informação sobre esse tema, para compactá-la, de modo a apresentar a mesma aos leitores duma forma didática e esclarecedora.

    É a perfeita conjugação dessas qualidades que produz um problogger. Essa pessoa é alguém que tem uma boa base de conhecimentos sobre determinado tema, e que de alguma maneira consegue apresentar essa informação aos outros duma forma educativa, harmoniosa, cativante e fidelizante.

    No entanto, é um processo evolutivo e cognitivo.

    Conclusão:

    "a prática faz o mestre" +
    "amor à profissão" ou à "amor à camisola" +
    Open Minded = SUCESSO

    Grande abraço amigo e um grande abraço para todos os leitores do fique-rico.com

    Artur

    Artur publicou um post sobre..Top Comentadores Como usar?

    29/07/2008

    Responder
  • Artur

    Ola Tarcio,
    :)

    Se vais caprichar ainda mais, vou gostar ainda mais de ler ...

    :evil:

    Grande abraço colega,

    Artur

    29/07/2008

    Responder
  • Maria C Rodrigues

    Olá,

    Acho muito interessante essa possibilidade que você oferece aos guest-posts, pois trará mais artigos relevantes e uma maior diversidade de assuntos abordados, não obrigatoriamente sobre monetização e isso só tende a enriquicer ainda mais aos seus leitores.

    excelente artigo!

    29/07/2008

    Responder
  • Maria C Rodrigues

    O correto é enriquecer e não enriquicer, gentileza corrigir o primeiro comentário enviado e deletar este comentário. É possível?

    29/07/2008

    Responder
  • Fernando (Mestre Zen)

    Estou vendo como posso me aproveitar de guest-posts de outros bloggers em meu blog também. Esse artigo vai ser muito útil para analisar essa possibilidade. Muito obrigado, novamente. Apesar de que esse monte de "obrigado" já deve estar enchenco a paciência né? hehehe
    Ainda estou para aproveitar essa oportunidade do Guest-post. Pena que não é uma tradição por aqui, mas pretendo tornar tradicional =]

    30/07/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Tárcio Zemel
    Obrigado pelo comentário amigo. Fico a aguardar ansiosamente o seu novo Guest-Post.

    @ Artur
    Obrigado pelo comentário amigo. Referia-me à assinatura que geralmente coloco: "este é um guest-post de XXX que escreve sobre XXX [...]"

    @ Maria
    Obrigado pelo comentário colega. Concordo a 200% consigo. A variedade é certamente a maior vantagem, porque abre novos caminhos e visões sobre a blogosfera e a forma de actuar dos bloggers.

    @ Fernando
    Obrigado pelo comentário colega. Eu gosto imenso quando agradecem, portanto, não precisa pedir desculpa. É muito bom ver o nosso trabalho reconhecido.
    Acho que deveria pensar bem nos guest-posts para o seu blog. É uma forma de aumentar as sinergias no seu blog. :)


    Obrigado a todos! :) :)

    01/08/2008

    Responder
  • Joaniz Abrantes

    Apesar de ser um artigo antigo, cheguei nele através do artigo Como conseguir mais tráfego no Blog? De 0 a 1000 visitantes em 30 dias!

    Estou lendo todos os artigos na medida do possível.

    O Escola Dinheiro está sendo a minha fonte de inspiração.

    Espero que o conteúdo mantenha essa qualidade sempre.

    Abaço!

    12/01/2011

    Responder
  • Meu Primeiro Emprego

    Otimo conteúdo! Sugiro que cheque sempre que possível porém, mais fatos relacionados, tirando isso ótima leitura!

    29/04/2011

    Responder
  • Diana Lee

    Realmente esse blog é uma escola para mim, quanto mais leio, mais tenho a ler. Parabéns! Estava precisando de dicas quanto a Guest-Posts e aqui a luzinha acendeu.

    26/10/2011

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.