WiNNER

10 formas de agradecer o apoio incondicional dos seus leitores

Muitas vezes a falta de altruismo dos bloggers é latente na sua forma de crescer e estar na vida. Muitos são ajudados por milhares de fãs, que muitas vezes acabam por ver a sua dedicação e fanatismo pouco reconhecidas, o que geralmente leva a uma curva de decadência a longo prazo. Ser um dos blogs mais bem estabelecidos do mercado hoje, não significa que amanhã não tenha de fechar a porta ou re-adaptar o seu modelo de negócio.
O agradecimento é extremamente importante, ainda para mais quando falamos em blogs, que estão 80% relacionados com ajuda, links, reconhecimento, entre outras coisas.
No entanto, existem diversas formas de agradecer a ajuda e confiança depositada pelos leitores, sem que tenha apenas de dizer um “Obrigado” seco e insensível. Isso certamente será pouco para toda a dedicação e hombridade dos seus leitores.
Vamos então analisar algumas formas práticas e exequíveis de agradecer todo o apoio dos seus leitores, não descurando o facto de eles serem extraordinários.

obrigado

Imagem por lilivanili

1. OFEREÇA UM EBOOK
———–

Ainda há um par de dias falei sobre os ebooks e qual o peso que eles têm junto de uma audiência fidelizada. Além de serem um excelente complemento ao seu blog, por questões óbvias, os eBooks são também uma forma de agradecer a todos os leitores pela sua paixão pelo blog. Ainda que escreva um pequeno ebook de 10 páginas, certifique-se de que agradece aos seus leitores na página de agradecimentos do livro, e ofereça o ebook gratuitamente a toda a comunidade. Aproveite para colocar lá dentro algumas dicas preciosas e de valor, para que o livro se torne rapidamente num guia de bolso viral.

2. COMENTE NOS BLOGS DOS LEITORES
———–

Embora comentar noutros blogs tenha imensos benefícios, é uma prática pouco em uso actualmente e em especial por parte dos bloggers mais consagrados. Escrever uma resposta ou um comentário a um artigo de um leitor seu, é não apenas uma forma de agradecer o facto de ele estar presente no seu blog, como é também uma forma de acrescentar valor ao artigo desse mesmo autor.
Procure interagir mais com os seus leitores, que eles irão sentir isso como uma forma de agradecimento, com toda a certeza.

3. AGRADEÇA COM UM STUMBLE
———–

Outra técnica muito interessante de explorar é o envio de StumbleUpons às páginas dos seus leitores. Se você utilizar a rede social StumbleUpon frequentemente, saberá do poder que esta quem em termos de tráfego e exposição mediática. Um simples Stumble poderá angarir centenas de visitas para o website ou blog do seu leitor. Depois disso, envie-lhe uma mensagem personalizada a indicar que foi você que fez o Stumble, para que ele saiba de onde veio o tráfego que recebeu.

4. OFEREÇA ALGUMA COISA
———–

Uma das formas mais eficientes de agradecer a participação e lealdade dos seus leitores, é oferecendo-lhes algo gratuitamente. Procure investir um pouco em si, adquirir uma série de pen drives de elevada capacidade, e oferecê-las aos seus leitores mais regulares. Isso irá aumentar a confiança de quem está fidelizado ao seu blog, ao mesmo tempo que abre novas perspectivas e formas de pensar nos leitores mais recentes da sua comunidade.

5. O DIA DO BLOG SEM PUBLICIDADE
———–

Como forma de agradecimento a todos os seus leitores, procure começar uma iniciativa de 24 horas sem qualquer publicidade no seu blog. Dessa forma, você estará a oferecer conteúdo de qualidade aos seus leitores, sem que lhes peça alguma coisa em troca, ainda que essa coisa sejam cliques em publicidade.
Defina um dia, e durante 24 horas os seus leitores poderão navegar tranquilamente pelo seu blog, sem que exista qualquer tipo de segunda intenção.

6. PERGUNTE AOS SEUS LEITORES
———–

Não há nada mais gratificante do que ver o seu trabalho reconhecido. Pergunte aos seus leitores quais as temáticas mais interessantes de debater no futuro, escolha algumas delas, publique-as e dê os devidos créditos ao autor da ideia. Isso é uma forma de reconhecer os ideais dos seus leitores, ao mesmo tempo que estimula a sua participação no crescimento e moldação da comunidade. Se os seus conteúdos têm como objectivo os seus leitores, tem toda a lógica que sejam eles a dizer o que preferem, não é verdade?

7. CONVIDE OS MELHORES
———–

Outra forma de agradecer o trabalho e empenho junto da comunidade é convidandos os melhores comentadores e os mais participativos, a colaborarem com o seu blog, escrevendo Guest-Posts. Já lhe dei a conhecer as grandes vantagens dos guest-posts, às quais poderá adicionar o tal “Obrigado” aos seus leitores. Aproveite o facto de eles serem participativos, para lhes agradecer e ao mesmo tempo estimular a sua participação dentro e fora da comunidade.

8. COLOQUE OS SEUS LEITORES EM DESTAQUE
———–

Praticamente todos os seus leitores deverão ter um blog ou website, que anunciam junto dos seus comentários e sempre que participam na sua comunidade. Procure seleccionar aqueles que mais se destacam, e faça uma compilação de blogs interessantes e pertencentes aos seus leitores. Isso é uma forma de lhes agradecer a dedicação ao seu blog, oferecendo-lhes exposição e tráfego.

9. CRIE UM CONCURSO
———–

Os concursos são também uma forma de assegurar que os seus leitores se sentem recompensados pela sua dedicação e altruismo. Equacione criar um concurso de qualidade, com regras bem definidas e preços atractivos. Dessa forma você terá capacidade de oferecer qualidade aos seus leitores, ao mesmo tempo que faz com que o concurso se torne mais aliciantes e falado na blogosfera. Isso é também uma boa forma de conseguir alguma exposição e links para o seu próprio blog.

10. OFEREÇA UMA IDEIA
———–

Se por ventura comprou um domínio para um projecto que estava a equacionar lançar, mas depois as coisas não correram como previsto, equacione oferecê-lo. Crie um género de um concurso junto dos seus leitores, e ofereça o domínio ao mais criativo e aquele que tiver a melhor ideia para construir um projecto com esse nome.

 

Existem ainda outras formas de agradecer a participação dos seus leitores, que dependem da sua criatividade e também da estação do ano. Neste natal equacione enviar alguns cartões de boas-festas para os seus leitores mais assíduos, por exemplo. Equacione também a abertura de um tópico para a formulação de perguntas que depois você responderá uma a uma num segundo artigo, por exemplo. Entre muitas outras coisas que é possível fazer, para deixar os seus leitores satisfeitos e ao mesmo tempo realizados.

Eu aproveito para lhe agradecer pelos seus comentários e dedicação ao Fique Rico. Fique atento ao próximo post, porque tenho um presente para lhe dar!

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso
RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (20) Interações no Twitter (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • RogerZ

    Fenomenal esse artigo. Muito bem colocado... Parabéns.

    04/08/2008

    Responder
  • Silvano Vilela

    Paulo,
    esta é uma forma muito interessante de conseguir agradar os leitores do blog, a mais do que isso, conseguir amigos, as pessoas passam a querer estreitar as relações, ter contatos no MSN ou redes sociais.

    04/08/2008

    Responder
  • Artur

    Ola pessoal.
    Paulo td bem? Boas dicas amigo. Sempre em prol do leitor / cliente.
    Essa é a chave do sucesso.:lol:

    :idea:
    Vou querer o cartão de boas festas no Natal.
    Tenho que te dar a minha morada ou é via mail, tipo e-card?:wink:

    Fico a aguardar o presente ... :wink: Estamos sempre prontos para receber prendas.

    Abraços,

    04/08/2008

    Responder
  • João S Magalhães

    Olá, amigão

    Não vou comentar as dicas porque tudo o que você escreve é sempre de grande utilidade para seus leitores. O que mais me impressiona é você manter um blog especializado com post diários e variados.

    É preciso ser muito persistente e criativo para realizar tarefa que me parece extremamente difícil. Fico imaginando: onde o Paulo vai buscar tantas novidades para um nicho único e complicado?

    Sua competência é extraordinária. Sou seu fã incondicional.

    Grande, mas grande mesmo, abraço. Sim, votei no post lá no diHITT, mas preferi comentar aqui.

    04/08/2008

    Responder
  • Katiero

    Sempre comento no blog dos amigos, parceiros e visitantes quando há um interesse em comum, agora acredito que comentar só porque o leitor comentou no meu blog, nem sempre é possível, pois as vezes o blog do leitor trata de algo muito diferente, e ainda temos que ter tempo para tudo.

    E outro ponto que acho mais interessante desta lista, apesar que todos os itens tem o seu valor, é de criar um concurso. Estive dias pensando até que veio a idéia de oferecer ao vencedor um template para WordPress customizado. Os participantes devem fazer uma review do meu blog, é algo relativamente fácil e ter um template próprio sempre é interessante, e com isso pretendo conseguir alguma exposição e links. A idéia veio de outro post aqui do Fique Rico que já citava este ponto de oferecer algo fazendo um concurso.

    Katiero publicou um post sobre..Quer um tema para WordPress customizado e de graça?

    04/08/2008

    Responder
  • Luizeba

    Parabens pelo post!

    Luizeba publicou um post sobre..Curso Hacker para Celular

    04/08/2008

    Responder
  • Artur

    @ Katiero

    Ola Katiero. Boa iniciativa. Um custom theme é sempre uma valiosa oferta.
    Deixei comentário no teu blogue, e digo já que quero participar nesse concurso !!

    Grande abraço colega,
    Artur

    04/08/2008

    Responder
  • Rodrigo Borges

    Mais uma vez venho lhe parabenizar por mais este excelente post.
    Com certeza aplicarei algumas destas dicas nos blogs que possuo.

    Abraços

    Rodrigo Borges publicou um post sobre..Vídeos de Sonic Unleash

    04/08/2008

    Responder
  • Jorge Alberto

    Excelentes idéias.

    Nem sempre o pessoal responde aos comentários e isto pode causar uma perda significativa de tráfego em seus blogs. Depois reclamam que ninguém os visita.

    Grande abraço

    Jorge Alberto publicou um post sobre..Quer ser um grande escritor ou um gênio? Tenha gota!

    05/08/2008

    Responder
  • leo

    Meu blog sempre foi sem publicidade - talves nao será por muito tempo.....
    sobre agradecimentos recetimente estou agracendo divulgando o blog dos bloggeiros que mais fornecem visitas ao meu blog.....mas acredito que tenho que fazer algo para agradecer ao meu visitantes/leitores que não possuem blog mais fornecem muitas visitas.....estava pensando se tem algum gadget....sei la!

    leo publicou um post sobre..Harry Potter x Senhor dos Anéis

    05/08/2008

    Responder
  • manoelfranklin

    Ótimas idéias, todas valem muito a pena, parabéns. Um abraço!

    05/08/2008

    Responder
  • Roberto Silva

    Boas dicas heim Paulo.

    Em outro artigo, você já havia ensinado a sempre responder os leitores. Assim venho fazendo, não deixando ningém esquecido.

    Graças às suas dicas meus rendimentos cresceram 500% entre junho e julho, e já em setembro, depois das minha contas (atrazadas) pagas, começarei a oferecer mensalmente um pendrive para meus leitores segundo critério ainda não definido.

    A dica do StumbleUpon é bem interessante. Vou utilizar durante algum tempo e ver o funcionamento na prática. Não conhecia, mas já criei meu perfil lá. Terei muito prazer em receber os colegas comentaristas e você Paulo como amigos: http://radbox.stumbleupon.com/

    Embora nem todas as dicas se encaixem no perfil do meu blog que, por sua natureza, não fideliza o leitor para um acesso diário, já vou praticando para meu próximo projeto que deverá usar 100% das dicas do Fique-Rico. Estou bem animado e analisando cuidadosamente o nicho em que vou apostar, onde já ví que com as estratégias de SEO do Paulo, poderei aparecer nos primeiros resultados do Google.

    Obrigado Paulo.

    Roberto Silva publicou um post sobre..Manual de Instruções do Notebook CCE W55

    05/08/2008

    Responder
  • Ulisses

    Estou sempre atento às dicas. Parabéns pelo trabalho que vem sendo realizado.

    Ulisses publicou um post sobre..Una palavra

    05/08/2008

    Responder
  • Rick171br

    Mais uma super lista...

    Rick171br publicou um post sobre..Hospedagem e Domínio Grátis

    05/08/2008

    Responder
  • Artur

    Esta é a 11ª forma de agradecer o apoio incondicional dos leitores:

    Agradecendo a todos os que comentaram, comentando nos posts deles também.

    Abraços,
    Artur

    05/08/2008

    Responder
  • Roberto Silva

    Olá Artur.

    Eu que agradeço sua gentileza em responder em um dos meus artigos. Peço desculpas por ter feito referência ao Paulo, pois pensei que o artigo tivesse sido escrito por ele. Fiquei um pouco confuso, pois o post anterior (10 dicas de SEO e Hacks para blogs no Blogger/Blogspot) há uma referência a ser um Guest Post assinado por você, entretanto este aqui não ha referência. Dá a impressão de ser um artigo do Paulo Faustino.

    De qualquer forma, sendo o Paulo ou você, não percebi diferença em termos de qualidade. É um ótimo artigo e visitando seu blog (http://ganhar-dinheiro-net.blogs.sapo.pt/), já aprendi mais algumas interessantes que já começei a por em prática.

    Nada como aprender com quem tem conteúdo pra ensinar.

    Roberto Silva publicou um post sobre..Manual de Instruções do Notebook CCE W55

    05/08/2008

    Responder
  • orTubes

    Eu realmente não tenho dado muita atenção a este ponto, tenho cerca de 30.000 visitantes por dia no meu site principal e não estava preocupado com quem acessa, mas agora estou fazendo algumas alterações no site. Aquela dica sobre comentários foi de muito valor, após a reformulação teve um aumento muito satisfatório. :idea:

    05/08/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ RogerZ
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Silvano Vilela
    Obrigado pelo comentário colega. As relações são extremamente importantes e é necessário agradar aos leitores, da mesma forma que eles lhe agradam a si.

    @ Artur
    Obrigado pelo comentário amigo. Isso é mais para o Natal. Quando lá chegarmos farei questão de apresentar algumas soluções interessantes.

    @ João Magalhães
    Obrigado pelo comentário amigo. Palavras como as suas são a verdadeira gasolina que um blogger necessita para trabalhar com mais e mais dedicação. Fico tremendamente feliz por conseguir ajudar uma comunidade a melhorar as suas skills e os seus blogs. Conte sempre comigo.

    @ Katiero
    Obrigado pelo comentário amigo. É muito complicado responder a todos e estar em todo o lado. Dai que tenhamos de ser cada vez mais selectivos, não descurando a atenção que cada leitor necessita.
    Boa iniciativa a tua! Fico contente de ter servido de catalizador para ela :lol: :lol:

    @ Luizeba
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Rodrigo Borges
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Jorge Alberto
    Obrigado pelo comentário colega. É importante socializar com os leitores e também com os seus blogs. Mas mais importante que isso tudo, é responder com delicadeza e qualidade aos comentários no seu próprio blog!

    @ leo
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Manoel Franklin
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Roberto Silva
    Obrigado pelo comentário colega. Fico extremamente feliz de saber que tem obtido sucesso com alguns dos ensinamentos aqui passados. Fico mesmo muito contente.
    Quanto ao seu perfil, vou adicioná-lo como amigo lá no Stumble, e quanto ao seu novo projecto, não se esqueça depois de mo dar a conhecer!

    @ Ulisses
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Rick171br
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Artur
    Obrigado pelo comentário colega. Também é uma boa dica :)

    @ Roberto Silva
    Obrigado pelo comentário colega. Este artigo foi da minha autoria. O outro sobre SEO e Hacks para o Blogger é que foi da autoria do Artur :) :)

    @ orTubes
    Obrigado pelo comentário colega. É muito importante dar aos seus leitores aquilo que você recebe deles. Não seja egocentrista que a longo prazo ficará a perder :eek:


    Obrigado a todos!

    05/08/2008

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *