Conversion Hero

5 realidades sobre como encontrar o nicho de mercado ideal e que você ama

Algo que tem passado à minha frente nos últimos tempos com alguma regularidade, são potenciais bloggers com dúvidas sobre os nichos de mercado onde poderão emergir. Na verdade existem muitos utilizadores que nunca se questionaram sobre aquilo que na verdade poderiam fazer, muito menos sobre aquilo que amam e que realmente conseguem fazer.
Durante os últimos 6 anos persegui os meus objectivos, e embora esteja longe de ser um exemplo para todos (nem me considero como tal), a verdade é que cheguei até onde queria, e hoje tenho um estilo de vida adaptado às minhas necessidades e livre de exigências externas. Procurei o que desejava e consegui-o. Independentemente de ganhar muito ou pouco dinheiro, a minha maior vantagem é de facto fazer aquilo que gosto, e considero isso uma grande mais-valia.

Todos os dias, todos os anos, milhares de pessoas procuram e perseguem os seus sonhos e os seus objectivos. Muitas procuram chegar aquilo que consideram o seu estilo de vida único, o seu nicho de mercado ideal, a sua qualidade de vida. Você persegue os seus sonhos e objectivos?

No que toca a bloggers e ao mercado do blogging, a maior dificuldade encontra-se geralmente no nicho de mercado a adoptar. O individuo não se preocupa em emergir num nicho que domina e salvo raras excepções, procura sempre nichos que lhe possam trazer rendimentos.
A verdade é que dinheiro fácil não existe, e a qualidade e consistência trazem dinheiro a longo prazo. Que o digam os grandes ProBloggers que emergem em nichos de mercado específicos e que teoricamente seriam díficeis de rentabilizar no imediato.

O objectivo deste artigo é trazer-lhe 5 realidades sobre como encontrar o nicho de mercado dos seus sonhos, e também algumas dicas práticas para contrariar essas mesmas realidades. Nunca se esqueça que você depende exclusivamente de si para atingir os seus objectivos.

encontrar caminho
Imagem por fd
1. O SEU NICHO NÃO O IRÁ PROCURAR, VOCÊ É QUE TEM DE O FAZER!
A primeira regra parece básica, mas é incrível como tanta gente se esquece dela regularmente. Se você está longe de ter sucesso no nicho de mercado onde se encontra, então talvez seja a altura ideal para mudar de ares. Embora muitos autores e bloggers tenham sorte de encontrar realização rapidamente, a verdade é que existem muitos outros que tal como você, têm dificuldade em encontrar aquilo que realmente desejam. Portanto, se esse algo não irá procurar, procure-o você!

2. DESITIR É PARA OS FRACOS!
Se por ventura encontrar um nicho de mercado um pouco melhor do que aquele que já tem, não baixe os braços e tão pouco se contente com isso. Insista e continue a procurar aquele que poderá vir a ser o seu nicho de mercado de sucesso.

3. PROCURE EM VARIADÍSSIMOS LOCAIS!
Procure explorar, viver, aprender e acima de tudo explorar. Procure novos hobbies, novos objectivos, experimente diversos mercados, mantenha-se atento, leia revistas e jornais, procure inspiração em blogs e forums de discussão, entre muitas outras coisas. Um nicho de mercado pode ser algo inexplorado, como por exemplo um nicho de um nicho. Se por ventura o nicho de mercado dos gadgets se encontra completamente lotado, a verdade é que existe espaço para criar um nicho dentro de um aparelho qualquer, como foi feito recentemente com o iPhone e os milhentos sites e blogs que nasceram à conta desse nicho de nicho. O mesmo se poderia dizer dos blogs de PrisonBreak e Lost (dentro do nicho das séries de TV), entre muitos outros.

4. A EXPERIÊNCIA E DEDICAÇÃO TRAZEM A PAIXÃO
Muitas vezes encontramos pequenos nichos de mercado, que nos estimulam a criar e a desenvolver. Muitas vezes partimos do presuposto que aquele não é o nicho de mercado que desejamos, mas a realidade é que a experiência e dedicação acabam por fazer com que nos apaixonemos por ele.
Portanto, tenha em mente que pode vir a aprender a gostar de um determinado nicho, e só o saberá depois de o testar.

5. DEPOIS DE O ENCONTRAR NÃO O DEIXE FUGIR
Regra geral o ser humano tem tendência para desejar aquilo que não tem, e descurar aquilo que já possui. Depois de encontrar o nicho de mercado com que sempre desejou, não deixe essa oportunidade fugir-lhe entre as mãos. Dedique-se a ele de corpo e alma e procure saber mais, aprender mais, desenvolver mais, inovar mais, entre muitas outras coisas que o poderão levar a um pleno de satisfação e paixão.

Se estas realidades o deixaram com vontade de mudar alguma coisa na sua vida e no seu estilo de blogging, então tenho algumas dicas interessantes para partilhar consigo, acerca de como atingir determinados objectivos e acima de tudo, como encontrar o nicho de mercado ideal para si!

1. PARE UM POUCO PARA PENSAR
Comece por parar um pouco e pensar na sua actual situação. Sente-se feliz com o que faz? O seu nicho de mercado deixa-o feliz e realizado? Se chegar à conclusão de que não, então é altura de parar e começar a analisar a sua situação actual. Faça um planeamento e equacione vender o que tem ou simplesmente mudar. Pode não ser hoje, mas pode ser amanhã ou depois. O importante é mudar e procurar aquilo que tanto deseja.

2. PENSE NO SEU OBJECTIVO
Depois de formulado o objectivo, é altura de começar a trabalhar nele. Gaste 1 ou 2 horas do seu dia e trace algumas perspectivas sobre a decisão que está prestes a tomar. Defina se ela vale a pena, que vantagens lhe irá trazer, se é isso mesmo que você procura, e que implicações isso poderá ter na sua vida ou na sua rotina.

3. PENSE UM POUCO NAQUILO QUE AMA
O que geralmente ninguém faz é parar um pouco e pensar em todas aqueles coisas que realmente trazem realização e amor. Pense em tudo aquilo que gosta de fazer e anote num papel. Você tem hobbies que goste de seguir fervorosamente? O que é que você gosta de ler? O que é que você gosta de escrever?

4. PENSE NOS SEUS SONHOS
Algo que geralmente toda a gente tem, são sonhos. Pare um pouco para pensar nos seus sonhos e naquilo que sempre desejou fazer. Talvez a resposta se encontre ai. Um sonho é nada mais do que um objectivo e uma paixão.

5. PENSE SOBRE AQUILO ONDE VOCÊ É MESMO BOM
Todas as pessoas são boas em alguma coisa. Se por ventura acha que não, o mais provável é ainda não ter descoberto em que é que você é mesmo bom. Que tipo de talento é que você tem? Quais é que são as suas mais-valias relativamente a outro indíviduos? Onde é que você já se conseguiu destacar? Quais são as suas forças? Procure fazer uma análise sobre você próprio.

6. JUST DO IT
Lembra-se do “just do it” do artigo anterior? Pois bem, pare de ficar parado a olhar e a pesar todos os prós e contras, e tome parte da acção! Se na verdade você não fizer nada, é bem provável que não a encontre.
Procure fazer alguma investigação, tomar notas, conhecer pessoas, ler blogs e websites, entre outras coisas. It’s show time!

7. PERSIGA ALGO QUE LHE POSSA SER ÚTIL
Como disse em cima, existem muitos nichos de mercado que por vezes se revelam verdadeiras paixões. Tudo depende da entrega e do resultado final. Persiga esse objectivo e lute por ele até chegar a uma conclusão e a um resultado de qualidade.

8. JUST DO IT – NOVAMENTE
Agora que já descobriu qual a sua vocação ou potencial vocação, dê-lhe então uma oportunidade de brilhar. Se escolheu um nicho específico, o ideal agora será investigá-lo e tentar aprender um pouco mais com ele. Investigue, assine blogs concorrentes, procure livros e informação sobre a área, e procure tornar-se o melhor de entre os melhores! Siga os seus sonhos!

 

E então, vai querer continuar fora das quatro linhas? :)
Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso
RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (19) Interações no Twitter (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • pedro

    Realmente é verdade. Devemos apostar naquilo de que sabemos, apesar de tentar apostar num nicho diversificado não é pior. No entanto, o enfoque deve ser sobre um tema que dominamos bem, e podemos "fazer incursões" noutros que vamos aprendendo a dominar.
    De qualuer das formas, e tendo em conta que me tornei um leitor assíduo do fique-rico, faço votos de continuação de um Excelente Trabalho, que muito me tem ajudado!

    pedro publicou um post sobre..Reaveja o dinheiro do empréstimo habitação

    21/08/2008

    Responder
  • ramiro marques

    Excelentes dicas. Foi exactamente isso que eu fiz com o meu nicho: a educação e os profess0res. Em seis meses construí um blog que tem uma média de 2000 visitas diárias e já tem 1500 posts. Trabalho, trabalho e trabalho.

    ramiro marques publicou um post sobre..Top Ten das monstruosidades pedagógicas - Parte II

    21/08/2008

    Responder
  • fazdinheiro

    Mais um bom post, ja tinha alguma ideia sobre este post mas com esta ajuda tenho de melhorar e bem...

    fazdinheiro publicou um post sobre..Faz dinheiro online com Blurb.com

    21/08/2008

    Responder
  • Warllington

    Eu visito este blog quase todos os dias. Sempre ótimos artigos. Comecei com meu blog hoje e espero chegar um dia ao nível deste blog.
    Abraço

    21/08/2008

    Responder
  • Marcelo R de Souza

    Tudo que fazemos com paixão será bem feito e admirado. É como no comercio, que existem vários no mesmo nicho e um faz sucesso e outro não. Por que? Porque o que faz com paixão atrai negócio, ele faz porque lhe da prazer, e o outro faz, simplesmente, por dinheiro. Belissímo artigo Paulo. Para resumir: Faça o que ama com alma, que o mesmo te sustentará.

    Marcelo R de Souza publicou um post sobre..Destacando diferentes tipos de links

    21/08/2008

    Responder
  • soares

    Concordo contigo,acho que apenas devemos seguir nichos de mercado que nos agradem e não seguir a moda o que tenho é um pouco dos dois seguir moda e paixão por informatica e afins.
    Ando já a coisa de 2 ou 3 meses a procurar,explorar,etc a internet em busca "daquele" um nicho que me diga algo e que seja rentavel tambem mas nada de modas...esse é o meu problema ...algo que não seja moda.
    Enfim,irei encontrar mas vai demorar de certeza...
    Cumprimentos

    soares publicou um post sobre..Adspace Contest — Win Banner Space on 10 Blogs!

    22/08/2008

    Responder
  • Manoel Franklin

    Just do it é muito motivador, as dicas são ótimas, a pesquisa por um nicho relevante é alto importantíssimo, minha pesquisa está sempre em curso! :)

    22/08/2008

    Responder
  • Helio Jenné

    Excelente abordagem, Paulo. Pretendo definir melhor o tal "nicho" do meu blog musical. Um forte abraço.

    Helio Jenné publicou um post sobre..Jeffrey Lewis, o roqueiro anti-folk

    22/08/2008

    Responder
  • Denis

    Realmente tanbém pretendo utilizar o "nicho" cada dia que passa, pois sou iniciante noob em blogs, mas gostei muito disso!
    Portas na vida sem abrem com a percistência, e o amor por perseverar.

    Sua página é ótima parabéns!

    Denis publicou um post sobre..Gifs Naruto

    22/08/2008

    Responder
  • Marcos Rezende

    Concordo em parte com o que disse Paulo, mas note que o segredo já está dentro de nós e já vem conosco desde o momento do nosso nascimento. Você pode pensar que é um jabá meu, mas através do trabalho que tenho feito com o mapeamento de talentos e com o coaching de talentos é fato que ocorre um avanço muito grande de quem foca em si, no que faz de melhor, no que ama e nos seus sonhos, do que daqueles que tentam achar a solução dos seus problemas fora de si. Mais um grande artigo.

    Marcos Rezende publicou um post sobre..Mantenha-se faminto. Mantenha-se insensato.

    22/08/2008

    Responder
  • filipe

    OWW um artigo que eu esperava faz TEMPO. Falar mais sobre nichos de blogs. Eu se tivesse textos como o seu para meu nicho em 6 meses me tornaria referencia. O complicado dessa situação é que nao domino completamente meu assunto.

    Estou pensando em fazer cursos só pra sentir mais o clima e assim ter alguma condição de falar, o que acha ?

    inté

    23/08/2008

    Responder
  • Luizeba

    Nicho de Blogs é um dos temas que os novos blogueiros mais fazem besteira...
    Ficam querendo temas "com popularidade", mas se esquecem que para um blog ser popular e bom, o dono dele precisa entender sobre o que escreve!
    Parabens pelo blog!

    Luizeba publicou um post sobre..Conquistando Mais Mulheres

    24/08/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ pedro
    Obrigado pelo comentário colega. Por vezes caimos no erro de entrar em mercados somente com o intuito de ganhar dinheiro, e a curto prazo entramos em decadência porque o nicho não tem o interesse e magia que o blogger gostaria que tivesse. É preciso cuidado quando se tomam decisões desse tipo.

    @ ramiro marques
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ fazdinheiro
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Warllington
    Obrigado pelo comentário colega. Boa sorte com o seu novo blog. Nunca se esqueça que a dedicação e paciência são chaves para o sucesso.

    @ Marcelo Souza
    Obrigado pelo comentário colega. De facto é mais ou menos essa a técnica que leva muitos bloggers a atingirem o sucesso, sem que na verdade tivessem sequer pensado nisso. Eles fazem-no de forma natural e com gosto pessoal, pelo que o resultado final é sempre melhor que o do vizinho.

    @ soares
    Obrigado pelo comentário colega. A chave está em saber perguntar ao cérebro aquilo que ele gosta de matutar:

    - quais são os seus hobbies?
    - quais são as matérias onde se sente mais à vontade?
    - quais são os seus sonhos de infância?
    - que matérias costuma ler com maior regularidade?
    - etc.

    @ Manoel Franklin
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Helio Jenné
    Obrigado pelo comentário colega.

    @ Denis
    Obrigado pelo comentário colega. Bem-Vindo ao FR e obrigado pela sua participação. A persistência é seguramente o calcanhar de aquiles dos bloggers. Quem lhe conseguir resistir vislumbrará o sucesso.

    @ Marcos Rezende
    Obrigado pelo comentário colega. Concordo com isso plenamente. Todas as opções que hoje em dia tomamos, já se encontram bem definidas no mapa de opções. Basta escolher qual o caminho a tomar.
    Quem geralmente se vira para áreas que gosta e domina razoavelmente bem, acaba por obter o sucesso com que sempre sonhou.

    @ filipe
    Obrigado pelo comentário colega. Dependendo do nicho, acho muito bem. Informação e formação nunca é demais. Existe sempre algo de valor a retirar desse tipo de iniciativas, pelo que é importante estar na linha da frente.

    @ Luizeba
    Obrigado pelo comentário colega. Por vezes nem tem a ver com o facto de ser entendido na matéria ou não. Tem a ver com concorrência e dificuldade em implementar-se num determinado tipo de mercado.
    Isso acontece frequentemente no nicho da informática e dos gadgets, onde se iniciam dezenas de centenas de novos blogs todos os dias, sendo que a grande maioria está destinada a falhar.


    Obrigado a todos! :) :)

    27/08/2008

    Responder
  • Julio Coronel

    Extremamente útil e me despertou realmente o que preciso fazer.
    Quero criar meu primeiro blog, e consigui clarear meu pensamento.

    Está de parabens, Bravo!!!

    30/12/2008

    Responder
  • Valdecy Junior

    Gostei muito de seu blog
    Passei por aki pesquisando sobre nichos de mercados para um
    trabalho na faculdade e suas palavras foram de grande ajuda.
    Abraço!!!!!!!!!

    01/04/2010

    Responder
  • Internetador

    "Just di it", a parte mais importante, digo por mim que tenho tendencia a pensar muito e perder muito tempo antes de partir pra ação.

    05/08/2010

    Responder
  • Internetador

    Just do it *

    05/08/2010

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.