WiNNER

Férias em Barcelona e como trabalhar fora do país sem perder o ritmo!

trabalhar em barcelona

Provavelmente você é um dos muitos leitores que nem sequer faz ideia de que estive fora do país (Portugal) durante os últimos 4 dias. Estive mais propriamente em Espanha, na bela cidade de Barcelona.
Tirei aquilo a que chamo umas mini-férias e aproveitei para trazer comigo o portátil e escrever alguns conteúdos enquanto por cá permaneci, assim como este, por exemplo.

Uma das grandes vantagens de trabalhar como Freelancer ou Blogger Profissional, é que existe sempre oportunidade de mudar de país, sem que tenha de mudar alguma coisa em termos profissionais. Tudo permanece exactamente da mesma forma, o que cria uma grande mobilidade para viajar e conhecer novos países, bastando para isso levar o portátil e aproveitar a internet do hotel ou das lojas locais, como por exemplo o MacDonalds, Starbucks, entre outras.

Regra geral não falo da minha vida privada, mas achei que seria interessante contextualizar com algumas ideias que fui formulando acerca de como bloggar fora de um determinado país.
Barcelona é uma cidade fantástica a todos os níveis, e seguramente um bom local para Freelancers e Bloggers procurarem por novas oportunidades.
Encontrar Wireless é seguramente a parte mais fácil, pelo que o mais díficil será comportar o estilo de vida Catalão, e os preços extremamente caros de tudo aquilo que é comercializado na cidade, incluindo serviços, comércio, restauração, etc.

Tendo Barcelona como um exemplo interessante, achei que seria apropriado referir algumas ideias acerca de trabalhar num outro país, enquanto blogger ou freelancer profissional, ou então simplesmente numa saída de 5 ou 10 dias em férias.

ENCONTRAR AS CIDADES PERFEITAS

Escolher uma cidade é seguramente a parte mais fácil. Com a quantidade de informação que hoje circula na internet, é extremamente simples saber praticamente tudo sobre o estilo de vida das pessoas, o custo desse mesmo estilo de vida, as atracções e tudo aquilo que poderá fazê-lo decidir por mudar de estilo de vida, ou simplesmente viajar uns dias em férias.
Um dos pontos chave a meu ver, é seguramente o acesso à internet. Além de considerar importante o facto de ser acessível a qualquer pessoa, e com um custo atractivo, eu considero sempre e também, a necessidade que sinto de locais públicos com acesso gratuíto, como acontece por exemplo com a cadeia americana de cafés Starbucks, que tem quase sempre acesso gratuito a internet sem fios. Isso hoje em dia é extremamente comum na Europa, pelo que optar por um país ou uma cidade específica que não contenha esses requesitos, é o mesmo que garantir que o seu blog ficará desactualizado por alguns dias…

QUANTO TEMPO DEVEREI FICAR?

Em termos temporais, penso que decisão cabe a cada um, dependendo não apenas do seu gosto pessoal, mas também das suas economias. Existem países na Europa e fora da Europa, que são autênticas metrópoles de luxo. Preços caríssimos em todos os locais, incluíndo os serviços, o que torna inviável a manutenção e permanência no país, a não ser que o seu incoming seja directamente proporcional.
A viagem a Barcelona foi de apenas 4 dias, embora pudesse ter sido de mais. A verdade é que não gosto de permanecer num local diferente por demasiado tempo, uma vez que isso condiciona parte da minha vida, incluindo as relações de amizade e familiares. Uma boa viagem a um determinado país, poderiam ser 4 a 5 dias. Nunca muito mais do que isso.

DEFINIR O ORÇAMENTO

Enquanto Freelancer ou Blogger Profissional, é necessário definir um orçamento limitado para gastar na viagem. Independentemente dos valores que aufere mensalmente, é muito importante definir um limite, caso cotnrário irá perder o controlo dos gastos e seguramente gastar muito mais do que estava a equacionar. Existem cidades extremamente caras na Europa, como é o exempo de Barcelona.
Em termos profissionais, é também importante que se mantenha concentrado naquilo que tem para fazer, não gastando o dinheiro que ainda não ganhou, ou que irá ganhar num futuro muito próximo. Quem trabalha com clientes de todo o mundo, sabe que existe uma grande inconstância no pagamento dos trabalhos, pelo que poderá levá-lo a gastar dinheiro que pensa receber no futuro, mas que na verdade pode nunca chegar a ser pago. Tenha atenção nisso!

GESTÃO DE CLIENTES, EMAILS, PÁGINAS, ETC

A melhor estratégia para não perder o fio à meada, é tentar manter-se o mais actualizado possível. Ainda que esteja em férias, procure ler o seu email pelo menos uma vez por dia, de preferência à noite, assegurando dessa forma que não dispende demasiado tempo a olhar para o email ou a ler conteúdo pouco produtivo.
Tal como acontece com as lições de produtividade, quando você está fora do país, a organização é extremamente importante. Equacione desenhar uma tabela com as tarefas que necessita desenvolver diariamente, e procure trabalhar com agendamentos. Desenvolva artigos antes de viajar, para que possa libertá-lo um pouco para aproveitar as mini-férias e também visitar alguns monumentos e locais turisticos da cidade, aproveitando também para deixar o seu blog actualizado e fresco.
O mesmo se aplica à gestão dos clientes, emails, mensagens, redes sociais, etc. É necessário definir uma altura do dia para trabalhar, não descurando o facto de estar em mini-férias apenas por 4 ou 5 dias.

QUAL A QUANTIDADE DE TRABALHO A REALIZAR?

Esta pergunta, tal como todas as outras, tem uma resposta variável. O tempo de dedicação ao computador e ao trabalho depende de pessoa para pessoa. Nos 4 dias que estive em Barcelona, procurei concentrar-me unicamente naquilo que considero importante, nomeadamente a escrita de conteúdos, os emails importantes e os clientes. Tudo o resto fui acumulando para depois filtrar mais tarde, nomeadamente os comentários aos artigos, os feeds RSS, as notícias e todas aquelas rotinas que tenho regularmente quando estou em Portugal.
A dedicação como referi em cima, está dependente não apenas da vontade e disponibilidade do autor, mas também da quantidade de trabalho e projectos que tem em mão.

AMIZADES E CONHECIMENTO

Uma das melhores coisas que aconteceu com o explodir da era dot.com e das novas tecnologias, é que passou a ser extremamente simples comunicar com qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.
Foi precisamente através dessa teoria que conheci o meu amigo Nacho Cardinal, que me ofereceu alojamento durante 4 dias aqui em Barcelona, de onde estou a redigir este artigo, minimizando não apenas os custos de alojamento, mas também maximizando a cultura linguistica, a formulação de novas amizades, a possibilidade de ter um guia turistico, e claro está, um futuro parceiro de negócios.
Além de todos esses benefícios, existe também a partilha de conhecimentos, que é sempre uma forma enrriquecedora de aumentar o nosso histórico de conhecimento acerca de um determinado país, cidade ou cultura.

Além do mais, trabalhar remotamente e longe do país de origem, torna-se extremamente díficil quando não existe companhia, ou simplesmente quando se trata de viajens de maior duração.
Além de tudo isso, o Nacho foi seguramente um excelente guia (um Google Espanhol) ao nível cultural, facilitando-me o acesso a determinadas zonas e serviços, que sozinho provavelmente nunca descobriria. Saber de antemão como funciona uma cidade, quais os preços e opções disponíveis, qual o estilo de vida, etc., é seguramente uma grande vantagem antes de partir à descoberta.

A minha dica principalmente prende-se com o seguinte: viajar é seguramente algo que muitos dos leitores deste blog gostariam de fazer, pelo que recomendo-o imenso a investigar um pouco antes de viajar, e acima de tudo, procurar alguém que viva na cidade e que possa dar feedback de qualidade acerca dos diferentes aspectos em cima descritos. Isso seria perfeito!

Este artigo foi publicado bem antes da minha chegada a Portugal, que deverá acontecer daqui a cerca de 7 horas, se tudo correr bem! Antes de aterrar ainda deverei publicar um outro artigo que escrevi durante a madrugada de ontem! Fique atento! :)

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (16) Interações no Twitter (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Pedro

    Espero que tenham sido boas as tuas férias ;)

    _____
    No Wordpress já temos Categorias, as Tags servem para que ??
    Eu so uso as categorias....

    Pedro publicou um post sobre..RTP2 atingiu 28,4% de «share»

    25/08/2008

    Responder
  • Nuno

    Paulo, Barcelona é uma cidade fora de série.

    E onde estão as fotos!
    Para mim Barcelona é Gaudi.

    Um abraço

    25/08/2008

    Responder
  • Warllington

    Vida boa! Quero isto pra eu também.

    Warllington publicou um post sobre..Mudanças no painel administrativo do WordPress 2.7

    25/08/2008

    Responder
  • Paulo Frexinho

    Olá Paulo!
    Desejo-te uma boa viagem de regresso!
    Muito boa a foto!

    Um abraço!

    Paulo Frexinho publicou um post sobre..Chiado: Incêndio foi há 20 anos

    25/08/2008

    Responder
  • Tárcio Zemel

    É, também quero ver as fotos que tirou por lá! Pelo o que estou vendo, esta que usou para ilustrar o post é montagem! :evil:

    Abração, amigo! Espero que tenha descansado adequadamente e curtido bons momentos!

    25/08/2008

    Responder
  • ramiro marques

    Barcelona é o máximo. Obrigado por partilhares essas dicas connosco. Também lá estive o ano passado. Levo sempre o portátil comigo e contunuo a postar.

    ramiro marques publicou um post sobre..Por que razão o ME não deixa os docentes com contratos temporários acederem à profissionalização em serviço?

    25/08/2008

    Responder
  • pedro

    Realmente, a cada dia que passa, fico cada vez mais feliz por er encontrado o fique-rico. A verdade é que isto já não é um blogue, já pode quase ser considerado um centro de formação on-line!
    A verdade é que um correcto planeamento ajuda-nos a rentabilizar o nosso tempo, e a libertar-nos para outras tarefas mais mundanas.
    A vantagem de trabalhar como freelnacer 8seja em que area for) é que nos permite uma maior e mais eficaz gestão do tempo.
    Venha de lá então a próxima viagem.

    pedro publicou um post sobre..Freelancer na Net

    25/08/2008

    Responder
  • David Rabello

    Interessante em Paulo exeto pela diminuição de suas respostas aos comentários nem percebi mudanças na rotina. Então quer dizer que o Fique-Rico agora tem uma "filial" na Espanha? :lol:

    25/08/2008

    Responder
  • Artur

    Ola pessoal,
    Paulo td bem?

    Férias são sempre boas, sejam mini ou extra, são sempre férias.
    Uma das vantagens de ser blogger, é o podermos exercer a actividade em qualquer cidade do mundo. Inclusive cidades do terceiro mundo onde a vida é mais barata. Desde que tenha uma ligação à internet, é na boa.

    @ David

    David, gostei da parte:
    "Fique-Rico agora tem uma filial na Espanha? ", haha ... estives-te bem!!

    Abraços a todos,
    Paulo, apesar de ninguém ter dado conta (eu ja sabia, mas muitos não..), quero que faças boa viagem e cá te esperamos amigo ...

    Artur

    25/08/2008

    Responder
  • Joao Ferrao

    Aqui estão algumas coisas que ainda não tinhas abordado... parabens!

    Espero que tenha corrido tudo bem e que tenhas aproveitado essas mini-ferias ao maximo :P

    Pena não conhecer bem Barcelona, apenas estive la 4horas (mais ou menos) no regresso da viagem a Lloret :lol: :lol: :lol: :wink: :wink: ... mas deu tempo para ver a Sagrada Familia.

    abraço []

    Joao Ferrao publicou um post sobre..A escumalha do Forum Emoddingg e o roubo de conteúdo

    26/08/2008

    Responder
  • Luizeba

    Bem, teve boas férias? hehe
    Parabens por manter esse blog mesmo estando fora do país e tudo mais, acho que ninguém desconfiava disso!
    Obrigado pelas dicas!

    Luizeba publicou um post sobre..Como Motivar Pessoas

    27/08/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Pedro
    Obrigado pelo comentário colega. As categorias são o local onde os artigos são inseridos. As tags são as palavras-chave do artigo.

    @ Nuno
    Obrigado pelo comentário colega. A sagrada familia e tudo o que o Gaudi por lá desenvolveu é de facto fantástico. As fotos deverei carregar para o meu Flickr brevemente. Depois aviso.

    @ Warllington
    Obrigado pelo comentário colega. Em dois anos estes foram os meus 4 dias de férias. Não considero vida boa, até porque tenho trabalhado imenso para conseguir usufruir destes pequenos "luxos" da vida. Além do mais, a vida serve mesmo é para viver, né? :)

    @ Paulo Freixinho
    Obrigado pelo comentário amigo. Cheguei bem felizmente e a viagem de regresso foi simplesmente divinal. Adorei.

    @ Tárcio Zemel
    Obrigado pelo comentário amigo. Por acaso até nem é e ficou fantástica, acredita! E o melhor de tudo é que foi a minha mulher a tirar :)

    @ ramiro marques
    Obrigado pelo comentário colega. Ainda é mais viciado do que eu! Cuidado com essa adicção :p :p

    @ pedro
    Obrigado pelo comentário colega. Espero antes do final do ano voar até Londres e compartilhar a partir de lá algumas dicas interessantes sobre o estilo de vida Inglês, entre outras coisas.

    @ David Rabello
    Obrigado pelo comentário colega. Filiais não obrigado :)

    @ Artur
    Obrigado pelo comentário amigo. De facto internet basta. No entanto levei a minha Vodafone Mobile e activei o roaming, e tenho a dizer-te que é carissimo. Por uma ligação com um pacote de dados limitado a 50MB, vou pagar 15 Euros. Um pacote de 100MB de dados custava 65Euros. Vamos lá ver se não passei os 50MB :p

    @ João Ferrão
    Obrigado pelo comentário colega. Em Lloret tive a maior parte do tempo da minha viagem. Fiz algumas refeições por lá e também aproveitei para tomar um banho e apanhar um pouco de sol :)

    @ Luizeba
    Obrigado pelo comentário colega. Vou fazendo o que posso para deixar o blog sempre actualizado e pronto a ser lido várias vezes ao dia. Isso é positivo para os leitores e também para mim. :)


    Obrigado a todos! :) :)

    28/08/2008

    Responder
  • Daniela

    Oi... seja lá quem vc for!...rs... Fiquei curiosa e ao mesmo tempo fascinada em conhecer Barcelona. Sou relações públicas e trabalho com eventos. As vezes sinto vontade de chutar o balde e percorrer esse mundão, sem rumo, sem destino... Achei muito legal vc poder fazer isso, sem se desligar do seu trabalho... Acho que no meu caso é um pouco diferente... Tem alguma sugestão pra mim???

    Até... :)

    Dani

    19/11/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Daniela, obrigado pelo comentário. Não existe uma fórmula específica para viajar e ainda assim conseguir trabalhar. No seu caso e presumindo que trabalha por conta de outrém a tempo inteiro, sugeria-lhe que comprasse viagens numa altura em que tivesse um pouco mais de dinheiro na conta, e aproveitasse os grandes descontos que hoje existem em companhias low-cost, especialmente comprando com 3 ou 4 meses de antecedência. Dessa forma você evita ter de esperar por poupar dinheiro (algo que geralmente 90% das pessoas acaba por não conseguir fazer ou adiar), e esquece imediatamente que gastou esse dinheiro, tendo já a viagem garantida.

    Pousadas da Juventude são também uma forma de ficar alojado por um custo muito baixo. Recomendo também a criação de contactos em redes sociais, com pessoas de outros países, que estejam dispostas a recebê-la como visita. Isso eliminaria um custo muito grande na sua viagem.

    Pode também visitar o site http://www.hospitalityclub.org/ onde encontrará pessoas dispostas a ceder as suas casas para pessoas de todo o mundo :)

    Abraço.

    19/11/2008

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *