Conversion Hero

12 formas de criar um dia de trabalho relaxado e produtivo

relaxamento

Quem é que nunca teve um dia (ou vários dias) daqueles cheio de coisas e mais coisas para fazer, em que é impossível respirar um pouco ou simplesmente fazer uma pausa? Muitos de nós que trabalhamos na internet e procuramos gerir múltiplos sites/blogs, deparamo-nos com o problema da necessidade de trabalhar consecutivamente nos projectos, com um vigor elevado e uma dedicação sempre exacerbada. Muitas vezes chegamos a nunca perceber o que é um dia de trabalho relaxado ou pacífico.
Embora considere que os meus dias de trabalho incluem uma grande parte das referências escritas em baixo, sinto que por vezes é necessário relaxar mais e mais, para tirar mais proveito e paixão daquilo que realmente faço e gosto de fazer.
Trabalhar não tem de ser forçosamente uma tarefa díficil ou desgastante, especialmente se fizer aquilo que gosta.

Vamos então ver o que precisa mudar na sua rotina.

1. FAZER MENOS

O título pode parecer óbvio, mas tal como vem referenciado no livro ‘Trabalhe 4 horas por semana‘, por vezes é imprescindível saber abdicar do excesso de trabalho para criar uma rotina de maior qualidade e acima de tudo mais produtiva. É extremamente complicado conseguir atingir bons objectivos, quando existem toneladas de tarefas para executar num só dia. Procure adaptar-se e trabalhar apenas nos projectos que lhe são mais rentáveis e/ou que terão maior impacto na sua vida ou nas suas finanças.

2. CRIE UMA MANHÃ RELAXANTE

Não existe nada melhor do que uma manhã relaxante antes de ir trabalhar, seja dentro ou fora de casa. Procure acordar relativamente cedo, tomar um pequeno-almoço com as coisas que mais gosta, e depois executar algumas das coisas mais relaxantes que existem, como por exemplo fazer exercício ou tomar um banho de imersão em água quente. Há também que prefira ficar sentado no sofá a beber café a assistir a uma série de televisão qualquer. O importante é que seja uma manhã relaxada antes de partir para o trabalho propriamente dito.

3. PREPARAR O DIA SEGUINTE

Se pretende ter uma manhã relativamente relaxada, torna-se importante que tenha isso minimamente preparado. Desenhe num papel as suas tarefas mais importantes do próximo dia, e se necessário deixe a mais importante em cima do teclado, como eu referi no artigo da parte da manhã. Depois prepare algumas coisas respeitantes ao seu dia seguinte, tais como organizar a roupa, a casa e/ou as refeições se assim for necessário. Isso irá deixá-lo praticamente preparado para o dia seguinte, podendo então usufruir dessa organização de uma forma relaxada.

4. TRABALHE NO SILÊNCIO

As alturas mais rentáveis para trabalhar são seguramente aquelas em que as distracções são menores, sejam elas a TV, a empregada da limpeza, os filhos, os amigos, os colegas de escritório ou qualquer outra pessoa.
Independentemente de gostar de trabalhar de manhã ou à noite, procure adaptar-se aos horários em que existe menos ruído à sua volta e em que consegue efectivar o seu trabalho e a sua produtividade. As manhãs poderão ser essênciais nessa estratégia, especialmente se começar a trabalhar quando a sua família ainda está a dormir.

5. AMBIENTE DE TRABALHO RELAXADO

Uma das coisas que torna um trabalho mais relaxante, é ter um local de trabalho igualmente relaxante. Procure eliminar todo o lixo que o rodeia em cima da secretária, e organize-se para ter somente o seu computador e quem sabe um ou outro adereço como uma planta ou uma fotografia. Tudo o resto irá servir-lhe apenas como distracção e irá interromper a sua produtividade. O mesmo se passa com o ambiente de trabalho do seu computador. Passe tudo para a raíz do computador e mantenha o seu ambiente de trabalho livre de pastas e ficheiros inúteis.

6. DESLIGUE AS DISTRACÇÕES – MESMO!

Como sabe e já referimos aqui no blog, as distracções são uma forma de arruinar o seu tempo livre. As principais distracções em profissões liberais são certamente o Email, o telemóvel, o MSN e talvez a própria internet. Procure desligar-se do mundo por instantes e produzir com qualidade. Depois de ter alguns objectivos concluídos ligue-se novamente ao mundo.

7. ELIMINAR REUNIÕES

Se por ventura é um freelancer e tem de lidar com o facto de ter reuniões todas as semanas, então o melhor é procurar adaptar-se. Ao invés de sugerir aos seus clientes uma reunião física, procure explicar-lhes todo o processo via email ou skype. Nem todas as reuniões são importantes e produtivas, pelo que na grande maioria das vezes o cliente apenas pretende ver com que vai trabalhar. Você poderá fazer isso via tele-conferência ou chamada telefónica 3G, poupando imenso tempo e desgaste na sua rotina.

8. UMA TAREFA DE CADA VEZ

Um dos problemas que leva à falta de produtividade é tentar executar mais do que uma tarefa de uma só vez. Se pretende ser objectivo e produtivo tem de focar-se naquilo que é realmente importante. Se tem um objectivo para cumprir, procure executá-lo antes de tudo o resto, e evite misturá-lo com distracções, navegação em páginas de internet e outras tarefas que simplesmente o fazem queimar tempo.

9. FAÇA PAUSAS REGULARES

Já referimos aqui no blog também que o sedentarismo não é bom para a saúde, o que significa que tanto os bloggers, como os webmasters ou os trabalhadores que passam 10h/dia sentados numa cadeira, terão de se exercitar com uma maior regularidade. Faça pausas de 10 minutos por cada hora e meia de trabalho. Beba água e procure exercitar o corpo, vagueando pela sua casa ou pelo seu escritório.

10. O LANCHE É SAGRADO

Essa é seguramente uma das regras de ouro para quem pretende ter um dia de trabalho relaxado e produtivo. Seja rigoroso com o seu lanche e procure aproveitá-lo em paz e sossêgo. Saia do escritório e procure um local prazeroso onde possa relaxar e comer o seu lanche descansado. Isso irá ajudá-lo a relaxar, especialmente a nível cerebral, ajudando-o a manter um fluxo de criatividade constante e uma produtividade bastante mais prazerosa e relaxante.

11. MINI MEDITAÇÃO

Aprendi no Yôga que a meditação e relaxamento podem ser efectivamente uma forma de criar um estado de espírito bastante mais relaxante e produtivo. Sente-se durante 5 minutos, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Procure diminuir o seu batimento cardíaco ao mesmo tempo que sente o corpo todo a relaxar, incluindo o cérebro. Isso irá ajudá-lo a criar uma nova energia para as próximas horas de trabalho, que inevitavelmente serão mais produtivas. Experimente!

12. PROCURE QUEBRAR O SENTIDO

Muitas vezes em dias de maior trabalho a vida tende a correr menos bem. Ou porque o chefe foi demasiado incisivo, ou porque cometeu um erro grave num projecto, ou porque o seu site desapareceu do index do Google, etc. O acto normal de reagir a uma destas situações é o drama. Preocupamo-nos demasiado com pequenas coisas e temos tendência para lhes atribuir um grande valor. No entanto essas mesmas coisas tendem a destruir o nosso dia de trabalho, pelo que é necessário quebrar esse sentido. Procure analisar tudo aquilo que de mau lhe vai acontecendo, e imagine qual o valor dessa mesma coisa daqui a 3 meses. Na grande maioria dos casos o valor é nulo, o que faz com que você tenha tendência para esquecer essa situação, que há 5 minutos o atormentava imenso. Tudo é relativo.

Agora é aproveitar e procurar criar dias de trabalho mais relaxantes e produtivos!

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso
RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (20) Interações no Twitter (9)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Celso Azevedo

    Estava mesmo a precisar disto... Vou tentar quilho do Yoga, afinal se perder 5 min. e ganhar 1 hora já é bom! :lol:

    02/10/2008

    Responder
  • Eugenio

    Boa tarde, encontrei o teu blog e decidi adiciona-lo no meu portal na categoria "Ganhar dinheiro online", se poderes retribuir com um link agradecia.

    Boa sorte

    02/10/2008

    Responder
  • PiqueT

    Fantástico!
    Adorei ler todo o artigo.
    Estas dicas sao optimas para mim já que tenho problemas em me concentrar naquilo que realmente é importante. :)

    02/10/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Celso Azevedo
    Obrigado pelo comentário colega. O Yoga ou as técnicas de relaxamento são extremamente simples de executar e têm resultados práticos incríveis. Em algumas aulas que frequentei, cheguei a conclusões muito interessantes sobre o relaxamento corporal e muscular. Além do mais, se fechares os olhos e procurares abstrair-te de tudo, relaxas também o cérebro, que neste caso é essencial.

    @ PiqueT
    Obrigado pelo comentário colega. Concentração é uma máxima da produtividade. Se pretendes ser produtivo e rentável, é imprescindível que se foques naquilo que realmente te traz resultados.


    Obrigado pelos comentários! :) :)

    03/10/2008

    Responder
  • Arthur

    Ótimo artigo!

    Eu mesmo não consigo trabalhar no sossego, sempre tem algo (pessoas, tvs, rádios entre outros), acho que isso atrapalha muito o foco no que se está fazendo... sem falar nas várias abas abertas no firefox né? rsrs

    Abraços! :)

    03/10/2008

    Responder
  • pedro T

    excelente artigo mais uma vez... o nosso problema é que passamos a aceitar o stress como algo necessário e o drama dos prazos é o nosso maior inimigo.... e o tempo... bem esse costumam dizer que não chega para tudo.
    Abraço

    03/10/2008

    Responder
  • Monthiel

    Ótimo artigo, ótimas dicas.

    Realmente, se o trabalho se tornar estressantes demais, até mesmo dores de cabeça e um mau-estar começa a surgir em todo o meu corpo, é horrível. Com essas dicas, passamos a trabalhar melhor e produzir mais..

    Abraços,

    03/10/2008

    Responder
  • Marcelo França

    Paulo, tenho muito a agradecer-lhe, sempro procuro seguir suas orientações em meus trabalhos, principalmente quando estou blogando, não é fácil ser metódico, é custoso e necessário grande disciplina, mas se conseguires levar à serio cada passo verá o resultado, eu ainda não coloco em prática todos os 12 pontos, preciso melhorar a questão da minha manhã, meu acordar é meio conturbado, mas em relação aos outros tópicos eu venho seguindo bem e posso garantir: traz resultados imediatos.

    Abraço, ótimo fim de semana!

    03/10/2008

    Responder
  • Roberta Mix

    Oi Paulo!

    As dicas são ótimas mas sinceramente para uma professora primária como eu é impossível seguir as 13 dicas. rs... por isso só vivo estressada!

    *É impossível eu ter uma manhã relaxada com todas as provas pra corrigir, planos de aulas e folhinhas para elaborar pra ontem, nunca tomo café da manhã e muitas vezes não tenho tempo de almoçar;
    * Trabalhar em silêncio? :o) Acho que meu trabalho tá me deixando um pouco surda;
    *Lanche? Nem pensar! Ou eu como ou eu olho a bagunça do recreio;
    * Fazer uma tarefa de cada vez é impossível porque eu tenho que corrigir, ensinar, separar briga de alunos, aturar os pais chatos e suportar a patroa de mau humor, tudo de uma vez só. rs

    Mamãe sempre disse... Estuda minha filha, estuda... sempre fui uma filha obediente (rs). Deu no que deu, era melhor ter estudado menos (brincadeirinha)

    Abração!

    03/10/2008

    Responder
  • Paulo Faustino

    @ Artur
    Obrigado pelo comentário colega. A internet é provavelmente um dos maiores distratores para um blogueiro ou webmaster. É importante que você tenha consciência de que enquanto está a tentar ser produtivo, você não deverá ter sensores ligados para novos conteúdos e páginas. Concentre-se e foque-se naquilo que é realmente importante e produtivo para você.

    @ pedro T
    Obrigado pelo comentário colega. Muitas vezes utilizamos clichês para justificar as nossas acções, ao invés de procurarmos perceber o porquê de atingirmos determinados resultados em detrimento de outros.

    @ Monthiel
    Obrigado pelo comentário colega. Dores de cabeça e mau-estar são algo que está associado ao stress e também ao desgaste psicológico e do dia-a-dia. É importante saber fazer pausas e intervalos entre o trabalho, tanto para andar, beber água ou simplesmente descansar o cérebro.

    @ Marcelo França
    Obrigado pelo comentário colega. As manhãs são de facto complicadas para muitos blogueiros e webmasters, simplesmente porque é fácil ficar acordado até bem tarde. Surgem sempre coisas de última hora para fazer e ideias para colocar em prática. Eu próprio tenho alguma dificuldade em conseguir levantar-me muito cedo, mas com dedicação e prática, tudo se consegue.

    @ Roberta Mix
    Obrigado pelo comentário colega. Leccionar sempre foi uma profissão de enorme desgaste. No entanto, é possível fazê-lo de uma forma mais relaxada, se procurar organizar-se mais e colocar em prática alguns desses pontos. Organizar o trabalho no dia anterior, talvez lhe proporcione uma manhã mais relaxada e metódica.


    Obrigado a todos mais uma vez! :) :)

    06/10/2008

    Responder
  • karen

    bom eu queria dizer que todas minhas amigas e amigos entram muito no google só que só tem esses comentários de pessoas eu queria uma letra bem bonita para o meu trabalho de ciências só que não sei como faço a capa e eu entrei aqui para ver se eu acho palavras bonitas e bem grandes para fazer esse trabalho só que não encontrei nada... :(

    03/03/2009

    Responder
  • Poesias

    Olá,

    Ótimo artigo!

    É preciso sobretudo trabalhar com prazer, caso contrario se está na atividade errada.

    Porém, é preciso também fazer com que o trabalho seja prazeroso e produtivo, para isto estas ótimas dicas!

    Grande Abraço;
    Lauro Daniel

    03/02/2010

    Responder
  • Profelson

    Praticar todos os dias que é difícil ..

    29/03/2010

    Responder
  • caty

    tasse bem

    24/10/2010

    Responder
  • Anailta Araujo Rocha Santana

    como faço p q meu grupo consiga dá a meta desejada?

    14/01/2013

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.