Conversion Hero

Blogging para Principiantes – Como optimizar a publicidade do seu blog (tráfego e posicionamento de anúncios)?

Voltamos à nossa série de Blogging para Principiantes para falarmos um pouco sobre optimização de publicidade em blogs, resumindo essa estratégia neste artigo em 2 grandes factores: Tráfego e Posicionamento de Anúncios.
Como provavelmente saberá, estes factores são extremamente importantes na rentabilização de um blog, e todos eles influem na forma como o visitante interage com os anúncios e com o próprio blog. Daí que seja muito importante aprender a optimizar convenientemente a sua publicidade, para retirar o máximo potencial das suas campanhas.

Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros nove artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:

Existem várias formas de ganhar dinheiro com blogs, tal como referimos neste artigo sobre métodos directos, e todos eles têm a sua forma própria de optimização. No entanto, os princípios básicos de optimização que iremos falar hoje, são aplicáveis a quase todo o tipo de formas de rentabilização, ficando à sua consideração a forma como fazê-lo.

otpimizar publicidade

Alguns dos elementos mais importantes da optimização de publicidade num blog são, tal como referimos em cima, o Tráfego e Posicionamento dos Anúncios, mas também o Estilo dos Anúncios, Relevância dos Anúncios e Valor dos Anúncios. Só se consegue rentabilizar eficientemente um blog, quando estes 5 elementos se encontram em sintonia perfeita. Quer um exemplo? Imagine que você tem um blog com muito tráfego, mas onde os anúncios estão mal posicionados. Será que ele vai render o esperado? Provavelmente não!
No entanto, o mesmo blog com anúncios bem posicionados, mas não relevantes ao assunto do mesmo, irá continuar a não render, ou seja, todos os elementos são importantes de analisar e só estando em sintonia será possível efectivar a rentabilização do espaço eficientemente.
Vejamos então como analisar estes princípios de optimização:

TRÁFEGO
A parte mais frustrante de bloggar, é seguramente quando você tem um blog extremamente elegante, com bom conteúdo, anúncios estrategicamente colocados e ainda assim não consegue rentabilizá-lo eficientemente porque ele não gera tráfego. Embora eu refira sempre a importância de ter um blog devidamente optimizado e estruturado, é muito mais importante você ter conteúdo de grande qualidade que atraía tráfego e visitantes com uma grande vontade de consumir aquilo que você escreve.

Se estiver com dificuldades em conseguir angariar tráfego para o seu blog, leia este artigo. O objectivo deste post não é explicar-lhe como obter tráfego, mas sim apresentar-lhe uma visão sobre a optimização da publicidade, em que o tráfego é seguramente uma das principais chaves para esse sucesso.
Da minha experiência pessoal e profissional, dire-lhe-ei que provavelmente você irá tender para todos os outros princípios em primeiro lugar, uma vez que são aqueles que mexem directamente com os rendimentos, mas a curto prazo irá perceber que o tráfego joga um papel muito importante nesta equação!

POSICIONAMENTO DE ANÚNCIOS
Existem vários métodos de posicionamento de anúncios, inclusivamente já falei aqui no blog sobre 10 formas de posicionar os seus anúncios Adsense que realmente funcionam. Uma simples modificação ao nível do posicionamento poderá ser o suficiente entrar ganhar pouco dinheiro e ganhar muito dinheiro. Só depois de viver esta experiência é que você provavelmente irá acreditar nela. Por isso mesmo é que digo sempre: teste, teste, teste e teste!

  • Anúncios abaixo da linha de água
    A chamada linha de água (above the fold) são normalmente os anúncios que ficam colocados por baixo da linha que define o scroll do seu blog. Quando você abre a primeira página do blog, tenha em mente que todos os anúncios que ficarem por baixo daquilo que você consegue ver sem ter de usar o scroll, geralmente convertem muito pouco. Esses são anúncios apenas visíveis aos leitores que utilizarem scroll e se interessarem por navegar um pouco mais pelos conteúdos do seu blog. Se pretender uma rentabilização mais eficiente, evite colocar anúncios por baixo da linha de água.
  • Anúncios entre os posts
    Um dos locais aconselhados para a colocação de publicidade é seguramente entre os artigos na homepage do seu blog. São muitos os grandes editores que utilizam esta estratégia, que inclusivamente é recomendada pela Google. Os anúncios a colocar podem ser em formato de links ou em formato de banner com reduzidas dimensões. De acordo com a política de recomendação da Google, você deverá colocar um ou mais anúncios entre cada um dos seus artigos, uma vez que o leitor terá tendência para visualizá-los sempre que percorrer a homepage com os olhos.
  • Anúncios antes dos posts
    A colocação de um grupo de anúncios antes dos seus conteúdos é também uma estratégia bastante eficiente. Geralmente esta opção é executada recorrendo a um grupo (ou vários) de links, ou então a um banner de 468×60 pixeis. É recomendável que utilize publicidade com uma altura reduzida, caso contrário os seus conteúdos tendem a descer em demasia, colocando-se quase na linha de água, o que poderá fazer com que os seus visitantes fiquem descontentes com a importância e relevância que você dá aos conteúdos do blog.
  • Anúncios dentro dos posts
    Embora exista muita discussão sobre este método de rentabilização, a verdade é que ele é de longe um dos mais rentáveis em termos de CTR (Click Trough Rate), ou seja, é umas das zonas com melhor rácio entre o número de impressões e o número de cliques.
    Quando um leitor está inibrido na leitura de um artigo, geralmente e quando a publicidade está presente dentro do conteúdo, o leitor terá tendência para a ler. Quando essa mesma publicidade é relevante, a probabilidade de o leitor clicar é enorme.
    A utilização dos formatos varia consoante o estilo e dimensão do blog. Existem blogs em que a horizontalidade da área de texto é reduzida, pelo que não é recomendável ocupá-la toda com anúncios. Procuro adaptar um formato reduzido que ocupe no máximo metade do espaço horizontal disponível.
  • Anúncios na área de comentários
    Existem muitos editores que recorrem a anúncios, sejam eles Adsense ou outros, por cima da caixa de comentários do blog. Geralmente estes anúncios convertem bastante bem, uma vez que se apresentam como um complemento ao artigo propriamente dito. Depois do leitor ter assimilado a informação, ele irá encontrar provavelmente anúncios relevantes logo de seguida, o que faz com que o CTR deste tipo de campanhas seja bastante atractivo.
  • Anúncios do lado esquerdo
    Embora muitos digam que os anúncios convertem melhor quando colocados do lado direito do blog, a verdade é que eles convertem muito melhor quando colocados no lado esquerdo. Isto, obviamente, partindo do princípio de que existe harmonia no seu blog para fazê-lo. Aqui no Fique-Rico, por exemplo e tendo em conta que a barra lateral se encontra do lado direito, não há grande volta a dar.
    Todavia, para blogs com duas colunas (uma de cada lado), os anúncios convertem consideravelmente melhor do lado esquerdo, provavelmente porque a tendência do leitor é ler da esquerda para a direita. Grandes arranha-céus (skycraper) colocados numa barra lateral direita convertem bastante mal, resultando em CTR’s muito baixos. No entanto, o novo formato em banner de 125×125 pixeis converte bastante bem e é uma oportunidade muito atractiva para recorrer a programas de afiliação.

Estes são os primeiros 2 princípios da optimização de publicidade. Amanhã continuaremos a analisar os restantes que faltam, nomeadamente o Estilo dos Anúncios, Relevância dos Anúncios e Valor dos Anúncios. Só depois de compreender a importância destes princípios é que você terá condições de maximizar o potencial do seu blog!

Falando de posicionamento de anúncios, qual é o posicionamento mais relevante do seu blog?

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (10) Interações no Twitter (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Pedro T

    Olá Paulo,
    Mais um excelente artigo de uma série importante para os iniciantes e mesmo para aqueles que já andam por aqui há algum tempo.
    No meu caso os anúncios do adsense nunca foram devidamente rentabilizados, apesar de o ter tentado no inicio, reconheço que poderia aproveitar melhor, mas comecei a preocupar-me com os conteúdos e deixei essa faceta para mais tarde.
    A ver se começo a aplicar estes ensinamentos. :)
    Cumpts

    26/05/2009

    Responder
  • André Galdino

    Bacanas as dicas, vou aplicar algumas delas imediatamente!
    Ótima postagem!

    27/05/2009

    Responder
  • Gabriel Meissner

    Minha próxima tentativa será colocar adsense na área de comentários para ver se converte bem.

    E concordo sobre colocar anúncios na parte esquerda. Já tive assim no meu blog e acho que voltarei a essa opção, pois certamente convertia melhor.

    06/06/2009

    Responder
  • Alan

    era o que eu queria...

    01/07/2009

    Responder
  • DanyOctrome

    Eu nem blogo muito por dinheiro, ou seja, estou incapacitado de responder à sua pergunta (porque nem ligo muito ao que ganho e quando ganho xD)...

    Adorei este post!

    Mas fiquei com uma dúvida:
    -Quais as melhores plataformas de publicidade que utilizam o critério CPM e têm pagamentos por paypal? (eu já tive a ler o seu post ganhar-dinheiro e não consegui encontrar informação)

    Do seu fiel seguidor,
    DanyOctrome

    06/04/2010

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *