WiNNER

Semana do Facebook: Como criar uma página no Facebook para o seu blog

No artigo de ontem falei sobre como importar e promover o seu blog no Facebook, a maior rede social do mundo. Um dos métodos exemplificados no artigo era precisamente a criação de uma página no Facebook, a partir da qual é possível importar e divulgar o seu blog. No artigo de hoje gostaria de ensiná-lo a criar uma página no Facebook para promover exclusivamente o seu blog e ao mesmo tempo criar uma comunidade em torno do mesmo.

O Facebook é hoje o segundo maior site do mundo, ultrapassado apenas pelo Google no que toca a visitantes activos. Milhões de utilizadores utilizam a rede social diariamente, e outros tantos milhões inscrevem-se precisamente no mesmo período. O que provavelmente você não sabe, é que o Facebook torna extremamente fácil a conexão entre os seus leitores e os conteúdos do seu blog através da sua própria estrutura.

Existem duas formas de efectuar este processo. Ou você convida os seus amigos e leitores a juntarem-se ao seu grupo de amigos e à sua conta pessoal, ou então você cria uma páginas de fãs para o seu blog e direcciona-os precisamente para esse local. Na minha opinião o segundo método é de longe o mais eficiente, especialmente porque não expõe a sua posição pessoal perante utilizadores e visitantes que na realidade você nem conhece. Como não concordo muito com o primeiro método, e considero a criação de uma página de fãs um processo muito mais engraçado, vou hoje explicar como proceder para construir a sua página de fãs imediatamente!

COMO CRIAR UMA PÁGINA DE FÃS DO SEU BLOG NO FACEBOOK

A forma mais eficiente de colocar os seus leitores e visitantes em contacto directo com os conteúdos do seu blog, passa necessariamente pela criação de uma página de fãs. A página de fãs é a forma mais eficiente de criar um grupo de utilizadores associados a uma causa, a um objectivo, ou simplesmente a uma área. Além de ser um método centralizador muito mais eficiente, as páginas de fãs são também uma forma interessante de criar debates e discussões de temas através dos separadores de debate.

Encorajo-o imediatamente a criar a sua página de fãs no Facebook. É possível criar uma de forma rápida e eficiente em apenas 5 minutos!

Eis o nosso guia passo-a-passo para montar imediatamente a sua página:

  • Efectue login na sua conta do Facebook (registe-se se necessário).
  • Visite o menu ‘Create New Facebook Page‘.
  • Ser-lhe-ão apresentadas 3 opções. Clique na caixa Marca, Produto, ou Organização e depois seleccione a opção Website da lista apresentada. Depois disso atribua um nome à sua página de fãs, seleccione que está autorizado para criar esta página e coloque o seu nome na caixa de Segurança Electrónica box.

Parabéns, acaba de criar a sua página de fãs no Facebook! A sua página encontra-se agora totalmente em branco, pelo que é necessário optimizá-la e introduzir algumas modificações para que fique pronta a ser utilizada pelos seus visitantes e leitores.

A primeira coisa que recomendo fazer é introduzir o logotipo do seu blog ou o logotipo da sua página de fãs. Para a página de fãs que criei decidi utilizar para já o logotipo do blog, uma vez que é já reconhecido pelos leitores e visitantes, embora no futuro seja possível criar um logotipo específico para a página de fãs.

Para adicionar a sua imagem clique no separador “Photos”. Depois de efectuar o carregamento da sua imagem, irá encontrar do lado direito um botão que diz: Make Profile Picture For Page (Faz um perfil imagem para a página).

O que recomendo fazer a seguir é actualizar a informação geral da sua página de fãs. Para o fazer clique no separador Info e depois clique em Editar Informações.

Para melhor ainda mais a sua página de fãs, é relevante importar os conteúdos do seu blog de uma forma automatizada.

  • No menu de navegação da sua página existe um símbolo em formato de “mais” (+). Se clicar nele irá visualizar uma lista de conteúdos e ferramentas. Escolha a opção “Notas”.

  • Depois de criar o seu menu “Notas”, entre nele e clique no botão Escrever uma nova nota.
  • Na página seguinte terá no topo direito uma lista de ícones. Clique no ícone que se assemelha a um bloco de notas. Isso irá levá-lo à página de Opções das Notas.

  • Neste momento já deverá conseguir visualizar a caixa de opções do lado direito do ecrã. Clique na opção importar um blog.
  • A partir daqui é possível definir as opções do seu blog para inclui-lo directamente na sua página de fãs no Facebook.

Obviamente alguns dos seus leitores e subscritores irão preferir ler o seu blog directamente do Facebook do que propriamente visitar o endereço do seu blog na procura de novos conteúdos. No entanto, é importante que você compreenda que esse grupo de leitores não é muito diferente dos seus subscritores RSS e que esta vantagem é apenas um bónus adicional de tráfego para o seu blog.

COMO PROMOVER A SUA PÁGINA DE FÃS NO FACEBOOK?

Agora que a sua página do Facebook está pronta, apenas necessita de a promover directamente no seu blog. Existem inúmeras formas de promover a sua página, desde a inclusão de ícones do Facebook no seu blog, widgets e quadrados automatizados de debates.

Do lado esquerdo da sua página de fãs, tem a opção “Adicionar uma caixa de fãs ao seu site”. Dentro desse quadro existem inúmeras possibilidades de promover os conteúdos da sua página de fãs, os seus fãs, os debates escritos directamente no seu Mural, entre outras.

Obviamente aconselho-o vivamente a criar uma página de fãs no Facebook. É um serviço gratuito, com uma enorme visibilidade e também não demora mais de 5 minutos a criar. Não é apenas uma forma de estimular os seus leitores, interagir com eles e alargar a sua comunidade, é também uma forma de os seus leitores mais viciados no Facebook estarem constantemente em contacto com os seus conteúdos. Este método é também uma forma de atrair novos leitores que poderão nem ser visitantes regulares do seu blog, muito menos subscritores via RSS Feeds.

JUNTE-SE À NOSSA COMUNIDADE NO FACEBOOK!!

Agora já pode juntar-se à página de fãs do FiqueRico no Facebook! Utilize o widget seguinte para nos encontrar e associar-se de imediato aos nossos conteúdos. Vamos tentar promover o debate de ideias e opiniões e de alguma ajudar-mo-nos mutuamente na conquista de novos objectivos e metas pessoais!

 

Boa Sorte! Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Artigos
Relacionados

Comentários (152) Interações no Twitter (23)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Vanderlei M.Otaguro

    Excelente artigo Paulo....me perdoe mas se for possivel preciso de sua ajuda: posso transferir os meu amigos do meu perfil pessoal para a pagina?...posso criar essa pagina de meu portal para divulgação de fotos e videos de passeios de jeepeiros passeios a cavalo, etc....fotos de roupas...fotos de imoveis, etc....e as pessoas podem fazer comentários? Isso é gratuito ou tenho que pagar alguma coisa p/o Facebook?...de qualquer forma agradeço fique com Deus e muiito Sucesso

    21/10/2011

    Responder
  • vauban

    Meu Caro e Nobre Paulo Faustino, estou desimbernando e desenferrujando os dedos e aos 70 anos me vejo encorajado a acordar de um sonho ja tido nos anos 70 conseguia imaginar uma rede de comunicação como a internete acredite. Sou um otimista, as vezes um premonizador em minha aida farta imaginação.Agradeço a Deus por ser um buscador e ao encontra-lo no momento em que ganhei de minha filha este computador e por aqui engatinho grato .Não sei de quanto são os meus dias mas desejo continuar e devo acompanhar os seus uteis ensinamentos.Grato Vauban

    03/12/2011

    Responder
  • Marcos Silva

    Este tutorial está muito bom.
    Obrigado.
    Eu tenho um facebook pessoal, agora queria criar uma para ajudar na divulgação do meu blogue.
    Ou seja criou uma página de fãs ligada ao meu facebook, mas ao mesmo tempo queria que essa mesma não estivesse associada a minha pessoal, compreendes?
    Mais uma vez obrigado.
    Abraço.

    05/03/2012

    Responder
  • Fazendo dinheiro com Facilidade

    quando eu criar uma pagina de empresa no facebook, as pessoas saberão quem foi o criador da página ou pode esconder todas as informções, de modo que ninguém possa ver quem foi o criar da página?

    03/05/2012

    Responder
  • Ana Ferreira

    Boa noite, Eu sou meio leiga no face, porém percebi que uma amiga do face posta o dia inteiro look de uma comunidade, blog etc. enfim, quando clico em cima do link ( que fica do lado esquerdo das fotos publicadas e logo acima das caixas de comentários, deparo-me com propagandas ) .Gostaria de saber se é uma forma de atrair fãs, e com isso formar clientes? Obrigada pela atenção.

    Ana

    12/05/2012

    Responder
  • Carla

    Boa tarde, para quem já tenha conta no facebook e nao queira perder a informação, mas quer criar uma página com essa informação, como faz? Pelo que percebi, as dicas foram para criar uma página vazia, e o que eu pretendia era criar uma pagina mantendo a informação contida na conta já existente.

    31/08/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *