WiNNER

O que é Marketing de Atração?

Creio que esta seja uma das palavras do momento na internet: “Marketing De Atracção”. Uma prática muito comum já nos EUA e na Europa e que começou a tomar mais força em meados de 2008 no Brasil ,graças principalmente a um curso elaborado pelo especialista em Marketing De Rede chamado Silvio Fortunato.

Mas muitas pessoas possuem este curso e mesmo assim não entenderam ainda o que é o Marketing de Atracção. Outros ainda não possuem o curso (seja por diversos motivos) e procuram saber o que significa este termo. Portanto, neste artigo vamos explicar-lhe o que é o Marketing De Atracção e como você pode beneficiar-se dele. Marketing De Atração é simplesmente você atrair as pessoas para você. Só que ele possui algumas etapas a serem cumpridas, nomeadamente:

  • Atração;
  • Amizade/Contato;
  • Mencionar com o que trabalha e como pode ajudar;

ATRACÇÃO

Digamos que você é um professor de inglês e está em busca de alunos particulares. Você então como forma de atrair as pessoas e tornar-se mais conhecido no seu nicho de mercado para conseguir fechar vários negócios, oferece no mundo real um curso de 1 hora onde a pessoa aprende através das suas técnicas a memorizar 100 palavras de inglês. Você divulga o curso através de meios tradicionais como jornais, panfletos, cartões, boca a boca entre outros. Este seminário é 100% gratuito e você durante o evento recolhe o nome, e-mail, telefone e endereço das pessoas inscritas.

Uma outra forma de oferecer este curso seria no mundo virtual, onde você poderá oferecer 1 vídeo de 1h de duração onde a pessoa aprenderá 100 palavras de inglês em 1 hora. Para isso, você constrói um website (chamamos de página de captura ou receptora) onde as pessoas preenchem um cadastro deixando os seus dados de forma voluntária e então elas recebem por e-mail, as instruções para terem acesso ao curso.

Em ambas situações o objetivo é atrair as pessoas dando alguma coisa gratuita e de valor para elas, e recolher os dados de contato delas para você formar sua lista de contatos para começar a trabalhar com a mesma. Você verá isso mais a frente.

AMIZADE/CONTATO

De posse dos contatos das pessoas que tiveram acesso ao seu curso, agora você entrará em acção para fazer amizade com essas pessoas e criar um elo de confiança entre vocês. Você já se posicionou como um especialista para as pessoas, agora falta você ser amigo delas. Todos nós tendemos a comprar e consumir alguma coisa das mãos de quem conhecemos, temos simpatia ou confiança, não é mesmo? Então, de posse dos telefones destas pessoas, você irá telefonar para elas MAS NÃO PARA VENDER! ESQUEÇA ISSO! NÃO SE VENDE NADA POR TELEFONE!

Apresente-se para a pessoa, pergunte se ela gostou ou está gostando ou se teve acesso ao curso que você oferece(eu). Pergunte se ela possui alguma dúvida, ou dificuldades no entendimento e que você está à disposição dela para o que precisar. Depois pergunte qual o motivo dela ter tido interesse no seu curso, e é aí que vem o grande lance! Cale-se neste momento e ouça a resposta dela! Ela vai falar os problemas, as dificuldades ou o interesse maior e o motivo de ter cadastrado-se no seu curso!

Diga então que você está apto a resolver os problemas dela e que caso ela tenha interesse basta só entrar em contato com você e então marcarão um dia e horário para falar a respeito disso. Pronto. É só isso que você tem que fazer. Nada de empurrar vendas, forçar fechamentos, usar técnicas hipnóticas, persuasivas e blá, blá, blá. Seja simplesmente autêntico.

MENCIONAR COM O QUE TRABALHA E COMO PODE AJUDAR

Existem várias formas da pessoa saber isso. Uma delas eu citei logo acima, mas outras formas que você pode usar ,podem ser por exemplo, depois do curso em vídeos que ela recebeu por e-mail, você fazer um vídeo falando dos seus serviços e como pode ajudar a resolver as dificuldades das pessoas em aprender inglês. Se for no mundo real, enviar correspondências a respeito dos seus trabalhos, e por aí vai.

Veja bem, você está de posse de uma lista “quente” de pessoas altamente interessadas no que você ofereceu. Tenho certeza de que algumas delas interessarão-se em comprar o que você estiver oferecendo. Porém a sua lista não pode parar. Você deve divulgar este curso gratuito continuamente, para expandir a sua lista, aumentar o número de prospectos para consequentemente aumentar as chances de fechar negócios.

Então, basicamente o Marketing De Atração é isso. Primeiro mostre as pessoas que você entende do assunto, oferecendo algo gratuito de de valor a elas. Depois telefone, entre em contato com essas pessoas, escute-as identifique os problemas e dificuldades delas, e por fim diga como você poderá ajudá-las sem forçar vendas e fechamentos, sem usar técnicas de perssuasão, sendo simplesmente autêntico! As vendas acabarão por chegar depois, com toda a naturalidade…

Artigos
Relacionados

Comentários (50) Interações no Twitter (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Raphael

    Ótimo artigo, estava curioso sobre esse assunto.

    Obrigado pela explicação.

    18/02/2010

    Responder
    • De nada Raphael! Espero que o artigo contribua na sua formação profissional!

      18/02/2010 diogcosta

      Responder
  • Dinheiro On-Line

    Olá Diogo, eu já conheço esse sistema e é muito bom!
    Parabéns pelo artigo!

    18/02/2010

    Responder
    • Obrigado! Realmente o marketing de atração é algo inovador! Sucesso nos seus negócios!

      18/02/2010 diogcosta

      Responder
  • sYLVIO rOBERTO

    oLÁ DIOGO, TENHO UM ATIVIDADE ECLESIAL, E GOSTARIA DE FAZER ALGO NA NET, QUE DESSE ALGUMA RENDA EXTRA, GOSTO DE TRABALHAR COM CRIAÇÃO DE LOGO E TAL, ESTOU PROCURANDO ALGUM MEIO PARA ISSO, CASO VC TENHA ALGUMA DICA, E QUISER PASSAR VOU FICAR AGRADECIDO.
    Abraços

    18/02/2010

    Responder
    • Olá Sylvio! Aconselho você a cadastrar-se no meu website http://www.sucessomais.net para obter maiores informações sobre o mundo dos negócios na internet e até mesmo como evitar de perder dinheiro e cair em ciladas neste ramo de negócios

      E assim poderemos trocar mais idéias a respeito do assunto!

      Abraços e sucesso!

      18/02/2010 diogcosta

      Responder
  • Laérth

    Muito interessante, eu ja mexia com marketing e ja sabia como utilizar desta técnica, e por sinal é nela que se baseia meu novo blog que divulgarei em breve, o bacana que ela trabalha com afiliados... Parabéns fazia tempo que não via esse tipo de tema multin~ivel aqui no Escola Dinheiro.

    18/02/2010

    Responder
    • Legal Laérth! Parabéns pelo seu blog e pelos seus empreendimentos! Estou a disposição para o que precisar!

      Atenciosamente,

      Diogo Costa

      http://www.sucessomais.net

      18/02/2010 diogcosta

      Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Diogo e parabéns pelo seu artigo aqui na Escola Dinheiro. Sem dúvida uma excelente abordagem ao tema do Marketing de Atração, sobre o qual não temos falado muito ultimamente. Gostei bastante da analogia com as aulas de Inglês, facilitou a compreensão e a passagem do conceito entre o mundo real e o mundo virtual. Muito bom mesmo :)

    18/02/2010

    Responder
    • Olá Paulo! Primeiramente parabéns pelo seu excelente trabalho e obrigado pela oportunidade que deu a mim e a outros empresários virtuais de participarem com seus respectivos artigos e pontos de vistas a respeito dos negócios online.

      Tenho muito mais artigos para serem publicados aqui!
      Espero pode contribuir com todos!

      Atenciosamente,

      Diogo Costa

      http://www.sucessomais.net

      18/02/2010 diogcosta

      Responder
  • Jeferson Campano

    É exatamente o que tentamos fazer com nossas listas de assinantes.

    Oferecemos conteúdos gratuitos para atrair os visitantes e tentamos obter seus dados pessoais para o futuro acompanhamento dos clientes potenciais, enviando mais conteúdos gratuitos, relevantes ao público-alvo mesclando com ofertas de produtos.

    Só não sabia que tinha o nome de Marketing de atração!

    Obrigado pelas informações e um grande abraço!

    18/02/2010

    Responder
    • Legal Jeferson saber que você já aplica o marketing de atração há um bom tempo! Tenho certeza de que deve colher bons frutos com esta prática!

      Sucesso!

      Atenciosamente,

      Diogo costa

      http://www.sucessomais.net

      18/02/2010 diogcosta

      Responder
      • Boa noite Diogo Costa. Tudo bem? Excelente artigo que você escreveu relacionado ao marketing de atração. Porém eu tenho uma pequena dúvida. Eu trabalho com cosméticos e gostaria de saber como realizar este marketing sendo que eu não falo. Sou portador de necessidades especiais. Como que eu posso fazer esse contato com o prospecto?
        Obrigado pela atenção!

        20/04/2014 Victor Vieira

        Responder
  • Estevao

    Não me parece novidade, mas uma utilização conjunta de outras técnicas. basicamente a parte da atração é marketing e geração de contactos, como muitas campanhas até usadas por afiliados fazem. A segunda parte já uso há uns tempos e chama-se SPIN Selling. É criar a situação e levar o cliente a identificar o problema sozinho"Pergunte se ela possui alguma dúvida, ou dificuldades no entendimento e que você está à disposição dela para o que precisar" e depois oferecer uma solução (a sua) "Diga então que você está apto a resolver os problemas dela"!!! É fazer com que o cliente venda a ele próprio. Muitas vezes os clientes são renitentes aos vendedores porque não perceberam conscientemente do que precisam. No SPIN Selling o vendedor criar a situação, identifica o problema, faz o cliente realizar que tem um problema ou necessidade, e depois pergunta ao cliente como vai resolver, o cliente fica desorientado ou nao sabe responder, o vendedor identifica com o cliente as consequencias e depois oferece lhe a solução. É preciso prática mas é eficaz!

    18/02/2010

    Responder
    • Perfeito Estevão! É justamente como você mencionou que encaminhamos a pessoa a nossa oportunidade ou alguma coisa que queremos vender. No telefone ou no econtro pessoal após conseguirmos os dados de contato do cliente jamais empurramos nossas ofertas a ele, e sim fazemos ele mesmo vir até as nossas oportunidades/ofertas.

      Sucesso!

      Atenciosamente,

      Diogo Costa

      http://www.sucessomais.net

      19/02/2010 diogcosta

      Responder
    • Muito boa Stevao,SPIN Selling nunca tinha ouvido falar mais agora que mencionou vo pesquisar sobre isso parece ser muito boa a técnica.

      Abraço!

      20/02/2010 stensy

      Responder
  • Ricardo

    Bom artigo Diogo, novas técnicas para conseguir contactos são sempre bem-vindas.
    Uma das coisas que me atrai nesta área é a simplicidade, é tudo tão lógico que até dói saber que não chegamos lá sozinhos :D

    18/02/2010

    Responder
    • É verdade Ricardo! Ao nosso redor existem coisas tão simples de serem aplicadas que ficamos focados em coisas mais complexas e deixamos de ter êxito nos nossos negócios!

      Sucesso!

      Atenciosamente,

      Diogo Costa

      http://www.sucessomais.net

      19/02/2010 diogcosta

      Responder
  • Xavier Costa

    Diogo, é muito semelhante ao que o Tim Ferriss fala no livro dele, o "The 4 Hour Workweek", no entanto é sempre uma boa forma de explicar as coisas para quem não conhece o livro.
    Cada vez as relações de confiança entre o "comprador" e o "vendedor" são as que se mostram rentáveis, pois são as que duram mais tempo.

    18/02/2010

    Responder
    • Olá Xavier! Como você mesmo disse, é sempre bom lermos a visão pessoal de várias pessoas acerca de um determinado assunto, pois pode ser que na linguagem de outras pessoas, muitos consigam entender o que realmente está sendo dito ou proposto.

      Sucesso!

      Atenciosamente,

      Diogo Costa

      http://www.sucessomais.net

      19/02/2010 diogcosta

      Responder
  • GANHAR DINHEIRO PELA INTERNET

    UM BOM EXEMPLO DO USO CORRETO DO MARKETING DE ATRAÇÃO É ESTE BLOG, POIS JÁ O ACOMPANHO A ALGUM TEMPO E TENHO MUITA CONFIANÇA NO QUE DIZ O FAUSTINO E EM SUAS RECOMENDAÇÕES!

    19/02/2010

    Responder
    • Com certeza! Quando eu descobri este blog, algumas coisas começaram a mudar nos meus negócios online!É um ótimo local para aprendizado e atualizações de conteúdo!

      Sucesso!

      Atenciosamente,

      Diogo Costa

      http://www.sucessomais.net

      19/02/2010 diogcosta

      Responder
  • Marcelo Braun - Onde Está O Dinheiro

    Eu tenho estudado um pouco de marketing de atração já faz algum tempo e funciona.

    Em uma frase "Se você quiser borboletas não corra atras delas com uma rede, cultive um jardim que elas virão até você."

    É o que estou fazendo aqui:
    ondeestaodinheiro.com.br
    compensacaobrilhante.com.br

    19/02/2010

    Responder
    • Olá Marcelo! Perfeita colocação que você fez! E parabéns pelos seus websites e trabalhos!

      Sucesso!

      Atenciosamente,

      Diogo Costa

      http://www.sucessomais.net

      19/02/2010 diogcosta

      Responder
    • Tudo bem, vi seus vídeos e tive que ir até o final para descobrir o seu produto. foi muito interessante como usou o marketing para promovê-lo é de fato uma estratégia envolvente e de excelente qualidade, o Monovie também é um tipo de negócio muito interessante, quando vi os relatórios de conpensação em Pdf da empresa fiquei de queixo caído, é realmente uma compensação brilhante, Parabéns pelo seu trabalho.

      Abraço, Laérth Santos

      20/02/2010 stensy

      Responder
  • Silvio Junior Wencevoski

    Olá Digo, tudo bem?

    Gostei bastante do artigo e aprendi um pouco sobre Marketing de Atração. Consegui associar com o Marketing viral, embora todo e qualquer Marketing sempre visa a satisfação do público ou cliente primeiramente. É como ter algo interessante, diferente e ter público para submeter o nosso produto.

    Um ponto principal que pude notar foi os contatos. É muito importante ter essa troca com as pessoas, trocar conhecimento e trocar principalmente informação. O Marketing de atração visa conquistar, muitas pessoas de qualidade, dispostas a aprender mais sobre o nosso assunto ou até mesmo adquirir tal informação. É uma lista quente como você citou no decorrer da postagem, onde precisa ser melhor explorada.

    Gostei muito do artigo e estou parabenizando pela qualidade desenvolvida.

    Abraço.

    20/02/2010

    Responder
    • Olá Silvio!Muito bem colocadas as suas observações a respeito do marketing de atração. Realemnte você assimilou e domina bem o assunto! Obrigado pelo seu comentário e participação!
      Desejo-lhe muito sucesso nos seus negócios!

      Atenciosamente,

      Diogo Costa

      http://www.sucessomais.net

      20/02/2010 diogcosta

      Responder
  • Renato

    Parabéns Diogo! O artigo me será bastante útil.

    21/02/2010

    Responder
  • Sala Bate Papo

    Olá,

    Ótimo Artigo, Parabéns!

    Abraços!

    23/02/2010

    Responder
  • Poesias de Amizade

    Olá,

    Gostei muito do seu artigo e do seu exemplo, Parabéns!

    Abraços!

    24/02/2010

    Responder
  • Toni

    Sempre acompanho seus artigos e hoje vim parar aqui pelo Google, vou precisar dessas informações para um trabalho na escola...
    Valeu

    23/03/2010

    Responder
  • ENDIM MAWESS

    GOSTEI DO TEMA VOU PESQUISAR MAIS. UMA BOA REDE DE CONTATOS É TUDO.

    12/04/2010

    Responder
  • Pedro

    Encontrei este Blog e o tema é mais actual do que nunca :-) O marketing de atracao revolucionou o marketing de rede e nao acaba por aqui. Abraco, Pedro

    14/09/2011

    Responder
  • Vivian Assis

    Basicamente foi usando o marketing de atração que meus negócios deram um upgrade na internet e literalmente deixei de ser uma amadora no internet marketing para ser uma profissional, adoro esse conceito do marketing de atração.

    19/09/2011

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *