WiNNER

Dicas para um dia-a-dia de qualidade enquanto blogueiro

Já todos nós chegámos ao fim de um dia de trabalho com a sensação de falta de produtividade. Esta é na verdade uma sensação angustiante de desorganização e desmotivação. Um cansaço exagerado e a impressão de termos produzido muito pouco, quando na realidade poderíamos ter feito precisamente o oposto. Além daqueles que se sentem desmotivados por não terem o prazer de fazer aquilo que gostam, há também muitos profissionais que fazem aquilo que gostam e mesmo assim não conseguem retirar prazer de um dia de trabalho. Estes, passam por momentos de frustração e desespero, e por vezes o “único” erro que cometem é o de viverem um dia desestruturado. Há, porém, formas de estruturar um dia de trabalho por forma a que ele seja motivante, tanto pela sua organização, como pela sua produtividade.

DORMIR

Este é um tema objecto de muitos estudos científicos, estando mais que provado que necessitamos dormir horas suficientes para que o nosso cérebro e o nosso corpo descansem eficientemente. Só com esse descanso é possível que ambos possam responder eficientemente às nossas necessidades do dia-a-dia.É importante termos no nosso dia-a-dia, regras para que além de dormir pelo menos 8 horas por noite, o façamos de forma tranquila e verdadeiramente revitalizante. Este é um pormenor desvalorizado pela maioria das pessoas, mas a falta de sono tem efeitos nefastos ao nível físico e psíquico. Dormir pouco causa vários problemas, nomeadamente: cansaço, lentidão, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória, falta de criatividade, redução da capacidade execução, lentidão de raciocínio e dificuldade de concentração.

Quem sofre de insónia deve ter em conta pequenas dicas que ajudam a adormecer:

  • Não deve comer em grandes quantidades antes de dormir;
  • Não deve beber café, chá ou outras bebidas estimulantes, tais como chá verde ou coca-cola;
  • Não deve ver televisão na cama;
  • Deve dormir com a luz apagada;
  • Deve tomar um banho quente e relaxante antes de ir para a cama;
  • Deve deitar-se todos os dias à mesma hora. A rotina ajuda a melhorar a qualidade do sono;

PRIMEIRA HORA DA MANHÃ

Tal como as horas de sono, também a importância do pequeno-almoço está comprovada. Devemos começar o dia com um bom pequeno-almoço para recarregar as energias e nos prepararmos para a azáfama de mais um dia de trabalho. A falta do pequeno-almoço é um problema amplamente desvalorizado na atarefada vida moderna, mas esta falha pode comprometer a sua energia diária e também o sucesso no cumprimento dos seus objectivos, tanto ao nível profissional como pessoal. Os sintomas da falta do pequeno-almoço podem ir desde cansaço, visão turva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, diminuição de capacidade intelectual, desatenção, agitação, sonolência, fraqueza, entre outros.

DESPORTO

Para quem gosta de praticar desporto, a primeira hora da manhã é também um excelente momento para se exercitar o corpo e começar o dia em grande. É reconhecida pela Organização Mundial de Saúde a importância do desporto para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar do indivíduo. Depois de praticar algum desporto, recomendamos-lhe um café,  a leitura das notícias do dia e quiçá dois dedos de conversa com um colega, como forma de anteceder o início do seu horário de trabalho. Todas estas situações são na verdade revitalizantes e uma forma de fazê-lo subir os níveis de energia, relaxe e boa disposição. Após a rotina matinal, você deverá seguir para o seu local de trabalho, ou, se trabalha em casa, é altura de desligar-se de tudo o que o possa distrair e dedicar-se com afinco ao trabalho que tem pela frente. Evite manter o televisor ligado e/ou outros aparelhos domésticos que o possam distrair das suas tarefas.

INÍCIO DO DIA DE TRABALHO

Contando que deverá ter o seu plano de trabalho sempre em dia, este é o momento em que deverá olhar para a agenda e definir quais são os seus objectivos do dia. Definir prioridades e objectivos para o dia de trabalho, tendo sempre em conta que deverá ser o mais consciente possível, pois não deve definir trabalho que seja tecnicamente impossível de terminar, é importantíssimo para os níveis de motivação. Evite sempre estabelecer metas utópicas sob pena de terminar o seu dia com a sensação de não ter cumprido os objectivos propostos.

Embora a falta de tempo seja a reclamação recorrente de qualquer profissional, o importante é que a eficiência e a gestão das actividades a serem desempenhadas nunca seja descurada. Nunca deverá esquecer as suas prioridades. É importante identificar se o problema é a falta de tempo que você tem para determinadas tarefas, ou se por ventura está a realizar uma má gestão na realização dessas mesmas tarefas. Identifique as acções que são de sua responsabilidade e de importância relevante. Assim será possível decidir por onde começar. Tente evitar as urgências, para que possa realizar o seu trabalho de forma tranquila e equilibrada. Execute as tarefas de acordo com a sua agenda e seguindo as prioridades por si definidas.

O TRABALHO

Tente que o seu dia de trabalho seja o mais tranquilo possível. Ignore aquilo que é supérfluo e usufrua daquilo de há de bom no trabalho e na vida. Procure pequenos estímulos, mesmo que externos à sua vida profissional, para que se possa sentir acima de tudo tranquilo e motivado. Se por ventura for um blogueiro, não deixe de ler as nossas 10 dicas para se manter motivado enquanto blogueiro.

Tendo em conta que o cansaço é inimigo da produtividade, não se deixe arrastar por ele, ou tentar combatê-lo de forma inglória. Sempre que sentir necessidade, é preferível realizar uma pausa de alguns minutos, a insistir em continuar com algo que já não está a conseguir levar a cabo. Se recuperar a energia com uma pequena pausa de 15 minutos, os seus níveis de produtividade serão maiores e terão maior qualidade. Aproveite essa pausa para beber água, andar um pouco pelo escritório e/ou pela rua, ou simplesmente para se abstrair das suas funções.

Não descure também a importância das suas refeições. Você deverá ter bons hábitos alimentares, tanto ao nível da quantidade e qualidade da comida, quanto ao nível dos horários. Entre as principais refeições do dia, você deverá saciar a sua fome com fruta por exemplo.

O FINAL DO DIA

Se chegou ao final do seu dia de trabalho com a sensação de de missão cumprida, não hesite em “investir” mais 10 minutos do seu tempo para actualizar a sua agenda para o dia seguinte. Elimine as tarefas cumpridas e organize a sua agenda (novamente) por prioridades. Dessa forma, quando se sentar para começar um novo dia de trabalho, apenas terá de seguir a lógica de prioridades imposta por si mesmo.

Se mesmo assim, não conseguir sentir a motivação que deveria estar intrínseca ao seu profissionalismo, pondere uma outra actividade. Há sempre a hipótese de não se sentir realizado com a sua actual actividade profissional. Mas atenção, nunca em momento algum se esqueça que além de profissional você também é amigo, pai, irmão, filho, etc etc etc. No tempo de que dispõe, há sempre tempo para ser algo além de um profissional bem sucedido!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (82) Interações no Twitter (1)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Wellington

    muito bom o artigo.
    Tento fazer quase todos, so que o exercício pela manha eu faço e no por do sol, esta errado? ou e apenas questão de preferência?
    costumo dormir 6 a 7 hrs por dia.

    como pouco na manha, ja a noite nem tão pouco.
    tenho que melhorara bastante, hehe :)

    15/03/2010

    Responder
    • Olá Wellington!
      Obrigado pelo seu comentário.
      Fazer desporto é sempre bom.
      Se prefere fazê-lo ao fim do dia, isso vai ser muito bom, vai ajudá-lo a descomprimir do dia de trabalho.
      Comer muito ao fim do dia é que não é uma boa ideia. :)

      15/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Mariely

    Ótima matéria! Só acho engraçado que aí em Portugal vocês falam pequeno-almoço, aqui no Brasil chamamos de desjejum ou popularmente: "café-da-manhã".

    15/03/2010

    Responder
    • Mariely confesso que ri quando li pequeno-almoço ;), engraçado em que diferencia do que chamamos aqui

      15/03/2010 Wellington

      Responder
    • Olá Mariely
      Aqui em Portugal chamamos pequeno-almoço, aí no Brasil chamam café-da-manhã e na minha opinião deveria chamar-se "primeiro almoço" ou "almoço da manhã" para que as pessoas tivessem noção da importância dessa refeição.
      Obrigado pelo seu comentário.

      15/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Gilmar Coimbra

    Também gostei deste post.
    Aliás, gosto de todos que recebo de voce (es).

    São bem preparados, adequados e ao alcance da "maioria de nós".
    Penso que se tratar de regras e disciplinas que já deveriam fazer parte de nossas rotinas diárias.

    Sempre pensei assim: "As dificuldades (para qualquer coisa!) são proporcionais ao preparo e da Consciência que se tem das "coisas" em geral.

    E de cada um está num 'ponto' do processo de Ser e Estar Consciente!

    Quanto mais preparados e Conscientes formos e estivermos, menos dificuldades teremos e mais facilmente as "coisas" poderão fluir através de nós, em todos os sentidos.

    Claro, nunca é demais lembrar, repetir e reforçar que, quanto mais harmonia e organização houver dentro e fora de nós mesmos, melhores serão os resultados em todos os 'setores' de nossas existências...!

    Muito positiva a postagem.
    Parabéns!

    15/03/2010

    Responder
    • Olá Gilmar!
      Ainda bem que gostou do post.
      É verdade que nunca é demais lembrar que pequenas coisas nos podem ajudar a ter um dia-a-dia muito mais tranquilo.
      Por vezes nós nem percebemos o que está mal no nosso dia, a ideia é ajudar a reflectir.
      Obrigado pelo comentário.

      16/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Lucas

    Bom post!

    Tenho dormido pouco e passo a maior parte do dia blogando e estudando...

    Abraço

    15/03/2010

    Responder
    • Olá Lucas. Estudar e blogar são duas coisas muito boas. Mas há muitas outras além dessas que nos fazem sentir bem.
      O descando e a diversão também são importantes :)
      É sempre bom alternar entre o que temos que fazer e o que gostamos de fazer.
      Obrigado pelo comentário.

      16/03/2010 Regina Santana

      Responder
      • Obrigado Regina,

        A cabeça trabalha tanto e acabamos esquecendo do resto do mundo.

        Abraço!

        16/03/2010 Lucas

        Responder
  • Dark Dragon

    Ótima matéria.
    Tomei a liberdade de publicá-la no meu Blog,com os devidos créditos, claro, pois achei muito útil não só para os profissionais do mundo da informática, mas para todos os trabalhadores e batalhadores do dia-a-dia.

    Parabéns para a Autora Regina Santana.

    16/03/2010

    Responder
    • Olá Dark
      Obrigado pelo comentário.
      Estas dicas são, de facto importantes para todos os profissionais, independentemente do ramo.
      A disciplina quando implementada na nossa rotina ajuda-nos a uma maior tranquilidade.
      Obrigado

      16/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Arthur Amaral

    Muito bom post Regina, essas dicas são valiozíssimas!
    Abraços.

    16/03/2010

    Responder
    • Olá Arthur!
      Obrigado pelo comentário.
      Espero ajudar na reflexão.
      :)

      16/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Paulo Faustino

    Olá Regina, parabéns pelo artigo. Sem dúvida mais uma fantástica participação na Escola Dinheiro!
    Quanto à matéria, é de facto interessante verificar que falho numa série de aspectos técnicos e relacionados com a saúde psíquica e física. O único aspecto que de tempos a tempos cumpro é precisamente o descanso, todos os outros passam-me um pouco ao lado e invariavelmente traduzem-se em problemas de produtividade.

    Deveria tomar mais atenção ao café da manhã (lol), ao exercício físico e também à organização das tarefas diárias. Ainda não consegui encontrar um método infalível de organizar a minha agenda de tarefas. Como provavelmente saberás, sou extremamente desorganizado no que concerne à gestão das coisas que tenho para fazer, e embora tente sempre estar em todo o lado e responder a todos os pedidos, acabo sempre por falhar em alguns deles.

    Obrigado por mais este momento de reflexão. Quiçá conseguirei aproveitá-lo para tomar algumas medidas importantes para a minha vida profissional :)

    16/03/2010

    Responder
    • Olá Caro colega.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Fico contente que tenhas gostado do artigo.
      No teu caso em particular, sei que há alguns probleminhas com o café da manhã :)
      E com a agenda também! lol
      Sabes que todas são falíveis quando são elas a ter que se organizar por elas próprias.
      É um problema realmente...
      Ainda falta inventar uma agenda auto organizável. :) Ou será que já inventaram!!!
      Já pensaste em contratar uma secretária? podias sempre incumbir-lhe essa tarefa :D

      16/03/2010 Regina Santana

      Responder
      • Olá Colega :)

        De facto as agendas auto organizáveis seria fantástico. A ideia da secretária é interessante, mas infelizmente exige um investimento e a presença de uma pessoa que só me vai atrapalhar :P Tenho de ver até que ponto me consigo reorganizar em algumas etapas da minha vida profissional para conseguir melhorar a eficácia dos meus métodos :)

        Obrigado mais uma vez :D

        17/03/2010 Paulo Faustino

        Responder
  • Jeniffer

    Quantas dicas úteis!
    Confesso que são difíceis de ser seguidas, mas me esforçarei!

    Obrigada!

    16/03/2010

    Responder
    • Olá Jeniffer.
      O grau de dificuldade de cada coisa somos nós que atribuimos.
      Se a disciplina for implementada na rotina de forma gradual e com motivação vai ser muito fácil.
      Vai ver que vale a pena.
      Obrigado pelo comentário.

      16/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Guishi

    Nossa, um dos melhores artigos que já li aqui na Escola e até mesmo na internet. Muito bem formulado e com dicas preciosas.

    O meu problema é falta de concentração (tanto para escrever artigos nos meus sites como nos estudos), acabo levando muito tempo para fazer coisas simples porque me distraio.
    Pena também que eu não tenha tempo de praticar esportes pela manhã, ou então terei que acordar lá pelas 4 horas!

    Abraço e parabéns!

    16/03/2010

    Responder
    • Olá Guishi e obrigado pelo comentário!
      Eu penso que a falta de concentração se deve à desorganização diária.
      Tente estipular prioridades e dedicar-se a uma coisa de cada vez, sempre com objectivos bem definidos para cada tarefa.
      Experimente organizar-se muito bem um dia ou dois e cumprir tudo da forma como se propos.
      Vai ver que vai arranjar tempo para tudo e com muito menos stress.

      17/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Renato

    Boas dicas!
    Acho que assim como eu, a maioria das pessoas que trabalham e fazem da Internet um lazer pra todas as horas, têm muitas dificuldades em fazer algumas coisas abordadas, mas estou melhorando!
    Dificilmente durmo 8 horas por noite, mas fica perto disso! Talvez 7:30 :D

    17/03/2010

    Responder
    • Olá Renato!
      Eu também não trabalho apenas na Internet.
      Sei que é muito difícil gerir um dia em que se trabalha com horário, se estuda e ainda se tem um part-time, sem nunca esquecer a família e os amigos.
      Mas uma rotina disciplinada ajuda imenso.
      Obrigado pelo comentário.

      17/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Rafael Avelino

    Todas as dicas são de grande ajuda a maioria adormecida na mente das pessoas,aqui no brasil boa parte da população tem aminésia por isso é bom lembrar como ter uma vida saudavel...
    Abraços!

    17/03/2010

    Responder
    • Olá Rafael.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Infelizmente a amenésia para este tipo de assunto não é exclusiva do Brasil.
      Por isso eu achar importante relembrar que há pequenas coisas que podemos fazer por nós e pelo nosso bem estar.

      17/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • SemNome

    Realmente eu comecei a perceber os sintomas citados nesse post desde que eu comecei a dormir cerca 6 horas por noite. Posso até dizer que sofro de TODOS os sintomas citados.

    Conclusão: Tenho que dormir mais!

    Além de ensinar a ganhar dinheiro, a Escola Dinheiro também ensina a cuidar da saúde mental!

    17/03/2010

    Responder
    • Realmente para podermos produzir e sermos profissionais não basta sabermos ganhar dinheiro.
      Precisamos estar bem fisica e psicologicamente para que esse processo se desenvolva de forma agradável.
      Obrigado pelo comentário

      18/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Miguel Lucas

    Olá Regina, mais um excelente artigo. As recomendações que dás são de extrema importância em termos de equilibrio homeostático (equilibrio interno do organismo)dado que todos nós necessitamos de regenerar e recuperar energia. As dicas de higiene de hábitos de vida saudável que recomendas, considero-as de grande prioridade para quem pretende manter-se com elevados níveis de retorno do seu trabalho.

    Boa continuação

    Abraço

    17/03/2010

    Responder
    • Olá Miguel!
      Fico muito contente por teres gostado do artigo.
      São apenas pequenas dicas para que possamos ser profissionais de bem com a vida.
      Produtivos e saudáveis física e mentalmente.
      Obrigado pelo teu comentário.
      Beijinho

      18/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Laérth Santos

    Muito bom, gostei pra caramba, usarei muitas dessas dicas pois ja venho sofrendo um pouco desses problemas ! até mais!

    18/03/2010

    Responder
    • Olá Laérth.
      Obrigado pelo comentário.
      Espero que estas dicas te ajudem a melhor o teu dia-a-dia.

      18/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Xavier Costa

    No dia em que as pessoas entenderem realmente a importância do DESCANSO,do EXERCICIO FÍSICO e da ORGANIZAÇÃO, estaremos todos a caminho para sermos melhores pessoas e melhores profissionais, disso não tenham dúvidas!

    O Descanso (horas de sono adequadas) e o Exercício Físico são importantíssimas para manter a nossa saúde física e mental! (sim, o exercício físico ajuda a saúde mental) e só uma mente e um corpo devidamente descansados podem produzir e viver melhor

    A FALTA DE ORGANIZAÇÃO é mais um dos males dos tempos modernos. Achamos que podemos chegar a todo o lado, a toda a hora e a fazer tudo...mas pasmem-se....NÃO PODEMOS!!
    Organizar as coisas do dia seguinte (agenda) e cumprirmos rigorosamente essa agenda (embora às vezes tenhamos de rejeitar um pedido de ultima hora) vai-nos aumentar a produtividade. As coisas de última hora...normalmente não são importantes o suficiente que não possam ser adiadas e AGENDADAS para o dia seguinte!

    Não se "perde" tempo a preparar a agenda do dia seguinte...GANHA-SE!

    19/03/2010

    Responder
    • Olá Xavier.
      É preciso reflectir para atingir a consciencialização de que a organização, em termos pessoais e profissionais é uma base muito importante para atingirmos objectivos.
      Obrigado pelo seu comentário.

      26/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Rose Meire

    Olá, Regina!!!
    Excelente artigo para reflexão.
    Adoro meu blog, mas devido ao meu retorno ao trabalho após quase 6 anos de afastamento me sinto cada dia mais cansada, sem motivação e tenho tido insônia por isso está quase abandonado o pobre coitado.
    No meu trabalho não faço o que gosto, talvez por isso esteja com todos estes problemas. Quem sabe algum dia retorno a rotina que tinha antes e que me agradava mais porque fazia o que gostava.
    Abraços,
    Rose

    19/03/2010

    Responder
    • Olá Rose
      Obrigado pelo comentário.
      Fazer o que gostamos é realmente muito importante.
      Temos que lutar para chegarmos onde nos propomos.
      Mas atenção à sua saúde física e mental.
      O descanso é muito importante.

      26/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Toni

    É aos poucos ser blogueiro, vai se tornando uma ocupação, então nada melhor que se comportar como num serviço... Excelente dicas

    23/03/2010

    Responder
    • Olá Toni.
      Se você olhar para o seu blog com profissionalismo você vai atingir os seus objectivos.
      Boa sorte

      26/03/2010 Regina Santana

      Responder
      • Com certeza Regina, estou nesse caminho

        05/04/2010 Ajudante

        Responder
  • Felipe Moreno

    Excelente Matéria!

    Adotar esse estilo de vida n]ao é tarefa fácil, e nem impossível. Criamos alguns paradigmas em nossa vida que são difíceis de serem quebrados. Porém, vale apena refletirmos nessas dicas e adptarmos as memas em nosso dia-a-dia. Assim poderemos ter um melhor proveito em nosso âmbito profissional.

    Meus parabéns Regina!

    By Felipe!

    24/03/2010

    Responder
    • Olá Felipe.
      É verdade que nada na vida é fácil. Mas quando implementamos algo como rotina, e ainda por cima nos sentimos bem física e mentalmente, já nem damos pelas dificuldades. Antes pelo contrário, passa a ser um prazer.
      E a saúde e a produtividade compensam.
      Obrigado pelo seu comentário!

      26/03/2010 Regina Santana

      Responder
  • Joseph

    Lembrando que pequeno-almoço é um termo usado em Portugal.
    Sei por que um amigo foi p´ra lá e quando lhe ofereceram um "pequeno-almoço", ou seja, café logo ás 8:00am ele disse insistentemente que:

    - Não, muito obrigado não quero almoçar agora... ha ha

    Foi muito engraçado ele contando.

    Abraço muito bom o post.

    31/03/2010

    Responder
  • ENDIM MAWESS

    EU ESTAVA PRECISANDO DESSAS DICAS ANDO MEIO ESTRESSADO

    11/04/2010

    Responder
  • Gabriel de Figueiredo Corrêa

    Como sempre o blog de ganhar dinheiro com belíssimos artigos. Tudo o que foi dito no artigo remete para DISCIPLINA, que é fundamental para a obtenção do SUCESSO.

    Parabéns !!!

    26/06/2010

    Responder
  • Francisco Joaquim Pedro Chuquela

    São dicas que valem mais do que um dia de missão cumprida. Muito mais do que um dia bem passado, o cumprimento dessas dicas valem saúde, tranquilidade e leveza pessoal.

    05/04/2011

    Responder
  • Lucas Pereira dos Santos

    Olá Regina Santana, Amanhá cedo, começarei a seguir todas essas dicas, obrigado tenho certeza que vai me ajudar bastante em meu dia a dia...

    Foi o melhor post que li hoje, e olha que já li vários só neste blog...

    Obrigado e desde já agradeço.

    Lucas dos Santos (O Dartagmam)

    17/04/2013

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *