Conversion Hero

12 razões porque o seu blog precisa de uma página de fãs no Facebook

Com o crescimento e visibilidade que o Facebook tem vindo a ter durante o último ano, torna-se primordial fazer uso das suas competências técnicas a favor do crescimento do seu blog. Criar uma página de fãs no Facebook é hoje um processo extremamente simples, mas que infelizmente nem todos os blogueiros, webmasters e freelancers têm em consideração para a prospecção do seu modelo de negócio. Os colegas do Sitepoint explicam também como criar uma página em 5 passos simples, e dão-nos mais 12 razões para criar essa mesma página.

O seu perfil pessoal no Facebook é na realidade muito diferente de uma página de fãs. Uma página de fãs no Facebook é um perfil público que lhe permite partilhar os seus produtos, serviços e informações relacionadas, com todos os seus amigos e fãs no Facebook. Por tudo isto, deixamos-lhe de seguida 12 razões porque o seu blog precisa de uma página de fãs no Facebook!


1. NÃO TEM LIMITES

Embora muitos blogueiros não saibam, os perfis públicos do Facebook têm um limite de 5000 amigos. No entanto, as páginas de fãs não têm qualquer limite do número de fãs, podendo albergar milhares e milhares de fãs em torno de uma única página. Esta é uma das grandes razões porque os blogs, empresas e profissionais, utilizam as páginas de fãs do Facebook ao invés dos perfis públicos que invariavelmente ficam ligados a questões mais pessoais e menos profissionais.

2. É GRÁTIS!

Para todos aqueles que procuram um lugar ao sol nesta blogosfera cada vez mais concorrencial, o Facebook é certamente um dos pilares mais importantes do prospecção. Tendo em conta que a criação e utilização de uma página de fãs é um processo gratuito e que fica visível e disponível a vários milhões de internautas, porque não aproveitar?

3. ACTUALIZAÇÕES NA HORA

Outra grande vantagem das páginas de fãs no Facebook é a possibilidade de você poder actualizar todos os seus fãs através das mensagens de estado, tal como acontece com os perfis pessoais. Essas mensagens de estado são posteriormente enviadas a todos os fãs através dos canais de notícias de feed, mantendo a sua audiência sempre actualizada. Esta é também uma forma interessante de você obter feedback junto da sua audiência e acerca dos seus produtos/serviços.

4. PROMOÇÃO DE EVENTOS

A promoção de eventos é também uma das competências interessantes das páginas de fãs. Você poderá fazer streaming de video em directo, realizar seminários online e/ou promover um qualquer evento que esteja a realizar na sua cidade ou fora dela. O facto de os eventos serem um separador específico da sua página de fãs, confere-lhe maior credibilidade e traduz-se num maior impacto visual e dinâmico para o seu blog, website ou empresa.

5. É UM POTENCIADOR DE TRÁFEGO

Tendo em conta que de acordo com o ranking Alexa, o Facebook é o segundo maior site do mundo, é bem provável que a sua página de fãs fique bem indexada nos resultados de pesquisas específicas. De facto, quando você pesquisa por Escola Dinheiro no Google, por exemplo, a nossa página de fãs já se encontra na primeira página de resultados. Isto significa que o Facebook é um excelente potenciador de tráfego, dada a sua qualidade do ponto de vista da Optimização para Motores de Busca (SEO).

6. É CUSTOMIZÁVEL

Fazendo uso do FBML, a versão de código HTML do Facebook, você pode personalizar a sua página de fãs de acordo com o estilo e necessidades do seu blog. Recorrendo à aplicação Static FMBL, você poderá customizar eficientemente a sua página de fãs, inserir newsletters HTML, anúncios e outras características que considere importantes na promoção da sua página de fãs.

7. VOCÊ PODE CRIAR LEALDADE

Os americanos chamam-lhes os “Brand Advocates”, que são basicamente os advogados da sua marca. Este tipo de utilizadores, são geralmente fãs leais da sua marca, do seu blog, dos seus produtos e/ou serviços. Se você trabalhar com eficiência em torno do seu blog, se dedicar parte do seu tempo à formulação de relações pessoais de qualidade, e acima de tudo, se fomentar um serviço de apoio e ajuda personalizado e de grande qualidade, você certamente será capaz de criar uma audiência de fãs leais e ligados à sua imagem de marca.

8. É FÁCIL DE PROMOVER

Uma das grandes vantagens das páginas de fãs do Facebook é que são fáceis de promover. Dada a quantidade de ferramentas que o Facebook disponibiliza para a promoção das páginas, você poderá conseguir dar à sua página o destaque que ela realmente necessita. Se você não promover a sua página de fãs no seu blog, dificilmente obterá sucesso ao nível do crescimento. Tenha em consideração que a divulgação da sua página é um processo contínuo e em bola de neve. Quantos mais fãs a página tiver, mais vezes a página será recomendada organicamente, e mais fãs você conseguirá no futuro. Portanto, preocupe-se na divulgação da sua página e na angariação desse primeiro grupo de fãs.

9. ANÁLISE MÉTRICA DETALHADA

As páginas de fãs do Facebook oferecem um micro software de análise métrica e estatística de grande qualidade, o qual poderá ajudá-lo a perceber qual o tipo de audiência que você tem em torno do seu blog, qual o seu comportamento e qual o nível de interacção que a sua página tem. Estes dados podem ser interessantes e relevantes para o estudo dos seus fãs e também para o direccionamento da sua linha editorial e/ou de produtos de acordo com as necessidades desses mesmos fãs.

10. VOCÊ PODE CRIAR UMA COMUNIDADE PARA OS SEUS CLIENTES

Se por ventura o seu blog oferece algum tipo de produto ou serviço, você pode certamente criar uma página de fãs para o seu produto, para o seu serviço ou simplesmente para o seu blog, e criar em torno dela uma comunidade de clientes e/ou compradores. Este tipo de comunidades geralmente funciona muito bem no passa-a-palavra e é uma excelente forma de marketizar o seu blog.

11. É UM FUNIL PARA O SEU BLOG

Tendo em conta que você pode importar o seu blog para o Facebook e criar uma newsletter no Facebook, você tem ao seu dispor todas as ferramentas e competências técnicas necessárias para criar um funil secundário para o seu blog. A capacidade de direccionamento de tráfego é enorme e você deverá ter isso em conta na hora de criar uma página de fãs para o seu blog…

12. FOTOS E VIDEOS ILIMITADOS

Outra forma interessante de promover o seu blog é através da divulgação de fotos e videos. Tendo em conta que a sua página de fãs no Facebook permite o carregamento ilimitado de fotos e videos, certamente que esse será o local ideal para a divulgação da sua imagem de marca. Tenha em consideração essa grande vantagem na hora de interagir com os seus fãs e com uma comunidade de utilizadores que têm a capacidade de levar o nome do seu blog além fronteiras.

BÓNUS

Quando a sua página de fãs atingir os 25 fãs, visite o endereço http://www.facebook.com/username/ para atribuir um endereço específico e amigo dos motores de busca, à sua página de fãs. Algo como por exemplo a nossa página de fãs tem: http://www.facebook.com/escoladinheiro. Se não sabe como criar uma página de fãs no Facebook, leia este tutorial: como criar uma páginas de fãs no Facebook.

JUNTE-SE À COMUNIDADE ESCOLA DINHEIRO!

Se é utilizador do Facebook, então convidamo-lo a juntar-se à comunidade de seguidores e fãs da Escola Dinheiro no Facebook. Visite-nos no seguinte endereço:

www.facebook.com/escoladinheiro

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (120) Interações no Twitter (10)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Gerson

    Olá Paulo obrigado pela dica. Realmente tenho colocado em prática muitos dos teus ensinamentos e ja estou colhendo resultados.

    Esse será mais um com certeza.

    Sucesso.

    12/04/2010

    Responder
    • Olá Gerson, obrigado pelo comentário. Fico extremamente contente que a aplicação das dicas e métodos estejam a surtir efeito. Continue trabalhando com dedicação amigo. Força nisso! :)

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Loja - Gamelogia

    eu tenho uma pagina pessoal no Facebook e agora vendo o potencial do Facebook vou fazer uma pro meu blog

    12/04/2010

    Responder
    • Olá Gameologia, obrigado pelo comentário. Considere sim criar uma página de fãs para o seu blog. É importante começar a construir uma audiência em torno do seu blog junto dos usuários do Facebook. Força nisso!

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Alan Niemies

    Olá, Paulo!

    Parabéns pelo post, me motivou bastante. O Análise Blogueira já tem sua página de fãs por lá, mas nunca a divulguei com afinco. Creio que agora é o momento correto.

    Mesmo sabendo que já deveria ter entrado de cabeça no Facebook ainda não o fiz, hehe.

    Um grande abraço e continue com o sucesso!

    12/04/2010

    Responder
    • Olá Alan, obrigado pelo comentário. O Facebook é extremamente poderoso e apresenta um grande potencial neste momento, tanto pra blogs como outros negócios. É importante você estar presente e dar aos seus usuários o melhor que conseguir através desses canais de mídia ;)

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Alexandre Lima

    Olá Paulo!
    Parabéns por mais um artigo de grande importância. Não vou perder tempo mais tempo vou criar minha página no facebook e melhorar o desenvolvimento do meu blog.


    Valeu!

    12/04/2010

    Responder
    • Olá Alexandre, obrigado pelo comentário. Crie a sua página e não se esqueça de colocar uma caixa de fãs bem visível, para que os seus leitores saibam que o blog está presente no Facebook também :)

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • edyaraujo

    Valeu Paulo, Suas Dicas São Grandemente Úteis, Muito Obrigado, Um Grande Abraço

    12/04/2010

    Responder
    • Olá Edy, obrigado pelo comentário e pelas palavras de apreço! :)

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Alexandre Lima

    Olá Paulo!
    Como eu faço para colocar o botão tornar-me fã? fiz tudo, deu certo só não apreceu esse botão.

    12/04/2010

    Responder
    • Só dá nos perfis das páginas clicando em "Promover com uma caixa de fã"

      12/04/2010 Joliveira

      Responder
  • Joliveira

    Por acaso acabei de criar uma página e inseri a caixa de fãs no blog.

    Como posso aceder à análise métrica e estatística?

    Espero chegar aos 25 fãs depressa :)

    12/04/2010

    Responder
    • Olá Joliveira, obrigado pelo comentário. As opções de consulta de estatísticas estão no menu lateral esquerdo da sua página de fãs, onde aparece o número de interacções nessa semana :)

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Francisco

    Criei uma página no facebook para o meu mais recente projecto, mas não sabia nem metade destas 12 razões!

    Muito bom post, a analise metrica e a customização são pontos muito a favor!

    13/04/2010

    Responder
    • Olá Francisco, obrigado pelo comentário. De facto as páginas de fãs têm muito por explorar. Agora já pode fazer o mesmo com a sua :)

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Renato

    Boas dicas. Não tenho o hábito de utilizar o facebook, mas lendo o seu artigo percebo o quanto ele pode ser útil, gerando bastante visitas.
    Parabéns!

    13/04/2010

    Responder
    • Olá Renato, obrigado pelo comentário. O Facebook tem hoje qualidades e potencial inigualáveis. É muito importante que você não perca este comboio!

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Jorge Clan

    Eu só tenho 13 fãs no Facebook, pelos calculos do site Exame cada um pode valer algo em torno de $ 3,6 dólares.
    E vou tentar colocar em meu blog.

    16/04/2010

    Responder
    • Olá Jorge, obrigado pelo comentário. Dificilmente alguém consegue vender fãs do Facebook, até porque na verdade eles são bastante versáteis e podem sair de um lado para o outro. O valor é complicado de medir. É mais importante analisar o valor global da página e o potencial que esta tem ;)

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Priscila

    Estou começando agora e já estou seguindo suas dicas! São maravilhosas!
    Parabéns pelo blog!
    Sucesso!

    bjs

    16/04/2010

    Responder
    • Olá Priscila, obrigado pelo comentário. Fico muito contente que esteja seguindo as dicas e que elas lhe sejam úteis no desenvolvimento e crescimento do seu blog :)

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Genius

    Eu tenho página de fãs para o meu blog porque sei que será benéfico devido aos backlinks. Mas este artigo serviu para descobrir mais algumas coisa interessantes.

    Bom trabalho.

    17/04/2010

    Responder
    • Olá Genius, obrigado pelo comentário. As páginas de fãs são extremamente versáteis e têm várias vantagens directas e indirectas. Nos dias de hoje são imprescindíveis!

      11/05/2010 Paulo Faustino

      Responder
  • Dav7

    "Quando a sua página de fãs atingir os 25 fãs, visite o endereço http://www.facebook.com/username/ para atribuir um endereço específico e amigo dos motores de busca, à sua página de fãs"

    Quando clico apenas consigo atribuir o nome ao meu Facebook pessoal, como faço para atribuir à página de fãs afinal?

    17/04/2010

    Responder
  • Simon

    Estou começando agora e já estou seguindo suas dicas! São maravilhosas!
    Parabéns pelo blog!
    Sucesso!

    bjs

    26/04/2010

    Responder
  • Ian

    "Quando a sua página de fãs atingir os 25 fãs, visite o endereço http://www.facebook.com/username/ para atribuir um endereço específico e amigo dos motores de busca, à sua página de fãs"

    Quando clico apenas consigo atribuir o nome ao meu Facebook pessoal, como faço para atribuir à página de fãs afinal?

    26/04/2010

    Responder
  • dav7

    Ian, ninguém nos ajuda :(

    26/04/2010

    Responder
    • Olá Dav7, e Ian, desculpem-me a demora na resposta e obrigado pelos comentários. Para fazer o que foi referido no artigo, basta clicar no link que diz "Define um nome de utilizador para as tuas Páginas". Podem ver nesta imagem:

      facebook

      26/04/2010 Paulo Faustino

      Responder
      • Eu só consigo tornar o nome mais amigável quando tiver mais de 25 seguidores? Qual o procedimento para fazer isso? Obrigado pela atenção.

        10/08/2010 MARIO ASSIS

        Responder
  • Data Clipe

    Muuuuuuito útil, acabei de mudar o nome do dominio do meu site para www.facebook.com/dataclipe brigado gente!

    14/05/2010

    Responder
  • MARIO ASSIS

    Tenho uma dúvida quanto ao que seja mais vantajoso para a presença de uma empresa no Facebook: página de fãs ou perfil como o das pessoas. Afinal, o perfil é mais pró-ativo. Com ele pode-se ir atrás de amigos. O que vocês acham?

    10/08/2010

    Responder
  • Marques

    Realmente o Twiter e o facebook é uma fantástica ferramenta para quem tem um site o blog, agregando valor aos seus posts e principalmente como meio de divulgação, por ser possível atualizar constantemente tudo o que se escreve.

    02/06/2011

    Responder
  • Cleber Paes

    Eu tenho uma pagina no facebook, mas não achava algo tao milagroso entretanto começo ver alguns resultados.

    25/06/2011

    Responder
  • pagina de fãs

    parabéns pelo post,todos os post são de excelente qualidade e de muita ajda para quem esta iniciando e para quem quer obter novos conhecimento. estou seguindo este blog e colocando em pratica as dicas e informações para desenvolver melhor o meu blog.

    17/09/2011

    Responder
  • cléo lima

    gostei a gora quero entrar no meu bolg.....

    19/09/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.