Conversion Hero

10 estratégias de escrita persuasiva e magnética

Nos últimos temos recebido vários emails de leitores do blog a pedirem artigos relacionados com escrita persuasiva, técnicas de escrita magnética e outros assuntos relacionados com escrever bem e com qualidade. Na verdade e tendo em conta que os blogs vivem essencialmente da escrita (exceptuando os videoblogs e o fotoblogs), é importante saber escrever com qualidade, mas ao mesmo tempo saber persuadir o visitante e o leitor a ficarem o máximo de tempo possível no blog e a consumirem o máximo de artigos possível. O blog Copyblogger escreveu um artigo interessante sobre Persuasive Writing, o qual utilizámos como inspiração para este conteúdo.

Gostava de conseguir persuadir os seus leitores a realizarem uma determinada tarefa no seu blog? A persuasão é geralmente uma técnica muito utilizada por blogueiros de topo, sempre com o objectivo de criar uma situação em que o autor ganha sempre seja qual for o desfecho final. Basicamente você apresenta algo com o qual os seus leitores provavelmente irão concordar. Você fazes-lhe uma oferta irrecusável, embora não seja recomendável entrar na área da manipulação.

É simplesmente um bom negócio ou um exemplo prático que faz sentido para aquela pessoa. No entanto, existem técnicas que podem tornar o seu trabalho enquanto autor de um blog mais fácil e ao mesmo tempo que tornem a sua escrita mais magnética. Embora estas dicas não estejam correlacionadas em nenhum sentido, são 10 estratégias que funcionam na perfeição para quem as conseguir utilizar com mestria.

1. CONTE UMA HISTÓRIA

Contar uma história é muitas vezes uma das melhores estratégias para manter os seus leitores atentos — Poderá e deverá utilizar esta técnica conjuntamente com alguma das outras técnicas que se encontram em baixo. A razão pela qual esta técnica funciona, muitas vezes está associada à forma persuasiva como o autor a utiliza.

As histórias são uma forma interessante de levar o leitor a persuadir-se a ele próprio, e basicamente é isso. Você provavelmente pode dizer que não consegue convencer ninguém a fazer nada — mas na realidade você só o vai ajudar a encontrar o caminho para tomar uma decisão. Se você concentrar os seus esforços na produção de histórias realmente interessantes, rapidamente chegará à conclusão de que consegue persuadir os seus leitores a tomarem determinadas atitudes para as suas vidas, sejam pessoais ou profissionais.

2. NÃO PERMITA OBJECÇÕES

Se por ventura você apresenta um produto, um serviço ou algo que lhe parece realmente interessante, produz uma exposição aos seus leitores e ainda assim existem alguém que nos comentários escreve algo do tipo “Interessante, mas…”, você acaba de perder a chance de ser bem sucedido.

Pode ser realmente complicado você produzir um texto expositivo-argumentativo que não deixe espaço para objecções, mas se você souber realmente muito sobre o assunto, os argumentos que os seus leitores irão utilizar provavelmente serão óbvios e fáceis de prever. Concentre-se em tentar eliminar os problemas, as objecções e aqueles comentários que por ventura podem arruinar a sua estratégia de persuasão magnética.

3. PROMOVA A INCLUSÃO

O ser humano, por natureza, tem o hábito de excluir. Isso significa que muitas vezes acabamos por excluir pessoas ou profissionais de determinados produtos ou serviços, o que invariavelmente pode ser negativo para o seu processo de persuasão. Dê aos seus leitores a possibilidade de participarem de um grupo/comunidade do qual eles gostassem de fazer parte — independentemente do tipo — e eles provavelmente irão fidelizar-se à sua imagem e rumar para qualquer local onde você decida estar.

4. FAÇA PROGNÓSTICOS

Outra técnica de persuasão passa por você dar aos seus leitores e visitantes uma pequena ideia do futuro. Se você por ventura conseguir apresentar uma extrapolação convincente sobre um determinado assunto, como por exemplo o futuro do Google Adsense enquanto plataforma de monetização, você estará a fidelizar uma massa incrível de seguidores, e a garantir também uma maior confiança e credibilidade, a qual certamente lhe irá gerar mais dinheiro.

Esta estratégia tem portanto o objectivo da credibilidade. Se por ventura você cometer o erro de falar sobre algo que não domina, é bem provável que cometa erros como aqueles que assinalámos no ponto Nº2. No entanto, se você conseguir puxar dos seus galões e da sua credibilidade para defender as suas ideias, tenha a certeza de que o sucesso da técnica é garantido.

5. AGITE E DEPOIS RESOLVA

Esta é das técnicas de persuasão mais interessantes que existem, e também uma das mais complicadas de colocar em prática. Basicamente, você identifica um problema junto da sua audiência, e posteriormente agita o mercado em torno desse problema, antes de oferecer uma solução para esse mesmo problema. É basicamente como “premir uma ferida e depois realizar um curativo”. Você aumenta o problema, agita-o, e posteriormente apresenta uma solução para ele.

Obviamente que a questão do agitar o problema não tem propriamente a ver com sadismo; tem tudo a ver com empatia e credibilidade. O que você deseja é que o seu leitor perceba que você compreende o problema e que por ventura está a lidar com ele também e acima de tudo que tem experiência pessoal e profissional para o resolver. Quanto mais você fizer sentir aos seus leitores que compreende os seus problemas, maior será a credibilidade que advirá das soluções que apresentar.

6. COMPARAÇÕES

Metáforas, analogias e comparação são uma das melhores formas de conseguir persuadir um leitor ou visitante. Quando você conseguir comparar o seu cenário com algo que o seu leitor sabe ser verdade, você provavelmente irá conseguir fazer com que esse mesmo leitor veja as coisas da mesma forma que você. Isso chama-se persuasão.

Mas existem seguramente outros tipos de comparações. Geralmente você consegue ser mais persuasivo quando compara coisas diferentes do que propriamente coisas iguais. Basicamente você não deverá comparar o preço da sua licenciatura com o preço de uma licenciatura similar. Você deverá sim, comparar o preço da sua licenciatura com um seminário ou com o preço de um determinado serviço de consultoria.

7. CREDIBILIDADE SOCIAL

Seguir os passos de alguém para tomarmos decisões na nossa vida profissional ou pessoal, é seguramente uma das técnicas mais persuasivas que existem. Quase todos nós temos ídolos ou profissionais com os quais nos identificamos e procuramos seguir. Esse tipo de credibilidade social é extremamente importante na linha de persuasão de que falamos.

Os exemplos de credibilidade social podem ser facilmente encontrados em testemunhos e referências exteriores, e seguramente que estas são uma das melhores formas de elevar a sua imagem. No entanto, você também pode utilizar elementos de credibilidade social na sua escrita, referindo-se a outros profissionais com os quais mantém uma amizade credível e que de alguma forma pode fazer com que os seus leitores sintam maior confiança.

8. CONSISTÊNCIA

A consistência, tanto ao nível de pensamentos como de acções é extremamente importante numa estratégia de persuasão. Você provavelmente não gostaria de parecer inconsistente, uma vez que essa característica está directamente ligada a instabilidade e fraqueza, e a consistência está associada a integridade, racionalidade e estabilidade.

Utilize essa consistência na sua escrita, para fazer com que os seus leitores e visitantes concordem com um determinado assunto para o qual existem centenas de pessoas a discordar. Basicamente você tem de se aliar a evidências, provas, suportes, e em última instância, utilizar algumas das outras técnicas descrita neste artigo.

9. AS RAZÕES PORQUE…

Lembre-se da importância da utilização da palavra porque. Estudos de psicologia revelam que a probabilidade de uma determinada pessoa comprar algo, aumenta exponencialmente a partir do momento em que você lhe der uma razão para … ainda que essa razão não faça qualquer tipo de sentido.

Se você pensar bem neste tipo de estratégia, ela faz todo o sentido. Ninguém toma uma decisão ou compra algo baseado em suposições. Todos nós necessitamos de uma boa razão para o fazer. Se você pretende por exemplo que os seus leitores e visitantes assinem os conteúdos do seu blog, é muito importante que você lhes dê boas razões para o fazer…

10. REPETIÇÃO

A repetição é crucial na estratégia de persuasão de qualquer autor. Nenhum dos seus leitores pode aceitar a sua opinião sem antes a compreender. É por isso que a repetição é importante, especialmente ao nível da escrita e do encaixe de ideias.

Obviamente que a repetição nem sempre é funcional, especialmente se for utilizada para aborrecer em vez de convencer. De um ponto de vista positivo, utilize a repetição para expor as suas ideias e pontos de vista de várias formas diferentes, seja directamente, utilizando exemplos, utilizando uma história, uma citação de um famoso, ou a partir de qualquer outra.

E VOCÊ, É PERSUASIVO?

Quando você escreve no seu blog, consegue persuadir os seus leitores a tomarem determinadas acções ou atitudes? Compartilhe nos comentários as suas histórias e a forma como tenta convencer os seus leitores!

Até Já!

Baseado no artigo Persuasive Writing do blog Copyblogger.

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.