Conversion Hero

Como encontrar palavras-chave rentáveis para postagens?

Para todos aqueles que procuram tráfego para as suas postagens, seja para ganhar dinheiro com Google Adsense ou simplesmente programas de afiliados como a Netaffiliation ou a Public Idées, encontrar palavras-chave rentáveis para posteriormente desenvolver conteúdos específicos é uma prática bastante comum e que produz resultados bastante interessantes. Embora não seja aconselhável os blogueiros escreverem conteúdos baseados em resultados métricos dos motores de busca, a realidade é que escrever sobre assuntos que movimentam bastante tráfego é sinónimo de crescimento garantido.

NÃO SABE SOBRE O QUE ESCREVER?

Todos os blogueiros passam por momentos em que sentem dificuldade em saber sobre o que escrever, seja porque estão saturados, seja porque blogam há imenso tempo, seja simplesmente por falta de criatividade e imaginação. No entanto, a procura de palavras-chave rentáveis para artigos é também uma forma de encontrar novos assuntos sobre os quais escrever. Além de encontrar as pesquisas mais interessantes e rentáveis, você pode encontrar também formas de diversificar os conteúdos do seu blog, mantendo-se sempre fiel ao seu nicho de mercado.

ANALISE O SEU BLOG POR INTEIRO

A primeira estratégia passa por analisar o seu blog por inteiro dentro dos parâmetros de tráfego do seu nicho de mercado. Comece por visitar a ferramenta Google Keyword Tool, e preencher os campos introdutórios com os dados referentes ao seu blog e ao tipo de tráfego que pretende angariar.

Defina correctamente o endereço do seu blog, qual a localização preferida de tráfego e também o idioma do seu blog. Se por ventura trabalha maioritariamente com tráfego do Portugal ou de outro país, especifique qual o país para o qual pretende direccionar os resultados da sua pesquisa.

Filtre os resultados por “pesquisas globais mensais” de forma a encontrar os termos de pesquisa mais procurados mensalmente. Do lado esquerdo irá encontrar um gráfico que mede o nível de concorrência para a palavra-chave em específico, e do lado direito o número de pesquisas locais que são feitas mensalmente.

ANALISE PALAVRAS-CHAVE ESPECÍFICAS

Uma das funcionalidades mais interessantes da Google Keyword Tool é a relação que esta tem com o Google Insights, uma outra ferramenta que costumamos utilizar recorrentemente aqui na Escola Dinheiro. Na imagem anterior, ao lado de cada uma das palavras-chave encontra-se uma lupa que lhe permite enviar esse resultado para o Google Insights e começar imediatamente a procurar ramificações e tendências de pesquisas nos motores de busca, nomeadamente no Google. Vejamos:

Para o exemplo escolhemos a pesquisa por ganhar dinheiro, setorizando a tendência de pesquisa para o mercado do Brasil, em todas as regiões e nos últimos 90 dias. Além dos resultados típicos de tráfego e quais as regiões onde esse tráfego é mais acentuado, é importante analisar as relações de pesquisas que aparecem no fundo da página de resultados do Google Insights. Vejamos:

Tendo como base a pesquisa por ganhar dinheiro, rapidamente percepcionamos que as tendências de pesquisa no Brasil passam por termos e pesquisas um pouco mais específicas, nomeadamente:

Com estes resultados já é possível direccionar a produção de conteúdos para um determinado tipo de assunto específico. Embora a pesquisa por ganhar dinheiro seja demasiado abrangente, os resultados relacionados deixam em aberto outro tipo de pesquisas um pouco mais específicas que podem ajuda-lo a criar conteúdos igualmente mais específicos e direccionados para esse tipo de assunto base.

SEJA ESPECÍFICO NA PRODUÇÃO DO ARTIGO

Se tiver como objectivo a produção de um artigo baseado nas pesquisas que acaba de encontrar, então é importante que seja igualmente específico na produção do seu artigo. Existem uma série de aspectos a ter em consideração na produção do conteúdo, de forma a que este se coloque correctamente posicionado nos resultados orgânicos das pesquisas dos motores de busca. Para tornar o seu artigo forte do ponto de vista da optimização para motores de busca é importante o seguinte:

Se trabalha com WordPress é importante ter em consideração uma série de aspectos técnicos do seu artigo, nomeadamente o título desse mesmo artigo e o link URL permanente que irá utilizar no mesmo. Muitas vezes os blogueiros e webmasters não reparam sequer nos endereços URL que utilizam nos seus artigos, utilizando palavras que são desnecessárias e só tornam o endereço mais longo. Neste caso o “na” era desnecessário no Link Permanente, ficando apenas as palavras-chave realmente importantes.

DICA: é importante também a utilização de alguma densidade de palavras-chave no seu artigo. Isso significa que durante o seu artigo e partindo de um exemplo de um artigo com 1000 palavras, você deverá ter a sua palavra-chave “ganhar dinheiro internet” pelo menos 2 a 3% de vezes no artigo. Isso significa repetir a palavra cerca de 20 vezes ao longo do texto, tornando-a a palavra com maior densidade em todo o seu artigo.

Para utilizadores do WordPress existe também o plugin All in One SEO Pack que lhe permite definir títulos, descrições e palavras-chave para os seus artigos em específico. Dessa forma, é importante que a sua palavra-chave (ganhar dinheiro internet) esteja localizada no título e repetida pelo menos uma ou duas vezes na meta descrição do seu artigo. As palavras-chave devem também corresponder a pesquisas long tail, de forma a conseguir atrair mais tráfego através de outro tipo de pesquisas relacionadas ao tema como ganhar dinheiro na internet.

OTIMIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE PARA ADSENSE

A ferramenta Google Keyword Tool permite-lhe também encontrar as palavras-chave mais rentáveis para monetização através de anúncios Google Adsense. Nos separadores do lado direito, faça uma ordenação por CPC médio estimado e no separador mais à direita, caso a coluna não apareça, personalize a tabela para que possa visualizar os valores de CPC. Será algo deste tipo:

Como podemos verificar, existem vários tipos de pesquisas que retornam CPC’s médios bastante elevados. No entanto, a grande maioria destas palavras-chave apresentam níveis de pesquisa globais muito baixos, o que significa que é importante procurar palavras que paguem valores elevados, mas tenham também alguns milhares de milhares de pesquisas mensalmente. A pesquisa por criar sites é interessante, com um CPC médio de 1,09EUR e um volume de pesquisas aceitável, mas ainda assim muito longe de outros valores de referência, senão vejamos:

Uma simples pesquisa por Marketing devolve resultados bastante mais interessantes para o mercado do Brasil e com sites e blogs de língua portuguesa, nomeadamente as pesquisas por Marketing e Marketing Online, com CPC’s médios de 1,59EUR e 4,68EUR respectivamente. A grande vantagem destas palavras-chave não é apenas o seu CPC elevado, mas sim o facto de terem um volume de pesquisas mensais bastante elevado.

É preciso ter em consideração também que o nível de concorrência neste tipo de pesquisas é muito forte. Uma simples pesquisa por Marketing no Google Brasil retorna 489 milhões de resultados e uma pesquisa por Marketing Online cerca de 154 milhões de resultados. No entanto, se por ventura conseguir construir um projecto de qualidade em torno desta área e ganhar uma posição de mercado dominante, certamente que tem as portas abertas para o sucesso e para ganhar dinheiro rapidamente na internet.

Esta é apenas uma das formas que utilizamos para encontrar boas palavras-chave para matérias, mas também alguma inspiração para novas postagens e assuntos que são realmente interessantes para o público em geral. Nunca se esqueça que o mais importante é você não perder o foco do seu blog, pelo que deverá manter-se sempre on topic e evitar fugir de assuntos que nada tenham a ver com o teor estrutural do seu nicho de mercado.

E VOCÊ, COMO É QUE ENCONTRA PALAVRAS-CHAVE PARA OS SEUS ARTIGOS?

Deixe os seus comentários, técnicas, dicas, ajuda ou simplesmente partilhe a sua experiência pessoal!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (60) Interações no Twitter (25)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Regina Motta

    Sempre aprendo com você! Obrigada!

    05/07/2010

    Responder
  • Dinheiro Ganhar

    Muito bom este artigo, parabéns! É sempre bom aprender mais sobre palavras chave, eu utilizo bastante o Keyword Tool e o Google Insights para procurar e definir as melhores palavras chave para campanhas no AdWords.

    05/07/2010

    Responder
  • Pedro T

    Olá Paulo,
    As ferramentas do google são sem dúvida um dos meios que se devem utilizar, principalmente para quem como eu receb cerca de 85% do tráfego no blogue proveniente do google.
    No entanto, confesso que nunca dei a atenção devida ao keyword tool, mas é algo que tenho começado a fazer, e com resultados visiveis no crescimento das minhas receitas do adsense.

    05/07/2010

    Responder
  • JCMais

    Ótimo artigo Paulo, já estou a usar este recurso a algum tempo, e o descobri aqui, no seu blog mesmo.
    Cumprimentos.

    05/07/2010

    Responder
  • claudio gomes

    Nossa ja vi que vou ter que trocar alguns key do meu site.
    Agora tenho uma visão melhor de como fazer a busca e melhor posicionar o meu site.

    05/07/2010

    Responder
  • Gamelogia

    já uso essas dicas com freqüência, e para um blog/site ser bem posicionado essas dicas são essenciais.

    05/07/2010

    Responder
  • BR Classificados

    Criei um blog para meu site e estou usando o wordpress. Uso a pouco tempo e vi que ele é realmente uma ferramenta poderosa comparando com muitas outras.
    Ótima dica. As palavras chaves são muito importantes para qualquer site.

    05/07/2010

    Responder
  • Ganhar Dinheiro pela Internet

    Olá Paulo, gostei muito das suas dicas sobre esta ferramenta, já tentei usá-la, mas não entendia para o que ela servia e quais sua vantagens! Muito obrigado!

    05/07/2010

    Responder
  • firstbloggerlady

    Aa dicas que para mim aqui faltam:

    - percebam até que ponto tudo o que o Google vos fornece em termos de dados, realmente confere depois de criarem um site.

    - assim aprenderão para além da teoria e entenderão que há alguns padrões que na prática não confirmam determinados dados que recebem das muitas ferramentas para pesquisa de keywords.


    ----------

    05/07/2010

    Responder
  • Dinheiro Mais

    Olá Paulo, obrigado pelas dicas. Eu já conhecia o Google Insights, mas não cheguei usar ela para o meu blog.

    Um Abraço

    Fabio Vasconcelos

    06/07/2010

    Responder
  • Jackson Rubem

    Excelente artigo, Paulo Faustino. Você explica com extrema simplicidade um assunto complexo. Crio que a maioria dos seus leitores aprenderam.
    Parabéns. Gosto de seu site e sempre o acesso.

    06/07/2010

    Responder
  • Eder

    ótima matéria, já utilizo esta ferramenta até mesmo para pesquisar nichos.

    06/07/2010

    Responder
  • Digitei

    Parabéns pelo post, muito completo e cheio de explicações muito elucidativas sobre como fazer um bom post. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.Vou usar algumas das dicas aqui contidas.

    06/07/2010

    Responder
  • Soares

    Olá Paulo,

    realmente os teus artigos são sempre explícitos e detalhados, por isso é um dos poucos que sigo as dicas que disponibilizam.

    Cumprimentos

    07/07/2010

    Responder
  • Diogo

    Essa dica é boa também para achar palavras chaves procuradas.
    Eu estou começando a blogar, e ficava na dúvida, depois dessas ferramentas, tive uma mão na roda na hora de escolher as palavras chave.

    07/07/2010

    Responder
  • Iuri

    Parabéns pelo post, muito bem detalhado. Ainda não conhecia as ferramentas citadas. =)

    Parabéns pelo site!

    08/07/2010

    Responder
  • osair

    Ola, novamente mais uma vez um super artigo que vai ajudar muita gente a ter mais tráfego para o seu blog,parabéns pelo site!

    08/07/2010

    Responder
  • Mestre Web

    Olá,
    parabéns pela postagem Paulo bem detalhado a sua explicação. Já estou guardando o texto aqui no pc para ler novamente com mais calma.

    09/07/2010

    Responder
  • Breno

    POutz... ótimo artigo !!
    Muito bom msmo ! Um dos melhores do Blog !
    parabens foi de grande ajuda, naõ conhecia essa ferramenta...

    Mais uma vez obrigado, tentarei usar essas dicas no meu site adulto !

    09/07/2010

    Responder
  • Nuno - Ofertas Emprego

    Excelente este post. Definir bem as palavras-chave é muito importante para gerar trafego.

    10/07/2010

    Responder
  • Eduardo

    Essa ferramenta de palavras-chaves é muito útil tanto para achar palavras que redirecionará mais trafego para o seu site, quanto para se descobrir uma tendência nas buscas. Quero dar os parabéns pelo post acima, ficou muito bom!

    11/07/2010

    Responder
  • Leo Freitas

    Parabéns pelo post, muito bom e útil.
    realmente as palavras-chave são bem importantes para conseguir ficar bem nos sites de busca.
    Depois que corrigi algumas palavras, meu site acabou ficando com uma colocação melhor.

    11/07/2010

    Responder
  • internetador

    O Keyword tool é bem útil e também o Micro Niche finder, tão falado pelo Custódio.

    12/07/2010

    Responder
  • Paulo Araujo

    Paulo

    Considero o seu portal, um dos melhores pontos de aprendizagem na internet, nele podemos obter várias dicas. Essa página me ajudou na pesquisa de palavras chaves importantes para os meus blogs.


    abs
    Paulo Araujo
    Rede Cineplaneta - RJ - Brasil

    12/07/2010

    Responder
  • Adriano Luz

    é muito importante sempre selecionarmos estas palavras-chaves antes de criarmos nossos posts.

    As dicas são muito boas.

    Adriano Luz

    13/07/2010

    Responder
  • Criar Site Gratis

    Parabens pelas dicas, muito boas.

    22/07/2010

    Responder
  • Mauricio Lessa

    Ótimas as suas explicações aprendi muito e vou voltar a ler mais vezes para fixar melhor.

    22/05/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.