Conversion Hero

10 dicas para melhorar a conversão nas suas campanhas de email marketing

O email marketing é nos dias de hoje a mais poderosa ferramenta da internet para todos aqueles que pretendem ganhar dinheiro. Já falámos diversas vezes aqui no blog da importância desta ferramenta e também do facto de esta ser extremamente rentável quando comparada com outros tipos de campanhas, nomeadamente os links de texto e os banners publicitários. O email marketing é hoje uma grande aposta da grande maioria dos blogueiros profissionais, que embora consigam ganhar somas significativas de dinheiro com os seus blogs, utilizam o email marketing como forma de projectarem os seus rendimentos para valores na casa dos seis dígitos por ano.

Ao contrário também do que foi relatado pelo leitor José Silva no nosso artigo sobre a Hifficiency, não utilizamos apenas campanhas de recrutamento em plataformas de afiliação, uma vez que estamos presentes também em outros nichos de mercado com outros tipos de projectos. Para este blog as campanhas de recrutamento de blogueiros e webmasters são as que fazem mais sentido, seja na Hifficiency ou noutra plataforma de afiliação, e essa é a razão pela qual as utilizamos. No entanto, o email marketing é hoje uma ferramenta capaz de maximizar os ganhos de qualquer blogueiro ou webmaster de uma forma incrível e extremamente rápida, senão vejamos:

Recentemente experimentámos uma campanha de email marketing referente a um dos produtos de afiliação presentes na Hifficiency, com uma lista de emails relativamente pequena, e num nicho de mercado onde o tráfego também não é exacerbado. Conseguimos pouco mais de 1260 cliques, o que é manifestamente pouco, em termos genéricos, mas muito bom para o nicho de mercado em concreto.

Não relevamos valores pois na verdade eles não são importantes para o artigo de hoje, sendo que o objectivo é precisamente demonstrar a grande diferença em termos de Taxa de Conversão de uma campanha de email marketing face a outros tipos de media, nomeadamente os banners e os links de texto, bem como a eficácia da plataforma da Hifficiency no que concerne ao tracking de resultados em tempo real. Com uma rendibilidade de 22,42%, a campanha de email marketing que enviámos foi manifestamente superior aos outros tipos de monetização utilizados.

Sendo assim, como é possível aumentar a taxa de conversão de uma campanha em email marketing? Temos 10 dicas que poderá utilizar para tentar maximizar o potencial das suas acções de email marketing, tome nota:

1. COMEÇAR PELA PERMISSÃO

A listas de emails em acções de email marketing são geralmente tanto melhores quanto mais fiável for a colecta dessa mesma informação. Isto significa que é importante você nunca utilizar endereços de email generalistas e/ou que captou de forma ilícita, muito menos que esses emails não sejam double opt-in. Uma lista de emails double opt-in significa que estamos perante uma lista de pessoas que teve de passar por um duplo (double) processo de registro, ou seja, a pessoa inscreveu-se na newsletter, mas teve de confirmar a sua presença nessa mesma newsletter. Normalmente este tipo de endereços de email são mais fiáveis, apresentam maior qualidade, e também uma maior rendibilidade a longo prazo.

2. DATA E HORA SÃO MUITO IMPORTANTES!

Ninguém conhece melhor a sua audiência do que você próprio. Isto significa que você saberá certamente quais são os melhores dias e horas para lançar uma investida de tráfego ao seu blog, ou simplesmente a monetização de uma determinada campanha de afiliados que tenha conseguido em plataformas como a Hifficiency, Netaffiliation ou Public Idées por exemplo.

O que lhe recomendamos é que realize testes, diversos testes, até perceber quais os dias e horas em que as suas campanhas convertem melhor, seja em termos de monetização imediata através da geração de leads, seja no redireccionamento de tráfego para assuntos específicos do seu blog.

3. O PESO É TAMBÉM MUITO IMPORTANTE

Tenho lido alguns estudos estrangeiros que indicam que normalmente as newsletters de texto funcionam e convertem mais do que as newsletters onde predominam imagens. Já realizei alguns testes em ambas as vertentes e não cheguei a grandes conclusões, tirando o facto de que uma boa campanha de email através de imagem funciona espectacularmente bem. No entanto, é muito importante que o peso da mensagem seja muito reduzido, e que essas imagens estejam integradas no próprio código HTML em modo “Embeded”, de forma a ser automaticamente carregadas pelo cliente de email mesmo se este tiver a opção de carregamento de imagens desligada.

O software PTSender com que trabalhamos (e recomendamos!), por exemplo, permite na configuração de conteúdo da newsletter, definir se por ventura desejamos fazer o embeded das imagens ou não. Se por ventura o seu software não o faz, é de facto uma pena e certamente estará a perder uma boa percentagem de conversões nas suas acções de email marketing.

4. UMA BOA IMAGEM VENDE MAIS

É um facto que uma boa imagem normalmente converte bastante mais do que uma imagem relativamente simples e/ou comum demais. Isto significa que se você utiliza campanhas de afiliação de empresas como a Hifficiency para ganhar dinheiro com os seus sites ou blogs, é importante que tenha sensibilidade para perceber quais são as campanhas mais atractivas. O que lhe recomendo é que se registe por exemplo na Hifficiency e fale directamente com o seu gestor de afiliado, de forma a obter feedback sobre quais as campanhas mais atractivas e com taxas de conversão maiores.

Se por ventura a sua newsletter é própria, considere aprimorar o design da mesma. Quanto mais atractiva e simples a sua campanha for, maior será a sua taxa de conversão. Evite tornar a sua newsletter confusa, pouco objectiva ou com uma imagem desenquadrada com a temática em abordagem.

5. O TÍTULO DA SUA CAMPANHA É O SEU ROI

O ROI (return of investment) significa o retorno do seu investimento na sua acção de email marketing. O seu retorno será tanto mais lucrativo quanto mais eficiente você for na transmissão da sua mensagem através do título do seu email. Analise o comportamento dos seus subscritores a partir de si próprio. Você provavelmente recebe dezenas de campanhas de spam diariamente, e grande maioria não abre. No entanto, existem pontualmente emails promocionais que você abre, precisamente porque o título da campanha era atractivo ou sugestivo. É isso que você procura!

6. A CHAMADA PARA ACÇÃO!

A chamadas para acção são igualmente importantes. Enviar uma newsletter apenas com o intuito de dar a conhecer um produto ou serviço normalmente terminam em taxas de conversão reduzidas. É necessário que exista uma chamada para a acção, através de um botão visível, de uma linha de texto ou de uma outra qualquer acção que faça com que o seu subscritor deseja registrar-se ou adquirir imediatamente o produto. Daí que muitas campanhas contenham botões do tipo “compre já!”, “adira imediatamente”, entre outro tipo de acções.

7. A MENSAGEM TEM QUE SER CURTA…E DIRECTA!

No email marketing tal como nos blogs, é muito importante que a sua mensagem seja curta e directa, ou seja, o seu subscritor tem de perceber imediatamente qual o intuito da sua campanha, para que serve e como aderir à mesma. Mantenha a sua mensagem restrita e de forma a que esse utilizador possa compreende-la no menor tempo possível. Isso irá aumentar as suas chances de conversão, em detrimento de mensagens complexas e longas em que o leitor acaba por se perder e/ou não encontrar o caminho para a conversão imediata.

8. EVITAR O SPAM…

Penso que não teremos necessidade de o alertar para as questões do spam propriamente dito (a utilização de listas de emails não qualificadas), mas poderemos alerta-lo para o facto de você conseguir evitar que os seus emails caiam nas caixas de spam dos seus leitores. Isto significa evitar alguns caracteres específicos como por exemplo os símbolos $, €, R$ ou !!!, e as palavras “grátis”, “gratuito”, “gratuitamente” e afins. Evite na verdade utilizar terminologias que estão demasiado “associadas” a acções de spam em email marketing.

9. O CANCELAMENTO DEVERÁ SER FÁCIL

Uma das coisas de que os utilizadores de internet estão constantemente a reclamar é precisamente da dificuldade que têm em sair de determinadas listas de subscrição de serviços, produtos, sites ou blogs. Você deverá evitar este tipo de constrangimento aos seus subscritores. Torne o processo de cancelamento do serviço fácil, acessível e acima de tudo transparente e bem visível. Não tenha medo de colocar uma indicação explícita de que o utilizador pode cancelar a subscrição imediatamente. Isso dá-lhe maior credibilidade e faz precisamente com o que o seu número de cancelamentos seja reduzido. É a chamada psicologia invertida…

10. FAÇA TESTES, MUITOS TESTES, MAS…

Tal como em qualquer outro tipo de forma de monetização, o email marketing requer testes, muitos testes. No entanto, é igualmente importante que você seja inteligente na forma como realiza os seus testes. Evite enviar várias newsletters em períodos de tempo demasiado curtos, evite incomodar os seus subscritores constantemente, e acima de tudo evite enviar-lhes campanhas que nada têm a ver com o segmento de mercado onde você actua. Se considerar todos estes aspectos, procure realizar testes com várias campanhas, várias empresas e analise a forma como os seus subscritores reagem às suas investidas. Só testando é possível otimizar e maximizar o potencial da sua lista!

RECOMENDAÇÃO: HIFFICIENCY

Ao longo das últimas semanas temos vindo a testar bastantes campanhas da Hifficiency em acções de email marketing sectorizado, e chegámos a algumas conclusões interessantes:

  • as criatividades desenvolvidas pela Hifficiency convertem mais do que em outras redes de afiliação;
  • a plataforma de tracking em tempo real permite-lhe ter uma visão imediata da rendibilidade da campanha;
  • o número e variedade das campanhas é muito superior a qualquer outra rede;
  • a Hifficiency investe imenso em acções de email marketing e quase todas as campanhas têm essa opção disponível.

Posto isto e dado que temos vindo a realizar testes bastante concludentes, como o exemplo que demos no início do artigo com uma taxa de conversão muito atractiva de 22,42% gerando mais de 100 leads em poucos dias, a Hifficiency é de facto uma aposta de qualidade para todos aqueles que procuram uma plataforma de afiliação que prima pela qualidade e selectividade!

Boas campanhas! Até já!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.