Conversion Hero

10 razões porque você não consegue ganhar dinheiro com marketing de afiliados

Recentemente e em algumas conversas com o director executivo da Hifficiency, surgiu-nos a ideia de escrever um artigo sobre as razões pelas quais você provavelmente não consegue ganhar dinheiro com marketing de afiliados. Embora tenhamos apresentado no final da semana passada aquelas que consideramos serem as maiores e melhores plataformas de afiliados do Brasil, a verdade é que a grande maioria dos blogueiros e webmasters que por ventura as tentem utilizar, nunca irão conseguir ganhar dinheiro significativo. Porquê? Porque a grande maioria dessas pessoas/profissionais tem uma noção errada sobre a forma de monetização de sites e blogs, e/ou nunca realizou experiências suficientes para compreender algumas das coisas que hoje pretendemos clarificar.

MUITO IMPORTANTE: Este artigo contêm informação muito importante para todos aqueles que pretendem realmente ganhar dinheiro na internet. Leia as dicas com muita atenção e altere urgentemente a sua estratégia. Os resultados irão aparecer, garantidamente. Não tenha medo de mudar, experimente! Vale mais deixar de ser preguiçoso e procrastinador e morrer tentando, do que nunca tentar nada e passar a vida reclamando!

Monetizar um site ou blog é na verdade um processo muito simples. No entanto, muitos são os erros que geralmente são cometidos pelos profissionais da área, dando relevância a coisas que não têm relevo, e evitando/descurando estratégias que a nossa experiência profissional diz-nos serem primordiais! Se você sabe como criar um blog de sucesso, mas na verdade não consegue monetiza-lo correctamente, então este artigo é claramente para si!

1. VOCÊ SÓ UTILIZA PLACEMENTS

É um facto que as campanhas em banners publicitários são uma excelente forma de ganhar dinheiro online. No entanto, os placements estão longe de ser a melhor forma de você monetizar as suas campanhas de afiliados. É comum ver-se em muitos sites e blogs, banners publicitários alusivos a campanhas de empresas como a Hifficiency, Netaffiliation ou Public Idées, mas que na verdade são praticamente nulos do ponto de vista da rentabilização. Isto pode acontece por vários motivos:

  • Estão mal posicionados;
  • A campanha é difícil de converter;
  • Os banners são pouco atractivos;
  • A dimensão dos banners não foi uma boa escolha;
  • A campanha não se enquadra correctamente no nicho de mercado;
  • Etc.

É natural que num site relacionado com ganhar dinheiro, como este, por exemplo, um banner publicitário de uma campanha da Betclic ou simplesmente de apostas online, não tenha a taxa de retorno esperada. Isto acontece precisamente porque o banner primeiro é extremamente difícil de converter e segundo porque a campanha não se enquadra correctamente no nicho de mercado.

Se você pretende realmente ganhar dinheiro com os seus sites ou blogs, é primordial que comece a repensar a sua estratégia de monetização, não a baseando apenas em placements de banners publicitários. Dessa forma você irá levar uma eternidade até conseguir realmente ganhar dinheiro com o seu site ou blog. Não abdique dos placements, quando estes são realmente bons e bem posicionados, mas esta está longe de ser a forma ideal de monetizar um blog. Deve ser apenas mais um complemento de monetização e não propriamente a sua estratégia de monetização.

2. OS SEUS PLACEMENTS ESTÃO ERRADOS

Outra grande razão para a grande maioria dos blogueiros não conseguir ganhar dinheiro na internet é precisamente pela forma como estes utilizam os seus placements. Se você pretende monetizar correctamente o seu blog, os banners publicitários de campanhas de afiliados que você utiliza deverão estar sempre em posições de grande destaque. Da nossa experiência profissional ao longo dos últimos anos, chegámos a algumas conclusões interessantes:

  • Os banners de 125×125 terão tendência a desaparecer (brevemente iremos troca-los aqui no blog por placements de maiores dimensões e maior visibilidade) e são menos convertíveis que outros formatos;
  • Os banners de 120×600 e 160×600 só funcionam quando colocados em posições de enorme destaque e junto de conteúdos de texto. Isolados numa barra lateral não convertem rigorosamente nada;
  • Os banners de 300×250 e 336×280 convertem melhor, mas somente quando embutidos nos conteúdos de texto do site ou blog. Ainda que atrapalhem a leitura, só dessa forma é possível que convertam;
  • Os banners de 468×60 não convertem rigorosamente nada ao nível de afiliados;
  • Os banners de 728×90 só convertem correctamente quando colocados acima da linha de água e em posições de grande destaque visual. É obrigatório também que sejam atractivos.

Isto significa que as suas escolhas ao nível da promoção de programas de afiliados ficam relativamente escassas em termos de opções, sendo que os formatos rectangulares de 300×250 e 336×280 são os únicos que apresentam taxas de conversão minimamente interessantes, embora muito longe de outras formas de monetização para sites e blogs.

3. VOCÊ NÃO ESCREVE RESENHAS

Uma das coisas que 90% dos blogueiros e webmasters ainda não compreenderam é que as resenhas convertem 50% mais do que qualquer placement ou página que você tenha no seu blog. Artigos como o que escrevemos sobre a Hifficiency, com enorme detalhe e muita informação pertinente, são autênticas montras de conversão de leitores. Independentemente do nicho de mercado onde você se encontra, se você não escrever regularmente resenhas sobre os produtos/serviços que entretanto pretende monetizar no seu blog, você irá ter enormes dificuldades em conseguir realizar dinheiro.

As resenhas, quando bem construídas, apresentam taxas de conversão na ordem dos 15-20%, especialmente se você for um autor credível e recomendar aos seus leitores um produto que tenha em consideração dois aspectos muito importantes: seja um produto realmente bom e que você já tenha testado, e seja um produto que faz realmente falta aos seus leitores e que é uma mais-valia para os mesmos. Reunindo esta fórmula, você escreve uma resenha sobre o produto em questão e rapidamente consegue gerar 100 ou 200 leads em menos de uma semana (dependendo dos volumes de tráfego claro).

4. VOCÊ NÃO TEM UMA LISTA DE EMAILS

Erro crasso nos dias de hoje é não ter uma lista de emails double opt-in. Voltamos a referir que o email marketing é hoje a forma mais rentável de monetização na internet, sem qualquer tipo de dúvida. Só quem ainda não experimentou campanhas de email marketing é que não tem noção da rendibilidade desta estratégia de monetização. Portanto, se você pretende realmente começar a monetizar os seus leitores, comece por criar uma lista de emails devidamente validada e com qualidade, utilizando um qualquer serviço como o Feedburner ou mesmo o PTSender.

Aproveite também os nossos artigos sobre como criar a sua lista e formas de capturar emails, que lhe oferecem uma visão mais profunda e esclarecedora de como começar a promover e a preparar a sua estratégia de email marketing correctamente. Se você não tem uma lista de emails, você nunca vai realmente ganhar dinheiro com o seu blog!

5. VOCÊ NÃO FAZ EMAIL MARKETING

Não ter uma lista de emails é mau, mas não fazer campanhas de email marketing é muito pior. Tal como explicámos no último artigo com dicas para melhorar a conversão nas suas campanhas de email marketing, a taxa de conversão desta ferramenta de monetização é muito superior a qualquer outra que você utilize nos seus sites ou blogs, sejam text-links, resenhas, banners, etc. Uma boa campanha de email marketing consegue gerar-lhe um rendimento incrível em poucas horas e sem grande esforço. Basicamente funciona como uma forma de monetizar os seus leitores e subscritores, oferecendo-lhes sempre algo que lhes seja útil e apetecível, claro. Se quer ganhar dinheiro na internet, o email marketing é fundamental!

6. VOCÊ NÃO TEM PÁGINAS DE ATERRAGEM

Outro erro comum é você não ter páginas de aterragem para os diversos produtos e serviços de afiliados que você tem no seu blog. Se reparar na nossa página de ganhar dinheiro, a mesma é constituída por várias páginas de aterragem de empresas e serviços que recomendamos aos nossos leitores para que estes possam ganhar dinheiro com os seus sites e blogs. Esta estratégia prende-se com uma série de motivos técnicos e estratégicos que são benéficos a vários níveis:

  • A indexação das páginas de aterragem gera mais conversões;
  • Uma página de aterragem é um ponto de venda incrível, pois concentra toda a informação útil que o utilizador necessita para fazer uma escolha;
  • Uma página de aterragem pode ser utilizada para efeitos de marketing em campanhas PPC ou Facebook Marketing;
  • Uma página de aterragem deve ser utilizada internamente em acções de link bulding, evitando o envio de links para plataforma de tracking, mantendo o utilizador mais tempo no blog, aumentando o número de pageviews e consequentemente o número de conversões.

É primordial que você tenha páginas de venda nos seus sites e blogs. Só dessa forma é possível que as suas conversões disparem e os seus utilizadores se sintam confortáveis para subscrever/adquirir um determinado produto/serviço.

7. VOCÊ NÃO CONHECE OS PRODUTOS

A melhor forma de ganhar dinheiro com uma campanha de afiliados é conhecendo o produto em causa melhor do que ninguém. Isso permite-lhe escrever não só resenhas detalhadas como também tutoriais, páginas de aterragem e formar uma opinião sincera e real sobre o produto em questão. Não conhecendo os produtos você acaba sempre limitado aos placements com medo de cometer erros descrevendo produtos que você não conhece.

Já imaginou como seria se um qualquer vendedor ou promotor de um determinado produto não o conhecesse realmente bem? Será que os seus níveis de conversão/venda seriam tão altos?

8. VOCÊ NÃO PROMOVE CORRECTAMENTE OS PRODUTOS

Promover um produto através de uma página de aterragem, de uma resenha ou mesmo de uma campanha de email marketing, não significa que você o promova correctamente. É importante também saber promover um produto, tendo em conta os últimos 7 tópicos falados. Preocupe-se em conhecer o produto, em testa-lo, e em domina-lo melhor do que ninguém. Dessa forma você conseguirá ter a certeza de que esse produto é uma mais-valia para os seus leitores, promovendo-o de forma correcta e gerando uma receita adicional para si.

E promover um produto de afiliado não é colocar uns banners no seu site ou blog e esperar que a campanha comece a gerar dinheiro significativo para si. É necessário “sujar as mãos” e trabalhar em prol dessa mesma campanha. Já imaginou como seria se um clube de futebol lançasse um novo produto e simplesmente o colocasse na loja, não o promovendo em todos os canais e recorrendo a todas as estratégias que estão ao seu alcance? Seria precisamente igual a si…

9. VOCÊ NÃO UTILIZA TEXT-LINKS

Existem duas coisas muito importantes no que concerne a text-links. Primeiro, os links de texto devem ser sempre a forma de rentabilização de uma resenha. Se você escreve um artigo sobre um determinado produto de afiliado que encontrou e considera interessante para os seus leitores, escreva um artigo completo sobre o mesmo, utilizando sempre links de texto no nome desse produto. Esses links de texto deverão apontar directamente para a página de produto, mas deverão ser sempre NoFollow.

Numa resenha é importante que os links de texto não apontem para a sua página de aterragem. Se apontarem directamente para a página do produto a taxa de conversão da campanha é muito superior. No entanto e uma vez que os links de afiliado normalmente estão sempre associados a plataformas de tracking de resultados, é muito importante utilizar NoFollow nos links, de forma a não passar link juice desnecessário a essas páginas.

10. VOCÊ NÃO MEDE RESULTADOS, CRITÉRIOS E CANAIS

Outro erro muito comum é você não utilizar critério e canais para analisar e medir resultados em separado. Se você tem vários placements no seu blog, é muito importante você saber quais estão rendendo dinheiro e quais deverão ser trocados, substituídos ou eliminados imediatamente. Nunca utilize uma campanha de afiliados sem estabelecer vários critérios e canais para os seus banners, links de texto e campanhas de email marketing. Tendo em controlo completo sobre os resultados você poderá tornar rapidamente o seu blog muito mais rentável e otimizado para a conversão dessas mesmas campanhas!

QUAIS SÃO OS SEUS MAIORES ERROS COM AFILIADOS?

Deixe os seus comentários e opiniões nos comentários para que possamos debater a temática e encontrar soluções interessantes para você monetizar melhor o seu blog. Participe!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (0)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Como Fazer Um Site

    Também há nichos que convertem muito mal, para os quais não há programas de afiliados...

    20/07/2010

    Responder
  • Anderson Chipak

    Paulo, já perdi as contas de quantos artigos excelentes existem na Escola Dinheiro. Esse é mais um!

    Anderson Chipak

    20/07/2010

    Responder
  • Jeferson Campano

    Ola Paulo,

    Este é um dilema, como vc comentou: "Os banners de 300×250 e 336×280 convertem melhor, mas somente quando embutidos nos conteúdos de texto - Ainda que atrapalhem a leitura".

    Ganhar um extra e poluir a area de leitura? Até que ponto vale a pena?

    Concordo com tudo que vc falou sobre lista de assinantes e email marketing. Este ponto deve ser considerado desde o início do projeto.

    A questão sobre medir resultados, penso que são poucos que o fazem como deveriam.

    Obrigado pelas informações e sucesso!

    20/07/2010

    Responder
  • Ricardo Miguel

    Boas. De facto um excelente artigo. Dificilmente consigo converter programas de afiliados, mas há certos aspectos que não tenho levado em prática, como o uso de banners maiores e uma email marketing decente. Vou melhorar esses aspectos e esperar melhores resultados.
    Um dos factores de pouca gente usar email marketing é de facto os preços elevados que estes cobram...

    (acho que existe algum problema na contagem do número de comentários dos artigos do Escola Dinheiro...)

    Abraços e continuação do excelente trabalho.

    20/07/2010

    Responder
  • Thiago França

    Só faltou um ponto: audiência, seu site tem que ter um número de visitas razoável pra render um valor aceitável.

    Abraços é ótimo artigo!

    20/07/2010

    Responder
  • Breno

    Por tudo que eu li em termo de erros devo estar pecando no exesso de afiliados, e tbm falta muito na parte de e-mail marketing que para meu nicho é um pouco mais complicado hehe

    Mais uma vez otimo post !
    Vlw man

    20/07/2010

    Responder
  • Clovis

    Ficou muito show esse post!

    21/07/2010

    Responder
  • Lc Informatica (@lcinfor)

    Voces devem achar um afiliado que combina com seu site/blog

    Exemplos:

    Blogs de Tecnologia - Iphone
    Blogs de Informatica - Notebooks/PCs

    Assim voces ganham muito mais dinheiro

    21/07/2010

    Responder
  • Anderson Chipak

    Só mais um ponto a considerar. Mesmo com pouca audiência, fazendo comentários sobre o afiliado é possível conseguir um bom retorno com indicações, como é o caso da NetAffiliation. Em contrapartida com poucas visitas e utilizando apenas banners é quase impossível converter além do mínimo para receber.

    21/07/2010

    Responder
  • João

    Boas...

    Em todos os meus projectos já fiz testes com os placements dos banners e cheguei a uma única conclusão - A publicidade morreu nos blogs.

    Concordo plenamente com as resenhas e páginas de aterragem e recentemente ando a testar os link text...

    Vejamos o que acontece...

    21/07/2010

    Responder
  • Ganhar Dinheiro pela Internet

    Olá Paulo, meu maior erro foi no começo usar métodos de divulgações pouco eficientes. Agora que mudei os resultados começaram a aparecer!

    Atenciosamente, Lázaro Silva

    22/07/2010

    Responder
  • dhullian

    Muito Bom Parabéns;]

    22/07/2010

    Responder
  • Diogo

    O que o LC informatica falou é o canal!!! As vezes fazer, mandar e-mail de coisas que não tem nada a ver com o seu site não dá em nada. E a galera que recebe acha até que é SPAWN

    22/07/2010

    Responder
  • Soares

    Olá Paulo,

    realmente sem dúvida alguma, mais um óptimo artigo do Escola de Ganhar Dinheiro.
    Tocas-te em alguns ponto s que atingem, como dizes e bem, muitos "wannabes" de entrepeneurs.<isto é devido a existirem cada vez mais empreendedores portugueses e brasileiros.

    Claro que quem conhece alguns dos grande nomes de entrepeneur como o John Chow e afins, deseja imediatamente realizar algo igual ou similar em Português.Mas é trabalhoso, aliás como tudo na curta vida que temos.

    Eu cometi alguns erros, mas com o tempo estou a tentar remediar seguindo dicas tuas e de alguns outros empreendedores que tenho uma elevada estima.

    Cumprimentos

    24/07/2010

    Responder
  • Dayanna

    Adorei o post.

    26/07/2010

    Responder
  • classificados

    Ganhar dinheiro sem ter um bom investimento nao é uma tarefa fácil...

    01/08/2010

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.