Registro de domínio (leia essa porra de uma vez por todas!)
20/08 153 Por Paulo Faustino em Hospedagem
Há algum tempo que desejávamos publicar este artigo, e embora não tenhamos por hábito ser tão revolucionários, a verdade é que esta na altura de começar a abrir os olhos e os horizontes a alguns leitores, tal como o fizemos com o nosso artigo com 10 razões porque ter sucesso com um blog sobre ganhar dinheiro é difícil. Escolher um nome de domínio pode parecer uma tarefa demasiado simples, mas na verdade a grande maioria dos internautas comete erros atrás de erros nas escolhas de domínios. Muitos desculpam-se com o branding, outros não têm sequer noção das limitações dos seus domínios, e outros ainda nem sequer tiveram a capacidade de investir $9 dólares num domínio para o seu projecto.
Para todos aqueles que têm domínios completamente descabidos, desenquadrados com a realidade dos seus blogs, ou simplesmente por diversão, é necessário terem também em consideração as desvantagens de tudo isso. Não vamos dar exemplos, embora conhecemos bastantes, uma vez que cabe a cada um realizar uma introspecção e perceber se realmente o seu domínio se adequa aos seus objectivos. Vejamos então as desvantagens de domínios despropositados e/ou desenquadrados:
- Maior dificuldade de branding a todos os níveis. Um domínio do tipo “churrascodebobagem.com.br” dificilmente será uma imagem de marca para alguma coisa. Para quem aspira a viver de um blog, é necessário pensar à frente, considerar os prós e contras de uma imagem de marca que sirva posteriormente para Ebooks, produtos, cursos, etc.
- Menor aceitação do público alvo. Quando se entra num blog com um domínio do tipo, normalmente o nível de retracção é superior. Talvez por isso é que a grande maioria dos blogs em subdomínios do Blogger dificilmente conseguem chegar a um estatuto de topo.
- Maior dificuldade em ser aceite em plataformas de afiliados. A grande maioria destes blogueiros não tem noção que uma das razões pelas quais não são aceites em plataformas de afiliação é precisamente pelo facto de o seu domínio à partida não inspirar confiança. É necessário pensar à frente.
- Maior dificuldade na competição por palavras-chave nos buscadores. Será que o domínio “churrascodebobagem” consegue competir com o domínio “piadasengracadas.com.br”? Dificilmente consegue, uma vez que o segundo sempre que é linkado por outros blogs, recebe no texto âncora as palavras “piadas” e “engraçadas”, enquanto o primeiro recebe autoridade para “churrasco” e “bobagem”. Se analisarmos ambas no Google Insights e na Google Keyword Tool, percebemos que ter um domínio como “churrascodebobagem” é uma verdadeira perda de tempo…
- Etc.
UM DOMÍNIO TEM DE SER ÚNICO E INCRÍVEL
É verdade que escolher hoje um bom domínio é bastante mais complexo do que foi outrora. Mas a verdade é que também existem muito mais extensões hoje do que existiam no passado, e um pouco de criatividade não faz mal a ninguém. Todos os dias surgem novos produtos, novas ideias e novos domínios verdadeiramente únicos e incríveis. Quando mudámos o nosso nome de Fique-Rico para Escola Dinheiro, considerámos essencialmente duas coisas: ter um domínio que fosse único e falasse por si próprio, e ter pelo menos uma palavra-chave importante. Em pouco tempo tínhamos a nossa imagem de marca. Será assim tão difícil você fazer o mesmo?
UM DOMÍNIO TEM DE SER FÁCIL DE LER E MEMORIZAR
Atenda a uma coisa: quando alguém encontra o seu site, lê uma matéria interessante e por ventura o fecha, é necessário que essa mesma pessoa tenha memorizado o seu domínio rapidamente. Domínios do tipo “euqueroganhardinheironainternet.com” são tudo menos simples de memorizar, atractivos ou fáceis de ler. Se quer ter sucesso com o seu blog, preocupe-se em criar um domínio de qualidade, que tenha branding e que possa ser facilmente relembrado pelos seus leitores.
Só para ter noção, nos últimos 30 dias a pesquisa pelo nome deste blog, “Escola Dinheiro”, gerou cerca de 756 novos visitantes, o que significa que os leitores conhecem a marca, relembram-se dela, e isso torna mais simples a pesquisa pelo blog nos buscadores. Quem é que na verdade conseguiria lembrar-se de um blog chamado “euqueroganhardinheironainternet.com”???
UM DOMÍNIO TEM DE SER (DEVE SER) CURTO
É um facto que os domínios mais curtos são normalmente mais fáceis de decorar e consequentemente melhores ao nível de branding, memorização, leitura, etc. Essa é também uma das razões porque não compreendemos porque todos os dias nascem milhares de blogs no Blogger/Blogspot sem domínio próprio! Se você quer utilizar o Blogger porque é gratuito e não tem dinheiro para investir numa hospedagem de qualidade, pelo menos compre um domínio .com, .net, .org ou .com.br para tornar seu blog mais atractivo e fácil de memorizar, porra!
UM DOMÍNIO TEM DE SER BRANDABLE
Se o seu objectivo é ser um blogueiro profissional, porque razão você não comprou ainda um domínio próprio que seja brandable (que tenha ou sirva para branding)? Será que você consegue realizar essas questões e pensar seriamente em comprar um domínio próprio:
- O que é que o seu domínio atual diz aos seus leitores sobre o seu modelo de negócio?
- O seu domínio continuará a ser relevante se você decidir expandir o seu blog/negócio?
- Se você fosse convidado para ir na televisão, o seu domínio ficaria no ouvido das pessoas?
- Quando você indica seu blog a um amigo, será que ele consegue memorizar o nome?
- Se você desejar escrever um livro, esse domínio encaixa na perfeição?
UM DOMÍNIO NÃO PODE SER .PT.VU, .CO.CC, ETC
A grande maioria dos blogueiros adora enganar-se a si próprio. Sabe da importância de ter um domínio próprio, prefere passar as noites com os amigos e gastar pequenas fortunas, mas quando chega à hora de comprar um domínio por $9 dólares ao ano, as coisas tornam-se complexas. Então, para que os próprios se sintam mais confortáveis perante a abordagem ao seu negócio, decidem alugar um domínio gratuito do tipo .pt.vu ou .co.cc e esquecem-se da importância dos 4 pontos anteriores.
Quem é que no seu perfeito juízo se vai lembrar de um domínio “decoracaodecozinhas.pt.vu”. Quem é que consegue relacionar o .pt com o .vu e lembrar-se de um domínio com essa extensão? A grande maioria dos internautas não tem sequer noção de que esse tipo de extensões existe, quanto mais decorar o endereço. O mesmo se aplica ao .co.cc e a todas as outras extensões gratuitas que entretanto inundaram a internet…
UM DOMÍNIO DEVE SER .COM
Embora não seja um princípio importante nos dias de hoje, a verdade é que quando um curioso pretende reencontrar o seu blog, a primeira coisa que ele faz é digitar o seu endereço com a extensão “.com”. Óbvio que se você estiver no endereço “.net” ou “.org”, ele irá demorar um pouco mais a encontra-lo. Para isso, o ideal é conseguir criar nomes de domínio que terminem em “.com” ou adquirir mesmo todas as extensões de forma a evitar que os seus leitores caiam em sites seus concorrentes, ou como já vimos muito acontecer, que sejam criados sites réplica do seu em outras extensões.
UM DOMÍNIO DEVE TER PELO MENOS UMA PALAVRA-CHAVE
A não ser que você tenha um orçamento de milhares de euros para realizar campanhas de divulgação da sua marca, ou você com um domínio do tipo “Apple.com” apenas conseguiria rankear correctamente para a pesquisa “Maça”. Essas grandes marcas têm por detrás de si toda uma infra-estrutura que lhes permite utilizar nomes de domínio que apelam muito mais ao branding do que a qualquer outro tipo de estratégia.
No entanto, você não é a Apple, e provavelmente também não tem milhares de euros para investir em divulgação. Posto isto, é extremamente importante que o seu domínio tenha pelo menos uma palavra-chave. Quando mudámos nosso endereço de “Fique-Rico” para “Escola Dinheiro”, nosso tráfego disparou em cerca de 20-30%, ao mesmo tempo que começámos a receber links sempre com o texto âncora “Escola Dinheiro”, o que significa que no mínimo, os blogueiros vão linkar para nós com a palavra “dinheiro” incluída. Isso é muito importante quando se pretende competir nos buscadores para pesquisas específicas.
ESTÁ NA ALTURA DE REGISTRAR UM DOMÍNIO, NÃO ACHA?
O intuito dessa matéria é tentar ajudar todos os blogueiros a compreender as vantagens e desvantagens entre escolher um bom e mau domínio para o seu blog. Não pretendemos ofender ninguém com nossas palavras, apenas abrir um pouco os olhos a todos aqueles que estão dormindo para esse assunto. Se você tem dificuldades em encontrar bons nomes para domínios, experimente essas ferramentas:
QUAL A SUA OPINIÃO?
Deixe os seus comentários sobre essa matéria bastante polémica, nomeadamente sobre se concorda ou não com a importância de ter um domínio próprio, um domínio curto, uma boa extensão, etc. Comente!
Até Já!















UpRise40
Netfilia
Netaffiliation
Public Idées
CPA Brasil
Gostou desse artigo?
Partilhar Comentar
Tweetar Artigo
Palavrão gostei
20/08/2010
Olá Renato, obrigado pelo comentário. A ideia do artigo não era propriamente o culto ao palavrão, mas sim a ideologia de chamar à atenção utilizando um palavra mais corriqueira ou vulgo calão. Penso que conseguimos pelo menos chamar à atenção para um assunto que consideramos de extrema importância para todos aqueles que aspiram a viver da internet :)
21/08/2010
Paulo Faustino
Excelente post. Tira algumas duvidas que sempre existiram a respeito de registrar dominio. Um ponto a destacar como relatou o Paulo é que se procurarmos um dominio e ele já está registrado na extensão. com, qual outro dominio a ser registrado na importancia de registrar? .net? .com.br? .org?
Veja se eu entendi:
1-tentar registrar com extensão.com
2- se não der certo, registrar .com.br
3- se não der certo, registrar . net
4- se não der certo, registrar . org
20/08/2010
Olá Jose, obrigado pelo comentário. Eu pessoalmente utilizaria uma lista do tipo:
1- .com
2- .net
3- .org
4- .com.br
isto porque o domínio .com.br é uma extensão local para o Brasil, o que certamente dificulta a acessibilidade de forma orgânica em outros motores de busca, especialmente o Google.pt. É necessário ter em consideração que o .com, .net e .org são top level domains e normalmente reconhecidos de uma outra forma junto dos buscadores :)
21/08/2010
Paulo Faustino
Muito bom. O titolo nao podia ser melhoar,é normal que iniciantes como é o meu caso possam cometer alguns erros na maneira como gerem o seu blog, mas erros na escolha do dominio como os que foram aprsentados acima ate doi. Como foi dito hoje é mais dificil encontrar palavras chaves com pouca concorrencia, mas tanbem nao é preciso invntar tanto.
Bon trabalho.
20/08/2010
Olá José, obrigado pelo comentário. Penso que o importante é alertar todos aqueles que por ventura reclamam de oportunidades, mas que na verdade não vêem as situações da forma correcta. Ter um domínio estranho, impensado ou gratuito, pode ser por vezes bastante prejudicial em termos estratégicos.
21/08/2010
Paulo Faustino
Paulo,
Excelente, excelente e excelente artigo. Calma, sei que o meu blogue também tem uma blogspot.com mas neste momento estou a aproveitar as minhas férias para estudar wordpress para ver se domino um pouco mais esta área e aí sim investir num dominio e num alojamento próprioa. Confesso que também estou a testar um pouco a minha disciplina pessoal para ver se sou realmente capaz de escrever um artigo por dia sem falhar, para além de fazer o SEO do meu blog etc, o que até ao momento tem sido bastante positivo!
Sem dúvida que para se ter sucesso na internet é necessário ter um domínio próprio. Isso penso já nem ser discutivel. Como o Paulo sempre disse, quem quiser gerar dinheiro terá que investir para depois ter o retorno.
Um abraço e boa continuação!
20/08/2010
Olá Luciano, obrigado pelo comentário. Não vejo qualquer problema em se trabalhar com um domínio no blogspot, quando se tem consciência do tipo de trabalho que se está a desenvolver. Existem muitos internautas que utilizam esses domínios para conceitos mais lúdicos, pessoais ou de pura brincadeira. Nesses casos é irrelevante investir num projecto de uma outra forma. Já para quem almeja ter sucesso a longo prazo na blogosfera, é necessário ter em consideração muitos aspectos importantes, nomeadamente aqueles que relatámos no artigo :)
Desejo-lhe muita sorte Luciano, e conte com a nossa ajuda sempre que necessário. Basta enviar-nos um email ;)
21/08/2010
Paulo Faustino
Muito bom o artigo! Adorei o título, hahaha, só assim pro pessoal se dar conta do erro que são esses domínios gratuitos.
Acho até saudável o blogueiro dar os seus primeiros passos usando um domínio gratuito, mas chega uma hora que você tem que escolher se o seu site será um negócio, ou apenas um passatempo.
Parabéns pelo sucesso! Abraços.
20/08/2010
Olá Arthur, obrigado pelo comentário. Penso que o mais importante é saber desde o primeiro dia se o objectivo do blog é pura brincadeira ou mesmo um negócio. Aqueles que olham para os seus blogs como um potencial negócio, mas depois não conseguem investir neles próprios estão certamente condenados ao insucesso.
Os domínios gratuitos ou sub-domínios são na minha opinião de evitar quando se pretende criar modelos de negócio atractivos e não apenas blogs por pura brincadeira ;)
21/08/2010
Paulo Faustino
Depois de ver seu post cheguei a conclusão de que escolhi um bom nome para o meu blog! ocomeco.com
Ótimo post! Parabéns
20/08/2010
Olá Valder, obrigado pelo comentário. Fico contente que tenha chegado a essa conclusão e desejo-lhe o maior sucesso para o seu novo empreendimento online! Fique à vontade para nos contactar sempre que o pudermos ajudar de alguma forma ;)
21/08/2010
Paulo Faustino
Um dos melhores artigos seu que li. Realmente isso importa muito.
Este meu site de classificados criei o nome sem ter nenhum noçao, dei sorte de nao inventar um nome idiota naquela época.
20/08/2010
Olá BR Classificados, obrigado pelo comentário. Embora tenha escolhido um nome por pura sorte, a verdade é que teve o intuito e interesse de registrar um domínio para o seu projecto. Só isso já é uma grande mais-valia relativamente à concorrência. Agora, com uma noção talvez mais clara e profunda sobre o assunto, certamente que pensará duas vezes antes de registrar o próximo :)
21/08/2010
Paulo Faustino
Creio que a palavra -porra- em portugal deve ter outra conotação. Rs.
Paulo caso você não saiba porra em pt-BR é considerada um palavra de baixo calão ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Palavra_de_baixo_cal%C3%A3o ) Portanto se foi acidental agora você já sabe mas se foi intencional sem problemas eu particularmente uso muito no dia-a-dia só não aconselho a usar no mundo corporativo. :) O artigo é bom!
20/08/2010
Eu também pensei isso...
Será que ele tá grilado?
hahaha
20/08/2010
BR Classificados
Heheheh! Vamos aguardar ele se manifestar.
20/08/2010
David
Olá David, obrigado pelo comentário e pelo esclarecimento. Felizmente tinha noção do significado da palavra no Brasil, daí ter utilizado essa em vez de outras que são comuns no país mas que em Portugal têm conotação demasiado negativa.
Embora seja uma palavra de baixo calão, ela não é ofensiva e é utilizada comummente por praticamente toda a gente. Obviamente que no mundo corporativo/profissional não se encaixa, mas a ideia era precisamente essa: criar um choque que fizesse com que o leitor tivesse a tentação de ler a matéria. O chamado Marketing de Guerrilha. E na verdade funcionou muito bem :D
PS: e foi perfeitamente intencional e consciência do seu uso :P
21/08/2010
Paulo Faustino
Embora seja uma palavra de baixo calão, ela não é ofensiva e é utilizada comummente por praticamente toda a gente.
Só ofende quem se faz de ofendido! XD
Hahahaha, então se foi intencional, não tem muito o que dizer mesmo! Parabéns, conseguiu chamar a atenção de muita gente =]
21/08/2010
Tais
Porra! Não acreditava que veria um título desses aqui haha. Mas é isso aí, informalidade de vez em quando não faz mal a ninguém, mas todo mundo fala, todo mundo usa. Se bem que pode ser o que o David falou, aí em Portugal ela é aceita no meio corporativo? Aqui fica um pouco estranho, nenhum jornal ou revista publicaria um título assim.
Bom, agora comentando sobre o tema: faltou falar dos famigerados .INFO! NUNCA REGISTRE UM .INFO para ser o principal, apesar de ser legal falar na divulgação boca-a-boca, algumacoisa ponto info sôa bem. Normalmente eles são + baratos pra registrar e usados por spammers, então há um mito de que é mais difícil ranqueá-los bem nos buscadores, e parece ser verdade - é MUITO RARO ver um .info nos resultados de busca, isso pelo menos é fato.
Mas para um determinado site acho que o domínio não é a peça mais importante. Por mais que queira focar em palavras chave, a quantidade de palavras em um domínio é bastante limitada. Ou seja, se a pessoa tem um nome que gostaria que fosse sua marca, APROVEITE sem se preocupar com keywords. Com conteúdo de qualidade e links vc consegue uma boa posição.
Sobre os .blogspot, dependendo do caso são bons para indexar! O foda é a credibilidade que vão deixar de ter perante sites de afiliados, e a falta de propriedade, se um dia tiver problema com o Google a pessoa perde o domínio, não pode redirecionar e perderá todo o "juice".
20/08/2010
Olá Marcos, obrigado pelo comentário. Fico contente de o voltar a ver por aqui :)
Relativamente ao título, tenho perfeita noção de que um jornal jamais o utilizaria. Mas um tabloid sensacionalista certamente que não se importaria de o utilizar para vender mais alguns milhares de jornais. Isto porquê? Porque o objectivo deverá ser atrair o público. No nosso caso o intuito foi o de utilizar uma técnica de Marketing de Guerrilha de forma a captar a atenção dos leitores para um assunto que é de extrema importância. De outra forma, o assunto acabaria por passar um pouco ao lado e os erros iriam continuar se repetindo.
De facto os .info são também bastante maus do ponto de vista estratégico. São extensões comummente utilizadas por spammers, é um facto, e houve inclusive uma altura em que a Google expulsou todos do seu buscador, tendo posteriormente voltado com a sua acção atrás. Mas é importante perceber que uma extensão .info não é top level domain, portanto, estará sempre um passo atrás de extensões como o .com, .net ou .org.
21/08/2010
Paulo Faustino
Ah, e algo que aprendi da pior forma quando era iniciante, se for registrar pensando no Brasil, é QUASE QUE OBRIGATÓRIO ter um .com e um .com.br igual. Senão vem um FDP e pega o outro, faz um site concorrente ou aproveita as visitas do site original obtidas de quem entra por engano.
20/08/2010
Olá Marcos novamente :) De facto quando se pretende escrever em Português, a minha experiência diz-me que o ideal é registrar as extensões .com, .net, .org, .com.br e .com.pt pelo menos. Há sempre alguém que se aproveita do trabalho aleio para ganhar dinheiro e consequentemente copiar o trabalho do autor e/ou aproveitar-se do seu rankeamento para conseguir tráfego. Nisso concordo plenamente também. Bem lembrado :) :)
21/08/2010
Paulo Faustino
Já utilizei o Domain Samurai, e estou bastante familiarizado com o programa Marketing Samurai, ajudou-me bastante a destacar as palavras chaves coerentes ao meu nicho!
20/08/2010
Olá Laérth, obrigado pelo comentário. O DomainSamurai é uma ferramenta fantástica para quem tem dificuldades em encontrar bons nomes de domínio para os seus projectos. O MarketingSamurai é quase que uma daquelas ferramentas imprescindíveis para quem deseja ser bem sucedido na internet :) São ótimos produtos, concordo plenamente!
21/08/2010
Paulo Faustino
Ah, ficou maneiro o palavrão, parece que deu um impacto e morri de vontade logo de clicar pra saber doque se tratava o conteúdo, será que acabou de descubrir uma nova estratégia para cativar e se entrosar ainda mais com seus leitores?
Se tem dúvida, acho que deu certo!
20/08/2010
Sem falar que é uma forma boa para conseguir comentários também haha :D
Na boa, acho a censura de palavrões uma idiotice da mídia em geral. Creio que uns 99% das pessoas falam eles, nos mais diversos idiomas. São formas bastante ricas de expressão.
Mas por outro lado... Se todo mundo falasse mais abertamente, deixariam de ser restritos e passariam a ser palavras comuns, aí talvez acabaria a graça - e novos palavrões seriam criados kkk.
20/08/2010
Marcos Elias
Olá Laérth, obrigado novamente pelo comentário. Não temos por hábito utilizar técnicas de Marketing de Guerrilha ou Hard Selling para conseguirmos comunicar com nosso público. Esta foi a primeira experiência, mas dentro de um contexto muito específico. Há muito tempo que deseja criar esse artigo, mas precisava que fosse extremamente chamativo e que o leitor fosse de alguma forma cativado a lê-lo e a interiorizar os seus ensinamentos. Penso que conseguimos fazê-lo com sucesso, mas não estamos obviamente interessados em utilizar técnicas tão agressivas regularmente :P
21/08/2010
Paulo Faustino
Para quem não for do Brasil e quiser registrar um ".com.br", mas não tem CPF (documento pessoal de brasileiros, exigido para registro de domínios .br) eu ofereço este serviço.
É interessante para aqueles que já tem seu ".com" com conteúdo em português, mas são de Portugal (ou de qualquer outro país), terem um ".com.br" redirecionando para o site principal. Isso porque no Brasil a extensão ".com.br" é mais utilizada que o ".com", e brasileiros que queiram acessar sites ".com" em língua portuguesa, muitas vezes irão digitar "com.br", levando-os a uma mensagem de site inexistente, ou pior ainda, cair em um site concorrente, que muitas vezes registrou o "com.br" devido ao sucesso do site ".com" de outra pessoa.
Quem tiver interesse favor enviar email para info@domainer.com.br
O registro dos ".com.br" são mais caros que os ".com", porém se você não quer correr o risco de perder visitas ou dar oportunidade de imitarem seu site até no nome e confundindo o usuário, faça o registro também do ".com.br".
Para consultar se o domínio ".com.br" desejado está livre, acesse http://registro.br
Pode-se consultar mais de 30 extensões ".br", como ".tv.br", ".net.br", ".blog.br", entre outras.
Em caso de dúvidas entre em contato comigo, pois o sistema de registro de domínios no Brasil é totalmente diferente do resto do mundo.
Obrigado,
Alex
20/08/2010
Olá Alex, obrigado pelo comentário. Esse é um serviço interessante, mas pergunto-lhe: o registro do domínio fica em nome de quem?
21/08/2010
Paulo Faustino
Oi Paulo,
Obrigado pela oportunidade de divulgar esse serviço a quem se interessa por domínios ".com.br", mas que não podem fazê-lo diretamente devido aos requisitos necessários para isso.
Devido ao sistema de registro de domínios no Brasil, não há como um estrangeiro que não tenha vínculos no país registrar seus próprios domínios. É necessário ter um documento chamado CPF, usado para declaração de imposto de renda no Brasil, ou CNPJ, o equivalente para empresas brasileiras.
Assim, hoje, qualquer site que ofereça o registro de domínios ".com.br" sem estes documentos, estará fazendo o registro efectivo no nome delas, e não do cliente.
Há empresas como Marcaria.com e Nameaction.com que fazem o registro de ".com.br", porém o domínio ficará registrado em nome delas no cadastro do RegistroBR, que é o "registrar" oficial no Brasil.
As únicas diferenças entre meu serviço e das empresas citadas acima, são:
1) Eu não disponho de uma interface de consultas de domínios (que pode e "deve" ser feito diretamente no site do RegistroBR -- http://registro.br -- pois estará fazendo a consulta no site oficial de registros);
2) As empresas acima cobram mais de $105 dólares (Nameaction) e $120 dolares (Marcaria), enquanto eu cobro aproximadamente 1/3 disso (peço a gentileza de que interessados consultem por email).
Tenho clientes satisfeitos, que fizeram o registro através de contato em fóruns estrangeiros dos quais participo, e nunca tiveram problemas. Isso é feito mesmo na base da confiança, pois mesmo outras empresas não poderão dar garantias já que o domínio ficará em nome delas. Mas posso afirmar que o domínio estará muito mais seguro se registrado comigo ou com as empresas acima e apontando para o site original, do que deixá-lo livre, correndo o risco de qualquer um usá-lo para apontar para um site concorrente ou que imite um ".com" original.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Abraços,
Alex
22/08/2010
Alex
Paulo, não sei se foi um desabafo, mas foi inédito heim, muito bom! Valeu pelo ótimo artigo!
Com relação ao registro dos domínios, complementaria da seguinte maneira:
1 - Sempre que possível, registrar domínios relacionados à área: .edu, .eng, .med, etc. Requerem respectivos comprovantes (CNPJ, Registros, etc.). São muito bem vistos e mais relevantes do que os outros para mecanismos de busca.
2 - Registrar domínios .com.br, .net.br ou .org.br quando o foco sempre for Brasil! O mesmo vale para Portugal .com.pt, .net.pt e .org.pt! São mais relevantes caso a empresa faça propagandas em massa e queira se estabelecer como local em cada país. A relevância para mecanismos de busca é um pouco maior do que domínios .com, .net e .org, mas não faz muita diferença se comparado com a frequencia de atualização, conteúdo relevante e links de entrada com boas âncoras.
3 - Registrar domínio .com, .net e .org quando o projeto puder ser expandido para vários idiomas. Não tem país ou idioma definido. É possível utilizar multi-idiomas. O valor é 50% mais baixo e é muito mais simples de registrar. Na minha opinião os domínios .com, .net e .org são as melhores opções.
Excelente artigo novamente, Paulo!
Abraço!
Anderson Chipak
20/08/2010
Olá Anderson, obrigado pelo comentário. Há sempre uma primeira vez para tudo, e dado que esse assunto há muito que me incomodava em vários aspectos, decidi que era a melhor forma de abrir os olhos de alguns leitores mais preguiçosos :)
Concordo com a sua opinião relativamente às extensões, mas é necessário ter em consideração que algumas delas são focadas em pesquisas locais, como por exemplo o .edu.br ou .blog.br. Nesses casos e quando o blogueiro tem interesse em marketizar os seus conteúdos também em Portugal, isso é uma falha grande ao nível da estratégia. Daí que nossos domínios sejam sempre em extensões top level do tipo .com ou .net.
21/08/2010
Paulo Faustino
Concordo Paulo, para uma estratégia mais Global os domínios .com e .net são muito melhores.
Abraço!
Anderson Chipak
24/08/2010
Anderson Chipak
Olá, adorei o post, já havia lido sobre este assunto, mas este post em destaque sem dúvidas abre os olhos das pessoas "porra".
Uma dica, eu leio seus post diretamente de meu e-mail, quando quero comentar fica um pouco complicado pois tenho de subir ao início do post, clicar no titulo para entrar no seu blog, só depois descer tudo e digitar meu comentário. a sugestão seria você colocar um link ancora onde você escreve "QUAL A SUA OPINIÃO?", ai seria apenas eu clicar e cair direto no "Comente o Artigo!".
Abraços e parabéns pelo blog.
20/08/2010
Olá Yann, obrigado pelo comentário. Fico contente que tenha gostado da matéria. Relativamente à sua dica, é de facto uma grande mais-valia na qual ainda não tínhamos pensado. Muito obrigado. Vamos tratar de providenciar uma forma de tornar os comentários mais simples para quem receber os conteúdos por email ou reader :)
21/08/2010
Paulo Faustino
Olá Paulo,
Se o título do post era para chamar a atenção, acho que conseguiu. Quando li pensei que fosse um erro de grafia, mas não é.
Seguramente a intenção de abrir os olhos dos internautas, com relação a este assunto, foi muito boa. Principalmente no quesito de registro de domínios gratuitos.
Abraços,
Jan Carle
20/08/2010
Olá Jan, obrigado pelo comentário. O objectivo era precisamente criar um alerta para uma situação que diariamente prejudica milhares de blogueiros. Penso que nesse sentido conseguimos ajudar muitos blogueiros a redefinirem estratégias para tornarem os seu blogs mais competentes e igualmente mais rentáveis. Veremos no futuro até que ponto o reflexo desse artigo será sentido :)
21/08/2010
Paulo Faustino
Grande Paulo! Adorei o texto. Acho que o uso do "porra" aguçou ainda mais a minha curiosidade auhaauhauhauhuh
Não posso dizer nada senão VOCÊ ESTÁ CERTÍSSIMO. Quando registrei o meu PH Miniaturas pensei exatamente nisso: facilidade de memorização do nome. E agora vejo que agi corretamente.
20/08/2010
Olá Raphael, obrigado pelo comentário. Parece que a nossa ideia de aguçar o apetite ao clique realmente funcionou, e ficamos contentes não por isso, mas porque sabemos que nossos leitores leram realmente a matéria. Isso é fantástico para nós, pois o intuito era precisamente o de alertar para uma situação complexa e que regularmente acontece no meio.
Fico igualmente contente por saber que o seu http://www.phminiaturas.com/ foi bem escolhido e consequentemente lhe tem trazido os resultados esperados :)
21/08/2010
Paulo Faustino
Escreva aqui o seu comentárioÉ isso aí, Paulo. Leio sempre os textos do Escola Dinheiro e tenho tentado aplicar no PH Miniaturas. Até penso em ter um blog sobre ganhar dinheiro e organização pessoal-profissional - mais como um manual de instruções para mim mesmo e para tentar diminuir a 'mediocridade' que assola a blogosfera, porque sei que existem muito mais que 10 motivos pelos quais escrever um blog sobre o assunto (e ganhar dinheiro com ele) é difícil.
Mas estou na luta. Hoje vou exercitar um de seus ensinamentos, o de chamar os leitores para a ação. Por sinal, se você é fã de automobilismo, gostaria que desse um pulinho lá.
23/08/2010
Raphael
Se o Porra foi para conseguir visitas, creio eu que ele atingiu a meta esperada.
20/08/2010
Olá Jonathan, obrigado pelo comentário. A utilização da palavra "porra" não foi com a intenção de aumentar o tráfego, até porque não é uma palavra com a qual nos identifiquemos de forma alguma, mas sim com o intuito de captar o leitor para a matéria em questão. "Obriga-lo" de alguma forma a consumir o conteúdo e interiorizar a importância do mesmo ;)
21/08/2010
Paulo Faustino
Ei, o blog não tá meio bichado? Primeiro tem o "(leia essa porra de uma vez por todas!)", do qual não é algo que você vê no blog (eu, pelo menos, nunca vi durante meu acompanhamento dos posts), mas eu não comento sobre isso por abominá-lo. Mas eu notei também que o número de assinantes zerou. Aconteceu algo? XD
20/08/2010
O Feedburner zera o contador determinados periodos do dia para fazer a recontagem de assinantes;
20/08/2010
Jonathan Cardoso
Notei isso também. Diversas vezes no dia o contador fica zerado. Com relação ao palavrão: esse artigo não chamaria tanta atenção se não tivesse um toque assim. Na verdade essas coisas apimentam cada artigo. Mesmo sendo uma coisa simples, chamou nossa atenção!
Abraço!
Anderson Chipak
20/08/2010
Anderson Chipak
Haha,eu sei XD senão eu nem teria comentado... (acho que contando essa vez, só me manifestei duas vezes, eheheheh)
21/08/2010
Tais
Concordo XD foi suficiente até mesmo pra um troll se manifestar. Mas eu só não li o texto em si por falta de tempo... Mas ainda vou ler =P
21/08/2010
Tais
Olá Tais, obrigado pelo comentário. O nosso contador de assinantes utiliza a API do Feedburner, a qual não tem trabalhado bem nos últimos tempos. Hoje estamos com 6566 assinantes, mas amanhã estaremos com um outro número qualquer. Infelizmente a API não está funcionando bem, só isso...
21/08/2010
Paulo Faustino
Leio tudo que voce envia e te considero um dos mais bem capacitados webmasters que existem na internet e olha que leio artigos de outros "gurus" no mercado hispano e norte americano e ingles. Além de voce considero o Custódio outro grande webmaster e que posso dizer do artigo...es-pe-ta-cu-lar...simples assim, direto ao ponto e sem rodeios, parabéns.
20/08/2010
Olá Marcello, obrigado pelo comentário. Fico muito lisonjeado com as palavras e acredite que a motivação é crescente, especialmente quando nossos leitores reconhecem o trabalho que realizamos.
Quanto ao conteúdo, penso que ficou interessante, mas acima e tudo é feroz na abordagem à questão dos domínios. Isso para nós era o essencial, e esperamos que os leitores se identifiquem com o assunto e com os erros, capacitando-se para melhorarem a sua forma de trabalhar :)
21/08/2010
Paulo Faustino
PORRA!!!
eu tb nunca esperava ouvir um PORRA! neste blog! do jeito
20/08/2010
Olá Henrique, obrigado pelo comentário e pelo envio do email. Peço-lhe que personalize as coisas, porque o intuito do título não é ofender mas sim convencer. Neste caso convencer o leitor a ler a matéria e a perceber os erros que potencialmente estará cometendo, melhorando posteriormente seus projectos e rentabilizando-os mais eficientemente. Se o nosso intuito fosse ofender alguém, certamente não tínhamos um blog chamado "Escola Dinheiro" ;)
21/08/2010
Paulo Faustino
PORRA!!!
eu tb nunca esperava ouvir um PORRA! neste blog! do jeito que está daqui a pouco serão publicadas algumas MERDAS também!
rs
zuera
andei procurando mas não encontrei... será que dá para escrever algo sobre a criação de perfis de impacto em redes sociais?!
atenciosamente
20/08/2010
Olá Henrique, obrigado pelo comentário e pelo envio do email. Peço-lhe que personalize as coisas, porque o intuito do título não é ofender mas sim convencer. Neste caso convencer o leitor a ler a matéria e a perceber os erros que potencialmente estará cometendo, melhorando posteriormente seus projectos e rentabilizando-os mais eficientemente. Se o nosso intuito fosse ofender alguém, certamente não tínhamos um blog chamado "Escola Dinheiro" ;)
Quanto à sua questão, deixe-me ver se entendi: por criação de perfis de impacto nas redes sociais, está a referir-se a perfis que se tornem extremamente populares e seguidos?
21/08/2010
Paulo Faustino
O artigo é bom. Mas o "Porra" não ficou legal. Não gostei dessa parte.
20/08/2010
Olá Lucas, obrigado pelo comentário. O objectivo do "porra" não era ofender ninguém mas sim alertar para um assunto crítico e muito importante, só isso. Se o ofendemos de alguma forma, pedimos desculpa por isso ;)
21/08/2010
Paulo Faustino
É mais importante criar uma nome com branding em que no futuro as pessoas comuniquem entre si esse nome que fique bem num enventual produto que possa vir a comercializar, do que um nome com palavras chaves que soa a amadorismo.
Deu o exemplo da Apple, mas a Sony, BlackBerry, Google, Acer LG, enfim, tantas sao exemplos de sucesso.
Nos media encontramos o Publico, o I os correiros, a revista visao, exame, enfim .... tantas!
Limitar o nome de um projecto que queremos que tenha futuro, só para ficar bem ranqueado nos motores de busca é para mim um medo de arriscar. Nāo acho que um utilizador comum prefira um nome horariosautocarros.com do que um com um que nao inclua essas duas palavras e possua apenas uma com um branding forte.
20/08/2010
Olá Tiago, obrigado pelo comentário. Concordo plenamente com a sua opinião em todos os aspectos, mas é necessário saber distinguir um nome que tem como objectivo o branding, e um nome que tem como objectivo atrair público dos motores de busca. Por vezes é até possível criar excelentes nomes utilizando palavras-chave, por exemplo. Consideramos o nosso caso um exemplo disso. Embora tenhamos a palavra "dinheiro" no domínio, o conceito EscolaDinheiro tem um branding bastante forte e que pode ser utilizado em diversos recursos.
Todos os exemplos citados por si, são marcas que têm grandes orçamentos de marketing, fazem publicações regulares nos media tradicionais, aparecem regularmente na televisão, etc. Contra uma situação desse género, é necessário ter inteligência para competir. Marcas como Betfair ou Bet365, por exemplo, têm no seu domínio a palavra "bet" e nem por isso deixam de ser excelentes em termos de branding :)
Embora não seja aplicável a tudo, é necessário ter-se em consideração as palavras-chave também, caso estas possam ser incorporadas não tornando o nome demasiado amador. Só isso :)
21/08/2010
Paulo Faustino
O ponta pé pra eu ver esse post foi o palavrão, ta aí uma boa estratégia de conseguir novos comentários. (use com moderação)
Aliás, bom artigo.
20/08/2010
Exatamente isso Paulo, meu blog só começou realmente crescer quando tomei 3 providências, dentre elas adquirir um domínio... as outras duas foram migrar para o wordpress e a outra otimizar as keywords. Por exemplo hoje sou o primeiro na lista do Google por 'blog de humor', que é meu tema.
Muitos acham que um blog 'cresce' sozinho e com o tempo, não, precisa muita dedicação, trabalho e curiosidade pra isso.
Um abraço.
20/08/2010
Deixarei de assinar o RSS deste blog, e deixarei de visitá-lo também.
Que engraçadinhos vocÊs são... eu não li essa "porra" porque eu detesto quando alguém acha que pode tratar comigo de qualquer palavrão.
Eu acho que o escolda de dinheiro está caindo de nível, ou contratou um novato para estagiar e escrever títulos idiotas, na esperando de aumentar o CTR.
Banana pra vocês, porra é esse blog de panela.
20/08/2010
Olá Ricardo, Alexandro dos Santos, Miramez e Panela, porque para infelicidade do autor dos comentários, o seu IP é precisamente o mesmo. Provavelmente alguém com baixa auto-estima que não consegue distinguir uma mensagem que se pretende persuasiva e com o intuito de alertar os leitores, de uma mensagem ofensiva.
Além do mais, arrisco-me a dizer-lhe que da próxima vez que tentar inundar algum artigo com vários comentários falsos, certamente será banido do blog. Se é egoísta, invejoso, ou simplesmente pretende destruir o trabalho dos outros, certamente não é bem-vindo aqui. Portanto, se por ventura até assinava os RSS Feeds do blog, pode cancelar a subscrição imediatamente. É um favor que faz à comunidade e a todos aqueles que pretendem compartilhar conhecimento e ideias aqui.
PS: e aproveito para lhe dizer que, prefiro escrever um título que atraia os meus leitores para o conhecimento e a importância dele, do que escrever 4 comentários minados de erros ortográficos. Pense nisso ;)
Cumprimentos,
Paulo Faustino
21/08/2010
Paulo Faustino
O puritaninho (diminutivo pejorativo), também odeio quando um de vocês perturba a discussão alheia. Agora não sei se leu e aprendeu (chamar atenção) ou se é um
ignorante mesmo e não reparou que o titulo, faz parte da explicação do conteúdo. Bom de qualquer forma, você também falou palavrão, deve ser duro pra você olhar no espelho #troll.
Paulo, sua estratégia me pegou, faz tempo que não leio um artigo seu no feed. Funciona kkkkk
21/08/2010
Thiago
Porra?
Que título mais inpensado da história desse blog. Se o Sr Paulo você um marketrio profissional, saberia que palavras de baixo calão podem fazer muitos usuários dizeram adeus.
O pior de tudo é ver um monte de pessoas aí acima lambendo o pé do Paulo. Um bando de muleques fanaticos pelo Paulo, que a qualquer post eles vem correndo só pra comentar e pôr seus URL.
Definitivamenete, o amigo ai acima não será o unico a sair da lista. Eu também
EU REALMENTE ODEIO DE LER BLOGS EM DESESPERO!
Porra é a sua mãe, sr Paulo!
20/08/2010
Olá Ricardo, Alexandro dos Santos, Miramez e Panela, porque para infelicidade do autor dos comentários, o seu IP é precisamente o mesmo. Provavelmente alguém com baixa auto-estima que não consegue distinguir uma mensagem que se pretende persuasiva e com o intuito de alertar os leitores, de uma mensagem ofensiva.
Além do mais, arrisco-me a dizer-lhe que da próxima vez que tentar inundar algum artigo com vários comentários falsos, certamente será banido do blog. Se é egoísta, invejoso, ou simplesmente pretende destruir o trabalho dos outros, certamente não é bem-vindo aqui. Portanto, se por ventura até assinava os RSS Feeds do blog, pode cancelar a subscrição imediatamente. É um favor que faz à comunidade e a todos aqueles que pretendem compartilhar conhecimento e ideias aqui.
PS: e aproveito para lhe dizer que, prefiro escrever um título que atraia os meus leitores para o conhecimento e a importância dele, do que escrever 4 comentários minados de erros ortográficos. Pense nisso ;) e já agora obrigado pela ofensa pessoal ;)
Cumprimentos,
Paulo Faustino
21/08/2010
Paulo Faustino
Acabei de sair da lista!
Um título desses, nem o PAPA. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso se sentiria um "merda" ou um "PORRA" diante de um título desses.
Não dá mais pra continuar assinando o RSS desse Blog.
Além de receber RSS todos os dias (coisa de blog que precisa de dinheiro pra pagar as contas, sem se preocupar o mínimo com seus leitores) Tem gente que gosta, né... bom senso.
Para finalizar, só faltava alguém aparecer e dizer que o blog foi invadido. Seria hilário...
Esse blog "se lixa" com seus leitores. Esse blog é mais um daqueles que só querem ganhar dinheiro escrevendo posts patrocinados e cheios de links de afiliados.
Tô saindo fora!
No Brasil tem outros blogs mais interessantes, e com pessoas mais legais...
20/08/2010
Olá Ricardo, Alexandro dos Santos, Miramez e Panela, porque para infelicidade do autor dos comentários, o seu IP é precisamente o mesmo. Provavelmente alguém com baixa auto-estima que não consegue distinguir uma mensagem que se pretende persuasiva e com o intuito de alertar os leitores, de uma mensagem ofensiva.
Além do mais, arrisco-me a dizer-lhe que da próxima vez que tentar inundar algum artigo com vários comentários falsos, certamente será banido do blog. Se é egoísta, invejoso, ou simplesmente pretende destruir o trabalho dos outros, certamente não é bem-vindo aqui. Portanto, se por ventura até assinava os RSS Feeds do blog, pode cancelar a subscrição imediatamente. É um favor que faz à comunidade e a todos aqueles que pretendem compartilhar conhecimento e ideias aqui.
PS: e aproveito para lhe dizer que, prefiro escrever um título que atraia os meus leitores para o conhecimento e a importância dele, do que escrever 4 comentários minados de erros ortográficos. Pense nisso ;)
Cumprimentos
Paulo Faustino
21/08/2010
Paulo Faustino
Pessoal enfim!
Porra em Portugal é o mesmo que coisa, mas mais forte. Em algumas situações substitui o possa. E ele não chama de porra a ninguém a não ser o que ele próprio escreveu.
Ele tem razão no que diz, são aos montes os blogs em blogspot e muito mais e depois vêm-se queixar que não conseguem rentabilizar. E não venham com a desculpa que é muito caro!
As coisas não caem no céu. Tudo o que ele quis fazer foi chamar à atenção.
20/08/2010
Olá Vigilante, obrigado pelo comentário. Primeiro tenho de lhe pedir desculpa, porque esteve a tentar defender o nosso trabalho aparentemente contra 4 pessoas que na verdade eram apenas uma, e pior ainda uma pessoa que apenas merece desprezo tal como mencionei em cima nos comentários. Posto isto, agradeço-lhe a hombridade e peço-lhe desculpa pelo que teve de ler posteriormente.
Quanto ao assunto, de facto é muito comum verem-se blogueiro reclamando da falta de rendibilidade dos seus projectos, mas verdade seja dita, pouco fazem para investir neles próprios. Esse é um erro comum e contra o qual tentamos batalhar ferozmente, proporcionando a todos uma visão mais clara das coisas. Certamente que alguns poderão vir a ponderar mudar as suas estratégias, e estou certo de que as mesmas irão surtir efeito :)
21/08/2010
Paulo Faustino
Não tem de pedir desculpa de nada apenas fiz o que achei mais correcto.
Os meus projectos já têm domínio próprio e é o melhor que cada pessoa pode fazer.
21/08/2010
Vigilante
Vigilante, por acaso você é profissional de marketing?
Toda escola de marleting (digo escola mesmo, instituição, universidade, não blog) ensina que toda mensagem a ser transmitida (quando publicitária) deve entender o "linguajar" do seu target. Você sabe o que é target?
Nesse caso, esse título foi infeliz. Nós não estamos "reclamando", meu filho... Nós estamos falando que esse título foi INFELIZ, a nível dos Blogs que necessitam de dinheiro para pagar contas.
Se em portugal "PORRA" não é palavrão, e 70% dos leitores deste são brasileiros, é sabido que o título NÃO PODERIA CONTER PORRA.
Enfim, eu não vim para dar aulas de marketing.
Fui!
21/08/2010
Olá Ricardo, Alexandro dos Santos, Miramez e Panela, porque para infelicidade do autor dos comentários, o seu IP é precisamente o mesmo. Provavelmente alguém com baixa auto-estima que não consegue distinguir uma mensagem que se pretende persuasiva e com o intuito de alertar os leitores, de uma mensagem ofensiva.
Além do mais, arrisco-me a dizer-lhe que da próxima vez que tentar inundar algum artigo com vários comentários falsos, certamente será banido do blog. Se é egoísta, invejoso, ou simplesmente pretende destruir o trabalho dos outros, certamente não é bem-vindo aqui. Portanto, se por ventura até assinava os RSS Feeds do blog, pode cancelar a subscrição imediatamente. É um favor que faz à comunidade e a todos aqueles que pretendem compartilhar conhecimento e ideias aqui.
PS: e aproveito para lhe dizer que, prefiro escrever um título que atraia os meus leitores para o conhecimento e a importância dele, do que escrever 4 comentários minados de erros ortográficos. Pense nisso!
Cumprimentos,
Paulo Faustino
21/08/2010
Paulo Faustino
Post excelente! Pessoalmente sempre me preocupei com a domínio próprio. Quando criei meu primeiro site (www.elogospel.com.br) a mais de 6 anos tive esta preocupação. Mais é impressionante o descaso de alguns que querem ser blogueiro mais não se preocupam em buscar conhecimento e tentam empurrar goela a baixo domínio grátis.
Bom, o que tenho a dizer é que infelizmente não poderei utilizar nos artigos do meu site a palavra "PORRA!!!" devido ao público que atuamos. RSRSRSRSRSRS
21/08/2010
Olá Hilton, obrigado pelo comentário. Na verdade também não é muito profissional utilizarmos o título em questão, mas a verdade é que só assim conseguíamos criar o alvoroço que entretanto se instalou. Isso significa que as pessoas leram, e isso para nós é muito importante ;)
21/08/2010
Paulo Faustino
Amiga Panela, tudo bem, e não sou profissional de nada.
Nem quero eu preocupar-me com isto. O site nem é meu por isso.
21/08/2010
Bom post Paulo Faustino.
Gostei muito mesmo depois de já ter comprado um alojamento e domínio próprio.
Ao analisar o que disseste no post, achei que o meu domínio estava bem pensado. Se criar um ebook fica com um nome bastante atraente.
Gostei mesmo e não fiquei contente somente com o post mas também com a minha escolha.
Agora o OFF TOPIC:
Amigos, para quê discutir? Porra é uma palavra normalíssima. Aqui em Portugal não tem nada de mais. Mas mesmo que no Brasil tenha um significado diferente, acham que vale a pena "discutir" sobre este assunto? Por causa de uma palavra e ainda falar "mal" da escola do dinheiro?
A escola do dinheiro continua com bons artigos e tenho a certeza que irá continuar!
21/08/2010
Olá Ricardo, obrigado pelo comentário. Espero que esse domínio que falou não seja o http://rsopportunities.co.cc/ pois teria de lhe puxar as orelhas :D Mas partindo do princípio de que não é, fico contente que tenha avançado para algo mais profissional e desejo-lhe a maior sorte do mundo com o projecto.
Como já sabe, pode contar com a nossa ajuda sempre que necessário ;) Basta enviar um email!
21/08/2010
Paulo Faustino
Olá de novo Paulo.
Esse domínio que está aí foi para eu "treinar" a mexer com o wordpress e poder modificar a minha template à vontade de forma familiarizar-me com o wordpress e com os códigos php e css.
Comprei um domínio na trignosfera e fiquei muito contente. Só preciso de começar a escrever lá embora ainda esteja indeciso se hei-de falar de um ou dois temas.
Vou falar de dinheiro e estou a pensar se aborde dicas para blogs de vez em quando. Mas acho que ficarei apenas pelo dinheiro falando de vários métodos na Internet. Desde trading, estratégias de poker etc.
Veremos como corre.
Já li este post aqui na escola:
10 razões porque ter sucesso com um blog sobre ganhar dinheiro é difícil
E estou completamente ciente que terei um trabalho árduo.
Mas como sempre ouvi dizer. Sem trabalho nada feito.
Abraço
22/08/2010
Ricardo Silva
olá Paulo Faustino e equipe
Não vou entrar nos por menores da palavra polêmica utilizada no titulo, vou me ater ao conteúdo do post que é o que me chamou mais atenção, sendo útil para refletirmos melhor sobre ele.
Não tenho um blog pra ganhar dinheiro e também não me importo que você utilize ele pra isso,venho por causa do conteúdo, o que me interessa eu leio, o que acho que não serve pra mim, eu pulo e aguardo os próximos artigos que podem me interessar.
Fiquei feliz em ler este artigo e perceber que nesse assunto domínio eu acho que fiz certo, mesmo sem ter tido a oportunidade de ler muito sobre o assunto, acabei fazendo as escolhas mais pelo gosto pessoal mesmo e acho que acertei.
Realmente verifiquei que ter um dominio melhora muito a visibilidade de um blog, a marca como você colocou fica mais fácil de fixar entre os leitores, notei isso a partir das buscas vindas do google com o nome do blog. Os leitores fixaram mais o nome do blog e cada dia que passa meu publico tem crescido, então só posso deduzir que seja por conta do domínio que ampliou mais as possibilidades.
Outro detalhe importantissimo abordado por você é o nome do blog que deve ser fácil de assimilar, original e que seja condizente com o conteúdo do blog e com o perfil do autor, estes elementos são muito importantes.
Obrigada pela reflexão e pela oportunidade de participar aqui, sucesso no seu trabalho aí
Um Abraço :)
21/08/2010
Olá Ana, obrigado pelo comentário. De facto a sua opinião foi bastante pertinente face aos comentários que já haviam sido publicados e os quais tiveram as respostas merecedoras, e concordo plenamente consigo. Eu próprio quando visito blogs faço uma filtragem das matérias que me interessam ou não interessam, e na verdade pouco me interessa quanto o auto ganha pelo que faz. É importante perceber que já existem muitos autores a trabalhar a 100% da internet, e que os seus trabalhos são o seu ganha pão. Termos respeito por isso é muito importante.
Quanto ao debate em questão, de facto o seu domínio http://www.escritosideologicos.com/ é fantástico. É um nome simples, fácil de memorizar e também muito interessante do ponto de vista dos buscadores. Acho que isso revela de facto que você tem aplicado correctamente as estratégias que entretanto resolvemos debater. Mais ainda quando seu blog se encontra no Blogger ;)
Relativamente ao aumento de tráfego, fique sabendo que quando mudámos nosso domínio há sensivelmente 8 meses, nosso tráfego cresceu cerca de 20-30%, o que significa que as pessoas se identificam mais com esse nome, e que esse nome é igualmente mais amigo dos buscadores. É muito provável que consigo tenha acontecido o mesmo :)
Um Abraço :)
21/08/2010
Paulo Faustino
É isso mesmo. Bom título e conteúdo!
Concordo contigo Paulo Faustino. É importante ter um bom domínio e além disso registar um domínio .COM não custa mais do 6€ ($7.45) no GoDaddy - http://www.maiswebhosting.com/web-hosting/godaddy.html.
Além dos que recomendaste existem também outros websites para registar dominios em http://www.maiswebhosting.com/web-hostings/registo-dominios .
21/08/2010
Olá Paulo Faustino, tudo bem?
Antes de mais nada, queria agradecê-lo, pelas excelentes dicas que disponibiliza aqui no Escola Dinheiro, gratuitamente a todos.
Seu blog é fantástico. Já há muito tempo, acompanho o seu trabalho, que a cada dia mais, me ajuda no desenvolvimento do meu blog, no Brasil, Diário do Verde.
Quanto ao tema debatido neste artigo, gostaria de lhe perguntar, em paralelo, sobre "subdomínios". Para se obter um, é necessário que o meu blog seja hospedado em algum servidor? Ou é possível adquirir um, diretamente?
Pergunto isso, pois tenho planos de expansão, e ter não só um blog, mas um site também. E por isso, o domínio que pretendo adquirir, direto, seria destinado ao site, e para o blog, ficaria algo como "blog.diariodoverde.(com/br/org/etc)".
E quanto ao registro de domínios do "Google": acha que vale a pena / fornece subdomínios?
O que você me recomenda? Desde já, agradeço a sua atenção.
21/08/2010
Olá António, obrigado pelo comentário e pelos elogios. Você poderá comprar o domínio "diariodoverde.com" e a partir do seu painel de administração de hospedagem e domínios, criar sub-domínios para aquilo que desejar.
Na verdade o processo é bem simples, mas tudo irá depender da empresa de hospedagem com que trabalhar. Se ela permitir sub-domínios ilimitados, você poderá criar quantos desejar a partir do seu domínio principal :)
Se você quer comprar um domínio para o seu blog no Blogger, talvez a Google seja a melhor opção nesse momento. Mas é verdade que existem melhores empresas, nomeadamente a www.name.com ou www.domainsite.com por exemplo :)
Abraço
21/08/2010
Paulo Faustino
Muito obrigado pelas respostas e esclarecimentos!
21/08/2010
Antonio Gabriel Cerqueira Gonçalves
Nossa, essa porra deu muita porra pras mangas,ops, panos. Nunca imaginei que ainda existissem tantas pessoas troglotitas diante de computadores e se dizendo blogueiros. Depois acham que é preconceito quando os caras falam por ai "Maldita inclusão digital".
O artigo esta legal e o blog de parabens. Foi uma otima estrategia e chamou muita atenção, se essa era a ideia, conseguiu ;)
22/08/2010
Olá Paulo.
Primeiramente quero agradecer pelas explicações deste artigo,e dizer que pra mim foi uma verdadeira aula! recebi o seu link através da Ana karenina, até pq ela sabia q esse assunto era algo q eu já havia comentado com ela q me deixava muitas dúvidas.
Eu já havia notado que cometi um erro grotesco ao escolher o dominio e o nome do meu blog e confesso que depois que li seu artigo, só faltei bater a cabeça na parede e falar: "tá vendo só? Eu sabia que estava errando e agora?" rsrs.
Vc abordou que o nome do blog que deve ser fácil de assimilar, original e que seja condizente com o conteúdo do blog.
Olha qdo criei meu blog,jamais pensei que ele iria se tornar um metablog e nem tampouco imaginei que um dia iria começar a desenvolver templates etc. A minha intenção era apenas ter um espaço para dividir um pouco desse meu gosto excêntrico pela arte gótica e obscura em sua variadas formas. Só que acabei desvirtuando o objetivo inicial, tudo pq resolvi aprender a criar um template personalizado para poder usar no meu blog..rs
Bom, para não me extender muito, se quiser entender melhor sobre o q eu estou falando, na página "Sobre" no menu do blog eu explico bem como o blog surgiu e pq.
Só sei q acabei mudando o "rumo", o nicho, do blog, mas não mudei o nome, por inexperiência mesmo e hje me toquei de que agi errado. Só que agora fico com uma grande dúvida. Se eu corrigir essa minha falha agora, vou ter muito trabalho e ainda vou perder visitas e sei lá mais o q..rs
Pior é q meu blog, apesar de novo (só tem 1 aninho, ainda é um bebe) aos poucos conseguiu conquistar um lugar ao sol, e atualmente estou bem satisfeita com a quantidade de visitas diarias e as proporções que ele conseguiu atingir.
Mas confesso que tenho muita vontade de corrigir esse erro q cometi ao registrar o dominio.
se vc notar, cometi 2 erros grotescos (não vale puxar minha orelha por causa disso...rs) registrei um dominio diferente do nome do blog e o conteudo é mais diferente ainda, ou seja, fiz "caquinha".
Cheguei a registrar um outro dominio mais relacionado ao nincho do meu blog, mas nunca alterei, o dominio tá lá pago e guardadinho, mas até hje tenho um receio danado de trocar e passar a usar esse dominio que está guardado,pq eu penso q seria como começar do zero..=/
Olha se eu já andava com essa preocupação,sem nem saber e sem nem ter a intenção de profissionalizar o blog, imagina agora depois q li suas dicas? Nossa quase bati a cabeça na parede mesmo...rs
Bom, para tentar "consertar" umas das "caquinhas" q fiz, vou mudar o nome do blog e passarei a usar o mesmo q está no dominio. Pelo menos é um bom inicio não? Ou não?
Ai ai ai, eu tô me sentindo "perdidinha" agora..rs..pq sei q vc tem toda a razão , sem falar na sua grande experiência. Mas confesso q não sei como fazer para corrigir isso no meu blog sem ter perdas...=/
Bom, de qualquer forma, muito obrigada pelo artigo, ou melhor, pela aula! E peço desculpas pelo comentário tão extenso.
Já estou assinando os feeds do Escola Dinheiro, pq tô vendo que tenho muito o q aprender por aqui.
Abraços, e parabéns mais uma vez!
.::Clau::.
22/08/2010
Se me permite uma sugestão:
Use o novo nome se ele é mais adequado ao seu nicho, e redirecione os domínios antigos a ele. Assim, não perderá seus visitantes atuais.
Procure no Google sobre "redirecionamento de domínios", há várias dicas, não é só redirecionar, tem que avisar o usuário antes de redirecionar, ou fazer com que ele caia no site numa página de aviso sobre a mudança.
Use o método de redirecionamento permanente (encontrará nas dicas que procurar) para não perder a indexação do Google.
Boa sorte.
Alex
22/08/2010
Alex
Alex,
Obrigada pela sugestão. Eu andei pesquisando e me informando diretamente com o meu servidor, a respeito de redirecionamento, e verifiquei que é possivel fazer o redirecionamento 301, inclusive para plataforma blogger.
Apesar de eu ter hospedagem, eu não a utilizo para hospedar meu blog, eu uso a plataforma Blogger mesmo.
Bom, agora só falta eu me decidir se realmente devo fazer toda essas mudanças, a essa "altura do campeonato" ou não...=/
Confesso que gostaria muito de obter uma "luz", um conselho do Paulo sobre isso.
Ah se o Paulo puder me aconselhar eu ficaria muito "felizinha" :)
24/08/2010
Clau
Por isso que eu gosto do meu domínio gambira.com.br.
Nome facil de digitar e facil de gravar.
22/08/2010
Qual a sua opinião sobre os dominos .EU ?
22/08/2010
Porra, Paulo! Vou registrar o porra.com... Mais branding que isso não há.
Que porra, já registraram...
24/08/2010
Se o mercado for exclusivamente brasileiro, tem que registrar o .com e o .com.br, porém redirecionar (301) o .com para o .com.br que no caso de SEO é um pouco mais forte, já testei!
Além de ser um pouco mais confiável para alguns usuários.
24/08/2010
Olá Paulo
Sinceramente agora deu coragem de registrar um domínio kkkk, belas dicas as suas, percebi que posso fazer mais pelo meu blog registrando um domínio...
Nada contra o título do artigo, isso faz com que os preguiçosos se espertam para uma coisa que parece simples e útil.
De qualquer forma também nós estamos aqui para agradecer o autor do artigo claro, e não pra defender e colocar urls de blogs.
Abraços.
24/08/2010
eu escolhi o nome da minha radio pensando nisso....
www.radiointernet.com.br
24/08/2010
Acredito que estamos na mira dos que buscam a palavra "dinheiro" no Google. Ganhamos o domínio no Concurso Escola Dinheiro, lembra? Na pressa não pensamos em palavras chaves mais fortes. Mas acreditamos que ficou legal. Não ficou?
O blog aparece na 3ª. página.
A palavra "legal" também.
Percebemos a necessidade de ressaltar ainda mais essas plavras. Você nos alertou à época do concurso. Embora não tenhamos entendido direito.
Todavia, agora, com mais estudos, vamos consertar.
Grato pelas dicas.
25/08/2010
Olá Parabéns pelo post eu registrei meu blog .com também é o mais comum no momento. o valor foi menos de 15,00 na época. registrei na host empresa - www.hostempresa.com
26/08/2010
Olá Paulo! Não conhecia seu site, mas não só achei de suma importância o artigo, como me abriu os olhos para puxar o domínio de um dos meus blogs. Não por um acaso semana passada assinei o domínio de um, mas estava em dúvida sobre o outro. Nada como uma boa informação para resolver a questão.
Forte Abraço e sucesso!
MOnik Ornellas
27/08/2010
Quando criei meu blog há pouco mais de dois anos não sabia de nada disso e registrei um domínio que prejudicou muito meus trabalhos. Quando finalmente tomei coragem pra mudar o domínio, perdi meu PageRank. É claro que não era grande coisa, mas trabalhei muito pra chegar nele e depois da mudança começou todo o trabalho novamente.
Excelente artigo, parabéns!!!
31/08/2010
Aconteceu comigo a mesma coisa.
Comecei de traz para frente.
Creio que com a maioria acontece isso.
02/09/2010
Douglas
Não perdi tempo e li essa porra de uma vez por todas. Grande texto. Parabéns.
03/09/2010
É meu amigo.Se é que posso chama-lo assim?
Tenho visto na internet muito,
Como ganhar dinheiro na internet.
Ha alguns que nos mandam virus para a pagina dele abrir
mais vezes e mas alguma coisa que nem faço ideia.
Nao entendo nada de internet.
Mas sobre o comentário:
Gotei muito da sua seriedade.
Acho que voce foi fundo ao ponto!
Acho que se alguem nâo gostou é porque e mesmo BURRO!
De vez em quando vou dar uma passada por aqui.
Pra eu aprender um pouco mais.
VALEU!
08/09/2010
Então Paulo, tudo bem?
Em primeiro gostava de lhe felicitar pelo seu post bem como pelo seu trabalho árduo.
Este post, de facto, veio vincar o que sempre disseste: usar domínio bom e de qualidade é importante. E então com esse porra é que os vincos foram passados a ferro! :D
PS: Gostaria de dizer também que não sigo o seu blog e comento só para ter o meu link aqui. Eu sigo-o porque acho o seu trabalho interessante e comento porque "quero deixar a minha parte". Ao contrário daquelas 4 pessoas que tinham misteriosamente o mesmo I.P. hehe
Vá,
Continua o bom trabalho ;)
10/09/2010
Boa tarde.
Gostei da explicação.
Para verificação de url's disponiveis costumo usar o www.name.com
mas também já estive no domaintools.
Para quem como eu se preocupa mais em gerar tráfego para novos sites, o uso de longtails funciona bem, porque permite abranger 2/3 keywords primárias, desde que seja de fácil conclusão. P/ exemplo: wwww.desentupidoracuritiba.com.br e muitas outras.
Também deixo uma dica importante: o tempo de locação de um url pode funcionar contra você! O google sempre dá mais importância a novos urls com período de locação superior a 1 ano, de contrário considera url spam.
13/09/2010
muito bom seu texto fera. eu sempre registro com o superdomínios. para nós aqui do brasil não vejo outro melhor do que ele. tenho mais de 10 dominios registrados lá. abraços
21/10/2010
Caro Paulo,
Gostei muito do seu artigo, e queria compartilhar com você sobre o domínio top_level ".pro"
Entendo que não esteja entre os mais conhecidos, mas imagina a facilidade que tenho em divulgar meu endereço para as pessoas.
Ei amigo, acesse o Rafael.Pro
O único problema para registrar este domínio, é que precisa ser um profissional cadastrado em algum orgão oficial. No Brasil, por exemplo, utilizei o CREA, que é Conselho Regional dos Engenheiros e Arquitetos, o qual sou registrado.
Mas uma vez conseguindo isto, acho que é uma nova abordagem para domínio top.level.
Por favor, comente!
05/11/2010
Concordo plenamente com tudo que você falou..Extremamente importante que as pessoas se conscientize disso.Não tem coisa melhor que termos um domínio próprio.Sem corrermos o risco de termos a página retirada do ar só se deixarmos de pagar a hospedagem..Muitos tem medo porque pensa que é caro ter um site. Bem no meu caso paguei R$ 27 reais entre domínio e hospedagem.Esse mês só pagarei a hospedagem pois é mensal, e o domínio anual.
Basta apenas encontrar um que seja bom e barato.Gente eu fiquei impressionada.Meu site é recente ainda e já tem um número legal de acesso.Realmente um site próprio muda a maneira que o visitante enxerga seu negócio.Claro que eu ainda estou aprendendo a usar todas essas ferramentas, sites, blogs e etc, estou em constante estudo..
Abraços
23/11/2010
Em breve lançarei meu projeto de guerrilha, empreendedorismo e design bem completo para gestão e escolhi um nome assim de impacto (não palavrão claro). Acho que o nome tem de estar sim ligado ao branding e a imagem que queremos passar.
Na minha área optei por um nome simples e de impacto (inclusive a logomarca) Mesmo porque acredito que como meu foco é esses acima um nome com empreendedorismo, marketing, gestão, design é algo bem dificil de se memorizar. Optei pelo branding e não por keywords, mas acredito que cada caso é um caso e no fim devemos planejar tudo antes, porque um registro de domínio é início de tudo.
Obrigado pelas dicas e sucesso em 2011
15/12/2010
Ola Paulo, estou muito pensativo a respeito de criar um blog e leva-lo muito a sério, porem estou em duvidas neste quesito, registro do dominio, antes de ler este artigo pensava que ter um dominio.com.br no Brasil(onde estou) seria mais importante que ter um dominio .com, agora sei da importancia do dominio ser .com, os buscadores.
mas tenho um dúvida, tenho em mente criar um blog como o escola dinheiro, mas voltado mais aos tipo de marketing na internet, gostaria de fornecer meus conhecimentos aos meus futuros leitores, mas ai a questão, pensei em criar o meu dominio com o meu nome.
qual a sua opnião em relação aos dominios que possuem os nomes dos seus criadores, no meu caso seria www.caioeduardo.com ou www.caioeduardo.com.br, neste tipo de negócio ? uma vez que não se aplica a regra de pelo menos uma palavra chave.
gostaria muito de sua opinião, gosto muito do seu blog.
30/12/2010
"Porra meu"
Fiquei até envergonhado de por a URL do meu blog!!!
Vou correndo corrigir isto!
Valeu pela dica.
22/08/2011
Há! Ia me esquecendo de acrescentar mais este comentário!
Quem diz todos os domingos a vivo na tv Globo, esta frase "porra meu" é o Fausto Silva do programa "Domingão do Faustão".
Outra artista muito conhecida mundialmente era a Dercy Gonsalves que no seu repertório eram somente palavrões, e o inclivel e que ela agia naturalmente como você agil neste artigo, e realmente para a maioria dos conservadores palavrões deste tipo são sensurados desde a infância em qualquer familia brasileira.
Por isso que algumas pessoas, até aceitaram por conta do artigo, mas outra repudiaram e abriram mãos dos artigos de seu blog.
Afinal de contas o seu blog leva o titulo de uma Escola, e aqui no Brasil falam se muitos palavrões nas escolas, mas as escolas não ensinam e nem insentivão.
Eu mesmo levei um susto, quando entrei no Twitter e me deparei com tamanha frase, porque não estamos acostumados a ouvir isto e nem ler em lugares como na internet, jornais, revistas, etc.
De inicio eu pensei...O Paulo Faustino está apelando? Vou ver o que está acontecendo! E a sua estrategia foi inteligente e ao mesmo tempo intrigante, porque você pegou o ponto fraco do brasileiro em geral, a CURIOSIDADE. "Imagina, que mesmo ofendido com certeza vão clicar para ver".
Mas fique ligado, isto ainda vai gerar muita polêmica.
Um abraço.
Edvaldo Solique
22/08/2011
Outro detalhe que quero te informar:
Eu cancelei a newlester por o mesmo motivo de um comentário que li aqui onde o autor diz que: Recebemos os seus artigos via email e depois de ler temos que subir ao topo do email, clicar para ser direcionado ao seu site, descer até aqui no formulário para comentar. Concordo plenamente se existisse um meio de sermos direcionados diretos a este ponto ganhariá-mos muito mais tempo, concorda?
Então resolvi ler os arigos diretamnte aqui no seu site.
Ou no twitter.
22/08/2011
Adorei o artigo! rs
Falso puritanismo não dá, né gente? Quem se ofendeu com o título não entendeu a proposta excelente o autor.
O registro do domínio é muito complicado, tem gente que não sabe fazer isso e merece mesmo uma chacoalhada.
Parabéns!
Abraço!
30/08/2011
Grande artigo Paulo, fácil leitura e cheio de dicas importantes.
Uma questão pertinente: Um de meus clientes tem uma sex shop com um branding muito bem relacionado ao estilo, o site: lolla.com.br;
Há pouco registramos também o lollasexshop.com.br, que funcionará como redirecionamento.
Como posso lança-lo no google de forma eficiente que aproveite-se da keyword sexshop? Seria melhor substituir os sitemaps, a programas de afiliados todos para este domínio?
Obrigado
02/09/2011
Mais de um ano depois tenho de vir a me expressar aqui, apesar de ter lido este Post alguns dias mais tarde. Pena que esse ridículo Puritano tinha de aparecer a estragar um verdadeiro marketing de guerrilha.
Consegue ser burro o suficiente para não ter noção de que está com o mesmo IP nos quatro comentários, isso se ele sabe o que é um IP.
Ainda que para xingar a mãe dos outros tenha de ser um verdadeiro sem auto-estima, como disse o Paulo.
As pessoas que "que lambem o pé do Paulo", fazem isto porque sabem que estão tratando com um Gênio em rentabilização e profissionalização de blogs e sites, muito diferente de você, que não deve ganhar um mísero centavo com seu site, porque nem escrever corretamente consegue.
O Paulo não precisa de você para pagar as contas. O Paulo ganha dinheiro suficiente para VIVER e não SOBREVIVER somente com a Escola Dinheiro. Se ele só quisesse ganhar dinheiro com Links de Afiliados e Posts Patrocinados, não seria tão reconhecido na blogosfera pelo seu sucesso na internet.
Você não é NADA nem NINGUÉM aqui, então nunca "PISE" (Estamos na Internet) mais aqui.
Você é apenas mais um invejoso superficial, e se por ventura um dia quiser voltar aqui e ler este comentário te deixo um artigo do grande Rogério Job.
http://www.rendablog.com/blog/artigos/10-razoes-para-voce-nao-se-incomodar-nem-um-pouco-com-a-inveja-virtual
Leia com calma, e veja como você é/foi um OTÁRIO.
Cumprimentos,
Fernando S.
11/09/2011
O domonio ajuda no SEO para o blog Paulo Faustino... responde abraço. explica um pouco.
20/11/2011
Pôxa, adorei o artigo. Vou fazer minhas mudança já! Fiquei chocada sim! o efeito foi de uma ducha de água fria, dispetei, vou a luta!
parabens!
10/12/2011
Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!