Conversion Hero

Como conseguir mais tráfego no Blog? De 0 a 1000 visitantes em 30 dias!

Conseguir mais tráfego para o seu blog é provavelmente um dos seus maiores desejos. Depois de termos explicado como conseguir mais seguidores no Twitter e como conseguir mais fãs no Facebook, chega então a hora de lhe explicar como conseguir mais tráfego no blog, utilizando estratégias que prometem levá-lo de 0 a 1000 visitantes em 30 dias! Tenha especial atenção que estes 1000 visitantes é um valor diário. Estamos a falar de 1000 visitantes por dia, conseguidos num prazo máximo de 30 dias. Muitos leitores que agora começam com seus sites e blogs sentem uma enorme dificuldade em conseguir dar a conhecer os seus projetos, mesmo depois de termos recomendado 15 agregadores de conteúdo tipo Ocioso para aumentar o tráfego do seu blog.

1. UTILIZE O TWITTER TODOS OS DIAS

Conforme ensinámos no artigo sobre como conseguir mais seguidores no Twitter, é muito importante que você utilize esta rede social para marketizar não só o seu perfil, como também o seu blog. No ano passado e com apenas 3000 seguidores no Twitter, conseguimos mais de 14,000 visitantes. O poder e capacidade do Twitter é hoje imprescindível a qualquer blogueiro que esteja procurando uma forma de melhorar ou aumentar o tráfego do seu blog.

Seguindo alguns dos princípios colocados nesse artigo, certamente você conseguirá fazer o seu perfil crescer, e com isso receber milhares de novos visitantes por ano. Nós conseguimos 14,000 visitantes num ano, o que significa que recebemos mais de 1000 visitantes por mês, e isto, com apenas 3000 seguidores. Há medida que a nossa presença no Twitter vai aumentando, os nossos ganhos de tráfego aumentam consideravelmente também.

Independentemente do volume de tráfego que você receba, o importante é receber tráfego, seja em que quantidades for. À medida que você e o seu blog vão evoluindo, os seus níveis de tráfego vão aumentando progressivamente também. Esqueça as fórmulas que lhe garantem volumes de tráfego abismal, porque na verdade isso não existe. Existe sim trabalho, dedicação e bastantes estratégias de marketing que funcionam.

Para conseguir receber tráfego de qualidade do Twitter, você deverá utilizar esta ferramenta todos os dias, para partilhar com os seus seguidores conteúdos que considera terem qualidade, seguir pessoas que sejam interessantes para o seu negócio, e participar ativamente nas discussões e debates com seus seguidores. Se desejar, poderá ainda aprender 10 dicas para tornar os seus artigos virais no Twitter, e receber milhares de visitantes de uma só vez.

2. UTILIZE O FACEBOOK TODOS OS DIAS

Tal como aconteceu com o Twitter, também ensinámos no artigo como conseguir mais fãs no Facebook, praticamente todas as estratégias que utilizámos para chegarmos rapidamente aos 2000 fãs na nossa página, a qual tem vindo a crescer a um ritmo extremamente acelerado. Embora o volume de tráfego que recebemos durante o ano passado não tenha sido muito elevado, contribuiu também para o crescimento do blog e isso é o factor mais importante para nós.

Como referido anteriormente, o importante não é receber muito tráfego, mas sim tráfego de qualidade. E tal como acontece com o Twitter, o tráfego vindo do Facebook tem uma qualidade acima da média, e isso é algo muito importante para nós e para as nossas estratégias nas mídias sociais. Com uma página de fãs com apenas 2000 fãs, conseguimos receber mais de 4600 visitantes únicos durante o ano passado, e certamente que este número irá duplicar já este ano.

É muito importante que a sua página de fãs seja atualizada pelo menos uma vez por dia, com algum conteúdo específico, artigos, ou simplesmente um comentário seu, e que você participe também das discussões e debates que por lá ocorrem. Se você não se dedicar a essas estratégias regularmente, sua página perde força e ao mesmo tempo interesse.

3. PARTICIPE DOS DEBATES

Muitos blogueiros ainda não prestam a devida atenção aos comentários dos seus blogs. Isso é uma estratégia errada e que normalmente afasta os novos leitores. Ontem, quando lançámos oficialmente a nova Escola Freelancer, uma das coisas que o autor fez questão de fazer primeiro, foi responder a todos os comentários dos seus novos leitores. Isso cria uma certa empatia entre o autor e os leitores, mas acima de tudo ajuda à construção de uma comunidade. E uma comunidade é algo que você certamente procura para o seu blog.

Participar dos debates e discussões é não só enriquecedor como também uma excelente forma de garantir que os seus visitantes permanecem mais tempo no seu blog, consomem mais conteúdos, e participam de uma forma ativa. O mesmo se aplica aos seus visitantes mais novos e a todos aqueles que caem no seu blog vindos dos motores de busca. Quanto mais consideração você tiver por eles, maior é a probabilidade de o seu tráfego orgânico crescer.

4. FAÇA UM DOS SEUS LEITORES FELIZES

Existem muitas formas de manter o seu blog atrativo, e uma delas é mantendo os seus leitores felizes. Quando escrevemos o nosso artigo sobre Quais são os objetivos para o seu blog em 2011?, uma das coisas que fizemos foi deixar um comentário em praticamente todos os blogs que participaram da iniciativa. Isso demonstra que nos preocupamos com eles, mas acima de tudo que temos em consideração as suas iniciativas e a sua participação. Este tipo de estratégia é muito importante para criar uma relação de confiança e igualdade entre ambos os blogs, mantendo os leitores felizes e ao mesmo tempo participativos.

Outras estratégias podem passar por permitir que os seus leitores lhe façam perguntas e você depois responda num artigo com um link para esse blog ou linkar diretamente para conteúdos de outros blogs que você considere importantes para o contexto das suas matérias. Linkar para fora do seu blog é e será sempre uma excelente forma de manter os seus leitores felizes e criar novas oportunidades para o estabelecimento de relações de qualidade. Essa é uma das razões porque durante 2010 recebemos tanto tráfego vindo de blogs como o Criar Sites ou o Ferramentas Blog.

5. ESCREVA ARTIGOS PARA OUTROS BLOGS

Infelizmente os Guest-Posts (Artigos de Convidado) ainda não são algo que se veja muito nos blogs em Portugal e no Brasil. Muitos blogueiros ainda têm para si que escreverem conteúdos de qualidade para outros blogs é estar a dar-lhes mais importância do que aquela que eles merecem, quando na verdade é uma estratégia simplesmente perfeita para conseguir aumentar o tráfego do seu próprio blog. Quando você escreve um artigo de qualidade para um outro blog, você está recebendo não só links orgânicos de qualidade, como também a expor o seu blog a uma nova audiência, a qual certamente se interessará por saber quem você é e qual o seu blog.

Se procura uma forma de alavancar rapidamente o seu blog, considere preparar alguns conteúdos de grande qualidade e contatar alguns dos melhores blogueiros no seu nicho de mercado, para que estes possam publicar as suas matérias. Tenha em consideração que essas matérias não deverão ter mais de 2 ou 3 links para postagens suas e deverão ser artigos únicos e de grande qualidade. Considere ler o artigo sobre como retirar o máximo potencial dos seus guest-posts.

6. ESCREVA ARTIGOS VIRAIS

Escrever um artigo viral pode parecer uma tarefa complicada mas na verdade não é. Conforme explicámos no artigo com 25 fórmulas para criar um artigo viral em seu blog, existem dezenas de opções que funcionam perfeitamente bem do ponto de vista estratégico. Normalmente um artigo viral é também um artigo que deverá ser promovido corretamente junto dos agregadores de conteúdos, de forma a maximizar todo o seu potencial de tráfego.

Procure aprender algumas das estratégias que funcionam na criação de artigos virais, e faça algumas experimentações. Alguns dos artigos que já escrevemos e que se tornaram virais, receberam mais de 10,000 visitas num prazo máximo de 48 horas, sendo que alguns deles nem sequer foram publicados em agregadores de conteúdos.

7. RESOLVA PROBLEMAS

Este é daqueles pontos em que estamos constantemente a insistir. Resolver problemas. Dependendo do nicho de mercado em que você se encontra, resolver problemas aos seus leitores é uma das melhores formas de conseguir receber mais tráfego e consequentemente posicionar melhor os seus conteúdos nos resultados de pesquisas dos motores de busca. Um dos artigos que escrevemos sobre como escrever 4 artigos por dia, 5 dias por semana, ajudou muitos dos leitores que sentiam dificuldades em produzir vários artigos por dia e manter os seus blogs atualizados, por exemplo.

O mesmo se passou com o artigo sobre como aumentar em mais de 350% os subscritores do seu blog, no qual recomendámos o excelente PopUp Domination, uma ferramenta que poderá ajudar muitos blogueiros a conseguirem grandes quantidades de novos subscritores. Em ambos os exemplos, ajudámos os nossos leitores a resolverem problemas que tinham, e isso ajuda-nos a crescer mais rapidamente enquanto blog. Se você não ajudar os seus leitores em determinados problemas que eles tenham, o seu blog perde mais rapidamente o interesse e consequentemente o tráfego.

8. ARTIGOS EM LISTAS

Dentro dos vários tipos de artigos virais, existe um que se destaca claramente de todos os outros: as listas. Escrever artigos em formato de lista é uma das melhores formas de conseguir grandes quantidades de tráfego para o seu blog, e consequentemente uma maior exposição das suas ideias e conceitos. Embora as listas normalmente não tenham como intuito ensinar nada ao leitor, servem como gatilho para as mídias sociais e para os motores de busca, gerando grandes quantidades de tráfego a longo prazo. Durante o ano passado, escrevemos vários artigos em formato de lista e isso trouxe-nos excelentes resultados:

Embora praticamente todos estes artigos não tenham como princípio ensinar alguma coisa, excepto o artigo com as formas de ganhar dinheiro com o WordPress, todos eles servem essencialmente como factor motivacional, mas também como forma de atrair um maior volume de tráfego para o blog e mais comentários. Se pretende que o seu volume de tráfego crescer numa base regular, considere escrever um artigo em formato de lista pelo menos uma vez de 15 em 15 dias, ou então uma vez por semana. Não caia no exagero de o fazer regularmente, caso contrário o efeito viral perde-se por completo.

9. AGREGADORES DE CONTEÚDOS

Quando escrevemos o artigo com 15 agregadores de conteúdos tipo Ocioso para aumentar o tráfego do seu blog, o nosso objetivo foi dar a conhecer sites que têm uma grande quantidade de tráfego disponível e interessada em visitar os conteúdos do seu blog. Para quem procura tráfego de qualidade, muitos desses agregadores são uma excelente opção a ter em consideração, pois são capazes de direccionar milhares de novos visitantes para o seu blog. Embora alguns deles não providenciem tráfego de grande qualidade, existem outros que pelas sua características, têm tráfego com muito boa qualidade.

Escrevemos ainda um outro artigo com 20 agregadores de conteúdos de Portugal e do Brasil, o qual oferece também muitas outras soluções para você divulgar suas matérias, receber links e construir um perfil orgânico de peso e de grande qualidade. Quanto mais tempo você investir na marketização dos seus conteúdos e do seu blog, mais rapidamente o seu blog cresce, se torna numa referência e você ultrapassa as 1000 visitas por dia.

10. DIRETÓRIOS DE BLOGS

Os diretórios são uma excelente forma de melhorar o linkbuilding externo do seu blog. Quando alguém se inscreve num diretório e coloca o seu blog no mesmo, o objetivo não é receber tráfego, mas sim links e pontos de acesso que possam melhorar a força e autoridade do seu blog nos motores de busca. Existem dezenas ou centenas de diretórios de blogs, conforme escrevemos no artigo com +390 diretórios gratuitos de Portugal e do Brasil. No entanto, ficam aqui as nossas sugestões em português, para você divulgar o seu blog:

11. DIRETÓRIOS DE ARTIGOS

Outra estratégia que funciona relativamente bem é fazer uso de diretórios de artigos para divulgar algumas das matérias do seu blog, gerando um elevado número de links externos e reforçando a sua posição nos resultados de pesquisas dos motores de busca. Existem muitos diretórios que permitem a criação de artigos ou páginas, possibilitando que você marketize seus conteúdos de uma forma simples e bastante eficaz. Eis alguns que recomendamos:

A estratégia de article marketing é fundamental para conseguir bons posicionamentos nos buscadores, principalmente através de bons perfis de linkbuilding, tanto interno como externo. Se pretendo potenciar os seus conteúdos, crie artigos únicos linkando para eles e publique-os nesses diretórios de artigos. Dessa forma, seu volume de links externos aumenta consideravelmente, e seus posicionamentos nos buscadores também, aumentando progressivamente o volume de tráfego orgânico do seu blog.

11. LISTA DE EMAILS

O email marketing é a cada dia que passa uma ferramenta cada vez mais importante e uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet. No entanto, criar uma boa lista de subscritores pode parecer à partida uma tarefa complicada, mas na verdade não é. Recentemente falámos da ferramenta PopUp Domination, a qual fez com que o nosso volume de novos subscritores crescesse mais de 400%, e inclusive explicámos passo-a-passo como configurar a ferramenta e fazê-la funcionar corretamente no seu blog. Tome note:

Para quem não tem muita experiência a construir uma lista de emails da melhor forma possível, recomendamos ainda a leitura do artigo com formas de capturar os seus emails e ainda o artigo sobre como atingir os 10 mil subscritores em menos de 36 meses. Ambos os artigos explicam concretamente como conseguir capturar os emails dos seus visitantes para construir uma lista que mais tarde poderá usar para campanhas de email marketing, promovendo os artigos do seu blog e gerando tráfego de grande qualidade e ao mesmo tempo uma maior interacção entre o seu blog e os seus leitores.

12. INVISTA EM PUBLICIDADE

É impressionante a quantidade de blogueiros que não gasta um cêntimo que seja para promover o seu blog. Se você pretende ser bem sucedido na blogosfera, considere colocar algum dinheiro de parte para comprar artigos patrocinados e alguns banners bem localizados em blogs influentes do seu nicho de mercado. Sem investimento não há retorno. A melhor forma de promover o seu blog e acelerar o crescimento do mesmo é comprando artigos patrocinados em outros sites e blogs, direccionando a audiência desses projetos para o seu próprio blog.

Ao invés de estar constantemente investindo dinheiro em formas pouco lícitas de ganhar dinheiro na internet, procure utilizar estratégias que realmente funcionam. Quando este blog começou, investimos cerca de R$1000 na promoção do mesmo, comprando artigos patrocinados noutros blogs e procurando dar conhecimento da existência do blog ao maior número de pessoas. Há medida que o projeto foi evoluindo, deixou de existir a necessidade de investir, e hoje só pontualmente é que investimos na promoção do mesmo.

PREPARADO PARA CONSEGUIR MAIS TRÁFEGO?

Depois de 12 estratégias para alavancar o tráfego do seu blog, está na hora de começar a trabalhar e a melhorar a forma como marketiza seus conteúdos e seu blog! Aproveite também para seguir-nos no Twitter e juntar-se a milhares de pessoas que já o fazem, e deixe-nos os seus comentários sobre esta matéria e sobre outras estratégias que utilize!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (138) Interações no Twitter (49)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • marcus vinicius

    nossa os artigos do escola do dinheiro é muito inspirador

    08/01/2013

    Responder
  • arthur

    obrigado mesmo amigo!!! a sua lista de diretórios de blogs me ajudou muto mesmo!!!

    09/03/2013

    Responder
  • José Gomes

    Prezado Eros quero agradecer aqui e parabeniza-lo pelos post e o conteudo informativo rico, como sou novo praticamente um iniciante ate a gente aprender apanha bastante, confesso a voce que fiquei esses dias desmotivado, pois estava pesquisando sobre como abrir um blog, e através disso recebi de um blogueiro ai famosos que voce deve saber quem um artigo onde ele estava vendendo um curso sobre como ganhar dinheiro no adsense, comprei o curso quase 300,00 fiquei decepcionado, perguntei a ele algumas informações, sobre como fazer para obter uma aprovação do do adsense , mas ele nem se que me respondeu, esta sendo divulgado no you tube por um outro profissional o vídeo dele segundo o vídeo esse crso que ele me vendeu esta nesse vídeo que ele bateu um recorde em 30 minutos ganhou 55.000, pena que o meu dinheiro estava ali e nao recebi suporte pra nada, apenas joguei dinheiro no lixo.mas agradeço a vc e que deus de muito mais visitas a seu blog me ajudou muito nesse momento que estou aprendendo.

    Um abraco e parabéns continue compartilhando com as pessoas que vc so ira receber bênçãos .

    19/08/2013

    Responder
  • Ronaldo Souza

    Paulo Faustino,

    Os agregadores de conteúdo ainda são recomendados para divulgação de artigos? Pergunto pela constante atualização dos algoritmos do Google se vai ter algum tipo de punição para quem submeter os artigos para vários agregadores.

    Excelente artigo, abraço

    05/09/2013

    Responder
  • Théo Oliveira

    Gostei muito da matéria , me ajudou bastante e estou seguindo as dicas aqui encontradas .
    Muito obrigado por partilhar as informações.

    05/09/2013

    Responder
  • Fernando Correa

    Olha, procurei dicas por aí mais você colocou tudo o que eu imaginava e mais. Parabéns seu artigo ficou completíssimo.

    07/10/2013

    Responder
  • Gilvane Sabino

    Excelente artigo, tenho um blog em fase inicial e realmente estava em dúvida de como conseguir tráfego, principalmente do twitter, que não tinha nenhuma noção de como usá-lo.
    Você me ajudou muito, obrigado!

    06/12/2013

    Responder
  • Ramon Batista

    Gostaria de parabenizá-lo pelo artigo! Estava com muitas dúvidas sobre a melhor forma de divulgar o meu blog e consegui várias respostas que eu procurava e não achava.

    Continue ajudando aos blogueiros de plantão!
    Abrs!

    29/04/2014

    Responder
  • Denise Bibiano

    Será que ta rolando do mesmo jeito nos dias de hoje (maio, 2014) ou ouve mudança nos motores e nas redes sociais?

    25/05/2014

    Responder
  • mauro carvalho

    Matérias são ótimas !
    sempre volto no site para ler mais dicas e reforçar as ja lidas !

    Continuem com esse empenho, parabéns !

    Mauro Carvalho
    www.venderprodutos.com

    27/05/2014

    Responder
  • jocassio

    Muito bom artigo!
    estou começando a trabalhar com blog e esta muito difícil ficar conhecido no imensos mundo da blogosfera. seu artigo com certeza vai mim ajudar bastante. obrigado!

    03/06/2014

    Responder
  • Pierre Massena

    Pots muito bom e explicativo, porém é bom ter cuidado com os agregadores de conteúdo. Nem Sempre as visitas vindas deles são visitas de qualidade, isso pode gerar diversos "problemas" para suas métricas do analytics, e até para o posicionamento do seu site.

    As redes sociais são umas das melhores formas de divulgação, com uma boa estratégia você pode conseguir um bom número de visitas e ainda por cima de qualidade. É pelas redes sociais que consigo o maior número de visitas dos meus sites, depois vem as buscas orgânicas.

    Parabénes pelo Post.

    01/07/2014

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *