Conversion Hero

Quanto tempo demora um blog a tornar-se rentável?

Ontem em conversa com o amigo Luciano Larrossa da Escola Freelancer, apercebi-me de que existe regularmente na cabeça dos blogueiros uma pergunta comum a todos eles: Quanto tempo demora um blog a tornar-se rentável? Depois de trocarmos algumas ideias sobre o assunto, o Luciano sugeriu-me que escrevesse este artigo para que pudesse compartilhar consigo a minha experiência nesta área, mas acima de tudo que pudéssemos debater o assunto depois, nos comentários ao artigo.

A grande maioria dos blogueiros vive na ilusão de que basta criar um blog, escrever algumas dezenas de artigos e o dinheiro começa a entrar e nunca mais pára. Errado! Infelizmente as coisas não funcionam dessa forma, e existem uma série de factores importantes a ter em consideração antes de começar a fazer contas aos rendimentos do blog. Muitos desistem pelo caminho, muitos não chegam sequer a ganhar dinheiro, e outros sofrem diariamente com as dificuldades de tornar o tráfego do seu blog rentável.

A GRANDE MAIORIA DESISTE. NÃO SEJA O PRÓXIMO!

De acordo com alguns dos estudos realizados pelo Technorati e outras empresas de internet, mais de 65% dos blogueiros desistem dos seus projetos ao fim de 3 meses. Nem todos o fazem porque não conseguem ganhar dinheiro com os blogs, mas provavelmente por outros aspectos associados a tráfego, comentários, etc. Infelizmente muitos blogueiros não estão preparados para trabalhar com elevada exigência, baixo retorno e uma rotina um tanto ou quanto stressante.

Se pretende ganhar dinheiro com o seu blog no futuro, é necessário que você compreenda que para isso acontecer, é necessário que muitas outras coisas aconteçam primeiro. Além disso, você não deverá incorrer no erro de comparar a sua dedicação e empenho, aos frutos que está a obter disso. Os primeiros passos são inglórios, e a rendibilidade do seu blog será nula ou praticamente nula, portanto, o seu foco deverá estar no conteúdo e não propriamente no dinheiro que esse conteúdo está a conseguir gerar. Não seja o próximo a abandonar o seu blog só porque ainda não conseguiu ganhar dinheiro com ele. Tenha paciência, seja persistente e perceba melhor as razões porque isso está acontecendo!

Considere aplicar algumas estratégias para que não tenha de desistir do seu blog de forma demasiado prematura. Recomendamos-lhe algumas que consideramos serem bastante funcionais. Tome nota:

  • Escreva numa área pela qual seja apaixonado. Isso reduz o seu stress;
  • Olhe para o seu blog como um fundo de investimento. Cada artigo é um investimento a longo prazo;
  • Defina como meta trabalhar no seu blog durante 12 meses e só depois pensar em monetização;
  • Inspire-se nos casos de sucesso e dedicação de outros blogueiros;
  • Defina uma estratégia de atualização do blog que consiga cumprir e o faça feliz;
  • Quando pensar em desistir, olhe para o caminho que já percorreu e que não deseja repetir.

VOCÊ PRECISA DE MAIS CONTEÚDO

Tanto a Escola Dinheiro como a Escola WordPress só começaram a gerar uma receita mais interessante a partir do momento em que começaram a ter mais conteúdo. Não existe nenhuma regra ou número de artigos ideais, mas a verdade é que mais conteúdo normalmente significa mais tráfego orgânico. E mais tráfego orgânico significa mais dinheiro. Em ambos os blogs, só começámos a ter resultados significativos ao fim de 100/150 artigos publicados.

O seu principal foco no primeiro ano do seu blog deverá ser o conteúdo e não o dinheiro. A cada dia que passa é cada vez mais complicado conseguir destacar um blog da sua concorrência, e os seus conteúdos são fundamentais nessa estratégia. Foque-se primeiro em produzir conteúdo de qualidade, e só depois disso tentar ganhar dinheiro rentabilizando esse mesmo conteúdo. O processo é árduo, exige muito trabalho e dedicação, mas no fim de contas acaba por compensar imenso a longo prazo.

Conforme explicámos no artigo sobre como escrever 4 artigos por dia, 5 dias por semana, a escrita de conteúdos para blogs é algo que exige algum planeamento. Para que você consiga produzir mais conteúdo, considere algumas das seguintes estratégias:

  • Aponte todas as suas ideias num bloco de notas, de preferência em papel;
  • Faça um brainstorming de novas ideias pelo menos uma vez por semana;
  • Utilize um calendário de postagens para organizar os novos artigos de cada semana;
  • Sempre que tiver uma ideia para um artigo, rediga não só o título, mas também 5 ou 6 pontos importantes;
  • Aproveite os tempos mortos do seu dia-a-dia para escrever ideias ou mesmo parte dos artigos;
  • Procure escrever num ambiente isento de distracções ou potenciais distracções;
  • Evite ser demasiado perfeccionista com os seus artigos.

VOCÊ PRECISA DE MAIS TRÁFEGO ORGÂNICO

São poucos os blogs que conseguem ganhar dinheiro sem terem tráfego orgânico de qualidade. Na verdade, se o seu blog não tiver tráfego orgânico, a única forma de você receber tráfego e ganhar dinheiro com ele é investindo em publicidade. Para você conseguir mais tráfego orgânico, você vai necessitar de trabalhar melhor o SEO do seu blog, aumentando o número de backlinks internos e externos, entre outros factores que o poderão ajudar a melhorar os seus posicionamentos nos buscadores.

O primeiro objetivo de qualquer blogueiro aspirante a Problogger, é trabalhar o SEO do seu blog ao ponto dos seus artigos rankearem imediatamente nas primeiras posições dos buscadores. No entanto, isso é um trabalho que exige tempo, dedicação e muita paciência. É necessário que você inscreva o seu blog no Google Webmaster Tools, que você interligue os seus conteúdos entre si de uma forma orgânica, que você receba links de outros blogs para os seus artigos, e que você configure corretamente as opções de SEO do seu blog (se você usa o WordPress, aprenda como configurar o WordPresss SEO).

Se você pretende melhorar drasticamente o tráfego do seu blog, é necessário que tenha em consideração algumas das estratégias que melhor funcionam para captar tráfego. Eis aquelas que consideramos serem as mais funcionais:

  • Utilize as mídias sociais para promover os links dos seus artigos;
  • Escreva artigos de convidado (guest-posts) em outros blogs, e linke diretamente para alguns dos seus artigos;
  • Escreva artigos em formato de lista e/ou grandes compilações, e torne-os virais nas mídias sociais;
  • Utilize agregadores de conteúdo para gerar mais backlinks externos para o seu blog;
  • Divulgue o seu blog em diretórios de blogs e diretórios de artigos;
  • Divulgue o seu blog em fórums de discussão, comentando em outros blogs ou na assinatura dos seus emails.

VOCÊ PRECISA DE MAIS BACKLINKS

Recentemente explicámos passo-a-passo como conseguir mais tráfego no Blog, e de entre as estratégias que apontámos, os backlinks foram uma delas. Promover os seus artigos em agregadores de conteúdo, diretórios de blogs, entre outras formas, são passos inevitáveis à estratégia de qualquer blogueiro. Diariamente promovemos os nossos conteúdos em mais de 10 sites diferentes desse género, sempre com o intuito de os darmos a conhecer e recebermos mais tráfego, mas também como forma de termos um maior número de backlinks externos a apontar para esses mesmos conteúdos.

O mesmo acontece com o linkbuilding interno. Todos os nossos conteúdos estão interligados entre si, tornado o blog numa autêntica teia de linkbuilding. Isso torna o seu blog mais atrativo para os seus usuários, como também ajuda o Google a perceber mais corretamente o funcionamento e importância de determinadas matérias. O poder do linkbuilding interno é imenso e é uma estratégia que você deverá utilizar sempre que possível.

VOCÊ PRECISA DE INVESTIR (MESMO!)

Quando começámos a Escola Dinheiro, o nosso investimento inicial em termos de marketing não excedeu os 500EUR/R$1000, e deu-nos para comprar alguns artigos patrocinados e banners em blogs influentes da área na altura. Isso foi importante para conseguirmos ganhar tracção e acima de tudo começarmos a aparecer mais bem classificados nos resultados de pesquisas dos motores de busca. Hoje o nosso investimento é praticamente nulo em termos de publicidade, e muito maior em termos de estrutura, SEO, etc.

Se você pretende realmente alavancar o seu blog, é necessário investir. E investir significa comprar artigos patrocinados, banners publicitários, efectuar campanhas de email marketing, entre outras coisas. O investimento é um processo que acelera o crescimento e rendibilidade do seu blog. Aquilo que você poderia demorar 6 meses a conseguir, com investimento pode demorar apenas 2 ou 3 meses. É um atalho extremamente importante e necessário a qualquer blog que esteja começando.

Ainda hoje a grande maioria dos blogueiros não investe nos seus projetos, e isso faz com que atingir os seus objetivos demore um pouco mais do que estava previsto. Pelo caminho muitos desistem, mas sem nunca compreenderem as razões que os levaram a tomar essa atitude. Se você pretender ter retorno financeiro com o seu blog, é extremamente importante que invista na promoção do mesmo!

Investir é um processo que traz excelentes resultados a longo prazo. Ao longo do tempo temos experimentado diversas formas de investimento, e eis algumas que consideramos muito funcionais:

  • Compre artigos patrocinados em blogs credíveis e com uma grande audiência, de preferência com links follow;
  • Compre banners publicitários em formatos de 250×250 ou 300×250 em blogs com mais de 50,000 visitantes mensais;
  • Faça uma campanha publicitária no Facebook diretamente para a sua página de fãs;
  • Faça envios de email marketing em bases de dados de outros blogs, promovendo o seu blog.

VOCÊ PRECISA DE UTILIZAR AS FERRAMENTAS CERTAS

Muitos blogueiros tendem a não utilizar as ferramentas certas para fazerem o seu blog crescer, e com isso rentabilizarem-no da melhor maneira possível. Qualquer blogueiro deveria utilizar o PopUp Domination para captar novos subscritores para o seu blog, mas também construir uma lista de email marketing para promover posteriormente campanhas e produtos que lhe estejam associados. O grande problema é que a maioria dos blogueiros não investe, e isso significa que não procuram melhorar as estratégias dos seus blog, utilizando as ferramentas mais acertadas.

Se você pretende realmente distinguir-se da sua concorrência e fazer o seu blog crescer, é fundamental que você utilize as ferramentas certas, nomeadamente um layout de grande qualidade, uma logomarca, o PopUp Domination para captar novos subscritores, o PTSender para enviar campanhas de email marketing, entre outras.

VOCÊ PRECISA DIVERSIFICAR A MONETIZAÇÃO

Normalmente a grande maioria dos blogueiros utiliza o Google Adsense para ganhar dinheiro. Embora ganhar dinheiro com o Adsense seja possível e uma estratégia a ter em consideração, existem muitos outros métodos de monetização que também funcionam nomeadamente programas de afiliados como a Netaffiliation ou a Public Idées, e ainda programas de afiliados para nichos de mercado específicos. Veja alguns dos nichos de mercado que já analisámos:

Dependendo do nicho de mercado em que você se encontra, existem diferentes estratégias e abordagens à monetização dos mesmos. A criação de um Ebook e/ou produtos digitais é também uma forma de monetização a ter em consideração, bem como a venda de publicidade e artigos patrocinados. Existem muitas formas de rentabilizar um blog, e é muito importante que você diversifique.

Nota: A diversificação dos seus métodos de rentabilização está dependente obviamente de todos os factores falados anteriormente. Se o seu blog não tiver tráfego orgânico, ou uma base de leitores regulares, diversificar a rentabilização não lhe vai trazer resultados na mesma.

DÊ AO SEU BLOG 12 MESES DE VIDA!

Um blog, tal como qualquer outro negócio, necessita de um tempo de maturação e alavancagem. Dê ao seu blog 12 meses de vida, e durante esse período utilize todas as estratégias que tiverem ao seu alcance, para aumentar o seu tráfego, aumentar os seus subscritores, e conseguir fazê-lo destacar-se de toda a concorrência. Ao fim desse período, comece então a trabalhar de uma forma mais agressiva na monetização do mesmo. Não seja imprudente, muito menos fique ansioso com isso. Veja o seu blog como um negócio a médio/longo prazo, com uma elevada taxa de rendibilidade, OK?

QUAL A SUA OPINIÃO?

Você provavelmente é blogueiro e também procura todos os dias ganhar dinheiro com o seu blog. Portanto, partilhe connosco as suas experiências pessoais e profissionais. Quanto tempo demora um blog a tornar-se rentável? Participe e comente!

Até já!

Artigos
Relacionados

Comentários (130)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Rodrigo

    Mais um artigo que nos faz refletir. Muito bom, Paulo.

    20/01/2011

    Responder
    • Complementando: eu partilho e gosto muito da visão de que site/blog como
      um investimento a longo prazo. É realmente uma pena que muitos desistem por não terem um retorno rápido, como um
      emprego. Imagino que uma das causas é a facilidade ter um blog nos dias de hoje: deixam os autores mais ansiosos com o lucro,
      e acabam esquecendo do conteúdo. E é o que vemos antes do total abandono,
      pessoas que enchem seus sites de anúncio, e se distanciando cada vez mais os visitantes.

      20/01/2011 Rodrigo

      Responder
      • Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário! Penso que o problema não está somente no facto de nos dias de hoje ser fácil ter um blog, mas também porque existem já muitos casos de blogueiros que ganham muito dinheiro blogando, e isso por vezes passa uma imagem errada do que é ser blogueiro e da exigência dessa profissão.

        Muitos acabam pensando que é fácil ganhar dinheiro com blogs, e embora seja possível, exige trabalho e dedicação tal como qualquer outra profissão ;)

        Abraços

        22/01/2011 Paulo Faustino

        Responder
  • Web Marketing

    Mais um bom artigo! No meu caso, este ano de 2010 estou a conseguir postar artigos todos os dias. O tema do meu Blog abrange uma área onde posso falar/escrever de muita coisa. Está a ser um bom desafio e com meio ano de existência já começo a notar o aumento das visitas vindas do Google.

    Abraços.

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Web Marketing, obrigado pelo comentário! Creio que quisesse dizer 2011 e não 2010 :) Fico contente que esteja conseguindo postar todos os dias e que os resultados estejam a começar a aparecer. A dedicação e exigência que emprega a si mesmo, irão certamente ajudá-lo a progredir e acelerar o atingir dos seus objetivos!

      Votos de grande sucesso e continue nesse seu desafio, por sinal muito saudável e enriquecedor :)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Marina Canfield

    Concordo com tudo o que você disse!
    O meu namorado também fala isso, não adianta fazer por fazer tem que fazer pra dar certo, com qualidade, força de vontade é o principal.
    Com um mês de blog eu já estava ganhando dinheiro, por incrivel que pareça!
    Beijos

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Marina, obrigado pelo comentário! De facto o Alan está correto na sua abordagem, e os blogs são ferramentas que exigem muito trabalho e dedicação constante, mas também uma grande força de vontade e paixão por aquilo que se faz.

      Não acho que seja impossível ganhar dinheiro com um blog no primeiro mês, mas o objetivo primário deverá ser construir algo com qualidade e com um objetivo bem definido, caso contrário, seu ímpeto poderá ser somente o dinheiro, e isso afectará suas prestações enquanto blogueiro ;)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • David

    Esse foi um dos artigos que mais me chamou a atenção na Escola Dinheiro nos últimos meses. Gostei. Concordo em praticamente tudo com você Paulo.

    20/01/2011

    Responder
    • Olá David, obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado da matéria. Essa questão da rendibilidade de um blog é algo que muitos blogueiros procuram esclarecer, e espero que esta matéria possa ajudar a esclarecer algumas dessas dúvidas. Obrigado pelo seu feedback!

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Rodrigo M.

    Olá Paulo,

    Concordo com tudo que disse e sei que hoje você salvou milhares de blogs do abandono por parte de seus criadores.

    Posso somar por minha experiência (vivo de uma rede de blogs), que em alguns modelos de rentabilização é possível ganhar algum dinheiro desde o início. Esse dinheiro serve para criar a "adrenalina" necessária para alavancar o projeto. Depois, basta pisar no acelerador para explorar o negócio ao máximo. Penso em blogs como penso em motores financeiros.

    Abraço!

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário! Conseguir ganhar algum dinheiro no início de seus projetos é sempre um grande estímulo para continuar e isso ajuda a focar e a criar novos objetivos para o futuro.

      Quer compartilhar connosco sua rede de blogs?

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Ruben

    Mestre Paulo, muito bom seu artigo!
    Gostaria de saber se você tem alguns desses sites dedicados a artigos patrocinados?

    Abraços e parabéns pelo seu blog.

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Ruben, obrigado pelo comentário! Neste momento todos os blogs estão aceitando artigos patrocinados, embora alguns deles ainda não tenham página de venda de publicidade disponível ;) Basta contatar connosco para analisarmos sua proposta ;)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Anderson Chipak

    Oww, Paulo... Sem tirar o mérito dos outros artigos, mas este foi um dos melhores que eu já li na Escola Dinheiro. Hoje mesmo estava meditando sobre isso e arrumando formas para acelerar o crescimento de um blog. Acertou na pergunta de novo!

    Abraço!
    Anderson Chipak

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Anderson, obrigado pelo comentário! Fico muito contente que tenha gostado da matéria. Muito mesmo. E fico ainda mais contente por estar ajudando a dissipar algumas de suas questões :) Espero que tenha ficado esclarecido quanto a eventuais dúvidas que pudesse ter amigo :)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Henrique Haruki Arake Cavalcante

    Excelente artigo. O prazo "médio" de 12 meses é realmente interessante, meu blog cresceu muito em umano. Infelizmente não o suficiente para dar algum dinheiro, mas vamos ver como a coisa evoluirá nesse ano de 2011.

    Muito bom mesmo e bastante completo.

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Henrique, obrigado pelo comentário! Se seu bem está crescendo, isso é um excelente indicador de que você está no caminho correto. O mesmo significa que se você continuar nesse caminho, mais tarde ou mais cedo os resultados acabarão por aparecer :)

      Continue trabalhando com dedicação e empenho, que o sucesso é algo que se obtém com trabalho e algum tempo de maturação ;)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Ricardo

    Meu blog demorou um pouco mais de tempo para iniciar os retornos financeiros, isso porque eu não tinha conhecimento suficiente para ganhar algum dinheiro com ele.

    Hoje ainda estou "engatinhando" mas no rumo certo e comecei recentemente a diversificar e fazer vários testes para monetizar o mesmo.

    Confesso que a Escola Dinheiro tem uma grande participação em minhas conquistas, e sou muito grato a toda equipe daqui.

    Att
    Ricardo

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Ricardo, obrigado pelo comentário! Seu blog tem um conceito muito interessante e penso que no futuro poderá ser uma excelente fonte de conhecimentos. No entanto acho que os widgets do rodapé estão um pouco extensos ;) Se tirar dois ou três items, fica mais harmonioso ;)

      Fico muito orgulhoso de saber que a Escola Dinheiro tem contribuído para o seu conhecimento e também para alavancar o seu blog. Isso é muito motivador para nós! Obrigado por compartilhar!

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • samuel macedo

    Creio que o prazo de 12 meses é a média para que qualquer blog comece a gerar algum retorno compensativo. Ganhar dinheiro é possivel desde o 1º mês, mas ganhar dinheiro a ponto de pensar em viver da internet é ao pensado a longo prazo.

    O que ocorre é que poucos somos os que seguimos firmes depois dos 12 meses, a maioria olharam para os lados e se perderam no meio do caminho...

    Ótimo artigo, parabens e muito sucesso.

    Abraço

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Samuel, obrigado pelo comentário! De facto e como já referi num dos comentários em cima, ganhar dinheiro com um blog desde o seu primeiro dia não é difícil. Difícil é conseguir gerar uma renda significativa que lhe permita viver somente disso ;) Concordo plenamente consigo ;)

      Para mim, passados os 12 meses, a minha motivação era ainda maior do que quando comecei. Os números começam a ser mais expressivos, e isso motivou-me imenso a continuar a trabalhar cada vez mais com maior afinco e dedicação. E ainda hoje é assim ;)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Luís Salvador

    Excelente artigo!

    O meu maior projecto vai agora fazer 5 anos (2 anos e qualquer coisa em Wordpress) e ainda não consegui atingir resultados significativos.

    Mais de 1.000 visitas e 4.000 pageviews diárias (50.000 e 130.000 mensais) ainda não são suficientes para ganhar bom dinheiro com ele, infelizmente!

    O SEO também é algo que só comecei a trabalhar a partir do último mês de Setembro e pode ser uma das razões para só metade do meu tráfego vir de motores de busca.

    Tudo me leva a crer que tenho que, no futuro, investir em publicidade. Mas, por enquanto, tenho apostado na divulgação da página do Facebook que já tem quase 1.000 fãs.

    Já agora, o projecto é ptwrestling.net

    ; )

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Luís, obrigado pelo comentário! Com 50.000 visitantes e 130.000 pageviews já se consegue ganhar algum dinheiro. O problema no seu caso penso que seja o nicho de mercado exageradamente específico. Não deve ser muito fácil encontrar programas de afiliados ou formas de rentabilizar esse tráfego, excepto claro os programas de massa mascular, fitness, ginásios ou desporto em geral ;)

      Ainda assim, ter começado a apostar no SEO do blog é extremamente vantajoso. Conseguir acima de 65%/70% de tráfego orgânico é excelente, de preferência se o conseguir fazer subir mês após mês :)

      Abraços e Sucesso!

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Zé da Silva

    A frase que mais me chamou a atenção:

    - "Olhe para o seu blog como um fundo de investimento. Cada artigo é um investimento a longo prazo"

    Onde devo assinar ? ;)

    É literalmente isso: um investimento. Você vai escrevendo, criando conteúdo aos poucos, para que num futuro próximo eles comecem a dar resultado.

    Ótimo texto !

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Zé, obrigado pelo comentário! Fico contente por ter reparado nessa frase. De facto identifico-me imenso com ela. Um blog é um projeto de investimento a longo prazo, e cada artigo é conteúdo que fica em seu blog, indexando e trazendo tráfego. A longo prazo e com a quantidade de conteúdos aumentando, seu blog ganha maiores proporções e consequente gera maiores receitas. Parece simples, mas exige muito trabalho ;)

      Concordo plenamente consigo, mas é importante referir que esse investimento a longo prazo, exige trabalho e bastante dedicação. E acima de tudo, conteúdo de qualidade que traga visitantes recorrentemente :)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • João

    Boas Paulo...

    Concordo plenamente com tudo o que escreveste e acrescento ainda que a regularidade na publicação de artigos e a quantidade dos mesmos são realmente o caminho para mais tráfego orgânico e consequentemente mais dinheiro.
    Não dá para compreender, pois artigos qualitativos permitem fidelizar leitores mas a quantidade de artigos é que permite trazer os leitores.
    É necessário encontrar o equilíbrio e manter os níveis para que visitantes sejam leitores.
    Até já...

    20/01/2011

    Responder
    • Olá João, obrigado pelo comentário! De facto mais conteúdo normalmente significa mais tráfego. E nós próprios temos verificado isso ao longo da existência deste blog. Hoje com mais de 900 artigos publicados, recebemos bastante mais tráfego do que recebíamos quando tínhamos apenas 100 ou 200 artigos. É o processo natural, parece-me.

      Mas a qualidade dos artigos é igualmente muito importante para reter os leitores, e isso é também fundamental, principalmente para aqueles que se preocupam em criar uma lista de email marketing de qualidade e monetizá-la de forma eficiente :)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Dicas para Blogs

    você citou dois pontos muito importantes "Defina como meta trabalhar no seu blog durante 12 meses e só depois pensar em monetização" e investir no blog (gastar dinheiro), concordo com você essas são coisas fundamentais, mas certamente muitos blogueiros não querem gastar nem tempo nem dinheiro com blogs...

    alias o mais correto é dizer investir tempo e dinheiro, afinal sabemos que o retorno virá.

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Dicas para Blogs, obrigado pelo comentário! De facto investir tempo e dinheiro é fundamental no sucesso e prospecção de qualquer blog, e infelizmente ainda muitos blogueiros não têm isso em consideração, principalmente a parte do investimento. Dar visibilidade ao seu blog investindo nele, é essencial para acelerar seu crescimento e também dar a conhecer sua imagem e principalmente fazer com que as pessoas saibam que você existe!

      E normalmente, tanto o investimento de tempo quanto de dinheiro, traz sempre retorno, nem que seja a longo prazo ;)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Valter Sousa

    Acho que o pior inimigo de um blogueiro iniciante é não saber para onde está indo. Criar um blog sério é como abrir um negócio e exige um plano de ação bem detalhado a médio/longo prazo. Adquirir o conhecimento necessário para criar um blog profissional consome montanhas de tempo e na maioria das vezes o iniciante não sabe nem sequer o que deve aprender. Isso mesmo, o cara vai ter que primeiro aprender o que tem que aprender. Mesmo isso leva tempo, e muitas vezes a aquisição de conhecimento técnico é bastante penosa para quem não tem paciência e foco num objetivo. Realmente é ilusão pensar em ganhar dinheiro com blog sem ao menos saber como construir um blog de sucesso. Concordo com a dica do Paulo sobre cultivar o blog por alguns meses antes de esperar colher qualquer fruto.

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Valter, obrigado pelo comentário! De facto os iniciantes sofrem sempre bastante quando não sabem planejar corretamente os seus projetos, mas penso que relativamente a isso, nosso Ebook gratuito "De Desconhecido a Problogger" explica todos esses passos e está ajudando já milhares de blogueiros a conseguir resolver esses problemas, felizmente!

      Quanto ao cultivar o blog, ele de facto necessita de uma grande dose de empenho, cultivo e dedicação, para só depois começar a gerar frutos e receitas. São muito poucos aqueles que conseguem gerar grandes receitas em pouco tempo, porque normalmente os blogs exigem conhecimento e muito trabalho árduo de escrita.

      Muitos blogs do Brasil, que geram mais de 1 milhão de visitantes por mês, sentem grandes dificuldades na monetização, primeiro porque sei nicho é normalmente entretenimento e besteiras, e segundo porque seu tráfego não tem qualidade. Ter muito tráfego não significa que se consiga ganhar efetivamente muito dinheiro, mas o inverso pode acontecer ;)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Rogerio Job

    Riquíssimo artigo Paulo! Você conseguiu condensar praticamente um curso inteiro sobre blog, valioso tanto para iniciantes quanto para iniciados. Tem tantas dicas aqui que será bom ler e reler várias vezes. Obrigado mesmo!

    20/01/2011

    Responder
    • Uau! Rogério Job por aqui! Hahaha que raridade poxa... O artigo surtiu mesmo resultado ein! rsrsrs

      21/01/2011 Ivo Macedo

      Responder
    • Olá Rogerio, obrigado pelo comentário! Fico muito contente que tenha gostado da matéria. É importante fazer os novos blogueiros pensarem sobre questões tão fundamentais quanto a rendibilidade de seus projetos. Infelizmente ainda são muitos aqueles que pensam que trabalhar na internet é montar um blog, criar meia dúzia de artigos e encher os bolsos de grana.

      Fico orgulhoso e motivado com suas palavras amigo. Obrigado por compartilhá-las connosco!

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • wanderson

    Sei que talvez minha pergunta não tenha algo a ver com este artigo, mas mesmo assim vou faze-la:

    Em dias como hoje, quais são os nichos de mercado que atraem mais visitantes potênciais?

    :desde já obrigado.

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Wanderson, obrigado pelo comentário! Sua pertinente é pertinente, mas não tem uma resposta direta. São tantos os nichos de mercado com potencialidade de tráfego, que ficaria a noite inteira indicando exemplos. O ideal é usar a Google Keyword Tool para verificar quais os nichos de mercado onde você tem conhecimentos e que tenham realmente boa potencialidade em termos de tráfego ;)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • TV e Cinema

    A qualidade dos posts do Paulo estão num patamar acima dos blogs concorrentes. É o caso deste post. De facto, há que ser persistente e escrever contéudo de qualidade e pensar no SEO do seu blog, pois o bom tráfego vem mesmo dos motores de busca.

    20/01/2011

    Responder
    • Olá TV e Cinema, obrigado pelo comentário! Agradeço imenso seus elogios, os quais me motivam imenso para trabalhar com dedicação e empenho todos os dias. Obrigado mesmo por suas palavras.

      Os motores de busca têm o tráfego de maior qualidade que são basicamente os visitantes que fazem pesquisas específicas acerca de determinadas temáticas. São pessoas que estão realmente procurando "coisas" concretas e não meros curiosos ;)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Luciano Larrossa

    Paulo,

    Excelente artigo. Sei que ele surgiu de uma conversa nossa e que este comentário pode ser sempre parecer suspeito. Mas o certo é que conseguiste explicar-me de um modo muito simples e direto que é sempre ter necessário para começar a fazer um blog crescer. Algo que também conseguiste fazer neste artigo, que pelos comentários consegue-se "sentir" que foi mesmo um sucesso. Portanto caros bloggers, tenha paciência e invistam na qualidade dos vossos artigos que os resultados aparecem=)

    Abraço

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Luciano, obrigado pelo comentário! A conversa foi muito interessante e surgiu numa altura importante. A ideia que deste para escrever este artigo foi igualmente importante, não só para estabelecer alguns objetivos, mas principalmente para dar a conhecer a todos os blogueiros aquela que é a minha experiência profissional com blogs. Os blogs são ferramentas que exigem muito tempo, muita dedicação e acima de tudo muita paixão. Mas no fim de contas, os resultados aparecem e são extremamente recompensadores :) :) :)

      Obrigado pelo teu feedback e pela ideia amigo :)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Roberto Lima

    Saudações Paulo! Mais um excelente artigo. Grato.
    Pois entendo realmente tudo o que Você disse acima sobre a demora, a necessidade de investimentos, o tempo de maturação até que os frutos possam ser colhidos. Claro que adubar melhor, cortar galhos ruins e dar a conhecer, ajuda em muito a abreviar o tempo de resposta.
    Ainda não tenho esta resposta e estou na estrada desde OUT/2009. Claro que muitas das estratégias que estou agora a conhecer, muitas aqui, ainda não utilizei, algo que estou iniciando agora. A primeira coisa a fazer será trocar a url de meu blog, passarei para WP e vou refazê-lo transferindo devidamente o conteúdo. E aos poucos, ir incrementando as demais estratégias.
    O que é fundamental é que a desistência se dá naqueles que pensam na facilidade e retorno imediato. É a cultura de trabalhar por recompensa certa e permanente. O tal do salário. Se o chefe não paga, o camarada vai embora.
    Isso então. Grato novamente por este artigo.

    20/01/2011

    Responder
    • Olá Roberto, obrigado pelo comentário! De facto o que você disse é tudo verdade e partilho da mesma opinião. O problema é que um blog não é um emprego à partida. É sim uma empresa. Algo que você precisa fazer nascer, criar, crescer, amadurecer e então tornar-se em algo relevante para a sociedade. Exige dedicação tal como uma empresa, exige empenho como uma empresa, exige investimento de tempo e dinheiro tal como empresa, e se você não se esforçar por ele, ninguém o conseguirá fazer por si ;)

      Fico muito contente de saber que você está com grandes planos para o seu projeto, que vai migrar seus conteúdos e começar uma nova etapa no Wordpress. Não se esqueça de acompanhar a Escola Wordpress, que penso puder ser-lhe bastante útil no futuro :)

      Votos de grande sucesso amigo!

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Rafael Avelino

    É Paulo na minha opinião demora o tempo que você falou mesmo para ver os resultados,os 12 meses no mínimo,porém se a pessoa tem capital para investir o certo não é começar por plataformas grátis.O melhor é usar plataformas como o wordpress e outras para começar com o pé direito e diminuir bastante este tempo de maturidade do blog e começar a rentabilizar.

    Abraço!

    21/01/2011

    Responder
    • Olá Rafael, obrigado pelo comentário! O investimento é uma forma de acelerar o processo de crescimento do seu blog, e é bastante saudável e recomendável. Dependendo do investimento, é possível até conseguir reduzir o prazo de 12 meses que indicámos :) E sim, utilizar plataformas gratuitas embora seja uma opção, na nossa opinião já não faz sentido nos dias de hoje quando existe o Wordpress :)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Gabriel Lecomte

    Paulo,

    Gostei muito do artigo. Me motivou a continuar postanto (e com frequência) no meu blog. Meu único problema, é investimentos em SEO, pois tenho apenas 13 anos, então pra mim é impossível angariar fundos suficientes para manter uma campanha. Conhhece alguma solução para esse problema?

    21/01/2011

    Responder
    • Olá Gabriel, obrigado pelo comentário! Fico muito contente de saber que nosso artigo o motivou a continuar a lutar pelos seus sonhos. Quando me referi a investimento, não me referi tecnicamente a SEO, mas sim à divulgação do blog. Não tendo você capacidade de investimento, dada a sua tenra idade, o ideal mesmo é trabalhar com dedicação e tentar escrever a sua história com os recursos disponíveis e mostrando ao mundo que você tem valor. Mais tarde ou mais cedo, as coisas acabam por suceder do jeito que você deseja :)

      Votos de grande sucesso!

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
      • Obrigado pela resposta Paulo. Na verdade tenho notado que o tráfego do meu blog vem aumentando a cada dia. Antes não recebia visita nenhuma, hooje recebo 10 por dia.

        22/01/2011 Gabriel Lecomte

        Responder
  • Alexandre Leonel

    Paulo,
    É muito importante para nós que estamos no início, saber que a maioria enfrenta ou já enfrentou os mesmos problemas.

    Desistir? Acho que não conseguiria mais! Gosto muito do que estou fazendo e aprendendo. Quero muito trilhar esse caminho.

    21/01/2011

    Responder
    • Olá Alexandre, obrigado pelo comentário! Praticamente todos os blogueiros vivem e passam pelos mesmos problemas. São situações e dificuldades comuns a todos nós. Eu próprio vivi tudo isso enquanto fiz este blog crescer até onde já cresceu, mas obviamente não pretendo parar por aqui :) Há que continuar a inovar e a trabalhar com dedicação :)

      Acho que desistir nunca é uma solução. Ou sendo, é a solução mais fácil. Porque difícil é lutar, dedicar-se e empenhar-se para ter sucesso fazendo aquilo que você mais gosta. Força nisso e continue com seu empenho amigo!

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Pedro

    Gostei do post, é esclarecedor! A elevada taxa de blogueiros que desistem é em grande medida consequência de um erro muito comum. Muitos criam os seus blogs não porque gostem de escrever, ou porque pretendam partilhar algo. Iniciam os seus blogs para ganhar dinheiro e desistem porque sendo esse o único objectivo, não o atingindo rápidamente, simplesmente param.
    Concordo quando se diz que devemos escrever porque gostamos e sobre temas que nos digam algo, porque será mais fácil ganhar a batalha contra a desmotivação que por vezes se apodera de qualquer um.

    21/01/2011

    Responder
    • Olá Pedro, obrigado pelo comentário! De facto muitos blogueiros entram em nichos de mercado somente porque são rentáveis, não compreendendo como funcionam, muito menos tendo experiência na área. E embora isso até possa não ser mau de todo, porque a experiência também se ganha trabalhando, a verdade é que muitos procuram apenas o dinheiro fácil e nada mais do que isso. Mas desses também não tenho muita pena :)

      Há que trabalhar com dedicação, mas também com visão de futuro e sempre com o intuito de atingir o sucesso a longo prazo :)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Hugo Costa

    Mais uma vez um artigo 5 estrelas. De todos os artigos que li na escoladinheiro, este foi o que mais me inspirou. O meu primeiro e para já único projecto na blogosfera tem pouco mais de um mês e claro que não espero ainda, nem nos tempos mais próximos retorno financeiro. Mas o importante é que não vou desistir!

    Obrigado Paulo e a toda a equipa por continuar a inspirar e ensinar milhares de pessoas,como eu, a levarem os seus projectos a bom porto.

    21/01/2011

    Responder
    • Olá Hugo, obrigado pelo comentário! Fico contente por saber que iniciou um novo projeto tão recentemente, e desejo-lhe votos de grandes sucessos e conquistas para o futuro. Entretanto, foque-se na construção de um projeto de qualidade, sustentado em matérias de grande nível, que você saberá qual a altura certa para começar a exigir dele alguns frutos ;)

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Programas Afiliados

    "...inscreva o seu blog no Google Webmaster Tools, que você interligue os seus conteúdos entre si de uma forma orgânica..."

    Mestre Paulo, uso o LinkWithin. O que você acha dessa interligação, é válida?

    Marcelo

    21/01/2011

    Responder
  • Daniel Lemes

    Excelente, bastante didático. Veio em boa hora para diminuir minha preocupação, pois meu blog, até agora (apesar de ter dois meses em atividade e já receber algum tráfego orgânico) não rendeu nada. Já estava pensando se não seria erro no AdSense.
    Vou esquecer isto por enquanto e me concentrar nos posts. Obrigado!

    21/01/2011

    Responder
    • Olá Daniel, obrigado pelo comentário! Com apenas dois meses de vida, não é possível você fazer uma análise desse género. Poderá cometer um erro grave de análise e com isso prejudicar-se a si e ao seu blog. O principal objetivo nos primórdios de um blog, é trabalhar com dedicação para levá-lo até um nível superior, onde ele facilmente se destaque da restante concorrência. Depois disso, é monetizá-lo da melhor forma possível e usando os programas e técnicas que melhor se adaptam ao seu tipo de conteúdos.

      Abraços e Força nisso!

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Gabriel Lecomte

    Recorri para a viralidade para aumentar o tráfego do meu blog. Fiz um Top 5 como você recomendou Paulo. O que acha do artigo? http://www.tictechsite.tk/2011/01/top-5-os-melhores-gadgets-do-ano-que.html

    21/01/2011

    Responder
    • Olá Gabriel, obrigado pelo comentário novamente! As listas de artigos são uma forma interessante de criar viralidade, mas exigem uma série de estratégias bem pensadas. O número 5 não é apelativo, para começar. É sempre recomendável usar números do tipo 10, 15, 20, 100, 150. E dependendo do número, depende também a exigência do trabalho. Para conseguir um viral, é necessário um pouco mais de empenho e investigação amigo :) Mas é bom você ir fazendo testes, claro :) Só assim você pode perceber como sua comunidade funciona e reage a seus conteúdos.

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Larissa de Paula

    Eu conhecço pessoas que começaram um blog e logo depois de um mês já desistiram, conhecia pessoas que fizeram um blog só para ver como é e aprender.
    Mas a verdade é que até para se aprender com blogs e internet é preciso dar 12 meses de vida para ele, não tem como aprender nada em tão pouco tempo, e só se aprende com um blog se realmente quizer fazer dele o melhor, é bem dificil, mas em 4 meses aprendi muita coisa como SEO por exemplo, eu nem sabia o que era SEO, tenho o blog a 4 meses e ainda não coloquei ele para ganhar dinheiro, não me sinto preparada para isso, até porque nem o meu blog está não é mesmo?

    21/01/2011

    Responder
    • Olá Larissa, obrigado pelo comentário! Dar tempo ao tempo é normalmente uma tarefa que a grande maioria das pessoas não consegue cumprir. Mas você está correctíssima na sua abordagem. Seu blog ainda é muito jovem e necessita de mais conteúdos e de ganhar uma maior maturidade. Com tempo e dedicação, acredito que você conseguirá atingir suas metas e objetivos :)

      Abraços e força nisso!

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
      • Paulo Faustino, eu é que agradeço pela sua resposta ao meu comentário.
        Terei força nisso e obrigada por "acreditar" que com tempo e dedicação atingirei meus objetivos.

        Abraço!

        24/01/2011 Larissa de Paula

        Responder
  • Reginaldo Paiva

    Paulo parabens pela postagem!

    Mais um excelente artigo,vindo de você então tão experiente nesta área!

    Poderia dar uma opinião sobre meu Blog?Tenho há três meses,ele é dedicado a dicas e noticias sobre Smartphones..

    Obrigado e sucesso!

    22/01/2011

    Responder
    • Olá Reginaldo, obrigado pelo comentário! Agradeço seus elogios. Quanto a seu blog, gosto bastante do cabeçalho, mas penso que você precisa urgentemente de dar uma arrumada nessas barras laterais :) Estão muito confusas ;) Simplicidade normalmente funciona melhor e ajuda os visitantes a não se perderem.

      Abraços

      22/01/2011 Paulo Faustino

      Responder
      • Obrigado pelas dicas Paulo,acredito que agora está melhor!

        Abraço!

        31/01/2011 Reginaldo Paiva

        Responder
  • Kid Bentinho

    Olhar cada postagem como um investimento, excelente conselho. Muito obrigado.

    22/01/2011

    Responder
  • Nome

    Paulo meu blog tem 2 meses,eu acho que eu nao tenho o wordpress,como eu faço para colocar,me ajuda!!!
    abraços!!!

    22/01/2011

    Responder
  • Daniela Lins

    Paulo meu blog tem 2 meses,eu acho que eu nao tenho o wordpress,como eu faço para colocar,me ajuda!!!
    abraços!!!

    22/01/2011

    Responder
  • Tiago Facco

    Esse foi um dos melhores posts que já li aqui na Escola Dinheiro, e também um dos que mais tem a ver com o meu objetivo. No momento estou trabalho focado em um projeto e-commerce que aos poucos está tornando minha empresa referência na região de Campinas, com isso pretendo escrever um blog relatando as experiências do dia-a-dia e as dicas desse artigo são fundamentais para ambos os projetos.

    Obrigado e Abraços

    22/01/2011

    Responder
  • Catarino

    Paulo
    Eu acompanho o seu trabalho desde o início e seus artigos são sempre ótimos, este ficou muito bom, pois não traz nenhuma dica impossível de ser feita e o que diz é verdade.
    Parabéns.

    22/01/2011

    Responder
  • Sueli

    Nossa, muito boa a sua explicação, você nem imagina como me ajudou, vou seguir suas dicas e esperar que meu blog ainda venha a dar certo.
    Bjins

    22/01/2011

    Responder
  • Lucas - Otimizar Blog

    Pois e Paulo , infelizmente a maioria dos blogueiros desiste por não conseguir ganhar dinheiro nos primeiros meses. Meu blog está prestes a completar 1 mês e eu só penso em ganhar algo " de verdade" no minimo depois de outubro.

    22/01/2011

    Responder
  • Renato Alves

    De fato, 12 meses é o mínimo que um site ou blog deve ficar no ar para temos uma noção se é realmente rentável ou não.

    O meu blog de inglês está no ar a 2 meses. Não estou ganhado dinheiro com ele ainda, estou mais preoculpado com o aumento de visitantes. E acredito que daqui a um ano poderei ter um rendimento melhor com ele.

    Muito obrigado pelas dicas Paulo. Até mais!

    Renato Alves

    22/01/2011

    Responder
  • Henrique

    Ja estava quase desistindo do meu blog, mas achei interessante a ideia dos 12 meses realmente nenhum site faz sucesso do dia para a noite.

    22/01/2011

    Responder
  • Adriano

    Cara, muito bom seu artigo, ele me abriu a mente mesmo. Eu estava pensando em desistir do meu blog o http://palhetadacerta.blogspot.com
    mas vi que compensa continuar pois já gastei bastante tempo nele e não vale a pena jogar esse tempo todo fora, e depois de ler o seu artigo estou muito mais motivado para escrever no blog, valeu mesmo cara!!

    23/01/2011

    Responder
  • Era uma vez

    Demora mesmo! Mas tem que ter paciência, muita paciencia!

    23/01/2011

    Responder
  • Jairo

    E o pior é ter um trabalhão para escrever artigos, e depois ver um Blogger "furreca" copiando e colando lá sem dar os devidos créditos e sem citar a fonte. :@
    Perdi horas criando um tutorial de como instalar o windows 7, sei que já existe muitos assim na net, mas eu quis fazer um da minha maneira, e dois dias depois vi o meu artigo copiado com imagens e palavra por palavra, sem ao menos estar o meu blog indicado lá.
    Entrei em contato com o Clonador e ele disse que havia recebido por email de um amigo e etc.. Resumindo: Ainda continua lá sem citar a fonte... Coisas assim desanimam, muitos blogs usando a tecnologia do "CTRL+C CTRL+V"..
    Assim fica difícil competir.

    Excelente artigo, um dia chegarei lá. :)

    23/01/2011

    Responder
  • July

    Oláaa Paulo! Adoro ler os artigos do seu blog e achei este muito útil também! Parabéns.

    Gostaria de saber mais sobre SEO, sempre leio sobre isso, mas não faço a mínima idéia de como configurar. Onde posso aprender mais sobre isso?

    Até mais!

    23/01/2011

    Responder
  • Marcos Souza

    Ola Paulo parabens pelo artigo, acredito que ganhar dinheiro não seja o principal objetivo a priore, levar informção e ajuda tambem nos recompensa, tenho alguns blogs, dentre eles o que mais se destaca é o sobre mercado imobiliario.

    O que me da bastante combustivel para manter a jornada, é receber ligações de familias, me consultando se devem ou não comprar seu imovel, se a empresa que o vende e credivel, etc...

    As vezes ate esqueco do "ganhar dinheiro" e me apego no dever como cidadao cumprido. E por consequencia de ajudar acabo ganhando algum dinheiro ainda.

    No entanto encarar o blogs com investimento a longo prazo é a melhor sacada.

    Abs

    23/01/2011

    Responder
  • Marcelo Pereira

    Paulo,

    O que seria ganhar dinheiro com um blog para você? 10 Euros? 100? 1000?

    O meu primeiro blog começou a ganhar dinheiro logo no segundo mês de vida e tinha apenas 25 posts, mas nada de relevante pois os rendimentos vinham do Adsense.

    Teria uma pergunta. Se eu resolvesse investir 1000 Euros para alavancar um blog com 400 visitas diárias, na tua opinião onde deveria investir primeiro?

    Abç.

    23/01/2011

    Responder
  • SociOnline

    Isso depende de vários fatores, é tudo muito subjetivo.

    24/01/2011

    Responder
  • Dar Presente

    Acredito que 12 meses dependendo do nicho ainda é pouco tempo para se ter uma boa monetização. Mas com esforço é possivel conseguir algo razoavel para que não o interesse não diminua.

    24/01/2011

    Responder
  • André Delgado

    Um dos melhores artigos até hoje publicados, muitos parabens!

    24/01/2011

    Responder
  • Telma

    Acredito que a paciência continua sendo um dos principais pontos a serem considerados. Meu blog está completando sete meses e eu já passei por várias crises, com vontade de abandoná-lo. Porém tenho superado até aqui. Afinal não se abandona um filho com sete meses de vida... Quando comecei estabeleci uma meta de 24 meses de espera.
    Abraços
    Telma

    25/01/2011

    Responder
  • Carlos

    Acho que este post, é sem dúvida um dos melhores que já li sobre o planejamento e estrutura de blogs e sites.
    Realmente como bem dizem muitos o tempo que demora um blog para começar a ser monetizado é muito relativo, diferentes estratégias, conhecimentos maiores de mercado, capital disponível para divulgação, entre outros fatores influenciam o tempo que um blog comecará a render.
    Obrigado!

    25/01/2011

    Responder
  • Odair

    Estas dicas foram muito valiosa para mim.
    pois tenho alguns blogs e trabalho muito em cima
    tentando conseguir visitas faço postagens diariamente

    Hoje consigo viver dos meus blogs
    e o conselho que eu dou é que não se deve desistir
    quando eu comecei a 2 anos atraz todos os que me conhecia dizia você é doido fica na frente do computador perdendo seu tempo

    eu pensava no futuro e com 1 ano como nosso amigo disse 12 meses depois eu já sai do emprego e estou vivendo e muito bem só com meus blogs.

    mais eu faço como se fosse um robby a grana que ganho faz parte do meu trabalho porque se eu estivesse no começo pensando em ganhar dinheiro tinha desistido pois no começo é muito ruim
    mais depois tudo da certo só confiar em Deus e trabalhar muito.

    obrigado pelas dicas Paulo.

    27/01/2011

    Responder
  • Leonardo Martins

    Paulo, parabéns pelo site que para mim e milhares de pessoas e uma referência.

    Como é um assunto muito relevante, deixei sua opinião no em um artigo em meu site.

    Felicidades!

    28/01/2011

    Responder
  • Livros Gratis

    Sem esforço e dedicação ninguém chega a lugar nenhum. O maior problema dos iniciantes é que eles pensam que vão ganhar rios de dinheiro logo de início e quando veem que não é assim, logo desistem de seus projetos.

    Bom artigo para alertar os que pensam que se pode ganhar dinheiro na Internet sem planejamento, esforço e paciência.

    28/01/2011

    Responder
  • Reginaldo

    Acho que o mais importante é conseguir muitas visitas para site ou blog e só depois pensar em dinheiro!

    30/01/2011

    Responder
  • Programas de afiliados

    O que não tinha feito até agora, pretendo fazer em 2011, que é investir em meu blog.

    Espero que juntamente com essas dicas o blog alavanque definitivamente.

    02/02/2011

    Responder
  • Lucas

    Paulo, tenho uma dúvida com relação ao adsense: tenho alguns blogs que gostaria de monetizar, mas sou menor de idade (16 anos). Os blogs tem bons conteúdos, planejei tudo antes de iniciar o projeto dos mesmos. Já li que menor de idade não pode ter inscrição no adsense.
    Mas algum responsável meu pode ter uma conta no adsense em que os anuncios sejam publicados em meu site?
    Nenhum dos meus blogs tem domínio próprio, isso pesa muito na hora da conta do adsense ser aceita pelo Google?
    Eu sendo menor de idade posso registrar um domínio?

    02/02/2011

    Responder
  • Gabriel

    Paulo, estou pensando em realizar mudanças drásticas no meu blog, o Profeta Diário. Depois que li seu e-book 'De Desconhecido à Problogger' percebi que teria muito mais sucesso e reconhecimento se tivesse feito tudo antes, e não lançando no mesmo dia, com design amador, sem domínio e falta de organização e planejamento. Agora, que recebi uma proposta de monetização do blog, me arrependo de não ter feito uma real preparação para lançamento. Hoje, 6 meses depois, conseguimos números satisfatórios de visitas e pageviews, com isso gostaria que me esclaressece: qual a diferença entre visitas e pageviews.
    Desde já agradeço,
    Gabriel

    03/02/2011

    Responder
  • Fernando

    Excelente artigo!

    03/02/2011

    Responder
  • @felipe_redecdm

    Parabéns Paulo!
    Grande parte das coisas que ponho em prática nos meus projetos e planejamentos, são retiradas das dicas do escoladinheiro.com

    04/02/2011

    Responder
  • Marcelo Pereira

    Não tenho dúvidas que 12 meses é o tempo ideal para começar a ganhar algum dinheiro decente com um blog.

    Embora eu tenha começado a ganhar antes disso, acho que a regra são mesmo os 12 meses, mas sempre com conteúdo de qualidade, pois caso contrário nem numa vida toda.

    05/02/2011

    Responder
  • Fábio Henrique

    Boa Tarde a todos

    Este artigo me ajudou muito meu site completa 12 meses este mês...Realmente é um investimento de longo prazo... Ainda não tive muito retorno...Em um ano apenas $85,00 do Adsense... amsi tá bom já vai dar para pagar a hospedagem do ano.. o importante e informar as pessoas.

    Abraços

    Fábio

    06/02/2011

    Responder
  • Celso de Sá

    Tem várias estratégias que é bem razoável, email marketing é fantástico - é mt importante ficar em contado com o seu público. Estou planejando como farei isso e tenho já feito testes com o Worldcast - um emailsender modesto, porém interessante.

    Fiquei viciado em verificar as métricas no G. Analytics que ajuda a ver que partes do site se desenvolvem melhor. A idéia é ter bem em mente o que seu público quer, ter estratégia se desenvolver e estar pronto para se adaptar caso a tendência do seu público não é mesma que você tinha planejado para o seu blog a princípio.

    é para pensar!

    13/02/2011

    Responder
  • Marcelito

    Quando você fala em dar 12 meses de vida ao blog, você diz não usar publicidade e só depois utilizar?

    Ou usar mas sem se preocupar tanto?

    03/03/2011

    Responder
  • Andreia

    Olá Paulo. Encontrei este blog há pouco tempo e decididamente tem sido extremamente util e relevante pra mim que sou iniciada nisto dos blogues. Gostaria de saber se existem ferramentas úteis para o blogger uma vez que pelo que tenho lido até agora as ferramentas são quase sempre para o wordpress.
    Obrigado e continue o excelente trabalho e dedicação.

    17/03/2011

    Responder
  • hugo

    Estou na primeira semana de blogueiro e já deu pra perceber como é dinâmica essa vida. Dias com trafego alto e intenso outros quase estagnados, mas , depois deste POST, vou tentar dar vida longa ao meu blog http://facaso.blogspot.com/ Espero não desanimar.
    Obrigado

    18/03/2011

    Responder
  • Santo Papo

    Estou todo os dias acompanhando o blog Escola Dinheiro, e estou achando incrível todas as dicas.
    Até então não vi nenhum blog com o mesmo nicho que o meu aqui nos comentários (apesar de não tem olhado todos).
    Como designer e desenvolvedor web, sempre desenvolvi soluções para outras pessoas e dessa vez resolvi fazer algo para mim e de alta qualidade.
    A idéia do meu Blog surgiu em uma mesa de Bar no último sábado (5 dias atras)e recebi até então 404 visitas, sendo dessas 50% acesso diretos, e 50% através de facebook e busca orgânica. Estou otimista com os resultados. Por enquanto deixei meu blog livre de publicidade para deixar o visual mais clean e conseguir a fidelidade dos leitores.
    Espero muito em breve estar ganhando algum dinheiro com ele. Obrigado por todas as dicas mestre Paulo.
    Blog: www.santopapo.com.br
    Twitter: @santopapo
    Perfil Facebook: www.facebook.com/santopapo
    Fanpage facebook: www.facebook.com/blogsantopapo

    31/03/2011

    Responder
  • gadarf

    Dica muito boas, o problema é que nem sempre da pra seguir todas a risca, eu mesmo tenho o blog como forma de lazer o que complica seguir algumas dicas.

    Mas tento sempre hibrinizar entre o que gosto de fazer e o que tem de ser feito, afinal blogar pra ninguém ver e não receber nenhum centavo pode ser desanimador.

    03/04/2011

    Responder
  • Junior Alves

    Um artigo bem motivador, pois muitos blogueiros pensam em desistir, ate mesmo aqueles que fazem sucesso hoje em dia pensaram alguma vez em largar sua carreira de blogger, mais os poucos que persistiram usufruem de seus bons frutos.

    A lei é universal, não ha sucesso sem crescimento profissional, sem investimento em si próprio e no seu projeto. Isso vale para qualquer area profissional.

    E um ponto forte que enfatizo é que para ter sucesso como ProBlogger TEM QUE GOSTAR! TER PAIXÃO PELO O QUE FAZ!

    Muito sucesso a todos
    Cordialmente,
    Junior Alves

    Site: http://www.negociofacilweb.com
    Blog: http://www.uplive.net.br

    15/04/2011

    Responder
  • Game Master

    Boas noites, em primeiro lugar quero dar os parabéns não só pelo site como pelo artigo.
    Hoje em dia fazer com que um blog resulte não é uma tarefa fácil mas seguindo alguns dos passos aqui apresentados é possível.
    Cumps JP.

    Game Master

    02/05/2011

    Responder
  • Jean Paulo Sassi de Miranda

    Boa Noite Paulo, reforço os milhares de Parabéns que você recebe neste site.

    Eu tenho 18 anos.

    Atualmente possuo 2 sites.

    Um sobre o curso de Nivel Superior "Sistemas de Informação" -> www.sistemasdeinfo.com

    E outro referente a um jogo online chamado Lineage 2 ->
    lineage2.topgs.com.br

    Este ultimo recebe diáriamente um total de:
    * 651 Visits
    * 1643 Pageviews

    Ele esta com 2 meses online. E se trata de um Rank de Servidores para se jogar. O rank é definido via link unico de voto que cada servidor registrado recebe.

    Ou seja, ele cadastra seu Servidor, e recebe um link. Este link é inserido em seu site para seus usuários ajudarem votando.



    Sobre os lucros do Adsense, estou quase atingindo os 3 digitos(mensal).


    A minha dica que eu deixo é referente a minha própria experiência.

    Logo quando você cria seu site/ consequentemente gerando um grande número de acessos nestes dias.

    Porém, apois o fim dessa divulgação, o número de visitantes diminui muito, lhe dando uma sensação estranha, de que seu site/blog não esta agradando ao público.

    E junto com isso você também percebe o quanto é dificil gerar visitantes.

    Então reintero oque você disse referente a ter paciência com o seu blog, e não desistir perante as dificuldades.


    Voltando na parte de lucros. Minha maior dificuldade é achar publicidade referente ao meu conteúdo.

    Meu público não tem o interesse de comprar nada por exemplo.

    Agora se aparecer alguma propaganda de algum jogo, o click seria bem fácil.


    Abraço amigo, Sucesso!

    02/05/2011

    Responder
  • Martim Grundmann

    Olá Paulo

    Amei seu post, estou começando há menos de 30 dias.
    Está um pouco complicado, tenho alguns ajustes para fazer no meu blog e gostaria muito de ter sucesso nesta área.
    Infelizmente, não tenho muito como investir no meu blog, mas valeu as dicas!!
    Assim que puder estarei procurando investir em artigos patrocinados, banner plubicitários....

    Obrigada por existirem.

    Um forte abraço
    Martim Grundmann

    http://www.martimgrund.com

    05/05/2011

    Responder
  • David Eme

    Olá, Paulo,
    Acompanho você desde 2009. Tenho lido e relido muitos de seus posts sobre o assunto em pauta, ao longo desses 02 anos.
    Meu Blog não tem tido sucesso - referindo-me a tráfego -, pois acredito que seja por falta de conhecimentos básicos em relação à sua construção e linguagens básicas tais como: "conteúdo, tráfego orgânico, CTR das suas pesquisas orgânicas, CPA, trabalhar melhor o SEO do seu blog, aumentando o número de backlinks internos e externos, entre outros factores que o poderão ajudar a melhorar os seus posicionamentos nos buscadores". Muitos desses termos não sei o que significam exatamente.
    No Google Analytics: "90,00% Taxa de rejeições". E o ganho no AdSense é ínfimo, reduz-se a míseros cents em meses. O que posso deduzir disso?
    Creio que por isso eu esteja encontrando dificuldades para monetizar (esse eu sei) o meu Blog: pouco tráfego e, mesmo o título e conteúdo, pode estar inadequado.
    Na verdade, criei o Blogo em função do meu livro homônimo: Contra a Vontade de Deus. Creio que não de muito certo.
    Tenho procurado exaustivamente entender, porém, não tenho conseguido, pois quando estou me dedicando a um post, este me leva a outro que me leva a outro e assim, infinitamente. Então, sinto que acabo me perdendo, pois as horas vão se passando e o cansaço vence. Depois, é preciso recomeçar tudo de novo e de novo.
    Você, como mestre que é, talvez possa me ajudar de alguma forma, além do imenso e rico material do Escola Dinheiro.
    Talvez você possa pensar que eu seja um asno. Não é o caso de fazer algum curso nessa área? Apesar que tenho o Escola Dinheiro como o maior e melhor curso. Talvez o que me falta seja saber como usar as ferramentas apresentadas. Aí, sim, talvez eu seja realmente um asno.
    Talvez você possa fazer uma visita em meu Blog e detectar o erro.
    Ah, é seguro investir em PopUp Domination, OptimizePress e PTSender no meu Blog da maneira em que ele se encontra?

    Grande Abraço.

    David Eme

    05/06/2011

    Responder
  • Cleber Paes

    Muito bom seu artigo Paulo, e realmente é necessário investir, porque para ganhar primeiramente tem que se gastar um pouco.

    25/06/2011

    Responder
  • Felix

    Eu fico impressionado com a exímia qualidade dos seus artigos. Estou iniciando um blog http://blogredigir.com, e os primeiros passos são realmente difíceis,escrever artigos principalmente.
    O tempo destinado para o conteúdo é fundamental para o crescimento, e essa é minha maior dificuldade,pois estou em fase de conclusão do ensino médio,entrando em época de vestibulares e concursos públicos...

    Abração.

    02/07/2011

    Responder
  • TentaNão

    ótimo post!
    Criei o meu blog a 3 meses e confesso que a sensação de ver um post atingir 20.000 acessos é maravilhoso, O negócio agora é tentar ganhar dinheiro com isso, ainda estou na plataforma blogger que aos poucos esta me deixando com a sensação de "falta alguma coisa". Pretendo registrar o domínio e profissionalizar o blog e seu conteúdo, mas tudo com muita calma.
    Fazer o que dá prazer é muito bom.

    Obrigado pelas dicas e palavras de incentivo em seus post´s

    12/07/2011

    Responder
  • Jadson Barbosa

    Olá Paulo,

    Que artigo espetacular é esse, muitos iniciantes deverão absorver as dicas dadas por você neste post.

    No meu blog não demorou muito para rentabilizar, com meses de vida, já comecei a faturar uma grana com ele, mas isso foi resultado de muito trabalho em SEO e otimização, tecnicas fundamentais de indexação do blog. Não digo que o blog é minha a única fonte de renda, mas o dinheiro que ganho por meio dele, já é gratificante e a cada dia mais e mais aumento.

    A recomendação que faço aos que estão iniciando é estude a blogosfera, entenda como ela se comunica e fale a mesma linguagem que os usuários dela, aperfeiçoe seu nicho.

    Abraço.

    02/08/2011

    Responder
  • Andre Sassaki

    Paulo

    Muito obrigado pelas dicas, realmente é muito bom ver pessoas que realmente estão se dando bem na internet,ver que realmente é possível.

    E o mais importante de tudo passar sua sabedoria , gostei bastante de seu artigo, e me fez repensar alguns conceitos, abraços.

    05/08/2011

    Responder
  • Empreendedor Criativo

    Acho que a quantidade de comentários são suficientes para dizer que o tema é interessante.
    Eu estou começando alguns projetos, mais o meu foco inicial é construir um blog util e com bons artigos, para depois sim monetiza-lo.

    07/08/2011

    Responder
  • QZica

    Muito bom artigo mesmo, parabéns.

    Meu blog ainda está começando (nos últimos 4 meses reativei ele pra valer) e estou pensando em investir no marketing pra ele, como citado no artigo.

    Abraço.

    09/08/2011

    Responder
  • marcelo

    parabens Paulo, excelente e incentivador artigo.
    acredito que se escreves sobre um assunto de seu conhecimento e queres compartilhar esse conhecimento(o objeto do site é esse) o sucesso logo virá. claro que há as tecnicas para ajudar no sucesso.
    o meu site só tem 2 meses mas nao vou desisitir.
    Visite:
    www.clubedopairico.com

    03/09/2011

    Responder
  • Coriscando

    Fala Paulo, gostei do artigo, venho aqui informar a seus leitores que tenho um blog sobre vários assuntos o www.coriscando.com, que recebe uma média de 190.000 mil acessos todo mês e mais de 285.000 mil visualizações e só tem 8 meses e já passou de mais de 2.2 milhões de visitas, mais ainda não recebi meu cheque do Adsense, mais da Boo-box, já tenho meu primeiro pagamento.

    Quem quiser anunciar cobro só R$ 50,00 por mês

    02/11/2011

    Responder
  • valdemir batista

    Obrigado por esse post, depois que li esse post vou acabar com o meu site de noticias local e abrir um site sobre tecnologia que é uma coisa que eu adoro.

    Mais uma vez obrigado.

    21/11/2011

    Responder
  • ProcureAqui

    Por isso é muito importante amar o que faz, é a única maneira de permanecer no foco, realmente um blog só obterá ganhos a longo prazo depois de muito trabalho e dedicação.

    03/01/2012

    Responder
  • Francisco Marques

    Paulo, estou começando e não sei absolutamente nada desse mercado mas tenho muito vontade de aprender, tenho lido vários de seus artigos e os considero uma base de conhecimento muito boa para quem quer trilhar esse caminho, considero meu negócio como um investimento de médio e longo prazo. Para mim o mais difícil é controlar a ansiedade pelo resultado, que como todo brasileiro imediatista queremos que aconteça logo.
    Estou indo com muita cautela porque é fácil fazer investimento errado pensando em retorno rápido, pelo que aprendi lendo vários artigos, ir com muita sede ao pote neste como em qualquer outro negócio e prejudicial.

    06/01/2012

    Responder
  • Helio de Matos

    Ótimo artigo Paulo! Realmente, não podemos fazer tudo pensando apenas nos $$ que ganharemos com isso. Precisamos sim escrever muito conteúdo de qualidade, para que quando tivermos um bom tempo de vida com nossos blogs e um bom número de conteúdo e de tráfego, possamos pensar em monetização!

    Parabéns pelo excelente artigo! Abraços a todos e sucesso pra vocês! :)

    14/05/2012

    Responder
  • Antonio Jorge Santos

    Paulo, Exelente post, estou começando agora a ser blogueiro, sou muito de desistir, mas confesso que as vezes desanima.
    Tenho aproximadamente quatro meses de blogueiro e estou começando a visualizar as possibilidades dessa atividade intrigante!
    Esse post foi realmente muito útil em questões de organização pessoal e motivacinal também!


    Parabens!

    21/05/2012

    Responder
  • Marcelo

    Paulo , muito boa essa postagem ... Lendo os comentários, me animou ainda mais a continuar a blogar .Estava pensando em desistir . Esse post caiu como uma luva.. Parabéns e obrigado.

    02/07/2012

    Responder
  • George

    Boas dicas, ja estou utilizando so programs de afiliados...Não deixe de acessar meu blog, tudo sobre 3D ,Games e tecnologia em geral.

    www.geomichelon.blogspot.com

    10/08/2012

    Responder
  • Fabio Bandera

    Muito bom este artigo, comecei meu blog a pouco tempo, e as dificuldades já começam a aparecer, mas o importante é continuar e seguir as suas dicas.

    www.faturnadonaweb.com.br

    17/03/2013

    Responder
  • Gabriel Santos

    Muito incrível o conteúdo deste artigo, comecei meu blog a pouco tempo e vou colocar em práticas as dicas aqui mostradas.

    29/06/2013

    Responder
  • Elen V

    Faz 2 meses que abri meu segundo blog agora de forma mais profissional, mas meu trafego por dia não passa de 150 visualizações, queria saber se isso é normal no inicio do blog ou é sinal de fracasso?

    19/09/2013

    Responder
  • Elaine

    Paulo, perfeito esse seu conteúdo, simplesmente é assim mesmo que acontece, qdo estamos no começo de tudo as vezes da mesmo um desanimo total, mas se é isso que escolhemos fazer pq gostamos, achamos forças para continuar, é um investimento a longo prazo e por isso temos que ser persistentes e termos paciência! Obrigada por compartilhar com os seus leitores a sua experiência, espero um dia ser gente grande como você!!! Meu Blog é novo, mas vou chegar lá com fé em Deus!!!

    06/11/2013

    Responder
  • Paulo Santos (Renda Na Internet)

    Um excelente artigo !Esclarecedor, depois de um artigo elaborado destes, não há como ter dúvidas, meu blog, só se tornou rentável a partir da hora que ele passou a ter 130/140 artigos indexados, a chance de seu produto ou serviço ser encontrado nas buscas como o Google, aumenta muitos, os números passam a ficar totalmente favoráveis, um dos segredos é não desistir, e continuar trabalhando sempre, os resultados virão! Abraços e sucessos a todos, fiquem com Deus!

    14/02/2014

    Responder
  • Nelson Alves

    muito bom. Vou aplicar suas idéias no meu blog:
    nelsoarcoiris.blogspot.com.br

    muito obrigado.

    08/03/2014

    Responder
  • Cristhian Miguel

    Ótimo artigo!

    25/07/2014

    Responder
  • Adir Mota JR

    Meu blog não tem um ano ainda e já consegui ganhar dinheiro com ele inclusive tenho anunciantes diretos, mas quando comecei não tive o privelégio de ler um artigo assim muito menos de saber como funcionava um blog foi tudo meio nas escuras e depois com a ajuda dos proprios leitores que pediam as coisas diferente e o que ficava melhor mais ainda é bem amador mais estou tendo resultados melhores do que esperava.Exelente artigo.

    03/09/2014

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.