Conversion Hero

Os PopUps não são intrusivos…funcionam!

O título deste artigo “Os PopUps não são intrusivos…funcionam!” foi o título de um dos slides da nossa palestra “Como Viver de Blogs” que fizemos no passado fim-de-semana na Conferência Ser Freelancer. O tema PopUps é normalmente um tema bastante complicado de abordar, isto porque existem obviamente opiniões para tudo e nem todos os blogueiros e webmasters são a favor da utilização dos referidos PopUps.

No rescaldo da nossa palestra, o usuário Xico, respondeu com o seguinte comentário: “Justificar algo pelo simples facto de funcionar será algo perigoso, ainda para mais vindo de alguém que se toma por professor. Se eu montar uma banca na rua a vender caricas provavelmente não conseguirei vender nenhuma, no entanto seguindo o princípio do autor, se eu ameaçar as pessoas que passam com uma pistola para me comprarem caricas, tudo bem, porque … funciona!”. Obviamente que ninguém deste lado se toma por professor, porque o nosso conceito educacional é um conceito que visa a troca de conhecimentos entre os autores e os leitores, e segundo, a comparação não é possível, do nosso ponto de vista, porque ninguém é obrigado a subscrever o blog através do PopUp, ao contrário do exemplo dado pelo colega.

Posto isto, achámos que seria interessante falarmos um pouco sobre a abordagem a ter com um PopUp, porque na realidade eles não são intrusivos, funcionam! Mas só funcionam se existir uma estratégia de marketing e promoção correta em torno do mesmo, caso contrário, poderá ser um autêntico “calcanhar de Aquiles” em blogs bem estabelecidos e com um forte crescimento.

OFEREÇA ALGO EM TROCA DA SUBSCRIÇÃO

Por mais óbvio que possa parecer, um leitor sente-se muito menos tentado a reclamar de um PopUp se este por ventura lhe oferecer alguma coisa em troca dessa subscrição. É um processo natural: você dá algo de qualidade ao leitor e o leitor em troca subscreve essa newsletter. Esta é chamada da situação win-win, em que ambas as partes ganham alguma coisa.

Muitos blogueiros utilizam estratégias de captura de contatos erradas e/ou na sua grande maioria das vezes numa situação win simples, em que os próprios querem capturar os endereços de contato dos seus leitores e visitantes, mas não oferecem nada em troca. Embora em alguns casos funcione, a verdade é que se você pretende construir uma audiência funcional e interessada no seu produto, seja ele um blog, um site, ou outro, você tem obrigatoriamente de oferecer algo em troca.

No nosso caso concreto, aquilo que oferecemos é um Ebook de qualidade, com mais de 90 páginas que têm como objetivo ajudar qualquer blogueiro a planejar corretamente o seu caminho desde um desconhecido a um problogger. Este Ebook Grátis sobre Como Criar um Blog, tem atualmente mais de 11,000 downloads, os quais provam a sua competência e qualidade, gerando mais interesse e procura junto da nossa audiência. No entanto, se este nosso PopUp não estivesse oferecendo algo em troca da subscrição, o mais provável era que os nossos índices de crescimento estivessem bastante abaixo do que acontece. Este incrível PopUp que utilizamos chama-se PopUp Domination.

PERMITA QUE O POPUP SEJA ENCERRADO

Existem alguns tipos de usuários que adotam estratégias de marketing um pouco mais agressivas, não permitindo que os seus leitores encerrem o PopUp a não ser claro, que o subscrevam. Há inclusive vários tipos de PopUps que ao invés de usarem um botão em formato de cruz para encerrar o PopUp, colocam apenas uma linha de texto que diz “Não, não pretendo aderir a essa oferta”, sendo que o usuário se não clicar nesse texto, o PopUp não encerra.

Neste exemplo da Groupon Portugal, podemos ver um link de texto que diz “Já estás registado?” no qual o usuário terá de clicar na fechar o PopUp de subscrição, caso contrário, ou terá de subscrever o site, ou encerrá-lo, pois não existe mais forma nenhuma de ir diretamente para a homepage do site.

Pois bem, tanto num caso como no outro, esse tipo de estratégia é exageradamente agressiva. Não existe necessidade de forçar o usuário a subscrever a newsletter, até porque o objetivo da angariação de subscrição passa por angariar usuários interessados em seguir as postagens e conteúdos do seu blog. Forçando-os a fazer isso, você está automaticamente a reduzir o nível de qualidade e interesse do seu banco de dados. Procure utilizar uma ferramenta como o PopUp Domination, para que os seus usuários possam confortavelmente encerrar o PopUp e apenas aderir a ele quando acharem que vale realmente a pena. Não force essa subscrição, até porque você não tem necessidade disso.

UTILIZE O POPUP DOMINATION

Já experimentámos várias soluções de PopUp ao longo dos últimos 3 anos, e a única que realmente funcionou para nós foi o PopUp Domination. A taxa de crescimento de novos subscritores disparou abruptamente e ainda hoje o nosso crescimento continua bastante acelerado, com uma média diária em torno de 100/150 novos subscritores por dia (entre ativos e não ativos).

Por um preço simbólico de apenas $47 dólares, você pode adquirir o PopUp Domination, o qual inclui dezenas de cores e formatos disponíveis para você utilizar em seu blog. Já explicámos também, num artigo com vídeo-aula sobre o PopUp Domination, como configurá-lo para o máximo desempenho sem seu blog.

Deixe-me dizer-lhe uma coisa: Não vale a pena você ir correndo procurar uma solução de PopUp gratuita só para não ter de investir $47 dólares no PopUp Domination. Isto porque, nenhuma outra solução do mercado produz os resultados impressionantes que esta produz. O PopUp Domination tem o sucesso que tem, simplesmente porque funciona e produz resultados incríveis em termos de taxas de conversão de tráfego em subscritores do blog. Não acredita? Então leia essas matérias:

NÃO USE UM POPUP SE NÃO TEM NADA PARA DAR EM TROCA

Outro erro que normalmente é cometido pelos blogueiros, é utilizarem por exemplo o PopUp Domination, mas não oferecerem nada em troca. Conforme referimos anteriormente, é muito importante que você coloque a balança com o mesmo peso em ambos os pratos, ou seja, você oferece algo aos seus leitores, e os seus leitores em troca subscrevem a sua newsletter. Se você não oferecer nada, porque razão os seus leitores haverão de subscrever o seu PopUp?

Os PopUps funcionam tanto melhor, quanto melhor for a oferta que você tem para os seus usuários. Se por ventura ainda não tem nada para lhes oferecer, evite colocar um PopUp em seu site. Aprenda primeiro como escrever um Ebook em 4 semanas e depois estratégias de marketing para promover o seu Ebook. Se pretende fazer algo como fizemos com o nosso Ebook Grátis, considere ler este artigo: Como lançámos um Ebook que foi descarregado 2200 vezes em 48 horas.

PROGRAME CORRETAMENTE O SEU POPUP

Muitos blogueiros que utilizam soluções pouco profissionais para apresentarem os seus PopUps aos seus usuários e leitores, normalmente não têm acesso a opções de configuração e/ou as opções que têm são extremamente curtas. No entanto, o PopUp Domination oferece uma grande quantidade de opções de configuração, que lhe permitem especificar o intervalo de dias para a amostragem do PopUp, qual a acção que o usuário deve desenvolver para que o PopUp apareça, entre muitas outras disponíveis.

Uma correta configuração do PopUp Domination permite-lhe tornar o seu PopUp menos intrusivo e aborrecido para quem visita o seu site ou blog, e ao mesmo tempo manter os níveis de conversão elevados. Se por ventura estiver tentado a utilizar outras opções de PopUp disponíveis no mercado, nomeadamente opções gratuitas, tenha em consideração que nenhuma delas oferece o nível de otimização e estilização que o PopUp Domination oferece. E isso, traduz-se nos resultados.

NÃO USE OUTROS TIPOS DE POPUPS

Na nossa última palestra, fomos confrontados com um usuário que havia testado um PopUp em seu site e o mesmo não tinha surtido o efeito desejado, alegando portanto que os PopUps não funcionam. Isso não é verdade! Os resultados da utilização de um PopUp estão dependentes da estratégia e inteligência da campanha em si. Além disso, experimentar PopUps além do PopUp Domination normalmente significa que os resultados ficarão bastante abaixo do esperado, porque nenhum outro sistema de PopUp converte tão bem quanto este (e nós já testámos imensos).

Além disso, se pretende que o seu PopUp converta o máximo de usuários possível em subscritores do seu blog, você deverá aliciá-los e oferecer-lhes algo em troca dessa subscrição. Não recomendamos o PopUp Domination simplesmente porque sim e/ou porque queremos ganhar comissões sobre a recomendação dele. Recomendamos o PopUp Domination porque ele realmente funciona e é uma solução MUITO melhor do que as demais presentes no mercado.

OIÇA OS SEUS LEITORES E VISITANTES

Outro aspecto importante, mesmo para quem decide utilizar o PopUp Domination é ouvir os leitores e visitantes. Se você utiliza um sistema de PopUps e está constantemente a receber tweets ou emails dos seus usuários indicando que o seu PopUp é aborrecido e/ou intrusivo, então você terá forçosamente de adaptar a sua estratégia de captação de contatos. Se por ventura usar o PopUp Domination, poderá simplesmente alargar o número de dia em que o PopUp é apresentado ao mesmo usuário, tornando a sua navegação menos intrusiva, o que invariavelmente se traduz em menos reclamações.

ANALISE CORRETAMENTE AS MÉTRICAS

Dependendo do sistema de captura que você utiliza para seus subscritores, seja o Feedburner, o PTSenderAweberMailchimp ou outro, você deverá analisar sempre os resultados que o seu PopUp está produzindo. Obviamente que nem todos os PopUps funcionam, e nem todas as estratégias são as mais corretas. Foi precisamente com tentativa e erro que chegámos à conclusão de que a nossa estratégia com o PopUp Domination era simplesmente arrasadora!

Atualmente estamos crescendo cerca de 100/150 novos subscritores por dia, sendo que antes de começarmos a usar o PopUp Domination nosso crescimento não ia muito além de 50/60 por dia. Nosso gráfico do Feedburner representa bastante bem o crescimento que tivemos, mas acima de tudo a audiência que está lendo nossos emails, clicando em nossos links e visitando o nosso blog.

Outro aspecto interessante e importante para nós e analisarmos o desempenho de nossos subscritores também em nosso Google Analytics e compreendermos quais as matérias que trazem mais gente dos emails para o blog, quais os artigos que geram mais cliques e uma série de outras métricas importantes. Isso ajuda-nos a compreender também se a estratégia que estamos usando com o PopUp Domination está correta e trazendo subscritores de qualidade, interessados naquilo que temos para oferecer.

OS NOSSOS RESULTADOS COM O POPUP DOMINATION

Conforme mostrámos em nossa palestra, o nosso crescimento ao nível de subscritores tem sido simplesmente galopante e a um ritmo exageradamente alto. Mas esse ritmo deve-se precisamente ao facto de estarmos oferecendo um Ebook Grátis em troca da subscrição usando o PopUp Domination.

 

Conforme podemos analisar nos gráficos, a 12 de Novembro do ano passado, nós tínhamos cerca de 7,282 subscritores. Para conseguirmos chegar a essa meta, nós precisámos de cerca de 32 meses! No entanto de Novembro até hoje, precisámos de apenas 4 meses para duplicar esse valor e chegar aos 14,321 subscritores! Este crescimento não aconteceu por acaso, mas sim porque usámos o PopUp Domination e todas as estratégias de que falámos em cima.

Com estes resultados apenas podemos referir que efetivamente os PopUps não são intrusivos, funcionam! Se você tiver bons conteúdos, conteúdos de qualidade e que ajudem seus usuários e leitores a realizarem as tarefas e a atingirem os objetivos e metas que desejam, seu PopUp não será um problema, muito menos um entrave ao crescimento de seu blog!

E se pretende usar um PopUp, invista $47 dólares na compra do PopUp Domination, porque ele é de facto uma ferramenta indispensável a qualquer blogueiro que se preze!

E VOCÊ, USA POPUPS EM SEU SITE?

Deixe os seus comentários acerca da matéria e da nossa opinião sobre os PopUps. A nossa experiência diz-nos que funcionam, mas obviamente que existem experiências completamente contrárias. Participe e comente!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.