Conversion Hero

Guia de Iniciação para Ganhar Dinheiro na Internet

O artigo de hoje é um pequeno guia para os milhares de novos usuários que nos visitam todos os dias, procurando uma resposta para a pergunta: “O que significa Ganhar Dinheiro na Internet?“. Este artigo compila algumas das ferramentas mais importantes para quem pretende começar a ganhar dinheiro na internet e não sabe por onde começar. Para muitos, ganhar dinheiro na internet é hoje uma profissão com futuro. Nos Estados Unidos são já milhares as pessoas que vivem ao seu ritmo, sem patrão e a trabalhar a partir de casa, gerindo e produzindo conteúdos em sites e blogs, optimizando portais de anúncios e classificados, ou simplesmente modelos de negócio virados para o comércio electrónico.

Em Portugal e no Brasil este tipo de empreendedores ainda são uma minoria, mas certamente uma minoria que a cada dia que passa estimula uma outra tanta a experimentar este que é um modelo de negócio virado para o futuro e acima de tudo para o liberalismo profissional. Com a actual crise económica e social que asola grande parte dos países desenvolvidos, trabalhar a partir da Internet é uma oportunidade para milhares de desempregados, mas também para os jovens empreendedores que procuram soluções para os seus futuros e/ou simplesmente uma renda extra para poderem adquirir um qualquer produto que de outra forma lhes seria inacessível.

De acordo com o estudo “State of the Blogosphere” do site Technorati.com, um agregador de blogs internacional, são criados diariamente cerca de 750,000 blogs. No entanto, uma das características comuns a esses 750,000 blogs é que mais de 65% deles não chegam a ultrapassar os 90 dias de vida. No entanto, existe uma pequena minoria, que além de passar os 90 dias, consegue realmente ganhar dinheiro na internet e criar modelos de negócio virados para o futuro e para o empreendedorismo. O facto de serem poucos os que conseguem realmente ganhar dinheiro na internet e viver bastante acima da média (existem portugueses a ganhar mais de 35,000EUR/mês), é algo que está relacionado com a exigência da profissão. Trabalhar exclusivamente na internet, por conta própria, exige elevada disciplinada, método e muita resistência. Criar um blog de sucesso é difícil, exige muitos meses de dedicação, e a grande maioria dos curiosos desiste antes de atingir os objectivos a que se propõem.

Aprender as estratégias para ganhar dinheiro na internet é algo que também não é fácil. Em Portugal são poucos os sites dedicados à temática, sendo que alguns deles são actualizados muito raramente pelos seus autores. Ainda assim, existem algumas excepções como por exemplo a Escola Dinheiro. A Escola Dinheiro é actualmente o maior blog português sobre o tema “Ganhar Dinheiro na Internet”, sendo que além de ser o maior em Portugal, é o maior no Brasil também. Diariamente providenciamos conteúdo com dicas, estratégias e métodos para criar negócios rentáveis na internet, sendo que o grande foco do blog passa pela criação de sites e blogs. Em Portugal vale também a pena a visitar os blogs Webmaster.pt e o blog Máquina do Dinheiro, sendo que ambos têm um foco relacionado com temáticas paralelas ao ganhar dinheiro na internet, mas que ainda assim abordam o tema de tempos a tempos.

No Brasil existem vários blogs relacionados com a criação de sites e blogs de sucesso, os quais também abordam questões relacionadas com o ganhar dinheiro na internet, nomeadamente o Criar Sites, o Ferramentas Blog, o Gerenciando Blog, o Dicas Blogger, o Dicas para Blogs, o Programa-de-Afiliados, o Blogarte, entre outros. Poderá ainda ler o nosso artigo com os 10 melhores blogs sobre ganhar dinheiro na internet.

COMO É QUE SE GANHA DINHEIRO NA INTERNET?

Para ganhar dinheiro na internet existem actualmente múltiplos métodos e estratégias disponíveis, desde a criação de sites e blogs, portais de anúncios e classificados, vídeos, e muitos outros. No entanto o esquema de rentabilização na internet divide-se em dois grandes grupos: os métodos de rentabilização directa e indirecta.

RENTABILIZAÇÃO DIRETA

Os métodos de rentabilização directa são aqueles que estão directamente associados ao seu trabalho, ou seja, supondo que você tem um blog, se você escrever todos os dias, os seus rendimentos tornar-se-ão dependentes da sua escrita, o que significa que quanto mais escrever, mais ganha. Estes métodos de rentabilização directa são os mais comummente encontrados na internet, pois são aqueles que dependem única e exclusivamente do trabalho que você desenvolver com os seus projectos, independentemente de quais forem, e em que áreas se encontram. Vejamos:

  • Compra e Venda de Projectos – Muitos empreendedores na internet utilizam o chamado método de Flipping que consiste na compra e venda de projectos, ou seja, o empreendedor desenvolve um projecto, torna-o rentável, e depois comercializa-o por um valor que ronda os 6 a 10 vezes o rendimento mensal que ele produz. Considere ler os seguintes artigos:- Como vender um site ou blog e realmente ganhar dinheiro?
  • Doações – Existem alguns projectos que utilizam as doações como forma de rentabilização. Embora seja um método interessante para alguns tipos de projectos, é de longe um dos menos rentáveis dos métodos de rentabilização directa.
  • Merchandising – O Merchandising é um método de rentabilização directo extremamente atractivo mas que depende exclusivamente de uma comunidade, ou seja, se o empreendedor não desenvolver um projecto que sustente uma comunidade de utilizadores fãs desse mesmo projecto, a viabilidade de comercialização de merchandising é reduzida drasticamente. Outro factor contra é o facto de o Merchandising exigir um investimento relativamente avultado.
  • Venda de Subscrições – A venda de subscrições tem vindo a tornar-se um dos métodos mais atractivos na rentabilização de projectos na internet. O método consiste em cobrar uma quantia fixa mensal ao utilizador para que ele possa aceder aos conteúdos criados pelo site. Normalmente as subscrições são apenas aplicadas aquilo a que os empreendedores chamam de conteúdos premium, ou seja, conteúdos mais detalhados e que exigem uma subscrição mensal. Recentemente o jornal The Wall Street Journal integrou um método de subscrição no seu site, onde o utilizador terá de pagar €1,50 por semana para ter acesso a todos os conteúdos publicados. Caso não o faça, terá direito a ler apenas 20 notícias por mês.
  • Venda de Produtos – A venda de produtos é um dos métodos de rentabilização mais antigos da internet, sendo que nos dias de hoje poderá consistir na comercialização de livros digitais (Ebooks), cursos online, consultoria online, e outro tipo de produtos que estejam associados a um determinado site/blog. A Escola Dinheiro, por exemplo, tem à venda um Livro Digital de Exercícios para Blogueiros o qual ensina o utilizador a criar e a melhorar o seu blog com vista ao sucesso na Internet. Já o Ferramentas Blog tem um Livro Digital intitulado Blogar – O processo de criação de um blog que tem como objectivo ajudar toda e qualquer pessoa a criar o seu primeiro blog da melhor forma possível.

RENTABILIZAÇÃO INDIRETA

Os métodos de rentabilização indirecta são aqueles que não dependem exclusivamente do tipo ou quantidade de trabalho desenvolvido pelo empreendedor, ou seja, são métodos de rentabilização que têm como critério a credibilidade, confiança, autoridade e por vezes um pouco de sorte e reconhecimento. Vejamos:

  • Consultoria – A consultoria online é um método de rentabilização que exige que o autor/empreendor tenha provas dadas no mercado e/ou tenha o reconhecimento exigido para conseguir comercializar os seus serviços com sucesso. Aqueles que conseguem entrar no mercado de consultoria online, normalmente, conseguem rendimentos excepcionais ensinando outras pessoas a atingir determinados objectivos e metas.
  • Publicação de Livros – Existem já alguns casos de blogueiros portugueses e brasileiros que conseguiram negócios para a publicação de livros impressos e distribuídos nas maiores livrarias de Portugal. O blogueiro Miguel Patrício do blog Poupa e Ganha é um exemplo disso mesmo. Dependendo do tipo de trabalho que você desenvolve e da credibilidade que consegue junto do seu público alvo, a probabilidade de conseguir um negocio para a publicação de um livro é relativamente grande.
  • Palestras – Alguns blogueiros/empreendedores conseguem também entrar no mercado das palestras e seminários, estabelecendo-se como verdadeiros profissionais nas suas áreas. A Escola Dinheiro é um exemplo disso, tendo já participado de várias acções em Portugal.
  • Venda de Textos – Outro método interessante de rentabilização indirecta poderá passar pela comercialização de textos, ou seja, vender conteúdo para revistas, magazines, sites, blogs, ou mesmo jornais. Dependendo da área de negócio, é perfeitamente possível conseguir contactos de empresas ou particulares interessados na criação de conteúdo exclusivo, o qual normalmente é pago à palavra.
  • Parcerias – As parcerias de negócio são também algo muito comum na internet. Existem imensos blogs que já firmaram grandes parcerias com grupos empresariais, estações de televisão ou magazines, produzindo conteúdos específicos para esse tipo de meios.

PROGRAMAS DE RENTABILIZAÇÃO

São muitos os programas de rentabilização disponíveis no mercado, sendo que a grande maioria deles varia consoante o nicho e área em que se insere, ou seja, um programa de rentabilização de uma livraria online, tem como foco o nicho de mercado dos livros, enquanto que um programa de rentabilização de toques e wallpapers para telemóveis tem como nicho de mercado os utilizadores de conteúdos Mobile.

Ainda assim, existe imensa oferta ao nível de programas de rentabilização em Portugal e no Brasil, os quais têm-se vindo a expandir a uma velocidade relativamente elevada com o intuito de explorarem a massificação da internet no país. Escolhemos aqueles que são os mais populares nesta área, sendo que poderá visualizar muitos outros no endereço a partir da nossa página de Ganhar Dinheiro. Vejamos:

  • Google Adsense
    O Google Adsense é um dos programas de rentabilização mais populares em todo o mundo, utilizado por milhões de blogueiros e empreendedores, o qual exige apenas a utilização de um site ou blog com conteúdo de texto ou imagem. Os anúncios apresentados podem variar entre texto e imagens, e a rentabilização é feita por clique, ou seja, sempre um visitante clicar num determinado anúncio, o blogueiro recebe um valor que pode variar entre os €0,05 e os €5,00.
  • Netaffiliation
    A Netaffiliation é a maior plataforma de afiliados em Portugal, oferecendo mais de uma centena de campanhas diferentes para a rentabilização de sites e blogs na internet. Basicamente a empresa reúne uma série de campanhas terceirizadas de grandes empresas como a Fnac, Vodafone, Optimus, Betclic e muitas outras em áreas como os Seguros Automóveis, Toques de Telemóvel, Cursos de Formação, Emprego, Apostas Online, entre outros.
  • Netfilia
    A Netfilia é uma empresa de origem espanhola com mais de 14 anos de experiência no mercado de afiliados. A empresa oferece dezenas de campanhas para Portugal e Brasil, à imagem da sua concorrente Netaffiliation. É possível encontrar campanhas nas mais diversas áreas de negócio com payouts de valores bastante atrativos.
  • Public Idées
    A Public Idées é uma empresa de origem Francesa que opera de forma muito semelhante à congénere Netaffiliation. A Public Idées é também ela uma plataforma de afiliados que oferece programas de rentabilização em áreas como as Viagens, Turismo, Sites de Encontros, entre outras.
  • Zanox
    A Zanox é uma empresa alemã com mais de 10 anos de experiência no mercado de programas de afiliados e rentabilização de sites e blogs na internet. A empresa opera de uma forma semelhante às congéneres Netaffiliation e Public Idées, oferecendo diversos programas de rentabilização em áreas como os Descontos e Ofertas, Viagens, Turismo, Toques de Telemóvel, Negócios de Marketing Online, entre outras.
  • Hotwords
    A Hotwords é uma empresa de publicidade em texto, ou seja, os anúncios são apresentados aleatoriamente em palavras-chave presentes num determinado texto da sua página, os quais contêm anúncios de empresas. Para que o utilizador possa ver o anúncio, ele terá de passar o rato por cima dessas palavras-chave sublinhadas. Quando o utilizador clica na publicidade, o blogueiro recebe um valor variável por clique. Este método de rentabilização é ideal para quem produz conteúdos de texto regularmente.

Existem muitos outros métodos de rentabilização, como por exemplo o programa de afiliados da Amazon para venda de produtos electrónicos e não electrónicos, programas para sites/blogs de conteúdo adulto, entre muitos outros. A escolha de cada programa depende do tipo de negócio em que o empreendedor se encontra.

COMO CRIAR UM PROJETO RENTÁVEL NA INTERNET?

A criação de projectos rentáveis na internet é um processo que exige alguma aprendizagem. Embora todos os sites e blogs que referenciámos anteriormente sejam uma excelente forma de começar a aprender a ganhar dinheiro na internet, existe ainda algumas referências bibliográficas interessantes para quem pretende aprender a criar e rentabilizar um projecto na internet. Estas são algumas que recomendamos:

  • Exercícios para Blogueiros
    Este livro digital tem um custo de €14,90 e oferece praticamente 200 páginas de conteúdos práticos para a criação e desenvolvimento de um blog de sucesso na internet. Para quem já sabe como criar um blog e começar a produzir conteúdo, esta obra é perfeita para o desenvolvimento das suas competências técnicas na área. Caso ainda não saiba como criar um site ou um blog, o ideal é não adquiri-lo em primeira instância.
  • Blogar – O Processo de Criação de um Blog
    Este livro digital tem um custo de R$14,90 (sensivelmente €6,50) e oferece 188 páginas de conteúdos práticos e tutoriais passo-a-passo para a criação do seu primeiro blog. Este livro digital é um excelente complemento ao primeiro exemplo que demos, e é uma obra obrigatória a todos aqueles que pretendem criar um site ou blog na internet com o intuito de ganhar dinheiro.
  • Como Criar um Blog
    Esta obra é um livro digital gratuito, com cerca de 100 páginas que explica todos os processos de criação de um blog de sucesso, desde o seu planeamento, ao nicho de mercado a escolher, passando pela rentabilização. Para quem procura uma forma de aprender um pouco mais sobre como criar um site ou blog de sucesso na internet, este livro digital é uma referencia na área, tendo sido descarregado até ao momento mais de 13,000 vezes.
  • 40 dias para salvar o seu Blog
    Este livro digital gratuito oferece-lhe 60 páginas de conteúdos práticos para desenvolvedor tarefas no seu site ou blog que maximizem o potencial emergente do mesmo. O objectivo desta obra é ajudar blogueiros e empreendedores a maximizarem o potencial do seu trabalho através de tarefas de simples execucação.
  • Como ganhar dinheiro com o Google Adsense
    Este livro digital gratuito oferece 6 estratégias testadas e aprovadas pelo autor do blog para uma rentabilização mais eficiente com o programa Google Adsense. Para quem pretende ganhar dinheiro na internet, o Google Adsense é a forma mais prática e eficiente de começar a receber dinheiro.
  • MagnetBlogs
    O Curso MagnetBlogs foi criado pelos autores Paulo Faustino e Sílvio Fortunato para ajudar todo e qualquer utilizador que deseja criar um blog mas não faz a mínima ideia de como fazê-lo. O curso disponibiliza dezenas de vídeos que lhe explicam passo-a-passo como criar um blog do zero, como estruturar o blog, como criar conteúdos, como conseguir tráfego e ainda como rentabilizar esse mesmo blog. Este curso é pioneiro em Portugal e uma referencia na área para quem procura uma forma de começar a criar projectos rentáveis na internet.

CONCLUSÃO

Existem imensas formas de criar projectos na internet com vista à criação de uma renda extra. No entanto, todo o processo exige algum investimento, quer seja de tempo, quer seja de dinheiro, para que possa aprender todos os passos essenciais a essa mesma criação. Era-nos impossível detalhar todos esses pormenores aqui, mas as obras e referências que deixámos ao longo do artigo, irão certamente ajudá-lo a começar e a experienciar em primeira mão os meandros deste mundo que já intitula alguns dos seus utilizadores como os “novos ricos”.

Se tiver dúvidas, questões ou precisar de algum tipo de auxílio, deixe o seu comentário ao artigo!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.