Conversion Hero

Como criar sites de nicho rentáveis – Escolher as palavras-chave (Parte II)

Depois de termos iniciado a nossa série sobre Como criar sites de nicho rentáveis com o artigo Como criar sites de nicho rentáveis – Escolher um nicho, vamos hoje dar continuidade à nossa série com um novo artigo sobre Como Escolher as palavras-chave. Nunca fomos muito a favor dos sites de nichos que têm como objetivo ganhar $1 dólar por dia em Adsense e com isso replicar a estratégia 100 vezes para conseguir ganhar $100 dólares por dia com todos os sites. Isto porque a longo prazo este tipo de estratégia não tem grande valor e o mais provável é que os rendimentos que se consigam fiquem muito abaixo do que é possível ganhar com programas de afiliados.

Já aqui falámos sobre como escolher e encontrar os melhores programas de afiliados e também do nosso método para ganhar dinheiro com programas de afiliados. Se nunca experimentou programas de afiliados, então o melhor mesmo é começar é passar pela nossa página de ganhar dinheiro e analisar corretamente os vários programas de afiliados disponíveis por lá. Existem programas para quase todos os nichos de mercado. Ainda antes de iniciar esta série, não se esqueça de ler o nosso artigo com 10 nichos de mercado para ganhar dinheiro com blogs.

ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE

Com o crescimento que a internet tem todos os dias, e com milhões de blogs já online e prontos a competir diretamente consigo, você terá forçosamente de se descansar da sua concorrência. E para o fazer, você terá de saber concretamente qual o nicho de mercado onde você pretende atuar, e também qual o assunto que o seu site trata. E isso, você só consegue fazer usando palavras-chave.

As palavras-chave são basicamente termos específicos de procura que os usuários da internet normalmente colocam nos buscadores para encontrarem os assuntos que estão procurando. Se você vai no Google procurar por uma nova câmara fotográfica para poder fazer fotografias semi-profissionais, e por ventura pesquisa por “camera digital Nikon”, então as palavras-chave dessa busca serão “camera digital Nikon”.

As palavras-chave são um dos aspectos mais importantes do seu site de nicho, uma vez que os motores de busca trabalham com grande foco nos termos pesquisados e no tipo de ênfase que os sites e blogs dão a determinadas palavras. Muitos buscadores têm em consideração também quantas vezes essa palavra-chave aparece em seu blog e/ou quais as localizações dessa palavra em seu blog (títulos, sub-títulos, descrições, etc).

No seu Google Webmaster Tools inclusive, você tem uma seção somente para as palavras-chave mais fortes do seu blog, o que significa que a Google dá uma grande importância a esse fator no que diz respeito à otimização para motores de busca.

As palavras-chave são extremamente importantes no planejamento do seu site de nicho. Quando você decide criar um novo site, você deverá basear-se nos dados métricos e estatísticos das palavras-chave – e não no quanto você acha que se vai sair lindamente. Aquilo que funciona é muito diferente daquilo que você acha que funciona.

COMO ENCONTRAR PALAVRAS-CHAVE

Quando falamos de pesquisa e investigação sobre palavras-chave, você tem duas opções – você pode fazer tudo gratuitamente à mão, ou você pode investir numa ferramenta de análise de palavras-chave que lhe acelera o processo de investigação.

Vamos começar pela opção gratuita. Para expandir os seus nichos de mercado que você listou no primeiro artigo em uma lista de palavras-chave com potencial, iremos usar uma ferramenta gratuita da Google – o Google Adwords Keyword Tool. Vá no site e coloque palavras-chave na caixa de topo no site onde diz “Localizar palavras-chave”. No exemplo que colocamos em baixo, escolhemos o nicho de mercado “Gatos” e a Google colocou à disposição uma lista de palavras-chave relevantes com esse tópico:

A Google retorna também uma série de outros dados estatísticos interessantes, nomeadamente o volume de pesquisas globais mensais e o volume de pesquisas locais mensais, o nível de competitividade para cada termo, entre outras opções. A partir daqui, você pode exportar a sua lista de palavras-chave para analisar mais cuidadosamente.

Agora, o método pago. Quando se tenta fazer um brainstorming de listas de palavras-chave, algumas ferramentas disponíveis na internet são excelentes para o ajudar a avaliar concretamente o potencial das suas palavras-chave. Existem duas ferramentas que gostamos particularmente: a SEOmoz e a SEMRush. Embora o preço de ambas não seja propriamente baixo, a verdade é que tanto a SEOmoz como a SEMRush oferecem grandes ferramentas e soluções para avaliar palavra-chave, competição de palavras-chave, entre muitas outras coisas.

Ambos os sites oferecem análise estatística da palavras-chave e concorrência que lhe permitem criar campanhas de tracking de palavras-chave, escolher palavras-chave pela dificuldade (ou falta dela) no mercado, analisar qual o foco que os concorrentes têm para garantirem suas posições no Google, entre outras vantagens. Considere ler os seguintes artigos:

AVALIAR AS SUAS PALAVRAS-CHAVE

Agora que você tem as suas listas de palavras-chave compiladas, como sabemos qual o nicho de mercado com maiores probabilidades de sucesso baseado nas palavras-chave que descobrimos? Basicamente você terá de olhar para 3 aspectos muito importantes:

  1. Competição – Quantos outros sites existem nesse mesmo nicho de mercado? Quanto mais competição existir, mais difícil se torna conseguir colocar o seu site nos primeiros resultados de pesquisa do Google, onde você conseguirá a maior fatia do seu tráfego orgânico.
  2. Volume de Pesquisas – Quantas pesquisas têm as palavras-chave que você colocou na sua listagem? Quanto mais pesquisas maior a probabilidade de você conseguir ganhar dinheiro com o seu projeto.
  3. Intenção Comercial – As palavras-chave que você seleccionou indicam uma boa potencialidade de compra? Compare as palavras-chave “informação sobre apostas esportivas” e “comprar camera Nikon D100”. Obviamente, o visitante que vem da segunda palavra-chave tem maiores probabilidades de comprar o seu produto. Esse é o tipo de usuários que você pretende para o seu site de nicho.

Mais uma vez, existem ferramentas gratuitas e pagas para avaliar o potencial das suas palavras-chave em determinadas características. No entanto, os métodos gratuitos normalmente exigem bastante mais tempo e dedicação.

Encontrar volume de pesquisas é bastante fácil, uma vez que o Google Adwords Keyword Tool de que falámos anteriormente dá-nos essa informação diretamente e sem grandes complicações. O que recomendamos nesta fase é que você coloque todas as suas palavras-chave numa listagem de Excel e depois acrescente o volume de tráfego de cada uma delas numa coluna em separado. Dessa forma você poderá mais tarde filtrar somente aquelas que têm maiores volumes.

De seguida vamos olhar para os resultados de competitividade. Embora a Google keyword tool nos dê uma ideia da competição que existe para uma determinada palavra-chave, nós queremos saber concretamente qual o número de sites e potenciais concorrentes que teremos pela frente.

Para encontrar esta informação, vá no Google e pesquisa por cada uma das suas palavras-chave usando parentesis rectos (por exemplo – [gatos]). Este truque permite-lhe visualizar o número de resultados para essa pesquisa, assegurando que apenas estamos vendo sites que estão a competir diretamente para essa palavra-chave. Quando você corre cada uma das suas palavras-chave no Google desta forma, você poderá ver em baixo da barra de pesquisa o número de resultados existentes para essa palavra-chave.

Embora este método seja interessante, já imaginou o que você teria de fazer se tivesse mais de 100 palavras-chave para comparar? Você teria de analisar todas as palavras-chave no Google Adwords Keyword Tool e depois pesquisar por todas elas para analisar o número de resultados exactos que existem. Essa é a grande razão porque muitos blogueiros e webmasters preferem as ferramentas pagas.

Uma das soluções que já apresentamos, a SEMRush, permite-lhe fazer todo este trabalho em poucos minutos, exportar todos os dados para ficheiros de Excel automaticamente, e além de analisar a concorrência por palavra-chave, você pode ainda analisar o CPC (custo por clique) de cada palavra e o volume de pesquisas que essa palavra-chave tem no buscador.

Para o caso dos gatos e numa pesquisa no Google.com.br, podemos perceber rapidamente que embora exista bastante volume de pesquisas e um grande volume de concorrência, o CPC para as palavras-chave é extremamente baixo o que provavelmente não irá ajudar na monetização do projeto.

ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE A USAR

Agora que você tem praticamente todas as informações necessárias para determinar qual o nicho de mercado onde pretende entrar para ter sucesso, falta-lhe apenas decidir quais as palavras-chave a usar no projeto para garantir o máximo retorno possível de tráfego orgânico e potenciais clientes.

Quando você for rastrear as suas palavras-chave, é importante que consiga entre 5 a 10 palavras-chave que lhe garantam entre 25,000-50,000 pesquisas mensais combinadas para o termo exacto que você está procurando.  Componha os dados que você trabalhou no seu ficheiro de Excel e tente analisar concretamente quais as palavras-chave que lhe dão o maior retorno em termos de tráfego, CPC e baixa concorrência. Essas são as palavras-chave que você quer usar para marketizar o seu novo site de nicho.

Se você usar a SEMRush por exemplo, você pode analisar vários tipos de palavras-chave em volta do seu nicho de mercado preferido, ler o tipo de volume, CPC, concorrência e resultados exactos existentes, e com isso trabalhar mais facilmente os seus resultados para perceber quais as palavras-chave que lhe trazem maior potencial de retorno a longo prazo. Olhar para as tendências é também uma excelente forma de perceber se a palavra-chave está descendo em termos de procura ou subindo, por exemplo.

E VOCÊ, COMO ESCOLHE SEUS AS SUAS PALAVRAS-CHAVE?

Que estratégias você utiliza para escolher as palavras-chave mais rentáveis para os seus projetos? Utiliza alguma das ideias que apresentámos ao longo do artigo? Deixe o seu comentário!

Até Já!

 

Artigos
Relacionados

Comentários (38) Interações no Twitter (18)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Jose Luiz "São Paulo

    Atualmente uso o Micro Niche Finder e o Marketing Samurai .
    As vezes uso a ferramenta do google mesmo que é otima.

    20/06/2011

    Responder
  • Claudia Frioes

    Olá Paulo, parabens pelo excelente artigo. Poderia me tirar uma dúvida? sobre sua frase "Para o caso dos gatos e numa pesquisa no Google.com.br, podemos perceber rapidamente que embora exista bastante volume de pesquisas e um grande volume de concorrência, o CPC para as palavras-chave é extremamente baixo o que provavelmente não irá ajudar na monetização do projeto."

    Qual seria o valor aceitável para o CPC ?

    20/06/2011

    Responder
  • Fernando

    Olá Paulo, foi um ótimo artigo!!! Mas fiquei na dúvida. O outro artigo "10 nichos para ganhar dinheiro com blog". Trabalhar com um Blog com assunto Marketing renda 3,54 reais UM clique? Simplesmente íncrivel!

    20/06/2011

    Responder
  • Anderson Luiz Chipak

    Oi Paulo, mais um ótim artigo!

    Lembrando que a Keyword Tool do Google tem a opção de colocar o endereço de qualquer site e descobrir as principais palavras-chave utilizadas para receber tráfego.

    É uma boa maneira de conseguir as mesmas palavras-chave, mas não é tão bom quanto a SEMRush que dá o número de visitas que o site recebe a partir daquela palavra-chave.

    Abraço!
    Anderson Chipak

    20/06/2011

    Responder
  • Rodrigo Lago

    Olá Paulo. Muito boa essa série de artigos que você está implementando, pois ajuda bastante a quem está iniciando nesta área. A minha dúvida sobre o post é a seguinte: Toda vez que eu for escrever um artigo no blog eu devo citar as palavras chaves no título e no desenvolvimento do artigo ou pode ser apenas em um dos dois?

    20/06/2011

    Responder
  • Almeida

    Olá Paulo e aos leitores do escladinheiro!
    Sempre usei a ferramenta do Google e pode crer que se bem utilizada realmente pode trazer bons resultados...

    21/06/2011

    Responder
  • soltroia

    Paulo! Ja pensaste em comprar o market samurai que faz o mesmo e ainda mais e poupas 99 $ todos os meses.. é que nem se compara as duas ferramentas!

    21/06/2011

    Responder
  • Raimundo Sampaio

    Ter ferramentas como essas, melhora o trabalho e garante profissionalismo. estar antenado é fundamental. Obrigado pelas informações e sucesso a todos.

    21/06/2011

    Responder
  • Divulgar site

    Realmente se procurarmos semi nichos, que são nichos dentro de outros nichos.

    As chances de ter boas posições junto aos buscadores é ótima.

    21/06/2011

    Responder
  • Lucas - Otimizar Blog

    Acho que o melhor quando se cria um blog novo. e não tem muito dinheiro para investir, é usar de palavras chaves alternativas para seu nicho , as quais tenham relevância média e concorrência baixa, assim você estabelece uma base e depois monta uma estrutura e link build para palavras que acha mais fortes.

    22/06/2011

    Responder
  • Alessander Raker

    Até quando é bom lutar por palavras chaves cheias de concorrentes? Acho que o lucas tem dito acima algo importante. Se você é pequeno deve lutar para aparecer e palavras com muita concocrrência tendem a ser difíceis de indexar (principalmente para quem é primeiro)

    Não sei se estou certo quanto a isso...

    Um abraço e gostei da matéria

    02/07/2011

    Responder
  • Estevão Souto

    Olá Paulo,

    Muito bom seu artigo! Realmente as palavras chaves são de grande importância para obter destaque e sucesso com sites!

    Um abraço e muito Sucesso!!!

    08/07/2011

    Responder
  • Anderson

    Paulo,

    Olá, ali no tópico "COMO ENCONTRAR PALAVRAS-CHAVE", você disse que uma forma de encontrar palavra chaves com pouco concorrência, seria usar o AdWords.

    Pergunto, o AdWords não vai mostrar a concorrência de anúncios daquela palavra chave, ao invés de mostrar a concorrência dessa palavra chave nas buscas? Pois entendo que como a ferramente é para anúncios, ela vai mostrar a concorrência de anúncios com essas palavras....

    Desculpe minha ignorância, mas é que quero saber melhor sobre isso. Estou em um nicho que a concorrência é alta, tá complicado mais não vou desistir....rs

    abraço!

    23/11/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.