Conversion Hero

10 dicas para manter o seu blog a crescer durante as férias de verão

O verão no Brasil já lá vai, mas em Portugal está ainda a começar. Independentemente disso, todos nós, quer estejamos em Portugal ou no Brasil, sofremos de um problema grave: como actualizar e manter o nosso blog em crescimento durante as férias de verão? Dentro de uma semana estarei a viajar de Lisboa para São Paulo para participar da ExpOn, um dos maiores eventos do género no Brasil, e durante uma semana estarei em São Paulo e a Escola Dinheiro terá obrigatoriamente de continuar crescendo ao ritmo que desejamos.

Para a grande maioria dos blogueiros, férias significa deixar os seus blogs abandonados e então quando regressarem das férias, voltarem à carga com as postagens e atualizações. O único senão de abandonar o seu blog, é que você não o deverá fazer por um período muito grande de tempo, ou seja, se o objetivo é tirar uns dias de férias do seu blog, faça-o mas sem que isso prejudique o trabalho que você tem vindo a realizar ao longo do tempo. No entanto, se pretende planejar corretamente as suas férias e de alguma forma proteger o seu blog e mantê-lo em crescimento constante, siga algumas das recomendações que temos para si ao longo deste artigo!

férias

1. AGENDE POSTAGENS NO FACEBOOK

Hoje em dia qualquer blogueiro que pretenda atingir o sucesso com o seu trabalho utiliza páginas de fãs no Facebook. No entanto, as páginas de fãs exigem alguma manutenção e trabalho, tanto ao nível de novas publicações diárias como de interacção com os fãs e leitores que deixam comentários aos artigos publicados. Para que você possa ir de férias descansado e não estar constantemente preocupado com a publicação de novidades no seu mural do Facebook, existem algumas aplicações capazes de o ajudar no agendamento dessas mesmas postagens. Tome nota:

TWEETDECK

O TweetDeck permite o agendamento de postagens no Facebook e Twitter com alguma facilidade. Poderá escolher as páginas de fãs de que você é administrador e agendar também postagens para datas e horas em específico. O TweetDeck é gratuito e inclui versões para Desktop, iPhone, iPad, Android e ainda para o browser Google Chrome.

HOOTSUITE

O HootSuite é uma aplicação de browser gratuita que lhe permite também agendar postagens do Facebook e Twitter facilmente. Basta entrar na sua conta e utilizar o sistema de calendarização do HootSuite para agendar a colocação de artigos ou outro tipo de publicações diretamente no mural das suas páginas de fãs.

AGENDAR POSTS POR EMAIL

O Facebook integra um sistema de publicação de postagens através de email que você pode acessar indo no endereço http://www.facebook.com/mobile/, o qual serve perfeitamente para você agendar a publicação de conteúdos no mural da sua página de fãs. É muito importante que você nunca compartilhe esse seu endereço com outros usuários, uma vez que ele permite atualizar o seu mural com novos conteúdos, e isso poderia tornar-se um problema para você, caso outros usuários atualizassem o seu estado sem que você o desejasse.

2. AGENDE POSTAGENS NO TWITTER

O Twitter é também uma das midias sociais mais usadas atualmente pelos blogueiros e representa uma grande fatia da interacção que muitos desses blogueiros têm com os seus leitores, fãs e usuários. No entanto, quando você vai de férias e pretende desligar-se por completo do seu computador e das suas rotinas de trabalho, o agendamento de tweets e mensagens para os seus seguidores é algo bastante importante de ter em consideração, especialmente se você deseja que o seu número de seguidores no Twitter aumente consideravelmente. E conseguir mais seguidores no Twitter é realmente uma tarefa difícil, mais ainda se você não o atualizar regularmente. Existem algumas aplicações que o poderão ajudar a resolver esse problema, nomeadamente o TweetDeck e o HootSuite que falámos anteriormente, e também as seguintes:

TWUFFER

O Twuffer é uma aplicação online bastante interessante que lhe permite não só agendar tweets no seu Twitter, como também fazer anúncios pré-escritos, realizar concursos com os seus seguidores, notificar os seus subscritores de novos vídeos e podcasts, agendar determinados tweets por hora/dia/mês, entre outras opções. Se pretende ir de férias e deixar o seu Twitter totalmente atualizado e em dia, o Twuffer é sem dúvida uma das melhores soluções a ter em consideração.

FUTURETWEETS

O FutureTweets é outra aplicação web totalmente gratuita que lhe permite agendar Tweets a horas específicas do dia, ou então criar tweets para reenviar todos os dias, semanalmente, mensalmente ou mesmo anualmente. O ideal, quando você vai de férias, é agendar os seus novos tweets para manter os seus leitores e seguidores em contato com as novidades, mas também criar linhas de interacção interessantes entre eles e você.

TAWEET

O TaWeet é uma aplicação web totalmente dedicada ao Twitter. Você apenas necessita de fazer login com a sua conta do Twitter, verificar a conta, e depois poderá começar a agendar os seus tweets para datas e horas específicas, postar tweets em múltiplas contas uma-por-uma, ler tweets das suas contas, entre outras opções. A única desvantagem do TaWeet é que ele coloca um link automaticamente para o site sempre que você faz um tweet através da aplicação.

3. PLANEJE UM SÉRIE DE ARTIGOS

As séries de artigos são uma das melhores formas de você criar vários conteúdos e deixá-los agendados para entrarem no seu blog em datas e horas específicas. Tanto o Blogger quanto o WordPress permitem o agendamento de postagens, e os conteúdos mais fáceis de agendar são certamente as séries de artigos. Já realizámos algumas séries  de artigos aqui no blog e também em outros blogs da nossa rede de escolas, nomeadamente as séries de Aulas para Principiantes, a série sobre Como criar nichos de mercado rentáveis, a série de Apostas Desportivas para Iniciantes, entre muitas outras. Numa estratégia deste género, é importante você escolher um bom tópico para abordar ao longo de vários artigos, escrever todos os artigos da série e depois deixá-los agendados para as datas e horas em que você estiver de férias e longe do seu blog.

4. ACEITE POSTAGENS DE CONVIDADOS

Outra forma de você manter o seu blog atualizado e com conteúdos diversificados é sem dúvida através de artigos de convidados (guest-posts). Escreva um artigo no seu blog indicando que está aceitando convidados para escreverem artigos para o seu blog, seleccione uma dúzia de artigos, formate-os de acordo com os standards do seu blog e deixe-os agendados para as datas em que você estará gozando das suas férias. Além de você beneficiar diretamente da produção de conteúdos escritos por outros autores, você estará ajudando esses autores a exporem-se junto de uma audiência de qualidade e ganharem com isso alguns links orgânicos que certamente os ajudarão no link building de que tanto necessitam.

5. CRIE CONTEÚDOS EM FORMA DE LISTA

Os artigos em formato de lista são sem dúvida uma das melhores formas de conseguir destaque nas mídias sociais. Escreva meia dúzia de artigos em formato TOP10 ou TOP20 nas áreas do seu negócio, e agende-os para o período em que você estiver de férias. Embora não sejam conteúdos técnicos ou que ensinem os seus usuários a realizarem determinadas tarefas ou a cumprirem determinados objetivos, são uma excelente forma de manter o seu blog vivo e dinâmico durante o seu período de descanso. Se possível, faça uma análise cuidada ao seu mercado e escolha tópicos de interesse mútuo na sua audiência.

férias

6. FAÇA ENTREVISTAS

As entrevistas são também uma excelente forma de gerar comentários no seu blog e de o manter atualizado com conteúdo pertinente e que possa interessar aos seus leitores. Prepare algumas entrevistas em antecipação e agende-as para o período das suas férias. Já realizámos entrevistas a pessoas como o Pedro Dias, o Fabio Ricotta ou o Alexandre da Silva, e todas elas tiveram resultados extremamente positivos em termos de mídias sociais, tráfego e acima de tudo comentários. As entrevistas são algo que deverá ser planejado com alguma antecedência, uma vez que as pessoas que você pretende entrevistar podem não ter disponibilidade imediata para lhe responder, e isso poderá prejudicá-lo ao nível de atualizações do seu blog, portanto, tenha cuidado e atenção a esse aspecto.

7. REPUBLIQUE CONTEÚDOS

Outra forma interessante de você manter o seu blog atualizado, fresco e em crescimento durante o seu período de férias é republicando matérias populares do seu blog. Se você escreveu um artigo bastante popular há 2 ou 3 anos atrás, mas que infelizmente já se encontra desatualizado face às novidades do presente, republique-o com as devidas modificações e novidades. Por vezes os textos que escrevemos no passado já não funcionam tão corretamente no presente quanto o desejado, pelo que necessitam de ser revistos ou republicados de acordo com o presente. Vá nos arquivos do seu blog e procure por bons conteúdos que se encontrem desatualizados e reescreva-os de acordo com a realidade atual. Depois, agende-os para o seu período de férias.

8. COMPRE CONTEÚDOS A ESCRITORES

Se você não tem tempo para criar novos conteúdos para o seu blog antes de ir de férias, compre-os a escritores de conteúdos. As escritoras Ana Martelo, Sofia Ferreira e Susana Pereira do Produções de Conteúdo, escrevem conteúdos para blogueiros e webmasters, nas mais diversas áreas, a partir de 4 Euros. Para quem não tem possibilidade de criar conteúdos para ficarem agendados no seu blog, a contratação de um serviço deste género pode ser uma solução interessante para deixar o seu blog atualizado e em crescimento constante, mesmo quando você se encontra de férias e ausente das suas atividades.

9. ESCREVA DURANTE AS FÉRIAS

Uma outra solução interessante e que já usei em algumas das viagens que realizei, é escrever durante as férias. Uma vez que escrever um artigo de grande qualidade ocupa-lhe entre 1 hora e 4 horas, dependendo do tipo de investigação que você tem de fazer, ainda lhe restam entre 23h e 20h do seu dia para aproveitar as suas férias da forma que bem entender. Se você se organizar corretamente nos seus dias de férias, existe a possibilidade de você escrever os seus conteúdos mesmo durante esse período, evitando assim um stress extra na criação antecipada de conteúdo para o seu blog.

10. ESQUEÇA O SEU BLOG DURANTE UMA SEMANA

A solução mais radical de todas é você deixar o seu blog uma semana sem atualizações. Não é recomendável que você o faça por um período maior, uma vez que isso poderá afectar a performance do mesmo e consequentemente os seus rendimentos. Procure manter o seu blog minimamente atualizado em termos de respostas a comentários, interacções nas midias sociais, etc., mas se por ventura ficar uma semana sem novos conteúdos, acredite que você não perde subscritores, nem fãs, nem seguidores, nem tráfego. Por vezes uma paragem mais drástica nas atualizações pode ser uma excelente forma de você conseguir descansar e recuperar energias para uma nova temporada de conteúdos, e também uma forma de os seus leitores sentirem saudades das suas atualizações.

E VOCÊ, COMO LIDA COM O SEU BLOG DURANTE AS FÉRIAS?

Partilhe connosco as suas experiências e a forma como lida com o seu blog durante os seus períodos de férias. Atualiza-o antecipadamente com conteúdos agendados? Abandona-o durante uma semana ou mais? Quais as repercussões das suas escolhas? O seu tráfego decresce? Deixe o seu Comentário!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.