WiNNER

Como tornar o seu blog numa máquina de fazer dinheiro?

Embora o título do artigo de hoje possa parecer um pouco sensacionalista, a verdade é que existem inúmeros casos de sucesso de blogueiros que conseguiram tornar os seus blogs em autênticas máquinas de fazer dinheiro. E não, não estamos a falar de ganhos com Adsense, venda de publicidade ou venda de info-produtos. Estamos a falar de programas de afiliados. E na verdade os blogs são hoje a melhor forma de converter programas de afiliados (gerar leads) em dinheiro, através de dicas e estratégias que têm como objetivo a monetização do tráfego orgânico que você recebe.

Já falámos sobre técnicas de monetização com programas de afiliados por diversas vezes aqui no blog, sendo que praticamente todas as técnicas se complementam umas às outras. É extremamente importante que você realize testes de conversão, a fim de encontrar as melhores formas de rentabilização dos seus sites e blogs. Deixamos de seguida alguns dos melhores conteúdos que já produzimos sobre o assunto, para que possa complementar a leitura de hoje:

maquina faze rdinheiro

TORNE O SEU BLOG NUM ANGARIADOR DE TRÁFEGO

Quando o objetivo é converter programas de afiliados, o tráfego orgânico tem um papel extremamente importante. Ainda para mais depois do update do Google Panda. Quer você use a Netfilia, a Netaffiliation ou a Public-Idées para encontrar os melhores programas de afiliados da internet, o mais importante numa estratégia de monetização é sem dúvida o tráfego orgânico. Quer você esteja tentando converter afiliados de seguros, automóveis, banca, empregos, apostas, ou outro, o mais importante na conversão é o tráfego orgânico, pois é o tráfego que melhor converte. E o tráfego orgânico converte muito melhor porque está relacionado com a busca. Quando um usuário busca por algo no Google, ele está interessado efetivamente naquilo que está procurando, e a probabilidade de ele converter num programa de afiliados disponível no seu blog é muito maior do que um outro usuário vindo de um agregador de artigos ou de um banner publicitário, onde não existe esse interesse deliberado.

Foque-se no desenvolvimento das suas estratégias de SEO, tentando sempre melhorar os seus resultados nas buscas orgânicas pelas palavras-chave que levam os seus usuários até aos seus programas de afiliados. Se você estiver promovendo uma empresa de seguros no seu blog, tente melhorar o posicionamento do seu artigo para o nome dessa mesma empresa. Dessa forma, quando o usuário buscar pelo nome da empresa, você poderá converter uma pequena percentagem do tráfego em novos clientes, gerando comissões para o seu site. O mesmo se aplica a palavras-chave generalistas do tipo “seguro para automóvel”, “seguro para casa”, “seguro mais barato” e outras derivações. Escrever conteúdos usando essas palavras-chave ajuda-o não só a posicionar o seu blog nas palavras que realmente têm buscas, como também a criar uma estratégia de SEO que lhe permita angariar mais tráfego orgânico para o seu blog.

RESOLVA PROBLEMAS, MESMO QUE SEJAM BÁSICOS

Quando o objetivo é converter utilizadores em dinheiro, o mais importante é conseguir escrever aquilo que esses utilizadores mais procuram na internet. Existem imensas ferramentas que o podem ajudar nessa tarefa, e inclusive você poderá ter ideias para novos artigos a partir de pesquisas do Google, as quais lhe permitem compreender quais os termos de busca mais utilizados normalmente pelos usuários. O mesmo se aplica aos tutoriais explicativos de acções tão básicas como registrar uma conta num site, ou simplesmente jogar um jogo na internet. Por mais simples que seja a acção, é extremamente importante que você desenvolva conteúdo em torno desse assunto, pois esse conteúdo irá converter mais facilmente o usuário num cliente.

Mesmo que o assunto seja Como fazer a sua primeira aposta na Betclic, por exemplo, que é algo bastante básico e intuitivo, a verdade é que além de você estar criando conteúdo diversificado para o seu site, você está captando novos usuários mais básicos através de pesquisas que os próprios realizam nos buscadores.

keywordtool

Se você usar a Google Keyword Tool para analisar concretamente o seu nicho de mercado, você consegue perceber que mesmo coisas tão simples como “criar um orkut” ou “criar um site” ou mesmo “criar um mail”, são termos extremamente procurados pelos usuários de internet. Dependendo do nicho de mercado que você pretende rentabilizar, tenha a certeza de que realizar buscas suficientes para compreender quais os termos mais pesquisados e desenvolver conteúdo à volta desses termos, mesmo que esse conteúdo seja extremamente básico para a grande maioria dos usuários.

SEJA CONSISTENTE

Mesmo num nicho de mercado, onde o objetivo é gerar comissões em programas de afiliados como a Netfilia, a Netaffiliation ou a Public-Idées, a consistência é algo extremamente importante. Dado que determinados nichos de mercado não têm muito volume em termos de pesquisas, é extremamente crucial escrever conteúdo com alguma regularidade a fim de conseguir captar tráfego através de vários termos de pesquisa diferentes. A falta de consistência é normalmente um dos maiores handicaps de qualquer blogueiro que pretenda monetizar o seu blog com afiliados, principalmente nos primeiros meses de vida, em que um blog demora a alavancar e a tornar-se rentável (leia: Quanto tempo demora um blog a tornar-se rentável?).

O mesmo se aplica à resposta a comentários e/ou questões que os seus usuários possam ter. É importante você dar respostas a essas dúvidas, de forma a cativar não só o público presente, como os novos usuários que irão aterrar no seu blog. Mesmo em áreas de poucos comentários, é importante você tentar fomentar a criação de uma comunidade através da partilha de conhecimentos e interações. Uma comunidade é a forma mais credível de você conseguir converter os seus produtos em rendimentos.

CRIE CONTEÚDOS DE FÁCIL LEITURA

Quando o seu objetivo é converter tráfego em dinheiro, é extremamente importante que os seus conteúdos seja o mais simples, diretos e organizados possível. Utilize listas para enumerar as vantagens do produto, escreva textos em linguagem simples e acessível e procure sempre, nos artigos que têm maior potencial de conversão, colocar um banner publicitário no final do artigo, para que os seus usuários possam sair do seu site através desse banner, gerando comissões nesse mesmo programa.

Ebook Exercícios para blogueiros

UTILIZE TÍTULOS PROPOSITADOS

Num site de nicho, ou num site onde o objetivo é converter tráfego em comissões de programas de afiliados, os títulos são algo que embora seja importante do ponto de vista da estratégia de SEO, não são algo tão importante como em outros modelos de negócio. Ainda assim, é possível você criar títulos propositados para captar a atenção dos internautas que realizam pesquisas nos buscadores, de forma a destacar mais rapidamente os seus conteúdos face à sua concorrência.

Imagine dois tipos de artigos, completamente idênticos, que teriam os seguintes títulos:

  • “TitanBet”
  • “TitanBet – Bónus de 250EUR!”

Embora o primeiro título seja mais indicado para os motores de busca, a verdade é que o segundo, quando bem indexado no Google, acaba por atrair mais rapidamente a atenção dos internautas que realizam pesquisas pela palavra “TitanBet”. Correto? Este tipo de estratégia é importante para conseguir captar a atenção dos internautas que realizam pesquisas com palavras-chave tão curtas e diretas, uma vez que é praticamente impossível você concorrer com o site original pela primeira posição. Dessa forma, se você conseguir criar um título propositadamente atrativo, você acaba por captar a atenção do usuário!

FAÇA LINKAGEM INTERNA

Num site onde o objetivo é gerar comissões, a linkagem interna tem um papel fundamental na estratégia. Quer você tenha muito conteúdo, quer você tenha pouco, o mais importante é que você consiga reter o usuário o maior tempo possível no seu site a fim de ele sair através de um banner ou link de afiliado seu. Desse ponto de vista, a linkagem interna entre os seus diversos artigos é extremamente importante, principalmente porque você poderá conseguir captar mais facilmente a atenção do leitor, gerar mais pageviews no site e consequentemente fazê-lo permanecer por um período de tempo muito maior, o que aumenta largamente as suas chances de sucesso na conversão.

TENHA ESPECIAL ATENÇÃO AO SEO

Quando o objetivo é converter, o SEO é fundamental na estratégia. Uma boa otimização para motores de busca é crucial para quem pretende ganhar dinheiro na internet, principalmente porque o tráfego orgânico é aquele que converte melhor. É por isso fundamental ter em consideração uma série de aspectos relacionados a SEO que fazem toda a diferença no final:

  • Usar tag H1 nos títulos dos artigos dentro dos artigos
  • Usar tag H1 no nome do site na homepage;
  • Usar tag H2 nos títulos dos artigos na homepage;
  • Usar tag H3 nos items da sidebar;
  • Usar poucos banners publicitários ao redor do site;
  • Usar sempre o atributo rel=”nofollow” nos links e banners de afiliados;
  • Evitar duplicação de links na sidebar, rodapé ou artigos relacionados;
  • Etc.

Existem vários aspectos em termos de SEO que são muito importante para o seu site tenha a melhor performance possível ao nível dos motores de busca, principalmente quando o seu objetivo é converter campanhas de afiliados. Outra ideia, é aproveitar um diretório de blogs para inscrever o seu site/blog e melhorar o seu link building externo. A Galeria de Blogs é uma boa opção.

dinheiro

UTILIZE CHAMADAS PARA A ACÇÃO

Os chamados “call to action” são extremamente importantes no que diz respeito à conversão de tráfego em comissões. Quando você escreve um artigo completamente detalhado sobre um afiliado que utiliza, como por exemplo a Betclic, a Bet365 ou a Betfair, é fundamental que você utilize uma chamada para a acção no final do seu artigo, indicando ao usuário algo do tipo “registre-se aqui e ganhe um bónus” ou “cadastre-se já gratuitamente” e por aí adiante. A verdade é que por mais que estas chamadas de acção possam parecer vulgares, elas funcionam e ajudam indiretamente o usuário a tomar uma decisão.

O mesmo se aplica a qualquer outro nicho de mercado, produto ou serviço. Quando escrever um artigo detalhado com a vantagem de aderir a esse produto, não se esqueça nunca de usar as chamadas para acção, a fim de levar os seus usuários a converter a campanha mais facilmente.

OFEREÇA SERVIÇOS DE SUBSCRIÇÃO

Os serviços de subscrição como o Feedburner são extremamente interessantes e permitem-lhe captar facilmente os endereços de email dos usuários que visitam o seu site. Além do Feedburner, você poderá inclusive optar por uma empresa de email marketing profissional como a Your Mailing List ProviderPTSender ou Aweber, para captar os endereços de email e enviar automaticamente emails para os seus usuários, indicando não só os produtos e serviços que você recomenda, como também algumas dicas e estratégias para complementar o conteúdo. Não envie somente emails com o produto em si, mas tente sempre compilar algumas informações que possam ajudar o usuário também a tomar uma decisão. Isso aumenta claramente as taxas de conversão do produto. Se decidir optar por um serviço como o Feedburner, que é gratuito, poderá ainda usar seus subscritores do Feedburner numa campanha de email marketing também, embora dê um pouco mais trabalho!

UTILIZE AS REDES SOCIAIS PARA CONVERTER USUÁRIOS

As páginas de fãs do Facebook são também uma das melhores formas de converter usuários em comissões de programas de afiliados. Dependendo da área e nicho de mercado onde você atua, procure criar páginas virais, relacionadas com esse nicho de mercado, a fim de utilizá-las paralelamente para direccionar tráfego para os seus artigos. Seja nas áreas de humor, esportes, ou outra, existem imensas páginas no Facebook que não estão relacionadas diretamente com sites ou blogs, o que significa que se estivessem, poderiam estar a render uma grande quantia de dinheiro em comissões. Mesmo que o seu site tenha uma página de fãs relacionada, crie mais uma ou duas páginas não relacionadas diretamente com o seu site, mas que estejam relacionadas ao seu nicho de mercado. O mesmo se aplica ao Twitter.

NÃO FAÇA O MESMO QUE O SEU VIZINHO!

Se o seu vizinho criou um site ou produto que até está bem organizado e/ou bem posicionado nos motores de busca, evite compiá-lo. Aproveite o facto de ele ser uma inspiração para encontrar os pontos fortes e fracos, e criar um projeto nessa área que seja melhor, mais credível e acima de tudo mais simples de usar. E não esqueça, faça sempre aquilo que mais gosta e que lhe dê prazer e divertimento. Criar sites ou blogs somente porque dão dinheiro é sem dúvida uma tarefa herculana e muito pouco atrativa. O importante é você conseguir juntar o útil ao agradável, e entrar em nichos de mercado que valem realmente a pena! Copiar o seu vizinho, é o mesmo que você desejar estar sempre um passo atrás.

E VOCÊ, COMO É QUE TORNA O SEU BLOG NUMA MÁQUINA DE FAZER DINHEIRO?

Utiliza alguma das estratégias indicadas no artigo? De que forma você tenta converter o seu tráfego orgânico e não-orgânico em comissões de programas de afiliados? Que estratégias utiliza? Deixe o seu comentário!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (57) Interações no Twitter (60)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Rodrigo Monteiro

    Muito bom Paulo. Sempre leio aqui seus artigos e todo dia aprendo algo novo. Meu projeto tem apenas dois meses de vida, por enquanto ainda não consegui monetiza-lo, mas suas dicas sempre me ajduam a conseguir cada vez mais tráfego, principalmente orgânico, que poderei converter em dinheiro.

    Parabéns!

    13/09/2011

    Responder
  • Vivian Assis

    Mais um excelente artigo hein Paulo, parabéns e concordo com que você disse sobre ajudar os leitores mesmo que sejam coisas banais.
    Tenho feito isso no meu blog e tem dado ótimos resultados, parabéns pelo post.

    13/09/2011

    Responder
  • Darcy Mendes

    Muito bom o post!
    Apesar de ganhar algum dinheiro com meus blogs, ainda não consegui transformá-los "em uma máquina de ganhar dinheiro". Estou trabalhando nisso com investimentos e é claro, usando suas dicas que sempre leio.

    Abs.

    Darcy Mendes

    13/09/2011

    Responder
  • Luciana Souza

    Pensei que havia resolvido o layout do meu blog, mas o mesmo esta instavel, perdendo as configurações. Por isso, mais uma vez, irei mudar o tema.

    Já estou bem inturmada com as configurações SEO ...

    Parabéns pela materia!

    14/09/2011

    Responder
  • Gian

    Realmente muito bom. Publicado ontem e olha o tanto de comentários; deve ter tido muitas visitas também.

    Muito obrigado espero algum dia ter um site tão bom quanto o seu muito fera.

    14/09/2011

    Responder
  • Iúri - Dicas de Tecnologia.com

    Olá Paulo,

    Sou meio receoso quanto aos programas de afilidados, pois os sites grandes acabam divulgando e têm influência para conseguir novos afiliados; agora, e os sites pequenos?

    Para mim a maior dificuldade em tornar meu blog uma máquina de fazer dinheiro e a frequência de publicação, mas já estou me adaptando para "aumentar meu ritmo".

    Um abraço.

    PS: Os plugins de SEO do Wordpress já ajustam as tags H1/H2/H3?

    14/09/2011

    Responder
  • Guilherme Turatti

    Paulo, te mandei e-mail e você não respondeu, preciso que você me de o endereço do site que você mencionou em um antigo artigo seu aqui na escola dinheiro, o site é de produção de conteúdo, queria comprar artigos para blog, e outros textos que preciso.

    14/09/2011

    Responder
    • Olá Guilherme, obrigado pelo comentário! O que está procurando deve ser o http://producaoconteudo.com/ :)

      Abraços

      14/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
      • Esse mesmo, procurei muito e não achei, é este mesmo.

        14/09/2011 Guilherme Turatti

        Responder
  • Jordão Felix

    Olá Paulo, Gostei muito do artigo, como sempre uma aula de conhecimento! Tenho falado sempre em meus posts sobre profissionais verdadeiros na blogosfera que trazem conteúdo que edificam a vários blogueiros! É disso que to falando! Um abração e sucesso meu velho..!

    14/09/2011

    Responder
  • Iwan Santos

    Paulo parabéns pela iniciativa de passar os teus conhecimento e ajudar as pessoas que o senhor continue lhe abençoado e te dando muita e muitas vitórias.abraço

    14/09/2011

    Responder
  • William Cesar

    Ola Paulo, sou um leitor fiel do seu blog, e estou aprendendo cada vez mais com seus artigos. Essa parte que você falou sobre Seo, eu estive deixando a desejar em algumas coisas, e lendo seu post pude entender o porque de ter uma boa pratica de seo no blog. Parabéns pelo seu sucesso.

    14/09/2011

    Responder
  • EDIVALDO WELLER

    excelente artigo... continue assim sempre, parabens

    15/09/2011

    Responder
  • André Vinhas

    Excelente artigo Paulo, parabéns!

    15/09/2011

    Responder
  • Cleber

    Muito legal as dicas, procuro sempre fazer o que você indicou ganho um pouquinho com meu blog mais em breve deve melhorar

    16/09/2011

    Responder
  • Marcelo Oliveira

    Oi, Paulo

    Adorei seu artigo, tenho poucos meses na blogosfera e estou aprendendo muito com suas dicas.

    Anteciosamente,

    Marcelo Oliveira

    17/09/2011

    Responder
  • Jorge Clan

    Boa dicas Paulo como sempre, não é por acaso que seu blog é um dos maiores do Brasil e de Portugal, parabéns.

    25/09/2011

    Responder
  • Parabéns! excelente caro Fabio.

    Dicas excelentes!
    parabéns.
    Diego Santos

    08/10/2011

    Responder
  • ABC Dinheiro

    Muito tráfego de qualidade apenas pode resultar em uma coisa: dinheiro.

    13/10/2011

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *