Conversion Hero

10 formas de combater a preguiça de trabalhar ao fim-de-semana

Todos nós, passamos em determinados momentos, por períodos em que a preguiça é uma constante. Principalmente aos fins-de-semana. Eu próprio já passei por algumas fases em que os fins-de-semana eram basicamente para não trabalhar, ou simplesmente não produzir rigorosamente nada. Essa fase durou alguns meses. Durante esse período de tempo, compreendi várias coisas importantes, mas a mais importante de todas foi compreender, que enquanto blogueiro/escrito/webmaster, também preciso de “desligar-me” da internet, descansar e recuperar energias. Além dessa grande lição, percebi facilmente também que os fins-de-semana são uma das melhores alturas para blogueiros produzirem, pelo que mal aproveitados, podem resultar em perdas significativas de performance ao longo da semana.

Mas ser preguiçoso em determinados momentos é perfeitamente natural a qualquer ser humano, pelo que se você é daqueles blogueiros ou profissionais que tem uma grande dificuldade em ser produtivo ao fim-de-semana, não se preocupe, isso é perfeitamente normal, ainda que seja anti produtividade. No entanto, existem formas de você combater essa preguiça e torná-la num ponto a seu favor!

preguiçoso

1. CRIE CONDIÇÕES PERFEITAS

Se você está numa fase da sua vida em que não tem férias há alguns anos, trabalha diariamente 10/12/14 horas e sente-se constantemente cansado, o mais provável é que você não consiga realmente ser produtivo ao fim-de-semana. Criar condições perfeitas à produtividade é extremamente importante, principalmente porque se você não estiver em condições físicas e psíquicas para ser produtivo, você certamente não o vai ser. Tire férias, descanse, procure recuperar energias ou quiçá ficar uma semana sem atualizar o seu blog. O descanso e recuperação da fadiga acumulada é extremamente importante quando se trabalha de segunda a domingo.

A fazer: Se estiver cansado e/ou numa fase de maior preguiça, especialmente aos fins-de-semana, procure ausentar-se da internet durante 1 semana e apenas descansar. Adormeça no sofá a ver televisão, vá até à praia e procure descansar, etc. Procure recuperar primeiro energias para então recomeçar em força a blogar e a produzir aos fins-de-semana também!

2. PROCURE UM ESPAÇO SÓ PARA SI

Normalmente, os fins-de-semana são os dias da família. Para quem tem filhos, namorada, mulher ou simplesmente os familiares bastante presentes, produzir ao fim-de-semana pode tornar-se numa estratégia bastante difícil de cumprir. O mais importante nestas situações é você conseguir um espaço só para si, em que não seja constantemente “incomodado” pelos seus familiares. Um escritório em casa é uma boa opção, especialmente se você tiver oportunidade de fechar a porta e isolar-se do mundo. Caso não tenha escritório, nem possibilidade de ficar isolado em sua casa, procure pegar em seu portátil e trabalhar a partir de um café, esplanada, shopping, etc, onde ninguém o possa abordar ou incomodar constantemente. Reunir boas condições de trabalho, especialmente ao nível da concentração, é fundamental para uma maior produtividade.

A fazer: Isole-se das pessoas e procure por um local agradável onde você possa escrever e trabalhar sossegado e em paz. Por vezes espaços públicos como os cafés, esplanadas, centros comerciais, etc., são boas opções para você encontrar a tranquilidade e foco de que tanto necessita.

3. TORNE UM OBJETIVO DIFÍCIL NUM OBJETIVO MAIS FÁCIL

Ter preguiça como já referimos é algo normal, principalmente ao fim-de-semana depois de uma semana de trabalho intenso. No entanto, a preguiça não acontece por acaso, e normalmente intensifica-se de acordo com o grau de dificuldade da tarefa que você tem para cumprir. Se você tem como objetivo criar um Ebook, por exemplo, o que é sem dúvida uma tarefa difícil, e o mais provável é que você vá adiando constantemente, você tem de estabelecer uma forma de combater essa mesma preguiça. Uma das soluções que funciona bem para mim é comprometer-me com os meus leitores. Escreva no seu mural do Facebook, no mural da sua página de fãs e no seu mural do Twitter indicando que daqui a 3/4 semanas irá lançar o seu Ebook. Isso cria pressão sobre si, o que automaticamente o ajuda a auto motivar-se para cumprir esse objetivo difícil. Dessa forma, você torna um objetivo difícil num objetivo mais fácil de concretizar.

A fazer: Dependendo da dificuldade do objetivo, comprometa-se com os seus leitores, amigos, conhecidos, familiares, etc., de forma a pressionar-se a si próprio, a atingir essa meta dentro de um prazo estabelecido. Normalmente todos nós trabalhamos melhor sob pressão, o que significa que ao pressionar-se você está a derrubar automaticamente a barreira da preguiça.

Ebook Exercícios para blogueiros

4. ORGANIZE CORRETAMENTE A SUA LISTA DE TAREFAS

Já aqui falámos sobre as consequência da desorganização na vida de blogueiro e o colega Luciano Larrossa da Escola Freelancer tem abordado constantemente dicas sobre produtividade e como organizar o seu dia de forma eficiente, o que inclui obviamente a sua lista de afazeres. Mas mais importante que ter uma lista de tarefas, é a forma como essas tarefas são apresentadas na sua lista. Quando a preguiça de fim-de-semana se aloja, você olha para a sua lista de tarefas e cumpre algumas das tarefas mais simples, adiando constantemente as tarefas mais complexas. Pois bem, para tornar os seus fins-de-semana mais produtivos, você deverá colocar as tarefas mais exigentes na primeira posição da sua lista de tarefas, e deixar as tarefas mais simples no fundo da lista. Dessa forma você irá voltar a pressionar-se para realizar primeiro as tarefas mais difíceis, complexas e que exigem mais tempo.

A fazer: Organize a sua lista de tarefas por nível de complexidade. Coloque as tarefas mais complexas e difíceis no topo da lista, caso contrário estará constantemente adiando a realização dessas tarefas. É extremamente importante que você faça isso, a fim de conseguir quebrar a preguiça e realizar trabalho realmente importante.

5. AUTOMATIZE TAREFAS

Sabe porque razão o Twitter tem muito menos postagens ao fim-de-semana? Porque a grande maioria dos blogueiros e webmasters são automatizam as suas tarefas e/ou são preguiçosos. Já aqui falámos no blog sobre o Dlvr.it – distribuir conteúdos automaticamente no Twitter e Facebook, que lhe permite por exemplo, automatizar a publicação de tweets e postagens no Facebook para os seus fins-de-semana, garantindo que os seus leitores têm sempre conteúdos interessantes para ler, mesmo quando você está com preguiça de fazer alguma coisa. Existem imensas ferramentas na internet que o podem ajudar a automatizar algumas das coisas que você faz, como por exemplo o Time.ly – agendamento de tweets para máxima performance no Twitter.

A fazer: Procure softwares ou aplicações web que o possam ajudar a automatizar algumas das coisas que você faz, seja postar nas mídias sociais, seja publicar textos já escritos, etc. Existem imensas formas de você automatizar alguns dos seus processos, ganhar tempo e ainda usufruir dos resultados à posteriori.

preguiça trabalhar

6. ELIMINE TAREFAS

Por vezes, quando temos demasiadas coisas na nossa lista de tarefas para fazer, o mais provável é que nem todas sejam realmente necessárias de ser feitas. Quantas vezes não lhe aconteceu já, você estar constantemente adiando uma determinada tarefa, e ao fim de uma ou duas semanas, essa tarefa já não é sequer necessária de ser feita? Por vezes temos ideias para coisas que achamos extremamente importantes, mas chegamos rapidamente à conclusão de que “essas coisas” não são tão necessárias assim quanto pensávamos que eram. Eliminar tarefas da sua lista de afazeres é importante, especialmente quando não são tarefas importantes e/ou que você realmente vá cumprir.

A fazer: Procure analisar corretamente a sua lista de tarefas e compreender se alguma das tarefas presentes pode ser eliminada. Por vezes, uma limpeza na sua lista de afazeres pode tornar-se num desbloqueador de preguiça, especialmente se a sua lista de tarefas for realmente muito grande.

7. SIMPLIFIQUE TAREFAS

Se você tem tarefas complicadas pela frente, como por exemplo escrever um tutorial complexo sobre um determinado programa ou serviço, que tal simplificar essas tarefas? Por vezes objetivos grandiosos e complexos tornam-nos mais preguiçosos, especialmente porque sabemos de antemão que temos pela frente um objetivo complicado de cumprir. Para simplificar objetivos, reparta-os em pequenos objetivos mais pequenos, como por exemplo elaborar primeiro uma listagem dos tópicos que serão abordados no artigo, definir os sub-títulos de cada tópico, desenvolver um tópico de cada vez e por aí adiante. Ao tornar um objetivo grande e complexo, em vários pequenos e menos complexos, você está simplificando o seu trabalho e reduzindo os seus níveis de preguiça.

A fazer: Multiplique os seus objetivos grandes em vários objetivos pequenos, simplificando o seu trabalho e principalmente a carga psicológica que esses objetivos têm em si, tornando-o menos preguiçoso, especial nos finais de semana. Divida objetivos grandes em objetivos mais pequenos, tornando a sua execução mais simples e direta.

8. TRABALHE SOBRE PRESSÃO

O trabalho sob pressão normalmente é aquele que é executado com maior eficácia. Se você tem um artigo que precisa mesmo de escrever, ou prometeu aos seus leitores lançar um Ebook no início da semana, então você deverá esperar até ao último momento para executar a tarefa, uma vez que estará sob pressão e isso irá motivá-lo a executar o objetivo na perfeição. Dado que a grande maioria de nós, blogueiros, trabalha muito bem sob pressão, há que criar metas e objetivos com duração mais curta para que a pressão seja mais imediata e você execute mais rapidamente as suas tarefas, mesmo que seja fim-de-semana.

A fazer: Crie datas mais curtas para conclusão dos seus objetivos e metas, para que se sinta sob pressão e execute essas mesmas tarefas mais rapidamente. Trabalhar sob pressão normalmente resulta na conclusão dos objetivos mais rapidamente, pelo que deverá forçar-se a trabalhar sob pressão mais vezes e mais recorrentemente, especialmente ao fim-de-semana.

9. DÊ UM PRÉMIO A SI PRÓPRIO

Os prémios são também uma excelente forma de o motivar a si próprio, principalmente se você gosta de ser preguiçoso ao fim-de-semana e ficar sentado em frente do televisor assistindo seriados ou futebol. Para tornar isso numa vantagem, crie uma tabela de prémios para si mesmo, sejam 1 hora de televisão, ou a tarde toda para ficar sentado sem fazer nada. Quando você tem uma tabela de prémios junto da sua lista de tarefas, você sabe em antecipação que se realizar determinadas tarefas, poderá gozar o seu prémio e simplesmente não trabalhar. Poderá também criar uma listagem de prémios com outro tipo de aliciantes, como por exemplo doces, uma saída para beber café, assistir um jogo de futebol no estádio, etc.

A fazer: À medida que cria sua lista de tarefas, coloque ao lado a sua lista de prémios também, nomeadamente os prémios que você pode ganhar se cumprir essas mesmas tarefas. Isso poderá dar-lhe um alento extra para cumprir as tarefas e usufruir do seu descanso merecido. Se necessário, dê a sua lista de tarefas e prémios a um familiar, para que ele possa controlar a sua performance e ter a certeza de que você cumpre com seus objetivos.

10. FAÇA AQUILO QUE VOCÊ GOSTA

Se você se sente preguiçoso a grande maioria das vezes que tem objetivos para cumprir, isso provavelmente deve-se ao facto de os seus objetivos serem coisas que você não gosta particularmente. Comece por criar uma listagem de tarefas somente com coisas que você gosta realmente de fazer, e não coloque nessa lista as tarefas que você não gosta, como por exemplo, responder a comentários dos leitores, ler e responder a emails, etc. Muitos blogueiros não gostam das tarefas administrativas, pelo que o ideal é você criar uma listagem somente das coisas boas, e tente cumpri-la. Se ainda assim você tem na sua listagem coisas que precisa mesmo de fazer, e não gosta particularmente, tente tornar essas tarefas em coisas boas e motivantes, nem que seja pelo que você poderá atingir com elas, como por exemplo, melhores rendimentos, tornar-se famoso, ganhar mais tráfego, etc.

A fazer: Crie uma lista de afazeres que tenha apenas as coisas boas e que você gosta realmente. Elimine por completo as tarefas aborrecidas e tente, pelo menos ao fim-de-semana, cumprir com esses afazeres de que você gosta, mesmo que a preguiça o chame para o sofá.

E VOCÊ, COMO COMBATE A PREGUIÇA DE FIM-DE-SEMANA?

Que estratégias você utiliza para combater a preguiça de trabalhar ao fim-de-semana? Como é que você consegur cumprir seus objetivos e metas, trabalhar ou escrever para o seu blog, durante os finais de semana? Deixe o seu comentário!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (54) Interações no Twitter (61)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • REDLine PC

    Faltou aí nos espaços para se concentrar a bilbioteca, é sem dúvida um dos melhores sitios e por norma muito calma para escrever/ler ;)

    19/09/2011

    Responder
    • Olá Redline, obrigado pelo comentário! Existem imensos locais onde se pode tirar partido do silêncio e tranquilidade. A biblioteca é sem dúvida uma mais-valia, embora o som das teclas de um computador possa tornar-se um pouco irritante para os demais frequentadores do espaço :)

      Prefiro locais onde é possível ver-se gente, sol, e movimento, como por exemplo a esplanada de um café, um shopping, ou locais semelhantes!

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • UnkBoy

    Automatizar tarefas na minha opinião é o item mais importante, pois dessa forma é possível eliminar determinados processos ou utilizar o tempo para fazer ainda mais outras coisas também importantes.

    19/09/2011

    Responder
    • Olá UnkBoy, obrigado pelo comentário! Concordo plenamente consigo. Gosto particularmente do Timely, para o Twitter, porque permite-nos agendar mais de 100 Tweets, por exemplo, e ficar um mês inteiro descansado com a publicação de matérias mais antigas do blog. Isso é bom para dar relevância a matérias escritas no passado, manter seus leitores em cima de conteúdos que provavelmente ainda não leram, e conseguir algum debate e movimentação na sua conta do Twitter, o que indiretamente leva a um aumento do número de seguidores. Os resultados por aqui têm sido excelentes :)

      Que tipo de tarefas tenta automatizar?

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Pedro

    Ola,

    bom artigo. Uma boa explicacao de passo a passo. Com um bocado de motivacao e a ajuda dos 10 passos, vais ver o que acontece em 3 meses de trabalho determinante.
    Abraco
    Pedro

    19/09/2011

    Responder
    • Olá Pedro, obrigado pelo comentário! A preguiça é a maior inimiga de quem pretende fazer coisas, mostrar serviço, evoluir, crescer, aprender. Acredito que algumas das dicas constantes no artigo acabam por nos afectar um pouco a todos nós, blogueiros, pelo que é necessário dar a volta por cima e mostrar garra e determinação :) E talvez se consiga isso em menos de 3 meses :)

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Dicas para Blogs

    não resisti e vim só fazer uma piadinha... 10 formas... só de pensar em ler tudo já fiquei com preguiça rsrs

    mas falando serio a preguiça pode ser um inimigo terrivel não somente no final de semana, mas quando começamos a deixar as coisas para "depois" ou "amanhã" temos que ter cuidado e combater esse mal(péssimo) hábito o mais rapidamente possível

    19/09/2011

    Responder
    • Olá DPB, obrigado pelo comentário amigo! Sem dúvida que a procrastinação, preguiça e adiamento constante de tarefas importantes pode arruinar rapidamente a carreira de qualquer blogueiro. Já para não falar do aumento drástico de stress causado pela quantidade de emails na caixa de entrada do seu correio eletrônico, os comentários de usuários descontentes nas mídias sociais e no seu blog, e por aí adiante. Por vezes é necessário ser-se auto-motivado para estabelecer regras e seguir passos simples como os que indiquei no artigo, para que tudo corra na perfeição e se consiga produzir além daquilo que o comum leitor consegue ver :)

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Junior

    Obrigado Faustino, esse artigo veio ao meu encontro. A preguiça é um problema pra muita gente.

    19/09/2011

    Responder
    • Olá Junior, obrigado pelo comentário! Há que combater esse mau vício amigo! Siga nossas dicas e dê a volta por cima :) Força nisso!

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Felipe Silva

    Otimo artigo!

    Acredito que essa "maldita" preguiça é que está me atrapalhando para lançar meu blog. Com certeza irei utilizar essas suas dicas para tentar acabar ou amenizar minha preguiça.

    Abraços, Felipe Silva.

    19/09/2011

    Responder
    • Olá Felipe, obrigado pelo comentário! Há que colocar as mãos à obra, motivar-se para criar seu blog, e começar a construir seu projeto. Ao longo do processo você irá entusiasmar-se com os resultados e acabará por lançar seu blog mais rapidamente do que estava à espera! Força nisso amigo!

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Gustavo

    Muito bom artigo!

    Uma das coisas que me impulsiona é quando a preguiça vem, lembro-me que muitos blogueiros estão a trabalhar então sei que não estou "sozinho" e fico mais animado para atividade!

    Quero aproveitar a oportunidade e perguntar se alguém teve alguma experiência com o clube búfalos geradores de dinheiro. Clube esse que tem um Banner na lateral aqui da escola do dinheiro.

    Fica essa pergunta para todos e uma sugestão para o faustino, pois eu não vi um artigo falando sobre o clube.

    Abraço

    19/09/2011

    Responder
    • Olá Gustavo, obrigado pelo comentário! De facto quando estamos produzindo em altas horas da madrugada, ou mesmo nos finais de semana, existem milhares de outros blogueiros por esse mundo fora fazendo o mesmo e tentando estar um passo à frente da concorrência. Há que otimizar melhor os processos para se conseguir produzir mais, no menor tempo possível!

      Quanto aos Búfalos Geradores de Dinheiro, é um anunciante que está comprando o banner na lateral do blog. Não experienciamos ainda o programa, daí ainda não termos falado dele no blog ;)

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Rick

    Excelente post com ótimas dicas, mas eu trabalho melhor sem pressão e com um prazo maior para fazer/entregar trabalho. Eu acho que trabalhar com mais calma ajuda muito. Não é preguiça rsrs

    19/09/2011

    Responder
    • Olá Rick, obrigado pelo comentário! Desde que você consiga cumprir seus prazos, mesmo sendo preguiçoso por vezes, melhor ainda :) O trabalhar sob pressão funciona muito bem para muitos blogueiros que tendem a adiar constantemente tarefas importantes do seu trabalho!

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Almy

    Utilizo o timely em meus 3 sites, e tenho gostado bastante, até por que , ele mostra quais assuntos foram mais clicados, o que ajuda a ter um feedback do que realmente interessa seus followers, estou pensando até em assinar o plano pro

    20/09/2011

    Responder
    • Olá Almy, obrigado pelo comentário! O Timely é daquelas ferramentas incríveis que já não dispensamos de forma nenhuma em nossa estratégia para mídias sociais! O Plano PRO não tem grande vantagens, excepto o suporte dado pela equipe de desenvolvimento da aplicação. Não sei até que ponto justifica, mas é uma questão de você analisar corretamente quais as suas necessidades :)

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Douglas Simões

    Excelente artigo! No meu caso, em que os rendimentos dos meus blogs ainda não são suficientes para me manter exclusivamente com este trabalho. e preciso conciliar o ato de blogar com o meu emprego de oito horas diárias, o problema é maior ainda. Quando chega o final de semana, o meu corpo e minha mente gritam por descanso. É algo conflitante, pois justamente na ocasião em que sei que poderia me dedicar mais aos meus projetos, sobrevêm essa necessidade do descanso. Mas só o sábado já é o suficiente para relaxar. No final do dia, e no domingo começo a retomar o trabalho.
    Também utilizo a técnica de me dedicar às atividades mais agradáveis. Gerencio três blogs, mas tenho maior prazer em escrever em dois deles, portanto estes fluem com maior naturalidade e estão numa etapa adiantada de desenvolvimento em relação ao terceiro, que é mais um projeto de longo prazo.

    20/09/2011

    Responder
    • Olá Douglas, obrigado pelo comentário! Sem dúvida que para quem concilia um "Emprego" e ainda os seus blogs, a tarefa é extremamente árdua. Admiro a sua motivação, empenho e dedicação, e concordo plenamente que é necessário optar por aquilo que nos dá maior prazer, pois no final de contas, é uma tarefa que se realiza mais facilmente. Parabéns amigo!

      Abraços

      21/09/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Valmir Rodrigues

    de segunda a sexta vamos lá mas, de fim de semana ânimo somente para curtir, trabalho nãooooo....

    Abraços

    07/10/2011

    Responder
  • ABC Dinheiro

    Tendo força de vontade e ambição, pouco mais é preciso!

    13/10/2011

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *