WiNNER

Crowdbooster: Medir e Otimizar as Mídias Sociais dos seus blogs

Se você é blogueiro ou webmaster, então o mais provável é que utilize as mídias sociais do Twitter, Facebook e Google+ para marketizar seus sites e blogs. As mídias sociais são hoje parte integrante de qualquer projeto na internet, e são fundamentais nas estratégias e desenvolvimento dos mesmos. No entanto, da mesma forma que você utiliza o Google Analytics para analisar corretamente seu tráfego e explorar novas oportunidades de negócio, é necessário você analisar também o impacto das suas mensagens no meio social, compreender se seus seguidores e fãs estão interagindo com as suas marcas, qual o impacto dos seus perfis, entre uma série de outras oportunidades existentes.

Já aqui falámos no blog sobre como conseguir mais seguidores no Twitter, como conseguir mais fãs no Facebook e também porque razão todos os blogueiros devem usar o Google+. Já lhe demos a conhecer também o Dlvr.it – distribuir conteúdos automaticamente no Twitter e Facebook e o Timely – agendamento de tweets, duas ferramentas que usadas em simultâneo com a ferramenta Crowdbooster, podem ser o verdadeiro Rolls Royce da análise métrica em mídias sociais.

crowdbooster

O QUE É O CROWBOOSTER?

Para quem trabalha com mídias sociais nos seus sites e blogs, sabe perfeitamente da importância de estar constantemente interagindo com os leitores, principalmente respondendo aos seus problemas, agradecendo pela sua participação e retweets, interagindo com a comunidade, partilhando novos conteúdos interessantes, etc. O Crowdbooster basicamente ajuda-o em todos esses processos, recomendando-lhe atividades que você deve realizar, quais as perguntas dos seus leitores às quais você ainda não respondeu, quais os seus perfis que estão crescendo e qual a percentagem/número de crescimento, entre uma série de outros aspectos importantes. Veja:

  • Recomendações Alvo
    O sistema de recomendações do Crowbooster não é simplesmente informação, são estratégias versáteis que o podem ajudar imediatamente a interagir com membros influentes do Twitter, por exemplo, como ser repassado por esses membros, quais os tipos de conteúdo que têm maior impacto junto dos seus seguidores e também quais os melhores horários para você twittar seus conteúdos para os seus seguidores (algo que o Timely também faz e bem).
  • Insights sobre cada mensagem
    Analise individualmente o impacto de cada um dos seus tweets e postagens, através de gráficos de performance, para perceber concretamente e de forma rápida qual os seus conteúdos que funcionam melhor no Twitter e Facebook. Acompanhe também a página até ao fim para medir o engagamento de seus conteúdos e analisar as métricas individuais de cada uma das mídias sociais que você usa.
  • Crescimento de Fãs e Seguidores
    Analise a performance duas suas páginas do Twitter e Facebook e acompanhe em tempo real o aumente de fãs e seguidores. Veja os gráficos e percentagens representativas, faça download dos relatórios e acompanhe o crescimento versus interações nas suas campanhas em mídias sociais.
  • Insights de audiência
    Acompanhe concretamente as acções da sua audiência no Twitter e Facebook, saiba quais os membros que interagem mais consigo e quais os membros que têm maior impacto nessas mídias sociais. Crie um planejamento em torno da sua comunidade e aprenda a cultivá-la e a fazê-la crescer.
  • Gestão de várias contas de usuário
    Com o Crowbooster você pode puxar todas as suas contas do Twitter e páginas de fãs do Facebook e centralizar tudo num único local para analisar o impacto de todas as suas campanhas em mídias sociais.

Ebook Exercícios para blogueiros

COMO FUNCIONA O CROWDBOOSTER?

O primeiro passo deve ser, obviamente, conetar sua conta do Twitter ou sua página de fãs do Facebook. Tenha em consideração que a versão gratuita do Crowdbooster permite-lhe conetar até um máximo de 3 contas. No nosso caso e para realizar os primeiros testes na plataforma, optámos por conetar as contas de Twitter e Facebook da Escola Dinheiro e também a conta de Facebook da Escola WordPress.

IMPRESSÕES

impressões

O primeiro menu, do lado esquerdo, são as impressões relacionadas com a audiência alvo dos seus tweets. Se você tem 5000 seguidores no Twitter, e um dos seus tweets recebe um retweet de um outro usuário com 5000 seguidores, o somatório de impressões do seu tweet seria portanto de 10,000 impressões. Ao centro, você tem um gráfico visual que lhe permite analisar quais os tweets com maior impacto, e quantas pessoas leram esse tweet na sua timeline do Twitter.

No topo da seção, existe também o menu “Recommendations”, que são basicamente recomendações que o Crowdbooster realiza automaticamente para lhe indicar, por exemplo, que você deve agendar seus tweets para as 3PM, 4PM e 5PM, a fim de conseguir maior exposição de leitura/clique junto dos seus seguidores. E sim, o Crowdbooster também lhe permite agendar tweets, veja:

agendar

Se nas recomendações do Crowdbooster, você clicar em “Schedule”, poderá agendar automaticamente os seus tweets para os horários melhores. O Crowdbooster faz isso automaticamente, e dá-lhe ainda a possibilidade de você editar a data e hora dos seus tweets caso não concorde com as opções definidas pela aplicação. Se desejar poderá conetar ainda a sua conta do Bit.ly para encurtar seus endereços URL automaticamente e manter o tracking sobre o número de cliques que eles obtêm.

CRESCIMENTO DE SEGUIDORES

seguidores

O segundo menu, localizado do lado esquerdo da sua conta do Crowdbooster, permite-lhe analisar concretamente a evolução do número de seguidores do seu Twitter. Poderá analisar quantos seguidores a sua conta tem, quantos tweets você já realizou, quantas vezes foi mencionado e quantas vezes foi repassado por outros usuários da rede.

Em cima, poderá definir a visualização gráfica para Semanal, Mensal, Desde Sempre ou customizar em determinadas datas de acordo com as suas necessidades. A vista semanal é interessante para você perceber quantos seguidores ganhou na última semana e quais os dias em que ganhou um maior número face a outros dias da semana/mês.

SEGUIDORES INFLUENTES

influentes

Você quer saber quais os seguidores mais influentes que tem? No terceiro menu da sua conta do Crowdbooster, você pode saber quais os usuários que seguem a sua conta e que têm maior influência no Twitter, baseado no número de seguidores que têm. Obviamente haverão casos de usuários estrangeiros (Presidente Barack Obama?!) que dificilmente irão repassar as suas mensagens, mas existirão certamente muitos usuários portugueses e brasileiros com alguns milhares de seguidores e influentes na rede social.

Ao perceber quais os seus seguidores mais influentes, você sabe imediatamente quais os seguidores com que você deve interagir mais na rede. Se um determinado seguidor seu tem alguns milhares de seguidores, você deverá ler os conteúdos dessa pessoa, repassar algumas das mensagens, interagir de forma inteligente com esse usuário, e esperar que ele retorno essa sua simpatia e profissionalismo, algo que normalmente acontece de forma natural.

RETWEETS

retweets

Quer saber quais os usuários que repassm mais mensagens suas e/ou têm maior impacto ao repassarem as suas mensagens? Vá no menu “Top Retweets” da sua conta do Crowdbooster, e filtre as opções por Semana, Mês e Desde Sempre, e ordene as listagens pelo número de Retweets e número de Impressões para compreender quais dos seus seguidores têm repassado mais as suas mensagens e atingido um maior público alvo no Twitter. Isso permite-lhe perceber quais os seguidores que você deverá recompensar, repassando também uma mensagem deles ou interagindo diretamente com o autor.

INTERLIGAÇÃO DE CONTAS

Ligou a sua conta do Twitter e a sua página de fãs do Facebook no Crowdbooster e gostava de sincronizar ambas as contas no Crowdbooster? Também é possível! Basta ir na sua conta da página de fãs no próprio Crowdbooster que aparecerá automaticamente um aviso idêntico a esse aqui:

sincronizar

Em cima, no separador “Recommendations”, aparece uma notificação para que você interligue ambas as contas e o Crowdbooster lhe possa dar indicações de quais os conteúdos que você publicou no Twitter e deveria ter publicado no Facebook também, e vice-versa. Clique em “Match” e escolha a conta do Twitter com a qual gostaria de sincronizar e voilá.

ENGAGAMENTO

engagamento

Se quiser saber também quais os usuários que mais participam em sua página de fãs, o Crowdbooster também lhe permite acessar essa informação. Vá no separador “Top Fans” do perfil da sua página de fãs, e defina os filtros que deseja para avaliar o nível de interações dos seus usuários. Dessa forma, você poderá querer também compensar esses usuários ou simplesmente começar a engajar também nos conteúdos que eles publicam, gerando maior retorno para ambos e obviamente um crescimento mútuo ao nível da audiência.

O Crowdbooster permite-lhe também analisar o número de impressões no seu Facebook, nomeadamente através das postagens que geraram mais likes, visuzalições e partilhas, e permite-lhe também perceber o crescimento da sua página de fãs, analisar gráficos de crescimento, ver quantos comentários e likes suas publicações têm, entre uma série de outras opções.

Visite a aplicação em https://crowdbooster.com/

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO…

Se está começando nas mídias sociais e/ou os seus perfis do Twitter e Facebook ainda não têm grandes números, você precisa trabalhar numa série de estratégias importantes, pelo que lhe recomendamos que leia algumas das matérias que já escrevemos aqui no blog e que têm como objetivo levá-lo desde o ponto zero até ao sucesso nas mídias sociais. Tome nota:

E VOCÊ, ESTÁ MONITORIZANDO SUAS MÍDIAS SOCIAIS?

Que estratégias ou ferramentas você usa para monitorizar suas mídias sociais? Já conhecia o Crowdbooster? Deixe o seu comentário e interaja connosco!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (39) Interações no Twitter (45)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Jadson Barbosa

    Olha só que maneiro, apareci lá em terceiro lugar com o perfil mais interativo no twitter com o Escola Dinheiro.

    Muito bom.

    29/09/2011

    Responder
  • Miguel Brandão

    Já conhecia esta ferramenta, estou a utilizá-la e já recomendei no meu Blog.

    Este artigo está muito bom, cumprimentos.

    29/09/2011

    Responder
  • Almy Fróes

    parece muito bom Paulo, inclusive melhor até do que o timely, pois acho que ele so deixa agendar quando se quer no plano pro, essse aqui deixa em qualquer horario, nao so o sugerido não é?

    29/09/2011

    Responder
  • Luciana Souza

    Tenho tão pocos seguidores no twitter e pouco fãs no face. Será que vale a pena usar?

    Abraços

    29/09/2011

    Responder
    • Luciana vale a pena sim, mas muito depende do que você deseja medir, tenho clientes com poucos fans e seguidores mas estes poucos interagem muito com a marca/empresa então para mim vale muito usar a ferramenta!

      29/09/2011 Junior Assis

      Responder
  • anderson reis

    Muito boa postagem.
    Vlw

    @andrsonreis

    29/09/2011

    Responder
  • Junior Assis

    Ótimo artigo Paulo!

    Utilizo já a alguns meses a ferramenta e tenho gostado muito de suas funcionalidades e formas que exibem os dados! Tenho algumas contas interligadas de Twitter e Facebook onde ele me ajuda a construir relatórios completos para meus clientes!

    29/09/2011

    Responder
  • Adelson (Gerenciando Blog)

    Olá, Paulo!

    Muito obrigado pela indicação da ferramenta! Eu ainda não conhecia o Crowdbooster, mas fiquei bastante interessado após ler seu artigo.

    Já fiz minha inscrição e estou aguardando para ter todas as análises disponíveis. Preciso de apoio do suporte online durante a configuração e fui prontamente atendido - o que é ótimo sinal.

    Um abraço!

    30/09/2011

    Responder
  • Ricky Yean

    Paulo - thank you for sharing Crowdbooster. Would love to make myself available if anyone has questions. Take care!

    - Ricky
    CEO, Crowdbooster

    01/10/2011

    Responder
  • André Vinhas

    Olá Paulo,

    Mais uma ferramenta muito interessante que nos apresentou, parece realmente muito útil, vou experimentar!

    Abraço,

    André Vinhas

    08/10/2011

    Responder
  • Bárbara

    Olá Paulo.
    Será que você sabe me dizer porque o Crowdbooster nao esta mais agendando meus posts para o FB? para o TT ele está normal. Qual seria o problema?

    Grata

    31/03/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *