Conversion Hero

Como fazer Link Building interno corretamente em seu blog

Ao longo dos últimos artigos temos a falar de questões relacionadas a Otimização para Motores de Busca e Link Building extremamente importantes para o seu blog. Como você provavelmente deve saber, aumentar o seu tráfego é como ganhar dinheiro, se você não estruturar corretamente, os resultados não aparecem. E é precisamente no Link Building interno que a grande maioria dos blogueiros falha, e consequentemente perde grandes oportunidades de melhorar o seu tráfego e consequentemente os seus rendimentos. Quanto mais tráfego o seu blog tiver, mais dinheiro você irá acumular em Adsense e Programas de Afiliados, mais rápido irá fazer crescer a sua lista de subscritores, mais comentários irá receber, e por aí adiante.

Quando explicámos como escrever um artigo corretamente otimizado para SEO, falámos obviamente da importância do Link Building interno, mas a verdade é que linkar internamente tem um pouco mais de ciência do que simplesmente colocar um link num artigo seu, apontando para um outro artigo. Existem muitas razões para você linkar internamente para outros artigos e páginas interessantes do seu blog. Estas são apenas algumas dessas razões:

  • É importante para o Google. Quando você linka internamente suas páginas, o Google interpreta isso como se você lhe estivesse dizendo que essas outras páginas têm valor e são importantes para os seus usuários. Ao passar valor para outros páginas, você está reforçando o seu artigo principal, mas também todos os seus outros artigos interligados.
  • Melhora a experiência de utilização do usuário. Quando um leitor do seu blog abre um dos seus artigos, começa a ler o conteúdo, e percebe que você fez várias ligações internas de grande qualidade ao longo do texto, ele fica mais entusiasmado para consumir outras matérias de seu site. Isso é melhorar a experiência de utilização para o usuário, tornando seus conteúdos mais ricos em informação.
  • Ajuda-o a baixar sua taxa de rejeição. Já aqui falámos muitas vezes da importância de baixar a taxa de rejeição do seu blog, e a verdade é que a linkagem interna de artigos continua a ser uma das melhores formas de você baixar a taxa de rejeição do seu blog, gerando mais pageviews e interesse junto dos seus leitores.
  • Ajuda-o a melhorar sua Otimização para Motores de Busca. A linkagem interna é também uma das melhores formas de você melhorar a indexação dos seus conteúdos no Google e conseguir melhorar seus posicionamentos para determinadas palavras-chave. Quando interligar conteúdos, defina corretamente seu texto âncora e link para que seus leitores acessem esses conteúdos e os compreendam, e você também ao mesmo tempo beneficiar dessa linkagem em termos de SEO.

link building

COMO FAZER LINK BUILDING INTERNO CORRETAMENTE?

Existem dois tipos de links em seu blog. Os links de conteúdo e os links de navegação. No entanto, ambos são extremamente importantes em sua estratégia de link building, principalmente se o seu objetivo é ganhar dinheiro com seu blog. Além disso, cada uma de suas páginas e artigos, tem uma palavra-chave diferente que faz com que esse artigo indexe mais facilmente no Google em determinadas pesquisas. Por exemplo, nosso artigo sobre Como conseguir seguidores no Twitter, tem como palavra-chave “Como conseguir seguidores no Twitter” e não “Como usar o Twitter”, por exemplo. Para essa segunda palavra-chave teríamos de ter um outro artigo correspondente e focado nessa palavra.

  • Links de Conteúdo – São os links que você faz internamente em seus artigos e que ligam para outros artigos publicados em seu blog. Estes links têm a particularidade de estarem apenas focados em artigos e não propriamente em suas páginas estáticas ou homepage.
  • Links de Navegação – Aqui incluem-se os links para a homepage do seu site, e para as suas páginas estáticas como por exemplo Publicidade, Contatos, Como criar um blog, etc. Dependendo do tipo de área em que você trabalha e o tipo de páginas que você tem, esses links podem ser completamente diferentes.

CRIE UMA PLANILHA DE PALAVRAS-CHAVE

Se você já produziu muitos conteúdos em seu blog (nós temos de 1100 artigos publicados, por exemplo), é natural que você se esqueça de determinados conteúdos e acabe não linkando para eles. Outra coisa que pode acontecer, é você ter escrito artigos não muito bons no passado, e então decide não linkar mais para eles. Nesta situação, recomendamos que faça a uma otimização dos seus artigos antigos, para que eles se enquadrem corretamente em sua filosofia atual, e oferecem conteúdo de qualidade para seus usuários. Dessa forma você já pode linkar para eles, e isso significa que você tem um espectro de páginas disponíveis muito maior.

Para facilitar seu trabalho de linkagem interna, é recomendável que você crie uma planilha no Excel ou no Google Docs com as palavras-chave de cada artigo (uma ou duas no máximo) e o respectivo link URL. Dessa forma você terá seu espectro bem visível na hora de escrever seus novos conteúdos e linkar diretamente para seus conteúdos antigos. Por cada página ou artigo do seu site, você deverá verificar quais as palavras-chave para as quais ele está rankeando corretamente. Recomendamos que use o Google Keyword Tool, por exemplo, para avaliar quais as palavras-chave que mais pesquisas locais mensais têm e aproveitar essa análise para começar a competir em palavras com mais volume de tráfego.

Usando um exemplo meramente ilustrativo, nós temos um artigo escrito em nosso blog sobre como conseguir mais seguidores no Twitter. Eis as palavras-chave para as quais poderíamos linkar esse artigo:

  • conseguir seguidores no Twitter
  • como conseguir mais seguidores no Twitter
  • mais seguidores no Twitter
  • como angariar mais seguidores no Twitter
  • como atrair mais seguidores no Twitter
  • mais seguidores no Twitter

Tenha em atenção que todas estas palavras-chave devem ser utilizadas como texto âncora do link que vai apontar para o respectivo artigo. Na verdade, todas estas palavras-chave são semelhantes e/ou indicam precisamente a mesma coisa. São apenas pequenas variações que fazem toda a diferença quando o usuário faz buscas num Motor de Busca como o Google, por exemplo.

É também recomendável que quando você linke seja para página ou para artigos, o seu texto âncora não seja sempre o mesmo. Quando você usa sempre o texto âncora, você está fazendo Keyword Stuffing, e tentando adulterar um resultado de busca, o que pode resultar numa penalização do Google. Vá variando seu textos âncora e tentando rankear melhor seus artigos para várias palavras-chave em simultâneo.

CRIE UMA ESTRUTURA DE NAVEGAÇÃO INTELIGENTE

Se você reparar, nossa página ganhar dinheiro está estruturada em dois níveis: ganhar dinheiro > afiliados. Ou seja, nós podemos linkar diretamente para a página de aterragem com nossos programas recomendados para ganhar dinheiro, ou linkar diretamente para as empresas Netfilia, Netaffiliation, Public-Idées, etc. Isso permite-nos reforçar nossas páginas e também rankear no Google para as pesquisas pelos nomes das empresas.

O mesmo se aplica a nossos Ebooks. Temos duas páginas de aterragem próprias para cada um deles: Ebook de Exercícios para Blogueiros e Ebook Como Criar um Blog. Isso permite-nos também linkar para nossos Ebooks com diferentes textos âncora, internamente a partir de artigos e da navegação do blog, e reforçar essas páginas mais facilmente.

Algumas dicas para você criar sua estrutura de navegação da forma mais correta:

  • Use sempre H2 em seus artigos da homepage – Todos os artigos listados em sua homepage devem ter o título no meio das tags <h2></h2>, ou seja, ficará algo do tipo <h2>título do artigo</h2>. Dado que o título de sua homepage é o H1 e o mais importante, seus artigos devem ser H2 para manter sua estrutura corretamente otimizada por ordem hierarquica.
  • Use sempre H1 nos títulos dos artigos, dentro do próprio artigo – Dentro do seu próprio artigo, o H1 deverá ser o título desse mesmo artigo, uma vez que é o elemento mais importante da página. Todos os subtítulos do artigo devem ser H2 ou H3, para manter uma sequência lógica e devidamente hierarquizada.
  • Crie páginas estáticas organizadas – Nos exemplos que demos em cima, nossa navegação está organizada corretamente com páginas e sub-páginas, sendo todas elas importantes em nossa estratégia de angariação de tráfego orgânico. Crie também suas páginas de aterragem para produtos, dicas, etc., que possam agregar valor em seu blog.
  • Não use widgets de artigos recentes na sidebar - Nunca use widgets ou plugins de artigos mais recentes na barra lateral de seu blog. Qual é o interesse em você estar linkando para seus artigos recentes duas vezes na homepage, quando eles já aparecem no corpo central dessa mesma homepage? Remova esses widgets e evite duplicar informação.
  • Use H2 nos widgets de artigos populares – Se você usa widgets de artigos populares em seu blog, coloque as tags H2 nos títulos desses artigos. Eles são um elemento secundário da sua homepage e de suas páginas/artigos internos.

Quanto mais organiza for sua estrutura de navegação, mais facilmente eus usuários navegam em seu blog, e sua Otimização para Motores de Busca funciona. Existem cadeias hierárquicas no SEO que você deve ter em consideração quando estrutura seus links internos de páginas e artigos.

Ebook Exercícios para blogueiros

FAÇA LINKAGEM INTERNA DESDE O INÍCIO

Um dos problemas de muitos blogueiros é não terem conhecimento sobre SEO para estruturarem seus blogs corretamente desde o primeiro dia. Por isso mesmo é que escrevemos dois artigos sobre otimização dos seus artigos antigos e como fazer uma auditoria de SEO em conteúdos antigos, que o podem ajudar a melhorar seus conteúdos mais antigos, interligando-os com novos conteúdos, escrevendo informação complementar, e estruturando melhor essas postagens para o ajudar a aumentar o seu tráfego mais facilmente.

Se você está a criar um blog neste momento, tenha em consideração a importância de interligar seus artigos logo desde o início do seu blog, reforçando todos esses artigos uns com os outros, e consequentemente com suas páginas estáticas também. Seu blog deverá ser uma teia (de teia de aranha), onde seus leitores passem o máximo de tempo possível consumindo informações de outros artigos, que depois os levam para outros artigos e depois para outros artigos. Isso será pageviews, aumenta o tempo médio de leitura do seu blog, e também suas chances de monetizar mais facilmente seus conteúdos.

REGRAS PARA LINK BUILDING INTERNO

Embora não existam regras no que diz respeito ao Link Building interno, é recomendável que você não use e abuse da linkagem, caso contrário seus artigos tornam-se difíceis de ler, e o Google pode não gostar de sua tendência para linkar constantemente para as mesmas páginas e conteúdos de seu blog, sempre com os mesmos textos âncora. Posto isto, seguem algumas regras que você poderá ter em consideração:

  • Máximo de 4 links por cada 500 palavras de texto. Desta forma você evita exagerar nos links internos de seu blog. Procure sempre a cada 500 palavras não exceder os 4 links e no mínimo colocar 1 link para um outro artigo. Isso garante que seus leitores terão outras matérias para ler ao longo do seu texto. Num texto de 2000 palavras, você poderá no máximo colocar 16 links internos e no mínimo 4. Esses links incluem não só artigos, como também páginas de navegação, homepage, etc.
  • Remova links do seu rodapé. Links no rodapé de seu blog é mau sinal e é muito mal visto pelo Google. Remova seus links de rodapé, quer sejam para páginas internas de seu blog, quer sejam para outros sites. Evite duplicar links ou enviar links desnecessários para outros sites.
  • Não duplique links com widgets e plugins. Se usa plugins de artigos populares ou artigos recentes, evite duplicar informação em seu blog. Numa homepage não faz sentido você ter um widget com os artigos mais recentes, quando na verdade eles já estão aparecendo em sua homepage. Remova isso.
  • Texto âncora + title + URL. Seus links deverão sempre usar um texto âncora correto, um title que é basicamente o título do link e também um URL que esteja funcionando. Aprenda como encontrar links quebrados em seu blog, caso já tenha muito conteúdo publicado e não tenha consciência se todos os links internos e externos estão funcionando.
  • Não faça demasiados links. Como em tudo na vida, tudo o que é demais faz mal. E enviar demasiados links internos para páginas e artigos podem ser prejudicial ao seu blog. Evite fazer demasiados links, seguindo as regras de cima.
  • Não use sempre o mesmo texto âncora. Faça variações do texto âncora como vimos anteriormente, para não ser tendencioso quando linka para determinados artigos e páginas do seu blog.

links internos

Para ilustrar mais facilmente com um exemplo deste mesmo artigo, usámos à esquerda o texto âncora “monetizar mais facilmente seus conteúdos”, e linkámos esse texto com um URL de um artigo nosso, um título exatamente idêntico ao texto âncora, e colocámos esse artigo a abrir numa nova janela/aba (opcional). O texto âncora + título + URL são indispensáveis numa linkagem interna feita de forma correta. Coloque sempre essas três informações para extrair o máximo potencial de seus links internos.

MELHORES LINKS INTERNOS = MAIS DINHEIRO

Quanto melhor for sua estrutura de linkagem interna, melhores seus são rendimentos com seu blog. Isto acontece porque quando você linka para outros conteúdos do seu blog, você está reforçando seus outros artigos. Esses artigos vão se posicionar melhor nos resultados de pesquisa orgânica dos motores de busca, sua taxa de rejeição vai descer, seu tempo médio de leitura vai subir, você vai atrair mais tráfego de qualidade para o seu blog, e mais tráfego significa mais clientes para seus anúncios do Adsense, programas de afiliados, venda de publicidade, etc.

Por isso mesmo, o Link Building interno é fundamental para você aumentar seu tráfego orgânico drasticamente, e com isso conseguir mais visitação e consequentemente ganhar mais dinheiro com seu blog, aproveitando nossas dicas sobre como monetizar seus conteúdos corretamente.

E VOCÊ, QUE ESTRATÉGIAS DE LINK BUILDING USA EM SEUS BLOGS?

Você faz linkagem interna dos conteúdos de seu blog? Que estratégias utiliza para interligar seus conteúdos ou melhorar seus posicionamentos nos buscadores? Deixe os seus comentários e partilhe connosco seus conhecimentos também!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.