Conversion Hero

10 Estratégias infalíveis para usar em sua Página de Fãs do Facebook

Melhorar sua página de fãs do Facebook sem ter de investir dinheiro é algo que requer alguma estratégia e conhecimento. Embora seja possível você usar os Anúncios do Facebook para anunciar sua página de fãs e conseguir com isso aumentar seu número de fãs drasticamente, a verdade é que você poderá conseguir aumentar esse número também sem que na verdade tenha de investir. Existem diversas estratégias super funcionais para usar em suas páginas de fãs que o podem ajudar literalmente a conseguir mais fãs no Facebook.

O Facebook tem vindo a implementar diversas novas opções em suas páginas de fãs, e aquilo que antigamente funcionava, hoje poderá não funcionar tão bem. Além disso, com a nova métrica “estão a falar sobre isto”, você consegue ter consciência imediata de quais as suas estratégias que estão dando os melhores resultados, e com isso conseguir até que algumas de suas páginas tenham mais gente falando sobre elas, do que propriamente fãs inscritos na página.

paginas de fas

PERCEBA COMO FUNCIONA O EDGERANK DO FACEBOOK

Cada atualização que você faz em sua página de fãs do Facebook, é rankeado pelo próprio Facebook tendo em consideração uma série de aspectos relacionados com a performance dessa postagem. O chamado “Edgerank”, o algoritmo de rankeamento do Facebook, tem em consideração diversas métricas que você poderá melhorar ao longo do tempo, para que mais pessoas recebam suas atualizações em seus feeds de notícias, e consequentemente gerem mais feedback, likes, partilhas e comentários em suas postagens. O colega Luciano Larrossa, da Escola Freelancer, já escreveu inclusive um artigo sobre Como melhorar o seu Edgerank do Facebook.

Curiosidade: Sabia que sempre que um sempre que um fã da sua página de fãs deixa um comentário numa postagem sua, e você faz “like” nesse comentário, você está aumentando seu Edgerank entre esse usuário e sua página de fãs? Isso permite-lhe que as suas postagens passem a aparecer mais frequentemente nos feeds de notícias desses usuários.

O Edgerank da sua página de fãs do Facebook têm em consideração diferentes aspectos da sua página, nomeadamente os seguintes:

  • Popularidade – Quantos cliques, likes e comentários a sua atualização recebe
  • Relevância – Qual o engajamento de seus fãs com as suas postagens passadas
  • Regência – Quão recente sua atualização de estado foi realizada
  • Edgerank = Quantos fãs viram sua atualização de estado

1. FAÇA PERGUNTAS

perguntas no facebook

Fazer perguntas é sem dúvida uma das estratégias que melhor funciona em páginas de fãs do Facebook, especialmente se você tiver vários milhares de fãs engajados em sua página. No exemplo em cima, tirado da Página de Fãs da Escola Freelancer, a pergunta era relativamente simples e 15 pessoas resolveram responder e a interagir com o autor. Quando você faz perguntas em sua página de fãs, você deve ter em consideração o aspecto “simples” da pergunta. A pergunta deverá ser fácil de responder, e curta, para que seus fãs não sintam necessidade de dar respostas demasiado complexas.

2. FAÇA SEUS USUÁRIOS COMPLETAREM FRASES

completar frases facebook

Neste exemplo, retirado da Página de Fãs da Escola Psicologia, o autor pede aos fãs da página para completarem a frase com o seu estado de espírito naquele momento. Uma interacção deste tipo é muito simples de realizar e as repercursões são extremamente positivas. Com 32 comentários de usuários diferentes, a frase acabou sendo completada de formas completamente diferentes, gerando uma elevada interatividade com os usuários da página. O ideal neste tipo de estratégias é criar frases que necessitem apenas de uma resposta com uma única frase, que é o caso. Se criar frases demasiado complexas, seus usuários provavelmente não irão engajar com tanta facilidade. Esta estratégia obviamente funciona muito melhor, quanto mais fãs sua página tiver e quanto melhor for o seu Edgerank de sua página.

3. PARTILHE DICAS EXCLUSIVAS PARA OS SEUS FÃS

dicas facebook

Nesta postagem, realizada também na Página de Fãs da Escola Psicologia, o autor partilhou 7 sentimentos saudáveis e funcionais para a vida com os seus leitores, de forma muito simples, prática e se fácil assimilação. Uma característica engraçada desta publicação é que ela é altamente motivadora e tendo em consideração o público alvo da página (faça sempre postagens de acordo com o seu público alvo) funcionou de forma extremamente positiva com mais de 66 likes e 37 partilhas realizadas pelos usuários, retornando uma elevada percentagem de opiniões e um engajamento muito positivo para a página.

4. FAÇA ENQUETES RELACIONADOS COM SUA ÁREA

enquetes facebook

Neste exemplo retirado da Página de Fãs da Escola Criatividade, o autor fez um enquete muito interessante e direccionado totalmente a seu público alvo, o qual recebeu mais de 100 votos, gerando uma excelente interatividade e um grau de engajamento muito elevado. Os enquetes são uma forma muito positiva de interacção com seus usuários, uma vez que eles apenas necessitam clicar em sua opção preferida e com isso participarem da votação. Obviamente, esta estratégia funciona tanto melhor, quanto mais fãs sua página tiver.

5. PARTILHE FOTOS COM MENSAGENS

imagens facebook

A Página de Fãs do Puta da Loucura é perita em lançar imagens engraçadas que são partilhadas a um ritmo impressionante. No exemplo em cima, a imagem criada recebu mais de 2300 likes e foi partilhada por mais de 2000 fãs da página, gerando também cerca de 185 comentários. Obviamente, estes números tendem a trazer excelentes resultados para a página, que com esta estratégia de publicação de imagens, gerou mais de 15,000 novos fãs em apenas uma semana. No entanto, partilhar imagens tem também a sua ciência. Deixamos-lhe algumas dicas para que possa tirar o máximo partido dessa estratégia:

  • A imagem deverá ser única e criada por si, seja a imagem de fundo ou a imagem de frente;
  • A imagem deverá conter o link da sua página de fãs escrito no rodapé ou no topo;
  • A imagem deverá ser legível quando em ponto pequeno (como se percebe no exemplo) e conter um apelo à partilha;
  • Peça aos seus fãs na descrição da imagem para a partilharem com os seus amigos;
  • Coloque um URL da página de fãs na descrição da imagem.

A estratégia do Puta da Loucura tem sido criar imagens próprias, em Photoshop, que contenham frases interessantes, piadas, simplesmente cartoons ou situações engraçadas do dia-a-dia, gerando uma elevada performance no que diz respeito ao engajamento e repercussão junto dos seus fãs.

Ebook Exercícios para blogueiros

6. PARTILHE CITAÇÕES FAMOSAS E INTELIGENTES

citações facebook

A publicação de citações, dependendo do nicho de mercado em que você se encontra, é também uma estratégia super funcional e com excelentes resultados em página de fãs, dependendo obviamente do número de fãs da sua página. No exemplo em cima, retirado da Página de Fãs da Escola Dinheiro, publicámos uma citação que agrega valor ao tipo de audiência que temos, gerando cerca de 15 likes e 5 partilhas. Embora o nosso público alvo não seja muito “partilhador” por natureza, esta estratégia tem trazido excelentes resultados a várias páginas com que temos trabalhado. É importante neste tipo de estratégia compartilhar citações que sejam inteligentes e possam colocar seus usuários a pensar neles próprios, caso contrário, perde-se o interesse em compartilhá-la.

7. PEÇA LIKES AOS SEUS FÃS

pedir likes

No exemplo em cima, retirado da Página de Fãs do Puta da Loucura, o autor pediu aos fãs para clicarem “Curtir” na atualização de estado que realizou, e isso gerou mais de 660 likes na publicação e mais de 190 partilhas da imagem. É recomendável neste tipo de situação, que você peça aos seus fãs para realizarem apenas uma acção: Curtir ou Partilhar. Se você pedir ambas em simultâneo, os resultados poderão não ser tão satisfatórios. Neste tipo de estratégias quanto mais simples for o pedido, melhores serão os resultados, especialmente quando o seu número de fãs é de alguns milhares.

8. ATINGA DIFERENTES TIPOS DE FÃS

mulher facebook

Neste exemplo, igualmente retirado da Página de Fãs do Puta da Loucura, o autor criou uma atualização de estado dedicada especialmente às mulheres. Isso significa que ele atingiu um grupo específico de usuários da sua página, gerando controvérsia e consequentemente um engajamento personalizado e de grande qualidade. Esta postagem gerou mais de 2200 likes e mais de 1900 partilhas. Este tipo de estratégias podem ser aplicadas a segmentos diferenciados em praticamente todas as áreas, desde um apelo ao sexo Masculino/Femino, um apelo a Desenvolvedores/Designers, um apelo a fãs de Futebol/Ténis, etc. Existem muitas formas de você trabalhar diretamente com grupos específicos de fãs, gerando maior controvérsia e consequentemente melhores resultados.

9. PARTILHE VÍDEOS

videos facebook

Os vídeos, quando utilizados de forma correta, são também uma excelente forma de gerar engajamento em sua página de fãs. E o melhor de tudo é que os vídeos não precisam de ser seus ou criados por si. Se encontrar bons vídeos no Youtube ou no Vimeo, considere partilhá-los com seus fãs, juntamente com um texto descritivo da situação que pretende realçar, tal como neste exemplo da Página de Fãs da Escola Psicologia, que gerou mais de 28 likes e cerca de 25 partilhas. Esta estratégia terá obviamente melhores resultados quantos mais fãs sua página tiver.

10. OTIMIZE SEUS CONTEÚDOS

conteudos facebook

Você tem um artigo em seu blog que gostaria de compartilhar com seus fãs e ser repassado por eles? Então não coloque simplesmente o URL do artigo. Escreva um pequeno texto para o acompanhar, uma citação, ou algo que agregue valor a esse mesmo conteúdo, tornando-o mais interessante e atrativo de partilhar. No exemplo em cima, retirado da Página de Fãs da Escola Psicologia, o autor publicou um artigo juntamente com uma citação e um pequeno texto, gerando mais de 30 likes e cerca de 17 partilhas. Estes resultados poderão ser obviamente muito melhores, quantos fãs a página tiver.

E VOCÊ, QUE ESTRATÉGIAS USA EM SUA PÁGINA DE FÃS DO FACEBOOK?

Utiliza alguma das estratégias indicadas em cima em sua páginas de fãs? Que outras estratégias usa para conseguir likes, comentários e partilhas das suas atualizações no Facebook? Deixe o seu comentário!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (35) Interações no Twitter (68)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Andre Ribeiro

    Hello People!
    Olá pessoas, tudo bem?
    Gostei muito do artigo, congratulations.
    Até breve..

    28/10/2011

    Responder
  • David Pereira

    Boas dicas, vou aplicar na minha página! O Facebook é muito bom para a divulgação do blog e interatividade.

    28/10/2011

    Responder
  • Lauro Daniel

    Estava precisando mesmo de um artigo como este.

    Ultimamente tenho percebido como o Facebook é uma ferramenta fantástica para compartilhar conteúdo, a maior e melhor do mundo na verdade.

    Porém, sendo sincero, meu conhecimento sobre o Facebook é apenas razoável, estudei muito SEO e tenho começando a aprender sobre o Facebook recentemente. Tenho percebido centenas de pessoas chegando aos meus sites pelo Facebook, isto mostra que embora ainda vá crescer muito o potencial de divulgação na rede de Zuckenberg, ela já é uma forte ferramenta de divulgação.

    Porém como disse, não sou nenhum especialista na rede, minhas páginas de fãs não possuem muitos fãs e nem são muito ativas, mas mesmo assim tenho um resultado pelo que já aprendi e uso, por isto gostei muito deste artigo, vou procurar aplicar o que aprendi aqui e tenho certeza que o Facebook chegará a ser a segunda fonte de acessos e uma opção interessante caso ocorre um problema co vistas orgânicas ou diretas.

    28/10/2011

    Responder
  • Sílvio

    Olá Paulo!
    Já faz um tempo que participo deste site e seus artigos são muito úteis para mim.
    Parabéns por mais esse excelente artigo.

    28/10/2011

    Responder
  • Guilherme - Viajando com Eles

    Oi Paulo,

    Desde o 1º dia do meu blog, sigo suas dicas e estou com bons resultados. Em menos de 6 meses, tive quase 5 mil acessos nos ultimos 30 dias.

    Seguirei mais essas dicas para o Facebook!!!

    Abraços

    29/10/2011

    Responder
  • €mpregodinheiro

    Bem, esta é mesmo uma escola no verdadeiro sentido da palavra, mais uma aula

    29/10/2011

    Responder
  • Como Ganhar Dinheiro na Internet

    10 Dicas e estratégias muito inteligentes para usar no Facebook!

    Muito bom acompanhar as dicas desse blog!

    30/10/2011

    Responder
  • Almy Fróes

    Interessante Paulo, acabei descobrindo que já faço varias dessas coisas,sem nem saber que eram as melhores práticas.

    Considero o facebook, uma rede social bem bacana para usar como ferramenta de divulgação.:o)

    31/10/2011

    Responder
  • The Pescador Mensagens Evangélicas

    Muito bom o texto parabens vi que algumas dessas dicas eu ja executo.

    Corrija no texto a seguinte parte "Curiosidade: Sabia QUE SEMPRE que um sempre..."

    Deus abençoe!

    02/11/2011

    Responder
  • Tiago

    Bom artigo!

    02/11/2011

    Responder
  • Marques

    Grande Facebook,

    É o que está salvando a pele dos internet marketing, como eu no momento com sua possibilidade de anúncios baratos e eficientes.

    11/11/2011

    Responder
  • E. Mendes

    Parabéns, está aqui um artigo cheio de excelentes dicas.

    19/11/2011

    Responder
  • Maxim

    Olá, muito bom o seu artigo. Vou tentar seguir estes exemplos na minha página do Facebook

    08/12/2011

    Responder
  • bfms

    Só hoje tive oportunidade de ler este artigo e ver os vários exemplos e referências ao PDL.
    Realmente existem diversas técnicas e estratégias para atingir o principal objectivo: mais fãs e mais pessoas a falar sobre nós.
    Realmente como disseste, em uma semana tivemos mais de 15.000 fãs. Depois, abrandámos, e notamos alguma quebra.
    No entanto foi importante este investimento inicial de, praticamente, tempo! Só assim conseguimos chegar ao número de fãs actual (à data de hoje 80.000). Há dois meses atrás éramos 18.000.
    Abraços

    12/12/2011

    Responder
  • Jaqueline Araujo

    Adorei o artigo!

    25/02/2012

    Responder
  • Jaqueline Araujo

    Estou acompanhando.

    25/02/2012

    Responder
  • Elison

    Muito bom

    27/06/2012

    Responder
  • David Lopes

    Olá Paulo!

    Obrigado pela excelentes dicas!
    Digo sempre que é fundamental não só atrair os visitantes mas convertê-los em leitores assíduos, e vejo que ao falar sobre a "fan page" do FB estás concordando comigo, visto que estar presente e sempre interagindo com os seguidores/leitores ou visitantes do blog é fundamental. Por isso que as dicas que deixaste acima vão de encontro às necessidades do blogueiro moderno. É necessário utilizar estratégias para alcançá-los da melhor forma possível e também utilizando a criatividade.

    Até o próximo artigo!

    08/09/2012

    Responder
  • jack

    GOSTEI MUITO DAS dicas mas n ttem como postar uma imagem sem ser como foto??

    12/09/2012

    Responder
  • eloise

    ótimo artigo, valeu pelas dicas :)))

    05/02/2013

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *