Conversion Hero

15 estratégias para conseguir mais comentários nos seus artigos

Conseguir mais comentários no seu blog é provavelmente um dos seus maiores desafios enquanto blogueiro. Com a massificação das mídias sociais como o Twitter e Facebook, é cada vez mais difícil conseguir atrair a atenção dos seus usuários para comentários estruturados e de qualidade nas suas postagens. No entanto, existem diversas estratégias que você pode implementar no seu blog para conseguir cativar os seus usuários a comentarem e a tornarem os seus artigos em verdadeiros debates de qualidade.

Para que você compreenda mais facilmente a importância dos comentários em seu blog, e realmente preste atenção a isso na hora de otimizar e trabalhar o seu blog, primeiro você deverá compreender as vantagens de receber muitos comentários e de que forma isso poderá ajudar o seu blog a conseguir mais tráfego e com isso gerar mais dinheiro em comissões de programas de afiliados e vendas de produtos próprios.

  • Visitas – Quando você utiliza um sistema de comentários bem organizado e corretamente pensado, os seus leitores além de ter desejo de comentar, irão retornar frequentemente ao blog para ver as suas respostas aos comentários, bem como os novos comentários de outros leitores. Isso gera maior tráfego para o seu blog, e consequentemente mais pageviews.
  • Engajamento/Comunidade – Quanto mais comentários os seus artigos recebem, maior é a tendência de você passar uma imagem de popularidade a outros leitores. Blogs com poucos ou nenhuns comentários, tendem a ser vistos como blogs menos populares do que outros que recebem muitos comentários.
  • Tráfego orgânico – É certo que o Google indexa os comentários de blogs, mais ainda agora que também já começou indexando os comentários do Facebook. Isso significa que você poderá conseguir mais alguma visitação para o seu blog através de palavras-chave de cauda longa (long tail).
  • Fidelização – Os comentários do seu blog são também uma das melhores formas de você conseguir fidelizar os seus leitores mais activos, respondendo aos seus comentários e ajudando-os a resolverem os seus problemas e questões. Obviamente, isto exige que você responda aos comentários.

comentários em blogs

ESCREVA ARTIGOS DE QUALIDADE MAS…

Deixe espaço para os seus usuários darem resposta. Quando você faz um artigo demasiado complexo e/ou com imensa informação que dá resposta a praticamente todas as perguntas, você não deixa espaço para os seus usuários investigarem, colocarem questões e procurarem interagir com o seu conteúdo. Normalmente um artigo quando é “exageradamente completo” tende a receber apenas comentários do tipo “Excelente artigo. Obrigado”. Se o objetivo é fazer com que a comunidade interaja, é importante você deixar também espaço em aberto para o diálogo dos seus usuários.

TORNE O PROCESSO O MAIS SIMPLES POSSÍVEL

Quer você tenha um blog no WordPress, ou um blog no Blogspot, ou mesmo numa outra plataforma de blogs qualquer, é importante que o processo de comentar um artigo seja o mais simples possível. Se você dá demasiadas opções aos seus usuários, isso cria confusão e consequentemente menos comentários ao artigo. O ideal será ter uma caixa de comentários com Nome, Email e URL, seguida do espaço para o usuário deixar o seu comentário. Quanto mais complicar o processo de comentários, piores serão os seus resultados. Evite ao máximo obrigar os usuários a registrarem conta para poderem comentar, a ligarem-se com a sua conta do Google ou do Blogspot, ou semelhantes. O processo de comentar um artigo tem de ser simples, direto e objetivo.

PEÇA AOS SEUS USUÁRIOS PARA COMENTAREM

Não existe nada mais poderoso do que pedir diretamente aos seus usuários para deixarem os seus comentários ao artigo que você acabou de publicar. Como mostramos na imagem em baixo, fazer uma pergunta aos leitores é precisamente o mesmo que pedir-lhes para deixarem a sua opinião ao artigo num comentário. Isso é uma chamada para a acção (call to action) que deve ser usada com mestria, para que na verdade funcione. Se você a utilizar em todos os seus artigos, por exemplo, o efeito perde-se. Também não é recomendável que faça mais do que uma pergunta em simultâneo. Isso torna a resposta mais complexa e muitos usuários irão desistir de comentar.

perguntas

LINKE PARA OUTROS BLOGUEIROS NA SUA ÁREA

Quando escrevemos um artigo com os melhores blogs sobre ganhar dinheiro na internet, linkamos diretamente para vários blogueiros da mesma área, e além de termos recebido imensos comentários dos leitores que desconheciam alguns dos blogs mencionados, recebemos também vários comentários dos autores desses mesmos blogs. Esta estratégia além de ser uma forma de você dar a conhecer o seu blog aos autores de outros blogs, é também uma forma de receber comentários desses autores. Estratégias deste tipo, com artigos em que você linke para 50, 60 ou mesmo 100 blogueiros, geram dezenas de comentários no seu blog.

CRIE INICIATIVAS BASEADAS NOS COMENTÁRIOS

No início do ano, criámos uma campanha no blog para ajudar as vítimas das cheias no Brasil. O objetivo era simples: por cada comentários deixado no artigo, nós doaríamos R$0,50 a uma instituição que estivesse ajudando as vítimas das enormes cheias que assolaram o Brasil em Janeiro. Com esta iniciativa conseguimos doar R$250 reais a uma instituição para ajudar as vítimas desse flagelo, e em troca recebemos mais de 470 comentários ao artigo. Alguns dos comentários já foram colocadas depois da data limite de participação, mas a verdade é que a iniciativa funcionou e gerar excelentes participações dos leitores.

Estas estratégias são igualmente importantes para criar o hábito de comentar nos seus leitores. Quando você cria esse hábito, os seus leitores tendem a sentir mais facilmente necessidade de comentar os seus artigos e serem membros participativos e ativos da comunidade. Se os pretende estimular, crie uma iniciativa em torno dos comentários do seu blog.

iniciativas com comentários

Ebook Exercícios para blogueiros

PEÇA A SEUS USUÁRIOS PARA DEIXAREM LINKS NOS COMENTÁRIOS

Esta é uma das estratégias mais virais de comentários em blogs. É precisamente o mesmo que você dizer aos seus usuários para fazerem publicidade gratuitamente aos seus sites ou perfis das mídias sociais. O exemplo que mostramos na imagem em baixo, é de um artigo nosso sobre Como conseguir seguidores no Twitter, onde pedimos aos nossos usuários para deixarem um comentário com o link do seu perfil no Twitter, para todos pudessemos conhecer os perfis uns dos outros e com isso amealharmos todos mais seguidores e consequentemente conhecermos mais pessoas da área para seguir nesta rede social.

Embora este artigo seja de 2008, continua recebendo imensos comentários todos os meses, e já ultrapassou os mais de 850 comentários, sendo o nosso artigo mais popular de sempre no que aos comentários diz respeito. Isto é também uma excelente forma de gerar debates e participação dos usuários nos conteúdos do seu blog.

links comentarios

OFENDA OS SEUS LEITORES (NO BOM SENTIDO)

Neste artigo, sobre Registro de domínio, utilizámos o Marketing de Guerrilha para criar um título que fosse controverso, e de alguma forma ofensivo, para despertar o interesse dos leitores e gerar um debate interessante nos comentários. Além de termos recebido mais de 140 comentários no artigo, este foi durante algum tempo um dos artigos mais lidos do blog, gerando um tráfego bem interessante, tanto ao nível orgânico, como ao nível de subscritores de RSS Feeds. Foi um artigo que gerou alguma polémica, e isso acabou beneficiando o blog e gerando uma participação bastante massiva dos leitores.

ofender comentários

RESPONDA SEMPRE AOS COMENTÁRIOS

Mais importante que receber comentários no seu blog, é você ter disponibilidade para os responder. Todo e qualquer usuário que deixa um comentário num blog, está interessado em receber uma resposta do autor. Caso você não lhe dê uma resposta em tempo útil, o mais provável é que ele não volte a comentar no seu blog.

Responder a comentários é uma tarefa que exige bastante tempo e dedicação, mas é também uma excelente forma de você fazer expor os seus pontos de vista sobre os assuntos abordados, e ajudar diretamente os seus usuários nas questões que mais os afetam. Dependendo da quantidade de comentários que recebe no seu blog, é possível que tenha de dedicar cerca de 4 a 5 horas por semana para responder a todas as questões e solicitações dos seus leitores, embora você esteja garantindo que esses usuários se fidelizam e se tornam membros assíduos da sua comunidade.

UTILIZE UM SISTEMA DE COMENTÁRIOS COMO O DISQUS

disqus

Sistemas de comentários alternativos para o WordPress são uma excelente forma de você melhorar o nível de interacção com os seus leitores. O Disqus, por exemplo, permite-lhe substituir o sistema de comentários do WordPress por um novo sistema mais robusto, que permite aos usuários, entre muitas outras coisas, votaram nos comentários dos usuários, subscreverem os comentários por email ou RSS, filtrar comentários por popularidade, etc. Estes sistemas, quando bem utilizados, podem ser uma grande mais-valia para o seu blog e para a geração de comentários em artigos.

LISTE UM TOP DE COMENTADORES NO SEU BLOG

Muitos blogueiros utilizam o TOP de Comentadores na barra lateral dos seus blogs para criar um efeito de necessidade junto dos seus usuários no que ao comentar artigos diz respeito. E verdade seja dita, quando existe um TOP, existe sempre uma muito maior competitividade entre os usuários para que estes se destaquem de todos os outros no que à participação diz respeito. Portanto, se pretende estimular ainda mais a sua comunidade a comentar os seus artigos, considere usar um plugin do tipo Top Commentators Widget para criar um TOP dos usuários que mais comentam os seus artigos.

Se deseja que este TOP tenha ainda mais impacto junto dos seus usuários e no crescimento da comunidade em torno do seu blog, considere oferecer prémios aos usuários que mais comentários deixam todos os meses nos seus artigos. Crie algumas regras de participação, para evitar spam e comentários desnecessários ou irrelevantes, e ofereça prémios aos 3 primeiros usuários que mais comentários deixaram no blog durante os últimos 30 dias, por exemplo.

UTILIZE OS COMENTÁRIOS DO FACEBOOK NO SEU BLOG

comentários facebook

Depois de se tornar oficial que a Google já está indexando os comentários do Facebook que são usados em blogs, para gerar mais tráfego orgânico de qualidade para os autores de blogs, esta solução torna-se extremamente interessante de aplicar em blogs, tal como o pessoal do TechCrunch já utiliza em seu blog WordPress. Também já explicamos no nosso blog de Tutoriais WordPress como usar os comentários do Facebook no WordPress, o que pode facilitar-lhe bastante o trabalho. Tendo em consideração que o Facebook tem mais de 800 milhões de pessoas registradas, torna-se um sistema bastante prático de usar e que gera conteúdo de qualidade para o seu blog também.

PERMITA A SEUS USUÁRIOS SUBSCREVEREM OS COMENTÁRIOS

Quando se cria um debate num determinado artigo, muitos usuários tendem a deixar um comentário e a subscrever os comentários aquele artigo em concreto, para que sejam notificados sempre que for colocado um novo artigo naquele mesmo artigo. Se você não oferece a possibilidade de subscrever os comentários dos seus artigos por email, você está perdendo muitos comentários e interacções no seu blog. Para quem usa o WordPress, o plugin Subscribe to Comments cria essa funcionalidade facilmente e pode até ser traduzido para Português em apenas alguns minutos.

NÃO FAÇA MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS

Uma das coisas que aprendi logo nos primeiros meses de blogueiro foi que a moderação de comentários é algo que afasta os leitores de comentarem. Isto porque eles deixam o seu comentário e têm o desejo de ver o comentário automaticamente disponível no site para ser respondido, ao invés de ficarem à espera que o comentário seja aprovado, sendo que muitos autores demoram imenso tempo a aprovar comentários. A moderação de comentários deve ser feita sim, quando existem comentários irrelevantes ou obscenos, e nesses casos devem ser marcados como Spam ou Eliminados. No entanto, deixar todos os comentários em moderação é algo que pode afectar a performance de interacção nos seus artigos. Experimente deixar que todos os comentários entrem de imediato no seu blog, e veja se isso não agrada mais aos seus leitores mais participativos.

AGRADEÇA POR EMAIL AOS SEUS COMENTADORES

Para aqueles que não sabem, existem um plugin chamado Thank me Later que lhe permite configurar um email tipo que é enviado automaticamente pelo seu WordPress para todos os usuários que deixam um comentário novo no seu blog. Esta é uma forma de você reforçar a sua ligação com esses usuários e agradecer-lhe pelo tempo que dedicaram à resposta e participação nos comentários do seu artigo. Configure um bom email, com uma mensagem bem positiva e de agradecimento, e seus usuários além de ficarem contentes, irão sentir vontade de retornar ao blog e comentar mais conteúdos.

FAÇA COMENTÁRIOS EM OUTROS BLOGS

Se pretende que os autores de outros blogs façam comentários nos artigos do seu blog, você deverá dar o exemplo primeiro. Vá nos blogs desses usuários e deixe comentários pertinentes e que possam ajudar a comunidade. Quanto mais você comentar em outros blogs, maiores serão as suas chances de receber esses autores nos comentários dos seus próprios artigos. Além dessa vantagem, você pode também aproveitar os comentários em outros blogs para marketizar o seu perfil pessoal, ganhar algum tráfego extra e começar a ser reconhecido pela blogosfera mais facilmente.

E VOCÊ, COMO ESTIMULA OS COMENTÁRIOS NO SEU BLOG?

Utiliza alguma das estratégias que colocamos neste artigo, para estimular os seus usuários a deixarem comentários nos artigos do seu blog? Qual delas? Deixe o seu comentário e participe no debate!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.