Conversion Hero

15 estratégias para conseguir mais comentários nos seus artigos

Conseguir mais comentários no seu blog é provavelmente um dos seus maiores desafios enquanto blogueiro. Com a massificação das mídias sociais como o Twitter e Facebook, é cada vez mais difícil conseguir atrair a atenção dos seus usuários para comentários estruturados e de qualidade nas suas postagens. No entanto, existem diversas estratégias que você pode implementar no seu blog para conseguir cativar os seus usuários a comentarem e a tornarem os seus artigos em verdadeiros debates de qualidade.

Para que você compreenda mais facilmente a importância dos comentários em seu blog, e realmente preste atenção a isso na hora de otimizar e trabalhar o seu blog, primeiro você deverá compreender as vantagens de receber muitos comentários e de que forma isso poderá ajudar o seu blog a conseguir mais tráfego e com isso gerar mais dinheiro em comissões de programas de afiliados e vendas de produtos próprios.

  • Visitas – Quando você utiliza um sistema de comentários bem organizado e corretamente pensado, os seus leitores além de ter desejo de comentar, irão retornar frequentemente ao blog para ver as suas respostas aos comentários, bem como os novos comentários de outros leitores. Isso gera maior tráfego para o seu blog, e consequentemente mais pageviews.
  • Engajamento/Comunidade – Quanto mais comentários os seus artigos recebem, maior é a tendência de você passar uma imagem de popularidade a outros leitores. Blogs com poucos ou nenhuns comentários, tendem a ser vistos como blogs menos populares do que outros que recebem muitos comentários.
  • Tráfego orgânico – É certo que o Google indexa os comentários de blogs, mais ainda agora que também já começou indexando os comentários do Facebook. Isso significa que você poderá conseguir mais alguma visitação para o seu blog através de palavras-chave de cauda longa (long tail).
  • Fidelização – Os comentários do seu blog são também uma das melhores formas de você conseguir fidelizar os seus leitores mais activos, respondendo aos seus comentários e ajudando-os a resolverem os seus problemas e questões. Obviamente, isto exige que você responda aos comentários.

comentários em blogs

ESCREVA ARTIGOS DE QUALIDADE MAS…

Deixe espaço para os seus usuários darem resposta. Quando você faz um artigo demasiado complexo e/ou com imensa informação que dá resposta a praticamente todas as perguntas, você não deixa espaço para os seus usuários investigarem, colocarem questões e procurarem interagir com o seu conteúdo. Normalmente um artigo quando é “exageradamente completo” tende a receber apenas comentários do tipo “Excelente artigo. Obrigado”. Se o objetivo é fazer com que a comunidade interaja, é importante você deixar também espaço em aberto para o diálogo dos seus usuários.

TORNE O PROCESSO O MAIS SIMPLES POSSÍVEL

Quer você tenha um blog no WordPress, ou um blog no Blogspot, ou mesmo numa outra plataforma de blogs qualquer, é importante que o processo de comentar um artigo seja o mais simples possível. Se você dá demasiadas opções aos seus usuários, isso cria confusão e consequentemente menos comentários ao artigo. O ideal será ter uma caixa de comentários com Nome, Email e URL, seguida do espaço para o usuário deixar o seu comentário. Quanto mais complicar o processo de comentários, piores serão os seus resultados. Evite ao máximo obrigar os usuários a registrarem conta para poderem comentar, a ligarem-se com a sua conta do Google ou do Blogspot, ou semelhantes. O processo de comentar um artigo tem de ser simples, direto e objetivo.

PEÇA AOS SEUS USUÁRIOS PARA COMENTAREM

Não existe nada mais poderoso do que pedir diretamente aos seus usuários para deixarem os seus comentários ao artigo que você acabou de publicar. Como mostramos na imagem em baixo, fazer uma pergunta aos leitores é precisamente o mesmo que pedir-lhes para deixarem a sua opinião ao artigo num comentário. Isso é uma chamada para a acção (call to action) que deve ser usada com mestria, para que na verdade funcione. Se você a utilizar em todos os seus artigos, por exemplo, o efeito perde-se. Também não é recomendável que faça mais do que uma pergunta em simultâneo. Isso torna a resposta mais complexa e muitos usuários irão desistir de comentar.

perguntas

LINKE PARA OUTROS BLOGUEIROS NA SUA ÁREA

Quando escrevemos um artigo com os melhores blogs sobre ganhar dinheiro na internet, linkamos diretamente para vários blogueiros da mesma área, e além de termos recebido imensos comentários dos leitores que desconheciam alguns dos blogs mencionados, recebemos também vários comentários dos autores desses mesmos blogs. Esta estratégia além de ser uma forma de você dar a conhecer o seu blog aos autores de outros blogs, é também uma forma de receber comentários desses autores. Estratégias deste tipo, com artigos em que você linke para 50, 60 ou mesmo 100 blogueiros, geram dezenas de comentários no seu blog.

CRIE INICIATIVAS BASEADAS NOS COMENTÁRIOS

No início do ano, criámos uma campanha no blog para ajudar as vítimas das cheias no Brasil. O objetivo era simples: por cada comentários deixado no artigo, nós doaríamos R$0,50 a uma instituição que estivesse ajudando as vítimas das enormes cheias que assolaram o Brasil em Janeiro. Com esta iniciativa conseguimos doar R$250 reais a uma instituição para ajudar as vítimas desse flagelo, e em troca recebemos mais de 470 comentários ao artigo. Alguns dos comentários já foram colocadas depois da data limite de participação, mas a verdade é que a iniciativa funcionou e gerar excelentes participações dos leitores.

Estas estratégias são igualmente importantes para criar o hábito de comentar nos seus leitores. Quando você cria esse hábito, os seus leitores tendem a sentir mais facilmente necessidade de comentar os seus artigos e serem membros participativos e ativos da comunidade. Se os pretende estimular, crie uma iniciativa em torno dos comentários do seu blog.

iniciativas com comentários

Ebook Exercícios para blogueiros

PEÇA A SEUS USUÁRIOS PARA DEIXAREM LINKS NOS COMENTÁRIOS

Esta é uma das estratégias mais virais de comentários em blogs. É precisamente o mesmo que você dizer aos seus usuários para fazerem publicidade gratuitamente aos seus sites ou perfis das mídias sociais. O exemplo que mostramos na imagem em baixo, é de um artigo nosso sobre Como conseguir seguidores no Twitter, onde pedimos aos nossos usuários para deixarem um comentário com o link do seu perfil no Twitter, para todos pudessemos conhecer os perfis uns dos outros e com isso amealharmos todos mais seguidores e consequentemente conhecermos mais pessoas da área para seguir nesta rede social.

Embora este artigo seja de 2008, continua recebendo imensos comentários todos os meses, e já ultrapassou os mais de 850 comentários, sendo o nosso artigo mais popular de sempre no que aos comentários diz respeito. Isto é também uma excelente forma de gerar debates e participação dos usuários nos conteúdos do seu blog.

links comentarios

OFENDA OS SEUS LEITORES (NO BOM SENTIDO)

Neste artigo, sobre Registro de domínio, utilizámos o Marketing de Guerrilha para criar um título que fosse controverso, e de alguma forma ofensivo, para despertar o interesse dos leitores e gerar um debate interessante nos comentários. Além de termos recebido mais de 140 comentários no artigo, este foi durante algum tempo um dos artigos mais lidos do blog, gerando um tráfego bem interessante, tanto ao nível orgânico, como ao nível de subscritores de RSS Feeds. Foi um artigo que gerou alguma polémica, e isso acabou beneficiando o blog e gerando uma participação bastante massiva dos leitores.

ofender comentários

RESPONDA SEMPRE AOS COMENTÁRIOS

Mais importante que receber comentários no seu blog, é você ter disponibilidade para os responder. Todo e qualquer usuário que deixa um comentário num blog, está interessado em receber uma resposta do autor. Caso você não lhe dê uma resposta em tempo útil, o mais provável é que ele não volte a comentar no seu blog.

Responder a comentários é uma tarefa que exige bastante tempo e dedicação, mas é também uma excelente forma de você fazer expor os seus pontos de vista sobre os assuntos abordados, e ajudar diretamente os seus usuários nas questões que mais os afetam. Dependendo da quantidade de comentários que recebe no seu blog, é possível que tenha de dedicar cerca de 4 a 5 horas por semana para responder a todas as questões e solicitações dos seus leitores, embora você esteja garantindo que esses usuários se fidelizam e se tornam membros assíduos da sua comunidade.

UTILIZE UM SISTEMA DE COMENTÁRIOS COMO O DISQUS

disqus

Sistemas de comentários alternativos para o WordPress são uma excelente forma de você melhorar o nível de interacção com os seus leitores. O Disqus, por exemplo, permite-lhe substituir o sistema de comentários do WordPress por um novo sistema mais robusto, que permite aos usuários, entre muitas outras coisas, votaram nos comentários dos usuários, subscreverem os comentários por email ou RSS, filtrar comentários por popularidade, etc. Estes sistemas, quando bem utilizados, podem ser uma grande mais-valia para o seu blog e para a geração de comentários em artigos.

LISTE UM TOP DE COMENTADORES NO SEU BLOG

Muitos blogueiros utilizam o TOP de Comentadores na barra lateral dos seus blogs para criar um efeito de necessidade junto dos seus usuários no que ao comentar artigos diz respeito. E verdade seja dita, quando existe um TOP, existe sempre uma muito maior competitividade entre os usuários para que estes se destaquem de todos os outros no que à participação diz respeito. Portanto, se pretende estimular ainda mais a sua comunidade a comentar os seus artigos, considere usar um plugin do tipo Top Commentators Widget para criar um TOP dos usuários que mais comentam os seus artigos.

Se deseja que este TOP tenha ainda mais impacto junto dos seus usuários e no crescimento da comunidade em torno do seu blog, considere oferecer prémios aos usuários que mais comentários deixam todos os meses nos seus artigos. Crie algumas regras de participação, para evitar spam e comentários desnecessários ou irrelevantes, e ofereça prémios aos 3 primeiros usuários que mais comentários deixaram no blog durante os últimos 30 dias, por exemplo.

UTILIZE OS COMENTÁRIOS DO FACEBOOK NO SEU BLOG

comentários facebook

Depois de se tornar oficial que a Google já está indexando os comentários do Facebook que são usados em blogs, para gerar mais tráfego orgânico de qualidade para os autores de blogs, esta solução torna-se extremamente interessante de aplicar em blogs, tal como o pessoal do TechCrunch já utiliza em seu blog WordPress. Também já explicamos no nosso blog de Tutoriais WordPress como usar os comentários do Facebook no WordPress, o que pode facilitar-lhe bastante o trabalho. Tendo em consideração que o Facebook tem mais de 800 milhões de pessoas registradas, torna-se um sistema bastante prático de usar e que gera conteúdo de qualidade para o seu blog também.

PERMITA A SEUS USUÁRIOS SUBSCREVEREM OS COMENTÁRIOS

Quando se cria um debate num determinado artigo, muitos usuários tendem a deixar um comentário e a subscrever os comentários aquele artigo em concreto, para que sejam notificados sempre que for colocado um novo artigo naquele mesmo artigo. Se você não oferece a possibilidade de subscrever os comentários dos seus artigos por email, você está perdendo muitos comentários e interacções no seu blog. Para quem usa o WordPress, o plugin Subscribe to Comments cria essa funcionalidade facilmente e pode até ser traduzido para Português em apenas alguns minutos.

NÃO FAÇA MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS

Uma das coisas que aprendi logo nos primeiros meses de blogueiro foi que a moderação de comentários é algo que afasta os leitores de comentarem. Isto porque eles deixam o seu comentário e têm o desejo de ver o comentário automaticamente disponível no site para ser respondido, ao invés de ficarem à espera que o comentário seja aprovado, sendo que muitos autores demoram imenso tempo a aprovar comentários. A moderação de comentários deve ser feita sim, quando existem comentários irrelevantes ou obscenos, e nesses casos devem ser marcados como Spam ou Eliminados. No entanto, deixar todos os comentários em moderação é algo que pode afectar a performance de interacção nos seus artigos. Experimente deixar que todos os comentários entrem de imediato no seu blog, e veja se isso não agrada mais aos seus leitores mais participativos.

AGRADEÇA POR EMAIL AOS SEUS COMENTADORES

Para aqueles que não sabem, existem um plugin chamado Thank me Later que lhe permite configurar um email tipo que é enviado automaticamente pelo seu WordPress para todos os usuários que deixam um comentário novo no seu blog. Esta é uma forma de você reforçar a sua ligação com esses usuários e agradecer-lhe pelo tempo que dedicaram à resposta e participação nos comentários do seu artigo. Configure um bom email, com uma mensagem bem positiva e de agradecimento, e seus usuários além de ficarem contentes, irão sentir vontade de retornar ao blog e comentar mais conteúdos.

FAÇA COMENTÁRIOS EM OUTROS BLOGS

Se pretende que os autores de outros blogs façam comentários nos artigos do seu blog, você deverá dar o exemplo primeiro. Vá nos blogs desses usuários e deixe comentários pertinentes e que possam ajudar a comunidade. Quanto mais você comentar em outros blogs, maiores serão as suas chances de receber esses autores nos comentários dos seus próprios artigos. Além dessa vantagem, você pode também aproveitar os comentários em outros blogs para marketizar o seu perfil pessoal, ganhar algum tráfego extra e começar a ser reconhecido pela blogosfera mais facilmente.

E VOCÊ, COMO ESTIMULA OS COMENTÁRIOS NO SEU BLOG?

Utiliza alguma das estratégias que colocamos neste artigo, para estimular os seus usuários a deixarem comentários nos artigos do seu blog? Qual delas? Deixe o seu comentário e participe no debate!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (54)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Bruno Simomura

    Os comentários além de tudo isso são parte integrante do conteúdo do artigo. Muitas vezes uma dúvida dentro do comentário pode gerar um debate muito produtivo para o autor, para os leitores e para o andar de todo o projeto.

    Excelente!

    03/11/2011

    Responder
    • Olá Bruno, obrigado pelo comentário! Sem dúvida que os comentários potenciam um artigo de uma forma incrível. Além do mais são conteúdo agregado ao texto, o que é uma enorme vantagem, pois é conteúdo auto-gerado pelos leitores.

      Bons comentários, acredito, tendem sempre a ficar na retina dos usuários e acabam por gerar algum tráfego extra para o usuário que comentou. Temos relatos de vários leitores do blog que ao deixarem seus comentários, acabam recebendo algum tráfego de qualidade em seus blogs também :)

      Abraços

      03/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Teresa Coutinho

    Sem dúvida os comentários refletem assima de tudo o interesse do leitor pela matéria apresentada. Obrigada Paulo por identificar os pontos base dos comentários nos blogs.

    03/11/2011

    Responder
    • Olá Teresa, obrigado pelo comentário! Mais importante que saber o que é importante, é colocar esses conhecimentos em prática nos seus projetos. Força com isso Teresa :)

      Abraços

      03/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Vitor Contantino

    Como instalar o disqus?

    03/11/2011

    Responder
    • Olá Vitor, obrigado pelo comentário. Veja este artigo do amigo Marcos Lemos: http://www.ferramentasblog.com/2009/08/disqus-formulario-de-comentarios.html

      Abraços

      03/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Daniel Lemes

    Parece-me que os visitantes atuais não têm nem tempo, e nem interesse em postar comentários. Grande parte quer apenas entrar no blog, tirar o máximo de proveito, e partir rapidamente. A proposta do marketing de guerrilha, se usado de forma racional, parece interessante. Talvez eu comece a testá-lo.
    Obrigado e parabéns, bom artigo.

    03/11/2011

    Responder
    • Olá Daniel, obrigado pelo comentário! Concordo com você, mas acho que existem imensas formas de estimular os leitores a comentarem. Experimente oferecer um prémio em troca de comentários a ver se os seus artigos não ficam cheios de opiniões :P

      A questão é saber motivar os usuários, sem lhes dar nada em troca, além obviamente do conteúdo que você oferece gratuitamente. Muitos usuários não têm consciência do trabalho que exige escrever um artigo de 2000 ou 3000 palavras, recheado de conhecimento, e oferecê-lo gratuitamente num blog. Se tivessem, acredito que haveriam mais comentários em blogs...

      Abraços

      03/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Sybylla

    No final dos comentários eu costumo perguntar sobre a opinião do leitor e substituí o sistema de comentários do Blogger pelo Intense Debate, que oferece uma melhor interação. Mudanças simples, mas que aumentaram o volume de comentários.

    Abraço! :D

    03/11/2011

    Responder
    • Olá Sybylla, obrigado pelo comentário! O Intense Debate é também um sistema bastante interessante e muito mais atrativo que o sistema que o Blogger usa, que infelizmente, é no mínimo horrível. Boas alterações Sybylla!

      Agora é cativar seus usuários a comentarem mais as suas postagens usando outros tipos de estratégias de conteúdos também :)

      Abraços

      03/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Vivian Assis

    Estava lendo o post pelo Feedburner nem ia comentar mas algo me chamou atenção. O fato de você não moderar seus comentários. Eu até poderia sim deixar os comentários sem moderação, mas infelizmente a grande maioria das pessoas não sabem usar a internet.

    Pega o caso do tumor do ex-presidente Lula por exemplo, foram enxurradas de comentários maldosos e tudo isso porque os grandes portais não fazem moderação, acho isso falta de respeito sabe, ninguém é obrigado a tolerar falta de educação, essa é a minha opinião. As pessoas acham que internet é cantinho do desabafo, e alguns precisam aprender a se comportar na internet viu!


    Se no meu blog povo soubesse se comportar direitinho, até poderia deixar comentários sem moderação, mas é complicado, ontem mesmo recebi um comentário péssimo, muito pior do que ser xingada ou coisa assim.

    Infelizmente no Brasil, pessoal não sabe usar a internet como moderação, mas em contrapartida procuro aprovar rapidamente os comentários, mas deixar sem moderação é quase impossível porque pessoal ou quando não entra pra fazer spam descarado, quer despejar seu ódio! Mesmo que você marque como spam, eles sempre dão um jeito.

    03/11/2011

    Responder
    • Vivian, obrigado pelo comentário! Entendo que de facto existam muitos "trolls" na internet, e que seja importante manter o cerco apertado a esses usuários para que eles não banalizem seus conteúdos e/ou sejam agressivos ou mal educados em suas abordagens. Mas isso faz parte do jogo né? Se você tiver a porta aberta aos comentários, você corre riscos. Mas acredito que a longo prazo compensam.

      Além do mais, se um "troll" deixa um comentário menos próprio, quando você o vir, marca ele como spam ou elimina, simples :)

      Abraços

      03/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Willian J. Gonçalves

    Paulo.
    Primeiramente gostaria de parabenizar o post.
    Venho acompanhando seu blog a algum tempo confesso que é gratificante ver o interesse que tem em mostrar novas ferramentas não somente para iniciantes más a todos que as utilizem. Muitos têm o intuito de formar opiniões outros de compartilhar conhecimento, por isso atitudes como a sua em mostrar o caminho mais fácil para que essas ideias sejam compartilhadas da forma mais profissional possível mostra o quão importante é saber "compartilhar" conhecimento e não guardar para si.

    03/11/2011

    Responder
    • Olá William, obrigado pelo comentário! Fico muito feliz com seus elogios amigo. Sem dúvida que compartilhar conhecimento é mais importante do que ficar com ele somente para você. Como eu costumo dizer, quando você é realmente bom naquilo que faz, ao partilhar suas ideias, ninguém chegará perto daquilo que você já conquistou. Porque você é bom naquilo que faz, e será ainda melhor compartilhando esses conhecimentos.

      Os caras da 37signals usam essa filosofia de trabalho há anos, e há anos que continuam sendo uma das empresas mais rentáveis da internet no que a aplicações de gestão de projetos diz respeito. Nem por isso eles perderam mercado. Porque eles criaram uma filosofia, e isso é mais importante que tudo o resto.

      Abraços

      03/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Claudio

    Aconselho e indico o commentluv com ele ajuda a deixar link do último post do site da pessoa que comentou e ajuda a pessoa a retornar e dar novas opiniões.

    03/11/2011

    Responder
    • Olá Claudio, obrigado pelo comentário! O Commetluv tem melhorado bastante nos últimos anos. É um plugin interessante, mas que nos primeiros tempos era demasiado conflituoso. Já agora fica o link: http://wordpress.org/extend/plugins/commentluv/

      Boa indicação Claudio!

      Abraços

      03/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Ezequiel da Silva - Mundo Dos Blogs

    É uma boa idéia, apesar de que a Vivian falou a verdade, existem muitos comentários incovenientes, mas como você disse, é um risco que temos que correr, depois é só deletar...

    Abraço.

    03/11/2011

    Responder
    • Olá Ezequiel, obrigado pelo comentário! Há riscos que é necessário correr. A única desvantagem de ter os comentários sem moderação, é que alguém pode colocar um menos próprio, e você provavelmente só reparar nele ao fim de umas horas, porque de resto só tem vantagens :)

      Abraços

      04/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Guilherme - Viajando com Eles

    O que costumo sempre fazer é tentar ser o primeiro a comentar em blogs do mesmo nicho que o meu. Estou cadastrado na newsletter dos melhores blogs de turismo e sempre fico atento para não perder a chance.

    Abraços

    03/11/2011

    Responder
    • Olá Guilherme, obrigado pelo comentário! Ser o primeiro pode de facto ter as suas vantagens, especialmente se os comentários estiverem ordenados do mais antigo para o mais recente como acontecem com os nossos. Mas mais importante que ser o primeiro, é comentar regularmente, para que a sua imagem, a sua pessoa e as suas ideias estejam sempre presentes :)

      Abraços

      04/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Ganhar Dinheiro Como

    Eu também moderava meus comentários para evitar spam mas agora vou esperimentar deixar sem moderação pra ver o que acontece...

    03/11/2011

    Responder
    • Olá GDC, obrigado pelo comentário! Boa sorte com os testes. Depois nos conte como foi com os resultados :)

      Abraços

      04/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Adelson (Gerenciando Blog)

    Olá, Paulo!

    Mais um ótimo artigo da Escola Dinheiro! Você conseguiu reunir praticamente tudo o que aprendi nestes anos em que tenho meus blogs. E eu sempre me esforcei ao máximo para conseguir mais comentários, pois acredito que eles sempre agregam muito ao texto original.

    Uma dica que posso acrescentar - especialmente para quem está começando e ainda recebe poucos comentários - é retribuir os comentários recebidos deixando outro no blog do autor. Isso tem enorme poder de fidelização! Além disso, é ótima oportunidade para conhecer outros blogs interessantes.

    E aproveito para ressaltar uma dica sua: o comentário deve ser facilitado ao máximo. Nada de exigir OpenID, palavras de confirmação, inscrições e outros artifícios. Eu mesmo já desisti de deixar um comentário pelas dificuldades encontradas.

    Grande abraço!

    03/11/2011

    Responder
    • Olá Adelson, obrigado pelo comentário amigo! Boa dica essa de retribuir os comentários. Sem dúvida que é uma forma muito positiva de agradecer ao outro blogueiro pelo seu comentário. Excelente!

      Quanto a essa situação da facilidade de comentar, eu diria que é imprescindível mesmo. Não há nada pior do que um sistema de comentários pouco "user friendly".

      Abraços!

      04/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Divulgar Blogs

    É um milagre não ver aqui nos comentários alguém comentando...olha eu to ganhando um milhão por mês com o programa de afiliado tal...olha eu tenho um kit...eu tenho um segredo...é o que eu mais recebo nos meus.

    03/11/2011

    Responder
    • Olá DB, obrigado pelo comentário! Normalmente somos bastante eficientes em não permitir que certos comentários fiquem por muito tempo publicitando programas simplesmente detestáveis. Além do mais, não permitimos publicidade nos comentários, portanto, quem o faz, é marcado automaticamente como Spam. Isso faz com que o Akismet perceba rapidamente que determinados usuários são spammers, e seus comentários ficam automaticamente presos no filtro de spam :)

      Abraços

      04/11/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Dinheiro à Ganhar

    Olá Paulo, considero os comentários benéficos tanto para os Blogueiros quanto para os visitantes, pois além de podermos interar como nossos visitantes e sanar suas dúvidas quando fazemos isto de maneira inteligente em outros blogs passamos a ficar conhecidos por nossa presença on-line. Isto trás mais credibilidade para nosso trabalho e de quebra algumas visitas!

    Ótimo artigo!

    Atenciosamente, Lázaro Silva

    04/11/2011

    Responder
  • Ganhar Dinheiro

    Excelentes dicas!

    Até copiei os links dos Plugins que você sugeriu como estratégia para aumentar os comentários!

    Obrigado pelas dicas!

    04/11/2011

    Responder
  • Valter Sousa

    Ola, Paulo. Gostei muito das ferramentas listadas. Um dos plugins que mais gostei até hoje foi esse CommmentLuv de que falou o Cláudio acima, ele é extremamente poderoso, já que premia o comentador divulgando seu último artigo no próprio comentário. Pena que não funcionou com o template que utilizo.

    Concordo com a Vivian quanto à moderação: graças a Deus ainda não fui xingado, mas o que recebo de corrente de santo em meu blog não está no gibi. Vale lembrar que o próprio Wordpress disponibiliza um mecanismo para liberação automática de comentadores que já tiveram alguns comentários aprovados no passado. Isso ajuda.

    04/11/2011

    Responder
  • William

    Muito bom o artigo, vou aplicar as técnicas em meu site!

    Um abraço,

    William

    04/11/2011

    Responder
  • Katiero Porto

    Só tenho a agradecer a tudo o que aprendi em relação a esse assunto, pois tanto no Cine Medo, como no TREINO.ORG e também no O Cara da Internet, todos estes blogs tinham média de comentários na casa dos 50 por post no seu auge, isso prova que podemos evoluir com o tempo, pois no meu primeiro blog, eu praticamente não recebia nenhum comentário.

    E parabéns ao Paulo e a todos que recebem muitos comentários nos posts, afinal um blog existe para isso, sem a participação das pessoas nada faria sentido.

    04/11/2011

    Responder
  • Júnior Gonçalves

    Duas coisas chamaram muito minha atenção neste artigo:

    1- Deixar os comentários abertos e depois moderados se necessário. Não fazia isso no meus blogs, farei a partir de agora e;
    2- O sistema alternativo de comentário DISQUS para o wordpress. Eu iria sugerir que falasse mais sobre ele aqui no ED, mas parece que o Marcos Lemos já fez isso.

    Excelente artigo, parabéns!!!

    08/11/2011

    Responder
  • Luiz Azevedo

    Realmente muito boa as ideias..
    Parabéns...

    17/11/2011

    Responder
  • Robson

    Olá paulo,
    to aprendendo muito com seus artigos. E a cada dia me surpreendo mais com essas dicas, umas melhores que a outra , Parabéns...!

    01/12/2011

    Responder
  • Danilo

    Bom dia, tenho uma dúvida, eu trabalho em um site de Notícias Automotivas com plataforma WordPress e possuímos o moderador de comentários, concordo que é ruim para quem comenta, entretanto se eu remover o moderador o site enche de Spam, teria alguma outra solução?

    11/04/2012

    Responder
  • Vinícius Litvinoff

    Muito bom o artigo! Parabéns!

    27/06/2013

    Responder
  • renato

    O Paulo colocou os comentarios do facebook como algo muito importante, mas ele nao usa aqui no ED. Gostaria de saber o motivo.

    18/08/2013

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.