Conversion Hero

12 Estratégias para gerar mais conversões nos seus Infoprodutos

Se você está trabalhando para criar produtos próprios e vendê-los no seu blog, seja um Ebook, um curso ou um qualquer outro infoproduto, você tem obrigatoriamente de saber como promover esse produto para gerar vendas e consequentemente rendimentos para o seu blog. Quando criámos o nosso Ebook de Exercícios para Blogueiros, utilizámos algumas das estratégias abaixo indicadas, e ainda hoje continuamos trabalhando para conseguir gerar vendas continuamente para o produto, de forma a rentabilizar não só o blog, como também o trabalho gerado em torno da produção do produto, o qual consideramos ser uma grande mais-valia para qualquer blogueiro que pretenda levar seu projeto ao sucesso na internet.

Embora criar um Ebook possa ser um trabalho que leve alguns meses de preparação, tanto para a redação dos textos, como para a estruturação de todo o Ebook, desenvolvimento de paginação, imagem, etc., promover o seu Ebook pode ser uma estratégia que demore anos e que durante esse período lhe permita criar um fluxo de rendimentos interessante para o seu blog. O mesmo se aplica a qualquer outro infoproduto. Mas para que isso aconteça, é necessário que você utilize as estratégias mais corretas para promover o seu infoproduto e conseguir realmente um fluxo de vendas interessante.

Ebook de Exercícios para Blogueiros

1. ESCREVA UMA ANÁLISE NO SEU BLOG

O primeiro aspecto a ter em consideração na promoção do seu infoproduto é aproveitar o potencial do seu blog, partindo do princípio de que tem um. Construir uma audiência com um blog é uma das formas mais efetivas de conseguir gerar rendimentos com os seus infoprodutos, pois os seus leitores são teoricamente os seus maiores seguidores, aquele público alvo realmente interessado em comprar seus produtos e consumir suas informações.

No entanto ter um blog não é o suficiente. É necessário que você coloque o seu infoproduto na cara dos seus usuários, escrevendo um artigo analisando o livro e apontando as vantagens do usuário o comprar. Tal como acontece com os artigos patrocinados, a sua análise deverá focar os pontos e vantagens do seu Infoproduto, e fazer com que os seus usuários sintam necessidade de comprar o produto para ficarem melhor informados sobre o assunto que você escreve, independentemente da área do seu Infoproduto. Temos visto muitos blogueiros a criarem infoprodutos em várias áreas, como o ganhar dinheiro, apostas, freelancer, wordpress e muitas outras, pelo que a área não é o mais importante, mas sim a forma como você cativa seus usuários a comprarem seus produtos.

2. PROMOVA SEU INFOPRODUTO DENTRO DO SEU SITE/BLOG

Se você tem um site ou um blog, relacionado com o nicho de mercado do seu infoproduto, é importante que você aproveite esse potencial para divulgar o seu produto, gerar tráfego para a página de aterragem dele, e consequentemente vendas. A nossa estratégia de promoção do nosso Ebook de Exercícios para Blogueiros, por exemplo, passa por anunciar o Ebook diretamente na homepage do blog, mas também no rodapé de todos os nossos artigos, fazendo com que a grande maioria dos nossos leitores dê conta da existência deste infoproduto e com isso possamos gerar vendas e interesse sobre a obra.

Para este tipo de estratégia é recomendável que você desenvolva 1 ou 2 banners publicitários para usar exclusivamente em seu blog. Dessa forma você pode promover o seu infoproduto em secções específicas do seu site/blog, sem que isso interfira com as outras atividades desenvolvidas por si no projeto. Quando colocar os anúncios, coloque-os sempre em locais estratégicos e normalmente de grande visibilidade, e aponte esses anúncios para a página de venda do produto.

3. CRIE IMAGENS PROMOCIONAIS PARA O PRODUTO

Ter um programa de afiliados para os seus infoprodutos é sem dúvida uma das melhores estratégias que você poderá alguma vez por em prática. No entanto, um programa de afiliados é algo que tem as suas exigências e requer algum investimento, pelo que existem outras formas interessantes de você divulgar o seu produto de forma gratuita e com a ajuda dos seus usuários. Tal como acontece por exemplo com um Diretório de Blogs, muitos usuários que gostam do projeto, tendem a divulgá-lo nos seus próprios blogs. O mesmo acontece com os infoprodutos. Se você tiver um infoproduto de qualidade, ofereça aos seus usuários a possibilidade de eles o ajudarem a divulgar esse infoproduto através de imagens e banners promocionais. Crie um kit de banners publicitários em várias dimensões, e disponibilize-o aos usuários que desejarem ajudar na divulgação do produto. Ficará surpreendido com os resultados!

4. UTILIZE ESTRATÉGIAS NAS MÍDIAS SOCIAIS

Imagine que você tem um Infoproduto sobre Ganhar Dinheiro na Internet, por exemplo. O seu público alvo são blogueiros, webmasters ou freelancers que estejam tentando ganhar dinheiro na internet com os seus sites, blogs ou mesmo com infoprodutos também. Esses usuários/clientes estão presentes nas mídias sociais, e você está perdendo dinheiro com eles, porque não está usando as estratégias corretas para lhes fazer chegar a sua mensagem.

pesquisa twitter

Se você for no endereço twitter.com/search, você entrar no motor de pesquisas oficial do Twitter, que lhe permite pesquisa basicamente tudo aquilo que você deseja, setorizando inclusive pessoas, locais, conteúdos, datas, etc. Esta funcionalidade é muito pouco explorada por blogueiros e webmasters que pretendem melhorar os seus rendimentos com a venda de infoprodutos, mas a verdade é que existem imensas oportunidades disponíveis nesta rede social, bem como em outras, como o Facebook, por exemplo.

operadores de busca

No primeiro passo em cima, repare nas setas para os “operadores” e para a “pesquisa avançada”. Se clicar em “operadores”, irá abrir-se esse popup da imagem em cima, com diferentes operadores de pesquisas que você pode colocar no motor de pesquisa do Twitter para encontrar mais facilmente os seus potenciais clientes. Experimente realizar algumas pesquisas usando esses operadores, e ficará maravilhado com a quantidade de usuários que utilizam a rede para fazerem perguntas e questões relacionadas a assuntos que você domina e/ou até explica concretamente em seu blog.

Quanto mais você se posicionar como um usuário que além de ajudar os outros, é também um usuário entendido num determinado assunto, mais você conseguirá angariar novos usuários para a sua rede de seguidores e potenciais clientes para os seus infoprodutos. Um usuário do Twitter que foi ajudado por você, da próxima vez que necessitar de ajuda, ele irá recorrer a si, porque você é uma autoridade no que diz respeito aquele assunto.

busca avançada

Se clicar na opção de “pesquisa avançada”, você será levado automaticamente para o motor de pesquisas avançado do Twitter. Aqui, você pode especificar praticamente todos os pormenores das pesquisas que pretende realizar na rede, nomedamente frases ou palavras exactas, tipos de usuários, locais, diferentes idiomas, entre outras opções. Fazendo pesquisas exactas sobre aquilo que você deseja, permite-lhe chegar mais perto dos usuários alvo que você procura, e com mestria, tornar esses usuários em leitores e clientes fieis do seu blog e/ou dos seus infoprodutos.

O Twitter é extremamente poderoso para este tipo de marketing pessoal, e quando bem utilizado, pode ajudá-lo imenso a tornar-se numa autoridade no que diz respeito ao seu nicho de mercado, e com isso, ajudá-lo a alavancar mais rapidamente as vendas dos seus infoprodutos. Nunca se esqueça: existem milhões de pessoas que ainda não fazem a mínima ideia de quem você é, e o que você faz. Corra atrás delas!

Ebook Exercícios para blogueiros

6. AUTOMATIZE A DIVULGAÇÃO DO SEU PRODUTO

Se pretende que o seu infoproduto se venda por ele próprio, é necessário que você estruture corretamente alguns processos automáticos para que a promoção do produto esteja acontecendo recorrentemente e seus usuários possam ter conhecimento dela. Já aqui falámos de várias ferramentas para agendamentos em mídias sociais, mas existem duas que você tem de começar a usar imediatamente, se o seu objetivo é ganhar dinheiro com a venda de infoprodutos:

Com estas duas ferramentas, você pode ajudar a publicação de matérias para determinados dias e horas em suas contas do Twitter e Facebook. Utilize-as para marketizar os seus infoprodutos com regularidade, usando um sistema editorial do tipo regular. Defina quais os dias em que deseja largar uma mensagem no Twitter e também no Facebook, e marque esse processo para todos os dias da semana. Por exemplo: Postar a mesma mensagem no Twitter e Facebook todas as terças-feiras do mês. A regularidade com que a mensagem passa, é importante, porque fica na retina dos usuários e eles mais tarde ou mais cedo, acabarão por aderir à mensagem ou simplesmente matar a curiosidade.

No Twitter por exemplo, você pode colocar uma mensagem do tipo Conheça o nosso Ebook de Exercícios para Blogueiros e junte-se a mais de 1500 blogueiros de sucesso [link]. Ao colocar esta mensagem repetidamente todas as terças-feiras do mês, você está reforçando a ideia e marketizando seu Ebook de uma forma que seus usuários vejam e decidam interagir/clicar.

7. FAÇA EMAIL MARKETING

De todas as estratégias que existem para divulgar um infoproduto, não existe nenhuma tão poderosa como o Email Marketing. Uma boa campanha de Email Marketing faz maravilhas na conversão de leitores em clientes, e vendas em dinheiro. Existem muitas estratégias de Email Marketing para aumentar a sua lista de Newsletter, mas mais importante que a quantidade de subscritores, está a qualidade desses mesmos subscritores. Tenha em consideração a qualidade da sua lista e dos usuários que recebem as suas mensagens, para que quando você marketizar o seu infoproduto por email, ele obtenha as vendas que você tanto deseja.

Se nunca fez uma campanha de Email Marketing para promover um infoproduto seu, considere ler alguns dos artigos que já escrevemos sobre Email Marketing, para aprender as estratégias mais corretas de divulgação dos seus produtos:

8. LINKS PATROCINADOS

Para quem vende um infoproduto de R$34,90 por exemplo, usar os Links Patrocinados para fazer campanhas de vendas é sem dúvida uma estratégia a ter em consideração. Crie uma campanha no Google Adwords (aproveite este vale de 30 Euros) e segmente corretamente os seus anúncios patrocinados, somente para os usuários que realizam buscas relacionadas com os assuntos que você aborda no seu infoproduto. Tendo em consideração um CPC médio de R$0,50, se você necessitar de 50 cliques para realizar uma venda, você estará gastando R$20 para ganhar R$34,90, ou seja, você estará conseguindo R$14,90 de lucro com a campanha. Obviamente isto são apenas dados para exemplo, porque na verdade, campanhas de links patrocinados bem otimizadas, podem devolver resultados muito melhores e muito mais rentáveis.

9. FAÇA UMA CAMPANHA NO FACEBOOK

Já aqui explicámos como criar anúncios no Facebook, e verdade seja dita, os anúncios do Facebook são uma forma espectacular de gerar vendas em infoprodutos. Uma boa campanha no Facebook, segmentada por interesses de usuários, países e localizações, pode ajudá-lo a conseguir muitas vendas no seu infoproduto, ou simplesmente fãs para a página de fãs do seu Infoproduto no Facebook (outra estratégia interessante). Tal como acontece com os Links Patrocinados do Google Adwords, a segmentação é a parte mais importante da equação, e os resultados, gerados ao clique, podem retornar ganhos estupidamente altos, quando a campanha é realizada de forma inteligente.

anuncios facebook

10. COMPRE ARTIGOS PATROCINADOS

Se você tiver em consideração que um artigo patrocinado na Escola Dinheiro custa R$185, e que o seu Infoproduto custa R$34,90, por exemplo, você apenas precisa conseguir 6 vendas do produto para recuperar o seu investimento inicial e começar a lucrar com a campanha. Pois bem, o mesmo acontece com outros blogs na sua área que também vendem artigos patrocinados. Compre artigos, escreva um artigo de qualidade sobre o produto, e aproveite para expor esse infoproduto a milhares de outros usuários que ainda não o conhecem. Se a campanha não correr bem e você não conseguir recuperar seu investimento, pelo menos você deu a conhecer o seu produto e fez marketing com ele. Isso fica na retina dos usuários, e a longo prazo irá gerar vendas também.

Levar o seu produto até aos olhos dos usuários é mais importante que tudo o resto. Muitos blogs comercializam artigos patrocinados por preços super acessíveis (nós incluídos! muito acessível mesmo!) e você está perdendo a possibilidade de marketizar seu infoproduto junto dessas comunidades, e além de conseguir gerar vendas qualificadas, você consegue divulgar sua marca e seu trabalho também.

11. FAÇA GUEST POSTS EM BLOGS

Se você não gosta de investir, o que é um péssimo indicador para alguém que pretende ter sucesso na internet, você tem ainda a hipótese de fazer Guest-Posts em outros blogs da sua área, e aproveitar para, de forma dissimulada, dar a conhecer o seu Infoproduto também. Obviamente nenhum blogueiro lhe irá permitir que você divulgue seu Ebook grauitamente, mas você poderá escrever um bom conteúdo em torno das matérias analisadas no seu Infoproduto, e linkar para ele de forma dissimulada e natural, sem que isso se pareça com um artigo patrocinado ou com uma análise do infoproduto. Nesta estratégia, o mais importante, é a qualidade do seu conteúdo. Capriche bem para que a audiência desse blog se interesse pelos assuntos que você aborda, visite seu blog, e se tornem leitores fieis do seu trabalho.

12. TRABALHE NO ORGÂNICO

organico

Se você tem uma página de aterragem para a venda do seu Infoproduto, como nós temos para o nosso Ebook de Exercícios para Blogueiros, você deverá aproveitar essa oportunidade para trabalhar a otimização para motores de busca dessa página, e conseguir posicioná-la nos primeiros lugares do Google para os termos de pesquisa relacionados ao produto em si. Um bom trabalho de SEO retorna excelentes conversões e não tem qualquer custo além do seu trabalho e dedicação. Além do mais, o tráfego orgânico é o tráfego que melhor converte, o que significa que se você conseguir direccionar algum tráfego para essa página, você estará fazendo várias dezenas de vendas por dia facilmente, se estiver numa primeira posição para um termo bastante pesquisado, por exemplo. Para otimizar corretamente essa página, considere ler nosso artigo sobre Como escrever um artigo corretamente otimizado para SEO, uma vez que o mesmo aplica-se a páginas estáticas e páginas de aterragem.

E VOCÊ, COMO MARKETIZA SEUS INFOPRODUTOS?

Utiliza alguma das estratégias acima mencionadas para marketizar seus infoprodutos ou gerar maiores comissões em vendas e conversões de tráfego? Que outras estratégias utiliza que não mencionámos? Deixe o seu comentário!

Até já!

Artigos
Relacionados

Comentários (31)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Bruno Simomura

    Olá Paulo,

    Creio que a dica número dois a longo prazo é muito benéfica, principalmente quando escrevemos um blog que tende a indexar e catalogar mais e mais postagens com o passar do tempo, isso significa abrir indiretamente uma vitrine para esse produto de forma semi-automatizada e principalmente: Relevante.

    Criar uma campanha no Facebook como você diz é realmente muito valioso, a partir do momento que temos em mente que o Facebook é uma rede social de larga utilização no Brasil, em Portugal e no mundo como um todo, isso faz também com que pessoas que o admiram (como profissional e como pessoa) possam acompanhar de perto as novidades e com a segmentação de uma campanha social, isso pode vir a tona como um grande agente impulsionador para gerar mais resultados.

    Acredito que sempre trabalhar com essas estratégias para conversão de vendas de produtos/serviços na internet é uma verdadeira mina de ouro, mas que apenas algumas pessoas (realmente poucas, considerando o lado "global" do internet marketing) dominam para transformar a oportunidade em um retorno considerável.

    Obrigado por partilhar essa fantástica dica.

    04/11/2011

    Responder
  • Euler Esrael

    Olá Paulo, um artigo muito útil para quem deseja alavancar as vendas de algum produto.

    04/11/2011

    Responder
  • Dinheiro à Ganhar

    No meu ponto de vista a principal estratégia que você usou não foi citada Paulo.

    Estou me referindo ao Marketing de atração, pois dificilmente alguém compraria seu E-book de Exercícios para Blogueiros se não conhecessem seu trabalho.

    Isto também se aplica a outras pessoas com sucesso on-line, acho que o conceito de gerar confiança primeiro, agregar valor e realizar a venda depois esta tomando conta da internet, principalmente quando se fala em ganhar dinheiro!

    04/11/2011

    Responder
  • Marques

    Olá Paulo excelentes dicas para quem vende infoprodutos e eu como já vivo apenas da venda de produtos digitais na internet a quase 2 anos utilizo todas estas técnicas para conseguir alcançar minhas metas mensais e garanto que funcionam de verdade.

    04/11/2011

    Responder
  • Ganhar Dinheiro

    12 dicas muito valiosas!

    Eu ainda não utilizei todas essas 12 estratégias, mas vou utilizar para otimizar minhas conversões!

    Sucesso!

    05/11/2011

    Responder
  • €mpregodinheiro

    Mais um artigo que de útil tem muito é só seguir e aplicar.

    06/11/2011

    Responder
  • Raphael

    Excelentes dicas. No meu caso eu vendo meus próprios produtos mas são produtos "físicos" e não "virtuais", que são as minhas miniaturas de carros de corrida.

    Procurei contato com blogueiros que escrevem sobre automobilismo, parcerias com grandes portais, algumas promoções pelo Twitter, marketing diário nas redes sociais, até imprimi alguns cartões de visita e saí entregando na faculdade e no kartódromo aqui perto de casa. Ainda está abaixo do que eu esperava, mas sigo sempre acompanhando dicas valiosas como as suas na tentativa de prosperar mais e mais.

    09/11/2011

    Responder
  • Luciano Cokado

    Realmente um grande manual de marketing que todos que tem esse interesse deveriam seguir.

    Parabéns pelo artigo.

    26/01/2012

    Responder
  • HeadSet

    Parabéns, Paulo. Por mais um artigo de muita qualidade.

    Boa parte das estratégias citadas, principalmente aquelas que envolvem investimento, são essenciais, pois, normalmente a concorrência não tem interesse em realizar ações como essa para atrair e manter seus clientes.

    26/01/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.