WiNNER

Buffer – Uma nova forma de partilhar artigos nas mídias sociais

Utilizar as mídias sociais para partilhar artigos é nos dias de hoje uma estratégia indispensável para qualquer blogueiro. Já aqui falámos de várias ferramentas interessantes, nomeadamente o Timely para agendar Tweets e o Dlvr.it para distribuir conteúdos no Facebook e Twitter e também o PostCron para agendar publicações no Facebook. Todas essas ferramentas são gratuitas, o que significa que você pode começar a usá-las assim que desejar, para divulgar mais eficientemente seus conteúdos nas mídias sociais. No entanto, existe uma ferramenta que é mais poderosa do que todas essas, que também é gratuita, e que já está revolucionando a forma como se partilha artigos nas mídias sociais. Falo-lhe do Buffer, uma nova aplicação web que está a fazer furor lá fora, e que certamente se vai tornar num standard em sites e blogs de conteúdo.

A grande vantagem do Buffer, é que ele é precisamente aquilo que o seu nome preconiza: um buffer para guardar e libertar informação. Isto significa que com o Buffer é possível colocar tweets, publicações do Facebook e outros serviços num Buffer, e eles são distribuídos automaticamente pelos diversos serviços em horários calculados pela ferramenta. Até aqui, nada de novo, excepto no facto de suportar vários serviços diferentes. No entanto, o Buffer é muito mais do que o agendamento de publicações. Ele tem integração com o Google Chrome, tem widgets e botões de partilha social iguais ao Twitter e Facebook, e oferece múltiplas formas de você colocar seus usuários a carregarem seus conteúdos para um Buffer, e a serem distribuídos nos melhores horários das mídias sociais.

Clique aqui para acessar o Buffer e criar sua conta grátis!

buffer

O QUE É O BUFFER?

O Buffer é basicamente um local onde você pode armazenar tweets, postagens do Facebook e outras publicações. O armazenamento é feito de forma gradual e à medida que você encontra coisas interessantes na internet e/ou publica novos artigos dos seus sites e blogs. Clicando num botão “Buffer”, você pode adicionar um determinado artigo de uma página ao seu Buffer de conteúdos, da mesma forma que sempre que encontrar uma matéria interessante no Twitter, pode clicar no botão “Buffer” para armazenar esse Tweet no seu Buffer (necessária a extensão para Google Chrome) para futuramente divulgar junto dos seus contactos. Além de tudo isso, é possível também analisar o impacto de todas as suas postagens realizadas, através de um sistema próprio de Analytics, que verifica a quantidade de vezes que uma mensagem sua é repassada, qual o impacto dela junto das pessoas, quantos cliques teve, entre outras coisas.

Clique aqui para acessar o Buffer e criar sua conta grátis!

COMO FUNCIONA O BUFFER?

Depois de registrar a sua conta grátis no Buffer, você precisa adicionar os seus perfis do Twitter e Facebook para que tudo fique funcionando corretamente e você possa começar a extrair o máximo potencial do seu Buffer. Acompanhe o tutorial seguinte para ligar as suas contas no Buffer e começar a trabalhar com a ferramenta da forma mais eficiente possível.

inserir contas

O primeiro passo é clicar no menu “My Buffer” para entrar na seção em que você controla o seu Buffer, ou seja, as suas contas de usuário nas mídias sociais, os seus tweets e partilhas no Facebook, etc. Esta seção é totalmente dedicada à gestão da sua conta de usuário no Buffer. Clique no botão “+ADD” para adicionar novas contas de Twitter e Facebook. Na versão gratuita você poderá adicionar uma conta de Twitter e outra de Facebook. Para ter outras condições de uso, continue lendo este artigo.

conetar contas

Depois de clicar no botão “+ADD” irá aparecer-lhe uma imagem como esta, especificando qual das suas contas você deseja conetar: Twitter ou Facebook. O processo de conexão é muito simples. No caso do Twitter você liga a sua conta de usuário, e no caso do Facebook, você liga a sua conta de usuário pessoal, mas poderá seleccionar qual das suas páginas de fãs deseja colocar em funcionamento no Buffer. Seleccione a página de fãs sobre a qual deseja ter um controlo, e confirme.

autorizar buffer

Tanto ao nível do Twitter como do Facebook, você precisa autorizar o aplicativo do Buffer para que ele possa acessar a sua conta e ler informações sobre ela, nomeadamente seus tweets, suas postagens, analisar seus seguidores e fãs, etc. Se você não autorizar o aplicativo, não poderá usar o Buffer. Pode ficar tranquilo que o aplicativo do Buffer é seguro e não irá expor suas informações a ninguém, muito menos usuá-las de forma alguma. Clique em “Autorizar Aplicativo” e sua conta ficará finalmente conetada e pronta a ser usada.

Clique aqui para acessar o Buffer e criar sua conta grátis!

Ebook Exercícios para blogueiros

OPÇÕES DE CONFIGURAÇÃO

Antes de começar a gerir os seus Tweets e postagens do Facebook, é melhor configurar corretamente a sua conta do Buffer, para que os seus resultados sejam o mais interessantes possível. Posto isto, existe um separador “Settings” precisamente para que você possa configurar todos os aspectos das suas contas do Twitter e Facebook, de forma a conseguir os melhores resultados possíveis com as suas postagens.

configurações

Ao nível de configurações existem alguns pormenores interessantes a configurar. Clicando no menu “Settings” conforme referimos anteriormente, você poderá controlar todas as opções da sua conta do Twitter e Facebook em separado, nomeadamente os horários das postagens, encurtamento dos endereços URL, etc.

Recomendamos que use um serviço de encurtamento dos endereços URL do seu blog, como o Bit.ly por exemplo, que é gratuito e muito simples de usar. Dessa forma você consegue ter endereços mais curtos e ao mesmo analisar o impacto e performance dos seus artigos. Ao nível de horários, o Buffer determina automaticamente quais os melhores horários para postagens no seu Twitter e Facebook, baseado nos seus seguidores e na performance do seu próprio Twitter. No entanto, você pode alterar, eliminar ou acrescentar novos horários que desejar.

É recomendável também que defina a “Timezone” do seu Twitter e Facebook. No nosso caso, definimos o fuso horário para o horário de São Paulo, o que significa que o Buffer terá isso em consideração na hora de postar novas mensagens no Twitter ou Facebook. Uma vez que nossos leitores são maioritariamente brasileiros, faz todo o sentido.

Clique aqui para acessar o Buffer e criar sua conta grátis!

EXTENSÕES PARA BROWSERS

Uma das coisas mais interessantes do Buffer, é a sua versatilidade ao nível de extensões e ferramentas paralelas que o ajudam a extrair o máximo potencial do seu Buffer. As extensões para browser, categorizadas na secção “Goodies”, ajudam-no a tornar o funcionamento do Buffer muito mais simplificado, gerando mais contactos, seguidores e fãs para as suas páginas, e consequentemente mais tráfego para os seus artigos, que por sua vez gera mais dinheiro para o seu blog.

extensões browser

Se você escolher por exemplo o Buffer para Chrome, poderá instalar um aplicativo diretamente no seu browser Google Chrome, e com isso tornar a utilização do Buffer ainda mais eficiente e acima de tudo, poupar imenso tempo na partilha de conteúdos pelas suas mídias sociais. Veja:

artigo buffer

Ao instalar a extensão no seu browser de internet, ele automaticamente irá criar um ícone específico para o Buffer. No caso do Google Chrome e como pode ver na imagem em cima, o ícone do buffer fica localizado no canto superior direito do browser. Se você estiver lendo um artigo interessante num blog, ou estiver simplesmente interessado em partilhar um artigo que escreveu no seu blog, clique nesse ícone.

adicionar buffer

Ao clicar no ícone do Buffer quando você está dentro de um artigo, aparece automaticamente uma janela de partilha desse conteúdo. Conforme assinalámos com as setas vermelhas, você pode seleccionar quais as contas onde deseja que essa mensagem seja publicada. Basta clicar no ícone de cada mídia social para seleccionar ou não seleccionar essa mídia. Além disso, você pode postar imediatamente no Twitter ou Facebook, ou então clicar na opção “Add to Buffer”, que adiciona automaticamente esse artigo ao seu Buffer, o qual irá publicar a matéria num daqueles horários seleccionados com base nos seus seguidores e fãs. Simples, e eficaz!

Clique aqui para acessar o Buffer e criar sua conta grátis!

EXTENSÃO PARA O TWITTER

Outro aspecto interesante, é que ao instalar uma extensão para o seu browser, ela vai funcionar integralmente com o Twitter também, permitindo-lhe utilizar o Buffer através da sua timeline do Twitter, de forma eficiente e completamente eficaz. Dessa forma, você pode partilhar os conteúdos interessantes que vê na internet, artigos de outros blogs e artigos seus, usando o seu Buffer e os horários ideias para partilhas nos seus perfis em mídias sociais.

postar buffer twitter

Como pode ver, na sua timeline do Twitter, irá aparecer automaticamente um novo ícone “Buffer” junto dos botões de “Retweetar”, “Responder”, etc. Este botão apenas aparece se você tiver a extensão para o browser instalada. Se clicarmos no botão “Buffer” de um determinado Tweet que consideramos interessante, podemos partilhá-lo facilmente nas nossas contas do Twitter e Facebook. Veja:

buffer no twitter

O processo é idêntico a uma postagem diretamente através do seu browser, conforme vimos anteriormente. Você pode seleccionar qual das mídias sociais em que deseja compartilhar a mensagem, e também optar por “Post Now” para postar de imediato, ou “Add to Buffer” para adicionar ao seu funil de publicações que irá seguir os horários recomendados pelo sistema do Buffer.

Clique aqui para acessar o Buffer e criar sua conta grátis!

DADOS ESTATÍSTICOS

Outra função interessante do Buffer são os dados estatísticos em tempo real. Com eles, é possível medir e perceber o funcionamento da interacção nas suas mídias sociais, qual o impacto de determinadas campanhas, quantos cliques foram conseguidos, quantas pessoas leram as mensagens, etc.

analytics

Indo no separador “My Buffer”, você pode visualizar suas contas ligadas no Buffer, e no canto direito, seleccionar “Pending” ou “Analytics”. Se escolher a opção “Analytics”, você pode visualizar em tempo real a performance dos seus tweets e partilhas no Facebook. A título de exemplo, uma das nossas postagens, sofreu um retweet, e atingiu sensivelmente 7207 pessoas, um valor bem superior ao nosso número de seguidores, o que demonstra que a ferramenta de análise estatística funciona perfeitamente, e é possível medir com coerência os resultados de uma campanha.

Clique aqui para acessar o Buffer e criar sua conta grátis!

WIDGET PARA SITES E BLOGS

Outra grande novidade do Buffer é o seu widget para sites e blogs, que já está sendo usado por grandes blogs e websites lá fora, e que basicamente permite aos seus usuários colocarem as suas postagens num Buffer ou publicarem-nas de imediato nas suas mídias sociais. Embora seja um widget ainda pouco conhecido e usado, tem um potencial muito grande de funcionamento, e nós iremos adoptar essa novidade na Escola Dinheiro.

widget

Este widget pode ser colocado num menu de ícones sociais como esse que usamos na lateral esquerda dos nossos artigos, ou pode simplesmente ser implementado em qualquer zona do seu site ou blog, não consumindo grandes recursos, e permitindo a seus usuários partilharem seus conteúdos de uma forma mais eficiente e eficaz. Para puxar e configurar esse widget, você deverá ir no menu “Goodies”, descer a página e escolher a opção “The Buffer button”.

Clique aqui para acessar o Buffer e criar sua conta grátis!

CONVIDE AMIGOS E GANHE MAIS ESPAÇO

Tal como acontece com o Dropbox, você tem de convidar amigos para conseguir mais espaço de armazenamento na sua Dropbox. A questão é que no Buffer você não precisa de espaço, precisa sim de mais slots para enviar mais matérias todas as semanas para os seus seguidores e fãs. Posto isto, o Buffer desenvolveu também uma funcionalidade que lhe permite recomendar a ferramenta aos seus amigos e leitores, e por cada usuário que se inscreva, você ganha um slot extra para publicação.

recomendar

EXPERIMENTE O BUFFER!

Uma das coisas que mais adorámos no Buffer, é que ele permite-nos facilmente aumentar o nosso número de seguidores e fãs no Facebook, realizar postagens personalizadas enquanto dormimos, e manter todo o histórico e estatísticas de performance da nossa interacção nas mídias sociais. Além de ser gratuito, é extremamente simples de usar, e brevemente iremos colocar o Widget do Buffer aqui no blog, para maximizarmos ainda mais este potencial. Posto isto, recomendamos vivamente que experimente este aplicativo e comece a trabalhar as suas mídias sociais de forma profissional, simples e eficaz também!

Clique aqui para acessar o Buffer e criar sua conta grátis!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (20) Interações no Twitter (74)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Bruno Simomura

    Olá Paulo,

    A redes sociais tem um grande poder em nossas campanhas na internet, mas também é necessário trazer produtividade para o trabalho e sem dúvida o Buffer é uma excelente alternativa nesse aspecto.

    05/12/2011

    Responder
    • Olá Bruno, obrigado pelo comentário! O Buffer é excelente em vários aspectos, mas principalmente porque você pode agarrar em 100 artigos do seu blog, colocá-los no Buffer, e ele irá publicar esses artigos ao longo de um mês ou dois meses, mantendo o seu Twitter/Facebook sem atualizados, com informações pertinentes e até artigos mais antigos que os seus novos leitores nunca chegaram a ler. Isso, juntamente com as #hashtags e as partilhas sociais, fazem com que você consiga mais seguidores e mais fãs para os seus perfis sociais, sem que na verdade tenha trabalho extra.

      Fica a dica :)

      Abraços

      05/12/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Eder

    O Buffer funciona somente com Twitter e Facebook?

    05/12/2011

    Responder
    • Olá Eder, obrigado pelo comentário! De momento sim, só funciona para o Twitter e Facebook. Mas acredito que brevemente irá incluir mais mídias sociais, como o Google+ :)

      Abraços

      05/12/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Bruno Simomura

    Paulo,

    Eu percebi que a versão grátis é realmente bem interessante, a versão pro também com ótimas vantagens, porém a versão premium de 99 dólares, você acha que de fato compensa o valor, sabendo que é mensal?

    10 dólares na versão pro acho um investimento bem barato e interessante, mas tenho minhas dúvidas sobre a de 99 dólares. Será que vale a pena?

    Abraços :)

    05/12/2011

    Responder
    • Olá Bruno, a versão PRO penso ser suficiente, não havendo necessidade de usar a Premium, que é demasiado cara para o que você provavelmente irá precisar. A versão PRO, por 10 dólares, é suficiente e permite ligar até 5 contas do Twitter + 5 contas do Facebook.

      [offtopic]
      By the way, recebi um email do CEO do Bufferapp, dizendo que gostou do artigo, e que até ao momento ainda nenhum blogueiro tinha recrutado tanta gente para a aplicação ehehehe :)
      [/offtopic]

      Abraços

      05/12/2011 Paulo Faustino

      Responder
      • Olá Paulo,

        O artigo ficou realmente bom e quando unimos a qualidade do artigo, a credibilidade de um blog e grandes funcionalidades de um serviço, tem tudo para dar certo :D

        Abraços :)

        05/12/2011 Bruno Simomura

        Responder
  • Luciana Souza

    olá
    Ainda não fiz a inscrição no buffer, mas tenho certeza que ser´de bopa ajuda na minha divulgação dp meu site/blog!

    abraço

    05/12/2011

    Responder
    • Olá Luciana, obrigado pelo comentário! Sem dúvida que é. E o fato de ser gratuito é uma excelente oportunidade de você criar um modelo de atualização automatizada dos seus conteúdos em mídias sociais :) Força nisso!

      Abraços

      05/12/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Silas

    Olá Paulo, excelente dica como sempre!
    Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho aqui no escoladinheiro.

    Fazendo um adendo, eu não vi nos links nenhum número de afiliado qualquer para você obter retorno em slots.
    Aguardarei sua resposta para posteriormente criar a conta com o seu código de afiliados.

    Obrigado!

    05/12/2011

    Responder
    • Olá Silas, obrigado pelo comentário! Você pode usar qualquer um dos URLs do artigo. Eles estão redireccionando com nosso link personalizado do Buffer, a fim de conseguirmos mais slots para divulgarmos nossos conteúdos na plataforma. Pode ficar tranquilo :)

      Abraços

      05/12/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • Adelson (Gerenciando Blog)

    Olá, Paulo!

    Com tantos elogios seus, não tive outra escolha: já estou configurando minha conta no Buffer. Eu já estava fascinado com o poder do Timely e o Buffer parece ser ainda mais poderoso!

    Ficará perfeito no dia em que permitir o envio de notícias ao Google+.

    Um abraço e obrigado por compartilhar!

    05/12/2011

    Responder
    • Olá Adelson, obrigado pelo comentário amigo! Troquei alguns emails durante a tarde de hoje com o CEO do Buffer, e ele pediu-me sugestões para alavancar ainda mais a ferramenta. Uma das sugestões que indiquei, foi precisamente o Google+. Aí ele disse-me que já estão implementando o Google+ e o LinkedIn para entrarem muito brevemente na plataforma, tornando-a ainda mais completa e poderosa. Vamos aguardar para ver :)

      Acredito que você se vai sair bem com o Buffer. É bem simples de usar, e muito poderoso em termos de opções!

      Abraços

      05/12/2011 Paulo Faustino

      Responder
  • matheus gomes

    oi eu gostaria de saber qual e o plug que vc usa para que fique a opção de tuitar ou gosta do face do lado esquerdo da pagina das postagems ?

    06/12/2011

    Responder
  • Informações

    A Cada dia me surpreendo mais com o poder das mídias sociais.

    Fiquei muito interessado nesta ferramenta, vou experimentar.

    06/12/2011

    Responder
  • thiago tg

    ESSE É O ESCOLADINHEIRO!!!

    MUITO BOA DICA!

    08/12/2011

    Responder
  • Edson

    Olá Paulo, hoje estou gerenciando um sistema de Facebook Orkut e Youtube da prefeitura do municipio que eu moro, tudo hoje faço a partir de postagens no mural do Facebook e do Orkut, neste sistema existe como quando eu postar um vídeo no Youtube o link possa ser informado aos meus 4300 amigos do facebook automaticamente ? De uma forma que apareça nas notificações deles ? ou seria de outra forma ? E para o orkut ? Almo semelhante ?

    27/12/2011

    Responder
  • Gerson

    Olá Paulo, ja estou me preparando para colocar um artigo no blog sobre esse no aplicativo. Realmente precisamos ter mais produtividade e com isso vou ajudar meus leitores a facilitar sua divulgação e para mim também. Mas uma vez obrigado e muito sucesso.

    04/01/2012

    Responder
  • Claudio Gomes

    Uso o buffer a mais ou menos 6 meses e aconselho a todos é excelente.

    11/04/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *