Conversion Hero

Como ganhar dinheiro a vender anúncios no seu blog?

Vender anúncios em sites e blogs é provavelmente uma das estratégias mais usadas por blogueiros e webmasters. No entanto, a grande maioria dos blogueiros não sabe como ganhar dinheiro a vender anúncios, muito menos quais as estratégias e regras a seguir para conseguir cativar a atenção dos anunciantes. Muitos blogueiros não conseguem um fluxo recorrente de anunciantes, o que faz com que os seus blocos de anúncios estejam muitas vezes sendo ocupados por programas de afiliados que os próprios usam. Há ainda aqueles blogueiros que assim que começam um blog, colocam anúncios disponíveis para compra a preços ridículos de R$5/mês. O que é comum a ambos os casos, é que nenhum deles está utilizando as melhores estratégias para retirar o máximo rendimento das suas zonas de publicidade.

Outro ponto a ter em consideração, é que alguns formatos de publicidade já não estão oferecendo os resultados desejados aos anunciantes e aos blogueiros. Isso acontece naturalmente com o formato de 125×125, que tem vindo a deixar de ser usado por muitos blogs de renome, e está sendo amplamente substituído pelo formato de 200×125 que nós também decidimos usar no novo layout da Escola Dinheiro. Estar atento a estas alterações é muito importante, especialmente quando o seu objetivo é conseguir oferecer aos seus anunciantes o máximo de rendibilidade pelo preço que estes pagaram pelo anúncio. Se você não garantir esse retorno, seus anunciantes dificilmente irão renovar os seus anúncios mês após mês, o que significa que você está perdendo dinheiro. Além disso, você deverá ter em consideração também quanto tempo demora um blog a tornar-se rentável, para que não cometa erros de principiante nas suas estratégias de venda.

Para o ajudar a complementar as ideias acerca da venda de publicidade no seu blog, considere também ler esta pequena série de artigos relacionada à venda de anúncios em sites e blogs. Tome nota:

vender publicidade

1. QUAL O VOLUME DE TRÁFEGO DO SEU BLOG?

Um dos aspectos principais a ter em consideração é o tráfego do seu blog, principalmente quando o objetivo é monetizar esse tráfego com anúncios vendidos diretamente a anunciantes e agências. Muitos blogueiros falham neste quesito, especialmente por não terem em consideração a importância de ter tráfego. Vender publicidade num blog com 300 ou 400 visitas por dia é completamente irrelevante para um anunciante, excepto se for um nicho de mercado muito específico, em que não exista grande propensão a tráfego em quantidade. Se você pretende vender publicidade no seu blog, considere fazê-lo quando atingir 1000 ou 2000 visitantes únicos por dia. Dessa forma você já poderá dar algum retorno aos seus anunciantes, e mantê-los satisfeitos com os resultados do investimento nos seus anúncios.

Se o seu blog estiver com pouco tráfego ainda, você deverá começar a estudar formas de conseguir mais tráfego no seu blog. Existem muitas formas de você conseguir mais tráfego orgânico e não-orgânico para o seu blog, pelo que o seu principal objetivo deverá passar por tentar aumentar o seu volume de tráfego, usando também estratégias de link building de forma a aumentar o seu perfil de links orgânicos e consequentemente os seus rankeamentos nos resultados de busca. Sem tráfego, você não conseguirá nem vender anúncios, muito menos manter os seus anunciantes satisfeitos por muito tempo. Evite também comercializar anúncios por R$10/mês, só porque o seu blog tem pouco tráfego. Com isso você passa uma imagem de desespero e falta de profissionalismo para os seus anunciantes. Os bons anunciantes, estão interessados em tráfego e pouco se interessam pelo preço que você cobra. O essencial é o retorno que você lhes consegue dar com as suas campanhas.

2. QUANTOS PAGEVIEWS MENSAIS TEM O BLOG?

Outro aspecto importante e que está diretamente relacionado com o tráfego são os pageviews. Muitos anunciantes procuram blogs com muitos pageviews, o que significa que os seus anúncios terão muito mais impressões e consequentemente mais cliques, gerando um ROI (retorno do investimento) bastante mais positivo. O ideal num blog, é ter pelo menos 2 pageviews por cada visitante em média, o que significa que se você tiver 120,000 visitas únicas por mês, você estará gerando pelo menos 240,000 pageviews. Se você tiver um valor abaixo das 2 páginas por leitor, significa que o link building interno do seu blog não está sendo realizado da forma mais correta, e que você está tendo muitas páginas com uma taxa de rejeição elevada, o que significa que muitos usuários que caem nos seus conteúdos, acabam por encerrar a janela sem lerem mais nenhuma das suas matérias.

Já aqui explicámos como fazer link building interno corretamente em seu blog e também como diminuir a taxa de rejeição do seu blog. Ambos os artigos poderão ajudá-lo a conseguir otimizar de forma mais eficiente os seus conteúdos, gerando mais pageviews no seu blog, que irão proporcionar-lhe maiores rendimentos na venda de anúncios. Quando você tenta vender um banner publicitário a um anunciante, um dos aspectos que ele terá sempre em consideração é o número de pageviews do seu blog, juntamente com o volume de tráfego. Posto isto, quanto melhores forem os seus resultados em ambas as métricas, mais fácil será comercializar os anúncios pelos valores que você considera justos.

3. QUANTOS SUBSCRITORES TEM O BLOG?

Outro aspecto a ter em consideração são os subscritores do seu blog. Como provavelmente já deve ter reparado, a Escola Dinheiro tem atualmente 21,883 assinantes, que recebem todos os artigos que publicamos nas suas caixas de correio eletrônico. Isso significa que um anunciante ao comprar um artigo patrocinado na Escola Dinheiro, além de estar colocando sua marca, produto ou serviço na capa do blog, está também garantindo que vários milhares de usuários irão receber esse artigo patrocinado nos seus emails, o que garantirá um maior retorno para o seu investimento. Se você não tem uma boa base de subscritores (acima de 2000/3000), você terá maiores dificuldades em comercializar os seus artigos patrocinados, especialmente porque os usuários subscritos, são aqueles que melhor convertem nos anúncios publicados.

Já aqui explicámos também, como conseguir mais de 20000 subscritores num blog, onde partilhámos algumas das estratégias que utilizamos para aumentarmos gradualmente o nosso número de novos subscritores, e continuarmos crescendo e oferecendo valor acrescentado para os nossos anunciantes. Esses números são extremamente importantes para agregarem valor ao anúncio propriamente dito, fazendo com que se justifique que um anunciante pague o valor que você decidiu cobrar por esse mesmo anúncio. Procure formas de aumentar os seus subscritores, principalmente usando o PopUp Domination e oferecendo um Ebook Grátis em troca da subscrição, por exemplo. Isso fará com o seu número de subscritores dispare, e você possa cobrar melhores preços por artigos patrocinados, por exemplo.

Ebook Exercícios para blogueiros

4. QUAIS OS MELHORES FORMATOS A VENDER?

Os formatos de anúncios são também algo a ter em consideração, uma vez que existem formatos mais fáceis e mais difíceis de comercializar/rentabilizar. Dependendo dos formatos que você utiliza e do ROI (retorno do investimento) que os seus anunciantes conseguem, você poderá adaptar alguns formatos de anúncios que se enquadram melhor no layout e estilo do seu blog. Os anúncios de 125×125, por exemplo, são um formato que já não se aconselha a blogueiros. Existem hoje formatos mais interessantes, que garantem melhores resultados e maior visibilidade aos seus anunciantes, como por exemplo o formato de 200×125 que estamos usando na barra lateral do blog.

Outros formatos que convertem muito bem, são os anúncios de 300×250 e 728×90. Dependendo do layout do seu blog, se você conseguir implementar um destes três formatos, você terá maiores chances de atrair anunciantes para o seu blog. Evite formatos que têm baixo retorno e/ou que os anunciantes não têm tendência para usar, como por exemplo anúncios com dimensões não standard. Tal como acontece com os anúncios do Google Adsense, os formatos que convertem melhor são sem dúvida os formatos de 300×250 e 728×90, não só pela dimensões e visibilidade que têm, mas principalmente pela quantidade de anunciantes que os usam. Quando a procura é maior, o blogueiro ganha mais dinheiro. Se estiver procurando formatos a comercializar com os seus anunciantes, considere optar pelos formatos 200×125, 300×250 ou 728×90. Todos esses formatos têm hoje uma enorme visibilidade para os anunciantes, e garantem o retorno sobre o investimento mais facilmente.

5. QUAL A MELHOR LOCALIZAÇÃO?

Tal como acontece com os anúncios do Google Adsense, quanto mais acima os anúncios estiverem, maior será a probabilidade de eles gerarem retorno ao anunciante. Isto significa que se você estiver procurando formas de dar visibilidade aos seus anunciantes para que eles comprem os seus anúncios e com isso você possa ganhar dinheiro, você terá de lhes fornecer os melhores locais e/ou os locais com maior visibilidade. Normalmente os posicionamentos com maior visibilidade são aqueles que se encontram “above the fold”, ou seja, acima da linha de visualização, em que o usuário não necessita de fazer scroll na página para conseguir ver os banner publicitários. Existem dois formatos de anúncios do Google Adsense que são extremamente funcionais em blogs. Veja:

adsense_news_homepage

  • Posicione os blocos de anúncios maiores acima da dobra para atrair a segmentação por canal
  • Você pode incluir até três anúncios padrão para conteúdo em sua página inicial. Recomendamos que você use o formato de anúncio cabeçalho de 728 x 90 ou retângulo médio de 300 x 250 de acordo com o layout de sua página.
  • Adicionar uma caixa de pesquisa do AdSense para pesquisas ao lado da barra de navegação superior é outra forma de gerar receita com seu site.
  • Pondere num formato deste género, colocar os banners de 728×90 em rotação, ou seja, você comercializa os espaços a 3 anunciantes, mas eles rodam todos nas três posições que você tem disponíveis na homepage, gerando o mesmo impacto e número de pageviews a todos eles, evitando conflitos internos de qual o anunciante que está na primeira, segunda e última posição. Se desejar, poderá ainda utilizar um formato de anúncios 200×125 na sua barra lateral, tal como nós fazemos, gerando igualmente maior impacto para os seus anunciantes, e mais espaços para comercialização de anúncios.

adsense_blog_articlepage2

  • Posicione dois blocos de anúncios no formato de retângulo grande de 336 x 280: um no canto superior direito do conteúdo, incorporado no texto e outro abaixo do artigo.
  • Adicione um bloco de anúncios no formato de retângulo médio de 300 x 250 abaixo da barra de navegação direita.
  • Dois dos três anúncios aparecem acima da linha de visualização do usuário, garantindo um maior retorno. No entanto, se você optar por usar um formato de anúncios 200×125 na barra lateral, como nós fazemos, terá de excluir o anúncio de exemplo 300×250, garantindo mais espaço para anunciantes e consequentemente maior retorno.
  • Pondere no topo da sua barra lateral, ter uma caixa de pesquisa do Google Adsense, para que seus usuários possam fazer pesquisas internamente no seu blog, e você possa ganhar dinheiro com o Adsense mostrando anúncios relacionados com essas pesquisas dos usuários.

6. SEUS ANÚNCIOS SÃO RELEVANTES?

Outro aspecto muito importante na venda de anúncios é a relevância desses mesmos anúncios, ou seja, se você estiver comercializando anúncios que não tenham contextualização com os assuntos abordados no seu blog, você irá afastar potenciais anunciantes, e até mesmo alguns dos seus leitores. É extremamente importante que você seja rígido na aprovação dos anúncios, para que os comercialize apenas a empresas/profissionais que estejam diretamente relacionados aos assuntos abordados no seu blog. Por mais que o seu objetivo seja ganhar dinheiro, evite comercializar anúncios sobre produtos ou serviços que nada têm a ver com o seu nicho de mercado.

O mesmo se aplica à venda de outro tipo de anúncios, como por exemplo os artigos patrocinados. É importante que você não comercialize esses anúncios a empresas ou profissionais que não sejam da área, ou que não tenham produtos/serviços relacionados com o tipo de audiência do seu blog. Caso você o faça, você poderá ganhar R$100 ou R$200 com esse artigo, mas a longo prazo irá perder imensos leitores que lhe poderiam dar muito mais dinheiro a ganhar. A contextualização é super importante. Na verdade, muito mais importante que o dinheiro que você recebe por ela. Nunca se esqueça que embora o seu objetivo seja ganhar dinheiro, os seus usuários deverão vir sempre em primeiro lugar.

7. QUE PREÇOS COBRAR PELOS ANÚNCIOS?

Este é provavelmente o ponto mais importante de todo este artigo, e aquele onde a grande maioria dos blogueiros falha redondamente. Vender anúncios por R$10/mês só porque o seu blog não tem muito tráfego é uma péssima estratégia. Além de você mostrar que está desesperado por ganhar dinheiro, você está passando uma imagem pouco profissional aos seus futuros anunciantes. Não tenha pressa de ganhar dinheiro. Concentre-se em fazer bem as coisas, e em atingir primeiro um volume de tráfego e credibilidade que lhe permita cobrar R$100/mês por um anúncio. Se isso demorar um ano, não tem problema. O mais importante é que quando você começar a cobrar por anúncios em seu blog, você terá argumentos para pedir esses valores, e dar um retorno positivo para os seus anunciantes, fazendo com que eles perdurem as suas campanhas por vários meses.

Se você tiver um conjunto de 8/10 anúncios para comercializar no seu blog, e ao final de 1 ou 2 anos conseguir vender todos esses anúncios mês após mês, você poderá ganhar R$1000 ou R$2000 por mês com alguma facilidade, especialmente se tiver em consideração o retorno do investimento dos seus anunciantes. Isso significa que quando um anunciante investe num banner publicitário do seu blog ou num artigo patrocinado, ele deverá conseguir recuperar rapidamente esse investimento, para que possa voltar a investir novamente no mês seguinte. Se você não tiver tráfego suficiente ou tráfego de qualidade, isso dificilmente acontecerá, e os seus anunciantes irão investir apenas 1 mês e nunca mais voltarão a investir.

Ao nível de valores a cobrar, recomendamos algo deste género:

  • 1000 visitas por dia = R$80 por um banner / R$90 por um artigo patrocinado
  • 2000 visitas por dia = R$110 por um banner / R$120 por um artigo patrocinado
  • 3000 visitas por dia = R$150 por um banner / R$160 por um artigo patrocinado
  • 4000 visitas por dia = R$190 por um banner / R$200 por um artigo patrocinado
  • 5000 visitas por dia = R$250 por um banner / R$275 por um artigo patrocinado

Obviamente, estes são valores meramente ilustrativos e que poderão servir-lhe apenas como referência. Os valores variam de área para área também. Se você estiver no nicho sobre como ganhar dinheiro, talvez estes valores se apliquem facilmente, mas se você estiver no nicho das apostas ou dos empregos, talvez seja melhor rever os valores e enquadrá-los mais facilmente com a realidade desses mercados. O mais importante é ter preços que sejam competitivos e que dêem retorno aos seus anunciantes. Se você tiver 2000 visitas por dia, mas cobrar R$400 por um artigo patrocinado, você estará trabalhando apenas com agências de publicidade, e provavelmente só irá vender artigos de 3 em 3 meses.

anunciantes

8. QUAL O ROI DOS SEUS ANUNCIANTES?

Conversar com os seus anunciantes para perceber qual o retorno das suas campanhas é um processo igualmente importante. Mantenha-se em contato com esses anunciantes, por forma a conseguir perceber se eles estão tendo os melhores resultados possíveis e/ou os resultados desejados para essa mesma campanha. Se você estiver cobrando um valor alto, e seus anunciantes não o conseguem recuperar, das duas uma: ou o produto do anunciante não tem qualidade, ou você não tem argumentos suficientes para cobrar um valor tão alto. Quando você chega à conclusão de que o seu blog não tem argumentos (tráfego de qualidade principalmente) para cobrar um valor tão alto pelos anúncios, você tem de pensar seriamente em baixar o seu preço para que os seus anunciantes possam recuperar esse investimento mais facilmente, e continuarem anunciando no seu blog.

O que acontece muito no Brasil, é que a grande maioria dos blogueiros estabelece valores de venda para agências de publicidade, que normalmente pagam valores muito mais altos por anúncios, e esquecem-se de que estão perdendo o mercado médio de blogueiros e webmasters que também investe em publicidade. Diria que 80% dos blogs do Brasil, têm preços muito acima do retorno que geram aos seus anunciantes. Isso faz com que o comum dos blogueiros esteja incapacitado de comprar publicidade nesses blogs, e faz também com que esses blogs apenas vendam anúncios esporadicamente a agências de publicidade. Se você se preocupar com o ROI dos seus anunciantes, questioná-los sobre a performance das campanhas, etc., você vai perceber que provavelmente você está cobrando um valor demasiado alto para o retorno que os seus anunciantes estão tendo. Se isso estiver acontecendo, baixe o seu valor.

9. COMO ATRAIR NOVOS ANUNCIANTES?

Atrair novos anunciantes é também um dos aspectos mais importantes da monetização de um blog. Na verdade, se você conseguir que o seu blog esteja constantemente em crescimento, você irá naturalmente atrair novos anunciantes para o seu blog, gerando mais vendas e maior concorrência pelos espaços. No entanto, se o seu blog estagnar, você terá de procurar por novos anunciantes em outros sites e blogs, e talvez considerar fazer uma abordagem no sentido de vender anúncios a essas empresas ou profissionais. Normalmente, um blog atrai de forma orgânica os seus novos anunciantes, gerando interesse junto dos seus leitores, que indiretamente gera interesse junto das marcas e empresas da área.

Considere utilizar as suas mídias sociais para fazer prospecção aos diferentes tipos de anúncios que você tem disponíveis, realizar algumas promoções com diferentes pacotes de anúncios (por ex.: 6 meses de publicidade com oferta de 1 mês), etc. Utilizar os seus canais para fazer algum marketing interno a fim de encontrar novos anunciantes também é importante. Quando você atinge um determinado estatuto, as empresas e profissionais da sua área, certamente irão estar atentos a essas oportunidades através dos seus canais de mídia. Outro aspecto importante a ter em consideração, é não colocar todos os anúncios da barra lateral com banners do tipo “Anuncie Aqui”. Se você colocar todos os anúncios com esse formato, a imagem que você está passando é de que o seu blog não consegue vender publicidade. Isso afasta potenciais interessados. Coloque apenas 1 anúncio visível com um banner do tipo “Anuncie Aqui”, e ocupe todos os outros espaços com anúncios de programas de afiliados ou outros blogs, a fim de criar um contexto mais favorável à venda de publicidade.

10. QUE MÉTODOS DE PAGAMENTO USAR?

Independentemente de você trabalhar exclusivamente com tráfego do Brasil ou exclusivamente com tráfego de Portugal, você deverá ter sempre mais do que uma opção de pagamentos. Aconselhamos vivamente a usar o PagSeguro e o Paypal, sendo que ambos aceitam clientes de Portugal e Brasil. Dessa forma, você está oferecendo não só os métodos tradicionais de pagamento com saldo de conta do PagSeguro e Paypal, mas também pagamentos com cartão de crédito internacional, pagamentos com cartão de crédito do Brasil, Boleto Bancário, parcelamento de pagamentos, e outros métodos que de outra forma seriam provavelmente impossíveis de oferecer aos seus anunciantes. Você deverá tornar o processo de compra o mais simples possível, e deixar que os seus anunciantes decidam como desejam pagar seus anúncios.

Evite ao máximo restringir as suas vendas a um método. Abrindo o espectro a várias opções, você consegue basicamente agradar a quase todo o tipo de anunciantes, gerando maiores conversões nos seus anúncios, e consequentemente maiores ganhos para o seu blog.

E VOCÊ, VENDE ANÚNCIOS NO SEU BLOG?

Utiliza alguma das estratégias do artigo para vender publicidade no seu blog? Que outras estratégias utiliza para conseguir vender anúncios? Deixe os seus comentários e participe do debate!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.