Conversion Hero

Como trabalhar em casa na internet sendo Mulher e Mãe?

Ser mulher muitas vezes significa ser mãe, esposa, profissional, e ainda dona de casa – muitas tarefas e muitos horários por vezes difíceis de cumprir. Este artigo é destinado a esse público, às mães, aquelas que para conseguirem levantar os filhos, dar o café da manhã, levar à escola e ainda cumprir o horário de entrada no trabalho, precisam fazer uma ginástica extraordinária e que ao final do dia repetem o processo inverso. Será que estas mães já pensaram na vantagem que podem ter trabalhando em casa, ajustando os horários de trabalho aos horários dos filhos, da escola, das refeições?

Obviamente o trabalho a tempo inteiro na internet com projetos online não é para todas estas mulheres. É preciso muito mais que apenas gostar, assim, como pode ser para muitas outras mulheres que não apenas mães e esposas.

Trabalhar na internet requer muito mais além de tempo: requer paciência, persistência, auto-motivação e muita disciplina, mas tem a vantagem que precisa de menos investimento inicial que a maioria dos projetos offline. O dinheiro necessário para começar o seu próprio negócio online fica muito aquém do valor mínimo necessário para começar um outro negócio qualquer, portanto, esta é a forma mais barata de se tornar o seu próprio patrão e de começar a depender apenas de si. Além de que o mundo online é tão vasto e as escolhas possíveis são tantas que lhe permitem dar asas à imaginação e levar a sua criatividade muito mais além do que se pode imaginar. No início os sacrifícios são inevitáveis, mas as vantagens superam muito facilmente as desvantagens.

mãe trabalhar em casa

Trabalhar na internet a tempo inteiro pode ser apenas uma forma de ganhar uma renda extra trabalhando em casa, enquanto mantemos os filhos na escola, mas pode ser muito mais que isso, pode ser a forma de se tornar uma empresária de sucesso no mundo online.

Eu comecei os meus trabalhos online há algum tempo atrás, por puro prazer, gosto pelo mundo da internet e pela escrita, na altura ainda trabalhava a tempo inteiro numa empresa, já era mãe e dona de casa e confesso que a gestão de horários do meu trabalho, da escola dos meus filhos, e a organização das tarefas diária era bastante complexa. Neste momento trabalho a tempo inteiro na internet e considero que foi a melhor escolha que poderia ter feito. O meu dia-a-dia tornou-se bem mais simples e ainda tenho o prazer de fazer algo que gosto e ganhar dinheiro com isso confortavelmente em minha casa com os horários ajustados da forma que melhor me convém.

No entanto, tenho consciência que este tipo de negócio requer algumas caraterísticas que podem ser impeditivas de muitas mães executarem este trabalho. Analise o seu perfil e perceba se contempla algumas dessas características:

1. TRABALHAR COM CONSISTÊNCIA

Apesar de muitas pessoas pensarem que ter um site ou um blog significa escrever algumas coisas de vez em quando, quando dá jeito ou há um tempinho isso é totalmente falso. Se você quer ter um blog para com ele ganhar dinheiro, você precisa dedicar tempo ao seu trabalho todos os dias de forma continuada. Não pode escrever apenas de vez em quando. Pode até escrever apenas alguns dias por semana, mas precisa ser consistente com esse método e manter o seu negócio atualizado. Trabalhar em casa e sem ter que cumprir horários pode acarretar também muitas distrações das quais tem que se conseguir abstrair para que não se tornem prejudiciais para o negócio. O segredo está em ser mais produtivo trabalhando menos. Qualquer projeto, online ou não, para ser um projeto de sucesso precisa de consistência. O Paulo falou sobre isso nos artigos sobre Com que frequência se deve atualizar um blog? e Estratégias para realizar o seu trabalho de blogueiro mais rápido.

2. SER PERSISTENTE E AMBICIOSA

No que se refere à rentabilização, este tipo de negócio é talvez dos mais lentos de começar a rentabilizar. Após criar um blog, ele levará alguns meses a começar a render dinheiro que justifique o trabalho e empenho dedicados. É preciso ser persistente e não desistir em pouco tempo. É preciso acreditar em si e no seu projeto e trabalhar mesmo que os resultados não apareçam tão rapidamente como esperava. Precisa ter ambição por um objetivo e trabalhar por forma a atingi-lo.

3. SABER LIDAR COM O FRACASSO

Precisa ser mentalmente forte o suficiente para saber lidar com o fracasso mesmo tendo consciência que está dando o seu melhor. Nem todos os projetos são obviamente rentáveis e de sucesso. Você precisa saber reconhecer o fracasso e se motivar para começar de novo e seguir em frente. Jamais se pode deixar derrotar por um projeto menos bem sucedido. Esta é uma área em que a auto-motivação tem que ser uma constante. Isso dependerá apenas de si.

Ebook Exercícios para blogueiros

4. SER CRIATIVA E SABER GERIR PROJETOS

Neste mundo, onde a concorrência abunda e a oferta é tão vasta, é preciso ter imaginação e criatividade e usá-la nos momentos certos. Precisa ter imaginação para criar o negócio certo e muita criatividade para o gerir na perfeição e tornar único. Fazer o seu projeto distinguir-se dos outros na mesma área pode ser o segredo do seu sucesso e isso dependerá da sua criatividade.

5. SABER GERIR DINHEIRO

Apesar de você não precisar de muito dinheiro para começar o seu projeto online, se você quiser fazer dele um negócio, você precisa investir. Você precisa desde o início separar uma parte dos ganhos com o seu trabalho para o investir em anúncios, publicidade ou artigos patrocinados. Você precisa fazer chegar o seu trabalho ao maior número de pessoas possível, quanto maior for o seu público e a sua visibilidade neste vastíssimo “mundo”, maior será o seu sucesso. Para o ajudar nessa tarefa, considere ler estes três artigos:

Se você considera que tem estas capacidades então está em condições de ponderar começar o seu próprio negócio, ganhar dinheiro tranquilamente em sua casa e nos horários que decidir dedicar ao seu projeto. Se é algo que ambiciona para si e o seu problema é apenas não saber por onde começar, continue lendo este artigo. Não tenciono de forma alguma fazer deste artigo um tutorial para criar um projeto online, nem falar pormenorizadamente de assuntos técnicos que este trabalho requer. Vou apenas mostrar-lhe que é possível fazê-lo.

trabalhar em casa

ANTES DE COMEÇAR

Antes de começar qualquer projeto você precisa ter em conta um fator muito importante que se vai refletir no seu trabalho e na sua motivação mais cedo ou mais tarde. A área onde você vai investir. Você pode escolher a área de duas formas, ou pelo nicho de mercado mais rentável, mesmo que que isso signifique trabalhar numa área na qual não se sente muito à vontade ou até de que não goste muito ou investir numa área por paixão e fazer um blog numa área onde se sinta à vontade e sobre o qual goste de escrever, mesmo que isso signifique demorar mais tempo a rentabilizar. Como vê, ambos têm vantagens e desvantagens. Se investir numa área desconhecida isso pode significar uma rentabilização mais rápida, mas também pode significar ter que estudar muito mais, ganhar conhecimento e aprendizagem para mais rapidamente se sentir confortável com as temáticas. Muitas vezes este tipo de escolha é mais propensa ao fracasso pois a adaptação pode tornar-se difícil. Por outro lado, investir numa área que gosta pode levar a um esforço adicional para começar a ganhar uma renda significativa. Ou não, quem sabe não consegue escolher uma área de que goste e que tenha uma rentabilização fácil. Pode ler o artigo, 10 nichos de mercado para apostar em 2012 e tirar algumas ideias para refletir. De qualquer forma, o mais aconselhado é a escolha pela paixão, nada melhor que trabalhar com paixão pelo trabalho e pelo tema. Quando amamos o que fazemos mais facilmente obtemos sucesso.

Se já escolheu a área para o seu site ou blog, é altura de analisar alguns outros fatores indispensáveis:

QUAL O SEU PÚBLICO?

Pense qual o público que vai querer consumir o seu produto. Se decidiu criar um blog, pense qual é o seu publico-alvo, ou seja, quem vai querer ler aquilo que você escreve. Todo o seu projeto, apesar de poder ter o seu toque pessoal tem que ser pensado em função do seu publico. Vai ter que trabalhar para o consumidor do seu produto, por forma a dar-lhe aquilo que eles pretendem ou precisam consumir. Pense no que tem para oferecer já, e a médio e longo prazo, pois você precisa de matéria para atrair as pessoas e de conteúdo para as manter o máximo de tempo possível e por um longo período.

Se já escolheu a sua área e sabe qual o seu público-alvo, vou mostrar-lhe algumas das diversas formas de rentabilizar os diferentes estilos de projeto online.

RENTABILIZAÇÃO

  • Adsense: Ganhar dinheiro com o Google Adsense é talvez o método mais usual para qualquer blogueiro. É a forma mais simples de começar e provavelmente aquela que mais blogueiros/webmasters adoptam nos primeiros dias dos seus blogs. Ganhar dinheiro com Adsense significa basicamente e de forma sucinta, colocar blocos de anúncios que podem ser de texto ou imagem no seu blog e a google pagará por cada clique que os seus leitores fizerem nos anúncios. Os valores por clique são variáveis, o que significa que quanto mais visitas o seu blog receber maior será a probabilidade de o rentabilizar desta forma.
  • Programas de afiliados: Existem cada vez mais programas de afiliados para rentabilizar sites e blogues. Neste caso o método é igualmente simples, você promove um determinado produto no seu site por intermédio de uma empresa de afiliados que serve de intermediário entre a empresa/produto publicitado e os blogueiros e você recebe por percentagem de vendas que o promotor fizer aos seus leitores, ou então pelo preenchimento de formulários, vendas, etc.
  • Publicidade: Apesar de esta não ser uma forma imediata de rentabilização, se o seu blog atingir uma determinada dimensão e o número de visitantes for significativo, muito provavelmente será procurada para vender espaço no seu blog para publicidade, este método é normalmente bastante rentável.
  • Venda de produtos próprios: Existe também a possibilidade de criar um projeto online para venda de produtos próprios. Há quem o faça para venda de bijuteria, roupa e outros acessórios feitos pela própria pessoa. Criar um Ebook é também uma excelente forma de comercializar um produto próprio. Uma forma simples e mais económica de fazer chegar o seu trabalho a um grande número de pessoas.
  • Email marketing: O email é hoje utilizado também por milhares de blogueiros que promovem os seus conteúdos através de RSS Feeds. Existem inúmeras razões para utilizar o email marketing no seu blog. Criando uma lista grande de emails, além de proporcionar aos seus leitores a possibilidade de receberem os seus artigos nas suas caixas de correio eletrônicas, você aumenta o número de visitante do seu blog e pode também monetizar a newsletter com publicidade e programas de afiliados.

Para escolher a forma de rentabilização de sites e blogues, temos que ter em conta o tipo de blog e a área de que se trata. Por exemplo, num blog generalista que fale de diversos assuntos e direccionado a um público muito abrangente, poderá ser vantajoso rentabilizá-lo através de Adsense, mas se o blog for algo técnico e que trate de um assunto muito específico, destinado a um publico muito específico, os programas de afiliados serão talvez a melhor opção. Para a ajudar em todo este processo de monetização, considere ler este nosso guia prático: Guia de iniciação para Ganhar Dinheiro na Internet.

CRESCIMENTO E DIVULGAÇÃO

Precisa ter sempre em vista a divulgação do seu blog e o seu crescimento de forma ativa. Incentive os seus leitores a comentar os seus artigos e a ajudar a divulgá-los. Responda sempre aos comentários e mostre respeito pelo seu público. Crie uma conta nas redes sociais para o seu blog e partilhe todas as suas novidades com os seus leitores e fãs e interaja com eles de forma ativa. Use o Facebook e o Twitter de forma profissional para fazer chegar o mais longe possível o seu trabalho. Siga outros blogueiros da mesma área e não só, aprenda e partilhe experiências com eles.

Para complementar a sua leitura, considere fazer o download do nosso Ebook Grátis sobre Como Criar um Blog:

Ebook Como criar um blog

Com este artigo não pretendo de forma alguma dizer que todas as mulheres podem fazer deste trabalho a sua profissão, mas sim, fazer com que muitas mulheres e mães reflitam e abram horizontes para uma nova realidade e percebam que existe a possibilidade de gerarem uma renda extra com total autonomia de gestão e fazendo algo de que gostam.

Abraços

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.