WiNNER

Razões porque a partir de agora você precisa usar o Google+

Há sensivelmente 15 dias atrás, a Google anunciou no seu blog o lançamento de mais uma das funcionalidades sociais do seu motor de busca, o Search Plus your World, que basicamente é um conceito que integra o buscador da Google, a sua rede social Google+, e todas as componentes sociais que derivam dessa fusão. Com esta alteração, a Google coloca a sua rede social em frente de milhões de usuários em todo o mundo, com um impacto tremendo nas relações sociais dos dias de hoje. Tendo em consideração o monopólio das buscas que a Google tem, inserir a sua rede social Google+ dentro do seu buscador, seria certamente a única forma que a empresa tinha de competir com gigantes sociais como o Facebook ou Twitter. No entanto, esta alteração não se resume apenas à integração da sua rede social nos resultados de busca, mas sim na importância que o Google+ passou a ter para todos os blogueiros, webmasters, marketeers, SEOs, etc., do mundo inteiro. Quem não estiver no Google+, estará perdendo terreno para a concorrência.

Já aqui falámos no blog sobre as 10 razões para blogueiros usarem o Google+ e também explicámos como criar uma página de fãs no Google+ para os seus sites e blogs. Na verdade o processo é bem simples e intuitivo, pelo que se ainda não criou as suas fan pages no Google+, você já está perdendo terreno para os seus concorrentes diretos que já o fizeram.

No entanto, neste artigo, queremos falar sobre outras questões mais técnicas, que podem ter imensa influência no tráfego e performance dos seus conteúdos. Com a chegada do Search Plus your World, quem não estiver usando o Google+ para interagir com os seus fãs, estará perdendo posicionamentos nos resultados orgânicos das buscas do Google facilmente. Pessoalmente, o meu perfil Paulo Faustino no Google+ está crescendo a um bom ritmo, enquanto que o perfil da Escola Dinheiro no Google+ ainda está precisando de alavancagem para que os números sejam mais expressivos e isso se possa refletir depois nos conteúdos do blog.

google plus

O QUE É O SEARCH PLUS YOUR WORLD?

Conforme referimos anteriormente, o Search Plus your World foi anunciado no blog da Google há sensivelmente 15 dias, e embora ainda só esteja ativo nas buscas realizados no Google.com, terá tendência para ser adotado em todos os buscadores locais da Google, incluindo o Google.com.br, Google.pt, entre outros. Isto significa que pese embora as alterações do Search Plus ainda não estejam afetando os seus resultados orgânicos de pesquisas, mais tarde ou mais cedo, isso vai acontecer. E quando isso acontecer, você terá de estar na linha da frente para que os seus perfis sociais tenham impacto e bons posicionamentos quando um usuário pesquisar por assuntos relacionados às suas temáticas.

Basicamente, o Search Plus your World introduz três grandes alterações aos resultados de buscas do Google, os quais certamente terão impacto nos resultados de tráfego orgânico dos seus sites e blogs, quando esta atualização for implementada nos buscadores locais da Google. Elas são:

  • Resultados pessoais, que lhe permitem encontrar coisas relacionadas consigo, como por exemplo fotos e postagens do Google+ — nomeadamente as suas e aquelas que foram compartilhadas diretamente consigo, e que só você irá visualizar nos resultados de busca;
  • Perfis pessoais nos resultados, tanto nos resultados de buscas, como na pesquisa recomendada do Google, que lhe permite encontrar pessoas da sua área mais facilmente, ou pessoas interessantes para você começar a seguir no Google+;
  • Pessoas e Páginas, que lhe permite encontrar perfis de pessoas ou páginas no Google+ relacionas com a sua área ou assuntos de interesse, e também começar a seguir essas pessoas com apenas dois cliques.

Para facilitar a compreensão do impacto do Search Plus your World nas suas pesquisas, considere ver o seguinte vídeo de apresentação do serviço:


http://www.youtube.com/watch?v=8Z9TTBxarbs

PORQUE VOCÊ PRECISA USAR O GOOGLE+

Conforme o título deste artigo refere, existem diversas razões porque a partir de agora você precisa usar o Google+ em seus sites e blogs, caso contrário, o mais provável é que você perca essa corrida para os seus concorrentes. Conforme o Rand Fishkin da SEOmoz referiu num dos seus vídeos, todos os blogueiros, webmasters e marketeers terão forçosamente de começar a usar o Google+ em suas estratégias online, caso contrário as perdas a longo prazo poderão ser bastante significativas. O vídeo dele apresenta bons pontos para entender melhor todo esse processo das buscas com o Search Plus your World. No entanto, compilámos aquelas que consideramos serem as grandes razões porque você precisa usar o Google+ em suas estratégias, e caso não esteja fazendo, comece já a fazer!

1. SEU PERFIL PESSOAL NAS BUSCAS

paulo faustino

Como se pode ver na imagem em cima, captada no Google.com, o único buscador que tem o Search Plus your World ativo, ao realizar uma busca pelo meu nome próprio, é automaticamente recomendado o meu perfil pessoal no Google Plus, o qual aparece imediatamente em primeiro lugar nos resultados orgânicos da pesquisa. Isto significa que se você não tiver um perfil pessoal no Google+, você poderá estar perdendo a chance de conseguir mais pessoas para os seus círculos, e consequentemente para as suas páginas de fãs, bem como perder potenciais clientes/usuários para outros profissionais que tenham o mesmo nome próprio e/ou nomes semelhantes.

luciano larrossa

A juntar a isso, e como no exemplo em cima estava realizando uma busca pelo meu próprio perfil, a caixa de resultados tende a ser ligeiramente diferente. No entanto, se pesquisar pelo meu colega Luciano Larrossa da Escola Freelancer, o resultado é ligeiramente diferente. Além de aparecer imediatamente o seu perfil pessoal no Google+, aparece também um botão verde indicando que ele está no meu círculo de amigos do Google+. No entanto, se ele não estiver em nenhum dos meus círculos, aparece um botão igualmente grande, sugerindo-me que o adicione aos meus círculos pessoais.

Ebook Exercícios para blogueiros

2. SEU BLOG NAS BUSCAS

escola dinheiro buscas

Realizando uma pesquisa também no Google.com pelo nome do nosso blog, Escola Dinheiro, percebemos rapidamente que as primeiras recomendações nos resultados orgânicos são imagens que foram publicadas em artigos do blog, enquanto que o segundo lugar dos resultados orgânicos é ocupado por uma publicação realizada na rede social Google+. Se passarmos o mouse por cima da “Escola Dinheiro”, é possível adicionar a nossa página de fãs automaticamente aos círculos, o que significa que se o seu blog não tiver uma página de fãs no Google+, você estará perdendo imenso potencial ao nível da agregação de novos usuários aos círculos dessa mesma página.

3. RECOMENDAÇÃO DE PERFIS E PÁGINAS

recomendações

Conforme podemos perceber rápida, ao pesquisar por “Music” no Google.com, o único buscador da Google que tem o Search Plus your World ativo, do lado direito dos resultados orgânicos, aparece uma nova caixa “People and Pages on Google+” relacionadas com o termo da pesquisa. Esta imagem em cima, tem as recomendações pessoais ativas, ou seja, foi tirada com o login realizado no Google, e com as recomendações de amigos e outros usuários. É possível, ao passar o mouse por cima dos botões “Add to Circles”, adicionar essas pessoas e páginas aos seus círculos imediatamente. As pessoas recomendadas nesses locais, são normalmente organizadas pelo número de pessoas que têm nos círculos, do maior para o mais pequeno.

sem login feito

No entanto, o mais engraçado é que se realizarmos a mesma pesquisa sem o login feito no Google, embora os resultados orgânicos sejam ligeiramente diferentes, como se pode ver na imagem (3ª posição varia), a caixa de usuários recomendados continua lá do lado direito, ou seja, mesmo os usuários que não têm conta no Google e/ou não têm conta no Google+, ao realizarem suas buscas normais no Google, irão visualizar essas caixas de recomendações de perfis pessoais e páginas, o que significa que você poderá ganhar imensos seguidores para os seus perfis, se conseguir ser recomendado numa determinada área de negócio. Caso não tenha uma página ou perfil pessoal no Google+, isso jamais irá acontecer, obviamente.

4. SUA MARCA EM DESTAQUE

marcas

Se realizarmos uma busca no Google.com por “Cars”, ou seja, Carros, é possível verificar que do lado direito, as recomendações de perfis e páginas do Google+, insidem por completo em marcas de automóveis reconhecidas, como a Ferrari, BMW e Toyota. Isto significa que dependendo do tipo de estratégia que você tem na internet e mais concretamente o tipo de negócio que você tem, sua marca poderá ganhar um novo destaque nos resultados orgânicos do Google, o que invariavelmente resulta em um maior número de seguidores para os seus perfis sociais, e consequentemente mais clientes/usuários para o seu negócio.

5. BOTÃO +1 NOS RESULTADOS ORGÂNICOS

plus one paginas

Esta opção já existe em alguns dos buscadores locais da Google, incluindo o Google.pt, por exemplo, mas na verdade esta opção é muito mais do que aquilo que parece. Além de ser possível dar um +1 num determinado resultado orgânico, como se pode ver na primeira seta vermelha, esse resultado aparece em baixo com a fotografia de quem deu um +1 nesse conteúdo. Mais interessante que isso, é que se você tiver um perfil pessoal no Google+, esses +1 nos resultados orgânicos aparecem no seu perfil pessoal, gerando maiores probabilidades dos seus amigos e círculos compartilharem esse conteúdo também.

amigos plus one

Outro dado interessante, é que se você tiver muitos amigos no Google+, você pode ver as caras deles nos resultados orgânicos das pesquisas, indicando uma determinada matéria. Nesse exemplo em cima, tanto eu como o Diogo Espinha e o Luciano Larrossa, marcámos o artigo com +1, e nossas fotografias aparecem nos resultados orgânicos da busca, porque na verdade eu tenho eles dois nos meus círculos de amigos do Google+. Isto leva o social das buscas muito mais além, gerando uma maior confiança em determinados resultados orgânicos de buscas.

Juntamente com isso, as pessoas que estão nos meus círculos do Google+, terão tendência para ver páginas e resultados orgânicos com a minha fotografia, indicando que eu marquei aquele conteúdo com +1. Isso é uma prova social de que esse conteúdo tem qualidade. A juntar a isso, é necessário ter em consideração que com o Search Plus your World, determinados conteúdos marcados com +1, terão tendência para aparecer bem no topo das pesquisas, por serem recomendados por pessoas que você tem nos seus círculos do Google+.

6. LINKS PARA OS SEUS SITES E PERFIS

paulo faustino google plus

Se você acessar o meu perfil Paulo Faustino no Google+, você irá ver que além de incluir uma série de informações pessoais acerca de mim, enquanto profissional, eu incluo também links para outros perfis sociais que eu tenho, nomeadamente meus perfis no Facebook, LinkedIn e Twitter, bem como Links Recomendados para todos os sites e blogs que detenho e considero relevantes de mostrar ali na barra lateral. Este tipo de perfil completo, é algo que nem o Facebook, nem o Twitter conseguem mostrar de forma tão eficiente. E o melhor de tudo é que o Google puxa automaticamente os favicons de cada um desses projetos, colorindo seu perfil e dando um maior destaque para esses links.

Juntamente com isso, é possível colocar também links na Introdução do seu perfil, um mapa com a sua localização ligado no Google Maps, e fotografias em destaque no topo da página, as quais usei para indicar igualmente nossos blogs educacionais. Do lado esquerdo, existe também informação respeitante aos meus círculos pessoais e à quantidade de pessoas que me têm nos seus círculos e que na verdade recebem os meus conteúdos diretamente em seus murais do Google+. Obviamente, quanto mais pessoas tiverem você nos círculos do Google+, mais longe as suas mensagens chegam.

escola dinheiro plus one

O mesmo acontece com o perfil da Escola Dinheiro no Google+. Damos bastante destaque para os Links Recomendados do lado direito do perfil, com indicação para o nosso Blog, nosso Ebook para Blogueiros e também para os perfis sociais do blog em outras redes, nomeadamente o Twitter, Facebook e Youtube. Esta componente social integrada dentro do Google+ é especialmente importante para fazer crescer todos os seus perfis de mídias sociais em simultâneo.

Outro aspecto muito importante, é o +1 da página de fãs. Se reparar, por baixo do logotipo, aparece uma mensagem indicando que 240 pessoas marcaram a página com +1. Embora marcar com +1 não seja colocar a página nos círculos, é extremamente importante para tornar a página conhecida e melhorar a sua indexação dos resultados orgânicos do Google, os quais já sofrem influencia do número de +1 que um determinado URL recebe.

7. LIGAÇÃO SITE > GOOGLE+

widgets

Se reparar, na barra lateral do nosso blog, aparece um pequeno widget por baixo da caixa de fãs do Facebook, indicando que a Escola Dinheiro está no Google+. Além de ser uma prova social, este widget é uma excelente forma de conseguir mais pessoas a circularem os conteúdos da Escola Dinheiro no Google+, uma vez que o botão “Adicionar aos Círculos” funciona em tempo real, permitindo a um usuário adicionar a Escola Dinheiro nos círculos do Google+ mesmo sem sair do nosso blog. Esta conexões são extremamente importantes para fazer aumentar o número de pessoas nos círculos, mas principalmente para ligar o blog ao perfil do Google+, gerando mais impacto na ligação que ambos têm nos resultados orgânicos das buscas já com o novo Search Plus your World.

Para puxar este tipo de widgets para colocar no seu site, acesse a página de Badges do Google+.

plus one artigos

Outro aspecto fundamental da ligação entre Blog > Google+ é sem dúvida o botão +1 do Google. Já explicámos aqui no blog também como adicionar o botão google +1 no seu blog. É fundamental ter o botão instalado no seu blog, de forma a que os seus usuários possam marcar os seus conteúdos com +1, e consequentemente ajudar os seus conteúdos a rankearem melhor nos resultados orgânicos das buscas.

8. O GOOGLE+ PASSOU A SER FUNDAMENTAL

Como é facilmente perceptível pelo conteúdo deste artigo, o Google+ passou a ser fundamental para blogueiros e webmasters que pretendem estar bem posicionados nas buscas do Google e/ou serem mais facilmente recomendados e/ou sugeridos pelos seus círculos a outras pessoas. Quem não apostar no Google+ hoje, daqui a alguns meses ou anos, poderá rapidamente arrepender-se de não ter apanhado o barco e usufruído das enormes vantagens competitivas que estão a surgir com o Google Plus your World.

Se ainda não está no Google+, considere juntar-se à rede e começar a criar páginas de fãs para se relacionar mais de perto com os seus amigos e leitores. Isso será fundamental no futuro e em especial no crescimento orgânico da sua página.

Se já tem perfil nesta rede social, considere seguir Escola Dinheiro no Google+.

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (24) Interações no Twitter (124)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Luciana Souza

    Oi Paulo

    Tenho meu perfil no Google + e tenho criada a minha pagina também!

    Mas, quase não uso. Preciso investir mais tempo neste potencial!

    Abraços

    26/01/2012

    Responder
  • Mestre dos sites

    Direto ao ponto Paulo, parabens pelo artigo! O fato é que quem trabalha com internet, seja em sites ou blogs, tem de estar sempre atento as transformações que ocorrem em nosso meio, o que valia ontem hoje ja mudou , assim como o orkut no passado era importante, hoje é o facebook e google+ q dao as caras.

    26/01/2012

    Responder
  • Pedro

    O problema Paulo é que já temos tantas redes para trabalhar (Google+, Facebook, Linked IN, Twitter e mais todos os concorrentes de cada uma destas redes) que se torna quase impossível trabalhar com mais uma ferramenta.

    Além disso, nenhum dos meus amigos do Facebook quer vir para o Google + portanto... não vai servir para grande coisa, ou estarei enganado?

    Alem disso o Google já está a perder claramente o controlo da situaçao. Temos o Google perfis, o Orkut, e sabe-se lá que mais o Google vai lançar para competir com os seus próprios serviços.

    26/01/2012

    Responder
    • Olá Pedro,

      Realmente, são muitas redes sociais para se trabalhar, na minha opinião devemos nos focar apenas em duas ou três.
      Agora sobre a perda de controle do Google, penso que você está enganado, o Google perfis já pode ser entregado diretamente com o Google+ e estão ocorrendo várias ações sutis para incentivar a migração do orkut para o G+.

      29/01/2012 Lucas Rolim - Otimizar Blog

      Responder
    • Precisamos levar em consideração um movimento muito forte que tem acontecido nos últimos três meses no Facebook em nosso País. Mudou a sua 'cara' completamente. Muitas figurinhas, fotos e mensagens com características de Diário de Adolescente. Basta ver que o 'criador' do Facebook entrou em depressão por causa disso.
      Eu já tenho a certeza de que o Facebook não vai perdurar por muito tempo. Pelo menos para cumprir sua proposta original. quem tem ganhado com isso é o LikedIn, que ainda não perdeu o foco de negócios.
      O Facebook hoje, infelizmente, é um Orkut "piorado".

      28/04/2012 kyko Garcia

      Responder
      • Boas a todos, o Kyko chamou-me a atenção em relação ao linkedln, era uma rede social que ainda não tinha experimentado até há 2 semanas atrás... e fiquei desapontado... Minha empresa necessitava de um webdesigner e lembrei-me logo do Linkdln, quando estava a registar esta oferta, heis que deparo-me com o contratempo de ter de pagar 80€ para publicar uma oferta de trabalho... Ora meus amigos, de que serve uma rede social deste tipo, se as empresas tem de pagar para oferecer trabalho?? ainda por cima 80€??? Em relação ao tópico em questão, sim, são muitas redes sociais para gerir, mas como poderão verificar, o escoladinheiro já nos apresentou ferramentas para gerir estas situações, para além do mais, quantas mais redes sociais o nosso negócio estiver inserido, mais oportunidades para fazer $$$ ;). Fiquem bem!!!

        28/05/2012 Sérgio Passos

        Responder
  • Celso

    tambem tenho meu perfil no google + so que não uso, mas sempre adiciono links nele. PAZ

    26/01/2012

    Responder
  • @mario_luan

    Outro motivo recente
    Google+ Prepares to Revolutionize the Local Landscape - http://adage.com/article/digitalnext/google-prepares-revolutionize-local-landscape/232330/

    26/01/2012

    Responder
  • Publique Ideias

    No Publique Ideias, todos os artigos são compartilhado no Google +. Ainda não é uma rede tão forte como Facebook ou twitter, mas é bom já estarmos presentes, ainda mais que ela influenciá nas buscas do Google.

    26/01/2012

    Responder
  • Gregoria correia

    Tenho o meu perfil pessoal criado com alguns amigos, criei tambem uma pagina do blog, mas tenho muita dificuldade a colegar os meus amigos do perfil pessoal com a pagina do blog.
    Mais um bom artigo.
    Um abraço.

    26/01/2012

    Responder
  • Daniel Lemes

    Parece que a Google não terá o mínimo pudor em fazer uso de todos as suas vantagens para tirar público do Facebook. Então é melhor que estejamos prontos o mais depressa possível para essa integração com o GooglePlus.

    Excelente post, por sinal.

    27/01/2012

    Responder
  • Hugo Costa

    Olá Paulo,

    mais um artigo extremamamente interessante.

    Pessoalmente tenho uma presença relativamente forte do G+. O meu perfil pessoal tem mais de 8000 seguidores, e a crescer, e tenho página de todos os meus blogs no G+ também.

    No entanto, tenho reparado que à medida que o tempo tem passado, a qualidade dos visitantes oriundos do G+ tem baixado. Ou seja, eu entrei no G+ logo nos primeiro dias do lançamento a través de convite. Na altura, com muito menos gente, havia partilha de conteúdos muito interessantes, e parecea-me que havia muito mais retorno do tempo investido na presença nesta rede social.

    Hoje, é exactamente o contrário, eu acabo por ter mais visitas (em %) oriundas do facebook, onde tenho muito menos seguidores do que no G+, onde o que a grande maioria do povo, o que procura é gifs animado e "besteiras".

    No entanto, tenho de reconhecer que a presença nesta rede social da Google é obrigatória e recomendada. Já me valeu milhares de visitas e claro, algumas conversões bem interessantes.

    Abraços e continuação de um bom trabalho.

    27/01/2012

    Responder
  • €mpregodinheiro

    Já tenho, recomendo mas, sem dúvida que o facebook é quem mais ordena nesta matéria de redes sociais.

    27/01/2012

    Responder
  • Milton Ramos

    Olá Paulo,

    O mundo agora é socal? Será que acabou a era do "link Builder"? - Pessoas mudam, as tendências mudam e, portanto, há mudanças na demanda e o que é popular hoje pode ser esquecido amanhã!

    Ele o todo poderoso "Google" quem dita as regras, cabe à quem precisa se adequar ou verão seus $$ diminuirem; a algum tempo venho trabalhando no meu Google+ e compartilhando alguns posts.

    Parabéns pelo excelente conteúdo deste artigo!

    Abraços,
    Milton

    27/01/2012

    Responder
  • Bento Santiago

    São tantas redes sociais que eu me pergunto: como teremos tempo para viver em sociedade?

    29/01/2012

    Responder
  • André Darugna

    Olá Paulo, tudo bem? Gostaria de fazer uma consulta relacionada a publicação automática de conteúdos.

    Para o Facebook e o Twitter tenho utilizado o http://dlvr.it/, existe alguma ferramenta deste tipo para a publicação no Google +, otimizando desta forma nosso trabalho?

    Ou seria "na mão" mesmo?
    Um abraço, até já.

    01/02/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *