Conversion Hero

Palestra: Estratégias para Ganhar Dinheiro com Blogs

Este fim de semana tive o prazer de estar presente no Fashion Bloggers Meeting, mais conhecido por Fashion Bleeting, um evento dedicado em exclusivo a blogueiros e blogueiras do mundo da Moda e Beleza. O evento foi realizado no famoso Hotel Altis em Lisboa, e contou com a presença de mais de 130 blogueiros da área. Fui convidado para palestrar no evento numa perspectiva completamente diferente do mundo da Moda, sobre o qual não entendo rigorosamente nada. Para tal, resolvi preparar uma palestra sobre Estratégias para Ganhar Dinheiro com Blogs, e durante cerca de 45 minutos conversei sobre os pontos mais importantes para quem tem um blog e pretende começar a explorar melhor o seu potencial ao nível da rentabilização com Anúncios do Google Adsense e Programas de Afiliados.

Embora tenha preparado a palestra com o objetivo de ajudar aqueles que trabalham com blogs no mundo da Moda, Beleza, etc., a grande maioria das estratégias e ensinamentos compartilhados, são transversais a praticamente quase todos os nichos de mercado existentes. Isto significa que quem ainda não aplica este tipo de conceitos nos seus sites e blogs, está claramente a perder terreno para os seus mais diretos adversários que por ventura estejam recorrendo a este tipo de alternativas para aumentarem os seus ganhos mensalmente. Outro aspecto importante a ter em consideração, é que 90% dos blogueiros do mundo da Moda, ganham dinheiro de forma indireta, através de consultoria de imagem, consultoria de beleza, e outros serviços que são prestados offline. No entanto, é importante não esquecer o potencial do blog e rendibilidade que ele poderá ter, quando usado da forma mais correta.

ganhar dinheiro blogs

A ABORDAGEM

Enquanto preparava a palestra na semana passada, uma das coisas que procurei fazer foi estudar bem a área sobre a qual iria falar, mais concretamente casos de estudos e exemplos práticos que fossem mais simples de compreender dentro do contexto da Moda e Beleza. Procurei falar de forma superficial sobre algumas das coisas que são mais importantes do ponto de vista da rentabilização de blogs, tendo em consideração que provavelmente a grande maioria destes blogueiros não as conheciam e/ou não as usavam. Por isso mesmo, compilei alguns exemplos de casos de otimização para motores de busca, anúncios do Google Adsense, programas de afiliados e estratégias que permitem alavancar mais rapidamente as vendas através destes sistemas.

Procurei não ir demasiado ao fundo das questões, para não tornar a palestra demasiado densa e de certa forma complexa para a grande maioria dos blogueiros que se encontravam presentes (mais de 130), o que provavelmente exclui algumas das informações que você, leitor, gostaria de poder ouvir e/ou visualizar. No entanto, se assistir aos vídeos que coloco em baixo, juntamente com os slides, poderá aproveitar para por em prática algumas das estratégias que até ao momento ainda não desenvolveu. Não se esqueça que mais importante do que dizer “Tenho de fazer isto”, é na verdade fazê-lo. Quanto mais você adiar a aplicação de estratégias importantes para o seu blog, mais terreno você perde de dia para dia.

Ebook Exercícios para blogueiros

SLIDES DA PALESTRA

Para tornar a compreensão dos conceitos explicados nos vídeos e neste artigo, considere visualizar os slides da palestra. Estes slides contêm links para todas as ferramentas indicadas ao longo da palestra, e podem ser um auxílio no visionamento paralelo dos vídeos. Se desejar, poderá inclusive descarregar os slides para o seu computador, em formato PowerPoint da Microsoft.

OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA

O primeiro aspecto que falei durante a palestra foi sobre a Otimização para Motores de Busca, num contexto de rentabilização. Todos nós blogueiros sabemos da importância do tráfego orgânico para converter programas de afiliados ou gerar cliques em anúncios do Google Adsense. Posto isto, falei dos básicos da Otimização para Buscadores, incluindo os míticos Title e Meta Description que aparecem nos resultados orgânicos do Google, com alguns exemplos de artigos com Title e Descrição exactas, que provocam uma subida no rankeamento, e também alguns outros exemplos relacionados com estas práticas.

Falei ainda da Google Keyword Tool, e da importância de utilizar esta ferramenta para analisar contextos e palavras-chave que sejam mais procuradas no Google. De nada interessa escrever sobre Moda, se à partida não se sabe o que é que o público mais procura no Google. Dei alguns exemplos relacionados com Moda e palavras-chave orgânicas com algum volume de pesquisas locais mensais exactas e não-exactas, para contextualizar mais facilmente o procedimento.

Outro aspecto de que falei e que considero um dos mais importantes, foi o Link Building. Falei da importância de fazer link building externo para sites e blogs autoritários da área, mas também sobre a importância de fazer link building interno corretamente no blog. Ambos os aspectos são fundamentais para o sucesso de um blog, principalmente o link building externo. Ao linkar para outros blogs, você consegue inclusivamente criar relacionamentos saudáveis com os seus concorrentes, e com isso começar a receber indicações deles também. Se você não linkar para os seus concorrentes, dificilmente eles irão linkar para si.

GOOGLE ADSENSE

Ao nível do Google Adsense, falei da inscrição no programa, como ele funciona e principalmente das recomendações do Google relativamente ao Page Layout. A colocação de anúncios é bem-vinda, mas principalmente seguindo as regras e boas práticas recomendas pela Google. Quem colocar demasiados anúncios acima da dobra, poderá sofrer as consequências do Page Layout e descer posições nos resultados orgânicos de buscas do Google. Não aprofundei a questão da monetização com o Adsense, principalmente porque a grande maioria dos blogueiros presentes não usa o sistema ainda.

Vídeo: Palestra – Estratégias para Ganhar Dinheiro com Blogs (Parte I)

Subscreva: Canal Escola Dinheiro no Youtube

PROGRAMAS DE AFILIADOS

Ao nível dos programas de afiliados, falei sobre 3 empresas: UpRise40, Netlucro e Netaffiliation, que são as que têm actualmente mais campanhas disponíveis para Portugal, embora sejam também as que têm mais campanhas disponíveis para o Brasil. No entanto e como a palestra era dirigida a blogueiros portugueses do mundo da Moda, acabei não falando de outras empresas como a Netfilia e CPA Brasil, que têm excelentes campanhas para tráfego brasileiro. A recomendação das empresas foi feita também com o objetivo de cativar o público para a utilização dos programas de afiliados, que são uma das formas mais rentáveis de ganhar dinheiro com blog.

Juntamente com as empresas, dei alguns exemplos de boas práticas e/ou práticas imprescindíveis à atividade de qualquer blogueiro. Essas práticas incluem diversas estratégias que já abordámos de forma mais profunda aqui na Escola Dinheiro também, nomeadamente:

  • Captar endereços para acções de Email Marketing;
  • Escrever artigos patrocinados para clientes;
  • Escrever resenhas de produtos através de programas de afiliados;
  • Amostragem de banners publicitários contextualizados;
  • Marketing nas mídias sociais (Twitter, Facebook, Google+, etc);
  • Vídeo-Marketing através de canal no Youtube;
  • Programa parceiro do Youtube.

Já aqui falámos no blog, da importância do Email Marketing, das estratégias para ganhar dinheiro escrevendo resenhas de produtos, e também de como o programa parceiro do Youtube, lhe permite ganhar dinheiro com vídeos no Youtube. Todas estas estratégias podem ser utilizadas em simultâneo, como forma de aumentar os rendimentos globais do blog através de múltiplas formas de monetização, algo de que temos vindo a falar bastante nos últimos tempos.

APRENDER MAIS SOBRE BLOGS

Por fim, o último aspecto de que falei sobre a necessidade de aprender mais sobre blogs. Toda a plateia presente no Hotel tinha como foco o desenvolvimento de conteúdos na área da Moda e Beleza, e acabou esquecendo a importância de aprender mais sobre como funcionam os blogs, que estratégias é possível colocar em prática, e o que é possível ser feito para aumentar o tráfego, número de leitoras, aumentar os rendimentos, etc. Além de recomendarmos a leitura dos artigos da Escola Dinheiro, recomendámos também o nosso Ebook para Blogueiros e o nosso Ebook sobre Como Criar um Blog, os quais poderão ajudar qualquer blogueiro a planejar mais eficientemente o seu processo de blogagem.

Vídeo: Palestra – Estratégias para Ganhar Dinheiro com Blogs (Parte II)

Subscreva: Canal Escola Dinheiro no Youtube

TESTES E APRENDIZAGEM CONSTANTE

Para terminar este artigo, é importante referir que embora seja possível ter sucesso sem entender muito sobre como funcionam os blogs, a verdade é que os testes e aprendizagem constante, são um estímulo para o desenvolvimento, enriquecimento e também para o sucesso. Se você continua a trabalhar com o objetivo de ser bem sucedido com o seu blog, é importante que você esteja constantemente fazendo testes de performance, experimentando novas formas de monetização e acima de tudo, aprendendo mais a cada dia que passa.

Compre livros, Ebooks, cursos e tudo aquilo que esteja ao seu alcance, e que lhe permita melhorar e aprender mais sobre como funcionam os blogs, que estratégias você pode implementar, e como aumentar os seus rendimentos com mais eficácia. Conhecimento nunca é demais, pelo que é necessário procurá-lo e desenvolvê-lo.

GOSTOU DA PALESTRA?

Deixe o seu comentário com a sua opinião sobre a palestra, e principalmente, sobre o que poderemos fazer de melhor da próxima vez que estivermos presentes num evento e/ou gravarmos as nossas palestras para disponibilizarmos aqui no blog. Comente! A sua opinião é importante para nós!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (25) Interações no Twitter (42)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Como fazer site

    A palestra cobriu bem os pontos mais importantes para quem se inicia na monetização de blogs.

    13/02/2012

    Responder
    • Olá CFS, obrigado pelo comentário! Tentámos falar efetivamente dos pontos mais importantes a ter em consideração no que diz respeito à monetização de blogs, não entrando em detalhes demasiado profundos de forma a não tornar a conversa pesada ou insuportável :) Espero que tenha gostado :)

      Abraços

      13/02/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Reginaldo Pólvora

    Muito bom o conteúdo da palestra, penso que idependente do nicho de mercado você tem que ter alternativas para ganhar dinheiro online (monetização) com o blog, você tendo essas alternativas o planejamento de gastos e investimentos ficam mais estruturados, e você desenvolve um pouco o lado SEO que é importante para o planejamento do BLOG, estou iniciando na função blogueiro mas na área que atuo o planejamento orçamentário é de suma importância.

    Excelente fonte de informações e escola dinheiro.

    Parabéns!!!

    13/02/2012

    Responder
    • Olá Reginaldo, obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do conteúdo e principalmente dos ensinamentos agregados. Sem dúvida que o planejamento é super importante no sucesso de um blog, incluindo obviamente as estratégias de monetização agregadas :)

      Abraços e sucesso!

      13/02/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Bruno Simomura

    Fantástico.

    Vou absorver todo esse conteúdo fantástico, afinal de contas, uma palestra sempre tem muito a agregar.

    Obrigado

    13/02/2012

    Responder
    • Olá Bruno, obrigado pelo comentário! Espero que o conteúdo, vídeos e slides seja uma mais-valia para você. Qualquer dúvida, não hesite em deixar um comentário :)

      Abraços

      13/02/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Iago Melanias

    Olá Paulo!

    Gostei bastante da palestra, acho que os pontos citados são de enorme importância para todos nós. Desde o SEO, que é algo que muito importante estudar e que anda em constante evolução, até os programas de afiliados, formas de ganhar dinheiro e mídias sociais.

    Acho que a dependência do Google Adsense é um problema sério nos pontos para monetizar um blog, como você mesmo diz, é importante explorar os programas de afiliados para tentar render ao máximo. Muitas vezes, o Google Adsense não funciona em nosso blog e existem vários outros programas que atendem ao nosso blog e ao nosso conteúdo.

    Consequentemente, se não temos um bom SEO em nosso blog, o Google Adsense não renderá muito, principalmente pelas palavras-chave, onde o Google capta o conteúdo da sua página. E se não soubermos mostrar para o Google o conteúdo que tem na nossa página, a Google vai mostrar anúncios que não são nem um pouco relativos, como Peixe Urbano em blogs de tutoriais, por exemplo.

    Acho que outro ponto que você citou que é muito importante, é o E-mail Marketing, que precisa ser aprimorado e muito explorado pelos usuários que têm seus blogs hospedados no Wordpress, infelizmente é um fator a menos para usuários Blogger, não há como coletar e-mails dos comentários, por exemplo, que é a maior fonte de e-mails. Mas o e-mail marketing é algo extremamente rentável, e como você disse, eficiente. Além de ser prático, afinal, você não precisa escrever um artigo, não precisa adicionar um banner, é algo extremamente simples.

    Gostei muito das suas dicas SEO, algumas eu já apliquei, confesso que analisei a estrutura do seu blog para ver um pouco das suas técnicas. Também passei a usar o tal banner 300x250 ao lado do começo do artigo. Vamos testar e ver no que dá. Como você falou, testar é um dos processo mais importantes para rentabilizar um blog.

    Parabéns pelo Artigo! Abraços!

    13/02/2012

    Responder
    • Olá Iago, obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do artigo. No entanto, tenha especial atenção no que diz respeito ao angariar emails através dos comentários do seu blog. É necessário que você tenha isso bem explícito, e que dê aos seus usuários a possibilidade de marcarem ou desativarem essa opção, caso contrário sua lista de emails não terá qualidade, e suas taxas de abertura serão muito baixas, enquanto que os "reports" de spam serão bem altos. Tenha atenção a isso ;)

      Abraços

      13/02/2012 Paulo Faustino

      Responder
      • Certo, não estava com muita atenção a este ponto. Obrigado!

        14/02/2012 Iago Melanias

        Responder
      • Esqueci de citar o ponto que vários blogueiros ficam me enviando SPAM por E-mail, sem eu mesmo ter assinado o feed daquele determinado blog. A única atividade que tenho lá é através de comentários. Eu não estava com muito interesse em coletar e-mails de comentários, mas agora que analisei melhor, vi que é algo terrível e pode chegar até a perder leitores. Obrigado.

        14/02/2012 Iago Melanias

        Responder
  • Arteira

    Paulo,

    Muito interessante ver que seus direcionamentos se encontram nas principais buscas para probloggers na net. Fico muito grata com o material que vc compartilha. O artigo é realmente muito bom. Parabéns!

    13/02/2012

    Responder
    • Olá Arteira, obrigado pelo comentário! Eu é que fico contente por você gostar dos conteúdos aqui partilhados :) Esse é o nosso grande objetivo a cada artigo que escrevemos :)

      Abraços

      13/02/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Luciana Souza

    Olá Paulo

    Um nicho de mercado totalmente diferente mas para que seu monetizado, segue a mesma linha de cadastros e programas de afiliados.

    Infelizmente não assisti ao vídeos no momento, pois estou embarcada em plataforma de petroleo e aqui o You Tube é bloqueado (assim como facebook, twitter, etc).

    Mas gostei bastante do que li, sobre a sua apresentação!

    Parabéns!

    13/02/2012

    Responder
    • Olá Luciana, obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do conteúdo compartilhado. Quando tiver oportunidade veja os vídeos, pois acredito que é uma forma bastante mais interessante de assimilar a matéria :)

      Abraços

      13/02/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Publique Ideias

    Muito bom Paulo,
    Você conseguiu passar para o público da moda as estratégias para se ganhar dinheiro com seus blogs.
    Abraço!

    13/02/2012

    Responder
    • Olá PI, obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do conteúdo :)

      Abraços

      13/02/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Gregoria Correia

    Quando comecei a ler lamentei o facto de estar longe e não poder assistir a um evento tão importante para a minha aprendizagem nesta matéria, no final fiquei contente por ter tido acesso a uma grande parte de sessão aqui sentada na minha secretaria. Para mim este resumo foi muito importante.
    Obrigada.

    13/02/2012

    Responder
    • Olá Gregoria, obrigado pelo comentário! Fico muito contente em saber isso :) Nós havíamos prometido os vídeos através das nossas mídias sociais, e cumprimos :) Espero que goste dos vídeos e possa aprender um pouco mais sobre rentabilização de blogs!

      Abraços

      13/02/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Trabalhar Online

    Gostei bastante dos videos, Obrigado pela partilha.

    Parabens também pela palestra que aparentemente correu bastante bem, e abordou vários ponto chave para os iniciados nesta área.

    Abraço

    14/02/2012

    Responder
  • Flademir Andrioli

    Muito bom paulo eu concordo plenamente com artigo que é possível ganhar dinheiro com blog e esse trabalho tem sido uma profissão para muitas pessoas que vivem somente do blog se a pessoa desenvolver um ótimo trabalho e postando artigos de qualidade e fazer uma boa divulgação poderá ganhar dinheiro mas claro que não vai ser do dia para noite mas se cumprir meta como se fosse um trabalho do dia a dia mas pela frente os frutos vem sucesso!!

    19/02/2012

    Responder
  • Ganhar Dinheiro

    Muito boa palestra!

    Estou me cadastrando em algumas dessas empresas de programas de afiliados para aumentar meu leque de ganhos em outros nichos de mercado. As dicas passadas sobre adsense, Layout e seo são essenciais para ganhar dinheiro com blog.

    Parabéns pela palestra!

    20/02/2012

    Responder
  • Ivani

    Tenho um blog, professoraivaniferreira.blogspot.com e gostaria de saber como obter ganhos com o meu blog.

    22/02/2012

    Responder
  • Eduardo Reichert

    Muito bom o artigo

    23/02/2012

    Responder
  • dinheiro

    Muito bom o artigo, ganhar dinheiro é o objetivo diário meu!

    15/05/2012

    Responder
  • er

    olá,
    como fazo para que que meu blog fique aparecendo na pagina principal de maia pagina de facebbok onde dis sobre
    eu vi como em outras paginas o blog aparece sem ter que cliquar em sonbre
    o link do blog aparece abaixo de sobre na me mesma pagian principal

    grato
    fernando

    04/06/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *