Conversion Hero

Estratégias para configurar a nova Timeline do Facebook para Páginas de Fãs!

Na semana passada o Facebook lançou oficialmente as novas páginas de fãs em formato de Timeline, e pese embora a primeira reacção não tenha sido muito positiva, a verdade é que este novo formato de páginas converte muito melhor do que o antigo. Tendo em consideração que o novo layout em formato de Timeline vai ser ativado em todas as páginas de fãs, obrigatoriamente, até dia 30 de Março, é altura de compreender melhor como funciona esse novo formato e como ter sucesso com as novas páginas de fãs do Facebook. Este novo formato tem obviamente as suas vantagens e desvantagens, e pese embora possa parecer um formato mais facilmente adaptável aos perfis pessoais, a verdade é que quando bem integrado, pode ajudá-lo a alavancar mais rapidamente o seu número de fãs no Facebook.

As estratégias para conseguir mais fãs no Facebook mantém-se praticamente intactas, e os aplicativos para Facebook também, sendo que as novas páginas de fãs em formato Timeline, estão limitadas quanto ao uso de aplicativos, pelo que é necessário você fazer escolhas e usar somente aqueles que são importantes para o seu negócio e o poderão ajudar a alavancar mais rapidamente o seu número de fãs.

paginas facebook

As novas páginas de fãs do Facebook com o formato da Timeline usada nos perfis pessoais, vêm introduzir um novo conceito de utilização do Facebook para as empresas, marcas, sites e blogs, onde o engajamento com os seus fãs é a palavra de ordem. Juntamente com isso, este novo formato inclui novas regras, exclui opções até então usadas, e introduz novidades que você precisa compreender para começar a tirar o máximo partido das suas páginas e obviamente conseguir ter sucesso na rede, aumentando progressivamente o número de usuários engajados com a sua marca e/ou com o seu site.

PÁGINAS DE ATERRAGEM JÁ ERAM

Ao introduzir esse novo formato de páginas, o Facebook acabou com as chamadas landing tabs (separadores de aterragem), que permitam a qualquer blogueiro ou webmaster, configurar qual o separador em que o usuário caía ao visitar determinada página de fãs no Facebook. Isso permita aumentar muito facilmente o número de fãs de uma página, levando os usuários até um separador de aterragem onde eram incitados a curtir a página para receberem algo em troca, seja as informações publicadas na página, sejam Ebooks, descontos, e outras ofertas que eram até então usadas para aliciar os usuários a curtirem.

Embora já não seja possível criar separadores novos de aterragem, o Facebook permite-lhe criar separadores personalizados para a sua página de fãs. Esses novos separadores têm agora 760 pixeis de largura, e permitem muito facilmente atrair as atenções do usuário para algo que seja realmente importante (ver ex. em baixo).

CAPA DA PÁGINA (LEIA AS REGRAS!)

Uma das novidades deste novo formato de páginas de fãs do Facebook é sem dúvida a cover (capa) do novo perfil. As páginas de fãs passam a ter uma nova imagem de perfil, com dimensões de 850×315 pixeis, que lhe permite dar um maior destaque ao branding do seu site/blog. Pese embora esta imagem de capa seja muito interessante para dar um reforço à imagem do seu site/blog, é necessário ter em consideração as regras que estão associadas a ela:

  • Preço ou informação de compra, como “40% off” ou “Faça o download em nosso site”
  • Informações de contato como endereço, email, mailing, ou qualquer outra informação que deve ser inserida na página de “Sobre”
  • Referências às funcionalidades do Facebook como “Curtir” ou “Compartilhar”, ou uma seta apontando da Imagem para essas funcionalidades
  • Chamadas de Ação (CTA), como “Adquira Agora!” ou “Conte para os Amigos”
  • Imagens da Capa não devem ser falsas ou enganosas e não devem infringir as leis de propriedade intelectual

Tendo isto em consideração, as novas imagens de capa apenas podem ser usadas para reforçar o branding do seu site/blog, não usando textos que incitem o usuário a curtir a página e/ou que tenham setas apontando para o botão curtir. Todas essas práticas são agora proibidas, pelo que é necessário ser-se criativo para tirar o máximo partida da capa de página e com isso alavancar mais rapidamente o número de gostos nessa mesma página!

capa facebook

FOTOS E APLICATIVOS NO TOPO

O novo layout do Facebook integra agora os separadores para Fotos, Gostos e Aplicativos no topo da página, sendo que a grande novidade é que esses mesmos aplicativos podem ser adaptados ao novo layout da página, sendo inclusive possível alterar a imagem que aparece na página de fãs para o usuário. Conforme pode ver neste exemplo:

aplicativos

Alterámos as imagens que mostram os vídeos da Escola Dinheiro TV no Youtube e integrámos também o Ebook Grátis Como Criar um Blog dentro do novo layout da página de fãs, gerando maior interesse e indiretamente uma maior quantidade de usuários curtindo a página. Estas imagens de aplicativos têm uma dimensão de 111×74 pixeis, e podem ser facilmente alteradas, clicando no lápis para editar o aplicativo, escolhendo a opção “Editar Definições”, e clicando posteriormente em “Alterar” para modificar a imagem do separador.

As páginas estão limitadas a um total de 12 aplicativos, sendo que apenas os primeiros dois é que aparecem em destaque e clicando na seta para baixo, é possível visualizar até um máximo de 12 aplicativos. Tenha consciência de que os seus aplicativos mais importantes aparecem no início da sua página de fãs do Facebook, por forma a receberem mais visualizações e consequentemente gerarem um maior retorno.

aplicativos facebook

Como podemos ver, a página da Coca-Cola tem todos os aplicativos devidamente customizados com imagens atrativas, para que os seus usuários percebam de imediato o que se trata cada um daqueles separadores. Ao trabalhar os seus aplicativos para que estes se fundam no conteúdo e estilização da página, você está a garantir uma maior visibilidade a esses separadores, e consequentemente aos conteúdos que inseriu dentro desses aplicativos, tais como vídeos, imagens, histórias, etc.

MARCAR CONTEÚDOS COMO FAVORITOS

marcar topoOutra das novidades das novas páginas de fãs do Facebook é a possibilidade de marcar conteúdos como favoritos e também marcar conteúdos no topo da página. Isso permite dar um maior destaque a determinados conteúdos da sua página de fãs, gerando maior visibilidade e consequentemente maior retorno para esse conteúdo. Se clicar no ícone do lápis para editar um determinado conteúdo, irá ver a opção “Marcar no Topo”. Se ao invés disso você clicar na estrela, poderá marcar como destaque esse mesmo conteúdo, sendo que ele ocupará um maior espaço horizontal, mas não ficará fixo no topo da sua página.

Ebook Exercícios para blogueiros

PAINEL DE ADMINISTRAÇÃO

Outra das novidades é o novo painel de controlo das páginas, que inclui estatísticas em tempo real sobre os novos gostos da página, o número de usuários que está a falar sobre a página e/ou sobre os seus conteúdos, e também a interacção dos novos usuários, comentários a conteúdos, curtidas, etc.  Outra das novidades integradas no painel de administração são as “Mensagens”. Agora é possível contactar diretamente os autores das páginas usando o botão “Mensagens” e enviando uma mensagem privada para o autor, que por sinal aparece no painel administrativo da página, para um maior controlo.

painel administração

ALTERAR NOME DE PÁGINA

Outra das novidades que o Facebook introduziu foi a possibilidade de alterar o nome de uma página de fãs. Esta nova opção só está ainda disponível para páginas dos Estados Unidos, mas em breve será possível aos blogueiros e webmasters de Portugal e Brasil, realizarem pedidos de alteração dos nomes das suas páginas, especialmente quando existem erros tipográficos associados. Neste endereço da central de ajuda é possível realizar o pedido, mas o blogueiro/webmaster recebe de imediato um aviso indicando que não é possível fazer a alteração do nome de página, dado que este serviço ainda não está disponível para páginas fora dos Estados Unidos.

Ainda assim, é uma excelente notícia saber que será possível realizar alterações no futuro. Nós inclusive pretendemos alterar o nome da nossa página de Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters para apenas Escola Dinheiro, tornando a página mais simples e objetiva. Enquanto não for possível, teremos de continuar trabalhando com este nome.

TIRAR PARTIDO DO SOBRE

As páginas de fãs do Facebook já usam o campo “Sobre” há imenso tempo, mas a verdade é que a grande maioria dos blogueiros e webmasters não estava a tirar partido dele da forma mais correta possível. Neste novo layout de páginas de fãs, é possível criar um sobre relativamente sucinto e curto, para que exista espaço para colocar o URL do seu site ou blog. Ao entrar na página de fãs, o usuário vê imediatamente o seu URL e isso pode fazer com que o seu volume de tráfego vindo do Facebook aumente consideravelmente. Ter um acesso direto e imediato ao seu site/blog é imprescindível, veja:

sobre

Ao clicar no URL, o Facebook abre-o numa nova janela, permitindo ao usuário continuar a ler os seus conteúdos da sua página de fãs, e manter aberto um novo separador com o seu site/blog. Faça testes com o texto “Sobre” para que o conteúdo apareça todo na primeira página da sua fan page, incluindo o URL do seu site/blog para que o usuário possa clicar e visitá-lo de imediato.

ESQUEMATIZAR TODA A CRONOLOGIA

coca cola

Na página da Coca-Cola no Facebook, por exemplo, é possível perceber que a empresa esteve trabalhando na sua página de fãs para criar uma cronologia que permitisse referência toda a história da Coca-Cola desde que a empresa foi fundada, até aos dias de hoje. Podemos ver separadores por décadas, e a partir de 1970 quase todos os anos que marcaram a Coca-Cola e a sua história. Este tipo de trabalho cronológico, é uma das melhores formas de tornar a sua página de fãs atrativa, e acima de tudo uma referência para os seus usuários.

Trabalhar nas cronologias é uma excelente forma de tornar a sua história mais atrativa para os seus usuários, e também uma forma de organizar a sua informação e historial usando uma sequência lógica e perceptível.

PÁGINAS INSPIRADORAS

Com a chegada das novas páginas de fãs do Facebook, algumas das grandes marcas e empresas já estão a realizar as devidas alterações, para tirar partido deste novo layout e consequentemente aumentar o seu número de novos usuários e fãs. Seleccionámos algumas das páginas mais interessantes e inspiradoras, que já têm o novo layout ativo e que estão extremamente bem conseguidas do ponto de vista estético e estratégico. Veja:

obvious

real madrid

red bull

man utd

nespresso

windows

subway

dove

people

nike

hyundai

NOVA TIMELINE = MAIS FÃS

Desde que ativámos a nova timeline na página de fãs da Escola Dinheiro no Facebook, sentimos um crescimento acentuado no número de novos fãs, e consequentemente também no número de interacções e usuários a falar e a compartilhar conteúdos da nossa página. Parece-nos que o novo layout tem uma maior tendência para gerar mais conversões, uma vez que o botão gosto é sensivelmente maior, está numa posição de grande destaque, e as imagens de capa tendem a convencer mais facilmente os usuários a curtirem determinadas páginas.

mais fãs

Desde que colocámos o novo layout na página que os números têm tido uma tendência para crescer bastante, principalmente ao nível do alcance total por semana, onde o crescimento neste momento ascende a mais de 33,50%, o que invariavelmente resulta em mais gostos, comentários e partilhas de conteúdos.

ATIVE E CONFIGURE A NOVA TIMELINE!

Se ainda não ativou a nova Timeline do Facebook para páginas de fãs, esta é a altura ideal para o fazer. Ative a sua nova timeline e comece a trabalhar nas estratégias de promoção e conteúdo, para fazer aumentar o número de fãs da sua página. Não esqueça também de curtir a nossa página de fãs no Facebook, para receber todos os nossos conteúdos, dicas, tutoriais e debates interessantes, diretamente no seu feed de notícias do Facebook. Curta a página!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (36) Interações no Twitter (58)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • EscolaSites

    Fantástico artigo Paulo! Certamente todos nós blogueiros temos que estar atentos a todas estas mudanças que haverão no facebook e conseguir tirar proveitos de tudo isso!

    Abraços,

    06/03/2012

    Responder
    • Olá ES, obrigado pelo comentário! Tirar proveito deste novo formato de páginas é sem dúvida uma obrigação. Acredito que este formato está melhor orientado para a performance que o anterior, e faz com que mais usuários façam gosto e curtam a página em questão, tal como indicámos no final do artigo. Vale a pena explorar isso :)

      Abraços

      06/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Nii

    Com 172 pessoas a falar sobre isto estás com falta de likes nas publicações?
    Sofro do mesmo problema!

    06/03/2012

    Responder
    • Olá Nii, obrigado pelo comentário! Não é uma questão de falta de likes, é mais uma questão de nicho de mercado. Como estamos num nicho relativamente competitivo, existe uma tendência para ter menos likes que em outros nichos mais populosos, como o humor, citações, frases, etc. É perfeitamente normal. Temos fases com um maior número de interacções, e outras fases um pouco mais calmas :) O mais importante é que a mensagem se vá espalhando, e isso vê-se facilmente no número de usuários a quem a mensagem chegou (métrica: alcance social).

      Abraços

      06/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Arlindo Armando

    Olá Paulo, acredito que você esmiuçou todas as funcionalidades que a nova timeline do facebook nos oferece. Obrigado por nos presentear com este completo "tutorial" para utilizarmos 100% de tudo que ela nos oferece.

    Abraços, Arlindo Armando

    06/03/2012

    Responder
    • Olá Arlindo, obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do artigo. Sem dúvida que existem muitos pormenores a ter em consideração quando o objetivo é tirar o máximo partido desta nova timeline. Temos sentido um crescimento bastante acentuado desde que mudámos o formato da página, e penso que todos esses aspectos que referimos no artigo, são importantes de ter em consideração :)

      Abraços

      06/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Bruno Simomura

    Ótimas estratégias, estou trabalhando o layout da página de fãs e deixar o mais próximo da identidade atual do blog. Obrigado por compartilhar.

    06/03/2012

    Responder
    • Olá Bruno, obrigado pelo comentário! Sem dúvida que quanto mais idêntico for o visual de ambas as plataformas (facebook + blog), mais facilmente o usuário identifica a mensagem e o branding associado a ambas. É importante fazer esse trabalho, para que exista uma ligação entre a página de fãs e o blog propriamente dito. Boa sorte com a integração :)

      Abraços

      06/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Gregoria Correia

    Agora da gosto entrar nas paginas novas do facebook !
    A minha ficou muito bonita.
    Bom trabalho Paulo.

    06/03/2012

    Responder
    • Olá Gregoria, obrigado pelo comentário! As novas páginas estão de facto muito interessantes :) Acho que quando bem trabalhadas, podem dar melhores resultados que as antigas, vamos ver!

      Abraços

      06/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Luciana Souza

    O Facebook sempre inovando. No momento estou sem internet em casa (devido mudança de endereço) e na internet da empresa que estou, não posso acesso ao facebook.

    Assim sendo, só poderei fazer a "Time Line" da pagina do meu blog, no final do mês (eu espero)

    As dicas do Paulo foi de grande ajuda. Já tenho ideia do que fazer como layout!

    Abraços

    06/03/2012

    Responder
    • Olá Luciana, obrigado pelo comentário! Tenha em atenção que todas as páginas de fãs serão automaticamente migradas para esse novo layout até ao dia 30 de Março. Se você não mudar, o Facebook mudará sozinho :P Boa sorte com a sua estilização!

      Abraços

      06/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Caio

    Paulo,
    Ótimo post,posso dizer que foi um dos mais esclarecedores e principalmente que me ofereceu mais dicas que eu li.
    Abraços...

    06/03/2012

    Responder
    • Olá Caio, obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado da matéria, e que a mesma tenha sido uma ajuda para si e para o seu futuro trabalho em suas páginas de fãs :) Força nisso!

      Abraços

      06/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Divulgar Blogs

    Na internet é assim...as coisas mudam....e as estratégias tem que mudar....temos que estar sempre se atualizando com os novos recursos que as redes sociais nos proporcionam e a Escola Dinheiro esta sempre a frente para nos ensinar a lidar com as mudanças....

    06/03/2012

    Responder
    • Olá DB, obrigado pelo comentário! Sem dúvida que na internet tudo está sempre em constante atualização. É necessário acompanhar de perto cada novidade, para que se esteja sempre na linha da frente, oferecendo as melhores soluções aos seus usuários :) Obrigado por seus elogios!

      Abraços

      06/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • João Glym

    Adorei as dicas Paulo, post bem completo, inclusive com exemplos de páginas de fãs. Parabéns, vou começar a desenvolver algo bem criativo para a minha página :)

    07/03/2012

    Responder
  • Elias

    Após ler tanta coisa má sobre a nova timeline, finalmente vejo um artigo que explora as coisas boas.
    Bom artigo e com informação bastante util.

    07/03/2012

    Responder
  • Eduardo Reichert

    Informações muito uteis.
    Obrigado pelas dicas, vou bolar algo bem criativo, logicamente seguindo a todas as regras.

    Sucesso!

    07/03/2012

    Responder
  • Henrique Gil

    pô... só o meu perfil pessoal está com a nova configuração
    a fan page continua com o visual antigo...

    07/03/2012

    Responder
  • Rick

    Excelentes dicas, a partir do dia 30 todos com o novo formato.

    Parabéns Paulo!

    08/03/2012

    Responder
  • janio ferreira costa

    PAULO,NÃO TENHO COMO MENSURAR SUAS DICAS,HONESTAMENTE.CONTUDO,
    PRECISO QUE ME DIGA O QUE FAZER PARA COLOCAR UM NOME PRÓRIO NA
    MINHA PÁGINA DE FÃS,JÁ QUE TENHO 25 FÃS.
    JANIO F COSTA SAÚDE E PAZ ,E SUCESSO,CLARO. /RJ

    10/03/2012

    Responder
  • Fernando Matos

    Parabéns pelas dicas. Muito úteis.
    Tenho uma questão que gostaria de colocar.
    No formato antigo, era fácil enviar enviar mensagens a todos os fãns através da opção 'Enviar Uma Atualização'(existente no item 'recursos).
    Acontece que agora, na novo layout, essa opção 'Enviar Uma Atualização' desapareceu. Pelo menos no meu facebook.
    A pergunta é esta: onde é que está essa opção? Há outra maneira de enviar mensagens a todos os fãns da página?
    Obrigado

    12/03/2012

    Responder
    • descobriu como enviar mensagem para os fas ?

      26/11/2012 allan

      Responder
  • Lurdes Vieira

    Bom dia,


    Estou a configurar o layout da página de fáns do facebook ( http://www.facebook.com/lurdesvieira.ensino ), contudo apercebo-me que não tem as mesmas opções que na vossa página, sendo assim, por favor queira endicar-me onde posso configurar para aparacer em cada publicação:

    1) a linha azul que faz a tabela em volta da imagem e a publicação.

    2) a opção partilhar, que aparece depois de " Gosto . Comentar "

    3) a opção que aparece uma pequena imagem e o n.º de partilhas, que se clicado mostra as partilhas feitas

    4) aparecer por defeito a caixa de texto para comentar


    Obrigado

    15/03/2012

    Responder
  • Lurdes Vieira

    Bom dia,
    Estou a configurar o layout da página de fans do facebook ( http://www.facebook.com/lurdesvieira.ensino ), contudo apercebo-me que não tem as mesmas opções que na vossa página, sendo assim, por favor queira indicar-me onde posso configurar para aparecer em cada publicação:

    1) a linha azul que faz a tabela em volta da imagem e a publicação.

    2) a opção partilhar, que aparece depois de " Gosto . Comentar "

    3) a opção que aparece uma pequena imagem e o n.º de partilhas, se clicado mostra as partilhas feitas

    4) aparecer por defeito a caixa de texto para comentar

    Obrigado

    15/03/2012

    Responder
  • Compra Basica

    Estou fazendo minha pagina de fãs e apreciando suas dicas, porém não consegui abrir novas janelas de destaque qualquer foto que coloco em meu mural entra no mesmo local. Tenho um endereço de vídeo no youtube, mas não consegui colocar em destaque no cabeçalho.

    19/04/2012

    Responder
  • Compra Basica

    Estou fazendo minha pagina de fãs e apreciando suas dicas, porém não consegui abrir novas janelas no topo da pagina, por ex. a foto que coloco em meu mural entra no mesmo local. Tenho um endereço de vídeo no youtube, mas não consegui colocá-lo em destaque no topo da pagina. Você teria alguma sugestão? Valeu pelo artigo e desde já agradeço.

    19/04/2012

    Responder
  • Renaldo

    Parabéns pelo artigo Paulo Faustino, estou neste exacto momento a elaborar a minha página de fãs e o seu artigo foi bastante útil. Tenho, entretanto, uma dúvida e queria saber se me podia ajudar: "como faço para na página de fãs criar conteúdos exlcusivos para fãs? Eu estou a ponderar fazer uma enquete no meu blog, mas queria que apenas os fãs da minha página no face pudessem participar da enquete. Ou seja, a minha ideia é lançar uma enquete no blog onde as pessoas são direccionadas a minha página de fãs para poder participar. E queria que ao lá chegarem, apenas os fãs votassem na enquete. Sabe como fazer isso?

    Fico, ansiosamente, a espera de uma resposta ;)
    Abraço

    15/06/2012

    Responder
  • Nome

    Boa tarde Paulo!

    Adorei seu artigo sobre o Facebook, parabéns! Gostaria de saber se você poderia indicar-me onde posso encontrar o código desta Box flutuante com as redes sociais. O que me chamou a atenção é que este Box é diferenciado por acompanhar a rolagem da página. Será que poderia falar sobre isto? Agradeço imensamente sua atenção.

    11/07/2012

    Responder
    • Excelentes dicas, Parabéns ao Paulo!
      O plugin desse box está nesse link ==> http://wordpress.org/extend/plugins/sharebar/
      Espero ter ajudado.

      08/08/2012 Danilo

      Responder
  • Cris Gamon

    Olá, muito legal sua matéria!
    Gostaria de saber se as páginas que "curti" tem acesso ao meu perfil do face? Digo, quando curto uma página esta pode ver minhas atualizações? Tem acesso às minhas fotos? E demais postagens? Agradeço desde já.

    30/09/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.