WiNNER

Como criar um canal de vídeos no Youtube?

Para quem procura novas formas de divulgar os seus conteúdos, mas também ganhar dinheiro, criar um canal de vídeos no Youtube é fundamental. Já explicámos aqui no blog como ganhar dinheiro com vídeos no Youtube através do Programa Parceiro, e também já falámos diversas vezes sobre a importância de explorar o máximo de meios de comunicação possíveis. Divulgar seus conteúdos apenas escrevendo-os e publicando-os em seu blog, não fará com que você se torne um caso de sucesso. É necessário também que você participe de mídias sociais como o Twitter, Facebook e Google+, produza vídeos para o Youtube ou Vimeo, crie Podcasts, Ebooks, etc. Existem imensos veículos de comunicação disponíveis na internet, e o Youtube é um deles, sendo que neste momento é o segundo maior motor de busca do mundo, com mais de 500 milhões de acessos mensalmente. Todo o mundo usa o Youtube para procurar alargar seus conhecimentos seguindo vídeo-aulas, pelo que é importante que você explore corretamente essa oportunidade, criando um canal de vídeos no Youtube para o seu blog, e produzindo vídeo-aulas para auxiliar os seus leitores.

Por incrível que pareça, e conforme falámos recentemente em nossa última vídeo-aula com dicas para blogs, a grande maioria dos blogueiros não explora corretamente todo o potencial existente no Youtube, não tirando, portanto, partido de todo o tráfego e buscas do Youtube para maximizar os seus conteúdos, ganhar tráfego extra para os seus blogs, ou até mesmo tornar-se mais conhecido e melhorar o seu branding pessoal, marketizando-se enquanto autor do blog. Se por ventura ainda não criou um canal de vídeos no Youtube, considere fazê-lo. Esta é sem dúvida uma das melhores formas de você explanar os seus conhecimentos e ganhar em troca uma comunidade de usuários interessados em seguir aquilo que você tem para dizer.

Escola Dinheiro Youtube
Canal de Vídeos Escola Dinheiro TV no Youtube

CRIE UMA CONTA NO YOUTUBE

Não vamos explicar passo-a-passo como criar uma conta no Youtube, uma vez que é um processo extremamente simples. No entanto, você irá provavelmente necessitar de um email Gmail para conseguir conetar-se no Youtube. Caso pretenda usar um endereço de email com a terminação do seu blog, deverá ir nas opções de contas pessoais do Google no endereço https://profiles.google.com/ para usar então o endereço de email que bem desejar. É possível ter uma conta no Gmail ligada a um endereço do Hotmail, MSN, ou mesmo um endereço com a terminação do seu blog, portanto, trabalhe nesse sentido por forma a assegurar que faz a melhor escolha possível na criação da sua conta no Youtube. Depois disso, basta fazer login no Youtube e seleccionar os seus dados de conta utilizados.

Caso considere mais simples, poderá criar uma conta no Gmail com o nome do seu blog do tipo “nomedoblog@gmail.com” para facilitar o processo e usar somente em seu canal de vídeos do Youtube. Por norma é o processo mais simples e que lhe permite agilizar com facilidade a criação do seu canal de vídeos do Youtube.

Ebook Exercícios para blogueiros

CRIAR UM CANAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Criar um canal de vídeos no Youtube é um processo relativamente simples. Os canais de vídeos do Youtube são gratuitos e na verdade bastante simples de configurar. Em pouco mais de 5/10 minutos é possível ter um canal de vídeos online e pronto a receber as suas vídeo-aulas. Obviamente que depois de criar o seu canal terá forçosamente de aprender a criar os seus vídeos para que os possa carregar para o Youtube posteriormente. Ao nível de edição de vídeo, existem muitas opções por onde escolher, de entre o Premier (Windows) e o Final Cut Pro X (Mac) por exemplo.

criar canal youtube

O primeiro passo para criar o seu canal de vídeos no Youtube, é clicar no link “O meu canal” onde encontra a seta vermelha na imagem em cima. Isso irá levá-lo diretamente para a página de criação de canais do Youtube, para que você possa começar a criar o seu canal. Neste tutorial, vamos criar o canal de vídeos da Escola Criatividade, meramente como exemplificativo do que pode se feito.

configurar nome

Tendo em consideração que clicou no link “O meu canal” no passo anterior, você é levado para essa nova página onde poderá decidir qual o nome/URL do seu canal de vídeos do Youtube. Recomendamos vivamente que escolha um nome que seja fácil de memorizar e que esteja diretamente relacionado com o seu blog. Os canais de vídeo do Youtube usam endereços do tipo http://www.youtube.com/escoladinheiro pelo que a selecção do nome para o canal é fundamental para que depois o endereço seja fácil de relembrar. Defina um endereço e veja se ele está disponível para usar. Caso esteja disponível, irá aparecer uma mensagem a verde indicando que o “Nome de utilizador disponível”. Active também as caixas para permitir que outros usuários encontrem o seu canal de vídeos por meio do seu endereço de email e também a caixa para receber novidades do Youtube.

editar canal

Agora que já seleccionámos o endereço do nosso canal de vídeos do Youtube, é necessário começarmos a trabalhar na estilização do mesmo. Conforme podemos verificar, o canal encontra-se totalmente vazio de informações, estilos e configurações, pelo que é necessário configurarmos todos esses aspectos, para tirar o máximo partido do potencial existente no Youtube. Quanto melhor configurado e mais estilizado for o seu canal, maiores serão as chances de você ter sucesso com os seus vídeos no Youtube. Para começarmos a editar o canal, clique no botão “Editar Canal” que se encontra marcado com a seta vermelha na imagem anterior.

escolher cores

Ao clicarmos para “Editar Canal”, o primeiro separador disponível é o de edição do Avatar e Cores de Fundo do canal de vídeos do Youtube. Aconselhamos que utilize um Avatar relacionado com o seu blog (Logotipo por exemplo) e que utilize sempre um esquema de cores claro, para tornar a visualização dos vídeos mais harmoniosa. Evite usar fundos com cores que dificultam a visualização do canal, como o verde, azul, amarelo, vermelho, etc. Deverá optar sempre por usar fundos do tipo branco, cinzento ou até mesmo preto, tornando a visualização dos vídeos mais simples e eficaz.

Para editar o seu avatar, faça-o na primeira opção e carregue uma imagem quadrangular que tenha disponível no seu computador. Para editar o fundo do seu canal, opte por escolher uma cor, usando um código hexadecimal do tipo #e5e5e5 para criar um fundo com o código de cor que desejar. Neste exemplo usámos precisamente o código #e5e5e5 para criar um fundo cinzento claro agradável à vista.

informações canal

O passo seguinte é configurar os campos disponíveis no separador “Informações e Definições” logo de seguida. Preencha o nome do seu canal de vídeos do Youtube, e também a descrição do canal. Sugerimos que não coloque uma descrição do canal muito grande, caso contrário ela será cortada com um botão “Ler Mais” que provavelmente 99% dos usuários não irão querer ler. Atributa etiquetas/keywords representantes do seu canal e/ou dos conteúdos que você vá abordar, e marque a caixa de visibilidade para tornar o seu canal visível no Youtube para todos os usuários. Ao nível do separador predefinido, você poderá optar por seleccionar o separador de Feed para os usuários que subscrevem o canal, por forma a levá-los diretamente para os vídeos que você tem disponíveis no canal, gerando maiores visualizações.

layout canal

Continuando ao nível das configurações, o separador seguinte é o “Separador em Destaque” que basicamente lhe oferece 4 tipos de layouts diferentes para você mostrar os conteúdos do seu canal de vídeos do Youtube. Por norma usamos sempre o layout “Criador” que é bem interessante e simples de usar para o usuário. No entanto, existem outros modelos igualmente interessantes disponíveis, pelo que deverá optar por aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades enquanto blogueiros e autor do canal.

No final de configurar suas opções, não esqueça de clicar no botão “Edição Concluída” que se encontra no canto superior direito.

visão geral canal

Concluídas as edições principais, este é o aspecto do nosso canal de vídeos. O avatar já é mostrado, bem como o nome do canal e a descrição do mesmo. No entanto, os canais de vídeos do Youtube têm muito mais configurações disponíveis, pelo que é necessário tirar partido de todas elas a fim de criar um canal realmente interessante e de grande qualidade.

Para iniciar a configuração dos elementos da barra lateral, clique no botão “Editar” assinalado com a seta vermelha na imagem em cima.

adicionar links

Adicionar links na barra lateral do seu canal é também uma forma de levar os seus usuários a conhecerem o seu blog e o seu trabalho. Tenha em consideração que muitos usuários que navegam pelo Youtube procurando por vídeos, não conhecem o seu trabalho. Portanto, insira os links para o seu blog, e também para os seus perfis nas mídias sociais, nomeadamente o Twitter, Facebook e Google+. Se desejar, pode associar ambas as contas, para que seus seguidores e fãs sejam sempre avisados que você carregar um vídeo novo para o canal, por exemplo.

adicionar canais

Outro aspecto muito importante, é o de adicionar canais em destaque no seu canal de vídeos do Youtube, principalmente se você tiver vários sites ou blogs, ou parceiros que recomendem também o seu canal de vídeos. Desça na tela do seu canal de vídeos do Youtube, e na secção de adicionar canais, introduza o nome do canal de vídeos e clique em adicionar para que esse canal apareça em destaque no seu próprio canal de vídeos do Youtube.

ASPECTO FINAL

Agora que já configurámos todos os aspectos fundamentais do nosso canal de vídeos do Youtube, é altura de vermos qual o resultado final. Não se esqueça da importância de ter uma boa descrição do canal, que seja objetiva e direta na sua mensagem, e também de colocar links para os seus perfis em outras mídias sociais, e também links para outros canais de vídeos (se desejar pode linkar nossos canais de vídeos). O resultado final do seu canal de vídeos no Youtube deverá ser muito semelhante ao seguinte:

aspecto final

Agora basta começar a introduzir vídeos para que o canal fique composto e visualmente atrativo para os usuários. De notar que o canal tem um avatar e nome próprios, uma descrição sucinta que aparece por completo, links para outros perfis sociais, e também canais em destaque para dar a conhecer o trabalho realizado por outros blogs da nossa rede Escolas Plus.

O canal quando tiver vídeos e ficar completo, deverá parecer-se muito com o nosso Canal de Vídeos Escola Dinheiro TV no Youtube que usa um layout muito semelhante, com a mesma organização estrutural que o conseguido neste tutorial.

E VOCÊ, JÁ TEM UM CANAL NO YOUTUBE?

Já tem um canal de vídeos no Youtube para compartilhar os seus conhecimentos com a sua audiência? Deixe um comentário neste artigo e compartilhe connosco o endereço URL do seu canal! Participe do debate!

Até já!

Artigos
Relacionados

Comentários (34) Interações no Twitter (47)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Jair Rebello

    Paulo, certamente o youtube possui um potencial enorme quanto a trazer leitores para nossos blogs. Já iniciei a minha estratégia de criar vídeos no youtube para atrair leitores. Ainda estou esperando mais algum tempo para atrair os resultados.

    Abraços,

    19/03/2012

    Responder
    • Olá Jair, obrigado pelo comentário! Usar o Youtube é hoje em dia fundamental para conseguir bons resultados ao nível de vídeo, pois é uma rede com mais de 500 milhões de acessos por mês, sendo atualmente o segundo maior motor de buscas do mundo, atrás do Google. Esse potencial não pode, nem deve, ser perdido, pois representa uma grande oportunidade para blogueiros e webmasters. Além do mais, o vídeo é uma excelente forma de comunicar, e criar uma ligação mais próxima com seus leitores.

      Abraços

      19/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Mestre dos sites

    Excelente tutorial Paulo,

    na verdade so nao criei ainda meu canal, por que me considero muito timido para isso e minha diccção não é lá muito boa hehehe
    Mas sem duvida é uma excelente ferramenta

    19/03/2012

    Responder
    • Olá MDS, obrigado pelo comentário! Há que perder a vergonha e trabalhar no sentido do conteúdo amigo :) Mais importante que a sua dicção ou timidez, é levar os seus objetivos a bom porto!

      Abraços

      19/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Everson Alves

    Sem, dúvidas o Youtube é uma ótima ferramenta para pescar novas visitas e futuros leitores, ainda não estou aderindo esta ferramenta pois, ainda estou montando uma cozinha com câmera, para poder fazer as receitas do meu blog também em forma de vídeo, tenho certeza que com esse recurso de videos no youtube é uma ótima forma para aumentar a audiência!

    19/03/2012

    Responder
    • Olá Everson, obrigado pelo comentário! Sem dúvida que usar o Youtube para produzir vídeos das suas receitas é uma excelente ideia :) Avance com isso amigo. Tenho a certeza de que será um sucesso!

      Abraços

      19/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Marques

    O marketing de vídeos é uma ótima alternativa para a divulgação de um produto, serviço, site ou blog, e o youtube tem evoluido bastante na criação de canais exclusivos para seus usuários. Tem gente que tá ganhando um bom dinheiro com isso, e outros utilizam apenas para o marketing, mas o que vale é a intenção sendo essa uma ótima forma de divulgação. Obrigado pelas dicas.

    19/03/2012

    Responder
    • Olá Marques, obrigado pelo comentário! Sem dúvida que o Youtube é uma excelente forma de marketizar conteúdos em formato de vídeo. O novo layout de canais está simplesmente fantástico, e conforme demonstrámos ao longo do artigo, é possível criar um canal bem elegante e profissional para levar seus leitores a consumir conteúdo audiovisual e com isso alargar o seu espectro de opções disponíveis, além dos artigos, claro :)

      Abraços

      19/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Kelleany Santos

    Paulo realmente o youtube é o melhor para o compartilhamento de videos e ótimo post.

    19/03/2012

    Responder
    • Olá Kelleany, obrigado pelo comentário! Sem dúvida que o Youtube é um dos melhores. Particularmente também gosto muito do Vimeo, mas é um conceito diferente e com muito menos usuários que o Youtube :)

      Abraços

      19/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Luiz

    Muito bom o artigo. Eu fiz um canal para o meu site já faz alguns meses e já estou tendo bons resultados em relação a popularidade do meu blog.

    Este é o endereço do meu canal, pra quem quiser dar uma olhada:

    http://www.youtube.com/TubaraoNinja

    19/03/2012

    Responder
    • Olá Luiz, obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha gostado do artigo. O seu canal de vídeos ficou bem interessante, especialmente aquele fundo com a mascote :) Bem conseguido, parabéns!

      Abraços

      20/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Antonio

    Certamente o Youtube tem grandes potencialidades, pois agrega um vínculo interessante com os leitores/espectadores. Você citou os cursos, o que pode ser um aspecto a ser explorado em um mercado ainda com pouca concorrência.

    19/03/2012

    Responder
    • Olá Antonio, obrigado pelo comentário! Sem dúvida que existe muito potencial nestas ferramentas em particular, tanto seja o Youtube como o Vimeo, por exemplo. Elas agregam valor ao conteúdo, tornam esse conteúdo de texto em formato audiovisual e ajudam os autores dos blogs a comunicarem de forma mais direta e pessoal com os seus leitores. Sinceramente, só vejo vantagens na utilização de vídeos :)

      Abraços

      20/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Rick

    Mais um post excelente Paulo. Parabéns!

    Meu Canal: http://www.youtube.com/iconectadonet

    19/03/2012

    Responder
    • Olá Rick, obrigado pelo comentário! Fico contente que tenha curtido o artigo :)
      Seu canal está extremamente bem organizado, especialmente aquelas secções de curtos grátis abaixo do primeiro vídeo. Muito interessante Rick! Parabéns!

      Abraços

      20/03/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Diego

    É possivel adicionar musicas de "artistas" a video. Vejo alguns videos com as informações abaixo dos "views": Exemplo:

    Artista: "Oasis"
    Comprar: Comprar "Wonderwall" em: iTunes

    Essa opção é somente para parceiros do youtube ou demais usuarios podem adicionar as musicas desde que estejam catalogados no youtube? Porque o youtube tem acordo com diversas bandas e empresas da musica.

    20/03/2012

    Responder
    • Paulo Faustino, peço que responda meu 1ª comentário.

      21/03/2012 Diego

      Responder
      • Paulo Faustino, peço que responda meu 1ª comentário

        22/03/2012 Diego

        Responder
  • Andre Moreira

    Olá Pessoal,

    Venho trabalhando no You Tube faz algum tempo, mas aceito sugestões para aprimorar o canal.

    Segue o link:

    http://www.youtube.com/user/ortodontistanet

    20/03/2012

    Responder
  • Gregoria Correia

    Tenho o meu canal há muito tempo com filmes das minhas fotografias, confesso a minha ignorância depois de ter lido todas este tema.Tenho que dedicar algum tempo a organizar o meu You Tube. Bom artigo Paulo, um abraço.

    20/03/2012

    Responder
  • Leonardo Canto

    Cria um canal no youtube pode se tornar uma grande maneira de se fazer o famoso marketing, os videos que podem ser gratuitos podem gerar grande proezas e conquistas, você pode fazer videos - tutoriais, ou propagandas.
    Com certeza o youtube pode gerar um grande trafego para web sites pois são varias pesquisas no site todos os dias.

    27/03/2012

    Responder
  • Tema Livre

    Sabe se é possível criar vários canais na mesma conta do YouTube?

    Ou só é permitido um canal por conta youtube?

    27/07/2012

    Responder
  • Ronaldo Bastos

    Olá, Paulo gostaria de sabe, como grava um vídeo para coloca no youtube?

    21/08/2012

    Responder
  • mangiliBR

    bom dia.

    Eu gostaria como fazer para divulgar o meu canal e tambem ter alguma avaliação como ele esta.
    Se você tiver um tempo livre e poder avaliar e me informar o que posso fazer para melhorar eu fico muito agradecido.

    link do canal: https://www.youtube.com/user/mangiliBR

    obrigado

    11/09/2012

    Responder
  • Daniel Silva

    certo, mas eu ja tenho um canal. como eu faço pra eu criar outro sem ter uma nova conta?

    14/10/2012

    Responder
  • web marketing

    O Youtube é sem dúvida uma excelente opção para apresentar conteúdo de vídeo.
    A exposição da marca é brutal e além disso é mais uma fonte de tráfego para o website.

    21/02/2013

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *