Conversion Hero

Como gerar conversões de Afiliados através das Mídias Sociais

Pese embora já tenhamos falado diversas vezes da importância do uso das Mídias Sociais, a verdade é que nunca explicámos aqui como usar essas mídias para gerar conversões e consequentemente dinheiro para si e para o seu blog, usando estratégias de conversão aliadas ao chamado Social Media Marketing, as estratégias de marketing para mídias sociais. Com o crescimento do Facebook e do Twitter, e mais recentemente do Google+, é imprescindível tirar o máximo partido das mídias sociais para gerar conversões para os seus programas de afiliados e/ou simplesmente para os seus produtos próprios. Conforme referimos na vídeo-aula Dicas para blogs (Facebook, Twitter e Mídias Sociais), usar as mídias sociais apenas como forma de levar tráfego e usuários para o seu blog, é algo que não faz sentido. Existem muitas outras formas de você tirar maior partido dos seus perfis sociais, seja para gerar mais subscritores para o seu blog, seja para gerar conversões em programas de afiliados que você considera serem uma mais-valia para eles.

Hoje em dia, a grande maioria dos usuários passa mais tempo nas mídias sociais do que em outro lugar qualquer da internet. Isso significa que existe um enorme potencial para todos aqueles que como nós, pretendem viver dos seus blogs. A juntar a isso, redes como o Facebook e o Twitter, têm ao seu dispor milhões de usuários que falam português (Brasil, Portugal, Angola, etc) que tornam o potencial das mídias sociais ainda mais relevante para todos aqueles que procuram ganhar dinheiro na internet com os seus projetos.

Países no Facebook

De acordo com as estatísticas do SocialBakers, o Brasil é atualmente o 2º maior país no Facebook, com mais de 46 milhões de usuários cadastrados. A média de crescimento, conforme pode ver na imagem, é superior a 2 milhões de novos usuários por mês, o que significa que, mesmo as suas páginas de fãs tendo 100 mil usuários, você está muito longe de conseguir fazer chegar a sua mensagem a uma grande parte dos usuários que usam as Mídias Sociais diariamente. É preciso investir nos seus perfis sociais, de forma lógica, mas sempre com o intuito de gerar uma maior receita para os seus sites e blogs.

PORQUÊ INVESTIR NAS MÍDIAS SOCIAIS?

Conforme vimos anteriormente, as Mídias Sociais são hoje um lugar comum para toda a gente. O crescimento das Mídias Sociais é absurdamente alto, e se você pretende estar onde estão os seus potenciais “clientes”, você precisa de investir nas Mídias Sociais. Não existe nenhum outro lugar na internet onde você possa “falar” diretamente para milhões de usuários em simultâneo e/ou onde a sua mensagem se espalhe de uma forma tão rápida quanto através dos seus perfis no Facebook ou Twitter. Existem várias razões para você direccionar uma boa parte do seu investimento para as Mídias Sociais, sendo que apontamos de seguida apenas alguma dessas razões:

  • Investimento reduzido – O seu investimento em mídias sociais é por norma reduzido e/ou varia consoante o valor que você pretende investir. Não existem mínimos nem máximos, o que significa que você é quem decide quanto pretende investir;
  • Retorno elevado – O retorno de uma campanha em mídias sociais, por norma, traz benefícios imediatos a vários níveis, seja mais partilhas dos seus conteúdos, um maior engajamento dos usuários, ou simplesmente mais tráfego direto para os seus sites e blogs;
  • Mais ruído em torno da marca – Com o crescimento do número de usuários que acompanham o seu trabalho, seu marketing começa a ganhar mais ruído na rede, e se espalha de uma forma mais eficiente, gerando um maior buzz e retorno para o seu site/blog;
  • Crescimento orgânico acelerado – À medida que você investe em seus perfis sociais, o seu volume de crescimento orgânico tende a disparar também, em sintonia com esse crescimento não-orgânico, gerando maior interesse pelo seu trabalho de forma natural;
  • Geração de Leads acelerada – Gerar conversões por meio de campanhas do Facebook, ou Tweets patrocinados, é por norma um excelente negócio, não só por todos os items falados anteriormente, mas também porque é uma forma rápida de gerar dinheiro por meio de um recomendação social.

Conforme de pode compreender facilmente, as Mídias Sociais têm hoje um potencial muito grande ao nível do Marketing, geração de contatos, geração de Leads, geração de recomendações, e uma enorme capacidade de tornar a sua mensagem num viral, que se espalha pela rede a uma velocidade vertiginosa, sem que na verdade você compreenda bem porquê. É precisamente esse potencial que você terá de explorar, para alavancar mais rapidamente os seus ganhos.

COMO GERAR CONVERSÕES DE AFILIADOS ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS?

A monetização por meio de Mídias Sociais é algo ainda pouco explorado nos mercados de Portugal e Brasil, provavelmente por falta de conhecimento. No entanto, nos Estados Unidos e outros países, esta é uma prática comum de marketing, que deverá ser usada com eficiência e inteligência, para que o ROI (Retorno do Investimento) seja o mais alto possível, e você possa manter a sua estratégia funcionando pelo máximo de tempo possível. Logicamente, nem todos os nichos, empresas ou programas de afiliados, irão retornar os mesmos resultados, pelo que o mais importante é que você tenha capacidade de realizar testes, até descobrir a fórmula de sucesso que se encaixa no seu perfil.

Ebook Exercícios para blogueiros

TEORIA E PLANEJAMENTO

CRIE UM PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO

A grande maioria dos usuários que trabalha com PPC, Anúncios do Facebook, etc., tende a cometer o erro de pensar a curto prazo, ou seja, aquilo que hoje funciona, é o suficiente para eles, uma vez que gera uma renda significativa. No entanto, as estratégias de Mídias Sociais devem ser usadas com um planejamento a longo prazo, metódico, e que possa dar os seus frutos ao longo do tempo, e não apenas no imediato. A juntar a isso, você deverá criar um planejamento que incorpore não só o seu perfil do Facebook, mas também os seus perfis do Twitter, Google+, Youtube, LinkedIn, etc. Um planejamento de mídias sociais completo, que o possa ajudar a alavancar mais rapidamente os seus sites/blog e/ou a sua marca.

CONHEÇA BEM A SUA AUDIÊNCIA

Dependendo do nicho de mercado em que você está, é importante que você conheça com clareza as necessidades dos seus usuários. O que é que eles estão procurando? Que produto lhes falta no mercado? Que necessidades é que eles sentem e você poderia colmatar? Dependendo das respostas a essas perguntas, você poderá desenvolver uma estratégia de conteúdos, que vá precisamente ao encontro dessas necessidades dos seus usuários. Logicamente, os seus conteúdos poderão ser isentos de monetização, ou não, sendo que o mais importante é que eles cumpram o pressuposto de ajudar o usuário nessa questão em concreto. Obviamente, você poderá aproveitar uma grande maioria desses conteúdos, para gerar conversões em programas de afiliados (ver mais abaixo), sendo que essa ação, será um reflexo da qualidade do conteúdo.

O ENGAJAMENTO É TUDO

Sem engajemento, você provavelmente não irá conseguir ter sucesso nas suas campanhas de mídias sociais. Isto acontece porque a grande maioria dos usuários, tem maior tendência a comprar algo, ou a registrar-se num determinado site, seguindo a recomendação de um amigo. Quanto maior for o engajamento entre você e os seus usuários, maior será o nível de confiança deles, na hora em que você recomendar um texto e/ou um produto. Tal como acontece com o seu blog, em que você tem de dar atenção aos seus usuários, responder aos seus comentários e dúvidas, e ajudá-los a atingirem mais rapidamente os seus objetivos, nas mídias sociais o processo é praticamente semelhante, mudando o ambiente virtual em que se insere. Sem engajamento, dificilmente você conseguirá os resultados desejados.

DEFINA UM ORÇAMENTO

Pese embora o grande objetivo de todos nós seja ganhar dinheiro, a verdade é que o investimento é também um dos aspectos fundamentais de um blogueiro de sucesso. Sem investimento, não há retorno. Isto significa que você deverá definir, concretamente, um valor de investimento/orçamento para as suas ações de marketing em Mídias Sociais, que lhe permitam fazer crescer os seus perfis, gerar mais conversões em programas de afiliados, e manter uma comunidade engajada em torno da sua marca e dos seus conteúdos. Defina um orçamento mensal para investimento em Mídias Sociais, e utilize alguma das estratégias abaixo indicadas, para fazer crescer os seus perfis sociais.

TEORIA NA PRÁTICA

FACEBOOK ADS

O investimento em Facebook Ads (Anúncios do Facebook) é uma das melhores formas de você conseguir gerar conversões para os seus conteúdos no Facebook, para gerar conversões por meio de anúncios patrocinados e/ou simplesmente para fazer crescer o número de usuários em torno da sua marca, site ou blog. O investimento em anúncios do Facebook depende do valor que você pretende gastar, não existindo mínimos ou máximos. Os anúncios por norma são pagos ao clique, o que significa que com uma boa estratégia de otimização das campanhas, é possível você gerar uma grande quantidade de conversões por meio de programas de afiliados. Vejamos alguns exemplos:

historias patrocinadas

Este primeiro exemplo, é um exemplo de uma “Publicação da Página” que funciona de forma muito semelhante às “Histórias Patrocinadas”, em que o objetivo é dar maior destaque a um determinado conteúdo que foi publicado na sua página de fãs do Facebook. Conforme você pode facilmente perceber, o conteúdo que se encontra em destaque, é o nosso artigo “Como criar campanhas de afiliados na CPA Brasil“, no qual fazemos uso da campanha de afiliados da CPA Brasil. Ao realizarmos uma ação deste género, estamos a direccionar usuários para este conteúdo em específico, o que de forma indireta irá ajudar-nos a gerar conversões através do Facebook e do tráfego que dai provém.

historia patrocinada

Este é um exemplo de uma “História Patrocinada”, onde o objetivo é gerar mais curtidas na sua página de fãs do Facebook, por meio das recomendações. Conforme você pode ver no exemplo, o facto de o anúncio salientar que “Paulo Faustino gosta de Escola Dinheiro”, faz com que os meus amigos tendem a curtir a página também, pela força dessa recomendação. As histórias patrocinadas, por norma, mostram sempre os nomes dos seus amigos que já curtiram a página, gerando um interesse maior, baseado na recomendação pessoal. Este tipo de anúncio é extremamente poderoso para fazer aumentar o número de fãs das suas páginas, os quais você deverá depois trabalhar no sentido de lhes recomendar conteúdos relevantes, e gerar conversões indiretamente através das suas ações.

gerar fãs

Este é um exemplo de um anúncio típico do Facebook, que você poderá usar para direccionar os usuários para a sua página de fãs, e consequentemente aumentar o número de fãs da sua página, ou, você poderá usar para indicar um programa de afiliados, por exemplo. Algumas empresas de afiliados como a CPA Brasil ou a Netaffiliation, permitem-lhe realizar campanhas de afiliados diretamente através de anúncios patrocinados, PPC, etc. Se você conseguir afinar corretamente as sua campanhas, é provável que você consiga ganhar dinheiro recomendando diretamente o produto para o usuário. No entanto, este tipo de estratégia é geração de leads pura e dura, não gerando retorno para o seu site ou blog. A forma indireta de recomendar produtos por meio de conteúdos, tende a longo prazo a ser mais vantajosa do ponto de vista do investimento.

TWEETS PATROCINADOS

Os tweets patrocinados são provavelmente uma das únicas formas que você tem de conseguir aumentar o número de seguidores no Twitter, realizando um investimento financeiro. Comprar fãs usando softwares é uma péssima prática, pelo que você tem apenas disponível o formato orgânico e não-orgânico, para fazer crescer o seu perfil. O formato orgânico leva tempo, pois você precisa criar conteúdos, gerar tráfego e interesse no seu trabalho nessa rede social. O format não-orgânico é um pouco mais rápido, porque você paga para outros usuários recomendarem o seu perfil na rede, gerando mais seguidores de forma mais rápida, o que indiretamente acabará por aumentar o seu volume de novos seguidores orgânicos também. Conforme já referimos no artigo sobre Como conseguir mais seguidores no Twitter, existem diversas estratégias que você poderá colocar em prática para alavancar mais rapidamente os seus perfis sociais, sendo que o investimento em Tweets Patrocinados é um deles. Vejamos:

tweets patrocinados

A Boo-Box tem disponível um serviço de Seeding no Twitter, por exemplo, que lhe permite anunciar Tweets Patrocinados em cerca de 15,000 perfis no Twitter, que agregam um total de 9 milhões de usuários. Logicamente, você irá necessitar de segmentar corretamente a sua ação, para que ela retorno o melhor resultado possível. Essa ação poderá ser também realizada usando conteúdos do seu blog, ou links diretos para programas de afiliados. Logicamente, se você procurar fazer aumentar o número de seguidores do seu perfil, e depois marketizar esses seguidores com os seus conteúdos, o retorno do investimento será maior a longo prazo. Se você anunciar diretamente campanhas de programas de afiliados, você não irá conseguir aumentar o número de seguidores do seu perfil, mas somente realizar dinheiro no imediato, e sem qualquer tipo de visão futura.

Existem imensas campanhas de programas de afiliados que permitem a divulgação diretamente através de anúncios do Facebook, campanhas de PPC e Links Patrocinados, etc. No entanto e conforme temos vindo a referir ao longo do artigo, este tipo de estratégia, a longo prazo, não justifica o investimento. Se você imaginar que fica dependente dos programas de afiliados para criar anúncios e gerar leads, no dia em que esses programas saírem do ar, você fica automaticamente sem rendimentos. Uma boa estratégia de geração de leads por meio de Mídias Sociais, depreende o crescimento dos seus perfis nas redes, através da geração de contatos, novos seguidores e fãs, conteúdos patrocinados, etc., conforme referimos anteriormente.

tipo tráfego

Ao pesquisar por campanhas de afiliados na CPA Brasil, Netaffiliation, Public-Idées, etc., você deverá analisar que tipo de tráfego e formas de monetização é que o anunciante aprova para a campanha. Nem todas as campanhas podem ser promovidas do mesmo jeito, o que significa que existe campanhas que você não poderá promover diretamente nas Mídias Sociais através de Anúncios do Facebook ou Tweets Patrocinados. No entanto, você poderá promover essas campanhas de muitas outras formas, vejamos:

ARTIGOS / REVIEWS

Ao realizar uma análise de um determinado produto, serviço ou empresa, e escrever um texto de qualidade no seu blog, você está não só a recomendar esse produto para os seus leitores, como também a gerar um conteúdo que você poderá marketizar nas Mídias Sociais usando algumas das estratégias de que falámos em cima. Para campanhas que não podem ser marketizadas diretamente nas Mídias Sociais, você pode simplesmente escrever um artigo sobre o produto, e depois recomendar esse produto junto dos seus seguidores nas Mídias Sociais. Esta é uma estratégia que lhe permite contornar esse tipo de problema, gerando interesse e consequentemente conversões na campanha.

PÁGINAS DE ATERRAGEM

Se você visitar a nossa página de Programas de Afiliados, irá perceber que todas aqueles empresas constantes dessa página, têm uma página de aterragem própria, com informação acerca da empresa e consequentemente um botão para visitar a página da empresa. Esta páginas, podem ser também usadas em campanhas de Anúncios do Facebook, Tweets Patrocinados, ou simplesmente recomendadas aos nossos seguidores e fãs, por meio de postagens comuns. Isso permite-nos dar conteúdo de qualidade ao usuário, uma ferramenta que ele provavelmente necessita, e em troca recebermos conversões nos programas que nos geram dinheiro por meio das Mídias Sociais.

NEWSLETTERS

A geração de contatos por meio das Mídias Sociais é igualmente importante, pois permite-lhe realizar diversas ações de marketing à posteriori, como por exemplo o envio de campanhas de email marketing. E redes sociais como o Facebook, são excelentes ferramentas de geração de contatos e emails para newsletters, quando usadas de forma sábia e com o foco no usuário. Vejamos este exemplo da Escola Dinheiro:

ebook gratis

Com os novos perfis do Facebook, de que falámos no artigo Estratégias para configurar a nova Timeline do Facebook, é possível aproveitar os aplicativos para gerar páginas de aterragem diretamente no Facebook. Isso é também uma forma de gerar conversões, quer seja para determinados programas de afiliados, quer seja para a venda de produtos próprios, ou simplesmente para a angariação de subscritores para uma newsletter. Conforme apresentando na imagem em cima, nós usamos um desses aplicativos para gerar uma página de aterragem para o nosso Ebook Grátis, sendo que ao clicar na imagem, o usuário é enviado para uma página deste tipo:

ebook newsletter

Nesta página, o usuário é “obrigado” a subscrever a Newsletter para receber o nosso Ebook Grátis, tal como fazemos aqui no blog. No entanto, à medida que os nossos perfis de Mídias Sociais vão crescendo, mais rapidamente o número de subscritores da Newsletter também. Essa é uma forma indireta de gerar conversões por meio das Mídias Sociais, sendo que as ações posteriores à subscrição, ficam logicamente a seu cargo e dependentes da sua criatividade. Você poderá usar o email do subscritor não só para lhe enviar propaganda de programas de afiliados, como também conteúdos de grande qualidade, que possam melhorar o relacionamento entre ele, leitor, e você, autor do blog.

E VOCÊ, GERA CONVERSÕES EM SEUS PERFIS SOCIAIS?

Que estratégias você utiliza para gerar conversões de programas de afiliados através das Mídias Sociais? Utiliza alguma das estratégias indicadas em cima? Deixe o sue comentário e participe do debate!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (20) Interações no Twitter (64)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • josé neto

    Olá Paulo
    as redes sociais em geral, se tornaram um grande mercado a ser explorado tanto pelas empresas quanto pelas pessoas que querem divulgar algum tipo de produto.
    Eu particularmente já estou planejando investir em breve na divulgação de alguns programas de afiliados que trabalho e acredito que os resultados possam ser realmente satisfatórios.

    Parabéns pelo artigo...

    07/05/2012

    Responder
    • Olá José, obrigado pelo comentário! Descurar as mídias sociais nos dias de hoje é não dar relevância para aquilo que é realmente relevante. Sem dúvida que investir nas mídias sociais é uma excelente oportunidade. Espero que tenha essa oportunidade e que seus resultados sejam satisfatórios :)

      Abraços

      07/05/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Jair Rebello

    Paulo, confio muito no potencial das redes sociais, sobretudo no Facebook Ads, já gastei alguns reais para testar e os resultados não poderiam ser melhor, já estou guardando recursos para que em breve possa criar várias campanhas para que o retorno seja ainda melhor.

    Abraços,

    07/05/2012

    Responder
    • Olá Jair, obrigado pelo comentário! O Facebook Ads é uma ferramenta extraordinária, que quando bem utilizada, pode gerar um retorno massivo para os seus sites e blogs. Já aqui falámos de algumas das estratégias a ter em consideração no uso do Facebook Ads, e sem dúvida que é uma estratégia a ter em consideração, principalmente pelos baixos valores envolvidos ;)

      Abraços!

      07/05/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • mestre dos sites

    Na epoca da campanmha FNAC na afilio, utilizei bastante o formato de link de texto, ligando diretamente a produtos que meu publico tinha interesse, na epoca o resultado foi bastante satisfatorio :o)

    07/05/2012

    Responder
    • Olá MDS, obrigado pelo comentário! Essa estratégias e muitas outras continuam a fazer sentido. Basta agarrar as oportunidades e colocar mãos à obra :)

      Abraços!

      07/05/2012 Paulo Faustino

      Responder
  • Marcelo Oliveira

    Olá, Paulo

    Parabéns! Pelo Artigo!

    Eu considero as redes sociais um ótimo lugar para gerar tráfego e vendas nos programas de afiliados. Diferente do tráfego orgânico as mídias sociais tem um grande potencial em termo de ser viral e alcançar seu público algo em poucos minutos.

    Eu atualmente estou investindo em Tweets patrocinados e tenho obtido ótimos resultados. E gerando muitas visitas no meu Blog com meu perfil do Facebook com estratégias de marketing grátis.

    Anteciosamente,

    Marcelo Oliveira

    07/05/2012

    Responder
  • Empregodinheiro

    Excelente artigo, alias como é apanágio na Escoladinheiro,, sem dúvida que se deve apostar na divulgação nas redes sociais, agora quanto ao Facebook, a divulgação de campanhas de outros afiliados, será de todo legal, não será contra as regras, do Facebook?

    08/05/2012

    Responder
  • Heitor

    Paulo, quanto mais eu leio seu site, mais iniciante eu me acho eheh, fico pensando se é possivel fazer tudo isso, ou boa parte disso, trabalhando 8 horas por dia para sobreviver e escrevendo quando chego em casa.

    Abs

    08/05/2012

    Responder
  • Rodrigo Lago

    Olá Paulo,

    Mais um artigo de grande qualidade. Não tinha idéia da imensa gama de possibilidades de investimentos que as redes sociais nos proporcionam e percebo agora quão importante e válida é esta ação. Devido a falta de um melhor planejamento, ainda exlporo muito pouco as redes sociais, porém este pouco tem gerado bons resultados para o meu blog que ainda está em fase inicial.

    Suas dicas são de grande valia e merecem ser seguidas por todo e qualquer blogueiro.

    Até mais e boas postagens!!!

    09/05/2012

    Responder
  • TG

    que artigo perfeito! é bom tocar no assunto, principalmente se tratando desse tema por que uns se dão bem de mais com as redes socias outros é uma negação!

    09/05/2012

    Responder
  • Ivan Machado

    Olá Paulo,

    Estou chegando por aqui pela primeira vez e confesso que não consegui parar de ler seu artigo e links anexos. Conteúdo de grande valia para quem está iniciando e à procura de coisas novas para investir. Ficarei assíduo. Sucesso sempre!

    11/05/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.