Conversion Hero

Blogs para Empresas – Desenvolvimento de Conteúdo (Parte II)

Na primeira parte desta série de Blogs para Empresas, falámos sobre as Questões e Planejamento de um blog empresarial, e dando continuidade ao processo de criação, utilização e divulgação de um blog profissional, vamos nesta segunda parte focar-nos no desenvolvimento de conteúdo. Conforme vimos anteriormente, criar e gerir um blog empresarial tem diversas vantagens para as empresas, quer seja pela divulgação dos seus produtos, geração de vendas ou simplesmente pela criação de uma maior interacção com a sua massa crítica de leitores, clientes e futuros clientes. As vantagens são enormes, e na verdade, não existem desvantagens para as empresas, na criação de divulgação de conteúdos que possam ser úteis aos seus clientes. Existem somente vantagens. Essa é a grande razão porque consideramos primordial ter um blog empresarial, quer você tenha uma empresa na internet ou fora dela, como vimos anteriormente também.

Faz tempo que não criamos uma série de artigos aqui na Escola Dinheiro, pelo que esta série, intitulada “Blogs para Empresas – Guia Completo”, tem como objetivo ajudar todo e qualquer profissional, com ou sem experiência, a tirar o máximo partido da blogosfera, mesmo quanto o assunto são empresas, empresários, negócios ou clientes. Grandes empresas da internet, como a SEOmoz, Google, Twitter, e muitas outras, usam diariamente os seus blogs para criarem relacionamentos de sucesso com os seus usuários, mas acima de tudo, para melhorarem os seus negócios e direccionarem mais vendas para os seus produtos através do tráfego que os seus sites recebem por meio dos seus blogs. Da mesma forma que um blog serve para gerar comissões de afiliado através do tráfego orgânico, o mesmo se passa na conversão de usuários em clientes num blog empresarial. Num estudo lançado pela HubSpot, todas as empresas que criam blogs têm por norma 55% mais de tráfego nos seus sites.

blogs para empresas

IDEIAS PARA CONTEÚDOS

Este aspecto é sem dúvida um dos mais complicados e traiçoeiros quando o objetivo é criar conteúdos que possam ajudar a sua empresa. Independentemente da sua área de negócio, o mais importante é desenvolver conteúdos de acordo com essa área de negócio. Se você estiver na área de venda de automóveis, por exemplo, você poderá criar tutoriais sobre mecânica, vídeo-aulas sobre montagens de equipamento automóvel, etc. Se você estiver na área da arquitetura, poderá criar conteúdo criativo sobre arquitetura, tutoriais sobre desenvolvimento de ideias e planejamento de obra, etc. Independentemente da área, você apenas precisa de ser criativo, e desenvolver conteúdo que possa ser útil para os seus usuários e clientes.

Para o ajudar no desenvolvimento de ideias para conteúdos, vamos então analisar algumas possibilidades que você poderá colocar em prática para tirar o máximo partido do blog da sua empresa:

RESPOSTAS A DÚVIDAS DOS CLIENTES

Caso você lide com clientes há algum tempo, já deve ter percebido que existem dúvidas comuns a vários dos seus clientes. Quer sejam dúvidas acerca da forma como se deve usar o seu software, quer sejam dúvidas sobre a qualidade de determinados produtos que você vende, essas dúvidas existem. Escreva uma artigo relacionado a cada uma dessas dúvidas, orientando os seus usuários e clientes para a solução. Isso irá ajudá-lo a fortalecer a ligação entre a sua empresa e os seus clientes, gerando um maior interesse pelo seu produto.

OFEREÇA SOLUÇÕES INEXISTENTES

Explore os seus concorrentes, fórums de discussão na sua área, páginas e perfis em mídias sociais, etc., para compreender quais as maiores necessidades dos seus usuários. Descobrindo quais as dificuldades que a grande maioria dos usuários tem no seu nicho de mercado, mais facilmente você poderá oferecer soluções inexistentes para colmatar precisamente essas falhas. Explore ao máximo essa vertente, e aproveite essas ideias para explorá-las por meio de conteúdos práticos e teóricos de qualidade no blog da sua empresa.

ATUALIZAÇÕES DA EMPRESA / PRODUTO

Um blog empresarial é também uma excelente oportunidade de você manter os seus seguidores, usuários e clientes atualizados sobre as novidades da sua empresa e principalmente dos seus produtos. Recebeu stocks de novos produtos? Faça um artigo com fotografias e detalhes de cada um dos novos produtos, explicando as vantagens e desvantagens deles. Integrou novas funcionalidades num produto da sua empresa? Explique as novidades num tutorial prático, que possa ajudar os seus usuários e clientes a começaram a utilizar essas novas funcionalidades.

LANÇAMENTO DE PRODUTOS

Para quem trabalha regularmente na blogosfera e com blogs, já deve ter percebido que todas as empresas de Temas WordPress têm um blog incorporado no seu site. Isso acontece porque sempre que existe o lançamento de um novo produto, eles usam os seus blogs para marketizar esse produto e gerar novas vendas imediatamente após a publicação do post. O mesmo acontece com outras empresas de outras áreas. Use o seu blog de forma racional e inteligente para marketizar todos os novos produtos da sua empresa, não tornando o seu espaço enfadonho e apenas orientado para a venda direta. Use-o como um local democrático e com conteúdo prático e auxiliar para os seus usuários e clientes. Quanto mais conteúdo de qualidade você oferecer, mais chances de conversão você terá quando realizar artigos sobre novos lançamentos de produtos, porque você conquistou a confiança dos seus usuários.

TUTORIAIS / CONTEÚDO EDUCATIVO

Os tutoriais e conteúdos educativos são uma das melhores formas de gerar tráfego qualificado e em grandes quantidades para o seu negócio. Se você conseguir, produza conteúdo orientado para a prática, e caso seja passível de acontecer, desenvolva também alguns tutoriais baseados nas suas próprias ferramentas e produtos. Este tipo de conteúdo é por norma uma solução para problemas dos seus usuários, quer seja pela utilização das ferramentas, quer seja pela forma educativa e construtiva que você poderá explorar a favor da sua empresa e do conteúdo do seu blog.

LISTA / COMPILAÇÕES

Toda a gente gosta de ver um TOP 20 dos carros mais caros do mundo, ou um TOP 50 das melhores aplicações web. Independentemente da sua área, pondere, pontualmente, criar conteúdo deste tipo, para estimular a visitação, gerar algum buzz nas mídias sociais, e quebrar um pouco o gelo e a rotina dos conteúdos mais técnico-práticos. Este tipo de compilações é igualmente uma excelente forma de você dar espaço e visibilidade a outras soluções existentes na internet, concorrentes, amigos e parceiros. Não tenha medo de indicar outras ferramentas ou produtos concorrentes aos seus. Isso apenas demonstra para os seus clientes e usuários que você se sente confortável com isso, e demonstra confiança no seu próprio produto, seja ele qual for.

Uma das melhores formas de você manter um fluxo interessante de ideias para desenvolver em conteúdos para o blog da sua empresa é olhando para o mercado onde você atua, e perceber quais as necessidades e desejos dos seus consumidores. Descobrindo essas necessidades, você tem nas mãos diversas oportunidades para explorar, não só em termos de produto, como também em termos de desenvolvimento de conteúdo. Quanto mais você suprimir necessidades, mais rapidamente você consegue escalar os seus conteúdos, gerar tráfego e logicamente mais vendas para os seus produtos.

Ebook Exercícios para blogueiros

COMO GERAR NOVAS IDEIAS PARA CONTEÚDOS?

A longo prazo, é possível que você sinta algumas dificuldades em manter a sua veia criativa e a quantidade de postagens que provavelmente irá adoptar ao início, e isso é um processo perfeitamente normal. Caso tenha dificuldades em manter a sua veia criativa, considere ler os seguintes artigos: Como ter ideias para novos artigos quando já se falou de tudo?Como ter ideias para novos artigos a partir de pesquisas do Google e 12 Dicas para gerar ideias e escrever artigos mais facilmente. Como um blog empresarial tem características bastante diferentes de um blog comercial ou pessoal, é importante ter esse aspecto em consideração e adoptar outro tipo de metodologias de trabalho para conseguir resultados positivos e favoráveis à sua empresa e aos seus produtos. Vejamos algumas formas de você gerar novas ideias para conteúdos mais facilmente:

SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

Uma das melhores formas de ser criativo e gerar novas ideias para conteúdos, é quando você menos espera. Se você estiver constantemente na sua zona de conforto, acabará por matar a sua criatividade com a sua rotina e o nível de distracções de que é alvo. Saia um pouco à rua e sente-se num banco de jardim. Aproveite o duche para ter ideias e pensar na forma de desenvolver conteúdo criativo e útil. Deite-se na cama e reflita um pouco sobre aquilo que você faz e para onde deseja caminhar. Saia com os seus amigos e familiares e compartilhe essa sua paixão, eles irão ajudá-lo a ter novas ideias. E nunca se esqueça, mantenha um bloco de notas perto de si, ou uma conta do Evernote online, para que nenhuma ideia seja esquecida, e você consiga criar um mapa de ideias que lhe será extremamente útil no futuro. Caso tenha mais colaboradores na sua empresa, pondere reunir toda a gente numa sessão de brainstorming, durante 1 hora, uma vez por semana.

LEIA ROMANCES E FICÇÃO

Ler romances e ficção, seja ela ficção científica ou não, é uma excelente forma de estimular a parte criativa do seu cérebro, ao contrário do que muitos pensam. Tanto um romance, como um polícia ou uma história num mundo imaginário, fazem com que o seu cérebro processe a mensagem de uma forma criativa, criando cenários ilusórios, e imaginando a história, na sua cabeça, com forma e cor. Cada página que você lê, é um estímulo criativo para o seu cérebro, que irá ajudá-lo a desenvolver mais facilmente a sua criatividade no futuro. Caso tenha essa possibilidade, leia pontualmente alguns romances e livros de ficção, para estimular a parte criativa e imaginária do seu cérebro, a qual irá ajudá-lo posteriormente a ser criativo nas abordagens aos conteúdos do seu blog.

FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO

Uma outra forma de libertar o seu corpo do estresse do dia a dia, e principalmente descarregar a sua energia e adrenalina, é através do exercício físico. O exercício físico é uma das melhores formas de gerar bem-estar para a sua vida, e libertar o seu corpo para a criatividade que você tanto precisa. Caso não tenha uma rotina de exercício, pondere fazê-lo. Isso vai ajudá-lo a tornar-se mais motivado para o seu trabalho e para a sua vida, gerando uma maior criatividade e desbloqueando situações de menor criatividade. Para aprofundar este assunto, pondere ler o seguinte artigo: Benefícios da Atividade Física.

CRIE UM CALENDÁRIO EDITORIAL

Uma das melhores formas de ser criativo e gerar novas ideias, é precisamente quando se tem um calendário editorial e um planejamento organizado. A grande maioria dos produtores de conteúdo não dá importância a este aspecto, e acaba comentendo o erro de não saber, em antecipação, o que vai acontecer no dia seguinte, na semana seguinte, etc. Ter um calendário editorial é fundamental para ter sucesso com um blog, pois permite-lhe explorar com maior exactidão áreas que até então você não explorou e/ou não tinha consciência de que estavam em aberto. Coloque as suas ideias no papel, mas também no seu calendário editorial, para que você saiba concretamente o que vai acontecer, quais as ideias que você já teve, e quais as que você precisa de explorar para atrair novos leitores e clientes para o seu negócio.

editorial calendar

Para o ajudar nesta missão, existe um plugin para WordPress chamado plugin Editorial Calendar, que é basicamente um calendário editorial para o seu blog, onde você pode colocar suas ideias organizadas por datas de calendário. Dessa forma, você poderá estruturar mais corretamente as suas semanas e quais os conteúdos a produzir para determinados dias.

CONTINUA…

Esta foi apenas a segunda parte desse nosso guia completo “Blogs para Empresas – Guia Completo”, pelo que lhe recomendamos que fique atento aos próximos artigos desta série, por forma a criar um blog realmente útil, não só para o seu negócio, como também para os seus clientes e para a comunidade de usuários em torno do seu nicho de mercado. Curtiu? Deixe o seu comentário!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (9) Interações no Twitter (43)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • Luciana Souza

    Olá

    Essas dicas estou aplicando em um novo projeto meu. Com essas informações (desde a parte I) modifiquei praticamente 30% do meu projeto inicial.

    Obrigada pelas dicas

    Att, Luciana

    22/05/2012

    Responder
  • CLAUDIO

    REALMENTE ,
    ISSO TUDO FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA,
    INFORMAÇÕES SUPER IMPORTANTE!
    OBRIGADO.

    22/05/2012

    Responder
  • Gil Paxeco

    O conteúdo poderia também ser compartilhado entre as pessoas da empresa que gostassem de escrever. havendo uma seleção prévia dessas pessoas. Claro que todo o conteúdo que produzissem teria que passar por alguém capacitado para não haver problemas de informações imcorretas no que diz respeito as diretrizes da empresa.

    Concentrar os artigos nas mãos de uma só pessoa poderia sobrecarregá-la e o blog estaria fadado a acabar!

    23/05/2012

    Responder
  • ola

    tem um comentário meu moderado, gostava que o publica-se e desse alguma dica se possível.

    23/05/2012

    Responder
  • Jair Rebello

    Paulo, belo artigo com estas dicas toda e qualquer empresa pode melhorar seus negócios, criando blogs, com estes blogs os clientes ficam muito mais próximos da empresa.

    Abraços,

    24/05/2012

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *