WiNNER

Como conseguir mais Likes e Partilhas no Facebook?

Fazer crescer uma página de fãs no Facebook, de forma orgânica e sem qualquer investimento, é um trabalho difícil e que infelizmente nem todos os blogueiros conseguem fazer. No entanto, existem neste momento muitos estudos e informações interessantes acerca do comportamento dos usuários da rede, os quais podem ser usados para conseguir mais likes e partilhas no Facebook, o que invariavelmente faz crescer a sua página de fãs mais rapidamente. Muitos blogueiros optam por investir em anúncios do Facebook para fazerem crescer as suas páginas mais rapidamente, o que também é uma estratégia válida, mas que infelizmente nem todos os blogueiros têm capacidade de suportar. Para quem não pretende investir dinheiro, mas pretende fazer a sua página de fãs crescer, existem muitas alternativas relacionadas com a sua participação no Facebook e o tipo de conteúdo com que você alimenta a sua página. É precisamente sobre isso que iremos falar ao longo deste tutorial.

Logicamente, existem nichos de mercado mais complicados que outros. Nem todas as áreas têm propensão a serem desenvolvidas da mesma forma e/ou com os mesmos resultados. Mas o mais importante de tudo, é que você se mantenha sempre on-topic no que diz respeito às atualizações da sua página. Mensagens, imagens, textos, ou qualquer outro tipo de conteúdo que seja off-topic, por norma, não tem resultados significativos para a sua página, nem a alimenta do jeito certo. Se você tem uma página de fãs sobre fotografia, por exemplo, colocar conteúdo que não esteja direta ou indiretamente relacionado com isso, apenas vai atrair usuários casuais ou curiosos, que nunca irão contribuir para o enriquecimento e crescimento natural da sua página. O tipo de conteúdo que você coloca na sua página, dita o tipo de usuários que você conquista.

TIPOS DE CONTEÚDOS

Num estudo realizado pelo empreendedor Dan Zarrella, é possível analisar o comportamento de 1,3 milhões de postagens no Facebook, em cerca de 10,000 das melhores páginas de fãs dessa mesma rede. Este estudo interessante, é também uma forma de você compreender alguns dos fenómenos relacionados ao tipo de conteúdo que gera mais likes e partilhas.

No estudo do Dan Zarrella, é possível perceber que os tipos de conteúdos que geram mais Likes, são os conteúdos de Imagem. Os textos são os conteúdos que geram mais comentários, e as imagens são novamente os tipos de conteúdo que geram mais partilhas. Se pretende aumentar o número de partilhas dos seus conteúdos na sua página de fãs do Facebook, usar texto não é uma boa opção, e este estudo está de facto correto. Para o comprovar, vamos usar alguns exemplos das páginas de fãs da nossa Rede de Blogs Escolas Plus:

imagem

Neste exemplo retirado da página da Escola Psicologia, um simples texto, devidamente estruturado e estilizado numa imagem, provou que as imagens são sem dúvida muito mais virais do que o texto. Neste exemplo, a postagem leva mais de 700 Likes e mais de 5.200 partilhas. Isto são dados impressionantes, tendo em consideração que a página tem cerca de 23.000 fãs.

imagem viral

Neste exemplo retirado da página de fãs da Escola Criatividade, uma simples imagem criativa e enquadrada precisamente nesse conceito de criatividade, gerou em cerca de 3 dias, mais de 1000 Likes e mais de 2.100 partilhas, dados extremamente incríveis, tendo em consideração que a página tem cerca de 16.000 fãs apenas. Isto significa que nem sempre a quantidade significa tudo. Basta o conteúdo ser realmente interessante e tornar-se viral na rede, para o seu número de partilhas e likes disparar, mesmo que você não tenha milhões de fãs na sua página.

DIMENSÃO DO TEXTO

Continuando a analisar o estudo de Dan Zarrella, outro dos aspectos a ter em consideração é a dimensão do conteúdo, falando logicamente de postagens de texto. Esse mesmo estudo indica que tantos as postagens de texto muito grandes (+- 800 caracteres), como as mensagens de texto muito pequenas (+- 20 caracteres), são aqueles que geram mais Likes por parte dos usuários das páginas. Já ao nível das partilhas, existem diferenciações, com os usuários a compartilhar mais facilmente mensagens intermédias, com sensivelmente 450 caracteres.

textos

Algumas ilações que se podem tirar deste estudo em particular, são que os usuários curtem mais rapidamente citações e mensagens pequenas, como também textos grandes que sejam interessantes. Ao nível das partilhas, o comportamento é um pouco diferente, sendo que à partida os textos, não são por norma uma das melhores formas de conseguir partilhas numa página de fãs do Facebook, conforme vimos anteriormente.

HORAS DO DIA

Outro aspecto importante ao nível das atualizações de uma página de fãs, é sem dúvida o timing da publicação de conteúdo. Quanto o objetivo é fazer com que um conteúdo se torne mais rapidamente viral na rede, é imprescindível fazer uso do melhor timing, publicando esse conteúdo naquele que é supostamente o melhor horário para publicar no Facebook, em que mais usuários se encontram online e onde existem maiores probabilidades de ter sucesso no compartilhamento.

horários

Conforme podemos verificar neste gráfico criado pelo Dan Zarrella, com base no estudo das fan pages, a quantidade de Likes por postagem é por norma maior por volta das 8h da noite, enquanto que as partilhas são por norma mais eficazes por volta das 5 horas da tarde. Este fenómeno faz sentido, tendo em consideração que as 8 horas da noite é o chamado “prime time”, em que as pessoas já se encontram em casa e têm maior disponibilidade para estarem na rede.

Estudo Bitly

O Bi.ly, famoso encurtador de links, também lançou um estudo sobre o feedback que as postagens recebem no Facebook, tendo por base o número de cliques que os endereços encurtados recebem quando são partilhados no Facebook, tendo chegado à conclusão, através do seu mapa de calor (imagem em cima), que os conteúdos publicados entre as 13h e as 15h, são por norma aqueles que recebem um número de cliques maior por parte dos usuários da rede, com maior eficácia às quartas-feiras, que é por norma o dia com melhores resultados. O final do dia, por norma, não gera tanto feedback da comunidade.

Ebook Exercícios para blogueiros

DIA DA SEMANA

Outro aspecto importante nesta questão de publicações no Facebook para conseguir mais Likes e Partilhas, são os dias da semana. Nem todos os dias apresentam a mesma performance, e existem claramente dias que são mais propícios a gerar tráfego e novos fãs para a sua página, por meio de muitos Likes e muitas Partilhas. No estudo do Dan Zarrella, o gráfico de performance por dia da semana é o seguinte:

dias da semana

Percebe-se claramente que Segunda-Feira e Sábado são os dias que geram mais Likes durante a semana, o que significa que por norma os restantes dias não apresentam um CTR tão alto e um comportamento tão ferveroso dos usuários da sua página de fãs. No entanto, isso não significa que você não consiga fazer com que uma postagem se torne viral durante um outro qualquer dia que não uma segunda ou sábado.

QUANTIDADE DE POSTAGENS

A quantidade de postagens realizadas numa página de fãs, é também um fator que pode influenciar o crescimento dessa mesma página. Dependendo dos nichos de mercado, atualizar mais de 2 ou 3 vezes por dia, pode ser prejudicial à página, gerando menos Likes e Partilhas dos conteúdos, aborrecendo os usuários com informação constante. No entanto, existem outros tipos de páginas, que podem ser atualizados 6 a 7 vezes por dia com conteúdo, porque é precisamente isso que os usuários querem.

número atualizações

Para comprovar que nem todas as páginas têm de ser atualizadas com pouco conteúdo, neste exemplo em cima, analisámos os dados estatísticos da página de fãs da Escola Criatividade, e em média, essa página é atualizada com 8 publicações diárias. Conforme se pode verificar pelo gráfico de crescimento e pelos índices percentuais, isso tem sido uma vantagem para o crescimento da página, que conta com percentuais muito altos ao nível das pessoas que falam da página e do alcança das mensagens junto dos fãs e dos amigos dos fãs.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Os pontos acima são aquilo que se chama o estudo do comportamento dos usuários, mas que nem sempre serve como forma de conseguir mais Likes e Partilhas. Aquilo que para determinadas páginas funciona bem, nem sempre tem os mesmos resultados em páginas de fãs em outros nichos de mercado. No entanto, existem algumas considerações finais que gostaríamos de realizar, baseadas na nossa experiência ao longo dos últimos anos, e tendo em consideração que as páginas de fãs das escolas totalizam neste momento cerca de 70,000 usuários, um número que pese embora não seja gigantesco, é expressivo tendo em consideração os nichos em questão e o tipo de trabalho que desenvolvemos.

  • Que tipo de usuários você pretende alcançar? – O tipo de conteúdo que você coloca na sua página de fãs do Facebook, determinada o tipo de usuários que você vai conquistar para a sua página. Se você trabalhar muito no off-topic, apenas para conseguir gerar fãs e curtidas nas suas postagens, tenha em consideração que você estará alcançando usuários que provavelmente não se interessam pelos conteúdos que você escreve, e isso será mau em termos de conversão para o seu blog, num futuro próximo.
  • Dê aos seus usuários aquilo que eles mais gostam – Se você analisar o comportamento dos seus usuários perante os seus conteúdos, você vai rapidamente perceber que existem padrões. Existem tipos de conteúdos que por norma geram mais Likes e Partilhas, porque é precisamente isso que os seus usuários querem ver na sua página. Se você fizer um misto entre imagens com frases, coisas engraçadas, piadas, arquitetura, paisagens, etc., você percebe rapidamente que nem todos os tipos de conteúdos geram o mesmo comportamento. Aquele conteúdo que gerou mais Likes e Partilhas, é na verdade a área em que você se deverá especializar.
  • Inspire-se em outras páginas e blogs – Independentemente da sua área, se você pretende estar sempre atualizado e oferecer conteúdo de primeira qualidade para os seus usuários, você tem forçosamente de acompanhar outras páginas de fãs no Facebook, ou blogs da sua área que contenham informações, imagens e textos que você possa recomendar também. Trabalhe no sentido de encontrar boas fontes de inspiração para a sua página.
  • Intercale diversos tipos de conteúdos – Se você estiver a atualizar constantemente a sua página de Facebook com imagens, você está a perder potencial ao nível do crescimento orgânico. Uma boa estratégia de gestão para mídias sociais, passa por intercalar conteúdos, entre imagens, vídeos, artigos do blog, textos, etc. Quanto maior a diversidade de conteúdos, maiores as suas chances de sucesso.
  • marcar no topoMarcar no Topo- Conteúdos que sejam extremamente interessantes e/ou que se tenham tornado virais rapidamente, você pode aproveitar para “Marcar no Topo”, por forma a dar um maior destaque a esse tipo de conteúdo, atraindo ainda mais Likes e Partilhas. Os tipos de conteúdo que geram muitos likes e partilhas rapidamente, por norma influenciam os outros usuários a compartilhar também.Esta opção coloca o conteúdo fixo e em destaque na primeira posição da sua página de fãs, sendo que passa logicamente a ser o primeiro conteúdo que os seus usuários vêem, ao acessar a sua página, procurando por conteúdos interessantes, o que de certa forma ajuda a que a postagem gere ainda mais likes e partilhas.

CONCLUSÃO

Basicamente, para se conseguir mais Likes e Partilhas numa página de fãs do Facebook, é preciso trabalhar muito no sentido de oferecer aos usuários, aquilo que eles realmente esperam. Estudar o comportamento do usuário é provavelmente a melhor estratégia para quem pretende fazer crescer uma página de fãs, sendo que é preciso também alguma criatividade e senso estético, bem como uma grande filtragem de conteúdos, para dar somente o melhor dos melhores aos fãs da sua página. Estas análises, quando bem utilizadas de acordo com os pontos descritos ao longo deste artigo, são a receita mais do que perfeita para gerar mais Likes e partilhas no Facebook.

E você, que estratégias utiliza para conseguir mais Likes e Partilhas nas suas páginas?
Deixe o seu comentário e participe!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (16) Interações no Twitter (41)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

Tweetar Artigo

  • mestre dos sites

    Gostei do estudo dos horarios, percebia isso mesmo, que de 20h as 22h os usuarios compartilham bastante =)

    06/07/2012

    Responder
  • Emprego Dinheiro

    Como sempre a informação é vasta, concisa e de qualidade, alguns dados já conhecia outros não.

    06/07/2012

    Responder
  • Charles Rezende

    Olá Paulo,

    Mais um excelente artigo.

    Realmente esta parte de "like" (curtir) é muito importante no Facebook. Acho que a questão dos conteúdos é a mais relevante, pois se não tiver bons conteúdos na página de fãs, a tendência que diminuam seus seguidores diários.

    Abraços,
    Charles Rezende

    08/07/2012

    Responder
  • David Lopes

    Olá Paulo!

    Gostei muito da análise que fizeste no 'post'!
    Realmente acho muito importante desenvolver estratégias do tipo, questões de horário e publico alvo.
    Vou adequar essas ideias ao meu blog.

    Até o próximo artigo!

    09/07/2012

    Responder
  • Vitor Jesus

    Um artigo de excelente qualidade!
    Já tinha conhecimento de algumas estratégias, sem dúvida que estas são as melhores.

    Abraço,
    Vitor Jesus | Ganhar Dinheiro PT

    09/07/2012

    Responder
  • Gustavo Viegas

    Em algumas páginas minhas vem implementando a algum tempo parte das técnicas apresentadas... mas vejo que o maior desafio seja converter esse fluxo do facebook para o site... pois através das publicações com fotos, você tem muito mais likes e partilhas, mas a conversão é muito baixa... vejo que a melhor maneira é como foi descrita pelo Paulo: ----Se você estiver a atualizar constantemente a sua página de Facebook com imagens, você está a perder potencial ao nível do crescimento orgânico. Uma boa estratégia de gestão para mídias sociais, passa por intercalar conteúdos, entre imagens, vídeos, artigos do blog, textos, etc. ---- Acredito que o caminho é por ai...

    09/07/2012

    Responder
  • Ana Silva

    Paulo excelentes dicas que você esta dando. Parabéns por compartilhar conosco informações tão importante e até cruciais do ponto de vista do empreendedor.

    12/07/2012

    Responder
  • edir gimenes

    Olá Paulo obrigado pelas informação, para nós blogueiros é necessário saber destes estudos.

    12/07/2012

    Responder
  • Luan Ualafe

    Gostei muito desse artigo,

    Me ajudou bastante, pois estou desenvolvendo um engajamento para a página do facebook da minha empresa, e é mais que necessário conhecer os horários para postar como também o que postar.

    Valeu mesmo Paulo Faustino!

    13/07/2012

    Responder
  • Alessandra R

    Ótima postagem Paulo, tenho algo em mente sobre fazer uma página no facebook, e este artigo me ajudou muito :)

    11/09/2012

    Responder
  • João Batista

    Obrigado pelas dicas! Acabei de criar uma página no Facebook e este artigo tem sido de grande utilidade.

    20/09/2012

    Responder
  • Luuan Carlos

    Curtam ai Galera, https://m.facebook.com/profile.php?id=312140745551375&v=feed&_rdr

    04/10/2012

    Responder
  • Emanuel Rodrigues

    Como sempre um ótimo post.

    Parabéns

    09/03/2013

    Responder
  • João Vitor

    Ótimo post! Isso vai me ajudar muito.

    Só um detalhe... na parte "DIA DA SEMANA" me pareceu pelo gráfico que os melhores dias são domingo e sábado, mas no post você fala que é segunda e sábado.

    19/09/2013

    Responder
  • Fábio Santos

    Devem corrigir o link "investir em anúncios do Facebook".
    Falta ":" a seguir ao http :)

    08/03/2014

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Para você partcipar dessa lista tem de estar cadastrado no Twitter. Cadastre-se agora!

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.

Subscribe to our mailing list

* indicates required Primeiro Nome * Endereço de Email *