Conversion Hero

10 coisas que aprendemos sobre blogs em 2012. E você o que aprendeu?

Com 2012 praticamente a terminar com a chegada do Natal e da Passagem de Ano, é altura de fazermos uma análise e introspecção de forma a refletir sobre tudo aquilo que aprendemos ao longo dos últimos 365 dias. No ano passado, escrevemos o artigo 10 coisas que aprendemos sobre blogs em 2011, o qual teve imensos comentários dos leitores e partilhas de conhecimentos realmente incríveis, e este ano queremos repetir a ideia com as coisas que aprendemos durante 2012, naquele que foi um ano fantástico a todos os níveis para nós. Na verdade, 2012 foi um ano de muitas aprendizagens para nós, especialmente para mim enquanto Autor e enquanto Empreendedor, e gostaria de as partilhar consigo, da mesma forma que espero que você partilhe as suas nos comentários deste artigo. Durante este ano participámos de inúmeras iniciativas, fizemos muitos amigos na blogosfera, mantivemos os nossos “inimigos” de sempre, mas aprendemos muito sobre como criar negócios rentáveis e sustentáveis com blogs na internet.

Durante 2012 participámos também em grandes eventos, nomeadamente a o Search Masters Brasil do Rio de Janeiro, o Fashion Bloggers Meeting de Lisboa, entre outros, continuámos a desenvolver a nossa Rede Educacional de Blogs, e incluimos muito mais autores na nossa equipe. Foi um ano que terminou também com o lançamento da nova Escola Psicologia, e 2013 vai ser para nós um ano absolutamente louco em termos de ideias, projetos e coisas que vamos colocar no ar para os nossos leitores. Para todos aqueles que gostam e acompanham o nosso trabalho, 2013 será simplesmente incrível! No entanto, o ano de 2012 para nós ainda está longe de terminar, temos muitos artigos para publicar ainda até ao final do ano, mas penso que poderemos avançar já com algumas das coisas mais importantes que aprendemos em 2012. Tome nota e participe também com as suas aprendizagens. Queremos muito ouvi-lo!

escola dinheiro

1. O SUCESSO LEVA TEMPO

Seja com a criação de um projeto novo, seja com o desenvolvimento de um projeto que você já tenha, o sucesso leva muito tempo. Principalmente na blogosfera onde a quantidade de blogs é enorme e cada dia maior, a concorrência é tanta, que para se ter sucesso é necessário ser-se muito determinado e ter a persistência e paciência necessárias para se ter sucesso. Nenhum blog atinge milhares de visitantes por dia com apenas alguns meses de vida. É necessário trabalhar muito nos conteúdos, na qualidade desses mesmos conteúdos e num conjunto alargado de estratégias que lhe permitirão a longo prazo atingir o sucesso que deseja. Quem acredita que pode ganhar dinheiro na internet de forma fácil, está redondamente enganado.

Se olharmos para trás no tempo e para aquilo que conseguimos atingir nos últimos anos com os nossos blogs, percebemos rapidamente que o sucesso é algo que leva tempo e acima de tudo que exige muito trabalho a manter. Chegar aos números e resultados leva tempo, mas manter os blogs atualizados, em crescimento e ao mesmo nível, é algo que dá imenso trabalho e exige uma dedicação constante. Posto isto, tenha sempre em mente que o seu sucesso está diretamente relacionado com a capacidade que você tem para ser persistente, trabalhar com dedicação e ter a paciência necessária para os números expressem aquilo que você diariamente faz. Tudo leva tempo, mas os resultados mais tarde ou mais cedo surgem.

2. NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE PODE FAZER HOJE

Quantas vezes já disse para si que gostaria de criar novos projetos, usando alguns dos domínios que até tem registados, mas nunca o fez? Adiar tarefas e objetivos é perfeitamente natural e acontece com todos nós. No entanto, por cada dia que você adia um desses objetivos, você está indiretamente a perder dinheiro. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Coloque a “mão na massa” e crie múltiplos projetos dentro de áreas que você gosta, ou então expanda a sua rede de projetos por outras áreas. Por vezes ao criarmos diversos projetos não temos noção de que um deles poderá mudar a nossa vida para sempre, e na verdade isso acontece. Crie quantos projetos forem precisos, com qualidade obviamente, e ao longo do tempo vá aferindo quais desses projetos valem realmente a pena manter e quais você deverá encerrar.

Todos nós já passámos pela fase de criar imensos projetos e ao longo do tempo encerrarmos diversos desses sites/blogs porque os rendimentos não são os esperados ou o nicho de mercado simplesmente deixou de ser interessante. Mas a verdade é que alguns desses projetos acabam por resultar e você nunca saberá quais deles irão realmente mudar a sua vida e gerar o rendimento que você tanto deseja, portanto, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje e retire os seus projetos do baú e comece a trabalhar neles imediatamente! Esta época festiva em que o volume de tráfego é bastante mais baixo é uma boa oportunidade para começar a trabalhar nesses novos projetos!

3. PARTICIPAR DE EVENTOS É FUNDAMENTAL

Ao longo de 2012 tivemos a felicidade de poder estar presentes em diversos eventos, quer como oradores, quer como participantes e a verdade é que participar de eventos é fundamental para si enquanto blogueiro. A quantidade de contatos que se podem fazer num evento, as coisas que se aprendem e a motivação que se traz para casa é simplesmente imensurável. Quando falámos sobre qual a altura certa para investir no seu blog, um dos aspectos referidos é precisamente o investimento em conhecimento. Bons eventos como o Afiliados Brasil de São Paulo são uma verdadeira oportunidade de você investir no seu conhecimento, realizar contatos e trazer esse conhecimento para o seu blog.

Invista na participação em eventos nas áreas de negócio em que você tem blogs, crie alguns cartões de visita para trocar com outros participantes, e aposte fortemente no aumento de conhecimento e no networking. Esses são aspectos fundamentais para conseguir trazer consigo os contatos e parcerias necessárias para alavancar mais rapidamente os seus projetos.

4. AUMENTE A SUA EQUIPA OU SUB-CONTRATE

Chegando a um determinado nível e/ou quando você tem múltiplos projetos para gerir torna-se fundamental aumentar a sua equipe e/ou sub-contratar conteúdos a outros profissionais ou Freelancers. Esse tipo de investimento é primordial partindo do princípio de que você não consegue alimentar todos os projetos ao mesmo tempo e/ou que sente dificuldades para o fazer com a qualidade exigida. Quando falámos sobre como encontrar Freelancers para escrever no seu blog falámos de algumas das estratégias para conseguir encontrar profissionais competentes e capazes de corresponder às necessidades dos seus blogs. Logicamente, terá de ter em atenção o investimento realizado para que o mesmo a médio ou longo prazo seja rentável.

Procure por profissionais dentro das áreas que você trabalha e que possam nem que seja escrever 1 ou 2 artigos por semana para o seu blog. Isso vai-lhe permitir aumentar o débito de conteúdos no seu blog, atrair mais tráfego e gerar um maior interesse junto do seu público. Indiretamente, você acabará por ganhar mais dinheiro por forma a cobrir os custos com o investimento em pessoal. Tentar fazer tudo sozinho é um verdadeiro tiro no pé.

Ebook Exercícios para blogueiros

5. TODO O INVESTIMENTO VALE A PENA

Quanto mais os anos passam, mais temos a certeza de que o investimento é fundamental na internet. Só investindo em divulgação, promoções, anúncios, etc é que se consegue continuar a crescer, a evoluir e acima de tudo a gerar mais dinheiro. Qualquer investimento que se preze tem como base gerar retorno, portanto, considere sempre fazer os seus investimentos com esse objetivo em mente. Sejam anúncios do Facebook, um artigo patrocinado, um banner publicitário ou uma outra forma qualquer de publicidade, você deverá pensar sempre na forma como irá obter o rendimento desejado com o seu investimento. O mesmo se aplica a outros investimentos, como a compra de sites ou blogs, a compra de livros ou cursos, e outros investimentos afins. Tem de existir sempre um objetivo final, seja o seu aprendizado ou o retorno imediato em termos de lucro, conforme falámos no artigo sobre geração de Leads no Facebook.

Coloque sempre que possível uma percentagem dos seus ganhos de lado, para futuros investimentos. Diria que um investimento de 25 a 30% dos seus rendimentos seria o ideal para fazer o seu site/blog continuar a crescer e a aliciar novos usuários. Considere retirar essa percentagem dos seus rendimentos brutos para investimentos em publicidade, compra de livros e outras formas de fazer alavancar mais rapidamente os seus projetos.

6. TODO O BLOG DEVE TER ALGO PARA VENDER

Mesmo quando você recomenda programas de afiliados, você está recomendando aos seus leitores que comprem determinados produtos através de outras empresas. No entanto, você deverá trabalhar também no sentido de comercializar os seus produtos próprios, sempre que isso se enquadra corretamente nas temáticas e na abordagem dos seus projetos. A venda de Ebooks, cursos, livros, ou mesmo produtos físicos é uma excelente forma de gerar um maior interesse junto dos seus leitores, aumentando consideravelmente as suas margens de lucro e gerando uma conversão muito maior, sem intermediários. Logicamente, existem nichos de mercado em que isso é complicado de realizar, no entanto, se você tiver a possibilidade de criar ou simplesmente vender algo no seu blog, faça-o, analise os rendimentos e tire as suas próprias conclusões.

Trabalhe no sentido de criar produtos próprios para comercializar aos seus leitores. Ao longo dos anos os seus leitores vão ficando cada vez mais confortáveis no papel de leitor, enquanto que você vai ganhando a confiança e credibilidade necessárias para realizar vendas com maior facilidade. Uma vez que a confiança e credibilidade de uma marca/pessoa é o mais importante num negócio de compra e venda, você tem metade do caminho feito.

7. EXPANDA O SEU NEGÓCIO

Dependendo do tipo de blog que você tem e do sucesso que logicamente dele advém, você deveria pensar em expandir esse negócio além fronteiras. Se o seu tráfego e os seus rendimentos estagnaram, é primordial você começar a pensar em expandir o seu negócio para outras línguas ou simplesmente para outros países, por forma a atingir mais rapidamente outros leitores, aumentar o seu tráfego e gerar maiores rendimentos, caso contrário você ficará estagnado para sempre. Se você tem um blog por exemplo sobre carros desportivos, você está limitado aos usuários, provavelmente homens, que gostam de carros desportivos em detrimento de outros modelos mais clássicos ou comerciais. Isso significa também que você está limitado a um volume X de usuários, o que significa que atingindo o patamar mais alto, você não conseguirá evoluir mais, pelo menos ao nível do tráfego. É nessa altura que você deverá trabalhar no sentido de expandir.

Existem imensos Freelancers e empresas que trabalham com tradução de conteúdos. Embora seja um investimento relativamente pesado, é uma excelente forma de aproveitar os seus conteúdos de qualidade para atingir e impactar usuários em outros países, gerando maior tráfego e logicamente mais vendas, seja através da venda de produtos próprios ou por meio de afiliados recomendados.

2012

8. O MARKETING É UM DOS PILARES DO SUCESSO

Seja através das mídias sociais ou de estratégias de email marketing, você deverá trabalhar no sentido de estar junto dos seus leitores onde eles se encontram. Nos dias de hoje é fundamental trabalhar com o Facebook, Twitter, Google+ e Youtube, mas no futuro provavelmente irão surgir outras redes e oportunidades, pelo que você deverá trabalhar sempre no sentido de estar nos locais certos e dar aos seus leitores os conteúdos e ofertas que eles procuram. Adapte-se ao mercado e trabalhe no sentido de oferecer aos seus leitores os conteúdos que eles procuram. Se necessário e caso se justifique, contrate alguém para coordenar os seus perfis de mídias sociais de uma forma séria e profissional. Trabalhe também as suas campanhas de email marketing e faça com que os seus leitores se interessem cada vez mais pelo seu trabalho e acima de tudo pelos seus produtos.

O marketing é um dos pilares do sucesso e caso você não trabalhe corretamente os seus perfis nas mídias sociais e as suas campanhas de email marketing, você estará perdendo muito dinheiro todos os dias. O seu foco deverá estar em oferecer aos seus leitores aquilo que eles mais procuram.

9. AS PROMOÇÕES GERAM MAIS VENDAS

Existem muitas formas de você gerar vendas ou um maior interesse pelos seus produtos junto dos seus leitores. As promoções, ofertas e descontos são uma das melhores formas de gerar mais vendas, ainda que o valor dos seus produtos seja mais reduzido. Épocas como o aniversário do seu blog, o carnaval, páscoa, natal, black friday ou final de ano são uma boa forma de você introduzir algumas das suas campanhas no seu blog e oferecer algo aos seus leitores ou simplesmente dar-lhes a oportunidade de adquirir um dos seus produtos por um preço mais reduzido, seja ele um Ebook, um livro, um curso ou simplesmente um produto físico, seja ele qual for. Tal como nas lojas de venda ao público ou nos sites de e-commerce, o seu blog também precisa de trabalhar no sentido de oferecer promoções aos seus leitores, para gerar um maior interesse junto do seu público alvo.

Trabalhe no sentido de criar algumas promoções para comemorar datas específicas no seu blog, sejam elas quais forem. Dependendo do nicho de mercado, poderá aproveitar datas como o Dia dos Namorados, o Dia do Pai, o Dia da Mãe e por aí adiante, por forma a criar promoções temáticas que geram um interesse avultado por parte dos seus leitores, tal como nós fizemos com a promoção de Natal com 25% de desconto em todos os nossos Ebooks.

10. A CONSISTÊNCIA É UMA EXIGÊNCIA

Quando se inicia um blog, independentemente do nicho de mercado, e se atinge rapidamente o sucesso e o interesse junto do público alvo, a consistência passa a ser uma das exigências do seu trabalho. Ainda que os seus leitores não lhe exijam diretamente que você publique novos conteúdos, você deverá sentir a responsabilidade de atualizar regularmente o seu blog e não falhar com os seus leitores. Logicamente, quanto mais conteúdo você publicar no seu blog ao longo dos anos, maiores serão as probabilidades de você conseguir mais tráfego e gerar mais dinheiro, seja através da venda de produtos, seja com anúncios do Google Adsense ou Programas de Afiliados.

Mais uma vez recomendamos que trabalhe no sentido de criar um calendário editorial para o seu blog e esforçar-se para cumprir com as suas metas e objetivos. Estabeleça objetivos mensais, semestrais e anuais, e foque-se no cumprimentos dessas metas. A exigência é uma forma de sucesso e caso você consiga ser comprometido com os seus objetivos, mais rapidamente atingirá o sucesso que tanto deseja.

E VOCÊ, O QUE APRENDEU EM 2012?

Adorávamos saber que lições você aprendeu ao longo do último ano com os seus blogs ou websites. Deixe a sua opinião nos comentários, para que possamos todos aprender com as experiências de cada um. Comente!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.