Conversion Hero

Criando um plano de marketing para o seu blog em 2013

Chegámos a 2013 e depois de mais um ano de muito trabalho, a grande maioria dos blogueiros tem tendência para pensar em tudo aquilo que deverá ou não fazer durante o próximo ano. É lógico que todos nós, blogueiros, desejamos que os nossos blogs cresçam mais, rendam mais, etc., mas para que isso aconteça é necessário criar e trabalhar um plano de marketing sólido e voltado para o sucesso. Ao longo dos últimos anos vimos muitos blogueiros fracassar, fecharem seus blogs, dispersarem nos seus objetivos, escolher os caminhos menos certos, etc. Tudo isso está relacionado com o planejamento e acima de tudo com a afirmação do blog perante o seu público alvo. E é precisamente isso que todos nós deveremos fazer em 2013: criar um plano de marketing voltado para o sucesso e para o investimento.

Se você tem um blog há alguns anos e/ou um blog relativamente recente mas para o qual adora trabalhar e sente que tem o potencial necessário para ser um sucesso, você precisa de um plano de marketing para 2013. Ao realizar um planejamento acertado, você saberá concretamente o que fazer durante os próximos 365 dias para alavancar mais rapidamente o seu negócio e colocar o seu blog com o destaque que ele merece. A pensar nisso, definimos um conjunto de 10 estratégias que todo e qualquer blogueiro deveria colocar no seu plano de marketing para 2013, e um bónus extra para aqueles que gostam de investir no seu conhecimento!

plano marketing

1. IDENTIFIQUE O SEU PÚBLICO ALVO

Para que você possa delinear corretamente o seu plano de marketing, você precisa de saber quem são os seus leitores, o que eles gostam, quais são as suas faxas etárias, que tipo de dúvidas e/ou necessidades é que eles têm, entre muitas outras coisas. Conhecendo concretamente o seu público, você saberá mais facilmente para onde direccionar a sua atenção e que estratégias implementar no seu blog durante os próximos meses.

Existem diversas formas de você conseguir identificar o público alvo do seu blog. Seja através de uma análise detalhada no seu Google Analytics, usando algumas ferramentas na internet ou mesmo realizando um inquérito personalizado junto dos seus visitantes. Vejamos:

cidades

Embora numa primeira instância as cidades de onde o seu público acessa o seu blog possa não parecer algo importante ou interessante, a verdade é que este tipo de informações podem ser utilizadas para campanhas publicitárias através das redes sociais, blogs, etc. Saber que a grande maioria dos seus acessos são feitos a partir de São Paulo ou Belo Horizonte, por exemplo, pode ajudá-lo a direccionar as suas campanhas para os usuários que vivem nessas cidades em concreto.

idades

Embora o Alexa não seja uma ferramenta muito fiável (na verdade é pouco interessante), ela permite-lhe também ter uma ideia das demografias do seu público, o que pode ser interessante quando se trabalha com anúncios e publicidade segmentada na internet. Saber que o seu público alvo está entre os 18 e os 34 anos, é um dado demográfico muito importante a colocar no seu plano de marketing.

Para conseguirmos saber com maior exactidão o tipo de público que visita um blog, podemos comparar os dados do Alex com os dados demográficos da nossa página de fãs do Facebook. Sabendo de antemão que a grande maioria dos fãs do blog são leitores das matérias, podemos ficar com uma ideia mais clara da demografia existente. Vejamos:

facebook

Se compararmos os resultados entre o Alexa e o Facebook, percebemos que efetivamente o nosso público alvo é composto maioritariamente por usuários entre os 18 e os 34 anos de idade, e que os acessos são feitos maioritariamente a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Belo Horizonte. Estes dados ao nível das cidades, são também eles idênticos aos que o Google Analytics nos apresenta, pelo que a margem de erro é bastante reduzida.

inquérito

Por fim, podemos também optar por criar um inquérito/enquete através do Google Docs, que além de ser gratuito, permite estruturar todo o formulário de questionamento de uma forma bastante versátil. Você poderá colocar as questões que bem desejar junto do seu público e depois analisar os diferentes dados demográficos resultantes desse mesmo inquérito. Muitos blogueiros fazem isso e acabam por expor os seus resultados no blog para anunciantes saibam atempadamente qual o tipo de público do blog. No entanto, a grande mais-valia desses dados é você poder colocar em prática estratégias de promoção e divulgação baseadas no seu tipo de público alvo.

2. DIRECCIONE O SEU FOCO PARA NOVAS OPORTUNIDADES

linguasAo longo dos anos, os blogs têm vindo a mudar drasticamente, quer seja em termos de funcionalidades, quer seja ao nível do que é possível criar na internet, desde cursos digitais, ebooks, plataformas de consumo, lojas de e-commerce, e muitas outras coisas. No entanto, para um blog ter sucesso, é necessário modernizar-se e ir ao encontro das necessidades do seu público alvo, conforme vimos no ponto anterior. Isso significa direccionar o seu foco para novas oportunidades, como por exemplo as redes sociais, o marketing de afiliados, ou mesmo a tradução dos seus conteúdos para outras línguas por forma a atingir diferentes tipos de público.

Se fizermos uma pesquisa na Wikipédia, por exemplo, descobrimos facilmente quais são as línguas mais faladas do mundo, e quais os países onde essas línguas estão instituídas. Isso permite-lhe saber, por exemplo, que o português é apenas a 8ª língua mais falada do Mundo, atrás de outras línguas bastante populares como o Francês, Espanhol e Inglês. Sabendo disso, você poderá realizar um planejamento no sentido de expandir o seu blog para outras línguas, como essas citadas, para que o seu alcance em termos de público alvo possa ser maior e os seus rendimentos também.

O mesmo se aplica às mídias sociais. Com um crescimento cada vez mais acentuado de usuários usando o Facebook, Twitter, Google+, Youtube, Pinterest, etc., você precisa aproveitar essas oportunidades e criar campanhas para dar a conhecer o seu trabalho ao maior número de usuários possível (veja o ponto nº8).

3. TRABALHE NA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA

Hoje em dia as pessoas compram marcas, consomem informações sobre as marcas, são apaixonadas pelas marcas, etc. Ter uma marca é fundamental para construir um modelo de negócio voltado para o futuro. Se você continua vendo o seu blog como apenas um blog e não como uma marca, você provavelmente vai-se dar mal no futuro. Você precisa pensar em antecipação naquilo que os usuários estarão consumindo daqui por 5 ou 10 anos, e caso o seu blog não seja uma marca sólida e voltada para o futuro, você acabará perdendo tráfego, leitores e o protagonismo de até então.

Quando escrevemos o artigo “Você olha para o seu blog como um negócio?” falámos de alguns dos aspectos mais importantes de tornar o seu blog no seu negócio e na sua marca. Isto significa que você provavelmente terá de fazer re-adaptações ao seu negócio atual e pensar como ele será daqui por 5 ou 10 anos. Quando mudámos do antigo Fique-Rico.com para o novo EscolaDinheiro.com foi precisamente pensando no futuro, no modelo de negócio e na marca que pretendíamos instituir.

Procure estudar a possibilidade de o seu blog tornar-se numa marca de referência na sua área de negócio. Se por ventura tem um blog no Blogspot e não tem um domínio próprio, deverá começar por aí, comprando um domínio .com, .net ou .com.br. Procure por um nome fácil de memorizar, que seja explicativo daquilo que o seu blog trata, e que seja facilmente adaptável a produtos, como Ebooks, Cursos e/ou mesmo produtos físicos.

4. REGISTE A SUA MARCA

O registo de marca, tanto em Portugal quanto no Brasil, é bastante simples e acessível. Ao registar a sua marca e o seu logotipo, você tem a possibilidade não só de impedir que outros blogueiros façam uso dela indevidamente, como também aumentar o nível de confiança dos seus usuários na sua marca. Em Portugal o Instituto Nacional de Propriedade Industrial disponibiliza um registo de marca/logotipo com preços variáveis e diversas opções de protecção da marca. No entanto, um registo simples de logotipo e nome, custará cerca de 100€ por 10 ano, o que significa um investimento de 10€/mês para manter a sua marca registada. No Brasil é também o Instituto Nacional de Propriedade Industrial que disponibiliza o serviço de registo de marcas online, para que você possa registrar sua marca.

O registo de marca é por norma um processo simples, rápido e eficiente, que lhe permite ser o dono da sua própria marca, impedindo outros blogueiros de fazerem uso indevido dessa mesma marca, ou registrarem outras extensões de domínio para se tentarem aproveitar do seu trabalho. O registo de marca é também um passo importante no seu planejamento de marketing para 2013, pois permitir-lhe-á encarar o mercado com maior confiança e determinação.

Ebook Exercícios para blogueiros

5. INVISTA NA SUA MARCA DO JEITO CERTO

Tal como qualquer outra marca, você precisa investir no mercado do jeito certo, gerenciar corretamente todos os seus perfis sociais, ter uma estratégia de gestão de risco para quando acontece algo de menos positivo, etc. Investir na sua marca é dar a conhecê-la aos seus usuários através de campanhas de publicidade, por exemplo. Pegue numa fatia do seu fundo maneio para investir em anúncios do Google e Facebook, por exemplo, comprar publicidade e artigos patrocinados em blogs, investir em redes de afiliação para comercializar produtos seus através de um programa de afiliados, etc. Existem inúmeras formas de você investir corretamente na sua marca de uma forma positiva e pensando no futuro.

6. TRABALHE CAMPANHAS DE PPC NO GOOGLE E FACEBOOK

ppcJá aqui falámos por diversas vezes da importância de investir em campanhas PPC no Google e Facebook. Já falámos inclusivamente como fazer geração de leads no Facebook e como conseguir mais fãs no Facebook. E na verdade são ambas duas estratégias importantes, quer seja ao nível da geração de leads em programas de afiliados, quer seja no desenvolvimento de campanhas para aumentar a sua base de leitores e fãs no Facebook. Os investimentos em Google AdWords, por exemplo, devem ser realizados com o intuito de vender um produto, quer seja um produto próprio, ou um afiliado, caso contrário investir no Google para receber tráfego é uma perda de tempo e de dinheiro.

Trabalhe corretamente as suas campanhas de PPC no Google e Facebook para aumentar drasticamente a sua base de fãs e leitores, mas também para gerar um maior volume de vendas para os seus produtos, quer sejam eles produtos físicos ou digitais, como Ebooks, Cursos, etc. Este tipo de campanhas são extremamente rentáveis quando estruturadas diretamente para o público alvo do seu blog, conforme vimos no primeiro ponto deste artigo. Aproveite também para ler o nosso tutorial com dicas e estratégias para anunciar no Facebook Ads.

7. SUB-CONTRATE CONTEÚDO

Quando um blog atinge um determinado nível, a sub-contratação de conteúdo torna-se essencial para corresponder à demanda e às necessidades dos leitores. Já aqui falámos também sobre como contratar novos escritores para a sua equipe e como encontrar Freelancers para escrever no seu blog. Aumentar a sua equipe torna-se fundamental a vários níveis, mas principalmente para que você tenha mais conteúdo no seu blog e possa atingir um maior público alvo. Se você não consegue escrever todos os dias e/ou pretende ter mais conteúdo no seu blog diariamente mas não tem capacidade de escrever esse conteúdo todo, você precisa começar a sub-contratar pessoas para o ajudar, e isso faz parte de um planejamento de marketing voltado para o sucesso, em que o investimento realizado tem sempre em vista o retorno esperado.

8. INVISTA NAS SUAS REDES SOCIAIS

fanpageEmbora ter muitos fãs no Facebook ou seguidores no Twitter não seja predicado para nada, é uma excelente forma de conseguir mais leitores para o seu blog, potenciais novos consumidores dos seus produtos, ou até mesmo mais conversões para os seus programas de afiliados. Crie uma estratégia de gestão dos seus perfis nas redes sociais (só as principais) e os tipos de conteúdos que considera serem os mais interessantes de publicar por lá. Trabalhe no sentido de oferecer aos seus leitores os conteúdos que eles realmente desejam ver, mas foque-se numa estratégia de conteúdo misto, com fotografias, textos, artigos, links de artigos em outros blogs, etc.

Sempre que você publica algo na sua página de fãs do Facebook, por exemplo, você pode analisar o comportamento dos seus leitores e perceber quais os tipos de conteúdos que eles mais gostam. O Facebook é também uma excelente plataforma para obter tráfego de qualidade para o seu blog. Para isso, elabore uma lista com diversos conteúdos de qualidade do seu blog, e publique pelo menos 2 artigos por dia na sua fanpage, mesmo que sejam conteúdos mais antigos, mas que tenham a qualidade necessária. Isso vai-lhe permitir fazer chegar esses conteúdos aos seus leitores mais recentes, aumentar o tráfego diário do seu blog e aumentar a interação dos seus fãs com os seus conteúdos.

conteudos fanpage

O Facebook Insights para páginas de fãs, permite-lhe também perceber quais os tipos de conteúdos que funcionam melhor junto do seu público. Você pode ordenar esses resultados por tipo de conteúdo, ou misturar todos os tipos de conteúdos (imagens, texto, links, etc) numa única tabela, e depois jogar com os filtros de Alcance, Utilizadores Envolvidos, Pessoas que falam sobre isto e a taxa de Viralidade.

ligações

Se filtrarmos por exemplo por artigos partilhados na timeline de uma fanpage, podemos também perceber quais os tipos de conteúdos que geram um maior interesse junto dos leitores, para que possamos adaptar as nossas estratégias de conteúdo de acordo com esses indicadores.

9. FOQUE-SE NO CONTEÚDO DE EXCELÊNCIA

O conteúdo é Rei e continuará a ser por muito tempo. No futuro, só o conteúdo de excelência terá direito aos primeiros lugares dos resultados de busca e essa tendência como a verificar-se cada vez mais, o que significa que você terá de trabalhar ainda melhor os seus textos, diferenciando-os dos seus concorrentes pela excelência. Não basta escrever por escrever, é necessário informar, opinar, detalhar. É necessário que o seu plano de marketing para 2013 contenha também a produção de conteúdo de excelência a todos os níveis. Quanto mais qualidade os seus conteúdos tiverem, maiores serão as suas probabilidades de serem bem sucedido.

A juntar a tudo isso, quanto mais qualidade o seu conteúdo tiver, maior será o interesse dos seus leitores em compartilhá-lo com outros usuários. Evite ao máximo entrar em nichos de mercado que não domina e sobre os quais você pouco ou nada entende. Foque-se naquilo que você sabe fazer melhor do que ninguém, e aproveite esse conhecimento para escrever conteúdo de excelência e superar mais facilmente os seus concorrentes. Se estiver numa fase em que a produção de ideias não está tão fácil, considere ler o nosso artigo sobre Onde encontrar inspiração e ideias para novos artigos.

10. CRIE PRODUTOS IRRESISTÍVEIS

ouroUm plano de marketing tem sempre de conter um produto, ou vários. Só dessa forma é possível obter o retorno desejado com as suas campanhas de marketing e/ou converter o seu tráfego em dinheiro. Logicamente, se você não tem um produto, você pode sempre recomendar produtos de outras empresas por meio de afiliados. Mas se você quer realmente ser bem sucedido e colocar seu blog faturando bem, você precisa de criar produtos próprios, que sejam irresistíveis para os seus usuários. Um produto irresistível é aquele que resolve um problema comum dos seus leitores, quer seja um Ebook, um Curso ou um produto qualquer físico. Desde que ele tenha a capacidade de resolver um problema ou dúvida dos seus leitores, você tem tudo para ser bem sucedido nas suas vendas.

Procure perceber o que os seus leitores mais desejam, seja ganhar dinheiro na internet, emagrecer, comprar um carro, saber cozinhar bem, ou qualquer outra coisa. Foque-se nesse problema e numa solução para ele, através de um produto. Se o seu produto tiver capacidade de resolver esse problema, você acabará vendendo facilmente esse produto para os seus leitores. É isso que acontece com os programas de afiliados, quando eles convertem bem, por exemplo. Se você criar o seu próprio produto, você poderá criar também o seu programa de afiliados próprio e colocar outros usuários para revender o seu produto.

BÓNUS: PARTICIPAR DE EVENTOS E CONFERÊNCIAS

Para terminar, o seu plano de marketing para 2013 deverá incorporar também a participação em eventos e conferências relacionadas com o nicho de mercado que você trabalha. Não adiante você olhar para esses eventos como uma despesa, caso contrário você nunca sairá de casa para aprender mais. Você tem de olhar para eles como um investimento no seu conhecimento e como uma oportunidade para conhecer outros profissionais, estabelecer relacionamentos com eles e criar inclusivamente parcerias e sinergias que o possam beneficiar e ajudar o seu blog/site a crescer. Eventos como o Afiliados Brasil de São Paulo, são oportunidades muito boas para networking, aprender com os melhores e criar novas ideias para desenvolver durante o ano no seu blog e nos seus negócios na internet. Melhor do que você comprar um produto qualquer de um profissional de que nunca ouviu falar.

E VOCÊ, O QUE PRETENDE FAZER EM 2013 COM O SEU BLOG?

Que outras estratégia pretende colocar no seu plano de marketing e ação para 2013 no seu blog? Deixe o seu comentário e participe do debate também!

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (25)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Julio Cesar

    Olá,

    Artigos com excelentes dias... Vou aplicá-las todas elas no site/blog que desenvolvi recentemente, inclusive para conseguir um maior número de clientes.

    Abraço e Sucesso!

    10/01/2013

    Responder
  • Isac Alves

    Olá Paulo,
    Artigo impecável. Praticarei muitas destas dicas no meu meu blog, o Dicas de Leitura.

    Até mais.

    10/01/2013

    Responder
  • Paulo Garra

    Paulo,
    Excelentes dicas.
    Gostaria de acrescentar nas dicas relacionadas à marca que além de trabalhar com uma imagem de marca profissional (ao tirar o blog do blogspot ou do wordpress.com), creio que devemos trabalhar com o relacionamento e engajamento com os nossos visitantes.
    Uma marca que é próxima e "amiga" dos visitantes tem maior probabilidade de realizar vendas e, segundo Seth Godin, tornar esses visitantes em amigos, e esses amigos em clientes.

    Abração
    Paulo

    10/01/2013

    Responder
  • Arilson César

    Tudo bem, Paulo F.?

    Gostei muito da ideia de sub-contratação de conteúdo. Eu, por exemplo tenho encontrado grande dificuldade em disponibilizar no meu blog material de qualidade com frequência. (Um bom artigo a cada 2 dias por exemplo). Legal, ótima dica para 2013.

    10/01/2013

    Responder
  • Rodrigo

    Eu comecei meu blog este ano apesar de já ter bastante experiência em desenvolvimento web. Com isso vou começar, acredito, errando bem menos.

    Ótimas dicas, obrigado.

    10/01/2013

    Responder
  • Fabio Umpierre

    OLá.

    Excelente artigo, abordando vários itens super importantes para uma melhor elaboração do plano de marketing.

    Essas estratégias são simples de implementar mas de um poder imenso, parabéns pelo conteúdo.

    Abraço!

    10/01/2013

    Responder
  • Mestre dos sites

    Na verdade ano planejando algumas ações offline, como apoio a eventos do meu segmento e tenho gostado do resultado

    11/01/2013

    Responder
  • Isaias Cardoso

    Excelentes dicas. Ultimamente tenho feitos mudanças no meu blog, mudei completamente o foco e já segui muitos dos passos que voce mencionou aqui e vejo que esta tendo resultados, vou continuar emplementando mais práticas sugeridas e poder alcançar uma fatia desse universo virtual. orbigado pelas dicas, voces ajudam e muito. valew

    11/01/2013

    Responder
  • Arlindo Armando

    Paulo, artigo sensacional! E penso que planejar o que será feito no blog nesse ano que esta iniciando é uma forma de ficar menos perdido. Sempre há mudanças no meio do caminho, mas pelo menos você tem um começo e fim definidos.

    Afiliados Brasil que me espere!

    Abraços, Arlindo Armando

    11/01/2013

    Responder
  • João Paulo

    Olá, Paulo!

    Excelente artigo! É realmente esse tipo de material que precisamos encontrar mais vezes!

    Sucesso!!

    11/01/2013

    Responder
  • Cláudio Corgozinho

    Parabéns pelo trabalho, Paulo. Suas considerações mostram que realmente está maduro no seu mercado. Seu plano de ação está muito bem elaborado. A única observação que faço é no sentido de ter em mente um "plano B", para situações emergenciais que podem surgir a qualquer instante.

    Abraço!

    11/01/2013

    Responder
  • Miguel

    Este artigo é mesmo muito útil principalmente para quem já tem um projecto consolidado. Neste momento estou a planear um grande investimento nas redes sociais já a partir de fevereiro.

    Bom trabalho!

    12/01/2013

    Responder
  • Roberto Cortez

    Paulo,
    cada artigo seu é uma verdadeira biblia do saber.

    Quando pensamos que já sabemos muito, chegamos aqui ao escola dinheiro e vemos que afinal não sabemos nada.

    Os meus parabéns, estes artigos são realmente de grande qualidade e nota-se que existe um imenso trabalho de casa para eles.

    O sucesso é de quem trabalha para ele e este blog merece cada visita.

    Abraço

    14/01/2013

    Responder
  • Gabriela Domingos

    Muito interessante a matéria vale pena lembrar de tudo isso esse ano !

    Obrigado !

    14/01/2013

    Responder
  • Irmão Tamura

    Muitíssimos importantes as dicas dessa postagem, e a mais importante que achei foi a importância no conteúdo de qualidade, que no meio que escrevo é tudo! obrigado pelas dicas! abraços

    14/01/2013

    Responder
  • Rafael Oliveira

    Olá Paulo,

    Percebo que muitas dessas estratégias eu já estou seguindo, mas tem outras que devo aplicar de forma mais eficiente daqui para frente graças as suas dicas.

    Tenho certeza que todos que criarem um plano de marketing bem feito, colheram os frutos do sucesso na virada do próximo ano...

    Parabéns pelo excelente artigo!

    Abraços e sucesso!

    16/01/2013

    Responder
  • Leonardo Brasil

    Paulo Faustino,
    Excelentes estratégias descritas neste artigo, recomendável a todos.

    Parabéns pelo belíssimo trabalho.

    Sucesso!

    19/01/2013

    Responder
  • Diogenes Oliveira

    Ótimo artigo.

    Sucesso!

    21/01/2013

    Responder
  • Pedro

    Excelentes dicas, como de resto já nos tens vindo a habituar Paulo ;)

    Vamos lá ver como corre este ano de 2013.

    22/01/2013

    Responder
  • Moisés Santos

    Paulo, essas dicas são valiosíssimas, mas o problema é muitos blogueiros são preguiçosos e imediatistas, eles querem começar uma projeto de qualquer forma e mesmo assim obter bons resultados. Esse é um dos motivos porque muitos fracassam antes mesmo de começar.

    Quem deseja ter um blog de sucesso deve primeiro começar a traçar metas e cumpri-las a risca. Afinal de contas, trabalhar com blog exige responsabilidades como em qualquer ouro meio de trabalho.

    02/02/2013

    Responder
  • Alessander Raker Stehling

    Dicas claras e inteligentes. Li todos os artigos recomendados e sai com uma bagagem de conhecimento bem maior. Agradeço as dicas

    Um abraço

    04/02/2013

    Responder
  • Charles Corrêa

    Grande Paulo

    Muito boas as dicas estarei colocando elas em prática este ano.

    Sucesso ao amigo

    11/02/2013

    Responder
  • marketing digital

    Muito Bom Artigo.
    Parabéns pela excelência de conteúdo e pela demonstração clara das ideias apresentadas.
    Agora é pôr em prática.

    21/02/2013

    Responder
  • Hans

    Super essas dicas. Ando planejando iniciar algo e certamente esses pontos deverão me nortear.

    13/04/2013

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.