Conversion Hero

Tendências para o mercado de Afiliados em 2013

O mercado de Afiliados, pese embora esteja em franco crescimento no Brasil, é ainda um mercado muito novo e pouco explorado, tanto pelos publishers e blogueiros, como pelas empresas de marketing e afiliados. Nos Estados Unidos esse mercado de webmarketing está alguns anos à frente da realidade do Brasil, mas essa tendência irá certamente alterar-se ao longo dos próximos anos, especialmente quando as empresas começarem a perceber as enormes vantagens de trabalhar com esse modelo de partilha de receitas. Depois de participarmos do Affiliate Summit West 2013 de Las Vegas e com a experiência que temos adquirido também na organização do evento Afiliados do Brasil de São Paulo, ficamos a perceber algumas daquelas que serão as maiores tendências para esse mercado durante 2013 e a verdade é que tanto blogueiros quanto empresas, deverão tentar posicionar-se e adaptar-se a essa realidade, para que possam conseguir os melhores resultados possíveis durante este ano.

O mercado de Afiliados precisa evoluir, amadurecer e acima de tudo expandir. São precisas mais ofertas, melhores ofertas, mais transparência e uma maior seriedade na forma de fazer negócios, para que esse mercado possa explodir, tal como aconteceu nos Estados Unidos. E para que isso aconteça, é necessários nos adaptarmos às novas realidades, mas acima de tudo não temermos a concorrência. Porque na verdade, é a concorrência que nos permite evoluir e estar constantemente procurando novas formas de crescimento.

MAIORES PAYOUTS E RECEITAS

Com um mercado cada vez mais populado por anunciantes e empresas interessadas em fazer negócio, uma das tendências de mercado será sem dúvida a subida dos valores de pagamento por CPA em campanhas. Atualmente muitas empresas que têm campanhas de afiliados estão pagando valores miseráveis por cada conversão na campanha, pelo que os blogueiros e publishers que não tenham uma quantidade considerável de tráfego, terão muitas dificuldades para ganhar dinheiro com essas mesmas campanhas.

À medida que o mercado for abrindo e a concorrência for aparecendo, será natural a subida dos valores pagos para afiliados, até porque na verdade são os afiliados que geram a grande maior parte da receita para essas empresas. Com o Google Adsense pagando em torno de 60% do valor de um clique, o que até se pode considerar uma percentagem muito boa, outros anunciantes no mercado de afiliados terão tendência para aumentar suas comissões e tentar motivar seus afiliados para gerarem maior negócio e consequentemente mais receita para ambas as partes.

GEO-LOCALIZAÇÃO POR CAMPANHA

Uma das coisas que temos ouvido falar muito nos últimos tempos é sobre a geo-localização em publicidade. Banners publicitários que fazem leitura do IP do usuário para mostrarem conteúdo personalizado e baseado na localização desse mesmo usuário é parte do futuro do mercado de Afiliados. Existem já bastantes empresas trabalhando no sentido de oferecer este modelo de publicidade, que lhe permitirá monetizar diferentes tipos de público, como por exemplo usuários do Brasil e usuários de Portugal.

geo localização

Neste exemplo podemos ver como uma empresa apresenta um mesmo banner de 300×250 de forma diferente dependendo da zona geográfica de onde o usuário acessa um site. Se ele estiver na América Latina, aparecerá o banner do lado esquerdo, enquanto que para o resto do Mundo aparecerá o banner da direita. Este tipo de funcionalidade, aplicado às várias áreas e nichos de mercado, será uma tendência crescente em 2013 e uma oportunidade fantástica para blogueiros e publishers aumentarem as suas conversões.

APOSTA NO MERCADO MOBILE

mobileO mercado mobile será também uma das grandes tendências para o mercado de afiliados em 2013 e um pouco para a internet no seu geral. Com o crescimento do número de usuários e acessos através de dispositivos móveis como Smartphones e Tablets, a tendência será para a adaptação de layouts, sites e lojas de e-commerce a essa nova realidade, mas também à de empresas de afiliação que passarão a ter opções de monetização de afiliados por meio do Mobile, conforme este exemplo apresentado à direita, em que o usuário vê uma propaganda da HP enquanto acessa um conteúdo de um blog através do seu smartphone, por exemplo.

Empresas como a Netaffiliation e a Swelen já trabalham de perto com a exploração do marketing de afiliados em Mobile, oferecendo diversas campanhas e monetização do tráfego que é gerado via acesso mobile por parte dos usuários de um determinado site ou blog. Se você tem muito tráfego no seu blog por meio de smartphones ou tablets, você deverá aproveitar esta oportunidade e começar desde já a monetizar esse tráfego. O mesmo se aplica à configuração e adaptação dos seus conteúdos às pequenas telas dos smartphones e tablets. Você precisa inovar, trabalhar o seu layout para que ele seja responsivo e oferecer todas as condições para os seus usuários que preferem acessar o seu blog nas telas mais pequenas.

RETARGETING E DISPLAY DO JEITO CERTO

O retargeting é uma tecnologia que permite que o cliente veja a marca do anunciante ao longo de sua visita pelo site ou mesmo depois de já ter saído. Isso é feito baseado em diversos filtros definidos pela empresa responsável. De acordo com as ações anteriores tomadas pelo cliente, sejam elas uma visualização de banner, acompanhamento de newsletter, visita de um perfil no Facebook, etc., o sistema decide por mostrar ou não uma propaganda. Dessa forma o cliente fica mais exposto à marca e as chances de que ele clique no anúncio e compre um produto são maiores.

O retargeting, que por sinal já é usado por muitas empresas de afiliados por esse mundo fora, será também uma das grandes tendências para o mercado de afiliados em 2013. Ao visualizar uma campanha no seu site, o usuário acabará por visualizar a mesma campanha em outros canais de mídia, ficando mais exposto ao anúncio e aumentando as chances de ele comprar e gerar receita para o seu site/blog. O display de banners publicitários irá também continuar a melhorar, não apenas com a integração de tecnologias avançadas de geo-localização, mas também em termos de possibilidades, como a subscrição de serviços, a visualização dinâmica de produtos, entre outros. Acompanhar essas tendências por meio das empresas de afiliados com que você trabalha é fundamental para explorar ao máximo todas essas potencialidades.

APOSTA NAS MÍDIAS SOCIAIS

mídias sociaisMuitas empresas de afiliados já permitem que os seus afiliados (você e nós) promovam determinadas campanhas por meio dos seus perfis nas mídias sociais. Se você tem páginas de fãs no Facebook com milhares de usuários ou perfis no Twitter com milhares de seguidores, essa é também uma oportunidade muito boa de você começar a monetizar eficientemente o seu público, e começar a gerar uma maior receita através dos diversos canais de mídia com que você trabalha.

Algumas empresas de afiliados listam nas opções da campanha se o anunciante permite ou não que você promova essa mesma campanha através das mídias sociais. Isto é uma oportunidade muito boa para você começar a rentabilizar os seus perfis no Facebook e Twitter, e aumentar também as suas receitas de forma gradual.

Em Dezembro fizemos alguns testes através do Facebook e da publicação de produtos por meio de links de afiliado, para avaliarmos até que ponto o público se interessaria por esse tipo de recomendações. Embora não tenhamos aplicado um período de 15 ou 30 dias com publicações recorrentes, fizemos alguns testes com 2 ou 3 produtos para avaliarmos a receptividade, e o resultado foi mais ou menos este:

vendas

Percebemos que os produtos são bem aceites pelo público, tendo em consideração o número de curtidas e partilhas, bem como os comentários deixados na publicação, e percebemos também que esse tipo de estratégia pode ser bastante rentável. Os 26 produtos que vendemos por meio da Amazon geraram um total de $869,61 dólares de vendas e uma comissão de $45,30 dólares para nós. Logicamente, esse valor é muito baixo, mas o teste também não realizado intensivamente. Calculamos que publicando 2 a 3 produtos por dia, juntamente com as outras postagens diárias, por um período de 30 dias, a receita poderá ser muito, mas muito maior. E foi precisamente isso que quisemos perceber, para que agora nos possamos programar no sentido de explorar essa oportunidade.

MAIS EMPRESAS E CONCORRÊNCIA

Em 2013 a tendência será também para o aparecimento de mais empresas na área dos Afiliados, o que fará com que a concorrência nessa área seja maior. Com isso, os blogueiros e publishers acabarão por sair ganhando, uma vez que mais concorrência significa valores mais altos de comissão, mais oportunidades e acima de tudo uma maior escolha na hora de promover uma determinada campanha. Se uma empresa de afiliados não trabalhar bem e não for respeitável, haverá sempre a oportunidade de mudar de empresa e continuar a promover a mesma campanha por meio de uma concorrente. Logicamente, haverá casos de campanhas que são exclusivas de uma rede de afiliados, e nesses casos nada poderá ser feito.

A transparência será outros dos factores a melhorar em 2013. Muitas empresas ainda trabalham para sacanear os seus afiliados, limpando comissões, atrasando os pagamentos e tudo mais. No futuro essas empresas não terão espaço de manobra no mercado e acabarão por se dar mal, com a sua concorrência a superá-las em todos os aspectos e dando melhores oportunidades para os seus clientes. Quem não trabalhar de forma séria e respeitável acabará por perder esse barco. O cliente é tudo, e trabalhar com afiliados significa estar em constante contato com eles e ajudando-os nas suas dúvidas e questões, bem como na alavancagem do volume de negócios.

UM MERCADO EM CRESCIMENTO

Num estudo recente sobre o mercado de Afiliados a que tivemos acesso, ficou claro que o investimento nesse mercado até 2016 terá uma tendência de crescimento, com cada vez mais empresas investindo nessa modalidade de divulgação. Isto significa não só que a concorrência será maior, como também que blogueiros e publishers irão ganhar mais dinheiro no futuro, à medida que forem aparecendo cada vez mais ofertas e uma maior diversidade ao nível dos nichos de mercados.

estudo

Nos próximos 3 anos essa tendência de crescimento fará com que o mercado de Afiliados se torne ainda mais na principal fonte de receita dos blogueiros e publishers, pelo que se ainda não trabalha com afiliados nos seus sites e blogs, você não deverá perder esta oportunidade única de rentabilizar seus projetos online e de tirar partido desse crescimento contínuo.

Eventos como o Afiliados do Brasil de São Paulo são também uma grande oportunidade para você conhecer e contatar diretamente com as principais empresas, agências e publishers do país, estabelecer relações, firmar acordos e parcerias, etc., portanto, não perca esse barco e entre em 2013 com o pé direito!

Abraços!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.