Conversion Hero

Melhorando seu tráfego orgânico com conteúdo de grande qualidade

Com os constantes updates do Google ao seu algoritmo de pesquisa, nomeadamente o Panda e Penguin que muito têm dificultado o trabalho dos blogueiros, uma das coisas que rapidamente se ficou a perceber foi que o conteúdo realmente é Rei. Recentemente o colega Neil Patel escreveu um conteúdo bem interessante onde analisou não apenas a importância de escrever bom conteúdo, mas acima de tudo o impacto que um conteúdo grande e de qualidade pode ter no rankeamento de um site. A verdade é que conteúdos grandes e extremamente informativos, têm tendência para rankear melhor nos buscadores e acima de tudo angariar mais Likes e Tweets por parte dos usuários que acessam o seu blog regularmente.

Já aqui falámos diversas vezes da importância de escrever conteúdo de grande qualidade aos olhos do Google, mas a verdade é que cada vez mais estudos apontam para que a qualidade e dimensão dos conteúdos façam toda a diferença no rankeamento de um site e principalmente na forma como o seu público interage com as suas publicações. Certo é que se os seus usuários interagirem mais com os conteúdos, eles acabam comprando mais o que resulta numa monetização mais eficiente para o seu blog.

O CONTEÚDO É REI

A empresa SerpIQ fez um estudo no ano passado para verificar o impacto de um conteúdo grande e extenso em relação à forma como ele se apresenta não apenas para os buscadores, mas também para o usuário e a forma como o usuário acaba interagindo com esse conteúdo, e chegou a resultados bem interessantes. A verdade é que um conteúdo maior, tende a rankear melhor.

tamanho conteúdo

Neste gráfico podemos perceber que a dimensão média dos conteúdos que aparecem no TOP10 dos resultados de busca do Google, têm em média mais de 2000 palavras, sendo que os conteúdos que aparecem em 1º e 2º lugares, têm acima de 2400 palavras. Isto significa que conteúdos de 400 ou 500 palavras, terão uma maior dificuldade para competir com textos mais extensos e informativos, algo que do ponto de vista do Google e do usuário faz todo o sentido. O que é que interessa mais ao usuário, um conteúdo pequeno e sem informação de qualidade, ou um conteúdo extenso e explicativo sobre o assunto? A resposta é óbvia.

dimensão conteúdo domínio

Neste gráfico, a mesma empresa avaliou também a correlação entre a dimensão média do conteúdo e a idade do domínio do site/blog, sendo que por norma, os sites/blogs mais recentes, tendem a ter conteúdo com menos palavras, ao passo que sites com mais anos, acabam por gerar conteúdo maior e mais extenso. Esta questão é simples de explicar a partir do momento em que se percebe que a maturidade de um site, significa que o seu autor também já tem uma visão relativamente diferente do mercado, e acaba por trabalhar melhor os seus conteúdos e produzir textos mais longo e explicativos.

SITES COM CONTEÚDO DE QUALIDADE GERAM MAIS LINKS

Logicamente esta afirmação não é novidade para ninguém, especialmente se tivermos em consideração que a grande maioria dos sites/blogs que têm conteúdo realmente de grande qualidade, acabam sempre por se tornar conhecidos e gerar mais tráfego do que blogs que são atualizados esporadicamente ou que não têm como base conteúdo de grande qualidade. Quando se trabalha um site/blog o mais importante é trabalhar desde o início a qualidade dos conteúdos, para que não existam conteúdos de baixa qualidade e/ou que possam estar a prejudicar a imagem e qualidade do blog num todo.

A SeoMoz fez um estudo em 2011 em que analisou a correlação entre a dimensão dos conteúdos e o número de links que estes recebem, e chegou a resultados bastante interessantes que colocam em cima da mesa a importância de produzir conteúdo extenso e de grande qualidade:

dimensão

Neste primeiro gráfico temos o número de artigos publicado no blog da SeoMoz e a quantidade de palavras de cada um deles.

links

E neste gráfico temos a quantidade de links que cada um desses artigos recebeu em média. Podemos rapidamente perceber que quanto mais palavras um conteúdo tem, maior é a probabilidade de ele receber mais backlinks vindos de outros sites e blogs, uma vez que se trata de um conteúdo com maior qualidade e/ou é simplesmente mais explicativo e detalhado, servindo como exemplo para muitos outros profissionais.

Isto significa também que a correlação entre a dimensão do conteúdo está diretamente ligada ao posicionamento que ele poderá vir a ter nos resultados dos motores de busca. Por isso é que no primeiro gráfico temos uma média superior a 2000 palavras para os conteúdos que ficam no primeiro lugar dos resultados de busca.

Ebook Exercícios para blogueiros

MAIS CONTEÚDO = MAIS LIKES/TWEETS

O próprio Neil Patel resolveu analisar também os seus próprios conteúdos para perceber a correlação entre a dimensão do conteúdo e o número de interações sociais que esse conteúdo teve ou tem. Basicamente ele definiou dois patamares de análise: conteúdos com Mais de 1500 Palavras e conteúdos com Menos de 1500 Palavras. Ao todo, foram analisados 327 posts do blog.

social conteúdo

Como podemos ver no gráfico, os artigos com Menos de 1500 Palavras tendem a receber menos Likes no Facebook e muito menos Tweets no Twitter, ao passo que os conteúdos com Mais de 1500 Palavras acabam por gerar uma muito maior interação social, com mais usuários a compartilhar esses conteúdos nas redes sociais. Na verdade, os conteúdos maiores, recebem em média mais 68.1% de Tweets e mais 22.6% de Likes.

A TENDÊNCIA DE BUSCA MUDOU

Outro aspecto interessante desta análise é que a tendência de busca dos usuários no Google tem vindo a mudar muito ao longo dos anos. Hoje em dia, são muito menos a quantidade de pessoas que realiza uma busca no Google com apenas 2 ou 3 termos de pesquisa, e são muito mais as pessoas que nos dias de hoje usam 5, 6 ou mais palavras quando realizam uma pesquisa no buscador. Isto significa que há uma maior fatia de Long Tail Keywords a ser explorada e mais tráfego convergindo para pesquisa mais complexas. Veja:

  • 1-palavra por pesquisa = 20.29% (anteriormente era 19.02%)
  • 2-palavras por pesquisa = 23.65% (anteriormente era 32.58%)
  • 3-palavras por pesquisa = 21.92% (anteriormente era 25.61%)
  • 4-palavras por pesquisa = 14.89% (anteriormente era 12.83%)
  • 5-palavras por pesquisa = 8.68% (anteriormente era 5.64%)
  • 6-palavras por pesquisa = 4.65% (anteriormente era 2.32%)
  • 7-palavras por pesquisa = 2.49% (anteriormente era 0.98%)
  • 8-palavras por pesquisa = 3.43% (ninguém usava 8-palavras por pesquisa em 2004!)

Esta tendência de pesquisa significa que a grande maioria dos internautas hoje já realizam buscas de uma outra forma, porque sabem que à partida se pesquisarem por 1 ou 2 termos apenas, acabarão por receber resultados que não correspondem aquilo que realmente procuram, enquanto que se usarem 4, 5 ou mais termos, acabarão por entrar conteúdo mais especializado e focado no assunto que pretendem encontrar. Isto significa que se você está trabalhar conteúdo no seu blog, você deverá ter este aspecto em consideração, para conseguir atrair o tráfego certo nas Long Tail Keywords. Não sabe o que são Long Tail Keywords? Leia este artigo e também este artigo.

long tail

Esta estratégia de Long Tail Keywords é ideal para quem procura ganhar dinheiro com programas de afiliados, buscando tráfego orgânico para pesquisas específicas. Ainda que o Long Tail atraia um menor volume de tráfego, se você conseguir atrair várias pesquisas longas deste tipo, você poderá receber bastante tráfego de qualidade e que realmente se converte em vendas, do que receber uma montanha de tráfego indiferenciado por parte de usuários que simplesmente não se interessam em comprar nada que esteja no seu blog!!

CONTEÚDO MAIOR = MAIS VENDAS

Não é novidade para ninguém que as páginas de vendas de produtos por norma são extensas, extremamente explicativas e são um modelo usado commumente por afiliados e blogueiros que têm algo para vender. Já parou para pensar porque razão essas páginas de venda são tão grandes? Porque na verdade elas convertem mais do que as páginas mais pequenas e/ou com conteúdo mais pequeno.

Existem imensos estudos na internet que comprovam que as páginas mais longas e com mais conteúdo, convertem melhor um usuário em cliente do que as páginas com menor conteúdo, portanto, conteúdo maior é sempre sinónimo de uma conversão maior! Pode confirmar isso neste estudo e neste estudo.

ESTÁ NA HORA DE PRODUZIR MAIS E MELHOR!

Embora não seja novidade para ninguém que produzir conteúdo de grande qualidade é realmente a melhor forma de conseguir conversão, tráfego, vendas e uma série de outros benefícios diretos, a realidade é que ainda muitos blogueiros trabalham no sentido de escrever em quantidade do que em qualidade. É preciso que você ganhe consciência da importância de produzir conteúdos maiores, mais explicativos, mais profundos, e que acima de tudo, ajudem o seu leitor a esclarecer as dúvidas que ele tinha até chegar ao seu blog para as dissipar. Resumindo:

  • Escreve mais e melhor – Quer você escreva posts num blog, uma página de vendas para um produto, ou outro tipo de conteúdo qualquer, você deverá focar-se em desenvolver um conteúdo maior, com mais qualidade e acima de tudo que não deixa margem para que o seu usuário fique com dúvidas e tenha de ir pesquisar em outro lugar.
  • Quantidade não é sinónimo de qualidade – Escrever muitos artigos com mais de 1000 palavras não significa que você vá conseguir receber mais tráfego e vendas no seu blog. A quantidade nunca é sinónimo de qualidade, portanto, foque-se em desenvolver a sua estratégia de conteúdo em torno de textos que sejam realmente úteis, e tenham realmente qualidade do ponto de vista de quem está lendo.
  • Menos palha e mais conteúdo prático – Embora este ponto esteja relacionado com o anterior, a ideia importante de referir é que não interessa escrever muito blablabla só para que o seu conteúdo tenha uma dimensão apropriada à sua estratégia. Não se esqueça que os seus leitores não são burros, e eles conseguem perceber se você é redundante ou não. Vá direito ao assunto e só escreva aquilo que realmente interessa dizer.
  • Trabalhe melhor suas mídias sociais – Embora conteúdos maiores e mais explicativos possam gerar mais Tweets e Likes, você também terá de perceber que é importante ter uma estratégia bem definida do ponto de vista da gestão dos seus perfis sociais. Trabalhe melhor as suas interações via Facebook e e Twitter, para que os seus conteúdos ganhem a tração desejada.

Preparado para esse desafio?

Até Já!

Artigos
Relacionados

Comentários (31)

Gostou desse artigo?

Partilhar Comentar

  • Arlindo Armando

    Conteúdo de qualidade é tudo que temos. Sem ele não existe SEO, não existe vendas, não existe conversão, não existe nada.

    Excelente artigo Paulo!

    Abraços, Arlindo Armando

    09/05/2013

    Responder
  • William

    Grande artigo, parabéns!

    Realmente o conteúdo é algo indiscutível, o pior que hoje em dia, a maioria quer aprender tantas outras coisas, mas não se preocupam em aprender a escrever. Acredito não ser impossível desenvolver isso, requer estudo, pesquisa constante em blogs com conteúdo melhor que o seu e o restante é desenvolver aquilo que você conseguiu absorver!

    Enfim, escrever por escrever, realmente não dá resultado.

    Abraços!

    09/05/2013

    Responder
  • Valter Correia

    Bem, eu já tinha reparado que artigos com mais conteúdo deixam uma imagem melhor, principalmente quando escrevemos os artigos por palavras nossas, escrevemos simples e completos. Nem todos gostam de ler, mas artigos simples de compreender deixam aquela impressão que se lêem rápido, e o leitor gosta disso.
    Paulo Faustino, gostava ainda de ver a tua opinião acerca disto: um chat onde os leitores interagem em reuniões, podendo assim conhecer outros leitores da área. No meu caso, faço reuniões semanais com treinadores de futebol, e há cada vez mais leitores a aderir.

    Gostava de ver a tua opinião

    Abraço

    09/05/2013

    Responder
  • Filipe Costa

    Mais um excelente artigo Paulo!

    De facto já reparei que os artigos com maior conteúdo são mais relevantes nos motores de busca. Com razão, pois mostram maior conhecimento no assunto da parte do autor/blog.

    No entanto vale a pena realçar que outra diferença que eu noto, que vai criar impacto no leitor e fazer que este volte no futuro, é saber dividir o artigo por títulos, ter uma linguagem simples e cativante e saber conjugar imagens ilustrativas ao longo do artigo. Fazendo isto correctamente o leitor vai ficar "agarrado" à leitura até ao fim, vai ficar esclarecido no que tem de ficar referente ao título principal do artigo.

    Abraço,
    Filipe Costa

    09/05/2013

    Responder
  • Rodrigo Maia

    Vou defender aqui o conteúdo pequeno só que de qualidade. Imagina eu quero escrever em meu blog como fazer uma soma de dois números. Não tem como eu escrever um texto grande ensinando isso a não ser que eu vá pra história da matemática, descreva os nomes dos matemáticos importantes. O visitante quer saber somar e não saber a história da soma.

    Outra coisa que gostaria de destacar, mas no meu ponto de vista criar um conteúdo grande e de qualidade leva bem mais tempo do que criar vários outros menores e mais práticos. Pensando nisso imagina que você tem 1 texto com 2500 palavras que receba 300 visitas por dia só que você também tem 10 textos com 250 palavras onde cada um atrai 50 visitas cada.

    Não estou falando somente pra fazer conteúdo menor mas também não devemos deixar de escrever por não termos um conteúdo denso para o assunto que queremos abordar.

    09/05/2013

    Responder
    • O que o Rodrigo disse é algo importante. Como é possível ver nesse artigo do Search Engine Journal, intitulado "17 coisas que você deve parar de fazer em seu website", o passo 5 se chama "Pare de escrever 'novelas'".

      Não adiantará muito se você escrever um artigo enorme, se a dúvida que a pessoa tem é pequena. A taxa de rejeição do artigo irá atingir picos enormes.

      Claro, tudo denpende do assunto. Algumas coisas PEDEM um conteúdo maior. Agora prolongar um assunto apenas para que ele fique extenso como forma de indexação, é um tiro no pé.

      Pra quem quiser ler o artigo na íntegra -> http://www.searchenginejournal.com/17-things-you-should-stop-doing-to-your-websites/61667/

      10/05/2013 Léo Santos

      Responder
  • Como Criar um Blog

    Realmente eu concordo com o artigo, textos longos tendem a rankear melhor, mas também textos pequenos podem chegar a primeira página do Google, tenho outros blogs e sei do que estou falando!

    Parabéns Paulo Faustino.

    Sucesso.

    09/05/2013

    Responder
  • Lauro Daniel

    A dica deste artigo é fenomenal, contudo a qualidade dos resultados do Google tem piorado muito depois do Panda e Pinguim, apresentar resultados babacas só por serem mais extensos ou de sites famosos tem é piorado a qualidade dos resultados, o Bing agradece. Pela primeira vez o Google caiu sua participação de Mercado.

    Cada assunto é cada assunto, alguns artigos precisam apresentar informações diretas, já outros precisam ser extensos. De qualquer forma, para nós blogueiros e webmasters zé ninguéns da internet nada nos resta a não ser obedecer as regras do deus google.

    Até mesmo os maiores blogs, como o seu Paulo, quanto você ganharia só com a audiência direta? Não daria nem para sobreviver.

    Mas acorda pessoal, o objetivo do Google é continuar roubando as informações de sites e blogs e exibindo como se fosse dele, cada vez mais até concentrar toda audiência para si.

    09/05/2013

    Responder
  • Bruno Prinz

    Muito bom mesmo o artigo, nele estão citados recursos e dicas para desenvolver seus conteúdos bastante peculiares, não tinha vista ainda um artigo falando sobre este tema citando estas fontes de informação e utilizando este tipo de abordagem (embora já tenha visto muitos artigos falando sobre a importância de um bom conteúdo).

    09/05/2013

    Responder
  • Bruno Prinz

    Realmente bom mesmo o artigo, nele estão citados recursos e dicas para desenvolver seus conteúdos bastante peculiares, não tinha vista ainda um artigo falando sobre este tema citando estas fontes de informação e utilizando este tipo de abordagem (embora já tenha visto muitos artigos falando sobre a importância de um bom conteúdo).

    09/05/2013

    Responder
  • Tops da Net

    Muito Bom!!! Vocês também irão gostar de Como os Milionários Enriquecem? http://www.topsdanet.com/curiosidades/como-os-milionarios-enriquecem

    09/05/2013

    Responder
  • Anunciar classificados

    Para se tornar referência é preciso oferecer o máximo de informações, caso contrário o post é apenas mais um.

    Escrever posts com mais de 2000 palavras é uma missão quase impossível. As pessoas não gostam de escrever muito nem na hora de anunciar seu produto.

    As mudanças do Google são positivas no sentido de profissionalizar a Web oferecendo sempre conteúdo mais profissional e bem elaborado.

    09/05/2013

    Responder
  • Cláudio Corgozinho

    Olá, Paulo!

    Sem dúvida, mais um excelente artigo para a comunidade. No entanto, fico muito preocupado com o que chamo de "a ditadura Google". O Google está com frequência impondo regras e de repente, sem qualquer explicação ou justificativa, resolve quebrá-las no meio do jogo, tudo segundo seus próprios critérios altamente subjetivos, sem a menor preocupação se vai prejudicar ou não milhares de pessoas pelo mundo afora. Particularmente, não concordo com esse tipo de atitude e há muito tempo resolvi não me preocupar mais com o Google e seus códigos. Hoje, o conteúdo de valor é o extenso, amanhã, vai saber rsrsrs... Para mim o Google quer tomar o lugar de Deus, a dizer o que é certo e errado, julgar e aplicar os penas que acha cabíveis. No meu entender isso é completamene desnecessário, haja vista que os usuários são os melhores juízes sobre um blog ter ou não qualidade. Creio sinceramente que se o Google permanecesse apenas na sua tarefa de motor de buscas, ganharíamos muito mais...

    Abraço e sucesso!

    10/05/2013

    Responder
  • Filipe

    Parabéns pelo post, muito bom

    10/05/2013

    Responder
  • Dr. Sucesso - Márcio Costa

    A era da quantidade de artigos realmente passou nos buscadores, a qualidade tem privilegiado cada vez mais os resultados de blogs e sites com qualidade de conteúdo, e mais uma vez Paulo você deixou bem claro e esclarecido isto aqui, obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco professor. Um abraço.

    10/05/2013

    Responder
  • Joao Leitao VIAGENS

    Excelente artigo sobre a importância de criar mais conteúdo com valor para os visitantes. Realmente páginas mais elaboradas e com informação prática são o essencial de um site. Obrigado, saudações desde MARROCOS!

    10/05/2013

    Responder
  • Pedro Delfino

    Muito bom o Artigo.

    Prova que o conteúdo de qualidade deve ser o principal produto de um blog. Todo o resto deve ser criado depois ...

    11/05/2013

    Responder
  • Ricardo Sierban

    Paulo só tenho que agradecer à você pelo conteúdo de excelente qualidade dos seus artigos.
    Hoje posso dizer que sou um redator em constante aprendizado e tentando esticar o dia para 48 horas ou mais e realmente é difícil escrever um, dois, três, quatro ou mais artigos com quantidades acima de 700 palavras pensando no SEO sem perder o foco do assunto, mas artigos como o seu fazem-me parar e reavaliar o trabalho, sempre melhorando.

    Parabéns e sucesso no Afiliados, espero poder cumprimentá-lo pessoalmente no evento.

    Abraços!
    :-0

    11/05/2013

    Responder
  • Elane Medeiros Pereira

    Seu Artigo é de fundamental importância pelo esclarecimento que nos fornece. Análise inteligente e de forte tendência ao foco conteúdo de qualidade.
    Sucesso!

    12/05/2013

    Responder
  • Ademar Magi Junior

    Muita informação útil.

    13/05/2013

    Responder
  • Caio

    Concordo, é extremamente importante conteúdo de qualidade, pois com eles obtermos mais visitas para nossos sites.

    Abraço

    13/05/2013

    Responder
  • Paulo Draeta

    Estou seguindo sempre esse estudo mas hoje em dia não está fácil não...

    13/05/2013

    Responder
  • Antonio

    Grande dica e é verdade conteúdo é tudo temos sempre que procurar fazer o melhor e com cada vez mais qualidade para os nossos leitores pois ele são o motivo de escrevermos pois sem leitores não existe blog e tão pouco venda por isso procuro fazer cada vez mais e melhor no meu blog

    13/05/2013

    Responder
  • Fábio Umpierre

    Olá.

    Excelente conteúdo. Acho muito importante essas atualizações de algorítimos para incentivar donos de blogs a produzir cada vez mais e melhor.

    Achei também super útil a dica sobre as long taisl keywords, é mais uma forma para explorar conteúdo relevante com pouca concorrência.

    Abraço,
    Saúde e Sucesso!!!

    14/05/2013

    Responder
  • Comprar Mouse

    Sem dúvida a qualidade vale muito. Mas não é fácil mesmo conseguir tráfego. Demora bastante tempo.

    17/05/2013

    Responder
  • Marcos Ribas

    Ótimo Post.. como especialista em SEO SEMPRE ANTENADO EM TENDENCIAS. de nada adianta um bom post sem saber escolher as keywords adequadamente ele por si só não consegue trafego organico a não ser que você acerte em cheio o assunto pesquisado a melhor forma de fazer isso é pensar como voce mesmo pesquisa no google se fosse uma pessoa o que buscaria nesse determinado segmento? parabéns ao post

    20/05/2013

    Responder
  • Flaviano Costa

    ótimo artigo, Realmente conteúdo de qualidade ajuda aumentar as visitas, depois de descobrir esta estratégia, comecei a aplicar em meu blog e sempre procurando escrever artigos com maior número de palavras, e observei o aumento muito bom das visitas, Parabéns!

    25/05/2013

    Responder
  • Leonardo

    Estou entrando nesse mundo agora, irei colocar essas dicas em pratica em meu blog.

    10/06/2013

    Responder
  • Douglas Moraes

    Muito bom seu artigo. As pessoas estão afim de resultados que satisfação seus interesses ao fazerem determinadas buscas. Geralmente os grandes artigos contam com uma gama maior de conhecimentos. Sucesso Sempre! Parabéns!!!

    26/04/2014

    Responder
  • Mateus

    Ótimo o artigo! No meu caso meu blog ainda é novo, apenas 1 mês de vida e não tenho tido posicionamentos tão bons no Google ainda, além disso meus artigos ficam na média de 250 a 600 palavras no máximo, mas não acredito que isto prejudique pois como noto a concorrência trabalha com mais ou menos o mesmo número de palavras pois como tratamos com "códigos para games" não há como colocar nada a mais para incrementar acredito eu. É isso sempre que der vou aparecer pro aqui para olhar os artigos, até logo!

    06/05/2014

    Responder

Deixe seu comentário

Seu Gravatar

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.