Conversion Hero

Melhorando seu tráfego orgânico com conteúdo de grande qualidade

Com os constantes updates do Google ao seu algoritmo de pesquisa, nomeadamente o Panda e Penguin que muito têm dificultado o trabalho dos blogueiros, uma das coisas que rapidamente se ficou a perceber foi que o conteúdo realmente é Rei. Recentemente o colega Neil Patel escreveu um conteúdo bem interessante onde analisou não apenas a importância de escrever bom conteúdo, mas acima de tudo o impacto que um conteúdo grande e de qualidade pode ter no rankeamento de um site. A verdade é que conteúdos grandes e extremamente informativos, têm tendência para rankear melhor nos buscadores e acima de tudo angariar mais Likes e Tweets por parte dos usuários que acessam o seu blog regularmente.

Já aqui falámos diversas vezes da importância de escrever conteúdo de grande qualidade aos olhos do Google, mas a verdade é que cada vez mais estudos apontam para que a qualidade e dimensão dos conteúdos façam toda a diferença no rankeamento de um site e principalmente na forma como o seu público interage com as suas publicações. Certo é que se os seus usuários interagirem mais com os conteúdos, eles acabam comprando mais o que resulta numa monetização mais eficiente para o seu blog.

O CONTEÚDO É REI

A empresa SerpIQ fez um estudo no ano passado para verificar o impacto de um conteúdo grande e extenso em relação à forma como ele se apresenta não apenas para os buscadores, mas também para o usuário e a forma como o usuário acaba interagindo com esse conteúdo, e chegou a resultados bem interessantes. A verdade é que um conteúdo maior, tende a rankear melhor.

tamanho conteúdo

Neste gráfico podemos perceber que a dimensão média dos conteúdos que aparecem no TOP10 dos resultados de busca do Google, têm em média mais de 2000 palavras, sendo que os conteúdos que aparecem em 1º e 2º lugares, têm acima de 2400 palavras. Isto significa que conteúdos de 400 ou 500 palavras, terão uma maior dificuldade para competir com textos mais extensos e informativos, algo que do ponto de vista do Google e do usuário faz todo o sentido. O que é que interessa mais ao usuário, um conteúdo pequeno e sem informação de qualidade, ou um conteúdo extenso e explicativo sobre o assunto? A resposta é óbvia.

dimensão conteúdo domínio

Neste gráfico, a mesma empresa avaliou também a correlação entre a dimensão média do conteúdo e a idade do domínio do site/blog, sendo que por norma, os sites/blogs mais recentes, tendem a ter conteúdo com menos palavras, ao passo que sites com mais anos, acabam por gerar conteúdo maior e mais extenso. Esta questão é simples de explicar a partir do momento em que se percebe que a maturidade de um site, significa que o seu autor também já tem uma visão relativamente diferente do mercado, e acaba por trabalhar melhor os seus conteúdos e produzir textos mais longo e explicativos.

SITES COM CONTEÚDO DE QUALIDADE GERAM MAIS LINKS

Logicamente esta afirmação não é novidade para ninguém, especialmente se tivermos em consideração que a grande maioria dos sites/blogs que têm conteúdo realmente de grande qualidade, acabam sempre por se tornar conhecidos e gerar mais tráfego do que blogs que são atualizados esporadicamente ou que não têm como base conteúdo de grande qualidade. Quando se trabalha um site/blog o mais importante é trabalhar desde o início a qualidade dos conteúdos, para que não existam conteúdos de baixa qualidade e/ou que possam estar a prejudicar a imagem e qualidade do blog num todo.

A SeoMoz fez um estudo em 2011 em que analisou a correlação entre a dimensão dos conteúdos e o número de links que estes recebem, e chegou a resultados bastante interessantes que colocam em cima da mesa a importância de produzir conteúdo extenso e de grande qualidade:

dimensão

Neste primeiro gráfico temos o número de artigos publicado no blog da SeoMoz e a quantidade de palavras de cada um deles.

links

E neste gráfico temos a quantidade de links que cada um desses artigos recebeu em média. Podemos rapidamente perceber que quanto mais palavras um conteúdo tem, maior é a probabilidade de ele receber mais backlinks vindos de outros sites e blogs, uma vez que se trata de um conteúdo com maior qualidade e/ou é simplesmente mais explicativo e detalhado, servindo como exemplo para muitos outros profissionais.

Isto significa também que a correlação entre a dimensão do conteúdo está diretamente ligada ao posicionamento que ele poderá vir a ter nos resultados dos motores de busca. Por isso é que no primeiro gráfico temos uma média superior a 2000 palavras para os conteúdos que ficam no primeiro lugar dos resultados de busca.

Ebook Exercícios para blogueiros

MAIS CONTEÚDO = MAIS LIKES/TWEETS

O próprio Neil Patel resolveu analisar também os seus próprios conteúdos para perceber a correlação entre a dimensão do conteúdo e o número de interações sociais que esse conteúdo teve ou tem. Basicamente ele definiou dois patamares de análise: conteúdos com Mais de 1500 Palavras e conteúdos com Menos de 1500 Palavras. Ao todo, foram analisados 327 posts do blog.

social conteúdo

Como podemos ver no gráfico, os artigos com Menos de 1500 Palavras tendem a receber menos Likes no Facebook e muito menos Tweets no Twitter, ao passo que os conteúdos com Mais de 1500 Palavras acabam por gerar uma muito maior interação social, com mais usuários a compartilhar esses conteúdos nas redes sociais. Na verdade, os conteúdos maiores, recebem em média mais 68.1% de Tweets e mais 22.6% de Likes.

A TENDÊNCIA DE BUSCA MUDOU

Outro aspecto interessante desta análise é que a tendência de busca dos usuários no Google tem vindo a mudar muito ao longo dos anos. Hoje em dia, são muito menos a quantidade de pessoas que realiza uma busca no Google com apenas 2 ou 3 termos de pesquisa, e são muito mais as pessoas que nos dias de hoje usam 5, 6 ou mais palavras quando realizam uma pesquisa no buscador. Isto significa que há uma maior fatia de Long Tail Keywords a ser explorada e mais tráfego convergindo para pesquisa mais complexas. Veja:

  • 1-palavra por pesquisa = 20.29% (anteriormente era 19.02%)
  • 2-palavras por pesquisa = 23.65% (anteriormente era 32.58%)
  • 3-palavras por pesquisa = 21.92% (anteriormente era 25.61%)
  • 4-palavras por pesquisa = 14.89% (anteriormente era 12.83%)
  • 5-palavras por pesquisa = 8.68% (anteriormente era 5.64%)
  • 6-palavras por pesquisa = 4.65% (anteriormente era 2.32%)
  • 7-palavras por pesquisa = 2.49% (anteriormente era 0.98%)
  • 8-palavras por pesquisa = 3.43% (ninguém usava 8-palavras por pesquisa em 2004!)

Esta tendência de pesquisa significa que a grande maioria dos internautas hoje já realizam buscas de uma outra forma, porque sabem que à partida se pesquisarem por 1 ou 2 termos apenas, acabarão por receber resultados que não correspondem aquilo que realmente procuram, enquanto que se usarem 4, 5 ou mais termos, acabarão por entrar conteúdo mais especializado e focado no assunto que pretendem encontrar. Isto significa que se você está trabalhar conteúdo no seu blog, você deverá ter este aspecto em consideração, para conseguir atrair o tráfego certo nas Long Tail Keywords. Não sabe o que são Long Tail Keywords? Leia este artigo e também este artigo.

long tail

Esta estratégia de Long Tail Keywords é ideal para quem procura ganhar dinheiro com programas de afiliados, buscando tráfego orgânico para pesquisas específicas. Ainda que o Long Tail atraia um menor volume de tráfego, se você conseguir atrair várias pesquisas longas deste tipo, você poderá receber bastante tráfego de qualidade e que realmente se converte em vendas, do que receber uma montanha de tráfego indiferenciado por parte de usuários que simplesmente não se interessam em comprar nada que esteja no seu blog!!

CONTEÚDO MAIOR = MAIS VENDAS

Não é novidade para ninguém que as páginas de vendas de produtos por norma são extensas, extremamente explicativas e são um modelo usado commumente por afiliados e blogueiros que têm algo para vender. Já parou para pensar porque razão essas páginas de venda são tão grandes? Porque na verdade elas convertem mais do que as páginas mais pequenas e/ou com conteúdo mais pequeno.

Existem imensos estudos na internet que comprovam que as páginas mais longas e com mais conteúdo, convertem melhor um usuário em cliente do que as páginas com menor conteúdo, portanto, conteúdo maior é sempre sinónimo de uma conversão maior! Pode confirmar isso neste estudo e neste estudo.

ESTÁ NA HORA DE PRODUZIR MAIS E MELHOR!

Embora não seja novidade para ninguém que produzir conteúdo de grande qualidade é realmente a melhor forma de conseguir conversão, tráfego, vendas e uma série de outros benefícios diretos, a realidade é que ainda muitos blogueiros trabalham no sentido de escrever em quantidade do que em qualidade. É preciso que você ganhe consciência da importância de produzir conteúdos maiores, mais explicativos, mais profundos, e que acima de tudo, ajudem o seu leitor a esclarecer as dúvidas que ele tinha até chegar ao seu blog para as dissipar. Resumindo:

  • Escreve mais e melhor – Quer você escreva posts num blog, uma página de vendas para um produto, ou outro tipo de conteúdo qualquer, você deverá focar-se em desenvolver um conteúdo maior, com mais qualidade e acima de tudo que não deixa margem para que o seu usuário fique com dúvidas e tenha de ir pesquisar em outro lugar.
  • Quantidade não é sinónimo de qualidade – Escrever muitos artigos com mais de 1000 palavras não significa que você vá conseguir receber mais tráfego e vendas no seu blog. A quantidade nunca é sinónimo de qualidade, portanto, foque-se em desenvolver a sua estratégia de conteúdo em torno de textos que sejam realmente úteis, e tenham realmente qualidade do ponto de vista de quem está lendo.
  • Menos palha e mais conteúdo prático – Embora este ponto esteja relacionado com o anterior, a ideia importante de referir é que não interessa escrever muito blablabla só para que o seu conteúdo tenha uma dimensão apropriada à sua estratégia. Não se esqueça que os seus leitores não são burros, e eles conseguem perceber se você é redundante ou não. Vá direito ao assunto e só escreva aquilo que realmente interessa dizer.
  • Trabalhe melhor suas mídias sociais – Embora conteúdos maiores e mais explicativos possam gerar mais Tweets e Likes, você também terá de perceber que é importante ter uma estratégia bem definida do ponto de vista da gestão dos seus perfis sociais. Trabalhe melhor as suas interações via Facebook e e Twitter, para que os seus conteúdos ganhem a tração desejada.

Preparado para esse desafio?

Até Já!

Artigos
Relacionados

Rede Escolas Plus

  • Psicologia

    Artigos sobre Psicologia, Motivação e muito mais, de uma forma prática e simples que lhe permitem melhorar a sua vida pessoal e profissional.

  • Criatividade

    Melhore a sua Criatividade através de tutoriais de desenvolvimento web, webdesign, dicas de inspiração, e muito mais.

  • WordPress

    Torne seu WordPress numa verdadeira máquina com nossos artigos, templates exclusivos, plugins e tutoriais totalmente em português.

  • Freelancer

    Arrisque em sua carreira de Freelancer seguindo nossas estratégias, dicas e recomendações, e leve seu negócio ao sucesso já hoje.

  • Apostas

    Gostava de ganhar dinheiro com seus palpites sobre esportes? Siga nossos tutoriais e dicas sobre como fazer apostas esportivas.